You are on page 1of 2

4 PROF:.

IMPACTO: A Certeza de Vencer!!!

FONTES DE ENERGIAS NO RENOVVEIS


CONTEDO PROGRAMTICO
KL 230810 PROT: 4777

18

NO-RENOVVEIS.
Os combustveis fsseis so fontes norenovveis de energia: no possvel repor o que gastamos. Em algum momento vo acabar e podem ser necessrios milhes de anos de evoluo semelhante para poder contar novamente com eles. So aqueles cujas reservas so limitadas e esto sendo devastadas com a utilizao. As principais so a energia nuclear e os combustveis fsseis (petrleo, gs natural e carvo).

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

No Brasil, a primeira sondagem foi realizada em So Paulo, entre 1892-1896, por Eugnio Ferreira de Camargo, quando ele fez a primeira perfurao na profundidade de 488 metros; contudo, o poo jorrou somente gua sulfurosa. Foi somente no ano de 1939 que foi descoberto o leo de Lobato na Bahia.

TORRE DE FRACIONAMENTO.
Est relacionado com a obteno das fraes de petrleo atravs de seus pontos de ebulio.

PETRLEO.
Os restos de matria orgnica, bactrias, produtos nitrogenados e sulfurados no petrleo indicam que ele o resultado de uma transformao da matria orgnica acumulada no fundo dos oceanos e mares durante milhes de anos, sob presso das camadas de sedimentos que foram se depositando e formando rochas sedimentares.

TEXTO COMPLEMENTAR.
ACHADO 1 PLANETA HABITVEL FORA DO SISTEMA SOLAR. SER QUE H PETRLEO? Cientistas da Organizao Europia para a Pesquisa Astronmica no Hemisfrio Austral (ESO) descobriram pela primeira vez um planeta habitvel fora do sistema solar, com temperaturas muito similares s da Terra. O planeta tem capacidade para armazenar gua, informou a equipe da ESO, com sede na localidade alem de Garching. Achamos que a temperatura dessa 'SuperTerra' oscila entre 0C e 40C, de modo que a gua poderia ser lquida", assinalou Stphane Udry, do Observatrio de Genebra. O distante planeta fica na constelao de Libra e gira em torno da estrela Gliese 581. Segundo o estudo, o planeta tem 1,5 vez o raio da Terra e uma massa cinco vezes superior do nosso planeta. O exoplaneta, como os astrnomos definem os que no fazem parte de nosso sistema solar, o menor j descoberto e, segundo os cientistas, realiza uma rbita completa em 13 dias. Alm disso, sua distncia em relao Gliese 581 14 vezes menor do que a que separa a Terra do Sol. Ainda estudam a atmosfera desse planeta, pois pode haver possibilidade de ser encontrado gs metano, podendo haver processos biolgicos. Explicaram os cientistas da ESO.

EXPLORAO DE PETRLEO - PLATAFORMA P-36

O conjunto dos produtos provenientes desta degradao, hidrocarbonetos e compostos volteis, misturados aos sedimentos e aos resduos orgnicos, est contido na rocha-me; a partir da o petrleo expulso sob efeito da compactao provocada pela sedimentao, migrando para impregnar areias ou rochas mais porosas e mais permeveis, tais como arenitos ou calcrios. Uma camada impermevel, quando constitui uma armadilha, permite a acumulao dos hidrocarbonetos, impedindo-os de escapar. Alm de gerar a gasolina que serve de combustvel para grande parte dos automveis que circulam no mundo, vrios produtos so derivados do petrleo como, por exemplo, a parafina, gs natural, GLP, produtos asflticos, nafta petroqumica, querosene, solventes, leos combustveis, leos lubrificantes, leo diesel e combustvel de aviao.

CONTEDO - 2011

EXERCCIOS PARA VENCEDORES.


NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br 01. A queima dos combustveis fsseis (carvo e petrleo), assim como dos combustveis renovveis (etanol, por exemplo), produz CO2 que lanado na atmosfera, contribuindo para o efeito estufa e possvel aquecimento global. Por qual motivo o uso do etanol prefervel ao da gasolina? a) O etanol solvel em gua. b) O CO2 produzido na queima dos combustveis fsseis mais txico do que aquele produzido pela queima do etanol. c) O CO2 produzido na queima da gasolina contm mais istopos de carbono-14 do que aquele produzido pela queima do etanol. d) O CO2 produzido na queima do etanol foi absorvido recentemente da atmosfera. e) O carbono do etanol proveniente das guas subterrneas. 02. Sabes e detergentes podem ser usados para finalidades semelhantes, mas seus processos de fabricao so diferentes. Foi feito um estudo que mostra a emisso de poluentes pelas indstrias de detergentes e sabes, e a tabela a seguir mostra alguns dos resultados obtidos:

PERGUNTAS/RESPOSTA/RASCUNHO:

PRODUTO
Emisso (kg de poluente/tonelada de produto xidos de nitrognio Oxido de enxofre CO2 Demanda qumica de oxignio (DQO)* Detergente Sabo 12,4 16,8 1613 1,33 9,9 13,1 7524 9,31

* OBSERVAO: Quanto maior a DQO, menos oxignio dissolvido haver na gua que recebe o rejeito liquido do processo industrial. Sobre esses dados, so feitas as seguintes afirmaes, considerando iguais quantidades de produtos: I. A indstria de sabo produz maior quantidade de gases responsveis pelo efeito estufa. II. A indstria de detergente tem maior impacto quanto produo de chuva cida. III. Se no receber tratamento, o rejeito lquido da indstria de sabo oferece maior risco de mortandade de peixes caso seja lanado em um rio. Dessas afirmaes: a) somente I correta. b) somente I e II so corretas. c) somente II e III so corretas. d) somente I e III so corretas. e) I, II e III so corretas.
REVISO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!!

CONTEDO - 2011

You might also like