You are on page 1of 2

ESCOLA SECUNDRIA DE JAIME CORTESO ST3 - CLC SADE E COGNIO

A cognio muito importante nos comportamentos relativamente ao corpo e s doenas, atravs dos processos de perceo, memria, aprendizagem e inteligncia. De facto, para percebermos o que se vai passando com o nosso corpo e com a nossa mente, devemos conhecer e perceber a inter-relao dos sistemas fisiolgicos com os nossos comportamentos. Para alm da questo pessoal, tambm necessrio conhecer processos fundamentais da cognio social, no sentido de conhecermos as entidades que nos podem apoiar em caso de necessidade e tambm para saber recorrer s mesmas no momento certo.

J houve tempos em que, por falta de conhecimento, pessoas com certos problemas psicolgicos, ou com doenas que hoje esto identificadas, como a epilepsia, sofriam por falta de tratamentos adequados e, pior ainda, em alguns casos, essas pessoas eram simplesmente tidas como loucas, ou ento possudas por demnios e coisas do gnero. Outra situao, curiosa, mas que no deixa de ser triste, era o caso de alguns sinais que apareciam s pessoas, possveis indicadores de cancro, por exemplo, mas na poca estes eram atribudos a uma ligao com o diabo. Estes exemplos mostram a que ponto a falta de cognio pode levar a atitudes desmesuradas e incorretas. Muitas dos exemplos de que falei anteriormente acabavam em morte dos doentes ou abandono em hospcios sem os devidos tratamentos. Hoje em dia, a evoluo da nossa cognio, um maior acesso educao, permitiu que se evitem tais situaes e obviamente aumentou o respeito pelo ser humano doente ou no. No caso de certas doenas fsicas, essencial que o doente conhea bem a sua doena e os comportamentos a ela associados. Assim, uma pessoa que sofra de enxaquecas j pode prevenir uma crise se tomar a medicao correta quando sente os primeiros sintomas. Num contexto mais geral, se conhecermos bem o nosso organismo, podemos prevenir maleitas e muitos problemas com maior facilidade. Por exemplo, no meu caso pessoal, sei que se passar uma noite mal dormida frequente ter dores de cabea no dia seguinte, no entanto Delfim Bastos Pgina 1

tambm sei como resolver a situao; tento dormir bem todas as noites ou ento, no caso de no ser possvel, depois de uma noite mal dormida, um caf e uma aspirina resolve. Porm, sei que tomando uma aspirina devo tomar um pequeno-almoo reforado para no ter dores de estomago. Ainda, essencial conhecermos o nosso organismo para, no caso de recorrer a profissionais de sade, saber explicar os sintomas exatamente, ajudando assim o mdico no seu diagnstico aumentando a eficcia do tratamento.

Finalmente, importante tambm salientar que, em alguns casos, o apoio familiar e de amigos no suficiente. Por isso tambm importante termos noes do que estamos a passar a fim de recorrer ajuda de um profissional quando necessrio.

Delfim Bastos

Pgina 2

You might also like