You are on page 1of 28

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

ISSN Impresso 1809-3280 | ISSN Eletrnico 2177-1758 A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO www.esmarn.tjrn.jus.br/revistas

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO THE INFLUENCE OF RATIONALISM IN THE LEGAL SYSTEM Emanuel Dhayan Bezerra de Almeida
RESUMO: O presente artigo procura demonstrar como foram elaboradas e consolidadas as bases do paradigma cientco-racional da chamada cincia moderna. Tal paradigma desenvolvido no domnio das cincias exatas se estendeu s cincias sociais, contaminando o direito. Este ideal de cienticidade presente no direito pretendeu torn-lo uma disciplina exata e objetiva. PalavrasChave: Paradigma Cientco Ra-cional. Cincia Moderna. Sistema jurdico. ABSTRACT: The following article intends to demonstrate how the basis of the scienticrational paradigm of the so called modern science were elaborated and consolidated. Such paradigm was developed in the area of the exact sciences and entered in to the social science which culminated inuencing the law science. This ideal of science present in law intended to turn it into an exact and objective subject. Keywords: Rational Scientic paradigm. Modern Science. Legal System.

Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS/RS. Professor de Direito da Faculdade Cmara Cascudo / Estcio de S. Natal Rio Grande do Norte Brasil. Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

77

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

1 O NASCIMENTO DO PENSAMENTO RACIONAL: A EVOLUO DA CINCIA MODERNA A busca por certeza sempre esteve presente desde os primrdios do pensamento humano11 e encontrou na matemtica (geometria) e na lgica um dos mtodos preferidos de raciocnio. Na Grcia Antiga2 j temos um esboo de uma proto-racionalidade ocidental. O pr-socrtico Pitgoras (572-510 a.C.), pensador extremamente religioso, foi um dos precursores deste pensamento, ao estabelecer um vnculo entre os deuses e o homem, elevando condio divina uma das realizaes mais racionais do homem: a matemtica. Esta deixou de ser uma tcnica utilizada para atender s necessidades prticas (dimenso de terras), para tornar-se uma cincia pura. Assim, ele procurou reduzir todas as explicaes matemtica o mundo nmero passando a transformar tudo o que existe em guras geomtricas simples3. Plato (428-348 a.C.), o mais importante continuador da obra de Scrates (469399 a.C.), atravs da inuncia de Pitgoras4, passou a ver na matemtica a promessa de um caminho que ultrapassaria as aporias socrticas ou seja, as perguntas que Scrates fazia, mas deixava sem resposta e conduziria certeza5. Na entrada de sua Academia6, um lema ressalta esta inspirao pitagrica: No entre quem no saiba geometria. Os mtodos de investigao e ensino em Plato seguiam essencialmente os pitagricos, sobretudo no aspecto matemtico de ensino. Contudo, o motivo da predominncia das matemticas na Academia deve-se ao carter da prpria losoa platnica e o seu conceito do saber, que exclua da cultura os seus
1 Pouco se sabe a respeito dos pioneiros do pensamento ocidental. De seus textos restaram apenas fragmentos. Suas ideias chegaram a ns por intermdio das verses apresentadas pelos pensadores que vieram depois. ABRO, Bernadette Siqueira (org.). Histria da losoa. So Paulo: Editora Nova Cultural, 2004. p. 24. (Coleo Os Pensadores). 2 Esta breve introduo no tem a pretenso de exaurir todos os pensadores e correntes loscas que contriburam para a formao do pensamento moderno, mas, apenas, trazer alguns pensadores que na opinio do autor tiveram importncia. 3 ABRO, p.28. 4 Diversas pesquisas concordam com o fato de que o platonismo se inscreve na linha pitagrica dos pensadores que divinizaram os nmeros como princpios explicativos do real. Ver: CHTELET, Franois. Uma histria da razo: entrevistas com mile Noel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. p.48. 5 PLATO. Coleo Os pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 2004. p.13. 6 Instituio fundada por Plato em 384 a.C., voltada para a pesquisa original e concebida como conjugao de esforos de um grupo que v no conhecimento algo vivo e dinmico e no um corpo de doutrinas a serem simplesmente resguardadas e transmitidas.

78

Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

ramos puramente empricos7. No obstante, ressalta Hilton Japiassu que esta inicial aproximao da matemtica ao pensamento grego no produziu, naquele momento, uma aplicao desse conhecimento no cotidiano das pessoas, como posteriormente ocorreu com o pensamento moderno racional ocidental:
Apesar das idias fecundas e das imortais contribuies da cincia grega, somos obrigados a reconhecer que ela permaneceu estritamente connada no domnio da theoria, sem nenhuma preocupao com qualquer tipo de validao experimental ou de utilidade prtica. De tanto venerar os nmeros e as idealidades matemticas, esqueceu-se ou no tinha condies de aplic-los ao mundo material8.

Aps esse perodo grego, a linha de tempo interrompida e s mostra outra inexo vrios sculos depois, quando em um perodo posterior Idade Mdia, voltamos a distinguir fatos importantes com relao ao desenvolvimento do pensamento cientco ocidental. Com o Renascimento (sc. XVI)9, perodo posterior Idade Mdia e que marca o incio da Idade Moderna, ocorre a rejeio das ideias at ento vigentes e que estiveram garantidas pelo peso das autoridades agora contestadas. Tudo sacudido ou destrudo: as armaes da cincia e da losoa medieval; a autoridade da Bblia, posta em confronto com os dados das novas descobertas cientcas; e o prestgio da Igreja, abalado pelo movimento da Reforma Protestante. Este movimento de curiosidade, esta necessidade de compreender e este desejo de ir sempre mais longe constituram uma poderosa motivao pesquisa cientca que se inicia e preparou os fundamentos para a arrancada cientca do sculo XVII, onde a marcha triunfal da razo e do esprito cientco aconteceu plenamente.
7 JAEGER, Werner Wilhelm. Paidia: a formao do homem grego. So Paulo: Martins Fontes, 1979. p. 850. 8 JAPIASSU, Hilton. A revoluo cientca moderna. So Paulo: Letras & Letras, 2001. p. 59. 9 Na verdade, o que se chama Renascimento no passa da brutal radicalizao de uma srie de progressos feitos nos sculos precedentes. De uma s vez, todos esses progressos que, por motivos e causas mltiplas, se acumularam de maneira um tanto secreta, sem entrar em contato uns com os outros interagem subitamente entre si. Isso cria o evento maior que se chama habitualmente Renascimento. Antes disso, no que o sono reinasse; havia uma vida intensa, da qual nasceu, por cristalizao brusca, essa forma particularmente original e esclarecedora. Ver: CHTELET, p. 52. Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

79

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

Coprnico, Galileu, Descartes e Newton elaboram e consolidam a base da chamada cincia moderna. Estes pensadores marcam o incio de um verdadeiro imprio do saber racional que hoje se encontra consolidado naquilo que chamamos de cincia. 1.1 NICOLAU COPRNICO E A UTILIZAO DA MATEMTICA PARA CONTESTAR O MOVIMENTO DOS PLANETAS A concepo defendida por Aristteles (384322 a.C) e aperfeioada por Ptolomeu (84 - 151), que armava ser a Terra o centro do Universo, j perdurava por mais de dezenove sculos e era a base para a anlise dos mais diversos fenmenos (astronmicos, cosmolgicos, religiosos, etc.). Tal modo de observar o Universo j tinha sido atacada por diversos pensadores, entre os quais, Nicolau de Cusa (1401-1464), mas nenhum deles tinha utilizado a tcnica empregada por Coprnico. O uso da matemtica o fez se distinguir de seus predecessores e produziu pureza, coerncia e harmonia em sua teoria. Jonh Henry arma que:
Coprnico no s ps a Terra em movimento contra todos os ensinamentos da fsica aristotlica, as Sagradas Escrituras e o senso comum, como o fez com base em fundamentos que a maioria de seus contemporneos teria julgado ilegtimo. Por mais contrrio que o movimento da Terra possa parecer losoa natural, Coprnico insistiu, ele deve ser verdadeiro porque a matemtica o exige. Isso foi revolucionrio10.

Deste modo, quando Nicolau Coprnico11 publica seu De Revolutionibus Orbium Caelestium dando sua teoria fundamentos inteiramente matemticos, estava contribuindo de maneira signicativa para o incio da cincia moderna. O signicado de sua obra De Revolutionibus reside menos naquilo que ele prprio diz do que no que faz os outros dizerem. O livro deu ori10 HENRY, p.23. 11 A assimilao de uma nova teoria requer a reconstruo da teoria precedente e a reavaliao dos fatos anteriores. Esse processo intrinsecamente revolucionrio raramente completado por um nico homem e nunca de um dia para outro. Ver: KUHN, Thomas. A estrutura das revolues cientcas. 7. ed. So Paulo: Perspectiva, 2003. p.26.

80

Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

gem a uma revoluo que apenas enunciara. Tais textos so um fenmeno relativamente frequente e extremamente signicativo no desenvolvimento do pensamento cientco. Podem ser descritos como textos que mudam a direo na qual o pensamento cientico se desenvolve12. 1.2 GALILEU GALILEI E A PERCEPO MATEMTICA DO MUNDO Galileu o continuador da revoluo iniciada por Coprnico, e, por que no dizer, o mrtir e consolidador desta revoluo que inaugura a chamada racionalidade cientca ocidental. Para tanto, o modelo proposto por Galileu reprimiu as qualidades sensveis do mundo, pois para que fosse possvel conhecer o verdadeiro ser do Universo, era preciso abandonar as sensaes e impresses, os desejos e afetos; numa palavra, a subjetividade13. A eliminao da subjetividade implicava eliminar dos objetos todas as suas qualidades observveis e empricas, reduzindo-os a relaes quantitativas. O mundo se transforma em nmeros. Como Galileu costumava armar a natureza um grande livro escrito em linguagem matemtica. A matemtica passa a se constituir como um corpo global, com suas regras, sua linguagem, oferecendo a imagem de uma racionalidade integral, transparente14. Como preleciona Paolo Rossi:
Galileu o primeiro responsvel por aquela ingenuidade losca para a qual a cincia julga que o mundo objetivo coincide com o universo de tudo aquilo que . Atravs da matematizao e quanticao da natureza, a cincia galileana substituiu a Lebenswelt cotidiana pelo universo cientco15.

ele quem destri denitivamente a imagem mtica do Cosmos (tributrio dos decretos divinos, gravitando em torno da vontade de Deus) para substitu-la pelo esquema do Universo fsico unitrio, subme12 KUHN, Thomas. A revoluo copernicana: a astronomia planetria no desenvolvimento do pensamento ocidental. Lisboa: Edies 70, 1957. p. 161. 13 JAPIASSU, p.187. 14 CHTELET, p. 59 15 ROSSI, Paolo. A cincia e a losoa dos modernos: aspectos da Revoluo Cientca. Traduo de lvaro Lorencini. So Paulo: Unesp, 1992. p.16. Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

81

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

tido disciplina rigorosa da fsica matemtica que passa a sujeitar todos os setores do conhecimento que cam submetidos s normas do conhecimento matemtico-racional16. Da por diante, no mais a religio, a losoa e os mitos que determinam nossa viso do mundo. Nossa viso de mundo passa a ser determinada pela cincia. Ocorre a substituio da verdade dos dogmas religiosos pela verdade dos dogmas da cincia17. 1.3 REN DESCARTES E A ELABORAO DE UM MTODO Ren Descartes, seguindo a tradio desses pensadores procura elaborar um caminho que fornea elementos para que se possa obter com segurana a apreciao deste mundo matemtico. Em sua famosa obra Discurso do mtodo arma que o poder de bem julgar e distinguir o verdadeiro do falso, isto , o que se denomina o bom senso ou a razo, naturalmente igual em todos os homens. A diversidade das nossas opinies no provm do fato de uns serem mais racionais do que outros, mas to somente em razo de conduzirmos o nosso pensamento por diferentes caminhos e no considerarmos as mesmas coisas18. Ento, para tentar resolver estas divergncias de pensamentos e opinies sobre um mesmo tema19, Descartes propem um mtodo que seria uma maneira segura de estabelecer, a partir do modelo matemtico, um saber losco correto acerca de todos os assuntos que interessam ao progresso humano. Tal como um tringulo possui sempre trs ngulos que so iguais a dois ngulos retos e um crculo possui sempre todos os pontos de sua circunferncia equidistantes do centro20, ele concluiu que a evidncia maJAPIASSU, p.57. JAPIASSU, Hilton. A crise da razo e do saber objetivo: as ondas do irracional. So Paulo: Letras & Letras, 1996. p.10. DESCARTES, Ren. Discurso do mtodo. So Paulo: Editora Martin Claret, 2000. p. 21. Rejeitamos todos os conhecimentos que apenas sejam provveis, e declaramos que no se deve dar assentimento seno aos perfeitamente conhecidos, a respeito dos quais no se pode duvidar. Sempre que dois deles tm sobre a mesma coisa juzos contrrios, claro que pelo menos um deles se engana. DESCARTES, Ren. Regras para a direo do esprito. So Paulo: Editora Martin Claret, 2000. p.75. 20 Em Descartes h desconana em relao a tudo o que est ligado ao tempo. Todo o esforo cartesiano consiste em transformar o tempo real, ou o tempo vivido, em um parmetro matemtico, isto , projet-lo sobre algo de onitemporal, nem datado nem localizado. CHTELET, Franois. Uma histria da razo: entrevistas com mile Noel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. p. 119. 16 17 18 19

82

Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

temtica21 aquilo que o esprito humano pode aprender de mais correto22. Ento procurou elaborar um mtodo que poderia captar a razo desta certeza para que se possa estend-la a outros campos do conhecimento23, servindo de fundamento comum e nico para todas as cincias particulares. A busca por certeza atravs do mtodo tem incio com a provisria colocao em dvida de todas as certezas. O que resta aps a dvida cartesiana no somente a desconana em relao s verdades adquiridas, o vazio que se segue destruio sistemtica de todas as certezas por via da recusa dos procedimentos pelos quais essas certezas foram adquiridas (sem utilizar o mtodo) para aceitar inteiramente o novo processo metdico de construo da cincia24. Por meio da dvida metdica, surge uma primeira certeza: se duvido, penso. Logo, surge o cogito cartesiano: se penso, logo existo. A existncia do eu o novo mirante que possibilitar traar o horizonte de inteligibilidade sobre todo o edifcio do conhecimento humano. Assim, a razo passa a se apresentar como o nico alicerce slido que nada pode abalar25. Ressaltando a importncia do cogito cartesiano, Jos Pessanha arma:
A importncia do Cogito de duplo sentido: por um lado, ele se apresenta como o paradigma para as instituies que devero suceder-se numa viso clara da realidade, ou seja, tudo que for armado dever ser armado com a evidncia plena do tipo penso, existo; por outro lado, o Cogito repercute no plano metafsico, pois signica o encontro, pelo pensamento, de algo que subsiste, de uma substncia. O
21 A opo pela inspirao matemtica tem em Descartes este sentido: o mundo fsico s pode ser conhecido naquilo em que puder ser analisado por procedimentos matematizantes, isto , apenas em termos de gura, extenso e movimento. Para que isto se realize preciso que os aspectos qualitativos do sensvel sejam desprezados em benefcio do rigor matemtico que garante a verdade do conhecimento fsico. SILVA, Franklin Leopoldo. Descartes: a metafsica da modernidade. So Paulo: Moderna, 1993.p. 82. 22 Dessas consideraes se infere claramente por que a aritmtica e a geometria so muito mais certas que as outras disciplinas, a saber: s elas versam acerca de um objeto to puro e simples que no faz falta admitir absolutamente nada que a experincia torne incerta, e consistem inteiramente num conjunto de consequncias que so deduzidas pelo raciocnio. So, pois, as mais fceis e claras de todas e tm um objetivo como o que buscamos, visto que nelas, se no por inadvertncia, parece difcil um homem se enganar. Os que buscam o reto caminho da verdade no se devem ocupar de nenhum objeto acerca do qual no possam ter uma certeza igual das demonstraes da aritmtica e da geometria. DESCARTES, Ren. Regras para a direo do esprito. So Paulo: Editora Martin Claret, 2000. p.77. 23 SILVA, Franklin Leopoldo. Descartes: a metafsica da modernidade. So Paulo: Moderna, 1993.p.30. 24 SILVA, p. 44. 25 FILHO, Raul Ferreira Landin. Evidncia e verdade no sistema cartesiano. So Paulo: Loyola, 1992.p. 30. Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

83

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

desdobramento natural do penso, logo existo : existo como coisa pensante. Do pensamento ao ser que pensa realiza-se, ento, o salto sobre o abismo que separa a subjetividade da objetividade26.

A partir deste momento, ocorre a substituio da ordem real pela ordem das razes com a transformao das coisas em objetos do conhecimento. A cincia passa a ser possvel, pois se baseia na certeza inabalvel do cogito que, tendo como guia seguro o mtodo produzido a partir de si mesmo, reduz o mundo a sua medida. O homem torna-se sujeito27, o eu que pensa, e o mundo, seu objeto. Ele j pode pensar a si prprio como aquele que efetivamente reordena e reorganiza o mundo sua maneira28. Os homens se tornam, segundo o mtodo, senhores e possuidores da natureza29. 1.4 ISAAC NEWTON E A DESCOBERTA DE UMA LEI MATEMATICAMENTE VLIDA Newton completa a revoluo conceitual que Coprnico inicia um sculo e meio antes, concluindo o programa cientco-racionalista da matemtica universal. A partir dele, o mundo pode ser explicado de modo sistemtico-universal, pois obedece a uma teoria quantitativamente calculvel30, vlida em todos em lugares.
26 PESSANHA, Jos Amrico. Descartes: vida e obra. So Paulo: Editora Nova Cultural, 2004. p. 21-22. (Coleo Os Pensadores). 27 A verdade universal e no apenas subjetiva. Ser preciso mostrar, ento, que a ideia possui um valor tal que a verdade obtida atravs dela vale para alm da esfera da subjetividade. A isso Descartes chama de valor objetivo da representao: o contedo da ideia no tem validade apenas no sujeito e para o sujeito, mas verdadeiramente objetivo, isto , universal. Caso contrrio, no teria sentido procurar a verdade na cincia que est em mim mesmo, pois no desejo atingir algo semelhante ao que j possua antes do mtodo, isto , verdades dependentes de condies subjetivas entendidas como conjunturas psicolgicas. A unidade e a objetividade da verdade seu carter absoluto exigem que a subjetividade possua um alcance universal, devendo ser, portanto, um autntico fundamento inquestionado. SILVA, p. 35. 28 ABRO, p. 202. 29 O homem como senhor e possuidor da natureza ser o princpio que servir de o condutor a vrios pensadores, a todo um movimento intelectual. Estar na origem do pensamento das Luzes. Tambm estar presente na origem do desenvolvimento da cincia e da tcnica nos sculos XIX e XX. CHTELET, p. 65. 30 A superioridade da fsica newtoniana assenta precisamente numa caracterstica que o pensamento de Descartes no seu conjunto no possui a estipulao de leis quantitativas rigorosas que fornecem previses exatas sobre o funcionamento do universo. COTTINGHAM, John. A losoa de Descartes. Lisboa: Edies 70, 1989. p.127.

84

Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

Esta teoria gravitao universal mostra que o universo fsico est sujeito mesma lei da gravitao e s mesmas leis de movimento. Segundo Newton, as leis do movimento reduzem-se a trs: a) a primeira lei (da inrcia) estabelece que qualquer corpo permanece indenidamente em repouso ou em movimento retilneo, a menos que sofra uma ao externa; b) a segunda lei (da proporcionalidade da fora impressa mudana de movimento, isto , acelerao em sua direo) prescreve que a aceleraro de um corpo proporcional fora externa que provoca , com direo e sentidos iguais aos dessa fora; c) a terceira lei (da igualdade da ao e da reao) arma que toda ao corresponde uma reao igual e em sentido contrrio. Dessas leis retira-se uma frmula geral. Um corpo atrai outro na razo direta de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia que os separa. Essa a sntese da teoria da gravitao universal. Hilton Japiassu enaltece a importncia da teoria newtoniana:
A metodologia newtoniana elabora uma sntese do positivo e do racional. O progresso das cincias, da por diante, seria o resultado da marcha triunfante do novo mtodo cientco. Com Newton, a complexa multiplicidade dos fenmenos naturais ca reduzida a uma nica lei universal. A lei geral da gravitao, fruto da rigorosa aplicao do mtodo cientco31.

Um dos muitos aspectos da inuncia desta teoria sobre a sociedade, e, particularmente, o direito ressaltado por Thomas Kuhn:
O sistema de pesos e contrapesos incorporado na Constituio dos Estados Unidos, por exemplo, tinha a inteno de dar nova sociedade americana o mesmo tipo de estabilidade na presena de foras de ruptura que a compreenso exata das foras inerciais e atrao gravitacional tinham dado ao sistema solar newtoniano32.
31 JAPIASSU, Hilton. A revoluo cientca moderna. So Paulo: Letras & Letras, 2001. p.224. 32 KUHN, Thomas. A revoluo copernicana: a astronomia planetria no desenvolvimento do pensamento ocidental. Lisboa: Edies 70, 1957. p. 296. Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

85

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

O modelo elaborado por Newton completamente desvinculado de qualquer valor (poltico, social, econmico, religioso, etc.), ficando atrelado a uma argumentao matemtica absolutamente lmpida e transparente. 2 O RACIONALISMO E A MATEMATIZAO DA REPRESENTAO DO MUNDO Com a evoluo das ideias desses pensadores que solidicaram o pensamento cientco-racional-moderno, o mundo passou a obedecer a leis simples, redutveis s matemticas e apreendidas pelo raciocnio lgico33. Tinha-se a certeza de que o mtodo cientco e o racionalismo venceriam a incerteza. Cornelius Castoriadis resume este pensamento do seguinte modo:
Um saber constituindo seu objeto como processo em si independente do sujeito, reconhecvel num referencial espao-temporal vlido para todos e privado de mistrio, determinvel em categorias indiscutveis e unvocas (identidade, substncia, causalidade), exprimvel, enm, numa linguagem matemtica de poder ilimitado, da qual nem a pr-adaptao miraculosa ao objeto nem a coerncia interna pareciam causar problema. Acrescentadas regularidade evidente dos fenmenos naturais em grande escala, essas condies pareciam assegurar a existncia de um sistema nico de leis da natureza, ao mesmo tempo independente do homem e legvel por ele34.

Na verdade, a ideologia do cienticismo to poderosa que penetrou no apenas nas cidadelas do conhecimento, mas est presente em todos os espaos da vida cotidiana. Marilena Chau explica:
33 Por culpa da cincia desapareceu o mundo em que os homens tinham acreditado viver, rico de cores, de sons e de perfumes, pleno de alegria, de amor e de beleza, onde tudo falava dos ns ltimos e de harmonia. Esse mundo a cincia substituiu por um mundo duro, frio incolor, silencioso, um mundo da quantidade e do movimento matematicamente calculvel . ROSSI, p.20. 34 CASTORIADIS, Cornelius. As encruzilhadas do labirinto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. p. 202. v.1.

86

Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

O homem passa a relacionar-se com seu trabalho pela mediao do discurso da tecnologia, a relacionar-se com o desejo pela mediao do discurso da sexologia, a relacionar-se com a alimentao pela mediao do discurso diettico, a relacionar-se com a criana por meio do discurso pedaggico e peditrico, com a natureza, pela mediao do discurso ecolgico, com os demais homens por meio do discurso da psicologia e da sociologia. Em uma palavra: o homem passa a relacionar-se com a vida, com seu corpo, com a natureza e os demais seres humanos atravs de mil pequenos modelos cientcos nos quais dimenso propriamente humana da experincia desapareceu35.

Passou a existir um culto ao cienticismo, dando origem a uma nica abordagem admissvel. Os seguidores do mtodo correto, desqualicam automaticamente, em nome da prpria metodologia, todas as abordagens que no se ajustam sua estrutura discursiva. 2.1 A HEGEMONIA DAS CINCIAS NATURAIS (FSICA) O modelo de racionalidade baseado na matematizao da representao do mundo encontrou, nas cincias naturais, e, particularmente, na fsica, o seu mais perfeito arcabouo. Ao trabalhar com sistemas mecnicos mecanicismo na compreenso e na manipulao do mundo fsico, a fsica conseguiu estabelecer mais rmemente seus pressupostos como verdades e fundamentar critrios denitivos de abordagem cientca do universo36. Deste modo, o paradigma da fsica se torna o paradigma da cincia, tendo este se tornando o modelo seguido pelas demais disciplinas cientcas. Tal paradigma cientco foi baseado em trs pressupostos: a) simplicidade: Em sua busca por conhecimento, o cientista depara-se com um universo que se apresenta e sempre se apresentou complexo. Porm, ele acredita que,
35 CHAU, Marilena. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 5.ed. So Paulo: Cortez, 1990. p.12. 36 VASCONCELLOS, Maria Jos Esteves. Pensamento sistmico: o novo paradigma da cincia. Campinas: Papirus, 2002. p. 85. Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

87

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

por trs dessas aparncias complexas, est a simplicidade e que, para compreender esse universo, preciso separar as partes para entender o todo37. Associada a essa atitude simplicadora do cientista tradicional, est a crena de que o mundo cognoscvel, que pode ser conhecido, desde que seja abordado de modo racional. A cincia deve proceder a uma abordagem racional do mundo cientca , preocupando-se sempre com a coerncia lgica de suas teorias, trabalhando para eliminar do discurso cientco a impreciso, a ambiguidade, a contradio38. b) estabilidade: Ao sujeitar o mundo observao de leis estveis, este passa a ter eventos regulares, levando a crer na sua determinao com a consequente previsibilidade dos fenmenos e na reversibilidade com a consequente controlabilidade dos fenmenos , obtendo-se um protocolo matematizvel, o que corresponde s maiores exigncias de rigor e exatido na representao das relaes. Dizer que a trajetria determinada signica que sua evoluo regida por leis (leis da natureza39 com validade universal) e determinada por condies iniciais. Assim, todo fenmeno segue naturalmente a alguma condio antecedente, decorrendo, como corolrio da determinao, a previsibilidade dos fenmenos. Se conhecermos os princpios que regem a evoluo da trajetria e se conseguirmos caracterizar bem o estado inicial do sistema, poderemos prever com segurana sua evoluo40. Assim, os cientistas empenham seus esforos no sentido de aumentar cada vez mais
37 dessa atitude simplicadora, analtica, fragmentadora, disjuntiva, reducionista, que resultam a compartimentalizao da saber, a fragmentao do conhecimento cientco do universo em reas ou disciplinas cientcas (multidisciplinares), a fragmentao das instituies cientcas em departamentos estanques (VASCONCELLOS , 2002, p.75). 38 VASCONCELLOS, 2002, p.77. 39 A descoberta das leis da natureza assenta, por um lado, e como j se referiu, no isolamento das condies iniciais relevantes (por exemplo, no caso da queda dos corpos, a posio inicial e a velocidade do corpo em queda) e, por outro lado, no pressuposto de que o resultado se produzir independentemente do lugar e do tempo em que se realizarem as condies iniciais. SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as cincias. So Paulo: Cortez, 2003. p. 29. 40 Se tivssemos certeza do futuro, no poderamos ser moralmente compelidos a nada. Seramos livres para nos entregar a todas as paixes e perseguirmos todos os egosmos, visto que todas as aes se enquadram no espectro da certeza decretada. Se tudo incerto, o futuro est aberto criatividade, no apenas criatividade humana, mas de toda a natureza. Est aberto s possibilidades, e assim a um mundo melhor. WALLERSTEIN. Immanuel. O m do mundo como o concebemos: cincia social para o sculo XXI. Traduo de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Revan, 2002. p. 36.

88

Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

sua capacidade de prever os fenmenos41. Ao lado da determinao dos fenmenos, passa a existir a sua reversibilidade42. Quer dizer que, se o cientista interferir, ou inverter a manipulao, produzir o retorno do sistema ao seu estado inicial. Por exemplo, juntando molculas de oxignio e hidrognio, em propores adequadas, obtm-se gua, mas tambm se pode inverter a manipulao e decompor a gua em oxignio e hidrognio. Da reversibilidade dos fenmenos decorre, como corolrio, sua controlabilidade. As transformaes reversveis denem a possibilidade de agir sobre o sistema, de control-lo, de manipul-lo43. c) objetividade: Ao conhecer objetivamente o mundo, o cientista, para descobrir e descrever os mecanismos de funcionamento da natureza, deve car fora dela, numa posio privilegiada, de onde possa ter uma viso abrangente, sempre buscando discriminar o que objetivo do que ilusrio, ligado sua prpria subjetividade, s suas simples opinies. Acreditando-se que o mundo, a realidade, existe l, independente do observador, cabe a este atingir uma representao da realidade que seja a melhor possvel e trabalhar para descobrir essa realidade. Se existe uma realidade nica dever existir uma nica descrio, uma melhor ou nica verso, que corresponde verdade sobre essa realidade. Essa preocupao com a objetividade perpassa toda a cincia tradi44 cional , em todas as suas disciplinas: os resultados no podem estar contaminados pela subjetividade do pesquisador45.
41 E, se no esto conseguindo prever com segurana, associam imprevisibilidade a conhecimento imperfeito e continuam a empenhar-se ainda mais para conhecer melhor o fenmeno (VASCONCELLOS, 2002, p.86). 42 Armar que todas as leis so matematicamente reversveis, signica que o tempo irrelevante para a compreenso dos fenmenos naturais. Consequentemente, se soubermos a lei e as chamadas condies iniciais, podemos predizer ou ps-dizer qual ser ou qual foi a localizao e a medida de qualquer processo no futuro ou no passado (WALLERSTEIN, 2002, p.200). 43 VASCONCELLOS, 2002, p.87 44 O paradigma da cincia moderna procura suprimir do processo de conhecimento todo elemento no cognitivo (emoo, paixo, desejo, ambio, etc.) por entender que se trata de um fator de perturbao da racionalidade da cincia. SANTOS, Boaventura de Sousa. Introduo a uma cincia ps-moderna. 4.ed. Rio de janeiro: Graal, 2003. p.117. 45 VASCONCELLOS, 2002. p. 91. Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

89

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

2.2 A ILUSO DAS CINCIAS NATURAIS (FSICA) As cincias naturais (em especial, a fsica46) que geraram este modelo baseado em regras objetivas que visavam garantir segurana e certeza nas suas operaes, esto revendo seus conceitos e dando-se conta de que as bases nas quais elas se estruturaram no passaram de uma iluso. A cincia clssica privilegiava a ordem e a estabilidade, ao passo que, em todos os nveis de observao, reconhecemos agora o papel primordial das utuaes (desordem) e da instabilidade. Associadas a essas noes, aparecem tambm as escolhas mltiplas e os horizontes de previsibilidade limitada. Noes como as de caos tornaram-se populares e invadem todos os campos da cincia, da cosmologia economia47. As leis da fsica, em sua formulao tradicional, descrevem um mundo idealizado, um mundo estvel, e no o mundo instvel, evolutivo em que vivemos48, pois para a viso clssica, os sistemas estveis eram a regra49, e os sistemas instveis, excees, ao passo que hoje invertemos essa perspectiva. Ao raciocinar sobre um mundo estvel, era possvel, desde que fossem dadas as condies iniciais apropriadas, garantir a previsibilidade do futuro e a possibilidade de retroceder ao passado. Se pudesse predizer o resultado do jogo, com certeza, poderia concluir que ele era determinado; e, caso no seja alcanado o resultado previsto, o defeito estaria em no conseguir captar as condies iniciais50. Desde que a instabilidade incorporada, o signicado das leis da natureza passa a exprimir probabilidades51 e no mais certezas. Aquela deixou
46 A matemtica passa por problemas semelhantes fsica. Apesar dos avanos monumentais da matemtica, esta tambm continua incerta, seja pelos efeitos fortes provocados pelo teorema da incompletude de Godel, formulado na dcada de 30, seja pelo surgimento da lgica difusa que destruiu a linearidade preponderante da explicao matemtica, seja pela dissonncia cada vez mais visvel entre a realidade catica e a matemtica apenas lgica. DEMO, Pedro. Certeza da incerteza: ambivalncia do conhecimento e da vida. Braslia: Plano, 2000. p.22. 47 PRIGOGINE, Ilya. O m das certezas. So Paulo: Unesp, 1996. p.12. 48 PRIGOGINE, 1996, p.29. 49 Longe das condies de equilbrio, as equaes no so lineares, so possveis muitas propriedades, muitos estados que so as diversas estruturas dissipadoras acessveis. medida que nos aproximamos do equilbrio, a situao oposta: tudo se torna linear e s h uma soluo. PRIGOGINE, Ilya. O nascimento do tempo. Lisboa: Edies 70, 1999. p.26. 50 PRIGOGINE, 1996, p.43. 51 A probabilidade deriva do fato de que sempre h novas solues estatsticas de equaes dinmicas. As interaes no interior dos sistemas so contnuas, e esta comunicao constitui a irreversibilidade do processo, criando correlaes cada vez mais numerosas. WALLERSTEIN, p.202.

90

Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

de ser uma forma menor da verdade, para ser a nica verdade cientca que h. Ilya Prigogine ressalta que:
Na concepo clssica, o determinismo era fundamental e a probabilidade era uma aproximao da descrio determinista, derivada da nossa informao imperfeita. Hoje o contrrio: as estruturas da natureza obrigam-nos a introduzir as probabilidades independentemente da informao que possuamos. A descrio determinista no se aplica de fato a no ser a situaes simples, idealizadas, que no so representativas da realidade fsica que nos rodeia52.

Como dizia o famoso cientista Albert Einstein,53 Na medida em que as leis da matemtica se referem realidade, no so certas, e na medida em que so certas, no se referem realidade. Assim, as certezas passam a ser da cincia, mas no da realidade. Apesar deste abalo nos alicerces em que foi construdo nosso pensamento cientco, ele continua a fornecer s outras cincias um paradigma de conhecimento rigoroso, estando profundamente enraizado na prtica e na teorizao das cincias sociais. 2.3 INFLUNCIAS DAS CINCIAS NATURAIS NAS CINCIAS SOCIAIS O modelo de racionalidade que preside a cincia moderna constitui-se a partir da revoluo cientca do sculo XVI e foi desenvolvido nos sculos seguintes, basicamente no domnio das cincias naturais. Ainda que com alguns prenncios no sculo XVIII, s no sculo XIX que este modelo de racionalidade se estende s cincias sociais emergentes54. Hans Geor-Gadamer destaca:
O que caracteriza o desenvolvimento das cincias do esprito (sociais) no sculo XIX que no s reconhece exteriormente as cincias da natureza como seu modelo
52 PRIGOGINE, 1996, p.49. 53 DEMO, p.93. 54 SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as cincias. So Paulo: Cortez, 2003. p.21 Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

91

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

como tambm, partindo do mesmo fundamento de que vive a cincia da natureza, desenvolvem o mesmo pathos de experincia e pesquisa que aquela.55

As cincias sociais s podem ser chamadas de cientcas se forem conduzidas de acordo com os mtodos das cincias naturais, especialmente da fsica. Somente estes mtodos fazem inteiramente justia s austeras exigncias da pesquisa cientca. Somente eles levam a leis precisas e relativamente simples que permitem predies dedignas, cobrindo amplas gamas de tempo e de espao56. Trs ideias principais permitem aplicar as metodologias das cincias naturais s sociais57: a) a ideia fundamental de que a sociedade humana regulada por leis naturais, ou seja, por leis que tm todas as caractersticas das leis naturais, invariveis, independentes da vontade e da ao humana. Ento, estas leis da sociedade que regulam o funcionamento da vida social, econmica e poltica, so do mesmo tipo que as leis naturais; b) dessa primeira ideia decorre que os mtodos e procedimentos para conhecer a sociedade so exatamente os mesmos que so utilizados para conhecer a natureza. Portanto a metodologia das cincias sociais tem que ser idntica metodologia das cincias naturais, posto que o funcionamento da sociedade regido por leis do mesmo tipo da natureza;
55 GADAMER, Hans-Georg. Verdade e mtodo I: traos fundamentais de uma hermenutica losca. 5.ed. Petrpolis: Vozes, 1997. p.110. 56 KAUFMANN, Felix. Metodologia das cincias sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. p.12. 57 Felix Kaufmann enumera quatro objees transposio do pensamento das cincias naturais para as cincias sociais: a) a livre vontade humana introduz um fator de indeterminao nos prognsticos sociais de tal modo que no se pode esperar que nenhuma lei se aplique sem excees. Pois as decises dos homens so amplamente inuenciadas por fatores irracionais que desaam o clculo; b) as leis fsicas so vlidas para todos os lugares e tempos. Todas as asseres em cincia social, pelo contrrio, referem-se a circunstncias histricas especcas; c) as chamadas leis sociais so destitudas de validade objetiva. Variam com a perspectiva do cientista social, especialmente com sua distncia temporal dos acontecimentos a serem explicados, com seu meio social e sua equao pessoal. Sobretudo, a cincia social no isenta de valores como as cincias naturais; d) a preciso das leis fsicas devida a sua forma matemtica, mas a matemtica no aplicvel esfera social. Pois a comparabilidade numrica exige grandezas mensurveis e tal condio no satisfeita nas cincias sociais (KAUFMANN, 1977, p.173).

92

Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

c) a terceira ideia que da mesma maneira que as cincias da natureza so cincias objetivas, neutras, livres de juzo de valor, de ideologias polticas, sociais ou outras, as cincias sociais devem funcionar segundo este modelo de objetividade cientca. Isto quer dizer que o cientista social deve estudar a sociedade com o mesmo esprito objetivo, neutro, livre de juzo de valor, livre de quaisquer ideologias ou vises de mundo58, exatamente da mesma maneira que a fsica. As cincias sociais passam a proceder a uma abordagem racional do mundo, preocupando-se sempre com a coerncia lgica de suas teorias. Este modo de pensar fez com que todos os ramos das cincias sociais procurassem se adaptar a este modelo, buscando saberes denitivos e verdadeiros, entre eles o direito. 3 A ELABORAO DE UM PENSAMENTO JURDICO-RACIONAL: O DIREITO TRATADO COMO CINCIA EXATA Devido forte inuncia deste sicalismo59, ou seja, da transposio para as cincias humanas das tcnicas/ideias das cincias exatas, a cincia do direito adere a este paradigma cientco-racional60, atravs do positivismo jurdico61 que surge juntamente com a formao e consolidao do Estado Moderno. Antes do sculo XIX, o direito era, sobretudo, ditado por princpios que a tradio consagrava, o que produzia uma mutabilidade e exibilidade
58 Deve fazer calar seus preconceitos e as suas paixes. Se ele simpatizar com o individualismo, com o socialismo, com o liberalismo, com os operrios, com os proprietrios, enm, qualquer que seja sua simpatia, ou a sua paixo, ou preconceito, ele deve faz-lo calar, e graas a este silncio ele poder iniciar o discurso objetivo da cincia. LOWY, Michel. Ideologias e cincia social: elementos para uma anlise marxista. So Paulo: Cortez, 1985. p.42. 59 Surgiram teorias que propagaram a necessidade de contar com modelos de cincias sociais, que copiaram as cincias naturais, tratando inclusive, de alcanar o ideal de cincias sociais matematizadas sicalismo. WARAT, Luis Alberto. Por quem cantam as sereias. Porto Alegre: Sntese, 2000. p.125. 60 O positivismo jurdico nasce do esforo de transformar o estudo do direito numa verdadeira e adequada cincia que tivesse as mesmas caractersticas das cincias fsico-matemticas, naturais e sociais. BOBBIO, Noberto. O positivismo jurdico: lies de losoa do direito. So Paulo: cone, 1995. p.135. 61 O positivismo, como resposta terica a uma necessidade prtica, a busca de segurana, procura fornecer um conceito autnomo do direito, isto , um conceito que represente o fenmeno jurdico como uma esfera independente da moral e da poltica. Para isso, assume como uma categoria central a noo de validade, que lhe permite explicar a justia e a eccia, como critrios identicadores do jurdico. Pelo recurso noo de validade, o direito reconduzido a si mesmo, dado que a validade uma qualidade jurdica, determinada pelo prprio direito positivo. BARZOTTO, Luis Fernando. O positivismo jurdico contemporneo: uma introduo a Kelsen, Ross e Hart. So Leopoldo: Ed. Unisinos, 2004. p. 24. Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

93

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

do direito, constituindo um risco permanente de incerteza e de arbtrio. Com a formao do Estado Moderno, ocorreu a eliminao ou absoro dos ordenamentos jurdicos superiores e inferiores pela sociedade nacional, por meio de um processo que se poderia chamar de monopolizao da produo jurdica, gerando a eliminao de todo centro de produo jurdica que no fosse o prprio Estado62. Ao promover esta centralizao, aparece a legalidade como um princpio capaz de dar aos sistemas jurdicos dos Estados modernos uma determinada base que, sem ferir as exigncias materiais, fosse capaz de lhes dar certos parmetros. A legalidade, num mundo em que a crena em princpios abstratos se desgastava, tornou-se a pedra angular que dava ao direito e ao Estado aquele mnimo de segurana63 e de certeza64. Aproveitando-se destas caractersticas, surge no pensamento jurdico um modelo Positivismo jurdico? Escola da Exegese para caracterizar cienticamente65 o direito. Como somente o Estado poderia produzir o direito, este pensamento adota a autodelimitao da cincia do direito (pensamento jurdico) ao estudo da lei positiva. Dessa maneira, a teoria positivista centra-se no desenvolvimento de uma cincia formal fundada na reduo dos comportamentos sociais, que so apreendidos to somente nos limites j estabelecidos por uma estrutura normativa previamente estabelecida66, eliminando sistematicamente tudo aquilo que, de um modo ou de outro, no se rera sua positividade67, para formar o discurso
62 BOBBIO, Noberto. Teoria da norma jurdica. So Paulo: Edipro, 2001. p.31. 63 O positivismo jurdico, na verdade, no foi apenas uma tendncia cientca, mas tambm esteve ligado, inegavelmente, necessidade de segurana da sociedade burguesa. O perodo anterior Revoluo Francesa caracterizarase pelo enfraquecimento da justia, mediante o arbtrio inconstante do poder da fora, provocando a insegurana das decises judiciais. A primeira crtica a esta situao veio do crculo dos pensadores iluministas. A exigncia de uma sistematizao do Direito acabou por impor aos juristas a valorizao do preceito legal no julgamento de fatos vitais decisivos. FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio. A cincia do direito. 2.ed. So Paulo : Atlas, 1980. p.32. 64 FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio. Funo social da dogmtica jurdica. So Paulo: Max Limonad, 1998. p.193. 65 O mtodo positivista pura e simplesmente o mtodo cientco e, portanto, necessrio adot-lo se se quer fazer cincia jurdica ou teoria do direito. Se no for adotado, no se far cincia, mas losoa ou ideologia do direito. BOBBIO, Noberto. O positivismo jurdico: lies de losoa do direito. So Paulo: cone, 1995. p.238. 66 WARAT, Luis Alberto; PEPE, Albano Marcos Bastos. Filosoa do direito: uma introduo crtica. So Paulo: Moderna, 1996. p. 60. 67 O estatuto cientco de estudo do direito admite, por hiptese, que se liberte nalmente a cincia do direito de todos os elementos que lhes so estranhos. preciso, portanto, denir o direito no que ele tem de especco, no que faz dele uma ordem de fenmenos perfeitamente irredutvel a qualquer ordem dos fatos. MIAILLE, Michel. Introduo Crtica ao Direito. Lisboa: Estampa, 1994. p. 295.

94

Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

de uma cincia jurdica pura, despolitizada, eticamente indiferente e isenta da qualquer risco de contaminao ideolgica. Michel Miaille acrescenta:
O campo de estudo dos juristas encontra-se denido de maneira precisa e, aparentemente, de maneira cientca. De fato, a partir do momento em que o direito analisado como um conjunto de imperativos articulados uns nos outros de maneira coerente, a cincia do direito torna-se o estudo sistemtico desses imperativos, qualquer que seja o contedo de cada um deles ou mesmo do conjunto. A cincia do direito encontra-se, pois, puricada maneira como foram puricadas as disciplinas com estatuto de cincia, quando aceitaram eliminar de seu objeto toda a contaminao de debates loscos ou teolgicos68.

No obstante, para que tal pensamento fosse consolidado, foi necessrio que alguns dogmas fossem estabelecidos, para que no houvesse um questionamento das premissas que formavam esta teoria69. Assim, o carter cientco-racional (positivista) do pensamento jurdico, transformou suas crenas sobre o mundo em um discurso sem suspeitas. Dentre esses dogmas que construram o alicerce que deu/d sustentao ao pensamento positivista70, destacam-se as cinco caractersticas seguintes71:
68 MIAILLE, p. 296. 69 Falsos conceitos, sem fora explicativa mas com amplo poder retrico, que condicionam a prtica jurdica, convencendo seus protagonistas do carter inquestionvel de certas justicaes. WARAT, Luis Alberto. Introduo geral ao direito II. Porto Alegre: SafE, 2002. p.42. 70 Este lastro, a sua apreciao crtica e as subsequentes tentativas de superao condicionam todo o pensamento jurdico deste nal de sculo. CORDEIRO, A. Menezes. Introduo edio portuguesa. In: CANARIS, Claus - Wilhelm. Pensamento sistemtico e conceito de sistema na cincia do direito. 3. ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2002. p. 16. 71 Ao escolher estas cinco caractersticas expostas a seguir, escolhemos as que em nossa opinio eram as mais relevantes, embora existam outras. Warat enumera como maior preciso estes dogmas positivistas: a) A nica fonte do direito a lei; b) As normas positivas constituem um universo signicativo autosuciente, do qual se pode inferir por atos de derivao racional, soluo para todos os tipos de conitos normativos; c) O ato de interpretao um ato de conhecimento e no de vontade, uma atividade mecnica atravs da qual o juiz, mediante a aplicao das regras de clculo lgico, obtm certas concluses logicamente derivveis das premissas normativas. O raciocnio jurdico responde s regras do silogismo demonstrativo; d) Os cdigos no deixam nenhum arbtrio ao intrprete. Esse no faz o direito porque j o encontra realizado; e) As determinaes metajurdicas no tm valor, devendo-se encontrar todas as solues dentro do prprio sistema jurdico; f ) Os conitos normativos so somente aparentes, devendo o juiz mediante procedimentos lgicodedutivos adequados super-los, mostrando-nos em suas solues a coerncia profunda do ordenamento positivo; g) A linguagem jurdica formal e, portanto, precisa; possui um unvoco sentido dispositivo; h) O Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

95

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

a) legislador racional Indagando-se sobre quem possua legitimidade para ler a natureza das coisas e dela extrair regras normativas, surge como resposta a gura do legislador racional. Tal legislador era uma co colocada no lugar do legislador real, capaz de, utilizando-se da razo, ler a natureza das coisas, decifr-la e reproduzi-la em normas que podem ser legitimamente pensadas como universais e eternas, como se fosse a traduo em regras sociais daquela harmonia geomtrica que rege o mundo72. Entre as propriedades deste legislador, podem-se destacar as seguintes caractersticas: a) trata-se de uma gura singular, cuja identidade a de legislador deve ser pressuposta, apesar da multiplicidade concreta (colegiados, parlamentos); b) uma gura permanente, pois no desaparece com a passagem do tempo e com a morte das vontades concretas; c) nico, pois o mesmo para todas as normas do ordenamento, no obstante as diferenas no tempo e no espao e as diversas competncias normativas, como se todo o ordenamento obedecesse a uma nica vontade; d) consciente, ou seja, conhece todas as normas que emana, passadas e presentes, tendo cincia global do ordenamento; e) nalista, isto , ao sancionar uma norma, sempre tem alguma inteno; f ) onisciente, pois conhece todos os fatos e condutas, nada lhe escapando, sejam eventos passados, sejam presentes ou futuros; g) justo, pois jamais deseja uma injustia, tudo se resumindo numa questo de compreend-lo bem; h) coerente, ainda quando, aparentemente, se contradiz, bastando para isso invocar a lei superior, posterior ou especial; i) onicompreensivo, pois o ordenamento tudo regula, explcita ou implicitamente; j) econmico, isto , nunca redundante, nunca usa palavras
juiz neutro, imparcial; i) Do ordenamento jurdico extrai-se uma certeza total sobre as condutas proibidas e permitidas. O homem comum no pode ter dvidas nem temores em relao a ser sancionado por uma conduta permitida pelo ordenamento jurdico (Da derivam os princpios de legalidade e os conceitos de tipicidade abuso de direito); j) As normas jurdicas so esquemas conceituais abstratos e inexveis, cando descartado como irrelevante tudo aquilo que as mesmas no prescrevem; k) As normas sempre determinam com preciso, porque elas no podem permitir e proibir simultaneamente uma mesma conduta, sob pena de violar o princpio normativo da no contradio; l) O direito um modelo axiomtico, um sistema completo, dotado de plenitude hermtica, do qual se pode extrair concluses para todas as hipteses; m) A cincia jurdica deve estudar, sem formular juzos valorativos ao direito vigente. A atitude cientca dos juristas baseia-se na aceitao sem questionamento do direito positivo vigente; n) O conhecimento do direito um saber desvinculado de toda preocupao sociolgica, axiolgica, econmica, poltica ou antropolgica. As teorias jurdicas produzem um conhecimento ideologicamente neutro; o) Desqualica-se a possibilidade de que nos atos decisrios vinculados produo jurdica existam componentes irracionais ou compromissos ideolgicos. WARAT, Luis Alberto. Introduo geral ao direito. Porto Alegre: SafE, 1994. p.55. 72 GROSSI, Paolo. Mitologias jurdicas da modernidade. Florianpolis: Fundao Boiteux, 2004. p. 112.

96

Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

supruas, e cada norma, ainda que aparentemente esteja a regular a mesma situao, tem na verdade uma funo prpria e especca; l) operativo, pois todas as suas normas tm aplicabilidade, no havendo normas nem palavras inteis; e m) preciso, pois, apesar de se valer de palavras da lngua natural, vagas e ambguas, sempre lhes confere um sentido rigorosamente tcnico73. b) completude do ordenamento A partir da gura do legislador racional, surgem outros mitos que completaram o projeto positivista-cientco do direito. Um deles, que est estreitamente ligado ao primeiro, o da completude do ordenamento. A funo da completude est ligada ao princpio da certeza do di74 reito , que a ideologia fundamental deste movimento jurdico, pois enquanto se armar ser o ordenamento jurdico completo, as leis elaborados pelo legislador racional iro fornecer ao juiz em cada caso, uma soluo, assegurando que o ordenamento jurdico possui uma nica resposta para os diversos casos que viro a ser decididos pelos juzes. A partir de tal premissa, tal mito consegue conciliar entre si dois outros temas juspositivistas fundamentais: aquele segundo o qual o juiz no pode criar o direito, pois j existe uma soluo elaborada pelo legislador racional; e aquele segundo o qual o juiz no pode jamais se recusar a resolver uma controvrsia adequada, posto que a resposta para o caso apreciado j se encontra no ordenamento jurdico. c) inexistncia de lacunas Ao pregarem a proibio da criao e da recusa do direito, os positivistas, com o intuito de preservar a coerncia terica na qual se baseiam, renem estas armaes sob um terceiro mito75, o de que a lei seja despojada de lacunas, sem contradies, clara e sem obscuridades.
73 FERRAZ JUNIOR, Trcio Sampaio. Introduo ao estudo do direito: tcnica, deciso, dominao. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2003. p. 281. 74 A completude no era um mito, mas uma exigncia de justia; no era uma funo intil, mas uma defesa til de um dos valores supremos a que deve servir a ordem jurdica, a certeza. BOBBIO, Noberto. Teoria do ordenamento jurdico. 10. ed. Braslia: Ed. UNB, 1999. p.128. 75 A ideia de sistema fechado, marcado pela ausncia de lacunas, ganha com isso o carter de co jurdica necessria, isto , o sistema jurdico considerado como totalidade sem lacunas. FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio. A cincia do direito. 2.ed. So Paulo: Atlas, 1980. p.34. Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

97

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

O direito constitui uma totalidade que se manifesta no sistema de conceitos e proposies jurdicas em ntima conexo (completude do ordenamento). Neste sentido, toda e qualquer lacuna , efetivamente, uma aparncia76. Ento, estas lacunas aparentes devem sofrer uma correo num ato interpretativo, no pela criao de nova lei especial, mas pela reduo de um caso dado lei superior na hierarquia. Isso signica que as leis de maior amplitude genrica contm, logicamente, as outras na totalidade do sistema. O sistema jurdico necessariamente manifestao de uma unidade imanente, perfeita e acabada que a anlise sistemtica, realizada pelo positivismo, faz explicitar77. d) neutralidade do juiz A pretenso de neutralidade do cientista no tratamento de seu objeto de conhecimento era uma das caractersticas das cincias exatas que foi incorporada pelo juiz na cincia do Direito. Warat enuncia que:
A excluso dos juzos de valor e a explicao causal constituem-se portanto em regras fundamentais para o mtodo cientco, de forma que s pode ser denominado cientco aquele saber que elimine possveis interferncias dos juzos de valor e que esteja apenas voltado para o dever cientco de procurar atingir a verdade dos fatos78.

Deste modo, o juiz passou a ser um elemento neutro no ato de aplicar a lei, no podendo ser contrrio nem favorvel lei, apenas constatar que ela existe e que tem determinadas consequncias para aquele que a desobedecer. Ele se tornou um mero instrumento a servio da realizao da vontade onisciente e onipotente daquele ser imaginrio (legislador racional) a que o seu aplicador 79 deveria servir.
76 No se pode, pura e simplesmente, identicar a existncia de lacunas com o fato de um sistema formal ser incompleto, como desejariam certos formalistas. Um sistema formal incompleto quando no se pode deduzir dos axiomas do sistema, mediante regras de deduo aceitas, uma proposio, que se pode formular nesse sistema, nem sua negao. PERELMAN, Chaim. Lgica jurdica. So Paulo: Martins Fontes, 1998. p.66. 77 FERRAZ JUNIOR, Trcio Sampaio. Funo social da dogmtica jurdica. So Paulo: Max Limonad, 1998. p.73. 78 WARAT, Luis Alberto; PEPE, Albano Marcos Bastos. Filosoa do direito: uma introduo crtica. So Paulo: Moderna, 1996. p. 14. 79 No sendo sujeitos de suas decises, mas simples instrumentos daquele ente mtico o legislador racional podem praticar as maiores iniquidades, atropelando o Direito, sem perder o ar piedoso dos cardeais. COELHO, Rogrio Viola. O mito do grande orculo. In: Revista Crtica jurdica, Mxico, Universidad Nacional Autnoma de Mxico, n. 16, p. 86, 1995.

98

Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

O poder judicirio transformou-se num mero rgo de execuo do poder legislativo, cujo ato de julgar caria reduzido a um silogismo, a uma operao lgico-formal, estando assegurada a plena neutralidade do juiz que passa a ser um verdadeiro orculo80, capaz de se guiar por legislador hipottico, captando com absoluta delidade sua vontade, perfeitamente expressa no texto da lei81. e) aplicao de um mtodo O juiz neutro (sujeito) examina a lei (objeto) e dela extrai uma soluo para o caso levado sua apreciao. Esta operao pela qual o objeto se constitui deve ser, obviamente, governada por um mtodo, que xar as bases de sistematizao. Ento este mtodo ser o caminho que possibilita ao juiz (sujeito) ideias rmes sobre a lei (objeto) de sua anlise. imprescindvel que a pesquisa jurdico-cientca adote um mtodo apropriado, porque a segurana e a validade do resultado do pensamento cientco dele advm. Assim, o sucesso de toda a viso positivista depende deste mtodo. Sem um mtodo que d coerncia e sentido operao cientca, as tentativas de conhecimento se tornam um experimento sem consistncia82. Escrevendo sobre o tema, Warat acrescenta que:
O postulado racionalista pressupe um direito positivo coerente, preciso, completo, no redundante, decidvel e logicamente derivvel. Mediante o dito postulado, concebe-se uma ordem jurdica sem lacunas e contradio, como forma de reassegurar ideologicamente o valor segurana: um direito positivo, auto-suciente, preciso, claro e neutro83.

Deste modo, o direito, emanado do legislador racional e, portanto, intrinsecamente justo aplicado pelo juiz racional e, portanto, imparcial e mediatizado pelo instrumental conceitual da cincia (mtodo lgico-dedutivo), esgota logicamente o seu itinerrio. Se o ordenamento jurdico racional, racionalizada sua aplicao, esta preservaria
80 Instaura-se, assim, o mito do juiz orculo outro ente imaginrio, colocado no lugar do julgador real, que seria capaz de exercer uma atividade livre de toda subjetividade humana. COELHO, 1995, p. 74. 81 COELHO, 1995, p. 80. 82 DINIZ, Maria Helena. A cincia jurdica. 5.ed. So Paulo: Saraiva, 2001. p.7. 83 WARAT, Luis Alberto. Introduo geral ao direito. Porto Alegre: SafE, 1994. p.52. Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

99

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

sua qualidade originria84. Neste modelo de cunho racional, ao juiz compete o limitado papel da xao dos fatos. Registre-se, contudo, que apenas os fatos levados ao processo e devidamente comprovados sero conhecidos pelo magistrado. Da o velho brocardo jurdico segundo o qual a realidade jurdica composta apenas pelos fatos levados aos autos, pouco importando se, em razo de tal premissa, o agressor acaba por se transformar em vtima e essa em agressor. Destarte, o que tem relevncia para a deciso judicial no so os fatos em si, mas sim a descrio deles constante nos autos, descrio ftica esta que ir subsumir-se norma. Pelo dogma da subsuno, segundo o modelo da lgica clssica85, o raciocnio jurdico se caracterizaria pelo estabelecimento de: a) uma premissa maior, na qual a norma deve ser enunciada em sua forma lgica-dentica (antecedente ligado ao consequente pelo verbo dever ser); b) uma premissa menor, na qual existe a referncia ao caso concreto, de cujos elementos se pode estabelecer uma ligao de pertinncia com a norma enunciada na outra premissa; c) uma concluso que por sua vez contempla a subsuno do caso norma, ou a aplicao do direito traduzida por uma deciso86. Assim, quando o direito se apresenta lgico, agrega-se ao pensamento jurdico a crena de segurana, rigor, certeza, que so as marcas tpicas do pensamento lgico,87 e o direito passa a ser assimilado de um sistema dedutivo, nos moldes dos sistemas geomtricos e aritmticos88. Como ressalta Perelman ao armar que o poder de julgar ser apenas o de aplicar o texto da lei s situaes particulares, graas a uma deduo correta e sem recorrer
84 ANDRADE, Vera Regina. Dogmtica jurdica: esforo de sua congurao e identidade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1996. p.69. 85 A lgica clssica estruturada em trs princpios: O princpio da identidade arma que se uma ideia verdadeira, ento ela verdadeira. Os dois outros princpios so decorrentes: pelo da no-contradio, armase que nenhuma ideia pode ser verdadeira e falsa; pelo terceiro excludo, que uma ideia ou verdadeira ou falsa. COELHO, Fbio Ulhoa. Roteiro de lgica jurdica. 5. ed. So Paulo: Saraiva, 2004. p.7. 86 Fbio Ulhoa traz o seguinte exemplo para ilustrar tal modelo: 1) O empregado que, pelas provas reunidas na reclamao, for considerado como despedido sem justa causa deve ser renumerado pelas frias gozadas 2) Joo deve ser, pelas provas reunidas na reclamao, considerado empregado despedido sem justa causa; 3) Logo, Joo deve ser renumerado pelas frias no gozadas (COELHO, 2004, p. 75). 87 COELHO, 2004, p. 105. 88 Preocupados com o rigor cientco do enunciado jurdico, os seguidores dessa linha de pensamento esquecem os efeitos sociais do fato jurdico, salvo no que se refere eccia de seus procedimentos. Nessa viso cienticista do Direito, extremamente redutora e herdeira do legado positivista, o que importa realmente a conscincia lgica e cientca dos enunciados e sua eccia de aplicao. WARAT, Luis Alberto; PEPE, Albano Marcos Bastos. Filosoa do direito: uma introduo crtica. So Paulo: Moderna, 1996. p. 11.

100

Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

a interpretaes que poderiam deformar a vontade do legislador.89 Esses dogmas do positivismo jurdico paulatinamente se sedimentaram no intelecto do jurista moderno, tendo sido aceitos de modo submisso, sem discusso, por terem sido fundamentados em um projeto originrio de miticao que transformou um mecanismo de conhecimento em um mecanismo de crena90, que continua hoje no interior da conscincia de muitos juristas. 4 CONCLUSO Este trabalho procurou demonstrar que: a) Coprnico, Galileu, Descartes e Newton elaboraram e consolidaram as bases do paradigma cientco-racional da chamada cincia moderna, marcando o incio de um verdadeiro imprio do saber racional; b) a evoluo das ideias destes pensadores, atravs do paradigma que esses solidicaram, possibilitou a adequao da observao de todos os fenmenos a leis simples, redutveis s matemticas e apreendidas pelo raciocnio lgico; c) este paradigma desenvolvido no domnio das cincias exatas se estendeu s cincias sociais. Essa s poderia ser chamada de cientca se fosse conduzida de acordo com os mtodos das cincias exatas que se coadunariam com as austeras exigncias da pesquisa cientca; d) esta forte inuncia das cincias exatas nas sociais contamina o direito que adere ao paradigma cientco-racional, por meio do positivismo jurdico (escola da exegese); e) para que o paradigma fosse consolidado no direito, foi necessrio que alguns dogmas fossem estabelecidos para transformar estas crenas em um discurso sem suspeitas. Dentre estes dogmas destacam-se: (a) legislador racional; (b) a completude do ordenamento; (c) a inexistncia de lacunas; (d) a neutralidade do juiz; e (e) a aplicao de um mtodo;
89 PERELMAN, Chaim. Lgica jurdica. So Paulo: Martins Fontes, 1998. p.23. 90 GROSSI, Paolo. Mitologias jurdicas da modernidade. Florianpolis: Fundao Boiteux, 2004. p. 12. Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

101

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

f ) este ideal de cienticidade presente no direito, por inuncia do paradigma, pretendeu torn-lo uma disciplina exata e objetiva, concebida como instrumento de revelao de um sentido correto-em-si mediante um procedimento rigorosamente organizado que pudesse garantir a segurana de um raciocnio matemtico; g) ao desvelar tal pensamento paradigma cientco presente no imaginrio de muitos juristas, o trabalho quis denunciar essa estrutura que transforma o direito em um sistema matemtico e lgico, pois, pior do que estar aprisionado no saber que se encontra nesta situao. REFERNCIAS ABRO, Bernadette Siqueira (org.). Histria da losoa. So Paulo: Editora Nova Cultural, 2004. (Coleo Os pensadores). BARZOTTO, Luis Fernando. O positivismo jurdico contemporneo: uma introduo a Kelsen, Ross e Hart. So Leopoldo: Ed. Unisinos, 2004. BOBBIO, Noberto. O positivismo jurdico: lies de losoa do direito. So Paulo: cone, 1995. _______. Teoria da norma jurdica. So Paulo: Edipro, 2001. _______. Teoria do ordenamento jurdico. 10.ed. Braslia: Ed. UNB, 1999. CHTELET, Franois. Uma histria da razo: entrevistas com mile Noel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. COELHO, Rogrio Viola. O mito do grande orculo. In: Revista Crtica jurdica, Mxico, n. 16, 1995.
102
Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

COTTINGHAM, John. A losoa de Descartes. Lisboa: Edies 70, 1989. DEMO, Pedro. Certeza da incerteza: ambivalncia do conhecimento e da vida. Braslia: Plano, 2000. DESCARTES, Ren. Discurso do mtodo. So Paulo: Editora Martin Claret, 2000. ____________. Regras para a direo do esprito. So Paulo: Editora Martin Claret, 2000. FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio. A cincia do direito. 2.ed. So Paulo: Atlas, 1980. FILHO, Raul Ferreira Landin. Evidncia e verdade no sistema cartesiano. So Paulo: Loyola, 1992. GADAMER, Hans-Georg. Verdade e mtodo I: traos fundamentais de uma hermenutica losca. 5.ed. Petroplis: Vozes, 1997. GRANGER, Gilles Gaston. A cincia e as cincias. Traduo de Roberto Leal ferreira. So Paulo: UNESP, 1994. GROSSI, Paolo. Mitologias jurdicas da modernidade. Florianpolis: Fundao Boiteux, 2004. HENRY, John. A revoluo cientca e as origens da cincia moderna. Traduo de Henrique Lins de Barros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. JAPIASSU, Hilton. A revoluo cientca moderna. So Paulo: Letras & Letras, 2001. _________. A crise da razo e do saber objetivo: as ondas do irracional. So Paulo: Letras & Letras, 1996.
Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

103

A INFLUNCIA DO RACIONALISMO NO SISTEMA JURDICO

EMANUEL DHAYAN BEZERRA DE ALMEIDA

Correspondncia | Correspondence: Emanuel Dhayan Bezerra de Almeida Faculdade Cmara Cascudo / Estcio de S, Avenida Alexandrino de Alencar, 708, Alecrim, CEP 59.030-35. Natal, RN, Brasil. Fone: (84) 3198-1600. Email: edadvocacia@ig.com.br
Recebido: 28/05/2010. Aprovado: 28/01/2011.

104

Revista Direito e Liberdade - ESMARN - v. 12, n. 2, p. 75 102 jul/dez 2010.

You might also like