You are on page 1of 31

Boletim Tcnico

Manifesto Eletrnico

Produto Chamado Pas(es)

: Microsiga Protheus Gesto de Transportes verso 11 : : THHNRK Brasil Data da publicao Banco(s) de Dados : 24/06/13 TopConnect

Esta melhoria depende de execuo do update de base TMSP11R1, conforme Procedimentos para Implementao.

Implementada melhoria na rotina Manifesto (TMSA190) com a disponibilizao da opo MDF-e, que permite gerar um Manifesto do Tipo Eletrnico, de forma que seja transmitido SEFAZ., de acordo com a legislao, que determina a transmisso do Manifesto Eletrnico de Documentos Fiscais - MDF-e. Tambm disponibilizado o parmetro MV_MDFEEXC, que permite definir o prazo em horas para cancelamento do MDF-e aps autorizado. Atualmente a SEFAZ libera o cancelamento no prazo de 24 horas. Por meio desta implementao possvel controlar o envio dos manifestos de forma eletrnica SEFAZ e sua autorizao de uso e emisso. Disponibilizado o Rdmake DAMDFE (RTMSR28) , que permite imprimir o manifesto aps autorizao. Neste Rdmake possvel personalizar o fonte, inserindo logotipo e qualquer tipo de observao. O manifesto enviado para o TSS (ferramenta desenvolvida pela TOTVS, responsvel em efetuar a assinatura, envio e o recebimento de informaes com a SEFAZ), atravs de um arquivo em formato XML. Ao comunicar-se com a SEFAZ, o TSS recebe o retorno do documento enviado, no qual pode ser autorizado ou rejeitado. Para o acompanhamento dos manifestos eletrnicos, disponibilizou-se um painel, no qual possvel controlar as funcionalidades para transmisso do MDF-e. Dentro deste processo temos alguns casos, que so detalhados abaixo: Recebimento e autorizao do MDF-e pela SEFAZ; Cancelamento aps o recebimento e autorizao do MDF-e pela SEFAZ; Encerramento do MDF-e pela SEFAZ

Status existentes na comunicao entre o TSS e a SEFAZ : No Transmitido - MDF-e no enviado para o TSS. MDF Aguardando - MDF-e enviado com sucesso para o TSS, porm aguardando um retorno.

SIGATMS Manifesto Eletrnico

Boletim Tcnico

MDF Autorizado - MDF-e recebido pela SEFAZ e autorizado o uso do mesmo. MDF No Autorizado - MDF-e recebido pela SEFAZ, porm o seu uso no esta autorizado. Deve-se efetuar a correo e retransmitir o mesmo. MDF com Falha de Comunicao - No foi possvel enviar o MDF-e por razo de possvel falha de comunicao.

Evento de Cancelamento de MDFe: Este procedimento ocorre antes do incio da realizao do transporte da carga. O prazo atual para cancelamento do MDF-e de 24 horas (Cdigo do Evento: 110111).

Evento de Encerramento de MDFe: O ato de informar ao fisco, atravs de web service, o fim de sua vigncia, que pode ocorrer pelo trmino do trajeto acobertado ou pela alterao das informaes do MDF-e atravs da emisso de um novo. O contribuinte emitente do MDF-e deve encerr-lo sempre que houver transbordo, redespacho, subcontratao ou a substituio do veculo, do motorista, do continer, assim como na hiptese de reteno imprevista de parte da carga transportada (Cdigo do Evento: 110112).

O Manifesto Eletrnico de Documentos Fiscais (MDF-e) o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existncia apenas digital, para vincular os documentos fiscais utilizados na operao e/ou prestao unidade de carga utilizada no transporte, cuja validade jurdica garantida pela assinatura digital do emitente e autorizao de uso pela administrao tributria da unidade federada do contribuinte. O MDF-e deve ser emitido por empresas prestadoras de servio de transporte para prestaes com mais de um conhecimento de transporte ou pelas demais empresas nas operaes, cujo transporte seja realizado em veculos prprios, arrendados, ou mediante contratao de transportador autnomo de cargas, com mais de uma nota fiscal. A finalidade do MDF-e agilizar o registro em lote de documentos fiscais em trnsito e identificar a unidade de carga utilizada e demais caractersticas do transporte. O MDF-e est sendo desenvolvido de forma integrada pelas Secretarias da Fazenda das Unidades Federadas, Receita Federal do Brasil RFB, Superintendncia da Zona Franca de Manaus SUFRAMA e representantes das transportadoras e Agncias Reguladoras do segmento de transporte, a partir da assinatura do Protocolo ENAT, que atribuiu ao Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributrios Estaduais (ENCAT). Para consultar o manual da SEFAZ e legislao MDE-e, acesse o link: https://mdfe-portal.sefaz.rs.gov.br

SIGATMS Manifesto Eletrnico

Boletim Tcnico

Procedimento para Implementao

O sistema atualizado logo aps a aplicao do pacote de atualizaes (Patch) deste chamado.

Antes de executar o compatibilizador TMSP11R1 imprescindvel: a) Realizar o backup da base de dados do produto que ser executado o compatibilizador (PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionrios de dados SXs (PROTHEUS11_DATA\SYSTEM). b) Os diretrios acima mencionados correspondem instalao padro do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa. c) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usurio deve estar utilizando o sistema. d) Se os dicionrios de dados possurem ndices personalizados (criados pelo usurio), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que esto identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar ndices, ir adicion-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poder sobrescrever ndices personalizados, caso no estejam identificados pelo nickname. e) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativao indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utiliz-la, observe atentamente os procedimentos a seguir: i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opo Integridade/Verificao (APCFG60A). ii. Se no h Integridade Referencial ativa, so relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estar selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, no necessrio qualquer outro procedimento de ativao ou desativao de integridade, basta finalizar a verificao e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instrues. iii. Se h Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, exibida uma mensagem na janela Verificao de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificao seja concluda, ou; iv. Se h Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que no na sua totalidade, so relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade est(aro) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotao para posterior consulta na reativao (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informaes quanto a um arquivo que contm essa informao).
3 SIGATMS Manifesto Eletrnico

Boletim Tcnico

v. Nestes casos descritos nos itens iii ou iv, E SOMENTE NESTES CASOS, necessrio desativar tal integridade, selecionando a opo Integridade/ Desativar (APCFG60D). vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instrues. vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, atravs da opo Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mos as informaes da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possua(m) ativao da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativao. Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DVIDAS!

1. Em Microsiga Protheus By you Smart Client, digite TMSP11R1 no campo Programa Inicial. 2. Clique em OK para continuar. 3. Aps a confirmao apresentada a janela para seleo do compatibilizador. Selecione o programa TMS11R131. 4. Ao confirmar exibida uma mensagem de advertncia sobre o backup e a necessidade de sua execuo em modo exclusivo. 5. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execuo a preparao dos arquivos. apresentada uma mensagem explicativa na tela. 6. Em seguida, exibida a janela Atualizao concluda com o histrico (log) de todas as atualizaes processadas. Nesse log de atualizao so apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda no existem no dicionrio de dados. 7. Clique em Gravar para salvar o histrico (log) apresentado. 8. Clique em OK para encerrar o processamento.

Atualizaes do compatibilizador
1. Criao de Perguntas no arquivo SX1 Cadastro de Perguntes: Grupo de Perguntas: TMSAE73
Pergunte Grupo Ordem Tipo Tamanho Objeto SIGATMS Manifesto Eletrnico Manifesto De ? TMSAE73 01 C 6 G 4

Boletim Tcnico

Pergunte Grupo Ordem Tipo Tamanho Objeto

Manifesto At ? TMSAE73 02 C 6 G

Pergunte Grupo Ordem Tipo Tamanho Objeto Contedo

Status do Manifesto TMSAE73 03 C 1 C No Autorizado, Autorizado, Ambos

Pergunte Grupo Ordem Tipo Tamanho Objeto

Data De ? TMSAE73 04 D 8 G

Pergunte Grupo Ordem Tipo Tamanho Objeto

Data Ate ? TMSAE73 05 D 8 G

Pergunte Grupo Ordem

Transmisso TMSAE73 06 5 SIGATMS Manifesto Eletrnico

Boletim Tcnico

Tipo Tamanho Objeto Contedo

C 1 C Envio MDF-e, Encerramento,Cancelamento

2. Criao de tabela no arquivo SX2 Tabelas: Tabela DYN Manifesto Eletrnico Cancelado
Chave DYN Nome Manifesto Eletrnico Cancelado Modo C PYME Nao

3. Criao de campos no arquivo SX3 Campos:

Tabela DYN Manifesto Eletrnico Cancelado


Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Grupo de Campos Ordem DYN_FILIAL C Caracter 2 0 @! Filial Filial do Sistema 1 Sim No No Real Visualizar 033 Filial do Sistema 01

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo

DYN_FILMAN C Caracter 2 0 @! Fil.Manifes.

SIGATMS Manifesto Eletrnico

Boletim Tcnico

Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Grupo de Campos Ordem

Filial do Manifesto 1 Sim No No Real Visualizar 033 Filial do Sistema 02

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

DYN_MANIFE C Caracter 6 0 @! No.Manifesto Numero do Manifesto 1 Sim No Sim Real Visualizar 03

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel

DYN_FILORI C Caracter 2 0 @! Fil.Origem Filial de Origem 1 SIGATMS Manifesto Eletrnico

Boletim Tcnico

Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Grupo de Campos Ordem

Sim No No Real Alterar 033 Filial do Sistema 04

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

DYN_VIAGEM C Caracter 6 0 @! Viagem Numero da Viagem 1 Sim No No Real Visualizar 05

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio SIGATMS Manifesto Eletrnico

DYN_DATMAN D Data 8 0

Data Data do Manifesto 1 Sim No

Boletim Tcnico

Browse Contexto Propriedade Ordem

No Real Visualizar 06

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

DYN_HORMAN C Caracter 4 0 @R 99:99 Hora Hora Manifesto 1 Sim No No Real Visualizar 07

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade

DYN_FILDCA C Caracter 2 0 @! Fil.Descarga Filial de Descarga 1 Sim No No Real Visualizar SIGATMS Manifesto Eletrnico

Boletim Tcnico

Grupo de Campos Ordem

033 Filial do Sistema 08

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

DYN_CDRDES C Caracter 6 0 @! Cod.Reg.Des Cdigo Regio Destino 1 Sim No No Real Visualizar 09

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

DYN_CODVEI C Caracter 8 0 @! Cod.Veiculo Cdigo do Veculo 1 Sim No No Real Visualizar 10

SIGATMS Manifesto Eletrnico

10

Boletim Tcnico

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

DYN_CHVMDF C Caracter 44 0 @! Chave Acesso Chave de Acesso SEFAZ 1 Sim No Sim Real Visualizar 11

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

DYN_PRIMDF C Caracter 15 0 @! Prot.Env.MDF Protocolo Envio a SEFAZ 1 Sim No Sim Real Visualizar 12

Campo Tipo Tamanho

DYN_STIMDF C Caracter 1 SIGATMS Manifesto Eletrnico

11

Boletim Tcnico

Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Val.Sistema Opes Ordem

0 @! Sit.Env.MDF Situao do Envio a SEFAZ 1 Sim No No Real Visualizar Pertence("0123456") 0=No Se Aplica;1=Aguardando;2=Autorizado;3=No Autorizado;4=Em Contingencia;5=Falha Comunicao;6=No Transmitido 13

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

DYN_RTIMDF C Caracter 150 0 @! Ret.Env.MDF Cd Retorno Envio a SEFAZ 1 Sim No No Real Visualizar 14

Campo Tipo Tamanho SIGATMS Manifesto Eletrnico

DYN_IDIMDF C Caracter 3 12

Boletim Tcnico

Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

0 @! Id Rej.Env Id Rejeio Envio SEFAZ 1 Sim No No Real Visualizar 15

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

DYN_PRCMDF C Caracter 15 0 @! Prot.Can.MDF Protocolo Canc. a SEFAZ 1 Sim No No Real Visualizar 16

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo

DYN_STCMDF C Caracter 1 0 @! Sit.Can.MDF SIGATMS Manifesto Eletrnico

13

Boletim Tcnico

Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Val.Sistema Opes Ordem

Situao do Canc. a SEFAZ 1 Sim No No Real Visualizar Pertence("0123456") 0=No Se Aplica;1=Aguardando;2=Autorizado;3=No Autorizado;4=Em Contingencia;5=Falha Comunicao;6=No Transmitido 17

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

DYN_RTCMDF C Caracter 150 0 @! Ret..Can.MDF Cd.Retorno Canc. a SEFAZ 1 Sim No No Real Visualizar 18

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo SIGATMS Manifesto Eletrnico

DYN_IDCMDF C Caracter 3 0 @! ID Rej.Can. 14

Boletim Tcnico

Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

ID Rejeio Canc. a SEFAZ 1 Sim No No Real Visualizar 19

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

DYN_CTGMDF C Caracter 44 0 @! Chv.Conting. Chave de Contingncia SEF 1 Sim No No Real Visualizar 20

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado

DYN_CODEVE C Caracter 3 0 @! Cod.Evento Status do Evento 1 Sim SIGATMS Manifesto Eletrnico

15

Boletim Tcnico

Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

No No Real Visualizar 21

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

DYN_CODOBS C Caracter 6 0 @! Observao Observao 1 Sim No No Real Alterar 22

Tabela DTX Manifesto de Carga


Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto DTX_TIPMAN C Caracter 1 0 @! Tipo Manif. Tipo do Manifesto 1 Sim No No Real

SIGATMS Manifesto Eletrnico

16

Boletim Tcnico

Propriedade Val. Sistema Opes Ordem

Alterar Pertence("12") 1=Normal;2=Eletrnico 26

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

DTX_CHVMDF C Caracter 44 0 @! Ch.Aces.Env. Chv.Acesso Envio SEFAZ 1 Sim No No Real Visualizar 27

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade

DTX_PRIMDF C Caracter 15 0 @! Prot.Env.MDF Protocolo Envio a SEFAZ 1 Sim No No Real Visualizar

17

SIGATMS Manifesto Eletrnico

Boletim Tcnico

Ordem

28

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

DTX_PRFMDF C Caracter 15 0 @! Prot.Enc.MDF Protocolo Encto a SEFAZ 1 Sim No No Real Visualizar 29

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Val. Sistema Opes

DTX_STIMDF C Caracter 1 0 @! Sit.Env.MDF Situao do Envio a SEFAZ 1 Sim No No Real Visualizar Pertence("0123456") 0=No Se Aplica;1=Aguardando;2=Autorizado;3=No Autorizado;4=Em Contingencia;5=Falha Comunicao;6=No Transmitido

SIGATMS Manifesto Eletrnico

18

Boletim Tcnico

Ordem

30

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Val. Sistema Opes Ordem

DTX_STFMDF C Caracter 1 0 @! Sit.Enc.MDF Situao do Encto a SEFAZ 1 Sim No No Real Visualizar Pertence("0123456") 0=No Se Aplica;1=Aguardando;2=Autorizado;3=No Autorizado;4=Em Contingencia;5=Falha Comunicao;6=No Transmitido 31

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade

DTX_RTIMDF C Caracter 150 0 @! Ret.Env.MDF Cd.Retorno Envio a SEFAZ 1 Sim No No Real Visualizar 19 SIGATMS Manifesto Eletrnico

Boletim Tcnico

Ordem

32

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

DTX_RTFMDF C Caracter 150 0 @! Ret.Enc.MDF Cd.Retorno Encto a SEFAZ 1 Sim No No Real Visualizar 33

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

DTX_IDIMDF C Caracter 3 0 @! ID Rej.Env. ID Rejeio Envio a SEFAZ 1 Sim No No Real Visualizar 34

SIGATMS Manifesto Eletrnico

20

Boletim Tcnico

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

DTX_IDFMDF C Caracter 3 0 @! ID Rej.Enc. ID Rejeio Encto a SEFAZ 1 Sim No No Real Visualizar 35

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

DTX_CTGMDF C Caracter 44 0 @! Chv.Conting. Chave de Contingencia SEF 1 Sim No No Real Visualizar 36

Campo Tipo Tamanho

DTX_STATUS C Caracter 1 SIGATMS Manifesto Eletrnico

21

Boletim Tcnico

Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Opes Relao Ordem

0 @! Status MDFe Status Manif. Eletrnico 1 Sim No No Real Visualizar 0=No se Aplica;1=Em Aberto;2=Enviado;3=Encerrado" 0 37

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

DTX_CODEVE C Caracter 3 0 @! Cod.Evento Status do Evento 1 Sim No No Real Visualizar 38

Campo Tipo Tamanho Decimal SIGATMS Manifesto Eletrnico

DTX_FIMP C Caracter 1 0

22

Boletim Tcnico

Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Relao Opes Ordem

@! Flag.Imp. Flag de Impresso 1 Sim No No Real Visualizar 0 0=No Impresso; 1=Impresso 39

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

DTX_DATIMP D Data 8 0 @! Data Imp. Data de Impresso 1 Sim No No Real Visualizar 40

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato

DTX_HORIMP C Caracter 5 0 @R 99:99 SIGATMS Manifesto Eletrnico

23

Boletim Tcnico

Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

Hora Imp. Hora de Impresso 1 Sim No No Real Visualizar 41

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

DTX_QTDCTE N Numrico 5 0 99999 Qtde Cte Qtde de Ctes 1 Sim No No Real Visualizar 42

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel SIGATMS Manifesto Eletrnico

DTX_AMBIEN N Numrico 1 0 9 Ambiente MDFe Ambiente de Emisso MDFe 1

24

Boletim Tcnico

Usado Obrigatrio Browse Contexto Propriedade Ordem

Sim No No Real Visualizar 43

Os tamanhos dos campos que possuem grupo podem variar conforme ambiente em uso. 4. Criao de ndices no arquivo SIX ndices: Tabela DYN Manifesto Eletrnico Cancelado
ndice Ordem Chave Descrio DYN 1 DYN_FILIAL+DYN_FILMAN+DYN_MANIFE+DYN_STCMDF Fil.Manifes.+No.Manifesto+Sit.Can.MDF

Proprietrio

ndice Ordem Chave Descrio

DYN 2 DYN_FILIAL+DYN_FILMAN+DYN_CHVMDF Fil.Manifes+Chave Acesso

Proprietrio

Tabela DTX Manifesto de Carga


ndice Ordem Chave Descrio DTX 6 DTX_FILIAL+DTX_TIPMAN+DTX_STATUS+DTX_FILMAN+DTX_MANIFE Tipo.Manif+Status+Fil.Manifes+No.Manifesto

Proprietrio
ndice Ordem Chave Descrio

S
DTX 7 DTX_FILIAL+DTX_FILMAN+DTX_CHVMDF Fil.Manifes+Chave Acesso 25 SIGATMS Manifesto Eletrnico

Boletim Tcnico

Proprietrio

Procedimentos para Configurao


1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastros/Parmetros (CFGX017). Crie o parmetro a seguir:
Itens/Pastas Nome Tipo Cont. Por. Descrio Descrio MV_MDFEEXC N 24 Prazo em horas para cancelamento do MDF-e aps autorizado

2. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Verifique se j existe a rotina cadastrada, caso contrrio, informe a nova opo de menu , conforme instrues a seguir:
Menu Nome da Rotina Programa Mdulo Tipo Miscelnea CTE SEFAZ SPEDCTE Gesto de Transportes Funo Protheus

Procedimentos para Utilizao


Pr requisitos: Efetuar o cadastro da transportadora e atualizar o cadastro na SEFAZ com o estado em que o Manifesto Eletrnico (MDF-e) ser emitido e autorizado. A Transportadora deve possuir a certificao digital, para possibilitar a emisso do Manifesto Eletrnico (MDFe).

Para obter mais detalhes sobre a configurao da certificao digital e montagem do ambiente TSS, acesse o TDN TOTVS Developer Network. Para configurar a comunicao entre o SIGATMS e o TSS, necessrio efetuar os procedimentos: 1. Em Gesto de Transportes (SIGATMS), acesse Miscelnea/Cte - SEFAZ (SPEDCTE). O Sistema apresenta a tela Monitoramento da CTe SEFAZ CTe / MDFe.
SIGATMS Manifesto Eletrnico 26

Boletim Tcnico

2. Selecione a opo 2-MDF-e. 3. Efetue as configuraes, seguindo o passo-a- passo apresentado no Wizard. 4. Na tela de boas vindas, clique em Avanar. O Sistema apresenta o assistente de configurao da nota fiscal eletrnica. 5. No campo Informa a URL do servidor TOTVS Services, informe o endereo da mquina e a porta onde o TSS est sendo executado.

6. Aps habilitar o endereo, ative o certificado eletrnico, preenchendo os seguintes campos: Informe o tipo de certificado digital : Formato PFX (.pfx ou.p12). Informe o nome do arquivo do certificado digital: c:\nome\certificadodigital.nf-e.pfx . A palavra nome refere-se ao diretrio contido no disco C do usurio. Informe senha do arquivo digital: Informe uma senha de usurio.

Aps esta validao do certificado eletrnico, o Sistema apresenta uma mensagem confirmando que o certificado foi concludo com sucesso. 7. Configure os parmetros de acordo com os procedimentos abaixo: Ambiente Modalidade Verso do leiaute Verso do leiaute do evento Verso do Manifesto Configurao do TSS: A verso do TSS deve ser igual ou superior a 2.23. Habilitar o JOB_MDFE no arquivo totvsappserver.ini do TSS, conforme segue: (2Homologao) ou (1Produo) (1-Normal) ou (2-Contingencia) (1.00) (1.00) (1.00)

[JOB_MDFE] main=MDFEWF environment=SPED [ONSTART] JOBS=JOB_MDFE

27

SIGATMS Manifesto Eletrnico

Boletim Tcnico

A verso do TSS deve ser igual ou superior a 2.23. Na rotina Cte - SEFAZ (SPEDCTE), apenas administradores devem ter acesso, pois ser a configurao entre o ambiente TSS e o ambiente Gesto de Transportes (SIGATMS).

interessante que os primeiros MDF-es sejam emitidos em ambiente de homologao, at que os testes estejam estveis. Envio do Manifesto Eletrnico (Recebimento e autorizao do MDF-e pela SEFAZ): 1. Em Gesto de Transporte (SIGATMS) acesse Atualizaes/Transporte/Manifesto (TMSA190). 2. Clique na opo Manifestar e configure os parmetros, com especial ateno na pergunta: Tipo do Manifesto?: Informe a opo Eletrnico.

3. Aps gerar o manifesto, acesse a opo MDF-e. 4. Configure os seguintes parmetros: Manifesto De / Manifesto At Informe o manifesto inicial que deseja visualizar at o manifesto final. Status do Manifesto - Selecione o estado em que o manifesto se encontra, com as seguintes opes: 1Autorizado; 2 - No Autorizado; 3- Ambos. Data De / Data At - Informe a data do manifesto inicial que deseja visualizar at a data do manifesto final. Transmisso - Informe o tipo da transmisso que ser efetuada, com as seguintes opes: 1- Envio MDF-e; 2Encerramento; 3- Cancelamento. Selecione a opo Envio MDF-e., para o envio do MDF-e. Aps a confirmao, os manifestos so listados em tela, com as seguintes funcionalidades: Legenda Informa o status do Manifesto. DAMDFE -So impressos as DAMDFEs autorizadas. A impresso tambm pode ser realizada, acessando Atualizaes/Transporte/Manifesto/Imprimir/DAMDFE (RTMSR28). Transmitir - Transmite os manifestos selecionados para a SEFAZ. So transmitidos apenas lotes diferentes de autorizados ou aguardando. Caso um manifesto tenha problema, possvel alter-lo e, e transmiti-lo novamente para a SEFAZ. Status Esta funcionalidade solicita os status dos manifestos selecionados para o TSS, desta maneira o SIGATMS ser atualizado com os novos status. Logo podemos ter algum documento que no conste mais na tela, pois ter o seu status alterado, diferente dos parmetros selecionados. Parmetros - Tem a funcionalidade de configurar o TSS, como: Ambiente, Modalidade e Verso do MDFe.

SIGATMS Manifesto Eletrnico

28

Boletim Tcnico

Monitor - Apresenta o manifesto no TSS. Nesta opo, temos algumas funcionalidades, assim como o status em que o manifesto encontra-se e caso j tenho sido transmitido para SEFAZ, quais foram s mensagens de retorno ou se no foi transmitido, qual o motivo. Funcionalidades: Schema Atravs desta funcionalidade, possvel verificar se o XML gerado est de acordo com o layout e os Schemas da SEFAZ, e com as suas informaes obrigatrias preenchidas. Ao confirmar esta tela em OK, pode-se ter duas mensagens, uma informando que o Schema est vlido, ou outra, informando que o Schema no est vlido. No caso de Schema vlido tem-se apenas um retorno informando que o Schema Vlido, e, com isso, o TSS assina e transmite este documento para a SEFAZ. Caso o Schema no seja vlido, tem-se uma tela com a mensagem de qual informao no esta correta. o mesmo caso de quando h alterao de cadastro para que o TSS no assine o documento. Refresh - A tela atualizada. Rec.XML - Apresenta uma tela com o XML gerado, onde se deve selecion-lo e salvar em outro arquivo. Desta maneira, possvel abri-lo em um editor prprio de XML. Mensagem - Exibe as mensagens que a SEFAZ nos retorna, tais como: nmero de protocolo de recebimento, data e hora. Essas mensagens podem ser de lote recebido com sucesso e autorizado ou at mesmo explicando por qual motivo a SEFAZ no aceitou o lote. Cancelamento do Manifesto Eletrnico Autorizado: 1. Em Gesto de Transporte (SIGATMS) acesse Atualizaes/Transporte/Manifesto (TMSA190). 2. Selecione o manifesto e clique em Excluir. Ao confirmar a excluso do Manifesto, o Sistema solicitada uma justificativa que posteriormente ser encaminhada a SEFAZ. 3. Aps a excluso do manifesto, clique na opo MDF-e . 4. Configure os seguintes parmetros: Manifesto De / Manifesto At - Preencha com o manifesto inicial que deseja visualizar at o manifesto final. Status do Manifesto - Selecione o estado em que o manifesto se encontra, com as seguintes opes: 1Autorizado; 2 - No Autorizado; 3- Ambos. Data De / Data At - Informe a data do manifesto inicial que deseja visualizar at a data do manifesto final. Transmisso - Informe o tipo da transmisso que ser efetuada, com as seguintes opes: 1- Envio MDF-e; 2Encerramento; 3- Cancelamento. Selecione a opo 3 - Cancelamento, para o cancelamento do MDF-e.

29

SIGATMS Manifesto Eletrnico

Boletim Tcnico

Aps a confirmao, os manifestos so listados em tela, conforme detalhes relatados anteriormente no envio do Manifesto. 5. Selecione a opo Transmitir e aguarde retorno de autorizao da SEFAZ. 101 - Cancelamento de MDF-e homologado. Encerramento do Manifesto Eletrnico Autorizado: Conforme o manual do MDF-e (pgina 10) a empresa emitente deve encerrar o MDF-e no final do percurso. Enquanto houver MDF-e pendente de encerramento no ser possvel autorizar novo MDF-e, para o mesmo par UF de carregamento e UF de descarregamento, para o mesmo veculo. Para o encerramento do manifesto, necessrio que o apontamento de chegada de viagem da filial de destino do manifesto tenha sido efetuado. Caso contrrio, o manifesto no ser apresentado em tela para transmisso do encerramento.

1. Em Gesto de Transporte (SIGATMS) acesse Atualizaes/Viagens/Rodovirio Transp/ Operaes (TMSA350). 2. Aponte a operao de chegada de viagem da filial de destino do manifesto. 3. Na filial de emisso do Manifesto , acesse Atualizaes/Transporte/Manifesto (TMSA190). 4. Clique na opo MDF-e. 5. Configure os seguintes parmetros: Manifesto De / Manifesto At - Preencha com o manifesto inicial que deseja visualizar at o manifesto final. Status do Manifesto - Selecione o estado em que o manifesto se encontra, com as seguintes opes:1Autorizado; 2 - No Autorizado; 3- Ambos. Data De / Data At - Preencha com a data do manifesto inicial que deseja visualizar at a data do manifesto final. Transmisso - Informe o tipo da transmisso que ser efetuada, com as seguintes opes: 1- Envio MDF-e; 2Encerramento; 3- Cancelamento. Selecione a opo Encerramento, para o encerramento do MDF

Aps a confirmao, os manifestos so listados em tela, conforme detalhes relatados anteriormente no envio do Manifesto. 6. Selecione a opo Transmitir e aguarde retorno de autorizao da SEFAZ. 132 - Encerramento de MDF-e homologado.

SIGATMS Manifesto Eletrnico

30

Boletim Tcnico

Na rotina Apontamento de Operaes (TMSA350), possvel apontar uma operao de sada, somente quando o manifesto estiver autorizado pela SEFAZ. Para a transmisso do Encerramento do Manifesto Eletrnico, necessrio que o apontamento de chegada de viagem tenha sido efetuado.

Informaes Tcnicas

Tabelas Utilizadas

DTX Manifesto de Carga, DYN Manifesto Eletrnico Cancelado, DTQ Viagem, DA3- Veculos, DA4- Motorista, SA2- Fornecedor. TMSA190 Manifesto de Carga, TMSAE73 Monitor MDF-e, TMSA350 Operao de Transporte, MDFSEFAZ XML para gerao do MDFE da SEFAZ. Windows/Linux.

Funes Envolvidas Sistemas Operacionais

31

SIGATMS Manifesto Eletrnico

You might also like