You are on page 1of 2

Perodo

Florence

Nightingale

Nascida a 12 de maio de 1820, em Florena, Itlia, era filha de ingleses. Possua inteligncia incomum, tenacidade de ro !sitos, determina"o e erse#erana $ o %ue lhe ermitia dialogar com olticos e oficiais do &'(rcito, fa)endo re#alecer suas id(ias. *omina#a com facilidade o ingls, o francs, o alem"o, o italiano, al(m do grego e latim. No dese+o de reali)ar$se como enfermeira, assa o in#erno de 18,, em -oma, estudando as ati#idades das Irmandades .at!licas. &m 18,/ fa) uma #iagem ao &gito e decide$se a ser#ir a *eus, tra0alhando em 1aisers2ert, entre as diaconisas.

3lemanha,

*ecidida a seguir sua #oca"o, rocura com letar seus conhecimentos %ue +ulga ainda insuficientes. 4isita o 5os ital de *u0lin dirigido ela Irm"s de 6iseric!rdia, 7rdem .at!lica de &nfermeiras, fundada 20 anos antes. .onhece as Irm"s de .aridade de 8"o 4icente de Paulo, na 6aison de la Pro#idence em Paris. 3os oucos #ai se re arando ara a miss"o. &m 189,, a Inglaterra, a Frana declaram guerra ; -<ssia= ( a >uerra da soldados acham$se no maior a0andono. 3 entre os hos itali)ados ( de sua grande e a :ur%uia .rim(ia. 7s mortalidade ,0?.

Florence artiu ara 8cutari com @8 #oluntrias entre religiosas e leigas #indas de diferentes hos itais. 3lgumas enfermeiras foram des edidas or inca acidade de ada ta"o e rinci almente or indisci lina. 3 mortalidade decresce de ,0? ara 2?. 7s soldados fa)em dela o seu an+o da guarda e ela ser imortali)ada como a A*ama da BCm adaA or%ue, de lanterna na m"o, ercorre as enfermarias, atendendo os doentes. *urante a guerra contrai tifo e ao retornar da .rim(ia, em 189D, le#a uma #ida de in#lida. *edica$se or(m, com ardor, a tra0alhos intelectuais. Pelos tra0alhos na .rim(ia, rece0e um rmio do >o#erno Ingls e, graas a este rmio, consegue iniciar o %ue ara ela ( a <nica maneira de mudar os destinos da &nfermagem $ uma &scola de &nfermagem em 189/. 3 !s a guerra, Florence fundou uma escola de &nfermagem no 5os ital 8aint :homas, %ue assou a ser#ir de modelo ara as demais escolas %ue foram fundadas osteriormente. 3 disci lina rigorosa, do ti o militar, era uma das caractersticas da escola nightingaleana, 0em como a e'igncia de %ualidades morais das candidatas. 7 curso, de um ano de dura"o, consistia em aulas dirias ministradas or m(dicos. Nas rimeiras escolas de &nfermagem, o m(dico foi de fato a <nica essoa %ualificada ara ensinar. 3 ele ca0ia ent"o decidir %uais das suas funEes oderiam colocar nas m"os das enfermeiras. Florence morre em 1@ de agosto de 1/10, dei'ando florescente o ensino de &nfermagem. 3ssim, a &nfermagem surge n"o mais como uma ati#idade em rica, des#inculada do sa0er es eciali)ado, mas como uma ocu a"o assalariada %ue #em atender a necessidade de m"o$de$o0ra nos hos itais, constituindo$se como uma rtica social institucionali)ada e es ecfica. Primeiras Escolas de Enfermagem 3 esar das dificuldades %ue as ioneiras da &nfermagem ti#eram %ue enfrentar, de#ido ; incom reens"o dos #alores necessrios ao desem enho da rofiss"o, as escolas se es alharam elo mundo, a artir da Inglaterra. Nos &stados Fnidos a rimeira &scola foi criada em 18G@. &m 18GG as rimeiras enfermeiras di lomadas comeam a restar ser#ios a domiclio em Ne2 HorI. 3s escolas de#eriam funcionar de acordo com a filosofia da &scola Florence Nightingale, 0aseada em %uatro id(ias$cha#e= 1$ 7 treinamento de enfermeiras de#eria ser considerado t"o im ortante %uanto %ual%uer outra forma de ensino e ser mantido elo dinheiro <0lico. 2$ 3s escolas de treinamento de#eriam ter uma estreita associa"o com os hos itais, mas manter sua inde endncia financeira e administrati#a.

@$ &nfermeiras rofissionais de#eriam ser res ons#eis elo ensino no lugar de essoas n"o en#ol#idas em &nfermagem. ,$ 3s estudantes de#eriam, durante o erodo de treinamento, ter residncia ; dis osi"o, %ue lhes oferecesse am0iente confort#el e agrad#el, r!'imo ao hos ital. Sistema Nightingale de Ensino 3s escolas conseguiram so0re#i#er graas aos ontos essenciais esta0elecidos= 1J. *ire"o da escola or uma &nfermeira. 2J. 6ais ensino met!dico, em #e) de a enas ocasional. @J. 8ele"o de candidatos do onto de #ista fsico, moral, intelectual e a tid"o rofission

You might also like