You are on page 1of 9

Revista Eletrnica Espao Teolgico ISSN 2177-952x vol. 4, n.6, jun/dez, 2010, pp.

132-140

RELIGIOSIDADE E MEIO AMBIENTE: DAS CRTICAS DOS AMBIENTALISTAS CONSTRUO DE UMA ECOTEOLOGIA
(Religion and the Environment: The Environmental Criticism of Building a the Ecotheology) Elias Gomes da Silva Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitrio Claretiano e Ps-Graduando do curso de Especializao em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Endereo Eletrnico: filosofia.elias@hotmail.com Resumo
O ensaio estabelece uma viso panormica do que venha a ser a chamada ecoteologia. A idia principal, esta pautada em demonstrar que aps as crticas formuladas por alguns ambientalistas no sculo XX, a teologia no exerccio de suas funes, passou a estabelecer uma leitura dos textos cannicos, profundamente pautada, em uma postura hermenutica de carter ecolgico. A relevncia em se abordar uma temtica como essa, constitui algo de grande importncia, principalmente na medida em que justamente na Amrica latina onde se encontra os grandes celeiros tericos do pensamento cristo, voltados eminentemente para a atual crise ecolgica. Palavras-Chave: Meio Ambiente. Teologia. Ecologia. Ecoteologia.

Abstract
The essay provides an overview of what will be the call ecotheology. The main idea, grounded in this post show that the criticisms made by some environmentalists of the twentieth century theology in the exercise of its functions, has established a reading of canonical texts, heavily influenced, in a hermeneutic stance of ecological character. The relevance in relevance in addressing an issue with that, is something of great importance, especially in that it is precisely in Latin America where you have large barns theorists of Christian thought, eminently geared to the current ecological crisis. Keywords: Environment. Ecotheology. Theology. Ecology.

Introduo O artigo em questo se prope a descrever os fundamentos tericos que norteiam a construo de uma teologia ecolgica ou ecoteologia. Fundamentalmente para que possamos pensar nas razes histricas que possibilitaram a construo de uma suposta teolgica decididamente preocupada como o meio ambiente, necessrio preferencialmente que retomemos alguns elementos polmicos que se caracterizaram como pano de fundo para o nascimento de um pensamento cristo de carter ecolgico.
__________________________________________________________________________________________ http://revistas.pucsp.br/index.php/reveleteo 132

Revista Eletrnica Espao Teolgico ISSN 2177-952x vol. 4, n.6, jun/dez, 2010, pp. 132-140

Sobre esse ponto, refiro-me s crticas elaboradas nas dcadas de 60 e 70 nos Estados Unidos, sobretudo por alguns ambientalistas, dentre os quais se destacaram os trabalhos produzidos por Lynn White Branco Jr. (1908-1988), e como essas crticas tm sido encaradas pela comunidade teolgica ao longo desses anos, culminando no postulado da criao de uma teologia eminentemente preocupada em estabelecer certa leitura de textos cannicos a partir de uma hermenutica profundamente de carter ecolgico (REIMER, 2008, p. 85). A medio do grau de importncia de se abordar uma temtica como essa em pleno sculo XXI extremamente relevante principalmente pelo grande crescimento em todo mundo, de conferencias, simpsios e congressos, com objetivos claros de se pensar polticas pblicas nacionais e internacionais voltadas majoritariamente para a preservao do meio ambiente. Sobre esse aspecto, a Organizao das Naes Unidas (ONU), juntamente com a Organizao Metereolgica Mundial (OMM) criaram em 1988, o chamado Painel Intergovernamental sobre as Alteraes Climticas (IPCC). Devido a sua caracterstica intergovernamental, o painel tem fornecido diversas informaes cientficas, tcnicas e socioeconmicas de forma relevante e neutra, possibilitando aos gestores pblicos, auxlios na formatao e criao de leis ambientais. Todavia, podemos afirmar que atualmente o nosso maior problema ou desafio , sobretudo de carter decididamente filosfico (BOFF, 1996, p. 52), a saber: o grande desafio desses pases no necessariamente a eficcia ou no no levantamento de dados cientficos, ou seja, no se trata da ausncia de potencialidade de se coletar informaes, bem como tambm, a eventual dificuldade dos gestores pblicos de formatar e criar de leis ambientais. Nosso maior problema ou desafio esta no mbito em se tentar estabelecer no prprio homem uma espcie de conscincia ecolgica. justamente nesse sentido que a construo de uma reflexo teolgica de cunho ecolgico pode profundamente ajudar. A ecoteologia, no exerccio de suas funes est voltada necessariamente no desenvolvimento de uma postura crist, onde em ltima instncia, o que predomina so tentativas de revigorar e fortalecer uma atitude tica e moral pr/ocupadas com a preservao e o futuro do planeta.

__________________________________________________________________________________________ http://revistas.pucsp.br/index.php/reveleteo 133

Revista Eletrnica Espao Teolgico ISSN 2177-952x vol. 4, n.6, jun/dez, 2010, pp. 132-140

Objetivando o que fora dito, para efetivar a compreenso dos pressupostos acima mencionados, o artigo est dividido em duas partes. Na primeira parte, abordaremos a suposta acusao e o entrelaamento entre o cristianismo e a atual crise ecolgica. Trata-se de poder demonstrar quais foram as principais crticas estabelecidas pelos ambientalistas sobre a religio (crist) em relao aos chamados problemas de ordem ambientais e como essas, acabaram por desencadear verdadeiramente a possibilidade de estabelecer uma reflexo teolgica voltada para os problemas do meio ambiente. No segundo tpico, falaremos sobre os fundamentos tericos que possibilitam a construo de uma teologia decididamente voltada para a preservao do meio ambiente, chamada pelos especialistas de ecoteologia. Nessa abordagem, ser demonstrada que, para os telogos, os princpios da religiosidade no esto necessariamente contrrios preservao do meio ambiente. A reflexo teolgica de qualidade e as concepes histricas do pensamento cristo esto profundamente conscientes de que o exerccio sadio da religiosidade pode perfeitamente ser pertinente e compatvel para o desenvolvimento de uma ao eminentemente pr-ecologia, fundamentada inclusive a partir da leitura dos textos cannicos. 1. Crise Ecolgica e Cristianismo O entrelaamento relacional entre o cristianismo e a crise ecolgica foi formulado pela primeira fez no sculo XX, pela instrumentalidade do historiador norte americano Lynn Townsend Branco Jr. (1907-1987). Em sua palestra: As razes histricas de nossa crise ecolgica, proferida no dia 26 de Dezembro de 1966 em Washington, na reunio da Associao Americana para o Avano da Cincia (AAAS), que inclusive foi posteriormente publicada como artigo pela revista cientfica Science em 1967, o autor afirmar veementemente que os principais responsveis pela atual crise ecologica do nosso planeta foram o chamado mundo ocidental cristo (BRANCO JR, 2005, p. 5). Segundo Branco Jr. (2010), as matrizes de todos os nossos problemas ambientais e ecolgicos esto fundamentadas na concepo antropolgica judaico-crist. A afirmao da narrativa bblica do homem criado imagem e semelhana de Deus (Gn 1,26) , portanto, hierarquicamente superior aos demais sereis vivos, possibilitando a formatao de uma mentalidade, onde em ltima instncia o que predomina a noo dualista entre o homem e a natureza. Ou seja, toda a nossa atitude ecolgica sempre vai estar profundamente associada s nossas crenas.
__________________________________________________________________________________________ http://revistas.pucsp.br/index.php/reveleteo 134

Revista Eletrnica Espao Teolgico ISSN 2177-952x vol. 4, n.6, jun/dez, 2010, pp. 132-140

O conceito de ecologia humana ficou profundamente condicionado pelas crenas sobre nossa natureza e destino, quer dizer, pela religio. Porm, o autor bem claro ao afirmar que no se trata necessariamente de qualquer tipo de religio, pois suas criticas esto sempre voltadas veementemente ao cristianismo.
O cristianismo a religio mais antropocntrica que o mundo conheceu. O cristianismo, em contraste absoluto com o paganismo antigo e as religies da sia (excetuando, possivelmente, o Zoroastrismo), no s estabeleceu um dualismo entre homem e natureza, mas tambm insistiu que era vontade de Deus que o homem explorasse a natureza em benefcio prprio (BRANCO JR, 2010, 38).

O principal argumento de Branco Jr. foi tentar estabelecer a diferenciao entre o cristianismo e as demais religies (BRANCO JR, 2010, p. 38). Para o autor, os elementos contidos no interior do paganismo, sobretudo no que diz respeito relao homem-natureza, devem ser encarados como valares extremamente superiores aos valores propostos pelo ocidente cristo.
Na Antiguidade cada rvore, cada nascente, cada crrego, cada montanha tinha seu prprio esprito protetor. Antes de algum cortar uma rvore, cavar uma mina em uma montanha, ou represar um crrego era importante apaziguar o esprito protetor encarregado daquela determinada situao, e mant-lo aplacado. Destruindo o animismo pago, o cristianismo permitiu a explorao da natureza com total indiferena aos sentimentos em relao mesma (BRANCO JR, 2010, p. 38-39).

Outro fator importante, tambm apontado como coadjuvante para o desencadeamento da atual crise ambiental e ecolgica, foi o fenmeno da Revoluo Industrial. Aps este, a mentalidade ocidental passou a ser configurada como a premissa de que a terra constitui-se de um recurso inesgotvel para o consumo humano. Nesses termos, Branco Jr., tambm advoga a relao com o cristianismo, por duas razes:
Primeiramente a cincia moderna uma extrapolao da teologia natural, e, em segundo lugar, que a tecnologia moderna pode ser pelo menos em parte explicada como uma realizao do dogma Ocidental-cristo voluntarista sobre a transcendncia do homem sobre a natureza e de seu legtimo domnio sobre ela. [...] Nossa cincia e tecnologia nasceram de atitudes crists baseadas na relao do homem com a natureza, reconhecidas, quase que universalmente, no s pelos Cristos e Neo-cristos, mas tambm por aqueles que afetuosamente se consideram a si mesmos ps-cristos. (BRANCO JR, 2010, p. 39).

Para o historiador todo o nosso estilo de vida e modo de relao com a natureza depende do que pensamos e cremos coletivamente, e que, para mudar a maneira de nos relacionarmos com a natureza devemos comear por mudar aquilo que pensamos e cremos a respeito dela.
__________________________________________________________________________________________ http://revistas.pucsp.br/index.php/reveleteo 135

Revista Eletrnica Espao Teolgico ISSN 2177-952x vol. 4, n.6, jun/dez, 2010, pp. 132-140

Os argumentos de Branco Jr. tratam de mostrar que a viso de fundo e os axiomas judeucristos subjacentes no mundo ocidental so os culpados da atual crise ecolgica mundial. As criticas estabelecidas pelos argumentos Lynn Townsend Branco Jr. fizeram com que diversos pensadores e telogos se posicionassem de maneira contrria, estabelecendo uma fecunda reflexo. A esse feito dar-se o nome de ecoteologia. Os principais representantes dessa nova forma de se fazer teologia so: Pierre Teilhard de Chardin (1881-1955), Alfred North Whitehead (1861-1947), Karl Rahner (1905-1984), John B. Cobb Jr. (1925 -), Jrgen Moltmann (1926 -), Rosemary Radford Ruether (1936 -), Catherine Keller (1953 -) e Sallie McFague (1933 -). No Brasil temos os trabalhos realizados por Leonardo Boff (1938 -) e Haroldo Reimer (1953 -) entre outros. 2. Os Fundamentos da Ecoteologia Para pensar a questo do meio ambiente a partir de uma perspectiva teolgica necessrio que estabeleamos uma premissa hermtica de que existe uma relao profunda entre o ser humano religioso e o mundo como um todo (REIMER, 2005, 86). Diferentemente das propostas dos crticos ambientalista, onde o conceito antropolgico-cristo nos apresentado como algo extremamente dualstico, para os telogos da ecoteologia isso necessariamente no acontece. No conjunto dessas reflexes, um pensamento cristo voltado para os problemas ecolgicos constitui decididamente uma mudana de paradigma na prpria teologia (REIMER, 2005, 86). Para a ecoteologia no pode existir dualismo entre o homem redimido (a Igreja) e mundo da natureza. A relao entre o cristianismo e o meio ambiente fora apontada pelo padre jesuta e paleontlogo Teilhard de Chardin de maneira decisiva. Para Chardin: [...] o universo caminha para um ponto final de amadurecimento e perfeita unio com a realidade divina. (CAMPOS, 2008, p.357). Haja vista, que o surgimento do homem, sua socializao, e desenvolvimento do chamado mundo da cultura seriam apenas etapas embrionrias de um plano maior onde o Telos se estabeleceria na perspectiva de um equilbrio do sistema, por isto no pode ser absolutamente rompido sob pena de destruir a prpria vida (CAMPO, 2008, p. 357).

__________________________________________________________________________________________ http://revistas.pucsp.br/index.php/reveleteo 136

Revista Eletrnica Espao Teolgico ISSN 2177-952x vol. 4, n.6, jun/dez, 2010, pp. 132-140

Neste sentido, o princpio do livre-arbtrio atribudo ao homem comporta a noo de que ele ser premiado ou punido pela natureza conforme as suas aes sobre ela. Ou seja, o cristianismo tem ensinado e advogado de forma confessional, que o homem responsvel diante de Deus pelo uso racional e correto do mundo e da criao, visto que o mordomo de Deus dos bens criados por ele. O clmax desse uso racional e correto do mundo e da criao possui dimenses escatolgicas. A originalidade de J. Moltmann (2007), com sua Teologia da Esperana, desloca o eixo da escatologia crist: da projeo ao alm-morte para a promessa e o futuro. Moltmann pe as bases para a relao entre escatologia e histria (MOLTMANN, 2005, p. 23). A comprovao dessa escatologia eminentemente histrica se consolida na medida em que aquela antiga concepo de teologia, tipicamente asctica e a mstica carregada de tons cinzentos, devem ser encaradas como uma espcie de sonho que acabou: este um sonho que acabou, pois o ser humano foi expulso do paraso! (MOLTMANN, 2007, p. 53). No Brasil o telogo Leonard Boff, preconiza a figura inspiradora da espiritualidade ecolgica. Em seus textos, o autor tenta proclamar de forma potica e mstica as matrizes relacionais que possibilitam a construo do dilogo entre religiosidade e meio ambiente. Para o autor necessrio estabelecer uma conscincia ecolgica, de carter tico-teolgico que seja perfeitamente capaz de entender que teologicamente falando, o ser homem est no centro da criao, mais no est sozinho. A humanidade s ser humanidade de verdade, se estiver profundamente comprometido em unidade com o planeta terra.
Terra e Humanidade formaram uma nica entidade, como o viram e estremeceram de emoo os astronautas, a partir de suas naves espaciais, l fora no espao exterior. De l no h diferena entre Terra e Humanidade. Ambos formam uma nica entidade, com uma mesma origem e um mesmo destino. S o cuidado garantir a sustentabilidade do sistema-Terra com todos os seres da comunidade de vida entre os quais se encontra o ser humano. Sua funo a do jardineiro, como se relata no segundo captulo do Gnesis. Trabalho do jardineiro cuidar do jardim do den, faz-lo fecundo e belo. A Carta da Terra nos despertou, oportunamente, para essa nossa misso, essencial e urgente. Precisamos viv-la para que tenhamos futuro e possamos co-evoluir como temos evoludo j h 4,5 bilhes de anos, pois esta a idade de nossa Terra (BOFF, 2007, p. 93).

__________________________________________________________________________________________ http://revistas.pucsp.br/index.php/reveleteo 137

Revista Eletrnica Espao Teolgico ISSN 2177-952x vol. 4, n.6, jun/dez, 2010, pp. 132-140

Podemos afirmar que o principal ncleo e a espinha dorsal da chamada ecoteologia seria a compreenso unificada da complexa experincia salvfica que envolve: a criao, a histria, a encarnao, a redeno e a consumao, sobretudo em um processo de realizao, incluindo necessariamente a ecoesfera, a comunidade bitica etc. (MURAND, 2009, p. 288). Concluso Os pressupostos acima elencados decididamente determinam e possibilitam os respectivos apontamentos: (1) O reconhecimento do lado positivo das crticas elaboradas pelos os ambientalistas da chamada religiosidade crist, servindo inclusive como elemento motivador que desencadeou novos rumos para mudanas de paradigmas. (2) O reconhecimento emblemtico da contemporaneidade da teologia ecolgica ou ecoteologia, sobretudo como principal instrumento terico da espiritualidade acadmica para a atual crise ambiental. A rigor, primeiramente necessrio que reconheamos a positividade contida no interior das crticas dos ambientalistas. Atravs desta, ocorreu o efeito desencadeador na promoo de mudanas de paradigmas concretos de carter teolgico e social. nitidamente perceptvel nos registros e anais da historiografia eclesistica o aparecimento de diversas manifestaes religiosas cujas principais caractersticas so o fortalecimento de uma espcie de postura asctica e escatalogizante. Em suma, trata-se daquele tipo de religiosidade onde a verdadeira devoo minimizada pela intolerncia e fanatismo. Neste contexto, a experincia salvfica diminuta, visto que simplesmente se restringe as expresses litrgicas e a esperana irresponsvel de morar no cu. O fanatismo religioso formata e configura um ser humano triplamente alienado; de si mesmo, da sociedade e da natureza como um todo. Assim, as criticas formuladas pelos ambientalistas serviram para provocar mudanas. Em segundo lugar, necessrio tambm reconhecer a emblemtica contemporaneidade da chamada ecoteologia, sobretudo por sua capacidade dialtica de tentar estabelecer uma espcie de empreendedorismo social e cristo. Portanto, a leitura dos textos cannicos, pelos aportes tericos da teologia ecolgica, possibilita que a comunidade eclesial se proponha a conscientizar e a oferecer respostas plausveis a os principais problemas ambientais do mundo hodierno, tais como:

__________________________________________________________________________________________ http://revistas.pucsp.br/index.php/reveleteo 138

Revista Eletrnica Espao Teolgico ISSN 2177-952x vol. 4, n.6, jun/dez, 2010, pp. 132-140

o aquecimento global, o desmatamento, a poluio residual e sonora, a caa predatria, a estratificao sem controle dos recursos hbridos, a ocupao desmedida do solo, a emisso de poluentes da camada de oznio, o efeito estufa etc. Nesse sentido, o ensaio aparece simplesmente como um embrionrio e pequeno dispositivo. notrio que a problemtica em torno do tema deve ser urgentemente elencada de maneira mais exaustiva pelos telogos brasileiros, bem como tambm pelos pesquisadores da religio como um todo. As diversas demandas impostas pelo chamado problemas ambientais exigem certa urgncia da espiritualidade acadmica no sentido de ser capaz de formar respostas plausveis e convincentes para o mundo, que possibilitem e estabeleam caminhos de salvamento, h tempo, para a vida de nosso planeta. Referencias Bibliogrficas BBLIA (TEB) Portugus. Bblia Sagrada. Traduo Ecumnica da Bblia. TEB. So Paulo: Loyola, 1995. BOFF, L. Ecologia: grito da terra, grito dos pobres. So Paulo: tica, 1996. _______. Comunicar-nos com a natureza com compreenso, compaixo e amor. So Paulo: Agenda Latina America, So Paulo, v. 1, p. 92-93, 2007. BRANCO, JR. L.W. As razes histrias de nossa crise ecolgica. Agenda Latino Americana, So Paulo, v. 1, p. 38-39, 2010. CAMPOS, P. C. Ecologia Humana: O Pressuposto da tica na preservao do Meio Ambiente. Breve histria sobre origens e conceitos do Movimento Ambientalista. Perspectiva Teolgica Belo Horizonte, v. 1, p. 343-375, 2008. CHADIN, P. T. O Meio Divino. Petrpolis: Vozes, 2010. MOLTMANN, J. Teologia da esperana. So Paulo: Loyola, 2005. MURAND, A. O ncleo da ecoteologia e a unidade da experincia salvfica. Rev. Pistis Prax, Teol. Pastor. Curitiba, v. 1, n. 2, p. 277-297, jul./dez. 2009. REIMER, H. Sustentabilidade e cuidado contribuies de textos bblicos para uma espiritualidade ecolgica. So Paulo: Reviver, 2005.
__________________________________________________________________________________________ http://revistas.pucsp.br/index.php/reveleteo 139

Revista Eletrnica Espao Teolgico ISSN 2177-952x vol. 4, n.6, jun/dez, 2010, pp. 132-140

__________. Criao a cuidado. Pistis & Praxis, Curitiba, v.1/2, p. 299-315, 2009. __________. Toda a criao. Bblia e ecologia. So Leopoldo: Oikos Editora, 2006. Notas

Elias Gomes da Silva: Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitrio Claretiano e Ps-Graduando do curso de Especializao em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Endereo Eletrnico: filosofia.elias@hotmail.com

__________________________________________________________________________________________ http://revistas.pucsp.br/index.php/reveleteo 140

You might also like