You are on page 1of 3

6.

Alguns componentes estticos A maioria dos autores da rea diz que so quatro os princpios bsicos que aparecem em todo planejamento visual: contraste, repetio, alinhamento e proximidade. O contraste deve ser usado para evitar na criao elementos muito similares. Ele a mais importante atrao visual de uma pgina. A repetio dos elementos cria uma organizao e fortalece a unidade. O alinhamento evita que os elementos sejam colocados aleatoriamente no planejamento. Segundo o princpio da proximidade, Itens relacionados entre si devem ser agrupados, proporcionando unidade visual e organizando as informaes. a. Proximidade Quando elementos, como palavras, frases e imagens, que compem uma pgina esto espalhados, ela assume uma aparncia desorganizada, tornando a informao difcil de ser compreendida pelo leitor. Observe o layout ou a composio dos trs cartazes ao lado e verifique a importncia de se organizar a informao, onde se valoriza o fator proximidade de itens relacionados entre si. Na primeira imagem os designers agruparam as informaes pertinentes ao festival relacionando o ttulo, local, horrio e a fotografia da danarina que ocupa o maior espao da imagem, em funo de sua esttica e importncia no contexto da informao, na medida em que o tema o festival de dana. Verifique que o conceito de proximidade no quer dizer que tudo deva estar prximo, significa que os elementos logicamente com algum tipo de ligao de sentido (local, horrio, itens temticos), tambm devem estar visualmente conectados. No exemplo da imagem do site abcdesign, o simples princpio da proximidade facilita a navegao pelas pginas de um site, se forem unidas as informaes em grupos lgicos. A capa da revista Bienart, tambm utiliza essa recurso para organizar as informaes.

Respostas 1) A imagem Estado de So Paulo utiliza melhor o princpio do alinhamento para organizar a informao porque tem uma esttica organizada, leva em considerao a relao texto e imagem, a informao transmitida com unidade e est interrelacionada, conectada com os elementos visuais.

Minhas sugestes para melhor organizar o layout da imagem do site How to make: organizar as informaes do texto alinhando-as direita, esquerda e ou centralizando de maneira que os elementos logicamente com algum tipo de ligao de sentido estejam visualmente conectados. letras com formas diversas, cores contrastantes, elementos verticais com horizontais. mais imagens para ilustrar ou complementar visualmente a informao do texto contraste de cores com intensidades diferentes na pgina e tambm na fonte.

1) Primeiramente observo no layout da pgina as informaes baseadas no princpio de


repetio (cor, alinhamento, fonte com negrito, linhas de composio grfica) e que

aparecem com fonte destacada (tamanho ou contraste). 2) Os olhos percorrem as informaes que aparecem a fonte destacada (tamanho ou contraste) , as imagens que ilustram a informao e por ltimo as informaes escritas com fonte padro e no destacadas. 3) A leitura acaba nas imagens que ilustram as informaes. 4) Aps a leitura volto s imagens para confirmar a informao lida.

Reflexo
Considerando que o princpio da repetio d unidade informao ao mesmo tempo em que traz maior interesse visual, leia uma revista ou observando no seu layout o princpio da repetio.

Aps a observao e leitura da revista percebi nitidamente que foi utilizado o princpio da
repetio, pois a mesma apresenta informaes colocadas de forma organizada, coesa, chama a ateno e pode ter um entendimento do que lido. Portanto, fica claro a importncia de um planejamento visual adequado no layout da pgina
para que se cumpra o objetivo que se quer alcanar: o interesse pela leitura e o entendimento da mesma.

Ol Adriana, Com base na pergunta, voc ira realizar a leitura e observao de uma revista e em seguida voc ira fazer um breve comentrio sobre o que voc observou no layout e o principio da repetio desta revista. Caso voc tenha dvida sobre o layout e

o principio de repetio voc pode basear - se na leitura que voc realizou anterior. Abraos

You might also like