You are on page 1of 2

Mdulo II Pentateuco

Lio I- Introduo ao Pentateuco

Resumo do Livro de Deuteronmio


Em Deuteronmio esto os ltimos conselhos de Moiss a Israel, antes de sua entrada na terra prometida. Deuteronmio contm um sumrio das peregrinaes de Israel no deserto. Repete o declogo a uma gerao que nascera no deserto. D as instrues necessrias para a conduta do povo na terra e contm o pacto da Palestina (Dt 30.1-9). O livro expressa a inflexibilidade da lei.

Este livro, quanto ao aspecto histrico, s contm de novo a morte de Moiss. As leis so repetidas, comentadas e explicadas, e alguns preceitos so acrescentados. H, contudo revelaes maravilhosas como a de Dt 18.15-19, que aponta diretamente para o Senhor Jesus, conforme At 3.22,23; 7.37.

Deuteronmio, traduzindo do grego significa segunda lei ou segunda entrega da lei.

As sete principais Divises de Deuteronmio

1. Resumo da histria de Israel no deserto - caps. 1.1 a 3.29. 2. Repetio da lei, com avisos e exortaes - caps. 4.1 a 11.32.

3. Instrues, avisos, predies - 12.1 a 27.26 4. As profecias finais, resumindo o futuro de Israel at a segunda vinda de Cristo, e contendo o pacto da Palestina - caps. 28.1 a 30.20

5. ltimos conselhos dados aos sacerdotes, aos levitas e a Josu - cap. 31.

6. O cntico de Moiss e as suas bnos finais - caps. 32 e 33.

7. A morte de Moiss - cap. 34.

Mdulo II Pentateuco
A Mensagem de Deuteronmio.

Lio I- Introduo ao Pentateuco

A mensagem principal do livro de Deuteronmio o amor divino. No se ouviu falar em amor de Deus desde Gnesis a Nmeros. Este livro, porm, revela o amor como o grande segredo de tudo o que o Senhor Deus havia feito pelo seu povo, durante os sculos anteriores. Leia Dt 4.37; 7.7,8; 10.16; 25.3. O SENHOR no tomou prazer em vs, nem vos escolheu, porque a vossa multido era mais do que a de todos os outros povos, pois vs reis menos em nmero do que todos os povos; Mas, porque o SENHOR vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mo forte e vos resgatou da casa da servido, da mo de Fara, rei do Egito. (Dt 7.7,8) A mensagem de Deuteronmio pode ser ligada ao passado, presente e futuro de Israel (e, indiretamente, a todos ns) do seguinte modo: - O retrospecto do amor passado - caps. 1 a 4; - O requisito do amor presente - caps. 5 a 26; - A revelao do amor futuro - caps. 27 a 34.

Retrospecto do Amor Na recapitulao que Moiss fez da histria do povo, ele apresenta o quadro das vagueaes no deserto, os fracassos e sucessos, e sempre frisa o fato de que o povo devia tudo a Deus. Foi Deus que apontou o caminho, entregou os inimigos em suas mos. O AMOR ESTAVA SEMPRE POR TRAZ DE TODO O SEU TRATO COM ISRAEL. Foi seu infinito amor que escolheu o povo em Gnesis; que o livrou em xodo; que o chamou a adorar e andar dignamente em Nmeros, at a o povo conhecia apenas os sinais desse amor. Agora, eis que Deus declara esse amor. Requisito do amor Aqui temos a lei dada pela segunda vez, e um extenso discurso sobre ela, onde revelada a sua relao com a vida espiritual na prtica. Esta parte do livro que sugere o seu nome - segunda lei. A palavra chave do livro obedincia. Da podemos concluir que quando o povo obedecia, prosperava; quando desobedecia era derrotado. O Amor de Deus firme e tambm eterno, coerente e tambm compassivo; Justo e tambm generoso. A revelao do amor. A primeira parte de Deuteronmio histrica; a segunda parte legislativa, e a terceira proftica. nesta terceira parte que temos a revelao de Deus em alto grau. Os juzos preditos contra um povo desobediente no so decretos arbitrrios de um cruel tirano, mas srios avisos oriundos de um amor infinito. Se Israel amasse a Deus como deveria, nunca teria sido envergonhado.

You might also like