You are on page 1of 38

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BATALHA

160301

PRTICAS PEDAGGICAS,

APRENDIZAGENS E METAS NO
ENSINO BSICO

Metas Curriculares de Portugus


26 de outubro de 2013 Margarida Jordo Professora do 1. Ciclo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BATALHA PROJETOS DE COMBATE AO INSUCESSO 1 CICLO

- Projeto Fnix - Teste nico - Apoio educativo

PROJETO FNIX
A decorrer em 4 estabelecimentos do Agrupamento envolvendo neste momento: - 7 turmas - 7 alunos do 2. ano

- 15 alunos do 3. ano

TESTE NICO

Um teste por perodo nas reas de: - Portugus - Matemtica - Estudo do Meio
O teste elaborado pelo grupo de trabalho das diferentes

disciplinas e aplicado no final do perodo a todos os alunos que frequentam o 1. ciclo no agrupamento.

Apoio Educativo
O agrupamento usufrui de um total de 87 horas para apoio no 1. ciclo. 27 dessas horas esto assim repartidas: - Educadora bibliotecria 9:00h; - Adjunta responsvel pelo pr-escolar 9:00h; - Adjunta responsvel pelo 1. ciclo 9:00h; - As restantes esto distribudas por trs horrios de 25 :00h, 22:00h e 10:00h

METAS CURRICULARES DE PORTUGUS


1. CICLO Homologao das Metas Curriculares
(Despacho n. 10874/2012, de 10 de agosto)

As Metas Curriculares identificam a aprendizagem essencial a realizar pelos alunos em cada disciplina (), realando o que dos programas deve ser objeto primordial de ensino. (Despacho n. 15971/2012, de 14 de dezembro) So um referencial para a avaliao.
(Despacho n. 15971/2012, de 14 de dezembro)

METAS CURRICULARES - caractersticas


Identificam os desempenhos que traduzem os conhecimentos a adquirir e as capacidades a desenvolver pelos alunos. Respeitam a ordem de progresso da aquisio dos conhecimentos e das capacidades. Constituem um meio privilegiado de apoio planificao e organizao do ensino.

Aplicao das Metas Curriculares de Portugus


A aplicao das Metas Curriculares de Portugus obrigatria concretiza-se a partir do ano letivo de 2013/2014 (inclusive), articulando-se com as avaliaes a realizar.
(Despacho n. 15971/2012, de 14 de dezembro)

2013-2014 1., 3., 4., 5., 7. e 9. anos; 2014-2015 2., 6. e 8. anos.

PRINCPIOS RELEVANTES:
1. Referncia Programa de Portugus do Ensino Bsico homologado em

2009. 2. Anualizao Clarificao dos contedos por ano de escolaridade; Determinao do momento em que cada contedo entra no processo escolar; Reforo da continuidade e da progresso entre diferentes anos e ciclos. 3. Nuclearizao do Programa e reforo do essencial.

ESTRUTURA DAS METAS


4 domnios
Oralidade Juno de Compreenso do Oral e Expresso Oral; Reforo da interdependncia entre as duas dimenses. Leitura Escrita e Associao dos dois domnios nos ciclos em que a aprendizagem da Leitura e da Escrita e respectiva consolidao esto em curso. Educao Literria Reforo da importncia da literatura como parte integrante do patrimnio educativo; Reorganizao dos contedos literrios, presentes no Programa, nos domnios da Leitura e da Escrita. Gramtica Clarificao e reforo do estudo dos factos da lngua e das normas que os regem.

Constrangimentos implementao das Metas


Falta de formao complementar, a que est a ser oferecida pelo Ministrio pouca e tardia;

Dvidas quanto a exequibilidade das mesmas com alunos que possuem necessidades educativas e dificuldades de aprendizagem;

A existncia de um significativo nmero de crianas que no frequentou o pr- escolar ou, apesar de ter frequentado, no adquiriu os prrequisitos;

Ansiedade quanto capacidade de conseguir alcanar os objetivos mnimos exigidos sobretudo para o 1. ano.

Dificuldade em operacionalizar numa turma, muitas vezes, de mais que um ano, a avaliao dos descritores, nomeadamente da leitura de listagens de 45 a 60 pseudo- palavras por cada aluno, durante um minuto ( 4 sesses de 15 palavras cada)

Falta de instrumentos de avaliao para aferir eficazmente os desempenhos dos alunos tendo em conta os descritores.

Uma grande parte das obras de leitura obrigatria no existem nas bibliotecas e /ou no se encontram venda.

Apesar de claras quanto aos objetivos a atingir, no contm todos os contedos do programa.

METAS CURRICULARES DE PORTUGUS Aspetos Positivos


Clarificam e uniformizam o que essencial saber no final de cada ano de escolaridade. So um bom apoio planificao e organizao do trabalho.

Introduo do Domnio Educao Literria

METAS CURRICULARES DE PORTUGUS


Os objetivos e descritores indicados em cada ano de escolaridade so obrigatrios. Sempre que necessrio, devem continuar a ser mobilizados em anos subsequentes.

Os objetivos e descritores
indicados em cada ano de escolaridade

PROGRAMA ??

so obrigatrios. Sempre que necessrio,


devem continuar a ser mobilizados
CONTEDOS ?? em anos subsequentes.
Os objetivos e descritores indicados em cada ano de escolaridade so obrigatrios. Sempre que necessrio, devem continuar a ser mobilizados em anos subsequentes

A definio das metas por ano de escolaridade teve em vista a clarificao dos contedos de aprendizagem em cada ano, a responsabilizao pelo seu ensino num momento determinado do percurso escolar (naturalmente sem prejuzo da sua consolidao nos anos seguintes), e a opo por formas de continuidade e de progresso entre os diferentes anos de um ciclo e tambm entre os vrios ciclos. Estes trs objetivos determinaram, em casos pontuais, uma nova arrumao de alguns contedos, de modo a reforar a coerncia dos contedos de aprendizagem por ano e por ciclo.

Descritores de Desempenho
Pontos prvios
Cada professor, fazendo uso dos conhecimentos cientficos, pedaggicos e didticos que possui, adquiridos no s pela sua formao como pela sua experincia, adotar os procedimentos que considerar mais adequados para que o ensino se faa de tal modo que os alunos adquiram e revelem cada um dos desempenhos descritos nas Metas Curriculares de Portugus.

ORALIDADE
As atividades no mbito da Oralidade devero incidir em:
1. Treino das capacidades articulatrias e prosdicas (nomeadamente nos primeiros anos); 2. Treino das capacidades de compreenso do oral;

3. Treino das capacidades de expresso oral;


4. Treino das capacidades de interao baseadas na expresso oral.

GIP - Oral

COMPREENSO DO ORAL

1. Planeamento
. a audio dever ser preparada antecipadamente, por exemplo, anunciando o tema e aos alunos que adiantem lxico relacionado com esse tema; . apresentao do documento oral pelo(a) docente, de modo a antecipar dificuldades de lxico, caractersticas formais, etc. (exemplo: exposio sobre um tema); os alunos tero que retirar do documento ouvido informaes concretas: datas, nomes, dados e factos, opinies, se as houver; . preparao de um guio de compreenso do documento oral.

2. Execuo

COMPREENSO DO ORAL

. verificao da capacidade de cumprimento de uma instruo oral dada (fazer um desenho, seguir um percurso num mapa, jogar segundo regras expostas...); . audio e reconto de uma histria; . audio de uma histria incompleta e construo de um final coerente; . identificao de uma pessoa conhecida (um aluno da turma, um professor, uma figura pblica) a partir de uma descrio oral; . tomada de notas das principais ideias de um documento, a partir da sua audio; . audio da descrio de uma imagem para escolher, entre vrias disponveis, a que corresponde descrio ouvida; . audio de um documento oral para imaginar o contexto respetivo;

2. Execuo (concluso)
. audio de um documento oral, seguida do preenchimento de uma ficha de recolha da informao retida (com itens de vrios tipos: de escolha mltipla, de V/F, de preenchimento de espaos); . audio de um documento oral para identificao: finalidade ou inteno comunicativa, tema, informaes relevantes; . audio de um documento audiovisual (um programa televisivo, por exemplo), para tentar perceber quantos locutores intervm, onde esto, quem dirige a palavra a quem, qual o cenrio.

3. Avaliao
. observao direta da realizao das propostas; . preenchimento de fichas de avaliao.

Expresso Oral
GIP - Oral

1. Planeamento
. recolha de informao sobre o assunto de que se vai falar para suprir falhas dos conhecimentos gerais, enciclopdicos;
. organizao e planificao daquilo que se vai dizer.

2.Execuo
. observao (pelos pares, pelo professor, gravao vdeo); . anlise.

3. Avaliao
. anlise dos produtos verbais a partir de grelhas de auto e heteroavaliao

Expresso Oral
GIP Oral Aspetos a treinar programada e faseadamente na aula e a avaliar formativamente: . sugestes coletivas para evitar imprecises, confuses lexicais e uso excessivo de palavras vazias de sentido, erros de concordncia, sintaxe truncada e frases inacabadas (a anlise dos discursos orais produzidos deve ser minuciosa e precisa, apontando as lacunas e falhas como se faz na escrita); . treino explcito de estratgias para tornar o discurso mais comunicativo e atrativo para a audincia, atravs da incluso de exemplos, ilustraes, argumentos de autoridade, e da implicao do alocutrio; . treino separado de elementos como a altura, o dbito, a dico, etc.) e de elementos no verbais (imagem e atitude, olhares, gesticulao, etc) de elementos gramaticais (como, por exemplo: formas enfticas, uso especfico de formas verbais, uso de deticos) e pragmtico-discursivos (cortesia verbal, atos de fala, etc.).

Leitura e Escrita Progresso


Objetivo: Ler em voz alta palavras, pseudopalavras e textos

Descritores de desempenho
1. ano- Ler um texto com articulao e entoao razoavelmente corretas e uma velocidade de leitura de, no mnimo, 55 palavras por minuto.

2.ano- Ler um texto com articulao e entoao razoavelmente corretas e uma velocidade de leitura de, no mnimo, 90 palavras por minuto.
3. ano- Ler um texto com articulao e entoao corretas e uma velocidade de leitura de, no mnimo, 110 palavras por minuto. 4.ano- Ler um texto com articulao e entoao corretas e uma velocidade de leitura de, no mnimo, 125 palavras por minuto.

A fluncia de leitura
A fluncia de leitura, ou seja, a preciso e rapidez na descodificao, constitui um dos factores responsveis pela compreenso daquilo que lido, sendo determinante no apenas nas fases iniciais de aprendizagem da leitura, mas continuando a assumir um importante papel na compreenso mesmo para os leitores no principiantes. () So a rapidez e preciso na descodificao que determinam a compreenso, e no o contrrio.
Snow, Burns and Griffin (1998), Preventing reading difficulties in young children , citados por Ins Sim-Sim, Ler e Ensinar a Ler (2006), p. 53

A fluncia de leitura
A fluncia de leitura a ponte entre a leitura e a compreenso. avaliada por trs indicadores: 1. velocidade (nmero de palavras por minuto, num texto); 2. preciso (ausncia de erros); 3. prosdia (cadncia, entoao, ritmo). Um aluno fluente l com desembarao; com entoao adequada; com ritmo e cadncia; sem errar, gaguejar ou silabar.

No final do 1. ano de escolaridade, espera-se que um aluno seja capaz de ler um texto com uma velocidade de leitura de 55 palavras por minuto.
Exemplo de um texto com 55 palavras:

A minha escola muito bonita. Tem quatro salas de aula e um ptio de recreio com trs rvores grandes que do muita sombra. No intervalo vamos brincar l para fora todos ao mesmo tempo. Uns fazem uma roda e cantam com a professora; outros jogam a macaca. Gosto mesmo muito de andar na escola.

Leitura e Escrita Progresso Objetivo: Escrever textos.


Anos

Descritores de desempenho
1. Legendar imagens. 2. Escrever textos de 3 a 4 frases (por exemplo, apresentando-se, caracterizando algum ou referindo o essencial de um texto lido). 1. Escrever textos, com um mnimo de 50 palavras, parafraseando, informando ou explicando. 2. Escrever pequenas narrativas, a partir de sugestes do professor, com identificao dos elementos quem, quando, onde, o qu, como.

1.

2.

3.

1. Escrever pequenas narrativas incluindo os seus elementos constituintes: quem, quando, onde, o qu, como. 2. Introduzir dilogos em textos narrativos. 3. Escrever pequenos textos informativos, a partir de ajudas que identifiquem a introduo ao tpico, o desenvolvimento do tpico com factos e pormenores, e a concluso. 4. Escrever dilogos, contendo a fase de abertura, a fase de interao e a fase de fecho. 5. Escrever convites e cartas. 6. Escrever falas, dilogos ou legendas para banda desenhada.

Anos

Descritores de desempenho Escrever textos narrativos. 1. Escrever pequenas narrativas, integrando os elementos quem, quando, onde, o qu, como e
respeitando uma sequncia que contemple apresentao do cenrio e das personagens, ao e concluso. 2. Introduzir descries na narrativa. Escrever textos informativos. Escrever pequenos textos informativos com uma introduo ao tpico; o desenvolvimento deste, com a informao agrupada em pargrafos; e uma concluso.

4.

Escrever textos dialogais. Escrever dilogos, contendo a fase de abertura, a fase de interao e a fase de fecho, com encadeamento lgico. Escrever textos descritivos. Escrever descries de pessoas, objetos ou paisagens, referindo caractersticas essenciais. Escrever textos diversos. 1. Escrever avisos, convites e cartas. 2. Escrever falas, dilogos ou legendas para banda desenhada.

LEITURA E ESCRITA
Alguns princpios

Cada professor, fazendo uso dos conhecimentos cientficos, pedaggicos e didticos que possui, adquiridos no s pela sua formao como pela sua experincia, adotar os procedimentos que considerar mais adequados para que o ensino se faa de tal modo que os alunos adquiram e revelem cada um dos desempenhos descritos nas Metas Curriculares de Portugus.

O Princpio da Progresso
Alguns princpios orientadores no sentido da eficcia do ensino da Leitura e da Escrita. 1. Em primeiro lugar, dever salientar-se a importncia da fluncia de leitura. A rapidez e preciso na descodificao determinam a compreenso na leitura.

2. Cada descritor de desempenho exige ensino explcito.


3. A aprendizagem faz-se passo a passo. 4. As atividades de leitura e de escrita devem ser orientadas para uma determinada finalidade, correspondente ao descritor selecionado (por exemplo: Ler um texto com articulao e entoao corretas e uma velocidade de leitura de, pelo menos, 55 palavras por minuto; Pr em relao duas informaes para inferir delas uma terceira.; Utilizar os parnteses curvos; Introduzir descries na narrativa).

5. Em geral, so necessrios quatro momentos no processo de aquisio de um desempenho de compreenso de leitura: a) a ativao de conhecimentos dos alunos;

b) a observao do contedo em causa (por exemplo: mostrar ao aluno, no texto, como se pode verificar o que uma personagem est a sentir ou o que ela pretende, como se pode inferir o significado de uma palavra);
c) sempre que necessrio, o fornecimento de informao que clarifique o que se pretende que o aluno aprenda, com exemplos (por exemplo: o que um tema, como se descobre que num texto se trata um determinado tema, fornecimento de uma lista de temas que podem ocorrer em textos); d) a aplicao (a leitura de outra passagem do texto ou de outros textos por meio dos quais se possa pr em prtica o conhecimento adquirido).

6. Na produo escrita, fundamental o respeito pelas trs fases da planificao, da textualizao e da reviso. 7. Em geral, so necessrios cinco momentos no processo de aquisio de um desempenho no mbito da escrita: a) a leitura e anlise de textos modelo de natureza idntica quele que se pretende que o aluno venha a ser capaz de escrever; b) dependendo da tipologia, a ativao de conhecimentos ou a pesquisa de informao (em grande ou em pequeno grupo, ou individualmente), no sentido da preparao do texto a escrever; c) a planificao; d) a produo do texto; e) a reviso do texto.

8. No caso de textos de determinada tipologia, poder ser necessrio o fornecimento de informao especfica por parte do professor.

9. No caso de dificuldades previsveis no mbito da coerncia e da coeso textual, til a observao de textos modelo e a sua anlise nesse aspeto particular. Tambm poder ser til o fornecimento de listas de conectores relativos s diversas relaes a estabelecer.
10. As atividades propostas devero ser em nmero elevado e de natureza variada, de modo a solicitarem operaes cognitivas de graus diversos de complexidade e exigncia. 11. As atividades propostas devero ter formatos diferentes, de modo a proporcionarem a destreza dos alunos na resposta s diversas situaes.

12. A fase de aplicao deve ser longa e ocorrer em mais do que uma aula e em trabalho de casa.

GRAMTICA
Alguns princpios
1. Cuidadosa ordenao dos contedos, considerando: a) a frequncia, a representatividade; b) a utilidade; c) o grau de dificuldade; d) a precedncia de natureza conceptual . 2. Construo do conhecimento passo a passo*: a) a observao da ocorrncia, o despertar para o questionamento; b) a informao ou a regra; c) a aplicao. 3. Variedade nas atividades de aplicao e consolidao, realizando diversas operaes cognitivas. *Nota: Na aprendizagem da lngua, so de evitar os processos em que o aluno aplica antes de observar ou de ter a informao, ou a regra, para, depois, a partir da produo incorreta do aluno, se passar ao ensino, pois no se passa inclume pelo erro.

EDUCAO LITERRIA Observaes


1. A didtica da literatura deve ser antecipada pela mobilizao de conhecimentos e vocabulrio que permitam a compreenso do texto; 2. a interpretao do texto deve mobilizar um conjunto diversificado de atividades e exerccios, no se reduzindo apresentao de grelhas ou questes de verdadeiro/falso; 3. no 1. e no 2. ano, sublinhe-se a importncia dada associao entre educao literria, oralidade e leitura;

EDUCAO LITERRIA Observaes


4. no 3. e no 4. ano, sublinhe-se a importncia dada associao entre educao literria, oralidade e escrita (cf. objetivo 22, descritor 9); 5. a leitura orientada deve ser considerada apenas uma das formas de abordagem dos textos literrios propostos pela lista anexa s Metas, ou dos recomendados quer pelo PNL, quer pela Biblioteca Escolar. Obs. No exaustividade de todos os descritores relativamente a todos os textos e livros indicados

OBRAS E TEXTOS LITERRIOS


Lista de obras e textos para leitura anual e obrigatria, vlida a nvel nacional, a fim de no reproduzir diferenas socioculturais exteriores. Definidos, para o 1. Ciclo, mnimo sete ttulos em cada ano Viabilizada ,em vrios casos, opcionalidade entre obras ou textos podendo ser utilizados quaisquer outros textos ao gosto de professores e alunos, nomeadamente os existentes na Biblioteca Escolar; Referncia s listagens do Plano Nacional de Leitura, para promoo da leitura autnoma.

OBRIGADA
Batalha, 26 de outubro de 2013

You might also like