You are on page 1of 3

A MAIS IMPORTANTE DAS QUESTES Hermes C.

Fernandes

profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como da cincia de Deus! Quo insondveis so os seus juzos, e quo inescrutveis os seus caminhos! Quem compreendeu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por meio dele, e para ele so todas as coisas. A ele, pois, a glria eternamente. Amm! (Rm.11:33-36). A questo : A quem se deve dar glria? Quem deve ficar com os crditos? Todas as demais questes partem da. Quem tem o direito de se gloriar? Somente Deus digno de receber glria. E por qu? Se no entendermos o porqu, nosso culto no ser racional, como prescrito por Paulo em Romanos 12. H trs razes pelas quais Ele o nico Ser digno de glria. So elas: 1a. Ele a origem de todas as coisas O que Ele tem, no recebeu de quem quer que seja. Foi Ele mesmo que criou. Em Apocalipse 4:11 lemos: Digno s, Senhor nosso e Deus nossos, de receber a glria , a honra e o poder, pois tu criaste todas as coisas, e por tua vontade existem e foram criadas. Se Ele as criou, tem o direito de possu-las. Todas as coisas so Dele. E quanto a ns? Em 1 Corntios 4:7 lemos: Pois quem te faz diferente? E que tens tu que no tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias , como se no o houveras recebido? O que nos iguala a todos os demais homens o fato de que o que temos no se originou em ns mesmos, mas recebemos de Deus. S teramos de que nos gloriarmos, se houvesse em ns algo que no tivssemos recebido, e que tivesse surgido de ns mesmos. A nica coisa que temos, e que no originou-se em Deus a nossa fraqueza. Por isso Paulo afirma: Se preciso gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito minha fraqueza (...) Portanto, de boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo (2 Co.11:30; 12:9b). por isso que a salvao s pode ser pela graa, e no pelas obras.

Romanos 4:2 diz: Se, de fato, Abrao foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas no diante de Deus. Paulo declara em Efsios 2:8-9: Pois pela graa que sois salvos, por meio da f e isto no vem de vs, dom de Deus no das obras, para que ningum se glorie. 2a. Ele o sustentador de todas as coisas Tudo quanto h subsiste nEle. No temos poder sobre nossa prpria existncia. No podemos garantir que temos mais cinco minutos de vida. Hebreus 1:2a diz: O filho o resplendor da sua glria e a expressa imagem da sua p essoa, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder. Se Deus quisesse, e retirasse o seu esprito e flego, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria ao p (J 34:14-15). por isso que Deus diz em Isaas 2:22: Parai de confiar no homem, cujo flego est no nariz. Em que se deve ele estimar? E o salmista faz coro a este conceito ao orar: Faze-me conhecer, Senhor, o meu fim, e a medida dos meus dias; faze-me conhecer a minha fragilidade. Mediste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida como nada diante de ti. Todo homem com um sopro(Salmo 39:4-5). E em J 14:5 lemos: Os dias do homem esto determinados, contigo est o nmero dos seus meses; puseste-lhe limites, alm dos quais no passar. Jesus disse: Qual de vs poder, com as suas preocupaes, acrescentar uma nica hora ao curso da sua vida? (Mt.6:27). Se parssemos por a, a vida perderia o sentido. Ficaramos desesperados, nos lamentando o tempo inteiro pela falta de significado da nossa existncia. Se no temos do que nos gloriar, se no temos o controle sobre nossa prpria vida, o que ser de ns? J sabemos que a vida origina-se em Deus, e que Ele mesmo o seu sustentador. Somos dEle, e existimos por meio d'Ele. Mas a pergunta que vai dar sentido vida : Para qu fomos criados? Com qu propsito existimos? Lembremo-nos de que todas as coisas so Dele, por Ele, e para Ele. Ele no apenas o incio, e o meio, mas tambm o fim. Ele no apenas a origem, e o

sustentador, mas tambm deve ser o alvo de nossa vida. Viver para Ele que nos confere sentido e significado. Enquanto o homem insiste em vive para si mesmo, ele est se autodestruindo. Viver para si, faz do homem um ser infeliz e mortal. Viver para Deus, lhe faz um ser pleno e eterno. 3a. Todas as coisas so para Ele Paulo diz: Todavia, para ns h um s Deus, o Pai, de quem tudo e para quem ns vivemos; e um s Senhor, Jesus Cristo, pelo qual so todas as coisas, e ns tambm por ele (1 Co.8:6). Paulo declara com autoridade apostlica: Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos cus e sobre a terra, as visveis e as invisveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste(Col.1:16-17 ). Portanto, toda honra e toda glria devem ser atribudas quele que era, que , e que h de vir. Sola Deo Gloriae!

You might also like