You are on page 1of 6

Introduo

Mais de 70% da superfcie terrestre constituda de gua, sendo que somente 3% so gua doce e, desse total, 98% est embaixo da terra. O que quer dizer que a maior parte da gua prpria para consumo mnima perto da quantidade total de gua da Terra. O consumo de gua com qualidade de importncia fundamental para a promoo da sade e preveno de riscos e agravos, sobretudo aqueles relacionados transmisso hdrica decorrentes de fatores ambientais, uma vez que a gua contm, geralmente, diversos componentes, os quais provm do prprio ambiente natural ou foram introduzidos a partir de atividades humanas. A qualidade da gua um conjunto de caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas que ela apresenta, de acordo com o a sua utilizao. Os padres de classificao mais usados pretendem classificar a gua de acordo com a sua potabilidade, a segurana que apresenta para o ser humano e para o bem estar dos ecossistemas, de modo a no constituir um veculo de doenas e poluentes. Para caracterizar uma gua, so determinados diversos parmetros, os quais representam as suas caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas. Esses parmetros so indicadores da qualidade da gua e constituem impurezas quando alcanam valores superiores aos estabelecidos para determinado uso. A lista dos parmetros qumicos avaliados com as respectivas especificaes da norma padro mostrada na Tabela 1.

Tabela 1 Padro de Potabilidade


PARMETRO Cloro Amnia Nitrito Dureza
.

UNIDADE mg/L mg/L mg/L mg/L

VMP(1) 5,0 1,5 1,0 500

NOTAS: (1) Valor mximo permitido.

Equipamentos e vidrarias

Kits indicadores Bqueres Pipeta tipo conta gotas Basto

Reagentes

Cloro Test: O-toluidina, cido clordrico, gua destilada. Amnia Txica: - Reagente 1: Fenol, nitroprussiato de sdio, lcool isoproplico e gua destilada. - Reagente 2: Hidrxido de sdio, hipoclorito de sdio e gua destilada.

Nitrito: - Reagente 1: cido sulfanlico, cido actico e gua destilada. - Reagente 2: Alfa-naftilamina e lcool etlico.

Dureza Total: - Reagente 1: EDTA, cloreto de magnsio, cloreto de amnio, hidrxido de amnio e gua destilada. - Reagente 3: EDTA e gua destilada.

Procedimento
1- Cloro Test Colocar em um bquer 5 mL da gua a ser analisada. Adicionar 3 gotas de Labccon Cloro Test e agitar brevemente. Verificar a colorao. 2- Amnia Txica

Preencher o bquer com 5 mL da gua a ser analisada. Pingar 8 gotas da soluo reagente 1 e agitar. Pingar 4 gotas da soluo reagente 2 e agitar. Aguardar 3 minutos e comparar a cor desenvolvida no teste.

3- Nitrito Em um bquer, colocar 5 mL da gua a ser analisada. Pingar 2 gotas da soluo reagente 1 e agitar. Pingar 2 gotas da soluo reagente 2 e agitar. Aguardar 10 minutos e comparar a cor desenvolvida. 4- Dureza Total Colocar em um bquer 5 mL da gua a ser analisada. Pingar 2 gotas da soluo reagente 1 e agitar. Adicionar 2 medidas do reagente 2 (slido em p) e misturar com o basto at completa dissoluo. Ocorrer o desenvolvimento da cor vermelho vinho. Pingar gota a gota a soluo reagente 3, contando o nmero de gotas, e agitar aps cada gota adicionada at a viragem para a cor azul.

Resultados e Discusses
Na anlise do Cloro verificou-se uma colorao amarelada aps adio de 3 gotas de Labcon Cloro Test indicando a presena dessa substncia qumica. O cloro um agente desinfetante. A clorao da gua final tratada permite a presena do cloro na gua at os pontos de consumo, garantindo a sua qualidade biolgica. Tabela 2 - Amnia Cor Desenvolvida Amarelo Verde Grama Verde Musgo Verde Escuro Concentrao de Amnia (ppm) 0 0,5 0,5 1,0 1,0 5,0 > 5,0

Na determinao de Amnia Txica observou-se o desenvolvimento da cor amarela que, de acordo com a Tabela 2, representa uma concentrao de amnia de 0 a 0,5 ppm, estando dentro do padro de potabilidade conforme mostra a Tabela 1. A amnia padro de classificao das guas naturais e padro de emisso de esgotos. Altas concentraes de amnia podem ser indicao de contaminao por esgoto bruto, efluentes industriais, sendo txica para a vida aqutica. Alta concentrao de amnia na gua significa baixo teor de oxignio dissolvido, gerando grandes implicaes ecolgicas e ambiente com alto teor de matria em decomposio. Tabela 3 - Nitrito Cor Desenvolvida Branco Rosa Claro Rosa Escuro

Concentrao de Nitrito (ppm) 0 0,5 1,0 1,0 3,0

Na avaliao do teor de Nitrito, detectou-se o desenvolvimento da cor branca. Pela Tabela 3, a amostra situa-se na faixa de 0 ppm significando ausncia de nitrito. De acordo com a Tabela 1 a amostra encontra-se conforme padro estabelecido. A presena de nitrito na gua indica processos biolgicos ativos influenciados por poluio orgnica, sendo resultado da decomposio biolgica, devido ao de microrganismos sobre o nitrognio amoniacal, ou tambm proveniente de aditivos oriundos de efluentes industriais. A concentrao elevada desse composto indica que a fonte de matria orgnica presente na gua encontra-se a pouca distncia do ponto onde foi feita a amostragem para anlise.

Tabela 4 - Dureza Gotas 1 1a3 3a6 Mais que 6

Dureza (ppm) 50 50 150 150 300 >300

Dureza na gua Muito Branda Branda Semi Dura Dura

Em relao ao parmetro Dureza Total, notou-se a colorao azul com a adio de duas gotas do Reagente 3. Pela Tabela 4, o nmero de gotas indica que a amostra est na faixa de 50 a 150 ppm, caracterizando gua branda. Portanto, comprova-se o padro de potabilidade como mostra a Tabela 1. Dureza a propriedade relacionada com a concentrao de ons de determinados minerais presentes na gua. A dureza da gua predominantemente causada pela presena de sais de Clcio e Magnsio que em teores elevados causa sabor desagradvel e efeitos laxativos; reduz a formao da espuma do sabo, aumentando o seu consumo; provoca incrustaes nas tubulaes e caldeiras. A gua completamente abrandada necessria em processos como gerao de energia, fabricao de papel e de alimentos. Ainda no se demonstrou a existncia de efeitos adversos ou benficos da dureza sobre a sade humana.

Concluso
Os resultados dos ensaios realizados na amostra de gua demonstraram conformidade com o padro de potabilidade estabelecido. A amostra de gua, quanto aos parmetros qumicos, apresentou aspectos mdios adequados para o consumo humano.

Referncias bibliogrficas

CETESB, 2010. Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. Disponvel em: < http://www.cetesb.sp.gov.br/agua/rios/variaveis.asp>. Acesso em: 10 de novembro de 2010. UFV, 2010. Universidade Federal de Viosa. Disponvel em: http://www.ufv.br/dea/lqa/qualidade.htm>. Acesso em: 16 de novembro de 2010. <

PR-CINCIAS, 2010. Programa Pr-cincias. Disponvel em: < http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt9.html>. Acesso em: 18 de novembro de 2010.

You might also like