You are on page 1of 4

ORAO: UMA ARMA ESPIRITUAL (Voc pode dividir este estudo e usar mais de uma reunio para apresent-lo,

conforme a dinmica de sua clula) Introduo: Juntamente com a Palavra de Deus, a orao faz parte do arsenal bsico de todo cristo. Orar no uma opo, essencial. No existe em toda a histria humana, e no existir jamais, um cristo vitorioso sem uma vida de orao fervorosa. I Formas de Orao: Orao a ss - Mt. 6:6 Orao de concordncia - Mt.18:18-20 Orao coletiva (corpo, igreja unnime) - At 4:23-31

II - O Que Orao? Um meio do homem se aproximar de Deus (I Jo 5:14 e Jr 29:13) Um meio do homem adorar a Deus (At 16:25-26) Um meio de receber bnos divinas (Lc 12: 24 a 32) Um mandamento muito repetido (I Ts. 5:17, 1Tm 2:8 e Mt 26:41)

III Qual o Propsito da Orao Ter comunho com Deus. (Jr 29:13) Livrar-nos do maligno e suas ciladas (Ef 6:18) Guardar-nos de cair em tentao (Lc. 22:41-46) a chave de todas as bnos (Tg 4:10) Alcanar cura das enfermidades (Tg 5:14-16)

IV O Exemplo de Jesus: Iniciou o ministrio com 40 dias de orao e jejum (Lc 4:1-2) Nas madrugadas estava em orao (Mc 1:35) Gastava noites em orao (Lc 6:12) Orava antes de cada crise (Lc 22:39-45) Orava aps cada conquista (Mt 14:23) Orava com clamor e lgrimas (Hb. 5:7)

CARACTERSTICAS DA ORAO EFICAZ Introduo: Os discpulos de Jesus lhe pediram que os ensinasse a orar. Tambm precisamos aprender. Ainda que a orao no tenha frmulas e seja uma expresso de nosso corao, precisamos entender que h princpios que devem dirigi-la. Vejamos alguns princpios da Palavra para uma orao eficaz.

1 - feita em nome de Jesus - E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. (Jo14:1314) 2 - dirigida de acordo com a vontade de Deus - E esta a confiana que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito. (1 Jo 5:14-15) 3 - Com esprito de obedincia - Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vs, pedireis o que quiserdes, e vos ser feito. (Jo 15:7) 4 - Com confiana - De fato, sem f impossvel agradar a Deus, porquanto necessrio que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. (Hb 11:6) 5 - Com jejum - Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com orao e splicas, com jejum, pano de saco e cinza. (Dn 9:3) 6 - No esprito - pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre faz-lo. (Ef 6:20) Vs, porm, amados, edificando-vos na vossa f santssima, orando no Esprito Santo, (Jd 1:20) 7 Com esprito perdoador Mas, se no perdoardes, tambm vosso Pai celestial no vos perdoar as vossas ofensas. (Mc 11:26) 8 Com perseverana Disse-lhes Jesus uma parbola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer: (Lc 18:1)

3 INIMIGOS DA ORAO I - IMPEDIMENTOS ORAO 1 - Incredulidade - E no fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles. (Mt 13:58) 2 - Rancor ou falta de perdo - E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra algum, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. (Mc11:25) 3 - Os pecados em geral - Mas as vossas iniqidades fazem separao entre vs e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vs, para que vos no oua. (Is 59:2) Se eu no corao contemplara a vaidade, o Senhor no me teria ouvido. (Sl 66:18) 4 - O egosmo - pedis e no recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. (Tiago 4:3) 5 Motivao errada Tiago 4:3

I I - OS INIMIGOS DA ORAO H seis terrveis armas que o diabo utiliza para paralisar as asas da orao dos filhos de Deus (os textos mostram o antdoto). 1 - Cansao - mas os que esperam no SENHOR renovam as suas foras, sobem com asas como guias, correm e no se cansam, caminham e no se fatigam. (Is 40:31) 2 - Distrao - Eu, porm, invocarei a Deus, e o SENHOR me salvar. tarde, pela manh e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvir a minha voz. (Salmos 55:16-17) 3 - Intranqilidade interior - Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te suster; jamais permitir que o justo seja abalado. (Salmos 55:22) 4 - Desnimo - Em tudo somos atribulados, porm no angustiados; perplexos, porm no desanimados; (2 Co 4:8) Fortalecei as mos frouxas e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de corao: Sede fortes, no temais. Eis o vosso Deus. A vingana vem, a retribuio de Deus; ele vem e vos salvar. (Is 35:3-4) 5 - Pressa - No te apresses em deixar a presena dele, nem te obstines em coisa m, porque ele faz o que bem entende. (Ec 8:3) Por que gastais o dinheiro naquilo que no po, e o vosso suor, naquilo que no satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que bom e vos deleitareis com finos manjares. Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viver; porque convosco farei uma aliana perptua, que consiste nas fiis misericrdias prometidas a Davi. (Isaas 55:2-3 RA) 6 - Indolncia, preguia - Mateus 7:7 Pedi, e dar-se-vos-; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-. (Mt 7:7)

ORAI SEM CESSAR (1 Ts 5:17) Introduo: Orao fala de relacionamento, comunho, intimidade e cumplicidade. O Senhor anela realizar suas obras atravs de ns. Aquele que vive uma vida de orao manifesta as obra de Deus. Jesus foi um exemplo: viveu nos montes orando, passava noites em viglias de orao; o resultado foi intima comunho com o Esprito Santo. A vida crist envolve uma permanente atitude de orao. 1 - ORAI SEM CESSAR No nibus, na escola, no transito, em casa, no trabalho, em todo lugar lugar de orar: com toda orao e splica, orando em todo tempo no Esprito e para isto vigiando com toda perseverana e splica por todos os santos (Ef 6:18) Porque Deus, a quem sirvo em meu esprito, no evangelho de seu Filho, minha testemunha de como incessantemente fao meno de vs em todas as minhas oraes, suplicando que, nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me oferea boa ocasio de visitar-vos. (Rm 1:9-10) 2 - ORAI SEM CESSAR Para que as suas aes e decises sejam dirigidas em orao: No andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porm, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas peties, pela orao e pela splica, com aes de graas. (Fp 4:6) 3 - ORAI SEM CESSAR Para que nossa lngua glorifique ao Senhor no calunie os irmos, pois a boca fala do que est cheio o corao: De uma s boca procede bno e maldio. Meus irmos, no conveniente que estas coisas sejam assim. (Tg 3:10) 4 - ORAI SEM CESSAR Para que no caiamos em tentao, em ciladas do maligno, engano, marasmo espiritual: Vigiai e orai, para que no entreis em tentao; o esprito, na verdade, est pronto, mas a carne fraca. (Mt 26:41) 5 - ORAI SEM CESSAR Para que o fluxo do Esprito Santo no cesse em sua vida, para que venha transbordar e abenoar os que esto ao nosso redor com o poder de Deus: E no vos embriagueis com vinho, no qual h dissoluo, mas enchei-vos do Esprito, (Ef 5:18) 6 - ORAI SEM CESSAR Para que voc ande com uma mente renovada e experiente a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus para sua vida. E no vos conformeis com este sculo, mas transformai-vos pela renovao da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:2) 7 - ORAI SEM CESSAR Para que voc ande no Esprito, e no na carne: Digo, porm: andai no Esprito e jamais satisfareis concupiscncia da carne. (Gl 5:16) Concluso: Orai sem cessar uma ordem de Deus e deve fazer parte da nossa vida assim como o comer, beber, vestir-se.

You might also like