You are on page 1of 5

A relao corpo-voz no processo ensino-aprendizagem do canto1

Adriana Braga2 Patrcia Pederiva3 Fundao Brasileira de Teatro - Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, Distrito Federal

Resumo: Este trabalho parte da monografia de um curso de especializao em Educao Musical. uma investigao de carter qualitativo que teve por objetivo averiguar a relao corpo-voz na percepo de coristas, detectar os problemas apresentados por eles nesta relao, e apontar caminhos para que tais problemas sejam solucionados de acordo com as sugestes dos mesmos. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista de grupo focal, feita com seis participantes trs homens e trs mulheres - do Coro Lrico do Teatro Nacional Cludio Santoro Braslia-DF, devido ao fato de todos serem cantores lricos e utilizarem o mesmo tipo de tcnica vocal. Os resultados obtidos revelam que cantores lricos tendem a no vivenciar seus corpos como unidade, ou seja, como uma corporeidade. Mostram que o emocional parece ser a parte mais negligenciada, uma vez que, para eles, o cansao fsico e o mental so de difcil controle, enquanto as dificuldades emocionais precisam ser canalizadas ou dominadas com o intuito de no influenciarem na performance artstica. Os resultados ainda indicam que em situao de apresentao artstica, qualquer desconforto no mbito fsico, emocional, ou um cansao mental parece ter importncia secundria. Conclui-se destes fatos que a corporeidade ainda no se faz presente de forma significativa na relao corpo-voz dos cantores lricos e que de fundamental importncia uma reflexo a respeito desta vivncia por parte deles. Palavras-chave: Voz, Corpo, Ensino-aprendizagem.

A emisso da voz envolve rgos, msculos, ressoadores, e acontece no momento da passagem do ar pelas pregas vocais. Mente, fsico e emoo se tornam unidade na busca de um som vocal de boa qualidade, ansiando conforto, tcnica correta e a melhor interpretao para o canto, tornando-se uma vivncia da corporeidade, assim definida. Com o intuito de chegar ao som vocal perfeito, muitos cantores tendem a se preocupar excessivamente com a tcnica vocal. Isto se torna um problema quando o

Trabalho apresentado no XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na Amrica Latina 2007 2 braga.adriana@gmail.com 3 pat.pederiva@uol.com.br

indivduo se esquece de que a voz parte de um corpo que necessita ser vivido de forma integral e no fragmentada; que o corpo no pode ser dissociado do intelecto, das dimenses cognitivas e das emoes a fim de haver harmonia integral do ser e melhora no resultado vocal. A origem deste problema pode estar no processo ensino-aprendizagem, visto que o tema relao corpo-voz ainda necessita de investigaes. Tratando a respeito da formao do professor de instrumento, Pederiva (2005, p. 117) alega haver uma ausncia de disciplinas pedaggicas nos cursos de bacharelado e que no suficiente saber tocar um instrumento musical para poder ensinar. De acordo com a autora, o sucesso do ensino no provm automaticamente do sucesso na execuo musical. O mesmo se aplica ao processo ensino-aprendizagem do canto, rea em que os professores deveriam ter um conhecimento mais aprofundado das prticas de conscientizao corporal e da vivncia da corporeidade. Uma pessoa em estado de tenso tem mais possibilidades de adquirir problemas vocais; as tenses musculares tambm podem provocar dificuldades de respirao, articulao, alm de outras envolvidas na emisso vocal. (QUINTEIRO, 1989, p. 37). Segundo Quinteiro (2000, p. 39), o excesso de tenso corporal prejudica a beleza, a amplificao e a potncia da voz: se o corpo est demasiadamente apertado, a voz mal consegue sair. Coelho (1999, p. 25) alega ser necessrio que desde o princpio o processo ensino-aprendizagem da voz esteja vinculado postura elaborada atravs de exerccios adequados. Segundo ela, nem todos os exerccios so apropriados para todas as pessoas; a regra geral sempre ser gentil consigo mesmo, ou seja, respeitar seus prprios limites, procurando associar pacincia e disciplina. Durante a entrevista feita para esta pesquisa, trs participantes mencionaram a postura, que, para eles, parece ser fator de grande relevncia na qualidade de emisso da voz cantada. As falas referentes a este aspecto apontam para a necessidade de se observar o corpo, de posicion-lo corretamente, a fim de conseguir-se um resultado vocal qualitativamente melhor. O relato a seguir denota a importncia da postura para um posicionamento correto da voz. O entrevistado afirma que, se no ato de cantar no sentir a firmeza dos ps o que lhe d a sensao de equilbrio ele perde a direo da voz, prejudicando, de forma acentuada, a sua emisso:

(...) se os meus ps no tiverem firmes eu no consigo. Parece que eu perco toda a direo da voz (...) eu acho que equilbrio, a eu no sinto que a minha voz sai legal, no (...) tenho que sentir bem os meus ps, saber que eles esto bem apoiados (...) se eu no sentir esse sensao de apoio, eu acho que o resto desmorona tudo em mim (Jader).

Quinteiro (1989, p. 27) argumenta que o fato de se tocar os ps no solo de forma inadequada, ou seja, no se utilizando de toda a rea plantar, faz com que o corpo tente compensar os desvios de postura desencadeados por esta atitude. De acordo com a autora, isto poder acarretar diversas deformaes na linha do eixo corporal e tambm desenvolver variadas tenses musculares, o que favorece o aparecimento de dores nas costas, nas pernas e de desvios de vrtebras. A postura certamente poder influenciar no conforto fsico, e,

consequentemente, no resultado vocal do indivduo, uma vez que desvios posturais possibilitam distrbios da voz, como fendas glticas, ndulos, entre outros. Nota-se, porm, que a atitude de se observar a postura mais comum entre os cantores lricos do que entre os que se dedicam msica popular.

Objetivos

Objetivo Geral Investigar a relao corpo-voz na percepo de coristas.

Objetivos Especficos

1) Investigar a percepo dos coristas quanto relao corpo-voz e sua ligao com a unidade mente-fsico-emoo.

2) Detectar os problemas apresentados nesta relao segundo os participantes.

3) Apresentar caminhos para que estes problemas sejam solucionados de acordo com os entrevistados.

Metodologia

Nesta pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e fez-se opo pela entrevista de grupo focal como instrumento de coleta de dados. Foram entrevistados seis participantes trs homens e trs mulheres do Coro Lrico do Teatro Nacional Cludio Santoro Braslia-DF por entender-se que todos compartilham do mesmo tipo de tcnica vocal, uma vez que so cantores lricos.

Resultados e Concluses

Os resultados obtidos nesta pesquisa revelam que cantores lricos tm uma tendncia a no vivenciar seus corpos como unidade: mente-fsico-emoo, ou seja, sua corporeidade. Indicam que o emocional parece ser a parte mais negligenciada, diante da afirmao dos participantes de que o cansao fsico e o mental so de difcil controle, enquanto as dificuldades emocionais devem ser canalizadas ou dominadas para que no influenciem a performance artstica. Os resultados ainda indicam que em situao de performance artstica, qualquer desconforto no mbito fsico, emocional, ou um cansao mental parece ter importncia secundria. A vivncia da corporeidade ainda no uma realidade entre cantores. Esperase que esta pesquisa possa ser um alerta aos cantores solistas, aos coristas, bem como aos alunos e professores de canto, para que se possa viver plenamente o corpo neste tipo de atividade, e, assim, uma vida com mais qualidade. REFERNCIAS

COELHO, Helena W. Tcnica vocal para coros. 4 Edio. So Leopoldo: Sinodal, 1999. QUINTEIRO, Eudosia A. Esttica da voz: Uma voz para o ator. So Paulo: Summus, 1989. ____________________ . Manual de terapia corporal como base da esttica da voz e fala. Carapicuba: Pr-Fono, 2000. PEDERIVA, Patrcia L. M. O corpo no processo ensino-aprendizagem de instrumentos musicais: percepo de professores. Dissertao (Mestrado). Braslia: UCB, 2005.133 f.

You might also like