You are on page 1of 3

Teste de Avaliao Os Lusadas de Lus de Cames Lngua Portuguesa 9 Ano Ano Lectivo !"! # !

""

Nome: ______________________________________ Data: ___________________ Observaes: _________________________________________________________ I - L o texto com ateno.


Excerto A As armas e os bares assinalados, Que da Ocidental praia Lusitana, Por mares nunca dantes navegados, Passaram ainda alm da Taprobana, Em perigos e guerras esforados Mais do ue prometia a fora !umana, E entre gente remota edificaram "ovo #eino, ue tanto sublimaram$ E tambm as mem%rias gloriosas &a ueles reis ue foram dilatando A ', o (mprio, e as terras viciosas &e )frica, e de )sia, andaram devastando$ E a ueles ue por obras valerosas *e v+o da lei da morte libertando$ ,antando espal!arei por toda a parte *e a tanto me a-udar o engen!o e arte. ,essem do s/bio 0rego e do Troiano As navegaes grandes ue fi1eram$ ,ale2se de Ale3andro e de Tra-ano A fama das vit%rias ue tiveram$ Que eu canto o peito ilustre Lusitano A uem "eptuno e Marte obedeceram$ ,esse tudo o ue a Musa antiga canta, Que outro valor mais alto se levanta.

Excerto B 4/ no largo oceano navegavam, As in uietas ondas apartando$ Os ventos brandamente respiravam, &as naus as velas c5ncavas inc!ando$ &a branca escuma os mares se mostravam ,obertos, onde as proas v+o cortando As mar6timas /guas consagradas, Que do gado de Proteu s+o cortadas.

Quando os &euses no Olimpo luminoso, Onde o governo est/ da !umana gente *e a-untam em cons6lio glorioso, *obre as cousas futuras do Oriente. Pisando o cristalino ,u fermoso, 7em pela 7ia L/ctea -untamente, ,onvocados da parte do Tonante, Pelo neto gentil do 7el!o Atlante.

A professora: Lcia Martins

Teste de Avaliao Os Lusadas de Lus de Cames Lngua Portuguesa 9 Ano Ano Lectivo !"! # !""
II Com reenso e !nter retao 8. As estrofes transcritas pertencem ao poema pico 9Os Lus6adas:. 8.8. 8.;. #ecordando as caracter6sticas do gnero pico, indica a uelas ue est+o patentes nas estrofes transcritas. ,lassifica as estrofes tendo em conta o n<mero de versos e o tipo de rima. ;. Atenta nas estrofes do e3certo A. ;.8. ;.;. ;.>. ;.?. =aseando2te nelas, indica a inten+o do poeta ao escrever o seu (ndica a forma verbal utili1ada pelo poeta para e3primir a sua (dentifica o tempo em (dentifica a e3press+o ue se encontra e comenta a sua ue sinteti1a ual o protagonista de 9Os poema pico. inten+o. e3pressividade. Lus6adas:. ;.?.8. (ndica o recurso estil6stico na referida e3press+o e comenta a sua e3pressividade. ;.?.;. #efere o tipo de !er%i epopeias cl/ssicas. >. Atenta agora nas estrofes do e3certo =. >.8. >.;. >.>. ,aracteri1a, por palavras tuas, as condies em ue decorre a viagem. 4ustifica a tua resposta com e3presses te3tuais. (dentifica o recurso estil6stico presente na e3press+o 9Os ventos "o preciso momento em ue a armada portuguesa navega no brandamente respiravam: e comenta a sua e3pressividade. 9largo oceano: decorre um epis%dio importante de 9Os Lus6adas:. (dentifica2o. >.?. Menciona os dois planos narrativos ue se articulam nestas estrofes. ue e3altado, comparando2o com o das

A professora: Lcia Martins

Teste de Avaliao Os Lusadas de Lus de Cames Lngua Portuguesa 9 Ano Ano Lectivo !"! # !""
>.@. >.A. #efere os voc/bulos ue assinalam a rela+o de encai3e entre os referidos planos. A narrativa de 9Os Lus6adas: feita 9in medias res:. 4ustifica esta afirma+o.

Bom Trabalho

A professora: Lcia Martins

You might also like