You are on page 1of 15

Fonte: http://www.revistaplaneta.com.

br/

TANATOLOGIA A MORTE COMO TRANSIO

Acostumado a ver a morte sob um prisma negativo, o homem ocidental se sente perdido diante da prpria mortalidade. Segundo a tanatologia ramo do conhecimento que estuda a temtica encarar o fato como uma transformao inevitvel fundamental para se viver o presente com intensidade.

Mrcia Maranho Limongi mmlimongi@terra.com.br Psicloga atuante nas reas: Clnica - Diretora do Instituto Pargono; Escolar - Consultora, ministra cursos para professores, diretores e mantenedores em sindicatos, escolas e universidades; Industrial - consultora de Treinamento e Desenvolvimento para Chefias executivos; Consultoria em psicologia para ditoras, com mais de 300 artigos publicados em vrias revistas. Por Mrcia Maranho Limongi Revista Planeta Edio 291 Artigo publicado tambm no site: http://br.dir.groups.yahoo.com/group/SociedadeSecreta/message/3323 Assim como viver, morrer um exerccio dirio. Na chama da vida est a chama da morte. A escolha s minha: Posso cultivar a dor de morrer a cada instante, ou O prazer de renascer no momento seguinte. ...a tristeza de sentir as coisas terminando Ou a alegria de ver comear algo de novo. (Cais, Geraldo Eustquio de Souza psiclogo)

A MORTE MORREU !!!

Morte palavra temida, esquecida, rejeitada, smbolo de mau agouro, final de tudo. Na civilizao ocidental, tudo feito para encobrir a morte: a proibio de tocar no assunto socialmente; o culto juventude e ao dinamismo; a rejeio da velhice; o afastamento das pessoas moribundas das casas; o cuidado dos hospitais em esconder os que morrem nos necrotrios; a rotina de maquiagem e flores nos enterros; as cerimnias rpidas; e, l no fundo, uma breve sensao de ainda no foi a minha vez. A palavra morte nem sequer mencionada nos comerciais de venda de jazigos, j notou? A morte no vendvel, no vivel nesta sociedade capitalista nem valorizada por ela afinal, a perspectiva do fato tira um antigo adepto do mundo do consumo, um ser produtivo do mundo dos negcios. No entanto, em muitas sociedades, sobretudo orientais, o significado da morte totalmente o oposto: o fato marca a coroao da vida, a libertao de um estgio de sofrimentos e infortnios, o acordar para a realidade maior. Ela encarada com calma, naturalidade e alegria, s vezes at festejada, como na antiga China. Para essas culturas, o final da existncia fsica no parece to devastador quanto para ns. s vsperas do terceiro milnio, mesmo fazendo tudo o que pode para prolongar a vida atravs de novas drogas, tecnologias,

aparelhos e procedimentos, a cincia moderna no conseguiu vencer ou decifrar o enigma da morte. O resultado dessa equao no solucionada fuga, ansiedade, angstia e muita preocupao.

A TANATOLOGIA UM PONTO DE ENCONTRO DA VIDA COM A MORTE

No caminho estreito onde s as religies tinham condies de oferecer algum conforto, porm, surgiu a tanatologia, o estudo da morte. Na verdade, um estudo to antigo quanto a humanidade, mas trazido tona e tendo seus conhecimentos aplicados em prtica

teraputica pela psiquiatra sua naturalizada norte-americana Elisabeth Kbler-Ross, que desenvolveu um trabalho indito sobre o tema na dcada de 60. Ela organizou seminrios onde pacientes

terminais, mdicos, enfermeiras, capeles e estudantes falavam de seus problemas, dos hospitais, tratamentos recebidos e do que sentiam nos estgios finais da vida. As concluses permitiram uma assistncia mais humana e adequada diante da morte, alm de maior compreenso de como uma pessoa age e pensa diante dessa perspectiva. Incomodando muita gente e quebrando um rgido silncio, lentamente a tanatologia vem se sofisticando e atingindo nveis de pesquisa cada vez mais profundos. So famosos, por exemplo, os estudos norteamericanos a respeito das vises de pacientes que voltaram da morte e o desenvolvimento de tcnicas e teorias que derivam da fsica quntica, da psicologia transpessoal e da filosofia oriental, focalizando-se sempre o aspecto de como lidar com a morte e o morrer, bem como sua transcendncia.

No Brasil, a tanatologia tambm caminha com bons resultados. A Dra. Gislaine Maria DAssumpo, psicloga transpessoal, presidente da Associao Brasileira de Tanatologia (Belo Horizonte) e diretora do Centro de Orientao sobre o Sofrimento e a Morte, vem h 15 anos divulgando o tema por todo o Pas, atravs de seminrios e cursos de formao em tanatologia.

Professora da Unipaz em Braslia e autora dos livros Pingo de Luz e De Volta Casa do Pai (Editora Vozes), uma orientao sobre a vida e morte para crianas. Gislaine mostra-se incansvel no trabalho

com pacientes ou portadores de doenas com A Tanatologia tem terminais como finalidade trabalhar o medo da morte, graves, ao mesmo pessoas que perderam entes queridos at na Afinal, preveno suicdio. tempo preparando melhor as pessoas paraea vida. vida de e morte so
faces de uma mesma moeda e, inevitavelmente, quando voc trabalha com uma, trabalha com a outra. Da mesma maneira, quem teme a morte

tambm tem medo da vida. Somente na reflexo da prpria morte encontraremos um sentido para a existncia e aprenderemos como contribuir para enriquec-la, no trabalho, nos relacionamentos, nos nossos objetivos e ideais.

OS MEDOS QUE NOS AFASTAM DA IDEIA DA MORTE


Vivemos, na verdade, vrias mortes em vida, muitas transformaes nos acompanham desde a infncia at a vida adulta. Dessa forma, salienta a psicloga, os principais obstculos a serem vencidos so o medo e a ansiedade, frutos de uma viso distorcida do

mundo, que nos impede de perceber a morte como um fenmeno natural e como o destino de uma criatura vivente. Mas o ser humano tem vrias razes para tanto medo: o instinto de conservao; o desejo inconsciente de ser eterno; a frustrao da sua busca de respostas para a morte, o que o deixa impotente, reprimindo a sua necessidade de compreenso; a imprevisibilidade do morrer e a impossibilidade de controle da situao; a idia de no ter futuro ou continuidade; a iminncia constante de destruio com a ameaa de guerras, bombas nucleares, etc.

Por outro lado, morrer hoje em dia ainda um ato triste e solitrio nas UTIs dos hospitais, onde o atendimento

despersonalizado, o paciente perde o direito de opinar e torna-se um corpo a ser tratado; o agonizante perde o status e a experincia da morte destituda de contedo, tornando-se um fato banal e relegado a segundo plano. Muitos mdicos e profissionais de sade j esto atentos para esse estado de coisas.

Outro fator importante para o medo o apego s pessoas, aos bens materiais, a tudo que dominamos e obtivemos na nossa jornada e que, sorrateiramente, a morte vai nos tirar. Por isso, na medida em que o desapego trabalhado, a pessoa fica preparada no s para o momento da morte, mas para tudo na vida. Na luta para dominar o medo, a tendncia mascar-lo, perder a curiosidade, desafiar constantemente a morte para testar a invulnerabilidade do corpo, endurecer internamente, tornar-se violento.

Atualmente, os estudiosos discutem at que ponto a retirada da morte da realidade cotidiana contribuiu para a doena social, a agressividade e a violncia do homem. Afinal, se a morte no importante, a vida tambm pode no ser.

O SENTIDO DA VIDA
O homem perdeu o contato com a idia da prpria mortalidade, possuindo apenas o sentido das mortes alheias. Assim, o sentimento que prevalece o de perda, em detrimento da conscincia de sua prpria finitude e o que fazer com ela. Por causa disso, o ser humano perde-se tambm em relao ao que fazer com a vida.

A questo da morte salienta o sentido da vida e favorece o aparecimento de perguntas como De onde eu vim? O que estou fazendo aqui? A nossa cultura no voltada para dentro, para a anlise; tudo nos puxa para fora de ns. Como o indivduo no questiona o sentido da sua vida, a idia da morte provavelmente tornase apavorante para ele, no havendo uma preparao adequada para o momento da grande passagem, da sua transformao maior. como, por exemplo, quando algum programa uma viagem de estudos para Londres, diz Gislaine: ele j sai com um objetivo, mas ao chegar l fica deslumbrado com a cidade, quer passear, fazer compras, ir a um barzinho. O tempo vai passando e a pessoa esquece que foi fazer um curso, perde o endereo da escola, o seu visto acaba e ela tem de voltar. Como vai se sentir? o que acontece com a nossa vida o tempo vai passando, chega a hora de ir embora e voc se pergunta: o que vim fazer aqui ? E agora ? E o medo toma conta. Na verdade, quem trabalha bem a idia da morte vive intensamente. Se hipoteticamente voc imaginasse que amanh seria seu ltimo dia no planeta, ele no teria um significado, uma profundidade maior?

Cada coisa que voc fizesse, cada amigo que encontrasse, cada flor que visse, cada coisa que comesse seriam diferentes. O aqui e o agora so todo o tempo, toda a existncia, onde passado, presente e futuro se fundem num s continuum de tempo e espao.

Como disse Ken Wilber, viver no presente acima do tempo no ter futuro, e no ter futuro aceitar a morte mas isso o homem no faz. No aceita a morte e, portanto, tambm no vive no agora; e no vivendo no agora, no vive de maneira alguma. Nessa perspectiva, podemos notar como importante a qualidade de vida, no o tempo para viver. Uma vida que deixa de ser vivida plenamente faz com que o medo da morte aumente. Existe a necessidade de nos prepararmos para aceitar a nossa condio de seres mortais: essa a essncia do bem-viver.

O TRABALHO E AS RESPOSTAS DA TANATOLOGIA


A base do trabalho de Gislaine Maria DAssumpo na tanatologia a psicologia transpessoal, o mais novo ramo da psicologia, que surgiu depois das descobertas da fsica moderna. Segundo ela, a fsica quntica abriu uma porta imensa para compreendermos todos os fenmenos paranormais e o que a morte. Dessa forma, pode-se trabalhar dentro de um consultrio com um conceito que antes era domnio s das religies, o que no era suficiente, pois no se trata aqui de doutrinao, mas de uma maneira mais objetiva de usarmos as ferramentas para compreender isso.

O objetivo do estudo da psicologia transpessoal a conscincia, que est fora do tempo e do espao, holstica e eterna somos parte do todo e ao mesmo tempo somos a parte e o todo. A fsica quntica diz que o universo uma complicada teia de eventos interligados e que no podem ser separados do todo, mas tem que ser estudados integrados no todo e de acordo com as suas inter-relaes com ele. Gislaine costuma dizer que Jesus foi o primeiro fsico moderno: Ele disse, por exemplo, que somos ramos de uma mesma parreira e a teoria do holograma diz o mesmo; na casa do meu Pai existem muitas moradas e a fsica de hoje fala de muitas dimenses. Tais conceitos ajudam a compreender tambm o ps-morte.

Para quem acha que a morte deve ser triste e avassaladora, a tanatologia desvenda a luz no fim do tnel: a morte apenas uma passagem, uma mudana de nvel de conscincia. O budismo tibetano trabalha com nveis de conscincia e est bem mais adiantado nesse processo. A psicologia transpessoal utiliza muito esse conhecimento, bem como o do Livro Tibetano dos Mortos.

Gislaine gravou uma fita que auxilia a pessoa a vivenciar o processo de morte. Sua proposta imaginar que ela teve uma morte clnica e retornou vida, teve uma segunda chance. O que faria ento? A idia que, visualizando uma construo positiva da vida, ela caminhar para o equilbrio e a ampliao da conscincia, pois somos o que pensamos palavras de Buda que a fsica assina embaixo. importante o indivduo construir uma vida repleta de significado prprio, caminhando, cada vez mais, para uma realidade perfeita e

csmica. Em suma, no desperdi-la nem adiar a chance de viver. Seja como for, o amanh sempre incerto.

A experincia tem mostrado que o estudo da conscincia ajuda a trazer tranqilidade perante a morte. Os pacientes costumam perguntar a Gislaine o que vo sentir no momento de morrer e a tanatloga costuma propor um treino - assim, a pessoa no pega desprevenida, tem uma idia do que pode ser o processo, liberada para falar no assunto e no se sente to s; outra pergunta comum sobre o que acontece depois - ela expe relatos de pessoas que tiveram morte clnica e foram at certo ponto antes de retornar e fora do corpo se sentiram bem e tiveram a oportunidade de ver as suas vidas como num filme e reavaliar o seu sentido. Esses relatos de vises de psmorte coincidem com outras experincias msticas e com os ensinamentos espirituais, que afirmam que a morte no existe como um fim, mas uma transio.

O uso da Tanatologia nos meios hospitalares fundamental para trabalhar a parte emocional do paciente terminal no sentido de lidar com seus medos e depresso, possibilitando a eles a oportunidade de participar da morte como participaram da vida. Alguns chegam a melhorar depois de entrar em contato com a temtica. Kbler-Ross descobriu que os estgios finais de algum que sofre de uma doena terminal caracterizam-se por cinco fases emocionais intensas: a negao da doena (Deve ter sido um erro), buscando-se outras opinies e qualquer um que possa desmentir isso;

a raiva(Por que eu ? muito injusto.), havendo revolta contra tudo e todos; a barganha ou negociao (Se conseguir sair dessa, prometo...); a interiorizao (Preciso tomar providncias.), quando se tenta resolver tudo o que est em aberto; a aceitao, que est longe de ser uma atitude passiva, j que a pessoa compreendeu seu estado , avaliou sua existncia e sabe que chegou ao final. Todas essas fases devem ser respeitadas e acompanhadas de perto por profissionais e familiares. Se a pessoa realmente morrer, ser com dignidade, bem assistida e, com certeza, estar mais serena. O trabalho com a equipe hospitalar (mdicos, enfermeiros, atendentes) de igual importncia, pois, se estes no estiverem tranqilos em relao prpria morte, dificilmente o estaro diante da morte do outro. Ficaro estressados e emocionalmente abatidos, o que no facilitar em nada o seu trabalho nem a situao do moribundo.

Para os que perderam entes queridos, a tanatologia tem sido de grande auxlio, pois faz com que lidem de maneira positiva com esse sofrimento intenso, liberem a dor e reconstruam a vida. No atendimento a pessoas com doenas graves, ela contribui para que os pacientes se tornem conscientes de que so os agentes responsveis pela cura, cooperem com o tratamento mdico e modifiquem hbitos, trabalhando em funo da sade e no da doena.

Em algumas partes do mundo j existem hospedarias prontas para atender pessoas s quais a medicina nada mais tem a oferecer o chamado atendimento paliativo. Porm, para humanizar a morte

em uma sociedade, no basta fundar clnicas especializadas e implantar servios de tanatologia em hospitais.

O mais importante criar um suporte visando a educao para a vida e para a morte, colocar o indivduo, desde criana, em contato com essa realidade. Assim simplifica-se a experincia do viver e orienta-se as pessoas a se posicionarem em questes existenciais bsicas e necessrias a uma vida plena e mais feliz.

Ponte da Vida Fonte: http://saudespaco.blogspot.com

You might also like