You are on page 1of 5

Pgina |1

ENTENDENDO O APOCALIPSE
INTRODUO LITERATURA APOCALPTICA E AO APOCALIPSE DE JOO
Voc que tem lido a Bblia, com certeza j observou que, nas Escrituras, encontram-se diferentes tipos de textos. Em outras palavras os textos bblicos s!o escritos de vrias formas. ", por exemplo, textos de narrativa #como $nesis, %xodo, os livros de &amuel, 'eis, (r)nicas etc*, textos po+ticos #como &almos, ,rov+rbios, e boa parte dos livros que c-amamos de prof+ticos, como .saas, /iqu+ias etc*. Voc j observou que um evan0el-o + diferente de uma epstola, e que um &almo + diferente de uma narrativa. 1uem quer fazer uma boa interpreta2!o da Bblia precisa prestar aten2!o a essas diferen2as. 3s duas formas bsicas nas quais os textos bblicos s!o escritos apresentam, ainda, diferentes 0neros literrios. ,or isso, encontramos na Bblia leis, 0enealo0ias, lamenta24es, profecias, poesias didticas, -inos etc. (ada 0nero literrio apresenta a mesma verdade, embora de maneiras diferentes. /as - um 0nero em especial que se destaca. 5 o 0nero que est mais presente no 6ltimo livro da Bblia, o 3pocalipse de 7o!o. Este 0nero + c-amado apocalptico. 8 presente texto pretende apresentar uma introdu2!o 9 literatura con-ecida como apocalptica, para auxiliar voc no entendimento do livro que fec-a a revela2!o escrita de :eus.

1 - O QUE LITERATURA APOCALPTICA


;iteratura apocalptica + um 0nero literrio que floresceu entre os judeus no perodo que vai, aproximadamente, do ano <== a.(. a >== d.(. ,ortanto, era muito con-ecido de todas as i0rejas do ?ovo @estamento. Aoi uma literatura produzida em um ambiente de perse0ui2!o e opress!o de todo tipo. &eu principal objetivo era dar aos fi+is esperan2a em :eus. 8 3pocalipse de 7o!o, como bom exemplo de literatura apocalptica +, antes de mais nada, um livro pastoral por excelncia. Aoi escrito para dar cora0em e consola2!o aos crist!os perse0uidos, muito provavelmente na d+cada de B= do primeiro s+culo. :omiciano, imperador romano, estava promovendo uma perse0ui2!o intensa contra os crist!os em toda a extens!o do imp+rio. Ele exi0ia que todos, em toda parte, o adorassem. 3l0uns c-e0aram a pensar que :omiciano era o imperador ?ero #que -avia morrido uns C= anos antes* redivivo. 8s crist!os viviam tempos difceis. 8 policiamento do Estado romano era severo naqueles dias contra os que se recusassem a adorar o imperador. /uitos livros foram escritos nesta perspectiva no mundo anti0o. Estudiosos bblicos recon-ecem que - trec-os de literatura apocalptica em :aniel, .saas, Dacarias, e, como n!o poderia deixar de ser, no 3pocalipse de 7o!o. 3 literatura apocalptica faz amplo uso de uma lin0ua0em fi0urada e simbElica, que seria facilmente entendida por seus destinatrios. www.maxmode.blogspot.com

Pgina |2 5 o que se encontra com abundFncia no 3pocalipse de 7o!o. ?o entanto, - diferen2as tremendas entre o 3pocalipse de 7o!o e outros apocalipses escritos naquela +poca. Gma delas era que, seus autores, querendo dar a impress!o de anti0uidade aos seus textos, usavam pseud)nimos, nomes de persona0ens famosos da anti0uidade, como Enoque ou 3bra!o. :e maneira diferente, o autor do 3pocalipse crist!o se identifica como sendo 7o!o #3p >.>,HI <<.J*, que estava exilado na il-a de ,atmos Kpor causa da ,alavra de :eus e do testemun-o de 7esusK#3p >.B*. ?!o + um -erEi do passadoI antes, + um Kcompan-eiro da tribula2!oK do presente. 8utra diferen2a bsica + que o 3pocalipse de 7o!o exalta a pessoa de 7esus (risto, o que n!o acontece nos apocalipses judaicos. 5 bem verdade que -ouve, posteriormente, outros apocalipses escritos por crist!os, mas que n!o passavam de cEpias 0rosseiras do 3pocalipse de 7o!o.

- O USO DA LIN!UA!E" #I!URADA E SI"$%LICA


Gma das caractersticas mais marcantes da literatura apocalptica, em 0eral, e do 3pocalipse de 7o!o, em particular, + o uso de lin0ua0em fi0urada e simbElica. 3lis, em nosso dia a dia, utilizamos, com frequncia, uma lin0ua0em assim. ,or isso, falamos, por exemplo, que al0u+m Kmorreu de rirK, ou que um ami0o pede a outro que Kquebre um 0al-oK, ou que um casal tem uma via0em de Klua de melK. &abemos que essas express4es indicam a verdade, mas n!o devem ser interpretadas literalmente. 8 mesmo processo acontece no 3pocalipse de 7o!o. /uitas express4es utilizadas s!o bem estran-as, se quisermos interpret-las em termos literais. 8 mel-or + entend-las como devem ser entendidas como smbolos, que apontam para uma realidade. 3l0uns s!o interpretados no prEprio texto os sete candeeiros de ouro que 7o!o v #>.><* s!o smbolos das sete i0rejas que recebem a mensa0em do livro #>.<=*. 8 (ordeiro #L.M,J,><,>CI M.>,N,>< etc.* + claramente smbolo de 7esus. 8 lin-o finssimo com que a esposa do (ordeiro se veste simboliza os atos de justi2a dos santos #>B.N,J*. 8utros smbolos, que n!o s!o explicados no texto devem ser interpretados com prudncia, 9 luz de um con-ecimento da literatura bblica. 3inda, com respeito 9 lin0ua0em fi0urada do 3pocalipse de 7o!o, + preciso falar sobre os n6meros. " amplo uso de um &i'(oli&'o )*'+,ico no livro. Essa + uma caracterstica da literatura apocalptica. Em al0uns comentrios do 3pocalipse, esses n6meros #como os >HH.===, de >H.>, e os >.=== anos, de <=.>-M* s!o interpretados de modo literal. 8 0rande problema + que as interpreta24es literais acabam for2ando 7o!o a dizer o que ele nunca pretendeu. 8 quadro a se0uir apresenta um auxlio no entendimento desses n6meros.

www.maxmode.blogspot.com

Pgina |3 N-"EROS
4 6 (666)

PASSA!ENS
7.1 13.18

SI!NI#ICADOS
8 mundo #smbolo dos quatro cantos da terra norte, sul, leste e oeste*. &ete menos um. 3l0o .mperfeito. &mbolo da limita2!o -umana. MMM + smbolo daquilo que jamais c-e0ar a ser sete. /etade de sete. &imboliza imperfei2!o, sofrimento, perse0ui2!o, prova2!o. ,erfei2!o. 3l0o pleno, completo, acabado etc. .srael, o povo de :eus, na anti0a e na nova alian2a. 7un2!o das tribos do .srael anti0o e os apEstolos de 7esus. 8utro smbolo que aponta para a unidade do povo de :eus nas duas alian2as. $rande quantidade. .ndica um 0rande perodo de tempo, n!o necessariamente mil anos literais, com CML dias de <H -oras cada. >< x >< x >.===. 8 n6mero total de todos os salvos por 7esus, que, evidentemente, + muito superior a >HH.===.

42 meses, 1260 dias, 3 anos e meio 7 12 24

12.6 1.20; 5.1; 8.6; 15.1 21.12, 14, 16, 21 4.4

1.000

20.1-7

144.000

7.4; 14.1

", tamb+m, um &i'(oli&'o ./ co,/& #M.>-J*, em que, por exemplo, o vermel-o simboliza assassinato, violnciaI o amarelo simboliza a morte etc. Ainalmente, - um &i'(oli&'o ./ l*0a,/& #>M.>M* - o 3rma0edom n!o deve ser interpretado como um local literal, mas como smbolo de uma 0rande 0uerra contra :eus, travada sem sucesso pelos se0uidores do diabo em todos os tempos.

1 - ESCOLAS DE INTERPRETAO DO APOCALIPSE DE JOO


3o lon0o dos s+culos, diferentes tentativas de interpreta2!o do 3pocalipse de 7o!o tm sido propostas. @rs ser!o aqui descritas P,/t/,i&ta - 3 palavra Kpret+ritoK si0nifica KpassadoK. 3 escola preterista + a que entende que tudo o que est no 3pocalipse de 7o!o j se cumpriu, e serviu apenas para as i0rejas que o receberam no s+culo primeiro da era crist!. 5 claro que - muito no livro que realmente j se cumpriu. /as, se todo o livro foi escrito apenas para os crist!os do primeiro s+culo, qual + o seu valor para os que viveram #e vivem* depois dessa +pocaO #*t*,i&ta - Essa escola tem muitos adeptos em todo o mundo. 3credita que o 3pocalipse + uma proje2!o de acontecimentos futuros. /uitas interpreta24es fantsticas e absurdas tm sido propostas pelos que defendem essa lin-a. 3ssim, por exemplo, dizia-se que a cria2!o do Estado de .srael em >BHJ, a invas!o do 3fe0anist!o pela G'&& em >BNB etc, eram sinais da proximidade do KfimK. 7 se v!o L= anos desde que .srael foi or0anizado, o 3fe0anist!o n!o est mais ocupado e a Gni!o &ovi+tica n!o mais existe. E os que propuseram essas interpreta24es nem admitiram os seus erros.

www.maxmode.blogspot.com

Pgina |4 3 interpreta2!o puramente futurista do 3pocalipse de 7o!o cria o que os estudiosos reformados $errit BerPoQer e "erman 'idderbos criticavam, c-amando de Kescatolo0ia de reporta0emK. 3 Kescatolo0ia de reporta0emK + uma aborda0em muito popular em vrias partes do mundo. &ua principal caracterstica + querer encontrar nas manc-etes dos noticirios, o que pensam ser confirma24es de profecias. 3l+m do mais, se, como querem os futuristas, o 3pocalipse foi escrito para dar uma descri2!o pormenorizada das K6ltimas coisasK, qual foi o seu valor para as comunidades que o receberam no primeiro s+culoO Pa,al/li&'o - Essa + a interpreta2!o proposta por Rilliam "endriPsen no seu comentrio do 3pocalipse, intitulado Mais que Vencedores #publicado no Brasil pela (asa Editora ,resbiteriana*. "endriPsen defende que no 3pocalipse - sete se24es, paralelas uma 9 outra, cada uma apresentando o perodo completo da -istEria da i0reja, at+ 9 se0unda vinda de (risto, sendo que cada se2!o acrescenta al0o que a anterior n!o disse. 3 interpreta2!o proposta por "endriPsen + a que mais justi2a faz ao texto bblico.

2 3 TEOLO!IA DO APOCALIPSE DE JOO


8 6ltimo livro da Bblia tem uma rica teolo0ia. Em sntese, eis uma apresenta2!o de al0uns de seus principais temas teolE0icos O T/&t/'*)4o - 8 prEprio &en-or 7esus + apresentado como sendo a testemun-a por excelncia #>.L*. 8s se0uidores de 7esus devem dar testemun-o dele #>.<, B*, ainda que a pre2o de san0ue #<.>CI M.BI ><.>>*. :e fato, nas comunidades que receberam o livro, -ouve pris4es #<.>=* e muitos martrios #N.>C,>HI >M.MI >N.MI >J.<HI <=.H etc.*. Vale lembrar que, na ln0ua 0re0a, a palavra Ktestemun-aK + a mesma palavra KmrtirK. Em um mundo que perse0ue, oprime e mata os se0uidores de 7esus + importante lembrar a mensa0em do 3pocalipse, que 0arante vitEria aos que s!o fi+is em seu testemun-o. A Lit*,0ia - 8 3pocalipse + o livro do ?ovo @estamento que mais apresenta textos lit6r0icos H.J->>I L.B->HI N.B-><I >>.>L->JI ><.>=-><I >L.C,HI >M.L-NI >B.>->= etc. Gm estudioso do assunto, ,ierre ,rin0ent, professor da Aaculdade de @eolo0ia ,rotestante de Estrasbur0o, Aran2a, lembra que al0uns trec-os parecem um dilo0o lit6r0ico entre um oficiante e uma comunidade que l-e responde. 8 aspecto de culto a :eus no 3pocalipse de 7o!o + importante por vrias raz4es. Gma delas + a recusa dos crist!os a prestar culto ao imperador romano. :iante da exi0ncia do culto ao imperador, os fi+is a 7esus insistem em adorar o :eus (riador e 7usto, que fez, faz e far justi2a. ?!o + sem raz!o que o 3pocalipse ten-a em seu final a ora2!o frequentemente feita pela i0reja primitiva K3m+m. Vem, &en-or 7esusK#<<.<=, cf. . (o >M.<<*. 8 3pocalipse ensina que o culto a :eus n!o + uma fu0a da realidade. ?a verdade, + um momento todo especial, em que as comunidades se fortalecem e renovam sua disposi2!o para dar testemun-o de 7esus no mundo. .sso era importante para as i0rejas da Ssia no s+culo primeiro, e para todos os crist!os em qualquer tempo e lu0ar. www.maxmode.blogspot.com

Pgina |5

A Sal5a67o - "umanamente falando, as i0rejas 9s quais 7o!o enviou o 3pocalipse estavam na pior situa2!o possvel. /as a ,alavra de :eus enviada 9queles crist!os proclama a salva2!o N.>=I ><.>=I >B.>. Essa mensa0em de encorajamento e esperan2a serve como estmulo aos crentes perse0uidos. O J*8o - 8 juzo + o outro lado da salva2!o. 8 :eus que salva seu povo + o :eus que jul0a os rebeldes, os que se recusam a obedec-lo. &e24es inteiras do 3pocalipse, como as trombetas e as ta2as, falam do juzo divino. ?!o se deve pensar em termos de um juzo que acontecer apenas no futuro. ,ois :eus j est exercendo na "istEria seu juzo. :emonstra prudncia quem se arrepende e se converte, quando discerne os juzos de :eus na "istEria. A J*&ti6a - (om toda certeza, a justi2a + um dos temas teolE0icos mais importantes das Escrituras. 8 3pocalipse de 7o!o n!o + exce2!o 9 essa re0ra. ?as p0inas do livro n!o faltam referncias 9 justi2a que :eus far M.>=I >L.HI >M.NI >B.>> etc. Essa mensa0em era muito importante para as comunidades perse0uidas pelo imp+rio romano #simbolizado nas monstruosas bestas do captulo >C*. /as os fi+is seriam reavivados em sua esperan2a, com a mensa0em que lembra que o &en-or do universo + o :eus da justi2a. Essa + uma das raz4es que explicam por que, nos 6ltimos anos, o 3pocalipse de 7o!o tem despertado muito interesse em diversos crculos de estudos bblicos na 3m+rica ;atina. Em um continente marcado por opress!o e injusti2a, a mensa0em da justi2a de :eus na "istEria + de fundamental importFncia. A So(/,a)ia ./ D/*& - Ainalmente, essa lista su0estiva dos principais temas teolE0icos do 6ltimo livro da Bblia apresenta a soberania de :eus. ?!o +, como poder-se-ia pensar, o diabo que est no controle da "istEria + :eus. ,or isso, :eus + retratado no 3pocalipse como estando assentado no trono #H.>->>I L.>I <>.C etc*. ?a literatura apocalptica, o trono + um smbolo de autoridade, domnio, comando e poder. 8 &en-or tem a vitEria em suas m!os. Ele compartil-a sua vitEria com os que l-e s!o fi+is. Ele + o que +, que era, e que - de vir #H.J*, que est presente com seu povo, animando-o a prosse0uir a camin-ada da f+. 3 mensa0em do 3pocalipse de 7o!o tem sido um poderoso instrumento de :eus para o encorajamento de seu povo. 1ue voc e seu 0rupo de reflex!o bblica experimentem crescimento e maturidade com estes Estudos, pois Kbem-aventurados aqueles que lem e aque-les que ouvem as palavras da profecia e 0uardam as cousas nela escritas, pois o tempo est prEximo #>.C*. AUTOR9 RE:; CARLOS RI$EIRO CALDAS #IL<O

www.maxmode.blogspot.com

You might also like