You are on page 1of 9

RESULTADOS E DISCUSSES Morte e morrer na viso dos profissionais da enfermagem A palavra morte tem sua origem no latim e significa

fim da vida animal ou vegetal, ato de morrer, acabar, terminar12. A morte pode-se definida de varias formas; como o fim da vida, uma passagem ou o comeo de outra vida. O elemento denominado passagem compreende uma concepo espiritual, em que a pessoa tem a morte como transio entre o mundo material e o espiritual13. Entrando assim na questo religiosa que a morte e uma transio que qualquer ser vivo passa em sua vida. A morte muitas vez trs terror para qualquer pessoa, por isso; a f, crena e a religio tenta trazer conforto para elas. Em alguns casos tem uma aceitao da morte por partes desses indivduos e das pessoas que esto ao seu lado14. Em algumas culturas a morte e um tema que traz grande perturbao, por isso, e banida de qualquer conversar; e outras ela so tratadas como algo normal para qualquer individuo. Em todo mundo ser fala que a morte um acontecimento inevitvel e certo na vida de todo ser vivo15. No mundo contemporneo ela no e aceita como algo normal da vida, principalmente agora com criaes de novas tecnologias que ajudam no prolongamento da vida. Por isso a morte e retratada como destri, apaga lembranas e sonhos, rompe vnculos, desestrutura as pessoas, traioeira, ma nossa nica certeza16. A morte e o morrer e um acontecimento negativo na vida de qualquer pessoa, ningum quer passar ou presenciar esse momento. Porque a morte provoca rupturas profundas entre aquele que morre e o outro que continua vivendo17.

As pessoas muitas vezes esquecem que a morte e a vida andam juntas, mesmo que acontea a morte da vida de uma determinada pessoa; acontece a vida para outra. A morte muitas vezes acontecer para aliviar a dor de algum. O ambiente hospitalar e visto como um local frio onde a morte esta sempre presente, em todos os seus setores. A enfermagem tem uma definio de morte como algo que se deve evita ou impedir que acontea. Os profissionais de enfermagem presenciam constantemente a morte; trazendo assim algumas duvidas; Como foi a vida acadmica desses profissionais, mesmo os profissionais que tem anos de experiente sabem lidar com a morte e o morrer. Na vida dos acadmicos de enfermagem quando se entra no tema morte, acaba trazendo desconforto, porque quando se entra em uma rea de sade, ningum pensa na morte, todos s tem em mente salvar vidas. vezes, a instituio de ensino no prepara adequadamente o acadmico de enfermagem para passa por esses momentos. Fazendo assim esses profissionais de terem medo e receito de passar por essas situaes, como comunicar ao familiar sobre a morte de um parente ou lidar com paciente que esta no processo de morte ou morrer. O enfermeiro que pode ter anos de carreira acaba de mostrando receia que acontea um bito em seu planto; pois no querem lidar, fala ou pensa na morte. Porque se tem o pensamento que a morte no existe. Mostrando assim que a morte e o morrer no deve se, pensado ou pronunciado por esses profissionais de enfermagem, porque e uma possibilidade nula. Nem um desses profissionais querem presenciar ou conviver com a morte. A enfermagem esquece que em sua profisso a morte e a vida andam lado a lado, no importa. Esses profissionais esto lidando com ela dia e noite. No se pode fugir da morte por parte desses profissionais, mesmo que se queira.

A morte no se deve anulada da vida desses profissionais, pois precisa se entender que a morte e um acontecimento na vida de qualquer pessoa; mesmo que no se queira que acontea. E algo que todo iremos passar em nossa vida.

Os cuidados de enfermagem com pacientes no processo de morte e morrer O cuidar, cuidado e cuidado de enfermagem tem definies diferentes, mas o propsito de cada um deles e a mesma coisa, bem estar fsico, emocional e psquico dos pacientes. O cuidado de enfermagem compreende comportamentos cognitivos e culturalmente apreendidos, tcnicas e processos que visam melhorar ou manter a sade no viver ou no morrer18. Os profissionais de enfermagem devem ter conhecimento tcnico-cientfico e humanizado para poder fazer um trabalho adequado em seus pacientes; entrando assim, a sistematizao da assistncia de enfermagem (SAE) que traz esse conhecimento para a enfermagem. O cuidado, essncia da enfermagem, volta-se para a busca da qualidade de vida e para a compreenso do ser humano como um todo19. A humanizao ajudar no processo do cuidado de enfermagem, porque ajudar na comunicao do enfermeiro com seu paciente e seus familiares. Nos cuidado de enfermagem esses profissionais devem identificar os 5 estgios que um paciente terminal apresenta que so negao, raiva, barganha, depresso e aceitao; algumas vezes no seguem essa ordem. Saber identificar esses estgios e importantes para que assim a equipe enfermagem possa da um cuidado diferenciado para esses pacientes; e para ajudar os familiares para que assim eles tambm possam ajudar o paciente a lidar com sua situao. A enfermagem e ensina deis de sua vida acadmica at a profissional; a cuidar e traz bem estar para o paciente, com isso acaba-se confundido o cuidar com cura, trazendo assim alguma dificuldade para esses profissionais, quando tem que cuidar de pacientes no processo de morte e morrer. Porque esses profissionais sabem que todos os

procedimentos que eles forem fazer com esse paciente nem um deles vai trazer um resultado positivo para a cura do paciente. Fazendo assim o profissional de enfermagem vim a ter dificuldades de como no saber lidar com suas emoes, no saber interagir adequadamente com paciente e seus familiares. A enfermagem acaba tendo um comportamento de frieza, distanciamento e falta de comunicao com o paciente, esse comportamento e definido como um mecnico de defesa, para esses profissionais no terem um envolver emocional com esses pacientes. Existe uma cultura no meio hospitalar de que o bom profissional de enfermagem no deve se envolver20. Mostrando se que o profissional de enfermagem deve separar o profissional do pessoal, mais ocorrer que a veze isso no acontecer. Porque quando se tem um convvio constante com esses pacientes a enfermagem acaba se apegando com eles ou aceitando a morte desses pacientes como algo normal em seu cotidiano hospitalar. O ambiente hospitalar exige um comportamento profissional da enfermagem, mas com isso acaba prejudicando o servio de enfermagem e o paciente que necessita de um cuidado mais humanizado. Esses profissionais de enfermagem devem entender que mesmo que esse paciente esteja no processo de morte e morrer eles necessita de um cuidado humano. O paciente e seus familiares necessitam muitas vezes de uma conversa, palavras de conforto, de algum que ousa seus medo e aflies; a enfermagem pode-se essa pessoa. Mais alguns desses profissionais de enfermagem tem medo de se apegar com esses pacientes e acabar sofrendo com situao de sua morte. Voltando assim na parte do cuidado de enfermagem que acaba ficando deficiente por parte da enfermagem.

A enfermagem deve compreender que o cuidar no e o ato de cura mais, sim de traz bem estar, conforto e carinho para esses pacientes e seus familiares, pois devem ver que esses pacientes precisam muito desse conforto nesse momento. Os profissionais de enfermagem devem entender que o cuidado com esse paciente no e um momento de sofrimento mais sim o ato de humanizao do seu servio para o paciente.

Sentimentos dos profissionais de enfermagem durante o processo de morte e morrer dos seus pacientes Sentimento pode ser definido como ato ou efeito de sentir (se)21. As emoes humanas podem ser mais intensas em determinadas situaes, como diante da morte ou processo de morrer. Em nossa cultura a morte em sim e um tema difcil, mais quando se fala da morte de uma pessoa jovem acaba trazendo de terminados sentimentos como tristeza, dor e revolta; porque tem o pensamento que aquela pessoa tinha tanto para viver; mais quando se fala da morte de uma pessoa idosa o pensamento e um pouco diferente como ele viveu tudo que tinha que viver. A enfermagem muita vezes no sabem lidar com suas emoes diante da morte de um paciente, mesmo aqueles que tm anos em sua profisso, podem vim a sentir sentimentos de fracasso, perda, tristeza, angustia e compaixo. O fracasso e um sentimento que esses profissionais sentem quando se pensa que no se fis tudo que podia pelo paciente. A perda e um sentimento de nunca mais se ter algo; e que nunca mais vai ter, como a morte de algum. Tristeza pode ser definida como estado afetivo caracterizado pela falta de nimo/alegria, pela melancolia, pelo desalento, pelo esmorecimento22. Angustia sentimento de lidar com uma determinada situao que trais desconforto. A compaixo mais que um ato ou um conjunto de atos de profunda humanidade em direo ao outro, trata-se de uma atitude fundamental e geradora de atos compassivos23. Em determinada situao a enfermagem deve ter essa atitude, porque tm pacientes e familiares que precisam de um apoio desses profissionais.

A enfermagem e propensa ater esses sentimentos, pois esta constantemente lidando com a morte porque e a profisso que esta constantemente em contato com pacientes e seus familiares em qualquer processo, por causa de sua funo de cuidado. Como lidar com o sofrimento de uma pessoa e no sofre com essa situao, mais na profisso de enfermagem, o sentimento de sofrimentos desses profissionais no deve transparecer ou ser acostumar com a situao que a morte trai. Alguns profissionais de enfermagem podem-se mantm frio e distante (mecanismo de defesa) dos seus pacientes para proteger seus sentimentos, caso esse mesmo paciente venha a bito. Mesmo assim, esses profissionais no conseguem manter indiferente diante da morte de ningum, porque so humanos e tem emoes e sentimentos como qualquer pessoa. Quando profissionais de enfermagem tem um comportamento humanizado com esses pacientes e seus familiares, eles acabam tendo uma amizade; relao de confiana. Entrando assim no sentimento de compaixo que esses profissionais tem com esses paciente. Mais quando esse paciente vem a bito. O profissional de enfermagem acaba sofrendo com a morte desse paciente como se fosse de um parente dele. Esses profissionais no gostam de mostrar para seus colegas de equipe ou para seus familiares muitas vezes o quanto a morte desse determinado paciente o atingiu. Fazendo assim, esses profissionais guardarem seus sentimentos com relao a morte. Podendo fazer esses profissionais no gostarem dessa parte do seu trabalho. Mais como fazer esses profissionais se conformarem com a morte de algum, alguns desses profissionais acabam de mostrando aceitao quando o paciente e idoso ou esta sofrendo muito por causa da doena terminal, mais mesmo assim a morte causa sempre tristeza para quem fica.

Os profissionais de enfermagem sabendo que em qualquer momento do seu trabalho pode vim acontecer a morte de um pacientes. Esses profissionais podem ter determinados comportamentos como no quer ser aquele que comunicar aos familiares sobre o bito do paciente, comunicar de uma maneira rpida (fria) ou comunicar tentar trazer conforto para os familiares. Nas praticas de enfermagem esses profissionais devem saber que o autoconhecimento um processo importante a ser explorado de melhor forma de lidar com situaes que impliquem manifestaes de emoes profundas, principalmente relacionadas morte24. Por isso, o profissional de enfermagem deve se melhor preparados em sua vida acadmica para essa situao; e tambm no ambiente hospitalar para se ter um acompanhamento profissional desses funcionrios.

You might also like