You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI UESPI CAMPUS CLVIS MOURA COORDENAO DO CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: FILOSOFIA GERAL PROF.

ALMERINDA

BRUNO SAMPAIO SANTOS

RESUMO: A CONDIO HUMANA

TERESINA-PI 2013

ARANHA, Maria Lcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. 3. ed. So Paulo: Moderna, 2005. pp.28-39.

De incio, as autoras indagam sobre a natureza humana. Segundo elas, o ser humano no analisa as ideias que esto em suas afirmaes usuais, em que podem ser descobertos alguns pressupostos tericos. Dentre os quais a ideia de que no adianta tentar mudar o mundo, pensamento da imutabilidade dos fatos; assim como a ideia da predestinao, pensamento de iseno do livre arbtrio. O fato que h uma distino entre as espcies animais no que se refere ao uso ou no da inteligncia como fator de flexibilidade dos atos. Enquanto os animais utilizam-se de instintos e reflexos para o estabelecimento das relaes, os seres humanos so dotados de racionalidade, e a partir disso, so capazes de realizar atividades que fogem do padro, ou seja, o homem capaz de inovar, de improvisar, e claro, de criar e recriar. No entanto, estudos recentes mostram a atenuao das diferenas entre o homem e os animais. Um exemplo disso a prpria espcie dos chimpanzs, capaz de criar utenslios e de organizar-se em formas mais elaboradas de comunicao. Todavia, o ser humano no nasce com sua inteligncia plenamente desenvolvida. Requer-se um processo de educao e socializao. Caso contrrio, o indivduo ter uma excluso automtica da sociedade, uma vez que no desenvolveu os artifcios bsicos da comunicao e expresso. Segundo o livro, a individualidade humana construda dentro da vivncia social. E justamente a dialtica entre o social e o pessoal que ir orientar o percurso humano. Assim, necessrio ainda que se entenda o fato de que a inteligncia usada para a sobrevivncia humana chamada concreta. Enquanto que a inteligncia usada para o estabelecimento comunicativo, a prpria linguagem, utilizando-se de smbolos, conhecida como abstrata. E a partir dessa necessidade de criar que o homem transforma o meio e, portanto, produz cultura e a recria. Alm disso, para que se produza cultura requerido o uso da linguagem simblica, estabelecida pelo uso de signos simblicos, aceitos por conveno pelo grupo social. Dessa forma, a linguagem humana propicia o desenvolvimento do trabalho, o que garante, portanto, um parmetro para a distino entre o ser humano e os animais. Um dos maiores problemas humanos ainda a capacidade de conciliar tradio e ruptura, mudana e continuidade. O fato que todo ato humano regido pelo pensamento e pela ao. Dessa forma, o ser humano pode ir de encontro ao pr-estabelecido, diferentemente dos animais. O homem , portanto, capaz de refletir-se em sociedade.
2

As autoras defendem ainda, o fato de que necessria a garantia dos direitos fundamentais ao ser humano. Para elas, ningum nascido de seres humanos pode ser excludo da convivncia social. E utilizando-se do pensamento de Kant, aprofundam o fato de que a dignidade humana precisa ser conservada como um fim em si mesmo, uma vez que ningum um meio para o quer que seja. Para tanto, o estudo antropolgico crucial para o entendimento da formao humana, sob diferentes ngulos. O fato que a cultura humana, mltipla e varivel no tempo e no espao, passa por crises; e quando ocorrem, h o rompimento com antigas certezas ou verdades absolutas, como ocorreu na mudana de mentalidade mtica para filosfica na Grcia Antiga, alm da evoluo das cincias como produto da criao humana. Dessa forma, e com base antropolgica, surgiram correntes para explicar a natureza humana. Dentre elas, a essencialista, defendida por Plato e Aristteles, que defende o fato de a essncia humana ser a mesma em diferentes tempos e lugares, e as diferenas so acidentes a serem corrigidos. Para outros, como Marx e Nietzsche, a corrente supracitada falha, e passam a defender suas teorias em discordncia com a tradio. Diferentes vises so aplicadas para o assunto. Segundo Plato, a realidade est no mundo das ideias. Enquanto que Aristteles afirmava que todo ser era na atualidade sua forma em potncia. E mais ainda, na Idade Mdia, Santo Toms de Aquino afirmava que o ser estava de passagem na Terra. Vrios so os crticos da corrente essencialista. Karl Marx, por exemplo, afirma que no h uma natureza humana universal. O homem aquilo que ele produz, regido pelas condies econmicas. Kierkegaard e Nietzsche, por outro lado, apoiam a viso da concretude humana na realidade cotidiana. Atrelada a esses pensadores surgiu a fenomenologia, corrente fundada por Husserl, e defendida por Jean-Paul Sartre. Por fim, Sartre, representante do existencialismo francs, dizia que s os animais so em si, enquanto que o homem o ser para si, e, portanto, dotado da conscincia de si. Logo, o ser humano capaz de construir a prpria existncia.

You might also like