You are on page 1of 8

Keyla Cristiane do Nascimento1 Alacoque Lorenzini Erdmann2

Reexes sobre a losoa do lmite e suas implicaes para o cuidar em enfermagem


RESUMO

Trata-se de um estudo reflexivo que tem por objetivo apresentar a proposta filosfica do espanhol Eugnio Tras, a teoria do limite, e aproximar suas idias disciplina da enfermagem. O estudo aborda a ontologia do limite, o limite do ser e o uso da teoria do limite para a enfermagem. Acredita-se que os limites em sade decorrem dos direitos e valores humanos e esto presentes em nosso dia-a-dia profissional. Refletir no limite da vida, respaldado pela tica, pauta, portanto, o exerccio adequado da tcnica para o bem-estar e o respeito dos seres humanos que cuidamos.
PALAVRAS-CHAVE

tica em enfermagem, filosofia em enfermagem, teoria tica. (Fonte: DeCs, BIREME).

Reections on the Philosophy of Limit and its Implications for Nursing Care
ABSTRACT

This is a reflective study intended to present the philosophical proposal of the Spanish philosopher Eugnio Trias: the theory of limit, and to apply his ideas to the field of nursing. It addresses the ontology of limit, the limit of being, and uses of the theory of the limit for nursing. It is believed that limits to health stem from human rights and values, and are present in our day-to-day activity. As a reflection of lifes limits and supported by ethics, the study tries to relate the application of appropriate technology for well-being to respect for the human beings who are being cared for.
KEY WORDS

Ethics, nursing; philosophy, nursing; ethical theory. (Source: DeCs, BIREME).

1 Doutoranda do Programa de Ps-Graduao em Enfermagem. Universidade Federal do Santa Catarina. Florianopolis, Brasil. keyla_nascimento@hotmail.com 2 Doutora em Filosofia da Enfermagem. Universidade Federal do Santa Catarina. Florianopolis, Brasil. alacoque@newsite.com.br

Recibido: 4 de diciembre de 2008 Aceptado: 17 de junio de 2009

AO 9 - VOL. 9 N 2 - CHA, COLOMBIA - AGOSTO 2009

185-192

185

AQUICHAN - ISSN 1657-5997

Reexiones sobre la losofa del lmite y sus implicaciones en el cuidado en enfermera


RESUMEN

Se trata de un estudio reflexivo que tiene como objetivo presentar la propuesta filosfica del espaol Eugenio Tras (la teora del lmite) y llevar sus ideas a la disciplina de enfermera. El estudio aborda la ontologa del lmite, el lmite del ser y la utilizacin de la teora del lmite en enfermera. En materia de salud, se cree que los lmites se derivan de los derechos humanos y los valores, y estn presentes en nuestro da a da. Reflexionar sobre los lmites de la vida, con el apoyo de la tica, regula el empleo de la tecnologa apropiada para brindar bienestar y respeto a los seres humanos que cuidamos.
PALABRAS CLAVE

tica de enfermera, filosofa en enfermera, teora tica. (Fuente: DeCs, BIREME).

186

AO 9 - VOL. 9 N 2 - CHA, COLOMBIA - AGOSTO 2009

Reflexes sobre a filosofia do lmite e suas implicaes para o cuidar em enfermagem

Keyla Cristiane do Nascimento, Alacoque Lorenzini Erdmann

Introduo
Como toda filosofia digna de um nome, a teoria do limite um mapa do mundo, um dos muitos mapas ou recreaes possveis de uma realidade completa, literalmente inesgotvel em sua dinamicidade construtiva, de onde ningum poder procurar por um mapa total. Em palavras do prprio Eugenio Tras: a filosofia uma proposta ativa e criadora, sempre em construo, sempre em processo de reviso, uma sntese capaz de plantar em forma de idia filosfica, o esboo vivo do que existe (1). Neste artigo apresentamos a proposta filosfica do espanhol Eugenio Tras a teoria do limite e aproximarmos suas idias disciplina da enfermagem. O presente estudo aborda de maneira sucinta alguns dos elementos considerados centrais para analisar e dar conta da argumentao de Tras em sua teoria. Em seguida, antes de passar a ontologia do limite, aborda-se uma breve caracterizao do trabalho de Tras.

A proposta filosfica de Eugnio Tras


Diferente dos atuais discursos filosficos que abordam os sistemas filosficos, os discursos normativos e ontolgicos, Tras constri pacientemente uma resposta a pergunta quem o ser? A resposta do pensador a primeira pergunta da filosofia forma um trabalho meticuloso atravs do qual desenvolve um sistema filosfico com implicaes normativas, ticas, estticas, religiosas e inclusive polticas. A obra de Eugenio Tras muito ampla. Desde a publicao do seu primeiro livro, La filosofia y su sombra (1969), at esta data, tem escrito pouco mais de uma quinzena de livros, alguns deles elogiados na Espanha por suas contribuies e reflexes filosficas. Algumas de suas reflexes so construdas a partir da relao oposio e busca de mediaes entre categorias distintas que formam parte de uma totalidade de anlise. Por exemplo, as reflexes de Tras sobre a filosofia e sua sombra, o poder e a paixo, o belo e o sinistro, o cerco fenomnico e o cerco do encerrado em si, ilustram o proceder desse autor, assim como sua proximidade a metodologia estruturalista (2). Para alguns estudiosos, existe na obra de Eugnio Tras uma coincidncia com o estruturalismo, que talvez se deva crtica que tanto um como outro fazem a viso ocidental moderna do mundo, ao racionalismo cartesiano, ao etnocentrismo ocidental, assim como aos grandes relatos da cultura moderna: a f na razo, no progresso e na tcnica. Outros qualificam sua trajetria dentro do pensamento hispnico neonietzscheano. A expresso ambgua porque no existe nenhuma escola ou corrente dentro da filosofia que se possa chamar como tal. Em todo caso, a expresso refere-se a um conjunto de autores hispnicos que seguem o exemplo do autor de Zaratustra (3). Em suas obras, outros autores esto presentes, como Hegel, sobre quem realizou sua tese de doutorado; Wittgenstein e Kant, de quem recupera a idia de limite, assim como de mundo fenomenolgico; Husserl, de quem prossegue o mtodo fenomenolgico como mtodo de investigao privilegiado.

Para alguns estudiosos, existe na obra de Eugnio Tras uma coincidncia com o estruturalismo, que talvez se deva crtica que tanto um como outro fazem a viso ocidental moderna do mundo, ao racionalismo cartesiano, ao etnocentrismo ocidental.

187

AQUICHAN - ISSN 1657-5997

Qualificar uma obra to vasta, alimentada de diversas tradies e sem final, uma tarefa impossvel. Portanto, mais oportuno distinguir etapas do pensamento do filsofo com a idia de estreitarmos suas reflexes mais recentes e estudarmos as que apresentam evidente proposta filosfica. Em seus escritos expressa que (1) existe um perodo de formao, de busca por criar um estilo de pensamento e de escritura, um perodo de desenvolvimento de uma filosofia que aborda monograficamente temas como o poder, a paixo, o belo, e o sinistro, e um perodo de condensao de uma proposta ou idia filosfica. Neste ultimo centramos a ateno deste artigo. Tras sustenta que um dos motores vitais de um filsofo produzir uma idia clara e distinta ao modo cartesiano. Para Tras, essa idia filosfica comeou a ser parte de sua obra h alguns anos, quando sustentou a teoria do limite; desde ento, torna a escrever constantemente sobre ela, a tal ponto que chamado o filsofo do limite.

Aristteles estabelece que o limite fixa o trmino de uma coisa fora do qual no tem existncia, mas tambm comeo de outra coisa diferente; o limite , portanto, ponto de finitude e de partida (5). Considerando a perspectiva de Aristteles, na geografia o limite refere-se aos confins de um lugar, assinala sua finitude, marca e encerra um lugar que alm dele nosso caminhar se restringe. Mas o limite no s determina a finitude do lugar, tambm inicia outro espao; por tanto, ao mesmo tempo o ponto de unio de um espao que se finda e de outro que inicia. Eugenio Tras prope resgatar as idias aristotlicas, mas tambm explorar uma terceira que resgate o limite como uma zona possvel de indagar, refletir e, finalmente, de colonizar. Tras, no livro Lo bello y lo siniestro (6), defende que o sinistro constitui condio e limite do belo. Como condio, temse que no se d o efeito esttico sem que o sinistro, de alguma maneira, esteja presente na obra de arte. No entanto, como limite, tem-se que a revelao do sinistro destri ipso facto o efeito esttico. Em conseqncia, o sinistro condio e limite do belo: deve estar presente sob forma de ausncia, deve estar velado; no pode ser desvelado. No livro Limite do mundo (1), Tras recorda que o limite romano era o ltimo territrio do imprio e, portanto, da civilizao. Na fronteira, os exrcitos estavam em vigilncia permanente, de olho nas foras que provinham do territrio no conquistado. O limite era um ponto estratgico que resguardava das invases dos povos chamados brbaros pelos romanos. No obstante, o limite era uma zona habitvel e de contato frtil. Na fronteira,

Eugenio Tras prope resgatar as idias aristotlicas, mas tambm explorar uma terceira que resgate o limite como uma zona possvel de indagar, refletir e, finalmente, de colonizar.

A idia de limite comea a ser exposta primeiramente em seus livros Los limites del mundo, mas tem maior claridade em La aventura filosfica e em Lgica del limite. Os livros posteriores aos recm citados uma continuao da ontologia do limite.

A ontologia do limite
No dicionrio de portugus, so diversos os sinnimos de limite, entre eles, beirar, demarcar, delimitar, limiar, restringir, confinar, contentar-se, no passar alm de, ou ainda, trmino (4). Ao buscar a definio de limite no dicionrio de filosofia,

188

AO 9 - VOL. 9 N 2 - CHA, COLOMBIA - AGOSTO 2009

Reflexes sobre a filosofia do lmite e suas implicaes para o cuidar em enfermagem

Keyla Cristiane do Nascimento, Alacoque Lorenzini Erdmann

o trato com o inimigo representava no s um ponto de distncia, mas tambm de encontro com o desconhecido. As invases brbaras no necessariamente significavam uma ameaa para a civilizao; tambm eram uma possibilidade de enriquecerse com elementos culturais alheios. Visto o limite como o lugar de florescimento cultural, para Tras, este pode representar uma figura filosfica com a qual construmos e alcancemos concepes do mundo que permitam captar sua riqueza e enigma. Em sua ontologia do limite, Tras quer deixar bem claro que este desvelamento seu e que quando os filsofos falam de limite, falam de outra coisa:
Dar al limes este estatuto ontolgico es, hasta donde llega mi informacin, algo que hasta ahora ningn discurso filosfico ha acometido. Cierto que desde Descartes a Kant y de este a Wittgenstein y a Heidegger se insiste en la idea de lmite o frontera (Grenze): lmite del conocer (Kant) o lmite del pensar-decir, o lmite del lenguaje y del mundo (Wittgenstein) o lmite del mundo como mundo (Heidegger). Cierto que se usa, en la tradicin trascendentalista, la metfora del horizonte. Ciertamente que Platn piensa la idea como horos, lmite que permite definir y delimitar su contenido. Tras volta a insistir nesse pargrafo: Pero hasta donde llega mi conocimiento, no ha habido ninguna filosofa que trate de concebir y conceptuar el ser en tanto que ser como limes, como lmite y frontera (1).

homem, para ele, no decorre da percepo, seno que algo de natureza mais primria. Por isso a teoria do limite abre uma referncia para ir alm de ms all, pensando no espao prprio do limite. Assim, comea a ontologia que quer elaborar: uma ontologia de limite, a qual denomina filosofia do limite. Ento, no fala do limite em termos ontolgicos, com ser, como lgica; seno que utiliza o conceito de razo, ou de inteligncia racional, que para essa filosofia do limite corresponde ao que chama de razn fronteriza, gerando o conceito de fronteira da razo. Frente a uma razo dogmtica, ou frente s propostas ps-modernas de dissoluo da razo, prope uma razo crtica que se expande de forma transversal pelos mbitos especficos da filosofia: no mbito da esttica e da filosofia da religio, no mbito da tica e da reflexo cvico-poltica. Porm, essa proposta de razo permite uma reflexo sobre nossa prpria condio humana, permite esclarecer o que somos (7). Para o autor, a filosofia unitria; no existem especialidades filosficas. Tratase de empregar uma idia sobre os distintos mbitos nos quais circula a reflexo filosfica, para o qual preciso formular e elaborar do melhor modo essa idia como proposta. Tal proposta filosfica sempre que permita entender de forma renovada a realidade e o mundo em que estamos, toda vez que nos possibilite clarificar nossa prpria capacidade (inteligncia) e dot-la de sentido e significao.

Os limites geralmente haviam sido planejados em termos de limite de conhecimento, mas Tras lhes da uma atribuio ontolgica; essa uma grande mudana que tenta passar: propriamente o limite metafsico.

A originalidade de Tras est na inflexo que faz metafsica. Os limites geralmente haviam sido planejados em termos de limite de conhecimento, mas Tras lhes da uma atribuio ontolgica; essa uma grande mudana que tenta passar: propriamente o limite metafsico. Para Tras est na essncia do ser ser de limite, portanto, o limite do conhecimento do

O limite do ser
Tras prope compreender o que somos atravs da idia de limite. Somos o limite do mundo; em razo de nossas emo-

189

AQUICHAN - ISSN 1657-5997

es, paixes e usos lingsticos, dotamos de sentido e significao o mundo em que habitamos. Abandonamos a simples natureza e ingressamos no universo do sentido universo do mundo. Mas, constitumos um limite entre esse mundo de vida em que habitamos e seu prprio ms all: o crculo de mistrio que nos transcende que determina nossa condio mortal (1). Encontramos em sua filosofia, em seu desvendar o limite e o limite do ser como conceito ontolgico central, o limite concebido como uma fronteira entre o ser e o mundo de sua existncia e para alm dele mesmo. Em sua mais profunda evidncia, de reconhecimento do limite do ser, este se situa frente a si mesmo e, ao existir transparente, em sua plenitude prodigiosa. A filosofia do limite nos oferece conceitos que se interconectam entre eles, como o marco do surgimento, o limite hermtico e a zona limtrofe como reas de experincia humana. A capacidade de olhar para alm de seria o trao essencial dessa experincia limtrofe e para o ser humano que assumira sua condio de limite, um ser humano capaz de uma dupla possibilidade de conhecimento: aquelas regidas pela necessidade dos seres vivos (personalidade de um sujeito frente a um mundo de objetos) e aquela que se situa na conscincia do existir, pondo entre parnteses a necessidade, que permite transcender ao mundo sujeito-objeto para situar-se na realidade do ser de limite. Refletir sobre a possibilidade de olhar para alm de se concretiza numa reflexo sobre a tica fronteiria, sobre a opo tica que favorece a condio de limite e do ser de limite. Nossa condio limtrofe e fronteiria nos estabelece a infinita distncia da na-

tureza (pr-humana) e do mistrio (suprahumano). Nossa condio marca suas diferenas em relao ao fsico (a vida vegetal ou animal) e em relao ao metafsico ou teolgico (a vida divina). Aprofundar no reconhecimento dessa condio humana de carter limtrofe e fronteirio o objetivo de uma filosofia que aspira a ser a mais adaptada s reflexes dessa mudana de sculo e de milnio, e que conecte com as grandes tradies da filosofia (6). At aqui, trago o posicionamento de Tras. Em nosso dia-a-dia, na hora da procura por uma deciso boa ou correta perante um conflito, a respeito do uso de uma determinada tcnica a servio do ser humano na rea da sade, a soluo no me parece simples. A pessoa prudente ir refletir cuidadosamente sobre os limites da cincia e a sua aplicao; entretanto, dificilmente concordar em uma nica soluo, uma nica razo (boa ou melhor). Quais os critrios para o estabelecimento ou fixao dos limites humanos o tecnolgicos para uma ao boa ou adequada no campo da sade? So diversos a os critrios que iro nos ajudar no discernimento dos limites.

A filosofia do limite nos oferece conceitos que se interconectam entre eles, como o marco do surgimento, o limite hermtico e a zona limtrofe como reas de experincia humana.

A teoria do limite na enfermagem


Parece-me que os limites de carter tico que devem orientar o uso adequado ou bom uso da cincia, particularmente da cincia biomdica, esto diretamente relacionados com os direitos humanos. Estes tm, por sua vez, um denominador comum: a dignidade humana. Esta um elemento nuclear da tica. A dignidade humana deveria ser o fundamento dos cdigos deontolgicos, das constituies nacionais. A dignidade humana deveria ser

190

AO 9 - VOL. 9 N 2 - CHA, COLOMBIA - AGOSTO 2009

Reflexes sobre a filosofia do lmite e suas implicaes para o cuidar em enfermagem

Keyla Cristiane do Nascimento, Alacoque Lorenzini Erdmann

o ultimo critrio para julgar toda norma deontolgica e preceito legal de qualquer canto do mundo. Porque o homem e a mulher tm dignidade, independentemente da sua idade, cor da pele e condio social. Em palavras de Kant, na sua obra Fundamentao da Metafsica dos costumes, ele e ela merecem respeito (8). Esse princpio tem as suas fronteiras, limites e reas de indeterminao, discusso e conflito. A final, quando existe o ser humano, a pessoa humana? Outro limite de carter tico so as diversas aplicaes da tecnologia na rea da sade, decorrentes do progresso da cincia da autonomia do ser humano. O termo autonomia, derivado dos vocbulos gregos auto (prprio) e nomos (lei ou regra), significa a capacidade de definir as suas prprias regras e limites, sem que estes precisem ser impostos por outro (9). A autonomia um processo gradativo de amadurecimento que ocorre durante toda a vida, propiciando ao ser humano a capacidade de decidir e, ao mesmo tempo, de arcar com as conseqncias dessa deciso, assumindo, portanto, responsabilidades. A prtica de sade em situaes limtrofes permite ao ser humano a estruturao de sua autonomia? Tem na prtica tal poder e tal possibilidade? Ou ser uma prtica necessariamente fundamentada na coero, como pensava Kant? Pode a prtica de sade, da enfermagem, ser uma prtica aberta liberdade? Se refletirmos sobre esta questo, e procurarmos sentir a sua densidade, veremos que est em discusso a prpria possibilidade da liberdade humana, analisada

neste pequeno texto em uma situao especfica a prtica de sade apenas por uma necessidade de recorte do tema para tornar possvel a reflexo. Em outras palavras, no h uma liberdade social e uma liberdade de cuidados, distintas e separadas; trata-se do mesmo fenmeno em situaes diferentes. Para falar da autonomia do cliente, imprescindvel uma melhor compreenso do ser humano e seus direitos na sociedade. Na rea da sade, reconhecer que os indivduos so seres livres e autnomos para determinarem seu prprio destino implica oferecer alternativas teraputicas e de cuidado (10), explicitar os riscos e benefcios inerentes a cada uma delas e certificar-se de que os clientes tenham compreendido claramente todas as informaes prestadas e respeitar sua deciso final. Outro limite o auto-respeito. Autorespeito significa ter certeza dos nossos valores; uma atitude afirmativa diante de nosso direito de viver e de ser feliz; a sensao de conforto ao reafirmar de maneira apropriada os nossos pensamentos, as nossas vontades, as nossas necessidades (11); o sentimento de que a alegria o nosso direito natural por termos sido criados e existirmos no mundo. O auto-respeito , sobretudo, a garantia do respeito ao outro. Entretanto, nem todas as pessoas possuem verdadeiro auto-respeito. Precisamos estar sempre preparados para agir com compreenso e tranqilidade diante dos acontecimentos. O dilogo e a discusso das normas, dos problemas ligados aos valores: o que fundamenta a ao dos profissionais de sade, a pesquisa cientfica, as experincias com animais e seres humanos, as questes sociais relativas sade, ou seja, o que diz respeito vida, so limites

Outro limite de carter tico so as diversas aplicaes da tecnologia na rea da sade, decorrentes do progresso da cincia da autonomia do ser humano.

191

AQUICHAN - ISSN 1657-5997

que nos remetem dignidade humana, ao carter tico, ao limiar da vida. Sendo assim, a tica, como uma rea de pesquisa, pode valer-se da contribuio de outras cincias que tambm se dedicam a produo do conhecimento. Reconhecendo essa interao, pode-se dizer que o pensar-refletir-ponderar o limite da vida em sade, aliado ao posicionamento tico, produz caractersticas distintas: Origina-se em um ambiente cientfico pela necessidade dos prprios profissionais de sade se protegerem e protegerem a vida humana; Surge de um esforo interdisciplinar, uma vez que no se trata de uma cincia feita, clara e definida. Parte-se dos princpios e dos valores tradicionais e com eles trata-se de encontrar solues ou problemas novos, propostos pela biologia e por outras cincias; Busca humanizar o ambiente hospitalar, extra-hospitalar e, em particular, promover o direito das pessoas a exercer uma sadia liberdade, especialmente, no que tange o limiar da vida;
REFERNCIAS 1. 2. 3.

Ocupa-se em buscar a dimenso tica dos problemas novos relacionados ao tema em questo, criados pelas cincias biomdicas. Os limites, os quais esto presentes em nosso dia-a-dia, so respaldados pela tica, e pautam, por tanto, o exerccio adequado da tcnica para o bem-estar e respeito dos seres humanos que cuidamos.

cerca e que concebido por Tras como fronteira da razo, a qual convive no mbito da esttica, da religio, da teoria do conhecimento, da tica. A descrio de sua teoria nos leva a compreender que ser de limite ou limite do ser significa reconhecer a condio fronteiria da nossa existncia e a dupla natureza do ser humano: as regidas pela necessidade dos seres vivos e as situadas na conscincia do existir. A filosofia de Tras oferece a chave para abordar fenmenos diversos da natureza, cada mbito da vida e a relao entre eles, mediante sua descrio minuciosa, refletida, pensada acerca da filosofia e o encontro desta com a razo, trazendo tona o conceito do limite ou fronteira. Ao olhar para a sade, para a disciplina enfermagem, percebe-se que os limites que acompanham o desenvolvimento e aplicao das tecnologias e cincias, decorrentes dos direitos e valores humanos (autonomia, dignidade, liberdade) no a destroem nem a aniquilam, mas orientam, pautam e desafiam o seu bom desempenho.

Consideraes finais
As questes sobre a vida e o ser humano formuladas em cincias s podem compreender-se a partir das diversas formas de relao entre a visibilidade, o olhar e o conhecimento, ou seja, a maneira de olhar o seu objeto, ou ainda, a partir dos diversos modos de enfocarmos determinado assunto. A ontologia do limite de Eugenio Tras tem como inteno principal submeter a razo a um dilogo constante com aquilo que a desafia. Ela oferece um novo conceito crtico de razo que emerge na fronteira entre ela mesma e aquilo que a

Tras E. Los lmites del mundo. Barcelona: Destino; 2000. Grave C. El uso prctico de la razn fronteriza. Barcelona: Destino; 2000. Lamana DC. Itinerrio filosfico de Eugenio Tras; 2002. Disponvel em: http://serbal.pntic.mec.es/ AparteRei/ [Consulta em 05 de agosto de 2007]. Ferreira ABH. Dicionrio da lngua portuguesa. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; 1986. Abbagnano N. Dicionrio de filosofia. 4 ed. So Paulo: Martins Fortes; 2003. Tras E. Lo bello y lo siniestro. Barcelona: Ariel; 2001.

7. 8.

Tras E. tica y condicin humana. Pennsula; 2000. Kant I. Crtica da razo pura. 4 ed. Prefcio traduo portuguesa, introduo e notas: Mourujo AF. Traduo: Santos MP; Mourujo AF. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1997. Beauchamp TL, Childress JF. Princpios de tica biomdica. So Paulo: Loyola; 2002. Ann Seago, J. Autonomy: A realistic goal for the practice of hospital nursing? Aquichn. Jan./Dec. 2006; (6)1: 92-103.

9. 10.

4. 5. 6.

11. Santos LR, Beneri RL, Lunardi VL. Questes ticas no trabalho da equipe de sade: o (des)respeito aos direitos do cliente. Rev Gacha Enferm. 2005; (26)3: 403-13.

192

AO 9 - VOL. 9 N 2 - CHA, COLOMBIA - AGOSTO 2009

You might also like