You are on page 1of 4

A direo em teatro Gabriela Rabelo

Mrio de Andrade equacionou lindamente a diferena entre os aspectos tcnicos e os artsticos na criao da obra de arte: de um lado h o artesanato - que o aspecto mais tcnico da obra de arte -, que no s ensinvel como indispensvel para quem se pretenda um artista bom. impossvel ser um artista bom sem saber manejar os instrumentos de que cada arte se serve, sem ser um bom arteso no seu ofcio. Mas de outro lado h um aspecto da arte que trgico porque imprescindvel desenvolver e no d para ser ensinado: a resposta individual do artista s questes que cada trabalho seu lhe coloca. Isso posto, fica evidente que - no h uma receita de como dirigir uma pea de teatro. Mas, se no h receita, h algumas leis gerais do teatro a que imperioso obedecer. Neste artigo vamos falar um pouquinho de algumas delas. Desde j fica tambm estabelecido que aqui os termos diretor e encenador se equivalero, embora se saiba que o termo encenador, na forma como concebido em nossos dias, seja de origem recente. Mas a noo de encenao, entendida como a reunio numa s cabea e numa s mo de todos os elementos constitutivos do espetculo, to antiga quanto o prprio teatro, nasceu com ele. Foi com o desfiar dos anos que mudaram o papel e a importncia do teatro na sociedade, e conseqentemente as atribuies do encenador. Se verdade que em tempos passados a prpria sociedade ajudava a "regular" a cena, em nossos tempos to convulsionados, com uma multiplicidade de vises e perspectivas muito incertas, cabe ao encenador, em sua opinio individual e intransfervel - porque formada a partir de sua histria pessoal -, ser o regulador, o mediador entre a obra inicial (seja esta um texto j previamente escrito, um roteiro ou uma simples idia que tomar corpo no decorrer dos ensaios) e o pblico. O nosso teatro hoje j no mais um depositrio ou o anunciador de 'Verdades humanistas e simblicas vlidas para todos"; nem mais um reflexo de um modo anlogo ao nosso, a ponto de nos enganar. Hoje em dia, o teatro muito mais um campo de experimentao da intrincada vida que nos espera "l fora", uma "propedutica da realidade", como diz Bernard Dort. preciso ainda salientar que a tarefa da direo mudar bastante dependendo do quadro onde o espetculo teatral ser criado: dentro de uma escola (e portanto

perseguindo antes de tudo objetivos pedaggicos), por um grupo amador ou para enfrentar o mercado. A mudana de objetivos levar a mudanas de tticas. Mas os princpios que as nortearo sero os mesmos, pois se trata sempre da utilizao da mesma linguagem: a teatral, Caber ao diretor, independentemente da finalidade do seu trabalho: 1. 2. ter uma viso geral da obra a ser encenada; coordenar, a partir dessa viso, o trabalho de todos os co-criadores do espetculo (atores, cengrafos, figurinista, iluminador, cenotcnico etc.). Mas como o diretor adquire essa viso? Os caminhos so muitos, mas, inevitavelmente, tero que passar por: a) leitura exaustiva da obra, de fora pra dentro e de dentro pra fora. Ou seja: ler a obra tentando "decifrar" o texto que est diante de seus olhos e tambm o que no est escrito, mas que sugerido. A leitura desse texto "submerso" refeita durante todo o processo de ensaio, confirmando-se ou negando-se as opinies anteriores. Tal leitura feita isoladamente em conjunto, quer dizer, o diretor a faz sozinho, em sua casa, para se preparar e tambm preparar a leitura que ser feita com todos os participantes do espetculo. E assim, nesse vai e volta, a concepo do espetculo ir sendo elaborada. ele, o encenador, que deve conduzir o processo de discusso sobre o texto de forma aberta e democrtica. Mas no pode nunca perder de vista a sua funo: muitas vezes encontramos atores que executam um trabalho bastante razovel e que, no entanto, tm uma viso no muito abrangente da pea em que esto trabalhando. Se isso possvel para o ator, totalmente impossvel para o diretor, porque o trabalho de ambos de natureza diferente: no do ator h uma grande dose de intuio (o que no dispensa o trabalho analtico via razo). Ele treina, inconsciente ou conscientemente essa forma de percepo. O diretor, no: seu trabalho parte sobretudo da apreenso consciente dos objetivos que quer alcanar e de uma ateno cuidadosa a tudo o que vem das pessoas envolvidas no trabalho. O diretor treina a percepo mais fina, mais sutil, aquela que denota nos pequenos detalhes, grandes possibilidades: mais do que a intuio essa percepo que ele desenvolve. No estou com isso querendo eliminar de todo a intuio como fonte de inspirao para o diretor. Estou apenas tentando delimit-la. E a leitura tem tambm de ser de dentro para fora, ou seja, o diretor precisa tentar fazer seu (de todos) o texto lido, apoderando-se dele, procurando revelar, como 2

se fosse o seu prprio autor, os caminhos que o mistrio da criao percorreu, quer dizer, tornando consciente a parte inconsciente da criao artstica (mas sempre tendo presente que esse um projeto inesgotvel. A arte - como o ser humano que a cria - habita o territrio do infinito, do irrevelado). Cada diretor usa um mtodo prprio para conduzir essa fase de leitura: h os que pegam o texto e fazem leituras com os atores caminhando pelo palco, sem, no entanto, fixar os papis. Cada dia um ator diferente que l o papel de x ou de y, Com isso, h uma multiplicidade de percepes das personagens e das relaes que as determinam. H os que se sentam junto com todo o elenco ao redor de uma mesa para que a pea seja lida, exaustivamente discutida e analisada, redividida em cenas e sequncias que sero determinadas pelas anlises de textos feitas. H os que fazem uma leitura por tabela, ou seja, propondo jogos ou leituras paralelas ao tema do texto, como que preparando o terreno para o plantio definitivo da peca. S ento comeam a le-la, mas ai j dentro do seu universo. H os que misturam tudo isso. E ainda h muitos outros mtodos. O que h de comum em todos eles e a procura de assenhoramento da peca, esse tomar posse fsica e espiritualmente do texto ou tema que ser transposto para o palco. b) Estudo do autor: o que significa essa obra dentro da obra geral do autor? E um tema reiterativo, o da pea a ser montada? Se sim, onde mais o autor tratou desse tema? Sob que ptica? Existe mais de uma verso do texto? Quais as mudanas efetuadas? c) estudo do prprio tema: de que trata a pea? Da loucura? Da escravido? Do amor inatingvel? Estudar essas questes procurando ter uma opinio prpria sobre elas. Comparar sua opinio do autor da pea. estudo do perodo histrico em que viveu o autor: se for contemporneo, ter-se- a facilidade de compartilhar com ele o tempo histrico. Mas sua viso de mundo, seus objetivos em teatro, sero os mesmos (no precisam ser, evidentemente)? Se for um autor de tempos passados, procurar saber o mximo possvel sobre sua poca para tentar decifrar o sentido que a obra que est sendo estudada possua na poca em que foi escrita. Isso no significa que devamos nos preocupar com a reconstituio histrica acima de tudo. O passado interessa, sobretudo porque nos explica. Afinal, somos resultado (no mecnico, evidentemente) dos tempos que nos antecederam.

d)

Vem agora a "parte 2" da direo teatral: a colocao em cena. Para alguns diretores, a ocupao do espao segue paralela ao entendimento da pea: como foi dito anteriormente, os atores apreendem a pea deslocando-se pelo espao cnico que vai sendo construdo e ocupado junto com a descoberta da pea. Outros encenadores dividem claramente a montagem em duas fases: 1. 2. entendimento da pea (ou roteiro, ou tema); colocao em cena.

Tambm aqui no h regras estabelecidas. Pessoalmente acho que o melhor ocupar a cena obedecendo lgica da ao (do jeito mais stanislavskiano que se puder entender a lgica da ao). E como se obedece a essa lgica? Uma vez entendidas pea, cena, personagens, deixar que os atores se movimentem livremente pelo palco a partir desse entendimento, sem nenhum preocupao de compor visualmente a cena. Essa tarefa caber ao diretor, que estando fora do espao cnico e partindo da mesma compreenso da pea, cena e personagem, ir interferindo no trabalho dizendo: "Fulano, se voc se afastar, em vez de se aproximar, esta cena ficar mais clara. " ." Beltrano, experimente repetir a cena com a mesma intensidade, s que sem gritar e sem andar tanto pelo palco." etc. etc. Nessa fase o diretor como um obstetra: depois de gerido, o espetculo tem de ser dado literalmente luz, quando mais do que em qualquer outra ocasio, todas as antenas do diretor tm de ficar ligadas: tudo o que acontece importante. E tem de avanar com grande acuidade e delicadeza. No se pode esquecer que o ator um artista extremamente vulnervel, Ele est l no palco, com sua alma exposta. Cada personagem, com cada espetculo, assemelha-se a um beb que chega ao mundo. E o encenador tem de saber acolher essa criana, deixando-a forte, sadia, sem traumas, nas mos do ator/me. Porque a criana/espetculo (e o diretor no pode nunca esquecer isto: a natureza do trabalho teatral coletiva) e fruto da unio de todas as pessoas - artistas e tcnicos - que se empenharam para seu nascimento. E quem embala o beb, a luz dos refletores ou do sol, o ator.

You might also like