You are on page 1of 5

Educao para a Habitabilidade

Abelardo Coelho1 Tendo a concepo de que somente a transferncia das pessoas residentes em reas urbanas degradadas (favelas e/ou reas de risco) para reas e moradias de interesse social, no promove, de imediato, seu desenvolvimento pleno, a educao para a habitabilidade urbana a esse pblico, vem considerar as sustentabilidades: fsica, psicossocial comunitria, social, econmica e ambiental como a plena vivncia da cidadania. Assim, o acesso habitao visto de uma forma mais abrangente e sistmica em que polticas inter-setoriais so imprescindveis para sua funo cidad, como esclarece esse trecho:
O conceito de Habitabilidade Urbana parte do pressuposto de que a habitao deve ser entendida em um sentido mais abrangente e sistmico, no sentido de pertencimento, de usufruto e de direito cidade. Isto , inclui a oferta e o acesso por parte da populao rede de infra-estrutura urbana e de acesso aos equipamentos pblicos. Diz respeito questo de pertencimento ao territrio e da incluso dentro de um amplo contexto urbano, dando visibilidade ao pleno exerccio de fruir, usufruir e construir um espao com qualidade de saudvel/habitvel.2

Para o pblico incrustado em reas de risco, por exemplo, e atendido por projetos de moradia de interesse social, assimilar essa nova condio se torna muito mais difcil. Esse pblico, antes, sobrevivia como se fosse normal, com o lixo, lama, umidade, animados pelo alcoolismo, alguns a servio do narcotrfico, protagonizando a prostituio infantil. Essa realidade, dentro de uma metrpole, como Fortaleza, com quase 2,5 milhes de habitantes, sendo a 4 capital do pas em populao. .

Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Paraba e Conselheiro do IDS

Esta percepo incita aos assessores e colaboradores a intervirem em um processo de educao para a habitabilidade para garantir os direitos humanos indivisveis e interdependentes dessas pessoas reassentadas pelos poderes pblicos que, queiram ou no, continuam a ser marginalizadas pela sociedade em geral, por falta de polticas mais voltadas ao desenvolvimento humano definido pelo Banco Mundial, como:
... o desenvolvimento humano deve ser entendido como o processo de incorporao sistemtica de conhecimentos, tcnicas e recursos na construo do crescimento qualitativo e quantitativo das sociedades organizadas. Para alcanar o desenvolvimento, seria necessrio ampliar as oportunidades dos indivduos, dando acesso ao trabalho e renda, educao, sade, alimentao e a um ambiente fsico limpo e seguro, que englobaria a habitao e seu entorno 3

Diante dessa constatao, tornam-se imprescindveis: incluses de garantias para alterar a condio scio-econmica, no tocante mudana radical de vida de cada habitante, necessria e obrigatria na nova condio de morar, isto , passar da condio de pobre para um potencial classe mdia: A linguagem dos assessores deve ser mais acessvel ao pblico que est sendo assistido (psicolingstica) esquecendo jarges tcnicos. O projeto de habitao social leva a mudanas radicais na vida das pessoas, incluindo seus costumes, jeito de morar, culturas, o aspecto fsico da casa e da moblia, maneira de armazenar o lixo e a socializao com a vizinhana. luz dessa transformao tem-se que levar em considerao o projeto arquitetnico e o processo educativo para esse novo momento (acompanhamento psicossocial); o pblico analfabeto, idoso e deficiente deve ser visto como pblico prioritrio e importante; a capacitao profissional, acesso a microcrditos com monitoramento deve ser adotado; os jovens, crianas e adolescentes precisam de polticas de acompanhamento especficas.

Bonduki, N. apud COHEN, Simone Cynamon et al. Healthy housing and healthy environments as a strategy for health promotion. Cinc. Sade coletiva, Rio de Janeiro, v.12, n.1, 2007. Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php? Acesso em 08/03/07. 3 Idem, pg 195
2

Assim, deve-se no sentido de assegurar s pessoas dos novos assentamentos o fornecimento de ferramentas que favoream o seu fortalecimento institucional e comunitrio, qualificando-as para a reivindicao do atendimento de suas demandas aos direitos civis, polticos, sociais, econmicos, sociais e ambientais como tambm, para o exerccio da auto e co-gesto comunitria, criando condies de estabelecimento de sua habitabilidade. Estas so as perspectivas dessa educao.. Educao para a Habitabilidade Urbana - conceito Visa a formao geral das pessoas; Conscientiza sobre as causas dos problemas no meio urbano; Sensibiliza sobre as desigualdades sociais que impedem o alcance de uma habitabilidade justa e eqitativa; Capacita para o exerccio de participao direta em espaos de controle social; Promove os direitos e deveres das pessoas inseridas num processo de transferncia de rea de risco para assentamentos de moradia popular contribuindo para a sustentabilidade social, econmica, fsica e ambiental; Facilita a convivncia com a interculturalidade, intersexualidade e intersubjetividade resgatando a auto-estima. Mecanismos de Interveno 1. Sensibilizao Atravs de visitas e informaes, a ao de sensibilizao tem o intuito de chamar a ateno das pessoas, a problemtica em que esto inseridas e a necessidade de aprofundar seus conhecimentos sobre sua realidade. Esse o grande desafio pois se percebe uma certa apatia poltica e social a partir do momento em que os moradores adquirem suas casas. 2. Mobilizao Articulao dos assentamentos e da sociedade em geral sobre a problemtica visando a equidade e justia social.

3. Formao Tornar as pessoas competentes em temas de interesse social para utilizarem a metodologia da participao e controle social para a construo da cidadania. 4. Materiais pedaggicos Construo de informao para os educadores/formadores para a socializao dos conhecimentos, construo de oficinas pedaggicas, seminrios e debates como ferramentas e metodologias de trabalho. 5. Pesquisas sociais Busca de informaes, dados estatsticos da situao scio-econmica das pessoas, banco de dados sobre habitao popular como forma de sistematizar uma realidade mais geral da cidade. 6. Lobby e advocacy Lobby relacionado a um problema desenvolvendo presso poltico-social em curto e mdio prazo junto aos poderes pblicos para solucion-lo e ao de advocacy, relacionada a denncia sociedade em geral de temas especficos de injustia social visando neutraliz-los em mdio e longo prazos. 7. Assessoria Jurdica Visa oferecer s pessoas, conhecimentos sobre as leis no que se refere moradia integrada e direito ambiental, bem como a propositura de aes jurdicas, conforme a necessidade.

Concluso Essa atividade de educao para a habitabilidade requer um compromisso dos interventores de todos os setores da sociedade, com a universalizao dos direitos das pessoas sem esquecer a prtica de deveres perante o meio onde esto inseridos. Requer uma apropriao por parte da populao assistida dos valores necessrios para a convivncia comum, luta por direitos coletivos e organizao comunitria forte e consistente. Para obter esses comportamentos com um pblico habituado em vida subumana, sem auto-estima e constantemente massacrados em sua dignidade, um desafio enorme a se transpor. Mas no impossvel. O que mister se compreender a funo temporal que esse processo educativo exerce dentro dessa transformao. So resultados a serem atingidos a mdio e longo prazo. Entretanto, sem a conquista dessa universalizao dos direitos humanos no seio dos conjuntos habitacionais construdos pelos poderes pblicos e sem uma viso mais humana nas relaes comunitrias, essas moradias, a urbanizao e esses bairros se tornam meros castelos de areia propulsores de uma ruptura social irreversvel.

You might also like