You are on page 1of 7

Santos, A. D. & Jac-Vilela, A. M. Rdice: Passado e Futuro.

RDICE: PASSADO E FUTURO


Alessandra Daflon dos Santos Ana Maria Jac-Vilela Universidade Estadual do Rio de Janeiro RESUMO: Este artigo apresenta a Rdice Revista de Psicologia, produzida por psiclogos cariocas entre 1976 e 1981. Esta revista foi de grande importncia (intelectual e afetiva) para a gerao que, durante o perodo da ditadura militar brasileira, graduava-se em psicologia. Levava aos seus leitores matrias sobre temas variados e polmicos, no existentes nas revistas de psicologia da poca, como a represso poltica, o tratamento desumano nos hospitais psiquitricos, a regulamentao da profisso de psiclogo, as terapias corporais, entre outros. Participava, com outras publicaes nanicas, do Comit de Imprensa Alternativa, indicando sua participao ativa nos debates polticos ocorridos poca. A Rdice , pois, um analisador da constituio histrica da psicologia carioca, sendo um dos poucos dispositivos de divulgao do pensamento de outras formas de se fazer psicologia. PALAVRAS-CHAVE: histria; psicologia; Rdice. RDICE: PAST AND FUTURE ABSTRACT: This paper presents Rdice a psychology magazine, published by psychologists from Rio de Janeiro between 1976 and 1981. This publication had a huge intellectual and emotional importance for a generation of psychology students graduated during the period of militar dictatorship in Brazil. Rdice offered to its readers papers on diverse and polemical themes, unusual to psychology publications of that epoch, such as political repression, nonhuman treatment in psychiatric hospitals, regulation of the psychologist profession, and corporal therapies. Rdice was, like other small publications, part of the Alternative Press Committee, and had an active participation on the political debates of that time. Rdice, thus, allows us to analyze the history of psychology in Rio de Janeiro, being one of the fews devices to present other ways of doing psychology. KEY WORDS: history; psychology; Rdice.
...quantas coisas perdidas e esquecidas no teu ba de espantos.... (Quintana, 2001)

Rdice muito prazer! assim comeou a jornada da revista que se transformou em um veculo do pensamento vanguardista de uma gerao de psiclogos cariocas. O tema que apresentamos como tese de doutorado se refere anlise da trajetria da Rdice - Revista de Psicologia, publicada na segunda metade dos anos 1970 e incio dos 80. Esbarramos com a Rdice durante a elaborao da dissertao de mestrado. Este fato provocou um desvio considervel no trabalho, passando a revista a ser sua fonte principal. Ali encontramos matrias sobre as polticas e o trabalho dos profissionais de sade mental, as denncias de maus tratos e violncias que ocorriam dentro dos hospitais psiquitricos brasileiros, alm de fornecer visibilidade aos enfrentamentos e conquistas polticas dos profissionais de psicologia, como a criao da primeira Associao Profissional de Psiclogos (APP/RJ), temas caros nossa dissertao. Todas essas histrias e muitas outras se encontram nas pginas da Rdice, revista viva, pulsante, as discusses e reflexes ali impressas se mantendo na ordem do dia. O objetivo deste texto , portanto, apresentar um pouco da trajetria da Rdice, tendo em vista o quase total desconhecimento de sua existncia no s pelos estudantes e profissionais de Psicologia do Rio de Janeiro, onde teve maior presena, quanto tambm do restante do pas. Para tanto, dividiremos este trabalho em alguns tpicos. Primeiramente apresentaremos algumas linhas 26

mestras da histria formal, digamos assim, da Rdice. Em seguida, descreveremos o seu processo de construo, analisando seus trs primeiros nmeros, o que representou no final dos anos 1970. Rdice, um Pouco de Histria A Rdice foi uma grande inveno. Surgiu em 1976 e insistiu1 at 1981, transformando-se, posteriormente, em um jornal chamado Rdice Luta e Prazer, que aos poucos foi deixando o nome Rdice de lado, mantendo apenas o Luta e Prazer, durando, assim, at 1984. Um dos principais responsveis por essa histria foi o psiclogo Carlos Ralph, ou C Ralph, como assinava as matrias e os editoriais da revista. Muitos outros tambm contriburam - e insistiram - por bastante tempo, na produo de uma revista que fosse veculo das lutas ento travadas: as transformaes no campo da sade mental; as discusses sobre os currculos de psicologia; a represso dentro dos campi universitrios; as novas propostas em relao regulamentao da profisso de psiclogo; as denncias de torturas e desaparecimentos daqueles que lutavam contra o regime militar no s no Brasil, mas tambm nos demais pases da Amrica Latina; a divulgao de autores como Foucault, Guattari, Basaglia, Laing, Nise da Silveira, Garcia-Roza, entre outros. Tudo na revista era trabalhoso e artesanal, da elaborao das matrias distribuio, o que comprometia sua periodicidade, muito pouco regular. Seu pblico alvo era o universo psi, pessoas interessadas em psicologia, psicanlise e psiquiatria.
1

Insistiu porque em tempos to duros estvamos, bom lembrar, em plena ditadura militar. Assim, s insistindo, e muito!

Psicologia & Sociedade, 17 (3), 18-24, set-dez: 2005.

Atravs da leitura atenta dos nmeros da Rdice, estabelecemos trs momentos marcantes em sua trajetria, no que diz respeito aos temas dos artigos ou objeto de discusso em diversas sees e matrias. Assim, no primeiro, entre os temas discutidos e apresentados destacam-se a anti-psiquiatria, as denncias dos abusos que ocorriam dentro dos muros dos hospitais psiquitricos, alm de tratar das arbitrariedades da ditadura militar. J no segundo, as discusses voltaramse para comportamento e sexualidade, foi ficando mais reichiana2, sem que isso implicasse um abandono dos temas iniciais, da postura crtica e da irreverncia marca da revista. O terceiro momento, por sua vez, pode ser entendido como um desdobramento do segundo: nos anos 1980, o grupo que produzia a revista resolveu publicar uma outra que fosse veculo de trabalhos desenvolvidos nas universidades, surgindo a Rdice Teoria/Crtica, com entrevistas e matrias sobre temas controvertidos e pouco abordados. Representava a perspectiva de se fazer um jornalismo da teoria, como consta do nico nmero da revista, publicado em 1980. No editorial deste, Ralph apontava duas premissas bsicas: a valorizao do debate, da discusso, mas enquanto veculo para a publicao dos textos; e, a valorizao do espao do leitor, fundamental para a revista, pois suas pginas encontravam-se abertas a todos (1980: Rdice, 1(1), Editorial). Ainda nesta dcada, Rdice ousa mais uma vez:
Imagine um encontro de muitas pessoas de cabeas abertas, numa linda casa antiga cercada de bosques por todos os lados. Imagine uma programao de 108 eventos em quatro dias de sol. Imagine que nesse espao, nesses dias, discutiram-se inmeras alternativas para a prtica psi no Brasil e fique de gua na boca. (1980: Rdice, 3(13), 2023).

E ficamos! Este foi o I simpsio Alternativas no Espao Psi, organizado junto com a Livraria Muro. Aconteceu na Escola de Artes Visuais, no Parque Lage, no Rio de Janeiro e reuniu cerca de novecentas pessoas. O tema foi Srio Alegre, expressando bem sua finalidade, discutir, descontraidamente, questes importantes para o campo psi.. Vale a pena apresentar uma sntese do programa do Simpsio, imperdvel...
O programa geral do Simpsio foi dividido em trs: Oficial, Paralelo e Surpresa. No Oficial, mesclaram-se conferncias e exposies sobre trabalhos alternativos e questionamentos tericos com prticas e vivncias corporais de psicodrama, bioenergtica, biodana e outros. No Programa Paralelo, informao e arte: filmes, peas teatrais, teatro de bonecos, Do-In, udio-visuais. No Programa Surpresa, as surpresas, claro: baile com orquestra, shows musicais, rdio Srio Alegre, um clarinetista no telhado, capoeira, massagens e Madame Zulema, a cartomante, atraindo filas e curiosidades. As cartas no mentem... (1980: Rdice, 3(13), 2023).

Mais trs outros encontros aconteceram. O II Simpsio, em 1981, teve como tema central A Poltica do Corpo. Em 1982, quando a revista j havia se transformado no jornal Rdice Luta & Prazer, aconteceu o III Simpsio, cujo tema era Expresses de vida. De acordo com Coimbra (1995), deste simpsio participaram os psiclogos e psicanalistas do IBRAPSI 3 , representantes dos movimentos sociais e alguns exilados recm-chegados ao Brasil. O IV e ltimo Simpsio aconteceu em 1983; seu tema foi Preveno, psicologia e poltica. Tambm marcaram aquele momento os ciclos, organizados com a proposta de debater os trabalhos de Wilhelm Reich. O I Ciclo Reich, em 1981, voltou-se principalmente para as prticas reichianas e neo-reichianas. O II Ciclo com o tema Desenvolvimento e Aplicaes Prticas do Pensamento Reichiano, ocorreu em 1983. Estes dois tipos de eventos marcaram poca e a trajetria daqueles que tiveram a oportunidade deles participar, ao apresentarem temas que propunham uma viso mais abrangente da psicologia e apontarem para os atravessamentos desta com outros campos, como o candombl, os ensinamentos orientais, o direito ao aborto, a poltica, a filosofia, as questes da psicanlise, o psicodrama, o teatro, a biodana etc. Ao discutir o surgimento da nova esquerda ou esquerda alternativa nos anos 1970 no Brasil e no mundo, Arajo (2000) diz que, em todo o mundo ps-68, surgiram movimentos que pretendiam reinventar a poltica. Esses novos grupos questionavam o comunismo ortodoxo, o socialismo e a burocratizao da poltica. Criticavam o imobilismo do Partido Comunista e pregavam aes extremas e radicais para que ocorressem as transformaes sociais que acreditavam urgentes. Tambm no Brasil, os grupos que constituam o que a autora chama de nova esquerda, ou esquerda radical, ou ainda esquerda alternativa, no eram apenas opositores ditadura como haviam sido os grupos e movimentos dos anos 1960 - mas tambm, ou principalmente, ordem instituda, cultura dominante, entendidos como presentes inclusive nas prprias organizaes de esquerda. Aqueles grupos se pensavam como uma alternativa para a prpria esquerda, pois pregavam, para alm das mudanas no universo macro da poltica, do Estado, da ordem econmica, as transformaes na vida cotidiana, nos modos de ser e agir de cada um. Ao nosso ver, a revista Rdice um analisador4 da constituio histrica do campo psi carioca. Visando a fundao/inveno de novas prticas, atravs do
3

Ralph, em entrevista realizada em 04/06/2002.

Instituto Brasileiro de Psicanlise, Grupos e Instituies (IBRAPSI) fundado por Gregrio Baremblit, Chaim Samuel Katz e Luiz Fernando de Melo Campos. Foi lanado publicamente em 1978 no I Congresso Internacional de Psicanlise, Grupos e Instituies. Muitos dos seus outros colaboradores eram argentinos em sua maioria fugindo da represso que propunham uma clnica social, com nfase nas questes que se referiam ao campo da sade mental. As idias do IBRAPSI se contrapunham s das sociedades oficiais de psicanlise que se empenhavam na defesa do que entendiam como sendo a verdadeira psicanlise e apostavam em uma clnica privada e intimista. Sobre esse assunto ver Rodrigues (2002).

27

Santos, A. D. & Jac-Vilela, A. M. Rdice: Passado e Futuro.

questionamento da psicologia baseada em modelos clssicos, individualistas e a-histricos, props caminhos alternativos para a psicologia, entendendo-a como prtica social e poltica. Descrevemos, a seguir, o processo de construo de seus trs primeiros nmeros, exerccio fundamental para podermos construir sua histria ou uma histria, entre outras tantas possveis. importante relatar, inicialmente, a dificuldade de acesso a exemplares da revista. Rdice ficou guardada em bas, os estudantes e profissionais de hoje no tm acesso a ela, pois, com sua proposta de uma psicologia alternativa, nunca fez parte de acervos institucionais. Encontramos a maior parte dos nmeros no acervo do Ncleo Clio-Psych/UERJ. Carlos Ralph nos cedeu uma coleo completa, alm de muitos outros documentos. O olho procura detalhes no labirinto de Ddalo No d para esquecer a voz da professora: o que voc quer perguntar para o documento?, que perguntas fazer Rdice? Pois sabemos que o olho s v a totalidade a revista em sua inteireza. Nunca havia pensado em como se faz uma revista. E agora Jos?5 Diferentemente do personagem mitolgico, no pretendemos triunfar sobre o labirinto. Queremos conhecer suas reentrncias, seus caminhos curvilneos, sinuosos, perdendo-nos cada vez mais nas pginas da revista, um emaranhado de perguntas surgem. O exerccio dizer sobre, refazer seus caminhos, descrev-la. Tarefa no muito fcil, pois, na maior parte dos nmeros publicados, no encontramos aqueles dados esperados em revistas em muitos no h datas, um em especial no tem sequer nmero de pginas. Fizemos um trabalho de garimpagem em seus 15 nmeros com o auxlio de outros materiais6 procuramos definir algumas datas, mas, mesmo assim, at agora algumas ainda permanecem imprecisas. A origem, porm, ntida: em busca de caminhos alternativos para discutir e divulgar o que acontecia no campo psi, um grupo de estudantes e psiclogos reuniuse em torno da idia de fazer uma revista. Surgiu, assim, a Rdice. Foram investidos 6 meses de trabalho desde a formao da equipe7, a arrecadao de algum dinheiro at a edio final da revista. Tudo isso foi feito sem que o
4 Conceito apresentado por Lapassade e Lourau, o analisador um dispositivo, aqueles acontecimentos que podem agitar a Assemblia Geral socioanalitica permitindo fazer surgir, com mais fora, uma anlise; que fazem aparecer, de um s golpe, a instituio invisvel...(Lourau, 1993, p.35). 5 Ttulo de poesia de Carlos Drummond de Andrade. 6 Utilizamos o jornal O Sigmund, do IBRAPSI (Instituto Brasileiro de Psicanlise, Grupos e Instituies) entrevistas com Ralph, bibliografia sobre as prticas psi e a imprensa alternativa no perodo no Brasil. 7 Alm de Carlos Ralph, que no expediente aparece como editorgeral, os colaboradores do primeiro nmero foram: Joel Bueno, Jussara Lins, Eduardo Tornaghi, Regina Salim, David Bocai, Jean dos Santos, Maria da Glria, Solange Perdigo, ngela Bernardes, Milton Athayde, Tereza Costa Barros, Jos Novaes, Maria Buschinelli. Arte: Ruben Fernandes, Vera Bernardes, Washington Lessa, Carlos Ralph. Composio: Sergio Falco. Montagem: Roberto Dalmaso (1976: Rdice, 1.)

grupo original tivesse, inicialmente, a menor idia de como fazer uma revista, do que era uma lauda, dos tipos de papel, dos custos e, ainda por cima, sem sede, sem telefone... apenas alguns rapazes e moas latinoamericanos sem dinheiro no bolso mas cheios de idias na cabea. Seu primeiro nmero foi lanado em 20 de setembro de 19768, em uma festa no Teatro Joo Caetano, no Rio de Janeiro. Teatro alugado, participao garantida de artistas como Djavan, ngela Rr, Therezinha de Jesus, entre outros, a festa s foi liberada pela censura meia hora antes. Um fato marcou o evento: houve um atraso na impresso da revista, problemas grficos aguaram nosso chope9. Inicialmente, o ponto de encontro dos organizadores era o bar 004 na Rua Farani, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, e um orelho ali perto era o meio de contato com os distribuidores e colaboradores da revista. Depois de algum tempo, conseguiram uma pequena sala na Casa do Estudante Universitrio, que se transformou em escritrio da revista, sua sede provisria at conseguirem alugar uma sala comercial no centro da cidade. O nome da revista foi escolhido por Carlos Ralph, que se inspirou na palavra latina radix10. Em seu primeiro nmero, a capa trazia uma grande raiz em spia, com o nome da revista destacado em preto. Ralph apontou11 que a expresso revista de psicologia foi agregada mais tarde12, pois a inteno naquele momento era provocar a curiosidade dos que a vissem. Abrindo a revista, v-se uma citao de Edgard Morin13. Na terceira pgina est o editorial, assinado por Ralph, que tambm assinar todos os seguintes. Neste, apresenta-se a proposta da revista:
... ser, fundamentalmente, uma revista de jornalismo da Psicologia. Na verdade, no tenho muita clareza sobre o que seja esse jornalismo, mas acho que tentando mostrar, discutir, saber o que est acontecendo na Psicologia, estaremos no caminho certo (1976: Rdice, 1 (1)).

Tambm se deixa claro que a revista no est ligada a ... nenhuma instituio, medalho ou esperamos tomadas (1976: Rdice, 1(1), citando em seguida alguns

Esta data no se encontra em nenhuma parte do primeiro nmero. Como em relao a outras tantas, foi presumida. No n. 4 (setembro/ 1977), comemorando 1 ano da revista, na Sesso Geralmente, p.5, h uma nota que, ao falar desse percurso, fornece alguns indcios de datas: Em setembro do ano passado, dia 24, saa da grfica o primeiro nmero da Rdice. Temos, pois, dois acontecimentos a nos indicar a data do primeiro nmero da revista: a festa de lanamento e a referncia data de sada da grfica. 9 1997: Rdice, 1(2), 4 (Sesso Geralmente). 10 Radic (i)-. [Do lat. Radix, icis] El. comp. = raiz: radicvoro; radical (Ferreira, 1986). 11 Entrevista com Carlos Ralph realizada em 04/06/2002. 12 Est no nmero 2, desaparece no nmero 3 e uma constante do nmero 4 at o ltimo. 13 Socilogo e pensador francs, nascido em Paris em 1921, participou da resistncia ao nazismo durante a II Guerra Mundial. um dos mais importantes pensadores da atualidade.
8

28

Psicologia & Sociedade, 17 (3), 18-24, set-dez: 2005.

jornais que faziam parte da imprensa alternativa , como o Bondinho, Ex, Pasquim, Movimento, Opinio, Scaps, Versus, Ordem e Abertura, a famlia da qual participavam: ... chegamos para fazer parte desse mundo subterrneo, dessa espcie nanica que sobrevive sem vender conscincia (1976, Rdice, 1(1)). No editorial h a promessa de ser uma revista bimestral com planos de, no futuro, transformar-se em mensal, mas esta promessa nunca se cumpriu. No existe nenhuma referncia quanto tiragem. Nos primeiros tempos, a revista era divulgada atravs do famoso boca-a-boca denominado distribuio direta - e vendida nos centros acadmicos das universidades e em algumas bancas de jornal no Rio de Janeiro. Nos outros estados sua distribuio inicial ocorreu atravs da Editora Ground Informao; esta parceria manteve-se at o quinto nmero, quando Rdice passou a ser distribuda pela Bagao Editora Promoes e Publicidade ltda15. No primeiro nmero foram publicadas quatro matrias, um comentrio sobre livro, uma entrevista com um aluno de psicologia (Thiago) que havia abandonado a faculdade, alm das sesses Estgios e Geralmente, esta a nica que se manteve do primeiro at o ltimo nmero. Na pgina quatro, Rdice traz a traduo de uma matria da revista Temps Modernes, dirigida, na poca, por Jean-Paul Sartre, que a transcrio de uma gravao feita por um paciente do tumultuado dilogo entre ele e seu analista, acompanhada de uma carta do paciente, no assinada. Na carta, o paciente conta sua fuga de um hospcio francs e como comeou a fazer anlise. Com inmeras crticas ao tratamento psicanaltico, sugere o ttulo de dilogo analtico para a matria. Este dilogo foi publicado no Brasil no nmero 39 da revista Bondinho e a Rdice decidiu tambm divulg-lo16. O artigo seguinte, assinado por Carlos Ralph, intitulase Inteligncia e nutrio a psicologia da inteligncia est limpa. Uma foto sugestiva (de Beto Felcio), de mos com luvas cirrgicas, ilustra a matria em que Ralph apresenta inmeras crticas pesquisa e prtica asspticas no campo da psicologia, apontando a utilizao de testes psicolgicos importados, sem reflexo sobre sua adequao s precrias condies econmicas e sociais da maioria da populao brasileira. Os trabalhos de Russo (1993) e Coimbra (1995) nos mostram que nos 1970 ocorreu o boom dos cursos de
14

psicologia e tambm da psicanlise no Brasil. Os cursos de graduao tinham um currculo voltado para os estudos sobre comportamento humano, avaliao psicolgica (testes e diagnsticos) e uma tendncia mdico/ organicista clara. Em sua maioria, os que concluam os cursos de psicologia, procuravam ingressar nas sociedades de psicanlise17, enfatizando um tipo de clnica individualista, valorizando o domnio privado e intimista. A psicanlise naquele momento parecia oferecer as solues para os dramas das famlias de classe mdia. As autoras citadas enfatizam que, naquele perodo, surgem os que contestam esse predomnio individualista, as prticas, produtoras e reprodutoras de uma determinada ordem social hegemnica naquele momento histrico e que produziam subjetividades aderentes a ela, que se conformam silenciosamente. Como um bom representante deste movimento de oposio s prticas hegemnicas da poca, Carlos Ralph critica o afastamento das questes polticas e sociais do pas por parte dos psis brasileiros, bem como sua nfase nos pressupostos cientficos e, portanto, neutros da psicologia. Seu artigo termina ridicularizando a psicologia de ento:
... o que acontece que at agora a Psicologia de uma maneira geral est limpa at demais. Asseada, bem tratada, educada, bonita, condescendente. Freqenta os melhores clubes, hotis, casas, palacetes. Sempre risonha, discute inteligentemente os temas softs do momento, as ltimas modas, os ltimos encontros. Uma perfeita dama. Atende a domiclio, aceita gorjetas (1976: Rdice, 1(1), 10-11).

Nas pginas 20 e 21, encontramos um outro exemplo das crticas feitas ento tanto psicologia quanto medicina, entendidas como prticas voltadas para a
17 A Sociedade Brasileira de Psicanlise de So Paulo (SBPSP) sempre aceitou psiclogos, mas as duas sociedades cariocas (a Sociedade Brasileira de Psicanlise do Rio de Janeiro (SBPRJ) e a Sociedade Psicanaltica do Rio de Janeiro (SPRJ)) somente aceitavam mdicos. Esta realidade mudou no incio dos anos 1980, quando as sociedades perderam flego, candidatos e clientes, aps a exploso do caso Amlcar Lobo, mdico em formao na SPRJ que foi acusado de, enquanto mdico do Exrcito, ter participado de sesses de tortura. Ver, a respeito, Coimbra (1995) e Russo (1993). 18 Nos anos 1970, no havia o cargo de psiclogo nos servios de sade. Os que ali trabalhavam eram contratados como estagirios e alguns recebiam apenas uma ajuda de custo. Nestes servios eram hegemnicas prticas como a prescrio de eletrochoques, punio em celas de isolamento para os pacientes mais agressivos, conteno nos leitos, impregnao medicamentosa, todas elas fundamentadas no modelo da psiquiatria clssica/positivista. Neste perodo a assistncia mdica havia passado a se basear principalmente na compra de servios privados pelo INPS (Instituto Nacional de Previdncia Social, criado em 1966, como efeito das polticas altamente centralizadoras instauradas no pas aps o golpe de 1964. Posteriormente suas funes foram subdivididas entre vrios ministrios). Esse tipo de estratgia gerou um aumento nos custos dos servios de sade e inmeras distores em sua prtica, como, por exemplo, o crescimento do nmero das internaes psiquitricas, auxiliando a expanso da rede privada, fenmeno que ficou conhecido como a indstria da loucura. A ateno para o que acontecia dentro dos hospitais psiquitricos brasileiros tornou-se tema de outros nmeros da Rdice, em especial o nmero sete, de 1978, totalmente dedicado denncia de atos violentos ocorridos em hospitais psiquitricos.

Nos anos 1970, surgiu no Brasil um tipo de imprensa, denominada alternativa ou nanica, nomes derivados tanto de sua circulao ser bem menor que a dos peridicos da grande imprensa quanto do fato de nela serem publicadas matrias sobre temas que a grande imprensa se recusava a publicar, com medo da censura. Os jornais e revistas nanicos eram, em sua maioria, ligados a grupos de esquerda. Logo em suas primeiras publicaes, a par das dificuldades econmicas para sua continuidade, sofriam, tambm, perseguies polticas, pois uma imprensa deste tipo dava voz a temas polmicos, que questionavam a ditadura militar. 15 A partir do oitavo nmero, outra empresa assumiu a distribuio: foi criada a Editora Razes, Psicologia e Informao Ltda. Ainda no temos dados precisos sobre esta editora. 16 Em todas as partes da revista encontramos uma de suas marcas mais impressionantes: a irreverncia. Ao final da transcrio do dilogo, pgina 9, existe uma observao FIM (chupado do Bondinho n. 39).
14

29

Santos, A. D. & Jac-Vilela, A. M. Rdice: Passado e Futuro.

restaurao das normas, da submisso das diferenas atravs do diagnstico e de seu controle por meio da preveno. O artigo intitulava-se Dominao/submisso na prtica mdica, resumo da dissertao de Maria da Glria Ribeiro da Silva. Segue-se o relato da psicloga Sandra Medeiros, uma experincia (no ninho), sobre sua experincia de estgio de um ano no Instituto de Psiquiatria/UFRJ18. Inicia seu artigo levantando interrogaes sobre os critrios de seleo, que no foram muito claros, pois no grupo de iniciantes ao qual pertencia, havia pessoas formadas e outras ainda na faculdade, o que provocava uma confuso sobre a quem se destinava o estgio. Tambm aponta problemas na superviso que no incio era feita por duas supervisoras e depois a tarefa foi delegada s estagirias mais antigas. Outra crtica referia-se maneira como os mdicos viam as assistentes sociais e os psiclogos, como profissionais auxiliares que estavam ali apenas para a aplicao de testes, os testlogos, como menciona em seu artigo. Mas, no balano final da experincia, Sandra apresenta uma concluso positiva, pois o grupo de estagirios conseguiu se organizar e se fazer representar junto diretoria. Tambm conseguiram mais espao nas reunies e discusses clnicas. A Sesso Geralmente, neste nmero, ocupa as pginas 28 a 30. Sobre ela, a prpria Rdice diz: o picadinho. Vale quase tudo. pra todo mundo tambm. Um certo molejo bom (1976: Rdice, 1(1)). Ou seja, este o esprito da sesso, notas breves sobre diversos assuntos, erratas, indicaes de leituras, divulgao dos jornais e revistas da imprensa alternativa e, tambm, algumas ironias sobre o Conselho Federal de Psicologia, o Conselho Regional do Rio de Janeiro e as direes conservadoras dos cursos de psicologia. Fechando o primeiro nmero, est a reproduo de uma carta do cacique da tribo Duwamishi, enviada em 1855 ao ento presidente dos Estados Unidos, Franklin Pierce. Nesta, o cacique defende a terra dos ndios que, sob a desculpa do progresso, o governo pretendia adquirir. Esta a primeira das demonstraes de que o interesse pela ecologia e a defesa dos povos massacrados por atitudes arbitrrias e autoritrias dos governos foi, tambm, uma das marcas da Rdice. O segundo nmero Na capa do segundo nmero j aparece a expresso revista de psicologia. Logo abaixo, as chamadas de capa, com uma novidade: destacam-se trechos da entrevista com Helena Jobim, sobre sua experincia de internaes psiquitricas aps ter recebido o diagnstico de neurose obsessiva; entrevista com Jurandir Freire Costa sobre a psiquiatria no Brasil; comentrios de JeanPaul Sartre sobre a publicao na revista Temps Modernes do dilogo gravado pelo paciente, objeto do nmero um da revista. H ainda destaque para o Jornal da Comunidade, produzido pelos pacientes do hospital psiquitrico Portugal Ramalho em Macei, Alagoas. Os trechos selecionados e publicados s pginas 19, 20 e 21 eram poesias e pensamentos escritos pelos pacientes, que

ora falavam do sofrimento pelo qual passavam por causa de sua doena, ora prestavam homenagens aos mdicos e instituio. Tambm se destaca a sesso de Estgios e Mestrados. Na pgina 2, um desenho de Newton Lima e uma citao retirada do livro Laos de R. Laing, em seguida o editorial, apontando modificaes na revista decorrentes de encontros, debates e discusses ocorridos nas faculdades. Ou seja, os principais interlocutores da revista, poca, situavam-se no meio acadmico e, podemos supor, eram os estudantes. Percebe-se que a experincia obtida com a realizao do primeiro nmero fez com que o grupo se organizasse melhor, lapidasse o texto e sua proposta, promovesse mudanas na linguagem grfica e um (inesperado!) aumento no preo, atribudo falta de anncios, j que as editoras, fonte principal de recursos, preferiam os meios de comunicao de maior alcance. A distribuio foi ampliada, atingindo um nmero maior de faculdades em quase todos os estados do pas. A sesso Geralmente ganhou destaque, com mais pginas e um espao para cartas enviadas pelos leitores, chamado opinio. Rdice, terceiro nmero No nmero trs da revista, o item principal uma grande entrevista com a Dr. Nise da Silveira (1906/1995), em que esta conta alguns fatos de sua vida e de seu trabalho inovador. Um trecho da entrevista particularmente nos agrada, o relato de sua priso poca da ditadura Vargas. Em 1936, uma enfermeira a denuncia, ao ver que tinha livros sobre marxismo. Nise ficou presa durante um ano e meio, perodo em que conheceu Graciliano Ramos, que a colocou como personagem de Memrias do Crcere (1953). Em relao ao seu trabalho, conta a criao da Casa das Palmeiras, fundada em 23 de dezembro de 1956, com o ousado propsito de oferecer um lugar (com oficinas teraputicas e laborativas) para os egressos dos hospitais psiquitricos. Ou seja, muito antes do surgimento do movimento anti-manicomial, a Dr. Nise demonstrava sua preocupao com os que recebiam alta mdica e no conseguiam retomar seus vnculos destrudos e apagados pelos longos anos de internao. Versando ainda sobre o tema loucura, neste nmero tambm foram publicados: a Carta aos diretores dos asilos de loucos de Antonin Artaud (1896-1948); uma conferncia de Ronald Laing ocorrida em Londres, em fevereiro de 1977, gravada e traduzida por Gilberto Loureno Gomes, e, um debate entre Jurandir Freire Costa e Jairo Coutinho Frana sobre a questo da preveno na psiquiatria e a medicina comunitria. Como nos primeiros nmeros, o terceiro saiu sem data e sem preo de capa, embora mantivesse o mesmo nmero de pginas, 34. A data presumida, 1977, decorre de alguns dados, como um trecho do editorial: Rdice 3 fechou sua edio em fins de abril e escrevo esta comunicao no incio de maio, portanto um ms antes da entrada em circulao19. Alm disto, h, na pgina cinco, na Sesso Geralmente (nmero 3, 1977), uma nota anunciando o
19

Editorial, 1977: Rdice, 1(3).

30

Psicologia & Sociedade, 17 (3), 18-24, set-dez: 2005.

fechamento do jornal Opinio: no dia primeiro de abril saiu o ltimo nmero de Opinio. 230 nmeros publicados, 4 anos e meio de lutas. Opinio voltar com seu novo logotipo, temos certeza. Recorremos a Kucinski (2003) para buscar esta data com maior preciso, ... acabou, em abril de 1977, aps 231 semanas, o jornal que deveria durar cem anos (pg. 337). Supomos, ento, que a Rdice nmero trs saiu em junho de 1977. A capa do nmero trs apresenta o negativo da foto de um gato, provavelmente uma homenagem Dr. Nise, conhecida f dos bichanos. Alm da sesso Geralmente e da sesso de Estgios, publica-se a sesso Livros, com resenhas de Joel Bueno, Carlos Ralph, Jussara Lins e Jos Novaes20. No expediente h um destaque maior para as funes que cada um desempenhava, mais organizado que nos nmeros anteriores21. Novos colaboradores surgem, no Rio de Janeiro, em outros estados e tambm fora do pas, indicando, talvez, uma ampliao da distribuio. No editorial do terceiro nmero, mais uma crtica aos psiclogos tupiniquins (expresso utilizada pela revista) que, psicologizando e normatizando comportamentos, tornando-se modelos de referncia para a sociedade, naturalizavam uma postura neutra (porque cientfica) da psicologia, reduzindo os enfrentamentos polticos e sociais s explicaes psicolgicas sobre o indivduo, culpabilizando-o, psicologizando as prticas do cotidiano:
as explicaes psicolgicas, quase sempre reduzindo as reais dimenses dos problemas a rebuscadas conjeturas individualizantes, serviram para mistificar, para esconder fatos... Vemos ento que os psiclogos brasileiros especialmente os psiclogos sociais esto de tal forma perdidos e dissociados de nossa realidade, de tal forma comprometidos com modelos limpos estrangeiros, que simplesmente, no tm nada a declarar neste momento [referindo-se ao fato dos psiclogos e seus laudos terem desaparecido das pginas da imprensa]. Servem ao poder com eficincia e discrio e s (1977: Rdice, 1 (3), Editorial).

incmodo com algumas prticas e suas alianas marcou aquele momento. Os outros nmeros Outros exemplos que marcam a trajetria da revista o nmero seis (1978) - em cuja capa vem estampada a palavra tortura -, onde as matrias denunciam os atos violentos e assassinatos de militantes polticos nos calabouos brasileiros, destacando a histria do Frei Tito, e com artigos escritos pelo militante, na poca preso no presdio Frei Caneca, Alex Polari. Carlos Ralph tambm relata o recebimento de um envelope sem identificao que continha a denncia do seqestro da presidente da Federao de Psicologia da Argentina pelas foras da represso, denncia publicada na Rdice n 11 (1979). Nas pginas da Rdice podemos encontrar, em geral, vrias denncias sobre os laos das prticas psi com as engrenagens da ditadura. Como exemplo, podemos citar o ttulo de membro honorrio conferido pelo Conselho Federal de Psicologia ao ex-ditador Mdici, como ato de gratido por ter assinado a lei que criou os conselhos de psicologia22, resoluo pouco divulgada pelos rgos de representao nacional e, portanto, pouco conhecida pelos psiclogos. Mas Rdice no nos permitiu deixar de conhecer momentos trgicos como este na histria da Psicologia no Brasil. Ao longo dos anos, a revista foi crescendo, aumentando seu alcance nacional e ampliando o nmero de assinantes; segundo Ralph23, esse nmero chegou a dois mil. Aumentavam tambm, na mesma proporo, as dificuldades financeiras, j que a revista tinha uma produo cara e, at seu ltimo suspiro, sua diagramao e montagem foi feita de forma manual, pois no dispunham de muitos recursos. De acordo com as anlises de Ralph, o formato de revista foi ficando pequeno para os interesses dos que a produziam, a Rdice cresceu demais, e quando uma coisa cresce muito corre um grande perigo. A tiragem no deu conta, pois o modo de fazer era artesanal. Acabou porque cresceu. Consideraes Finais A Rdice foi certamente um modelo nico de revista de psicologia. Propondo se como um espao, um placo para o debate, apresentou temas e autores estrangeiros (e nacionais) de grande relevncia que eram at ento desconhecidos pela maioria dos psis. Alm disto, um espao para divulgao do pensamento de autores brasileiros que falam sobre a histria da psicologia no Brasil ou que apresentam contribuies interessantes para novas prticas, no mais centradas no modelo individualista-positivista at ento reinante. Sua denncia suposta neutralidade da psicologia reflete, sem dvida, o pensamento circulante no meio psi, s que poucos at ento se atreviam a lanar mo de
22 23

Uma nova revista, uma nova psicologia. Nesses trechos aqui apresentados verificamos o surgimento de problematizaes do campo psi que iam alm da reao s verdades incontestveis produzidas pela cincia ou uma crtica aos currculos universitrios. Um profundo

Os livros so, respectivamente: Miller (1976), Greene (1976), Sussekind (1976) e Rogers & Rosemberg (1977). 21 Editor geral Carlos Ralph. Coordenaes: redao Joel Bueno; servio Jussara Lins e ngela Bernardes; distribuio Antonio Peixoto e Luiz Brando; publicidade Paula Borsoi; assinaturas Elaine Tavares; divulgao Maria Sonia Destri; livrarias Denise Louro; estados David Bocai e Eduardo Tornaghi; exterior Maria Buschinelli; jornalista Tereza Walcacer; arte Vera Bernardes e Ruben Fernandes; fotos Jussara Lins, Agncia JB, O Globo; composio Sergio Falco e Ormino; montagem Roberto Dalmaso; impresso editora Vecchi. Colaboraram: Carlos Pastana (Belm, PA), Lucinda Freire (Recife, PE), Carlos Bezerra (Joo Pessoa, PB), Salomo Luna (Macei, AL), Maria Eugnia (Salvador, BA), Tet Catalo (Braslia, DF), Editora Textual (Belo Horizonte, MG), Leila Castilho (Juiz de Fora, MG), Roberto Tavares (Santos, SP), Maria Terezinha (Ribeiro Preto, SP), Regina Gaio (Campinas, SP), Carlos de Oliveira (Curitiba, PR) e Jos Nbrega (Ontrio, Canad).
20

1980: Rdice, 12, 5 (Sesso Geralmente). Entrevista com Carlos Ralph em 29/02/2004.

31

Santos, A. D. & Jac-Vilela, A. M. Rdice: Passado e Futuro.

ferramentas outras para apontar novas formas de fazer psicologia. Rdice ser um destes poucos.
Referncias Arajo, M.P.N. (2000). A utopia fragmentada: as novas esquerdas no Brasil e no mundo na dcada de 1970. Rio de Janeiro: Editora FGV. Coimbra, C. M. (1995). Guardies da ordem: uma viagem pelas prticas psi no Brasil do Milagre. Rio de Janeiro: Oficina do Autor. Ferreira, A.B.H. (1986). Novo dicionrio da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. Kucinski, B. (2003). Jornalista e revolucionrios: nos tempos da imprensa alternativa. So Paulo: EDUSP. Lourau, R.(1993). Ren Lourau na Uerj: anlise institucional e prticas de pesquisa . Rio de Janeiro: Eduerj. Rodrigues, H.B.C. (2002). No rastro dos cavalos do diabo. Memria e Histria para uma reinveno de percursos do paradigma do grupalismo-institucionalismo no Brasil. Tese de Doutorado no-publicada, Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo. So Paulo, SP. Russo, J. (1993). O corpo contra a palavra: as terapias corporais no campo psicolgico dos anos 80. Rio de Janeiro: Editora UFRJ. Revistas Rdice , 1 (1) - 1976 Rdice , 1 (2) - 1977 Rdice , 1 (3) - 1977 Rdice , 2 (6) - 1978 Rdice , 2 (7) - 1978 Rdice, 3 (11) - 1979 Rdice, 3 (12) - 1980 Rdice, 3 (13) - 1980 Rdice Teoria/Crtica, 1(1), - 1980.

Alessandra Daflon dos Santos doutoranda do Programa de Ps-Graduao em Psicologia Social/UERJ). Endereo: Rua So Francisco Xavier, 524, Pavilho Joo Lyra Filho, 10. andar, Bloco F, sl. 10120, Rio de Janeiro, RJ. E-mail: aledaflon@uol.com.br Ana Maria Jac-Vilela Prof. Dr. do Programa de PsGraduao em Psicologia Social/UERJ). E-mail: amjaco@uol.com.br Alessandra Daflon dos Santos e Ana Maria Jac-Vilela Rdice: passado e futuro. Recebido: 14/09/2005 1 reviso: 09/01/2006 Aceite final: 11/01/2006

32

You might also like