You are on page 1of 13

HISTOLOGIA

O organismo humano composto por 4 tecidos bsicos de tecidos: Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso. TECIDO EPITELIAL As principais caractersticas do tecido epitelial so: 1. Suas clulas mantm muito pouco espao entre si, portanto, so justapostas. 2. Suas clulas estabelecem muitas junes intercelulares com as clulas epiteliais vizinhas. 3. H muito pouco material extracelular entre as suas clulas. 4. A forma de suas clulas bastante diversa, desde achatada at piramidal, passando por cbica e cilndrica. 5. O tecido epitelial em princpio no contm vasos sanguneos. 6. Na interface das clulas epiteliais com o tecido conjuntivo h uma delgada lmina de um complexo de macromolculas denominada lmina basal. 7. Apresentam polaridade. 8. As clulas epiteliais frequentemente tm especializaes da sua membrana plasmtica, tais como microvilosidades, clios, estereoclios, alm das junes intercelulares. Funes do tecido epitelial: 1. 2. 3. 4. Proteger o organismo do meio externo. Revestir superfcies. Secretar molculas. Transportar molculas ou ons entre dois compartimentos.

dividido em 2 grupos principais, de acordo com sua estrutura e funo: Revestimento. Glandular.

Epitlios de revestimento As clulas so organizadas em camadas que cobrem a superfcie externa do corpo ou revestem as cavidades do corpo. Podem ser classificados de acordo com o nmero de camadas: Epitlio simples: uma camada de clulas. Epitlio estratificado: mais de uma camada de clulas.

Ou de acordo com a forma de suas clulas: Pavimentoso. Cbico ou prismtico. Cilndrico.

Dessa forma tem-se 9 tipos de epitlios de revestimento: 1. Epitlio Pavimentoso Simples: Composto por uma nica camada de clulas poligonais, delgadas, ou de perfil baixo, firmemente aderidas. Revestem os alvolos pulmonares, compem a ala de Henle e a camada parietal da cpsula de Bowman do rim, e formam o revestimento endotelial dos vasos sanguneos e linfticos, assim como o mesotlio das cavidades pleural e peritoneal. 2. Epitlio Cubide Simples: Composto por uma nica camada de clulas poligonais. Formam os dutos de muitas glndulas do corpo, a cobertura do ovrio e alguns dos tbulos renais. 3. Epitlio Colunar Simples: Apresenta uma nica camada de clulas que possuem perfil retangular e ncleos ovoides. Reveste grande parte do trato digestivo, vescula biliar e grandes dutos das glndulas. Reveste tambm o tero, ovidutos, ductos derentes e pequenos brnquios, locais onde apresenta clios. 4. Epitlio Pavimentoso Estratificado no-queratinizado: Composto por vrias camadas de clulas. As que localizam-se prximas a camada basal tem formato cuboide, as localizadas no meio do epitlio so polimorfas e as que compe a superfcie so pavimentosas (achatadas). Essas clulas da superfcie so nucleadas e no produzem queratina. Usualmente esse epitlio mido e encontrado revestindo a boca, faringe oral, esfago e cordas vocais verdadeiras e vagina. 5. Epitlio Pavimentoso Estratificado Queratinizado: semelhante ao noqueratinizado, exceto pelas camadas superficiais deste epitlio serem substitudas por queratina. Constitui a epiderme da pele. 6. Epitlio Cubide Estratificado: Contm 2 camadas de clulas cubides. Reveste os dutos das glndulas sudorparas. 7. Epitlio Pavimentoso Estratificado: Constitudo por uma camada mais profunda, baixa, de polidrica a cuboide; e uma camada superficial de clulas colunares. encontrado na conjuntiva do olho, alguns dutos excretores e algumas regies da uretra masculina. 8. Epitlio de Transio: Composto por vrias camadas de clulas. As mais basais so colunares baixas a cuboides. As intermedirias tm um formato polidrico. As mais superficiais possuem um formato de abboda. Forram o trato urinrio dos clices renais at a uretra. 9. Epitlio Colunar Pseudoestratificado: Aparenta ser estratificado devido ao fato das clulas possurem alturas diferentes, mas na realidade composto por uma nica camada de clulas. encontrado na uretra masculina, no epiddimo e nos grandes dutos excretores das glndulas. Apresenta clios em determinados locais que reveste, como a traqueia, brnquios primrios, tuba auditiva, parte da cavidade timpnica, cavidade nasal e saco lacrimal.

Glndulas As glndulas originam-se de clulas epiteliais que abandonam a superfcie da qual se formaram e penetram no tecido conjuntivo subjacente, produzindo uma lmina basal em torno delas. As unidades secretoras, juntamente com seus dutos, constituem o parnquima da glndula, enquanto o estroma da glndula representa os elementos do tecido conjuntivo que invadem e sustentam o parnquima. Conforme o mtodo de distribuio dos seus produtos, as glndulas so classificadas em: Glndulas excrinas secretam seus produtos, atravs de dutos, para a superfcie interna ou externa do tecido. Ex: glndula sebcea e sudorpara. Glndulas endcrinas secretam seus produtos diretamente nos vasos sanguneos ou linfticos. Ex.: tireoide. Tambm so classificados de acordo com a natureza de sua secreo: Glndulas mucosas secretam mucingenos, grandes protenas glicosiladas. Ex.: glndulas salivares da lngua e palato. Glndulas serosas secretam um fluido aquoso rico em enzimas. Ex.: pncreas. Glndulas mistas apresentam cinos (unidades secretoras) que secretam ambas secrees. Glndulas excrinas Possuem 3 mecanismos diferentes para liberar seus produtos: Mercrino - a secreo se d por exocitose. Ex: glndula sudorpara. Apcrino uma pequena poro do citoplasma apical liberada juntamente com o produto de secreo. Ex: glndula mamria. Holcrino - uma clula secretora amadurece, morre e torna-se o produto de secreo. Ex: glndula sebcea.

Podem ser unicelulares ou multicelulares. Essas, por sua vez so classicadas em: Simples- quando os dutos no so ramificados. Compostas quando os dutos se ramificam. Tubulosas. Acinosas. Tubuloacinosas.

Glndulas endcrinas Possuem clulas secretoras das glndulas endcrinas esto organizadas em cordes celulares, ou em folculos. Cordonal - a disposio mais comum, as clulas formam cordes anastomosantes em torno de capilares ou sinusides sanguneos. Folicular - as clulas secretoras (clulas foliculares) formam folculos que envolvem uma cavidade que recebe e armazena o hormnio secretado.

LMINA BASAL uma estrutura que fica localizada entre as clulas epiteliais e o tecido conjuntivo subjacente, o qual ela prende-se atravs de fibrilas de ancoragem constitudas por colgeno tipo VII. composta principalmente por colgeno tipo IV, pelas glicoprotenas laminina e entactina e proteoglicanas. No existem somente em tecidos epiteliais. Tem muitas funes: estrutural; filtrao de molculas; influencia a polaridade das clulas; regula a proliferao e a diferenciao celular; influi no metabolismo celular; organiza as protenas na membrana plasmtica das clulas adjacentes. Membrana basal = camada situada abaixo dos epitlios, normalmente formada pela fuso de duas lminas basais, ou de uma lmina basal e uma lmina reticular.

Polaridade A maioria das clulas epiteliais possui domnios morfolgicos, bioqumicos e funcionais distintos. A polaridade da clula pode estar relacionada a uma ou todas estas diferenas. Elas possuem 2 domnios: apical- voltado para a luz; e basolateral cujo componente basal esta em contato com a lmina basal. O domnio apical pode apresentar algumas modificaes, as quais permitem que o epitlio efetue diversas funes. Estas modificaes incluem microvilosidades, clios e flagelos. Microvilosidades Encontradas em algumas clulas epiteliais colunares e cuboides com funo absortiva. Ex: entercitos e clulas dos tbulos proximais. Cada microvilosidade conte um eixo central de 25 a 30 filamentos de actina, ligados transversalmente por vilina, presos a uma regio amorfa em sua ponta e que se estendem para o citoplasma, no qual os filamentos de actina esto imersos na trama terminal. A trama terminal um complexo de molculas de actina e de espectrina, assim como de filamentos intermedirios localizados no crtex das clulas epiteliais. Em intervalos regulares, a miosina-I e a calmodulina ligam os filamentos de actina membrana plasmtica das microvilosidades dando-lhes sustentao. Esterioclios so microvilosidades longas encontradas somente no epiddimo e nas clulas pilosas sensitivas da cclea. Clios So projees mveis, semelhante a pelos, que se projetam da superfcie de algumas clulas epiteliais. So especializados para impulsionar muco e outras substncias sobre a superfcie do epitlio, atravs de rpidas vibraes rtmicas. So encontrados em boa parte do epitlio do sistema respiratrio (brnquios e traqueia) e no oviduto. O eixo central do clio contm um complexo de microtbulos disposto de modo uniforme denominado axonema. O axonema composto por microtbulos e dinena. Flagelos

As nicas clulas que os possuem so os espermatozoides. Possuem uma estrutura semelhante a dos clios, porm os flagelos so mais longos e limitados a um por clula.

JUNES INTERCELULARES As clulas epiteliais apresentam uma intensa adeso mtua para evitar a entrada de partculas estranhas no organismo. Essa adeso em parte devida ao coesiva dos membros de uma famlia de glicoprotenas transmembrana chamadas caderinas. Do ponto de vista funcional, as junes podem ser classificadas como: Junes de adeso (znulas de adeso , hemidesmossomos e desmossomos). Junes impermeveis (znulas de ocluso). Junes de comunicao (junes comunicantes ou junes gap). As znulas de ocluso localizam-se entre membranas plasmticas adjacentes e, entre as clulas dos epitlios, so as junes com localizao mais apical. As znulas de ocluso funcionam de duas maneiras: elas (1) impedem os movimentos das protenas de membrana do domnio apical para o domnio basolateral e (2) fundem as membranas plasmticas de clulas adjacentes impedindo as molculas hidrossolveis de passarem entre as clulas. As znulas de adeso do complexo unitivo esto localizadas logo abaixo das znulas de ocluso e tambm circundam a clula. Esta juno no somente une as membranas celulares uma outra, mas tambm liga o citoesqueleto das duas clulas atravs das protenas de ligao transmembrana. Os desmossomos so junes semelhantes a soldas ao longo das membranas celulares laterais, que auxiliam a resistir a foras de cisalhamento. As junes comunicantes so constitudas por seis protenas transmembranas (conexinas) intimamente unidas e que se renem formando estruturas denominadas conexonas, poros aquosos que cruzam a membrana plasmtica e estendem-se at o espao intercelular. Elas diferem das znulas de ocluso e de ancoragem, por mediarem a comunicao intercelular permitindo a passagem de vrias substncias entre clulas adjacentes. O hemidesmossomo assemelha-se a meio desmossomo e serve para prender a membrana celular basal lmina basal. As protenas de ligao transmembrana dos hemidesmossomos so integrinas, uma famlia de receptores da matriz extracelular, enquanto as dos desmossomos pertencem famlia da caderina de protenas de adeso clula-a-clula.

TECIDO CONJUNTIVO O TC permite a interao entre os outros tecidos, a fim de manter um corpo funcionalmente integrado.

originado principalmente do mesoderma. As clulas multipotentes do embrio originam-se do mesnquima, o qual origina-se da crista neural. O tecido conjuntivo maduro classificado em: TC propriamente dito TC conjuntivo especializado

O TC composto por clulas e grande quantidade de matriz extracelular, que consiste de substncia fundamental e fibras. Funes bsicas do TC: Dar sustentao estrutural Servir de meio para trocas Ajudar a defesa e proteo do corpo Armazenamento de gordura

MATRIZ EXTRACELULAR A substncia fundamental um material hidratado, amorfo, composto por glicosaminoglicanos, proteoglicanos e glicoprotenas de adeso. As fibras da MEC so de colgeno e elsticas. As fibras de colgeno so inelsticas e possuem grande resistncia a trao. Os principais tipos de colgenos e sua respectiva localizao so: Tipo I TC propriamente dito, osso, dentina e cemento. Tipo II Cartilagens hialina e elstica. Tipo III Fibras reticulares. Tipo IV - Lmina densa da lmina basal. Tipo V Associado ao colgeno tipo I e na placenta. Tipo VII Liga a lmina basal lmina reticular.

As fibras elsticas so constitudas por elastina e microfibrilas, so caracteriza por sua grande capacidade distensvel. CLULAS Clulas fixas (residentes) Clulas transitrias

As clulas fixas se desenvolvem e permanecem no local no tecido conjuntivo onde exercem suas funes. Ex: Fibroblastos Adipcitos

Pericitos Mastcitos Macrfagos (residentes de determinado tecido, p. ex., as clulas de Kupffer)

As clulas transitrias originam-se principalmente da medula ssea e circulam no sangue. Ex: Plasmcitos Linfcitos Neutrfilos Eosinfilos Basfilos Moncitos Macrfagos

***Clulas fixas do tecido conjuntivo Fibroblastos originam-se de clulas mesenquimatosas indiferenciadas. Sintetizam a matriz extracelular do tecido conjuntivo. Podem estar no estado ativo ou quiescente. Podem diferenciar-se em adipcitos, condrcitos (formao de fibrocartilagem), e osteoblastos (em condies patolgicas). Miofibroblastos so fibroblastos modificados, que possuem caractersticas semelhantes tanto s dos fibroblastos como s das clulas musculares lisas. So abundantes em reas de cicatrizao de leses; e no ligamento periodontal. Pericitos originrios de clulas mesenquimais indiferenciadas, circundam parcialmente as clulas endoteliais de capilares e pequenas vnulas. Possuem uma lmina basal prpria. Adipcitos originam-se de clulas mesenquimatosas indiferenciadas. Podem ser unilocular ou multilocular. Sua funo sintetizar, armazenar e liberar gordura. Mastcitos originam-se de clulas-tronco da medula ssea. Medeiam o processo inflamatrio e as reaes de hipersensibilidade imediata. Macrfagos comportam-se como clulas transitrias ou fixas. Sua funo fagocitar clulas senescentes, lesadas e mortas e restos celulares, e dirigem o material ingerido por meio da ao de enzimas hifrolticas de seus lisossomos. Os macrfagos tambm auxiliam a defesa do corpo fagocitando e destruindo substncias estranhas, como microorganismos. ***Clulas Transitrias do TC Derivam de precursores vindos da medula ssea.

Plasmcitos presentes principalmente em reas com inflamao crnica e nas quais substncias estranhas ou microorganismos penetraram nos tecidos. So originarias dos linfcitos B. Produzem e secretam anticorpos. Leuccitos Glbulos brancos que circulam no sangue.

CLASSIFICAO DOS TECIDOS CONJUNTIVOS 1. Tecido conjuntivo Embrionrio Inclui o TC mesenquimatoso e TC mucoso.

1.1 TC mesenquimatoso - Est presente somente no embrio e constitudo por clulas mesenquimatosas imersas em uma substncia fundamental gelatinosa que contem fibras reticulares dispersas. As clulas mesenquimatosas possuem um ncleo oval e o citoplasma escasso, de colorao clara. 1.2. TC mucoso (geleia de Wharton) um tecido conjuntivo frouxo amorfo que contem uma matriz gelatinosa composta basicamente por acido hialurnico e esparsamente povoada por fibras de colgeno do tipo I e do tipo III e por fibroblastos.

2.

Tecido conjuntivo propriamente dito

subdividido em 4 tipos: TC frouxo, denso, reticular e tecido adiposo. 2.1 TC frouxo (areolar) - Preenche os espaos do corpo abaixo da pele, fica abaixo do revestimento mesotelial da cavidade interna do corpo, est associada adventcia dos vasos sanguneos e envolve o parnquima das glndulas. Caracteriza-se por uma substncia fundamental e fluido tecidual abundantes abrigando as clulas fixas do tecido conjuntivo, clulas indiferenciadas e muitas clulas transitrias responsveis pela inflamao, reaes alrgicas e resposta imunolgica. Nessa substncia fundamental tambm h fibras de colgeno, reticulares e elsticas. 2.2 TC denso Contem a maioria dos mesmos componentes do TC frouxo, porm apresenta uma alta concentrao de fibras e pouca de clulas. classificado conforme a orientao e disposio dos feixes de fibras de colgeno. No TC denso no-modelado os feixes de fibras de colgeno esto dispostos ao acaso. Contem principalmente fibras colgenas grosseiras entrelaadas formando uma rede resistente a traes de todas as direes e fibroblastos nos interstcios entres os feixes de colgeno. Constitui a derme da pele, as bainhas dos nervos e as cpsulas do bao, testculo, ovrio, rim e ndulos linfticos.

No TC denso modelado os feixes de fibras de colgeno esto dispostos em paralelo ou de uma forma organizada. Composto por feixes de fibras colgenas, grosseiras, fortemente compactadas e orientadas em cilindros ou lminas paralelos. Fibroblastos delgados e achatados localizam-se entre os feixes de colgeno e seus eixos maiores so paralelos aos feixes. Tendes, ligamentos e aponeuroses so exemplos desse tecido. TC elstico denso modelado Possui fibras elsticas grosseiras ramificadas e somente algumas fibras de colgeno formando redes. Esto presentes nos grandes vasos sanguneos, ligamentos amarelos da coluna vertebral e o ligamento suspensor do pnis. 2.3 Tecido Reticular As fibras de colgeno formam redes semelhantes a malhas entremeadas com fibroblastos e macrfagos. So os fibroblastos que sintetizam colgeno tipo III, principal componente fibroso do tecido reticular. Esse tecido forma a estrutura arquitetnica dos sinusides hepticos, tecido adiposo, medula ssea, nodos linfticos, bao, msculo liso e ilhotas de Langerhans. 2.4 Tecido Adiposo classificado em tecido adiposo branco e marrom conforme a composio por adipcitos uniloculares ou multiloculares. O Tecido adiposo branco composto por adipcitos uniloculares. Possui uma rica vascularizao. Armazena triacilgliceris. O Tecido adiposo marrom ou pardo composto por adipcitos multiloculares. altamente irrigado e est associada produo de calor pelo corpo.

3.

TC especializado

Os tipos de TC especializado so a cartilagem, o osso e o sangue.

CARTILAGEM Participa da sustentao do corpo, age como amortecedor e torna possvel a movimentao das articulaes. A cartilagem possui uma matriz firme e flexvel, resistente s tenses mecnicas. Possui clulas denominadas condrcitos, que ocupam pequenas cavidades, denominadas lacunas, situadas dentro da MEC secretada por eles. avascular, os nutrientes chegam at as clulas atravs de difuso. Segundo as fibras presentes na matriz, h 3 tipos de cartilagem: Cartilagem hialina, cuja matriz contem colgeno tipo II.

Cartilagem elstica, que contem colgeno tipo II e abundantes fibras elsticas dispersas por toda a matriz, deixando-a mais flexvel. Fibrocartilagem , cuja matriz possui fibras colgenas do tipo I, o que lhe permite resistir a grandes traes. O pericndrio uma bainha de TC, vascularizada, que cobre a maior parte da cartilagem. composto por uma camada fibrosa externa e uma camada celular interna cujas clulas secretam a MEC. 1. Cartilagem Hialina encontrada no nariz, laringe, nas extremidades ventrais das costelas, onde se articulam com o esterno, nos anis da traqueia e dos brnquios, e nas superfcies articulares. Histognese clulas mesenquimatosas retraem seus prolongamentos e formam centros formadores de cartilagem. Esses, por sua vez, diferenciam-se em condroblastos, os quais comeam a secretar matriz em torno de si. Quando esto totalmente envolvidos pela matriz, passam a ser denominados de condrcitos. As clulas mesenquimatosas situadas na periferia da cartilagem em desenvolvimento diferenciam-se formando fibroblastos, os quais produzem o pericndrio. Clulas da cartilagem: clulas condrognicas, condroblastos e condrcitos. Matriz extracelular: Colgeno tipo II, proteoglicanos, glicoprotenas e fluido extracelular. 2. Cartilagem Elstica

Presente no pavilho da orelha, tubas auditivas interna e externa, epiglote e laringe. Na maioria dos aspectos, a cartilagem elstica semelhante. Diferenas da cartilagem elstica p/ cartilagem hialina: Presena de fibras elsticas; Mais amarelada e opaca; Camada fibrosa externa do pericndrio rica em fibras rica em fibras elsticas; A MEC possui abundantes fibras elsticas de delicadas a grosseiras, ramificadas, interpostas entre feixes de fibras colgenas do tipo II; Os condrcitos so mais abundantes e maiores.

3.

Fibrocartilagem

Est presente nos discos intervertebrais, na snfise pbica, nos discos articulares e ligada ao osso. No possui pericndrio; MEC escassa com feixes de colgeno tipo I.

OSSO Uma das substncias mais duras do corpo, um tecido dinmico, que troca de forma constantemente. Funo: sustentao e proteo dos rgos. Tambm servem como alavancas paras os msculos presos a ele. um reservatrio de vrios minerais do corpo (p ex. clcio). Contm uma cavidade central, a cavidade da medula, que hospeda a medula ssea, um rgo hematopoitico. Exceto nas articulaes sinoviais, a superfcie externa revestida pelo peristeo, uma camada celular interna contendo clulas osteoprogenitoras. A cavidade central revestida pelo endsteo, um tecido conjuntivo delgado especializado composto por uma monocamada de clulas osteoprogenitoras e de osteoblastos. composto por uma MEC calcificada, composta por fibras (colgeno do tipo I) e substncia fundamental. As clulas osteoprogenitoras diferenciam-se em osteoblastos. Esses produzem a MEC. Quando os osteoblastos encontram-se envolvidos pela MEC passam a ser denominados ostecitos. A matriz ssea tem constituintes inorgnicos e orgnicos. A parte inorgnica constituda principalmente por clcio e fsforo, alm de bicarbonato, citrato, magnsio, sdio e potssio. A dureza do osso e fora dos ossos so causadas pelas associaes dos cristais de hidroxiapatita com o colgeno tipo I(principal composto orgnico). Clulas do tecido sseo: Osteoprogenitoras derivadas do mesnquima embrionrio, podem passar por divises mitticas e tm o potencial de se diferenciar-se em osteoblastos. Osteoblastos clulas sseas jovens, existentes em regies onde o tecido sseo encontra-se em processo de formao. Sua funo produzir a MEC. Ostecitos derivados dos osteoblastos, so as clulas maduras. Secretam substncias necessrias para a mnutencao dos ossos e so implicados na mecanotransduo. Osteoclastos clulas que promovem a destruio da matriz ssea e, posteriormentem reabsorvem a matriz, participando da regenerao de fraturas.

A medula ssea composta por dois tipos: medula ssea vermelha, na qual formam-se as clulas do sangue, e a medula ssea amarela constituda principalmente por gorduras. Sistemas lamelares do osso compacto O osso compacto composto por delgadas camadas de osso, lamelas, que se dispem em sistemas lamelares, especialmente evidentes nas difises dos ossos longos. Estes sistemas lamelares so as lamelas circunferenciais externas, lamelas circunferenciais internas, steons (sistemas de canais de Havers) e lamelas intertisciais. As lamelas circunferenciais externas ficam logo abaixo do peristeo, formam a regio mais externa da difise e contm fibras de Sharpey, que ancoram o peristio ao osso. As lamelas circunferenciais internas envolvem completamente a cavidade da medula ssea. Trabculas de osso esponjoso projetam-se das lamelas circunferenciais internas para a cavidade da medula, interropendo o revestimento das mesmas pelo endsteo. O osso compacto composto por um grande nmero de sistemas de canal de Havers, cada sistema composto por cilindros lamelares dispostas concentricamente em torno de um espao vascular denominado canal de Havers. Os canais de Volkmann so os espaos vasculares perpendiculares aos canais de Havers, comunicando-os. As lamelas intersticiais so restos de steons que persistem como arcos irregulares de fragmentos de lamelas envolvidos por steons. Histognese do osso: Intramembranosa: refere-se formao de osso diretamente sobre ou dentro das membranas de tecido mesenquimatoso. Endocondral: refere-se substituio gradativa de cartilagem por osso.

SANGUE um fluido viscoso, levemente alcalino (ph, 7,4). um tecido conjuntivo especializado composto por: hemcias, glbulos brancos e plaquetas suspensos na MEC, denominada, plasma. A funo primria do sangue o transporte de nutrientes, gases e eletrlitos pelo organismo. Tambm ajuda a manter a temperatura do corpo e manter o equilbrio cido-

base e osmtico dos fluidos do cropo. Serve como uma via de migrao dos glbulos brancos. Plasma = MEC, composta principalmente por gua, protenas, sais inorgnicos, ons, compostos nitrogenados, nutrientes e gases. Plaquetas = so pequenos fragmentos celulares, anucleados, discides, derivados dos megacaricitos da medula ssea. Eritrcitos Leuccitos Granulcitos: Basfilos, Eosinfilos e Neutrfilos. Agranulcitos: Moncito, Linfcito.

TECIDO MUSCULAR

You might also like