You are on page 1of 24

UNIVERSIDADE PAULISTA INSTITUTO DE CINCIAS SOCIAIS E COMUNICAO - ICSC CURSO DE ADMINISTRAO

RELATRIO DA EMPRESA FORTALEZA SERVIO DE LUTO LTDA.

SO JOS DO RIO PRETO-SP 2013

Danilo GalbiattiGallo B46DIB-1 Deivide de Lima Barboza B5631C-2 Matheus Jos Sanches Pereira B8942D-4 Leonardo Martins Dalbianco B6269F-7 Jos Vitor Volpe B94IJA-4 Matheus Aparecido Masuda B9231F-8

FORTALEZA SERVIO DE LUTO LTDA.

Atividades Prticas Supervisionadas APS-PIPA II trabalho apresentado como exigncia para a avaliao dos 2 semestre, do curso de Administrao da Universidade Paulista sob orientao de professores do semestre.

SO JOS DO RIO PRETO SP 2013

SUMRIO
INTRODUO 1 REVISO CONCEITUAL 2 ESTUDO DE CASO 2.1 Perfil da Organizao 2.1.1 Apresentao da empresa 2.1.2 Equipamentos, produtos, processos e composio da fora de trabalho 2.1.3 Ramo de atuao 2.1.4 Revendedores e distribuidores 2.1.5 Principais concorrentes 2.1.6 Fornecedores, matria prima e servios 2.1.7 Organograma da Organizao 2.2 COLETA DE DADOS 2.2.1 Investigao e identificao 2.3 ANLISE DE DADOS 2.3.1 Aspectos investigados e identificados 2.4 INTERPRETAO DOS DADOS 2.4.1 Pontos Fortes 2.4.2 Pontos a serem melhorados 2.4.3 Sugestes de melhorias CONSIDERAES FINAIS REFERNCIAS APNDICES 03 05 06 06 06 06 07 07 07 07 08 08 08 08 09 09 09 10 10 11 12 13

INTRODUO

O Programa de APS (Atividades Prticas Supervisionadas) realizado pelos alunos do curso de Administrao, da Universidade Paulista (UNIP). O presente guia tem como objetivo geral propiciar uma fundamentao prtica dos conceitos tericos explorados em sala de aula, promover uma viso integrada das disciplinas, desenvolver o trabalho em equipe, inserindo-os nas prticas administrativas da empresa Fortaleza Servio de Luto LTDA, considerada uma empresa de mdio porte. O presente trabalho tem como tema principal a evoluo do pensamento administrativo em uma empresa de pequeno ou mdio porte. Os participantes desse grupo devem realizar uma anlise e diagnstico organizacional da empresa Fortaleza Servio de Luto LTDA, em busca de identificar qual o pensamento administrativo da empresa, como ele est relacionado evoluo do pensamento administrativo para a melhoria da empresa em estudo. Os objetivos desse APS so: 1. Formao do perfil da empresa: um breve detalhamento da empresa, buscando identificar e acompanhar o crescimento da empresa. 2. Sugesto de melhoria: verificar todos os dados da empresa em questo e dar sugestes de melhoria. A principal metodologia utilizada pelo programa : Entrevistas realizadas com os colaboradores da empresa para fazer um levantamento das informaes. O questionrio foi baseado no roteiro de contedo da APS. Realizar diversos tipos de pesquisas, busca de artigos e textos acadmicos, livros tcnicos que ajudaram na elaborao de um trabalho com contedo adequado.

Professores disponveis, orientando na as equipes, dentro de suas respectivas ares de especialidade, em horrios planejados. Isso acontece, pois o APS uma atividade complementar s atividades de sala de aula. O grupo espera poder contribuir com a melhoria da empresa Fortaleza Servio de Luto LTDA e tambm com pesquisas sobre a evoluo do pensamento administrativo.

1 REVISO CONCEITUAL A administrao como j visto antes vem se desenvolvendo ao longo dos sculos, com enfoques diferenciados em funo das pocas, das atividades e consequentes necessidades das organizaes. Esta reviso conceitual abordar as teorias da administrao cientifica, gesto administrativa e teoria da burocracia, que so objeto de estudo desse trabalho. 1.1 O movimento de administrao cientfica Segundo SILVA, 2008:
Uma suposio de administrao cientifica que a prtica melhorada advir da aplicao de mtodo cientfico para anlise dos problemas organizacionais. Um segundo conjunto de suposies da administrao cientifica refere-se relao do trabalhador com seu trabalho. Existe um foco primrio no trabalho em si e no na pessoa que o est fazendo. O bom operrio visto como aquele que aceita ordens, mas no toma iniciativas de aes. Ao operrio dito como fazer suas tarefas, baseadas na anlise cientfica do trabalho, em oficinas de produo. Terceiro, a administrao cientfica supe racionalidade, no sentido clssico. Cada trabalhador considerado um clssico homem econmico, interessado em maximizar seus rendimentos monetrios. Caractersticas da Administrao Cientfica: cincia em lugar do empirismo; harmonia em vez de discrdia; cooperao, no individualismo; mxima produo e no restrio de produo; desenvolvimento de cada homem para sua mxima eficincia e prosperidade. Princpios bsicos da Administrao Cientfica: desenvolvimento de um mtodo cientfico para o trabalho dos operrios; estabelecimento de processos cientficos de seleo e treinamento do operrio; cooperao entre as gerencias e os operrios. (O. DA SILVA, 2008, p. 109 a 115).

Segundo TAYLOR, 1911: Os princpios fundamentais da administrao cientfica so: Princpio de planejamento substituio de mtodos empricos por procedimentos cientficos sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execuo. Princpio de preparo dos trabalhadores selecionar os operrios de acordo com as suas aptides e ento prepar-los e trein-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o mtodo planejado para que atinjam a meta estabelecida. Princpio de controle controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que est sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta. Princpio da execuo distribuir as atribuies e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possvel.

1.2 Gesto Administrativa Segundo Sobral e Peci, (2013):


Tal como a administrao cientifica, tambm a gesto administrativa de Fayol tem algumas limitaes. Entre as principais criticas destacam-se o fato de focar no sistema formal da organizao, como autoridade, cadeia de comando, entre outros, no levando em considerao o lado informal da empresa. Alm disso, tal como a administrao cientfica, continua a enxergar a empresa como um sistema fechado, no qual o mundo exterior organizao, seus competidores, fornecedores, agncias reguladoras, entre outros, no so considerados nem analisados. E, por ltimo, devido ao fato de ser formulada com base no conhecimento emprico, critica-se a ausncia de fundamentao cientifica dos mtodos e tcnicas estudadas por Fayol. (SOBRAL, Filipe & PECI, Alketa, 2008, p. 59 a 61).

Segundo Henry Fayol, 1998: A abordagem da gesto administrativa enfatizava a perspectiva dos altos

administradores dentro da organizao e sustentava que a administrao era uma profisso e poderia ser ensinada. Uma estrutura ampla e explicita para a gesto administrativa surgiu em 1916, quando Henri Fayol, um engenheiro de minas e executivo Francs, publicou um livro resumindo suas experincias administrativas. Fayol identificou cinco funes e 14 princpios de administrao. Embora alguns crticos sustentem que Fayol tenha tratado os princpios como verdades universais para a administrao, ele realmente queria que fossem aplicadas de modo flexvel. Todos os escritos na rea de gesto administrativa enfatizam a administrao como uma profisso, assim como ocorre com a advocacia e medicina. Alm disso, esses autores ofereceram muitas recomendaes baseadas em suas experincias pessoais, que com frequncia incluem administrar grandes corporaes. Embora essas perspectivas e recomendaes fossem consideradas boas, os crticos notaram que elas poderiam no funcionar em todos os ambientes. Diferentes tipos de funcionrios, de condies industriais e de tecnologias poderiam afetar a adequao desses princpios. (p. 53 e 54)

1.2 Teoria da Burocracia. Segundo Kwasnicka, (2000): A Teoria da Burocracia concebida por Max Weber imediatamente posterior s teorias Clssica e das Relaes Humanas, teve como ponto forte de origem a

necessidade de uma abordagem generalista e integrada das organizaes, fator praticamente no considerado pelas teorias anteriores. De um lado, a Teoria Clssica, com suas suposies extremamente negativas em relao natureza humana, pregava uma administrao centralizadora, total e exclusivamente responsvel pela organizao e uso dos recursos da empresa, padronizando as atividades e controlandoas atravs da persuaso, coao, punies e recompensas marginais. De outro, a Teoria das Relaes Humanas que considerava o homem como sendo o maior patrimnio das organizaes, sendo motivado a produzir por sua prpria natureza, pregando a descentralizao e a delegao, a auto-avaliao e a administrao participativa. Weber, baseado em princpios protestantes, foi quem primeiro definiu a Burocracia no como um sistema social, mas como um tipo de poder suficiente para a funcionalidade eficaz das estruturas organizacionais, sejam estas pertencentes ao Governo ou de domnio econmico privado. A caracterstica principal da Burocracia, segundo Weber, reside na racionalidade do ponto de vista das atividades desempenhadas na organizao. A Teoria Clssica j abordava certa racionalidade, porm esta se manifestava apenas na mecanizao dos processos e no na mecanizao das atividades dos indivduos. Na Burocracia a liderana se d tipicamente calcada em regras impessoais e escritas e atravs de uma estrutura hierrquica; o poder legtimo e depende exclusivamente do grau de especialidade e competncia tcnica de quem o detm.

2 ESTUDO DE CASO 2.1Perfil da organizao 2.1.1Apresentao da empresa Fortaleza Servio de Luto Ipigu Ltda, CNPJ: 04.102.236/0001-90 constituio: sociedade por cotas limitadas. A empresa inicialmente se originou no estado do Paran em 1996, na regio de Cascavel e cidades prximas, aps 5 anos, foi aberta uma nova empresa no estado de So Paulo na regio de Ipigu, no ano de 2000, com sede em Ipigu e filiais em cidades da regio como So Jos do Rio Preto entre outras, constitui hoje 13 anos de tradio no estado de So Paulo, atuando sempre no ramo funerrio em todas as suas cidades atendidas. Com a anlise do quadro de classificao de porte de empresa adotada pelo BNDES1, a organizao considerada atualmente uma empresa de mdio porte. 2.1.2 Principais equipamentos, produtos, processos e fora de trabalho Principais equipamentos: carros apropriados e transformados para este tipo de servio, mesa tanatrio, geladeira morturia, equipamentos eletrnicos, anteparos para o apoio de urna, artefatos religiosos, etc. Produtos mais utilizados so: flores, lquidos apropriados para cada tipo de morte, formol, urnas morturias, bomba injetora e bomba aspiradora, jogos de paramentos, conjunto de roupa sendo terno e tailleur feminino velas, vus, luvas, macas, avental e algodo. Processos: Inicia com a escolha da famlia pela qual a empresa que ir lhe prestar o servio, aps isto, a empresa prestadora recolhe o corpo do falecido(a) iniciando a preparao que feita da seguinte forma: corpo lavado completamente, aps isto, as mos so colocados em posio acima da cintura e os olhos e a boca so fechados, logo aps , h o processo de embalsamento do corpo, esse processo preserva o corpo atravs da substituio de fluidos corporais com formol. O procedimento faz com que o corpo morto fique "rgido" ao toque. Usando uma mquina especial de embalsamamento, o fludo injetado em uma artria principal e o sangue forado a sair da veia correspondente. Um dos motivos do embalsamamento evitar que o cadver se transforme em um perigo em potencial para a higiene e sade pblica, pois, foi possvel registrar numerosos casos de acidentes infecciosos provocados por restos mortais. Sendo que de fato as bactrias no patognicas num ser vivo perduram depois da morte. O caso de se tentar evitar a decomposio do corpo, utilizada a tcnica de aplicar injees de produtos bactericidas, com o objetivo de destruir as bactrias existentes como tambm de estabelecer um ambiente assptico capaz de resistir a uma invaso microbiana. Aps estes processos, o corpo ornamentado na urna e levado para ser velado a critrio da famlia.

Disponvel em: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/porte.html

Fora de trabalho: composta principalmente de homens sendo pessoas altamente treinadas para estas situaes sendo dividido: atendentes, preparadores e gerente. Os atendentes so pessoas que esto mais tempo na empresa, j passados pela fase de preparadores. So os que fornecem o primeiro contato com a famlia a qual ficam incumbidos de vender o servio e prestar todo o auxlio para a famlia, j os preparadores so pessoas que esto a menos tempo na empresa, que fazem o servio de recolhimento do corpo, onde houve o falecimento, e a preparao do corpo junto com um atendente fiscalizando o servio. Aps estas duas foras de trabalho entra o gerente, que coordena todos estes processos e aps todo o servio prestado entra em contato com a famlia para preencher um formulrio de criticas, sugestes e reclamaes sobre o servio dos funcionrios prestados. 2.1.3 Ramo de atuao O principal mercado desta empresa est entre todos que atuam e moram na regio de atuao da mesma, pessoas que pagam planos funerrios, empresas, instituies e conveniados. A necessidade principal do cliente ter um bom atendimento e, que a empresa oferea produtos com boa qualidade e com preos acessveis. Clientes alvos, geralmente so encontrados em hospitais, residncias, rodovias, vias pblicas. Neste ramo difcil citar lugares especficos de clientes, pois todos ns estamos propcios a morte em qualquer lugar. 2.1.4 Revendedores e distribuidores Sendo um servio direto com o seu cliente, a funerria no possui revendedores e distribuidores que atuam entre a organizao e seus clientes. 2.1.5 Principais concorrentes Sendo todas as empresas que trabalham e prestam os servios na cidade de So Jos do Rio Preto, e por serem todas concessionrias, todas tornam-se principais concorrentes, sendo a mais forte o Sistema Prever, por estar a bastante tempo na cidade se tornando uma empresa com uma certa tradio na rea de atuao. Esta empresa atua na cidade h mais de 60 anos, com o sistema de monoplio de empresa, sendo a nica neste perodo a ter os direitos de prestar o servio funerrio na cidade de So Jose do Rio Preto, assim, tornou-se uma empresa de conceito positivo na cidade de So Jos do Rio Preto, mas por motivos de exclusividade na rea, e no havendo concorrentes nesta poca. Hoje, alm da sua existncia, outro concorrente como a Mutpas, abrange uma pequena parte do atendimento na cidade, no se tornando um concorrente direto para a empresa. 2.1.6 Fornecedores, matria-prima e servios No possui fornecedores de matria-prima, sendo apenas de servios, como indstria de urnas: Godoy, Bignotto, Tanabi, CAS, Mirassol, dentre outras. Tendo a principal funo de fornecimento de urnas funerrias de diversos tamanhos, tipos, cores e madeira reflorestada. Floricultura: Homenagem, FortFlora, Bem Viver, atuam

10

com o fornecimento de diversos tipos de flores, das naturais, artificiais, junto com o fornecimento de coroa de flores de tamanhos variados. Agencia de Veculos: Faria, Elmaz, Pellican, Santo Antonio, fornecem para a empresa os veculos utilizados em todos os servios externos junto com a transformao dos mesmos. Produtos Qumicos: Tanatos, Sanches Qumica, fornecem todos os produtos qumicos, sendo: lquidos para a preparao do corpo, formol, luvas, agulhas apropriadas e materiais cirrgicos.

2.1.7 Organograma O organograma da organizao estudada segue no modelo abaixo. (figura1) Figura 1- Organograma

DIRETOR

GERENTE ADMINISTRATIVO

GERENTE FINANCEIRO

GERENTE COMERCIAL

ATENDENTES (4)

PREPARADOR (7)

Fonte: Fortaleza Servio de Luto LTDA, 2013 2.2 Coleta de Dados A coleta de dados foi realizada atravs de visita empresa e com o auxilio do administrador da empresa que nos informou detalhes de cada rea apresentada na empresa, onde foram constatados alguns aspectos citados no captulo 1.

11

2.2.1 Investigao e identificao Com a realizao da pesquisa, houve a identificao de alguns aspectos relacionados s seguintes Teorias da Administrao: Teoria da Administrao Cientfica, Gesto Administrativa e a Teoria da Burocracia. 2.3 Anlise de Dados 2.3.1 Aspectos investigados e identificados A Teoria da Administrao Cientfica caracteriza-se pela nfase nas tarefas objetivando o aumento da eficincia ao nvel operacional, superviso funcional, padronizao de ferramentas e instrumentos, planejamento de tarefas e cargos e especializao do trabalho. De acordo com a empresa, o poder de planejamento e alto treinamento proporcionam o aumento da eficincia ao nvel operacional. A padronizao de ferramentas e instrumentos, tais como: carros apropriados, mesa tanatorios, geladeira morturia, equipamentos eletrnicos, anteparos para apoio de urnas, artefatos religiosos, etc. De acordo com a Teoria da Gesto Administrativa pode-se observar na organizao princpios e aspectos destacados por Henri Fayol, que foi o principal representante dessa teoria: Existe na organizao a especializao de funes, onde, podemos citar como exemplo a funo exercida pelos atendentes, que so pessoas capacitadas para dar o primeiro auxlio a famlia. A forma de recompensar o servio prestado pelo colaborador, por meio de pagamento mensal e com prmios, onde os colaboradores que se destacam pelo comprometimento e responsabilidade recebem o mesmo. Fazer que o interesse da organizao esteja em primeiro plano. Com varias funes como, diretor, gerentes, atendentes e preparadores a organizao visa o crescimento atravs das funes exercidas, estimulando a hierarquia. A organizao no muito frequente, mas realiza atividades para que o espirito de equipe prevalea na organizao. Na Teoria da Burocracia pode-se tambm observar aspectos onde, o socilogo Max Weber propem alguns princpios adotados pela organizao estudada como: A diviso do trabalho na organizao no que diz respeito as funes que so bem definidas pelos cargos superiores. Os colaboradores tm direitos e deveres definidos por regras e aplicados de acordo com sua funo. A hierarquia esta presente onde o cargo inferior est sob o controle e superviso do superior, onde observa-se que na organizao o Diretor est sob o controle de todas outras funes. A organizao apresenta como autoridade as normas da instituio. Separao da funo profissional, na qual o colaborador est exercendo sua funo na organizao, para a vida pessoal.

12

2.4 Interpretao dos dados 2.4.1 Pontos Fortes Com base na Teoria da Administrao Cientfica pode-se observar que os pontos fortes da prtica de gesto adotados pela organizao baseiam-se no processo de treinamento que, junto ao planejamento tem o objetivo de oferecer aos clientes um servio de qualidade, desde o processo de diviso de tarefas a serem exercidas pelos funcionrios, at o servio final, entregue ao cliente contando com sua total satisfao. Pode-se tambm colocar como pontos fortes, o respeito hierarquia, a diviso do trabalho e a forma de remunerao sendo respeitada. 2.4.2 Pontos a serem melhorados A organizao estudada apresenta um ponto que pode ser melhorado, como, na questo de investimento em treinamento de seus colaboradores. A organizao costuma contratar pessoas que no esto totalmente capacitadas para a rea de atendimento, que um dos processos-chave no contato com o cliente, e espera que essa capacitao seja adquirida com o tempo de experincia, quando na verdade, entende-se que a experincia um complemento da capacitao no que diz respeito s habilidades adquiridas.

2.4.3 Sugestes de melhorias Maior investimento na rea de marketing da organizao, visando clientes que ainda no conhecem o servio e o porte da mesma. Melhoria no site da organizao, pois atualmente considerado um carto de visita junto com a imagem dela para a contratao do servio e o recrutamento de pessoas qualificadas para devidas funes, a fim de economizar tempo e dinheiro. Um constante treinamento de aperfeioamento dos colaboradores da organizao a fim de melhorar suas qualidades produtividades. Constantes atividades como palestras motivadoras para manter o colaborador motivado na organizao.

13

CONSIDERAES FINAIS O presente trabalho teve como objetivo realizar uma anlise sobre a empresa Fortaleza Servio de Luto LTDA, buscando identificar e relacionar qual pensamento administrativo est sendo aplicado. A pesquisa foi de extrema importncia para unir conhecimentos tericos com a prtica, podendo assim, conhecer a empresa, processos mais especializados, entender o que ocorre no mercado, sugerir mudanas e melhorias a fim de colaborar com a empresa, incluindo a convivncia dos funcionrios.

14

REFERNCIAS

SITE DO BNDES. Disponvel em:


http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/porte.html Acessado: 21 out 2013 s 20:37

FAYOL, H.; Construindo Vantagem Competitiva. 1 ed. So Paulo: Editora Atlas, 1998.

KWASNIKA, E. L.; Teoria Geral da Administrao. 2 ed. So Paulo: Editora Atlas, 2000.

SILVA, R; Teorias da Administrao. So Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2008

SOBRAL, F. P; Alketa. Administrao: Teoria e Prtica no Contexto Brasileiro. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008

15

APNDICE A -FORMULRIO DE COMPOSIO DA EQUIPE APS 2013 - CURSO: Administrao


FORMULRIO DE COMPOSIODA EQUIPE APS 2013 - CURSO: Administrao DATA: 16/09/2013

Nome da organizao/empresa: Fortaleza Servio de Luto

rea de atuao: Funerria

Endereo: Rua Fritz Jacobs, 1129, Boa Vista Cidade: So Jos do Rio Preto

CEP: 15025-500

Telefone: (17) 3121-8007

Nome do contato na empresa/organizao:Matheus Jos Sanches Pereira

Cargo: Scio Turma: AD1P28 AD2R28 Classe: C-107 Representante grupo: Deivide de Lima Barboza Telefone: 98716-4554 E-mail: deivide_tnb@homail .com Foto

Identificao dos Integrantes das Equipes Nome: Matheus Jos Sanches Pereira Endereo:Av: Miguel Damha, 3001, Damha IV, 15061-850, So Jos do Rio Preto-SP Telefone: (17) 98808-8785 E-mail:matheus161094@hotmail.com

RA: B8942D-4

16

Nome: Danilo GalbiattiGallo

Endereo: Rua Francisco Lopes, 91, Uchoa-SP

RA: B46DIB-1

Telefone: (17) 99721-4403 E-mail: danilooggallo@gmail.com

Nome: Leonardo Martins Dalbianco

Endereo: Horminio de Oliveira Leite,Vila Elmaz, 115, So Jos do Rio Preto - SP Telefone: (17)997880404 Email:leonardo_martins94@hotmail.c om

RA: B6269F-7

Nome: Jos Vitor Volpe

Endereo: Rua Rio Grande do Sul, 775, Vila Ipiranga, So Jos do Rio Preto-SP Telefone: 99736-5560 E-mail: josevitor.volpe@gmail.com

RA:B94IJA-4

Nome: Matheus Aparecido Masuda

Endereo: Rua Victor Rodrigues de Assis, 71, Parque das Flores II, So Jos do Rio Preto-SP Telefone: 99176-0741 E-mail: matheusmasuda@gmail.com

RA: B9231F-8

Nome: Deivide de Lima Barbosa

Endereo: Rua Pedro Benevente, 14, Bairro Domingos L. Vasconcelos, Tanabi-SP Telefone: 998176-4554 E-mail: deivide_tnb@hotmail.com

RA: B5631C-2

A equipe necessita de Carta de Apresentao? (

) Sim

( x ) No

17

APNDICE B - FICHA DAS ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

18

19

20

21

22

23

APNDICE C - CARTA COMPROVANDO A VISITA DO GRUPO EMPRESA.

You might also like