You are on page 1of 163

Palio Fire Economy, Siena Fire e Strada Fire - Impresso 60355281 - XI/2011

A FIAT, alm de produzir automveis com alta tecnologia e design nico, tambm investe em aes socioculturais e ambientais, pois acredita na parceria de todos os setores da sociedade para o desenvolvimento sustentvel do Brasil. Conhea essas iniciativas pelo site: www.fiat.com.br/cidadania

PORTUGUS

MANUAL DE USO E MANUTENO

COPYRIGHT BY FIAT AUTOMVEIS S.A. - PRINTED IN BRAZIL Os dados contidos nesta publicao so fornecidos a ttulo indicativo e podero car desatualizados em consequncia das modicaes feitas pelo fabricante, a qualquer momento, por razes de natureza tcnica, ou comercial, porm sem prejudicar as caractersticas bsicas do produto.

PALIO FIRE ECONOMY SIENA FIRE STRADA FIRE

Esta publicao foi produzida com papel certificado FSC

Palio Fire Economy, Siena Fire e Strada Fire - Impresso 60355281 - XI/2011

A FIAT, alm de produzir automveis com alta tecnologia e design nico, tambm investe em aes socioculturais e ambientais, pois acredita na parceria de todos os setores da sociedade para o desenvolvimento sustentvel do Brasil. Conhea essas iniciativas pelo site: www.fiat.com.br/cidadania

PORTUGUS

MANUAL DE USO E MANUTENO

COPYRIGHT BY FIAT AUTOMVEIS S.A. - PRINTED IN BRAZIL Os dados contidos nesta publicao so fornecidos a ttulo indicativo e podero car desatualizados em consequncia das modicaes feitas pelo fabricante, a qualquer momento, por razes de natureza tcnica, ou comercial, porm sem prejudicar as caractersticas bsicas do produto.

PALIO FIRE ECONOMY SIENA FIRE STRADA FIRE

Esta publicao foi produzida com papel certificado FSC

Capa.indd 1

05/03/12 10:54

COMPROMISSO FIAT COM A QUALIDADE


300 mA

ORIENTAES: Prefira sempre Acessrios Genunos FIAT. Tanto o veculo como os equipamentos nele instalados consomem energia da bateria quando desligados, o denominado consumo em Stand-by. Como a bateria possui um limite mximo de consumo para garantir a partida do motor, deve-se dimensionar o consumo dos equipamentos ao limite de consumo da bateria.

80 mA

36 mA 4 mA Consumo mximo Stand-by da bateria 60 AH

11 mA

Fiat ADVERTNCIAS Para assegurar a qualidade e o perfeito funcionamento do veculo, recomendamos instalar somente acessrios genunos, disposio na Rede de Assistncia Fiat. A instalao de rdios, alarmes, rastreadores ou qualquer outro acessrio eletrnico no genuno poder ocasionar consumo excessivo de carga da bateria, podendo provocar o no funcionamento do veculo e a perda da garantia.

Veculo

Rdio Genuno

Rdio marca A

Rdio marca B

PRESSO DE CALIBRAGEM DOS PNEUS FRIOS lbf/pol2 (kgf/cm2) Palio Fire Economy Com carga mdia - dianteiro: - traseiro: Com carga completa - dianteiro: - traseiro: Roda de reserva Siena Fire 1.0 8V Flex Strada Fire 1.4 8V Flex

27 (1,9) 27 (1,9) 31 (2,2) 31 (2,2) 31 (2,2)

31 (2,2) 31 (2,2) 31 (2,2) 34 (2,4) 34 (2,4)

28 (2,0) 28 (2,0) 28 (2,0) 43 (3,0) 43 (3,0)

Com pneu quente, o valor da presso deve ser +0,3 kgf/cm2 ou 4 lbf/pol2 em relao ao valor prescrito. Observao: a primeira especificao em lbf/pol2 e a segunda, entre parnteses, em kgf/cm2.
60355281 - Famlia Fire Br 2009
Contra Capa.indd 1 05/03/12 10:54

Caro Cliente,
Queremos agradecer-lhe por ter preferido a marca Fiat. Preparamos este manual para que voc possa conhecer cada detalhe de seu Fiat Palio Fire Economy, Siena Fire Flex e Strada Fire Flex e, assim, utiliz-lo da maneira mais correta. Recomendamos que o leia com ateno antes de utilizar o veculo pela primeira vez. No mesmo esto contidas informaes, conselhos e advertncias importantes para seu uso, que o ajudaro a aproveitar, por completo, as qualidades tcnicas do seu veculo; voc vai encontrar, ainda, indicaes para a sua segurana, para manter o bom estado do veculo e para a proteo do meio ambiente. As instrues de manuteno e instalao de acessrios so de carter ilustrativo, e recomendamos que sua execuo seja feita por pessoal qualificado pela Fiat Automveis S/A.

Alm disso, no kit de bordo do veculo, voc encontrar outras publicaes, as quais, trazem informaes especficas e no menos importantes sobre outros assuntos; tais como: garantia do veculo; servios adicionais reservados aos Clientes Fiat; Cdigo Nacional de Trnsito e instrues de primeiros socorros; funcionamento do sistema de som (se disponvel). Boa leitura, e boa viagem!
Este manual descreve os instrumentos, equipamentos e acessrios que podem equipar os modelos Fiat Palio Fire Economy, Siena Fire Flex e Strada Fire Flex disponveis na rede de Concessionrias Fiat at a presente data. Mas ateno! Considere somente as informaes inerentes ao modelo/verso e equipamentos opcionais originais de fbrica do veculo adquirido, conforme discriminado na nota fiscal de venda.
1
60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 1 05/03/12 10:53

BEM-VINDO A BORDO Os veculos Fiat so automveis de design original, idealizados em prol do prazer de dirigir em completa segurana e respeitando ao mximo o meio ambiente. A comear pela adoo de modernos motores, passando pelos dispositivos de segurana e a preocupao em oferecer todo o conforto possvel aos ocupantes, tudo isso contribuir para que a personalidade de seu veculo seja apreciada logo no primeiro momento. Em seguida, voc vai notar tambm que, alm das exclusivas caractersticas de estilo, existem novos processos de construo que diminuem os custos de manuteno. Segurana, economia, inovao e respeito ao meio ambiente fazem do Fiat Palio Fire Economy, Siena Fire Flex e Strada Fire Flex, veculos a serem imitados.

2
60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 2 05/03/12 10:53

OS SMBOLOS PARA UMA DIREO CORRETA Os sinais indicados nesta pgina so muito importantes. Servem para evidenciar partes do manual onde necessrio deter-se com mais ateno. Como voc pode ver, cada sinal constitudo por um smbolo grfico diferente para que seja fcil e claro descobrir a qual rea pertencem os assuntos:

Segurana das pessoas Ateno. A falta total ou parcial de respeito a estas prescries pode pr em grave perigo a segurana fsica das pessoas.

Proteo do ambiente Indica o comportamento correto a manter, para que o uso do veculo no cause nenhum dano ao meio ambiente.

Integridade do veculo Ateno. A falta total ou parcial de respeito a estas prescries pode acarretar srios danos ao veculo e, em certos casos, a perda da garantia.
3
60355281 - Famlia Fire Br 2009

A a A-52.indd 3

05/03/12 10:53

CONSIDERAES IMPORTANTES Antes de arrancar, certifique-se de que o freio de estacionamento no esteja acionado e de que no existam obstculos que possam comprometer o movimento dos pedais, tais como tapetes ou qualquer outro objeto. Verifique tambm se as luzes-espia no esto assinalando nenhuma irregularidade. Ajuste o banco e os espelhos retrovisores antes de movimentar o veculo. Faa do uso do cinto de segurana um hbito. Utilize-o sempre para sua proteo. Observe o trnsito antes de abrir uma porta ou sair com o seu veculo do estacionamento. Verifique o fechamento e o travamento correto das portas e da tampa do porta-malas, antes de movimentar o veculo. Para sua segurana, observe as condies do tempo, do trnsito e da estrada, e dirija de acordo com elas. Evite dirigir se no estiver em condies fsicas normais. Obstculos, pedras ou buracos na pista podem causar danos ao veculo, comprometendo o seu funcionamento. Evite deixar objetos soltos sobre os bancos, pois em caso de desacelerao rpida do veculo, os mesmos podero provocar ferimentos aos ocupantes ou danos ao prprio veculo. Em cruzamentos, seja prudente, fique atento e reduza a velocidade ao chegar neles. Respeite as velocidades mximas estabelecidas na legislao. Lembre-se: os motoristas prudentes respeitam todas as leis de trnsito. Faa da prudncia um hbito. A execuo das revises essencial para a integridade do veculo e para a continuidade do direito Garantia. Quando for notada qualquer anomalia, esta deve ser imediatamente reparada, sem aguardar a prxima reviso peridica.
4
60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 4 05/03/12 10:53

SIMBOLOGIA
Em alguns componentes do seu Fiat, ou perto dos mesmos, esto aplicadas etiquetas coloridas especficas cujo smbolo chama a ateno do usurio e indica precaues importantes que este deve tomar, em relao ao componente em questo. A seguir, so citados resumidamente todos os smbolos indicados pelas etiquetas empregadas no seu Fiat e, ao lado, os componentes para os quais os smbolos chamam a ateno. tambm indicado o significado do smbolo de acordo com a subdiviso de perigo, proibio, advertncia ou obrigao, qual o prprio smbolo pertence.

SMBOLOS DE PERIGO Bateria Lquido corrosivo.

Bobina Alta tenso.

Bateria Perigo de exploso.

Correias e polias rgos em movimento; no aproximar partes do corpo ou roupas.

Ventilador Pode ligar-se automaticamente, mesmo com o motor parado.

Tubulao do climatizador de ar No abrir. Gs em alta presso.

SMBOLOS DE PROIBIO Reservatrio de expanso No remover a tampa quando o lquido de arrefecimento estiver quente. Bateria No aproximar chamas.

Bateria Manter as crianas afastadas. 5


60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 5 05/03/12 10:53

Anteparos de calor - correias - polias - ventilador No pr as mos.

Direo hidrulica No superar o nvel mximo do lquido no reservatrio. Usar somente o lquido prescrito no captulo Abastecimentos.

Veculo com gasolina ecolgica Usar somente gasolina sem chumbo.

AI

RBAG

Airbag do lado do passageiro No instalar porta-bebs virados para trs no banco dianteiro do passageiro.

SMBOLOS DE ADVERTNCIA

Circuito dos freios No superar o nvel mximo do lquido no reservatrio. Usar somente o lquido prescrito no captulo Abastecimentos.

Reservatrio de expanso Usar somente o lquido prescrito no captulo Abastecimentos.

SMBOLOS DE OBRIGAO

Catalisador No estacionar sobre superfcies inflamveis. Consultar o captulo Proteo dos dispositivos que reduzem as emisses.

Limpador do para-brisa Usar somente o lquido do tipo prescrito no captulo Abastecimentos.

Bateria Proteger os olhos.

6
60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 6

Motor Usar somente o tipo de lubrificante prescrito no captulo Abastecimentos.

Bateria Macaco Consultar o manual de Uso e Manuteno.

05/03/12 10:53

CONHECIMENTO DO VECULO A

USO CORRETO DO VECULO B

EM EMERGNCIA C

MANUTENO DO VECULO D

CARACTERSTICAS TCNICAS E

NDICE ALFABTICO F
60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 7 05/03/12 10:53

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 8 05/03/12 10:53

CONHECIMENTO DO VECULO Recomendamos ler este captulo sentado confortavelmen-

te a bordo do seu novo Fiat. Desta maneira, voc vai poder reconhecer imediatamente as partes descritas no manual e verificar ao vivo o que est lendo. Em pouco tempo, voc vai conhecer melhor o seu Fiat, com os comandos e os dispositivos com os quais est equipado. Depois, quando ligar o motor e entrar no trnsito, far muitas outras descobertas agradveis.

QUADRO DE INSTRUMENTOS . . . . . . . . . . . . . A-14 INSTRUMENTOS DE BORDO. . . . . . . . . . . . . . . A-15 LUZES-ESPIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . A-17 SISTEMA DE AQUECIMENTO/VENTILAO. . . . A-20 VENTILAO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . A-21 AQUECIMENTO E VENTILAO . . . . . . . . . . . . A-22 AR-CONDICIONADO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . A-23 ALAVANCAS SOB O VOLANTE . . . . . . . . . . . . . A-25 COMANDOS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . A-27 EQUIPAMENTOS INTERNOS . . . . . . . . . . . . . . . A-28 PORTAS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . A-31 COMPARTIMENTO DE CARGA. . . . . . . . . . . . . . A-33 PORTA-MALAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . A-35 CAP DO MOTOR. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . A-39

SISTEMA FIAT CODE GERAO II . . . . . . . . . . . . A-1 COMUTADOR DE IGNIO. . . . . . . . . . . . . . . . . A-3 REGULAGENS PERSONALIZADAS . . . . . . . . . . . . A-3 CINTOS DE SEGURANA. . . . . . . . . . . . . . . . . . . A-6 TRANSPORTE DE CRIANAS EM SEGURANA. A-10 PR-TENSIONADORES . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . A-11 PAINEL DE INSTRUMENTOS. . . . . . . . . . . . . . . . A-13

FARIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . A-40 ABS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . A-41 AIRBAG. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . A-43 PREDISPOSIO PARA INSTALAO DO AUTORRDIO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . A-46 NO POSTO DE ABASTECIMENTO . . . . . . . . . . . A-47 PROTEO DO MEIO AMBIENTE . . . . . . . . . . . A-50

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 9 05/03/12 10:53

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 10 05/03/12 10:53

SISTEMA FIAT CODE GERAO II


A fim de minimizar riscos de furtos/ roubos, o veculo equipado com um sistema eletrnico de inibio do funcionamento do motor (Fiat CODE) que ativado automaticamente tirando a chave da ignio. Cada chave possui um dispositivo eletrnico com a funo de transmitir um sinal em cdigo para o sistema de ignio atravs de uma antena especial incorporada no comutador de ignio. O sinal enviado constitui a palavra de ordem sempre diferente para cada partida com a qual a central reconhece a chave, e somente nessa condio, permite a partida do motor.

CHAVES - fig. 1 Com o veculo so entregues: - Duas chaves fig. 1. A chave fig. 1 de uso normal no veculo usada para: - ignio; - portas; - porta-malas; - tampa do reservatrio de combustvel; - desativao do airbag do lado do passageiro. TELECOMANDO A chave de ignio possui predisposio para instalao de telecomando a distncia fig. 1.
3PN0205BR

Aconselha-se o uso de alarmes com telecomando incorporado chave de ignio da linha Fiat Acessrios, que foram desenvolvidos e testados para uso em seu veculo e so oferecidos em todas as concessionrias Fiat. Com o conjunto de chaves entregue o CODE CARD fig. 2 no qual indicado: A-fig. 2 - O cdigo mecnico das chaves a comunicar Rede Assistencial FIAT para pedir cpias das chaves. ADVERTNCIA: importante tambm anotar os nmeros constantes do CODE CARD, para utilizlos em caso de um eventual extravio do carto.

fig. 1

4EN1322BR

fig. 2

A-1
60355281 - Famlia Fire Br 2009

A a A-52.indd 1

05/03/12 10:53

O FUNCIONAMENTO Cada vez que girar a chave de ignio na posio STOP, ou PARK, o sistema de proteo ativa o bloqueio do motor. Girando a chave para MAR: 1) Se o cdigo for reconhecido, a luz-espia Y ou no quadro de instrumentos faz um breve lampejo, indicando que o sistema de proteo reconheceu o cdigo transmitido pela chave e o bloqueio do motor foi desativado. Girando a chave para AVV, o motor funcionar. 2) Se a luz-espia Y ou ficar acesa (junto com a luz-espia U), o cdigo no foi reconhecido. Neste caso, aconselha-se a repor a chave na posio STOP e, depois, de novo em MAR; se o bloqueio persistir, tentar com as outras chaves fornecidas. Com o automvel em movimento e a chave da ignio em MAR, se a luz-espia Y ou acender, significa que o sistema est efetuando um autodiagnstico (por exemplo, devido a uma queda de tenso). ADVERTNCIA: impactos violentos podem danificar os componentes eletrnicos contidos na chave. A-2
60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 2

ADVERTNCIA: cada chave fornecida possui um cdigo prprio, diferente de todos os outros, que deve ser memorizado pela central do sistema. Este equipamento opera em carter secundrio, isto , no tem direito a proteo contra interferncia prejudicial, mesmo de estaes do mesmo tipo, e no pode causar interferncia a sistemas operando em carter primrio. A sequncia numrica impressa acima do cdigo de barras identifica o nmero de homologao do immobilizer junto ANATEL. O cdigo de barras e os algarismos localizados abaixo do mesmo contm dados do fornecedor do equipamento. Etiqueta - (Immobilizer)
NISA

DUPLICAO DAS CHAVES Quando o proprietrio necessitar de chaves adicionais, deve ir a Rede Assistencial FIAT com todas as chaves e o Code Card. A Rede Assistencial FIAT efetuar a memorizao (at um mximo de 8 chaves) de todas as chaves, tanto as novas quanto as que estiverem em mos. A Rede Assistencial FIAT poder exigir os documentos de propriedade do veculo. As chaves no apresentadas durante a nova operao de memorizao so definitivamente cancelados da memria para garantir que as chaves eventualmente perdidas no sejam mais capazes de ligar o motor. Em caso de venda do veculo, indispensvel que o novo proprietrio receba todas as chaves e o CODE card.

2981 - 10 - 3430

(01) 0789838176 064 3

05/03/12 10:53

COMUTADOR DE IGNIO
A chave pode girar para 4 posies diferentes fig. 3: - STOP: motor desligado, a chave pode ser removida. Alguns dispositivos eltricos (por ex.: autorrdio, travamento eltrico das portas, etc.) podem funcionar. - MAR: posio de marcha. Todos os dispositivos eltricos podem funcionar. - AVV: partida do motor.

- PARK: motor desligado, luzes de estacionamento acesas, a chave pode ser removida. Para girar a chave para a posio PARK, apertar o boto A. Em caso de violao do dispositivo da ignio (por ex.: uma tentativa de roubo), verificar o funcionamento na Rede Assistencial Fiat. Ao descer do veculo, tire sempre a chave para evitar que algum ligue os comandos involuntariamente. Lembre-se de puxar o freio de mo at travar no dente necessrio para imobilizar completamente o veculo. Se o veculo estiver em declive, engate a primeira marcha, sendo aconselhvel tambm virar as rodas em direo ao passeio, tomando o cuidado para no tocar o pneu no meio-fio (guias). Nunca deixe crianas sozinhas no veculo.

REGULAGENS PERSONALIZADAS
A
BANCOS - fig. 4 Qualquer regulagem deve ser feita exclusivamente com o veculo parado. Regulagem no sentido longitudinal Levantar a alavanca A e mover o banco para a frente ou para trs. Ao soltar a alavanca, verificar se o banco est bem travado, tentando empurr-lo para a frente e para trs. A falta deste bloqueio poderia provocar o movimento do banco, fazendo-o deslocar alguns milmetros para frente ou para trs.

4EN0190BR

B
@

fig. 3

fig. 4

A-3

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 3 05/03/12 10:53

4EN0762BR

Regulagem do encosto reclinvel com alavanca Puxar para cima a alavanca B e solt-la quando o encosto atingir a posio desejada. Aps a regulagem, colocar a alavanca B em sua posio original (totalmente para baixo). Para destravar o encosto, pode ser necessrio for-lo ligeiramente para baixo com o peso do corpo, ao mesmo tempo em que a alavanca B puxada. ADVERTNCIA: no forar o encosto do banco enquanto a alavanca B no estiver completamente levantada. No desmontar os bancos nem efetuar servios de manuteno e/ou reparao nos mesmos: operaes realizadas de modo incorreto podem prejudicar o funcionamento dos dispositivos de segurana. Dirigir-se sempre Rede Assistencial Fiat.

APOIA-CABEAS Bancos dianteiros - fig. 5 Para aumentar a segurana dos passageiros, os apoia-cabeas so regulveis em altura e travam-se automaticamente na posio desejada. Lembre-se que os apoia-cabeas devem ser regulados de maneira que a nuca, e no o pescoo, apoie neles. Somente nesta posio podem proteg-lo em caso de batidas.

Bancos traseiros - fig. 6 Para os bancos traseiros esto previstos, para algumas verses, apoiacabeas regulveis em altura. Para a regulagem: levantar ou abaixar os apoia-cabeas at alcanar a altura desejada. Para remov-los, levant-los na altura mxima, apertar os botes A ao lado dos suportes e puxar para cima. No desmontar os bancos nem efetuar servios de manuteno e/ou reparao nos mesmos. Operaes realizadas de modo incorreto podem prejudicar o funcionamento dos dispositivos de segurana. Dirigir-se sempre Rede Assistencial Fiat.
4EN0900BR

4EN0763BR

A fig. 5

A fig. 6

A-4
60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 4

05/03/12 10:53

ACESSO AOS BANCOS TRASEIROS (verses 2 portas) - fig. 7 Pode-se acessar facilmente os bancos traseiros por ambos os lados: - puxe para cima a alavanca A e rebata o encosto para frente. Ao retornar o encosto para a posio normal, verifique se est bem travado. ADVERTNCIA: o banco deve estar bem travado para evitar o seu movimento e possveis acidentes.

ADVERTNCIA: o projeto de um veculo concebido atualmente para que, em casos de sinistros, os ocupantes sofram o mnimo de consequncias possveis. Para tanto, so concebidos na tica de Segurana ativa e Segurana passiva. No caso especfico dos bancos, estes, quando da ocorrncia de impactos que possam gerar desaceleraes em nveis perigosos aos usurios, so projetados para deformarem-se e assim, reduzir o nvel de desacelerao sobre os ocupantes, preservando-os passivamente. Nestes casos, a deformao dos bancos deve ser considerada uma desejada consequncia do sinistro, uma vez que na deformao que a energia do impacto absorvida. Considera-se que aps constatada esta deformao, o conjunto dever ser substitudo.

ESPELHO RETROVISOR INTERNO - fig. 8 Deslocando a alavanca A obtm-se: 1) posio antiofuscamento 2) posio normal. O espelho retrovisor interno equipado com um dispositivo contra acidentes que o desprende em caso de choque.

4EN1358BR

A
A

A 2

fig. 7

fig. 8

A-5

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 5 05/03/12 10:53

4EN0257BR

ESPELHOS RETROVISORES EXTERNOS Espelho retrovisor externo Faz-se a orientao do espelho retrovisor atravs do seu prprio corpo, movimentando-o at a posio desejada. Com regulagem interna - fig. 9 Por dentro do veculo, mover o boto A.

Qualquer regulagem deve ser efetuada somente com o veculo parado. As lentes dos espelhos retrovisores so parablicas e aumentam o campo de viso. No entanto, diminuem o tamanho da imagem, dando a impresso de que o objeto refletido est mais distante do que a realidade. Se a salincia do espelho criar dificuldades numa passagem estreita, dobre-o da posio 1-fig. 9 para a posio 2-fig. 10.

CINTOS DE SEGURANA
UTILIZAO DOS CINTOS DE SEGURANA Para colocar os cintos, pegar a lingueta de fixao A-fig. 11 e introduzi-la na sede B at perceber o click de travamento. Se durante a colocao do cinto, o mesmo se travar, deix-lo enrolar por um breve trecho e retir-lo novamente, evitando puxes repentinos. Aps engatar a fivela na sede do fecho, puxar levemente o cinto para eliminar a folga do cadaro na regio abdominal.
4EN1367BR FC0009BR

4EN1365BR

B C

A-6

fig. 9

fig. 10

fig. 11

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 6 05/03/12 10:53

Para retirar o cinto, apertar o boto (C). Acompanhar o cinto durante seu enrolamento para evitar que fique torcido. No apertar o boto (C) com o veculo em movimento. O cinto, por meio do retrator automtico, adapta-se ao corpo do passageiro permitindo liberdade de movimentos. Com o veculo estacionado em forte aclive ou declive, o retrator pode travar-se: isso normal. O mecanismo de travamento do retrator intervm em caso de qualquer puxo repentino do cinto ou em caso de freadas bruscas, colises e curvas em alta velocidade. REGULAGEM DE ALTURA DOS CINTOS DIANTEIROS A regulagem de altura dos cintos de segurana deve ser feita com o veculo parado. Regular sempre a altura dos cintos, adaptando-os estatura das pessoas que os usam. Esta precauo permite melhorar sua eficcia reduzindo substancialmente os riscos de leses em caso de choque.

A regulagem correta obtida quando o cinto passa cerca da metade entre a extremidade do ombro e do pescoo. A sua eficincia depende diretamente da correta colocao por parte do usurio. A regulagem de altura possvel em 5 posies distintas. Para fazer a regulagem, apertar o boto A-fig. 12 e levantar ou abaixar a empunhadura B-fig. 12. Aps a regulagem, verificar sempre se o cursor est travado em uma das posies predispostas. Para tanto, sem pressionar o boto, fazer um movimento para baixo para permitir o travamento do dispositivo de fixao, caso o mesmo no tenha sido travado em uma das posies estabelecidas.
4EN1366BR

CINTOS DE SEGURANA TRASEIROS O banco traseiro, para algumas verses, possui cintos de segurana inerciais de trs pontos de fixao com retrator para os lugares laterais. Os cintos de segurana para os lugares traseiros devem ser usados conforme o esquema ilustrado na fig. 13. Para evitar engates incorretos, que poderiam afetar a funcionalidade dos cintos de segurana, as linguetas dos cintos laterais e o fecho do cinto central (identificado com a palavra CENTER) so incompatveis entre si.

A B

fig. 12

fig. 13

A-7

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 7 05/03/12 10:53

4EN1436BR

Recordar-se de que, em caso de coliso, os passageiros dos bancos traseiros que no estiverem usando os cintos, alm de estarem infringindo as leis de trnsito e de serem expostos a um grande risco, constituem um perigo tambm para os passageiros dos lugares dianteiros. As fivelas devem ser retiradas novamente das relativas sedes ao colocar o banco na posio de utilizao, de modo que estejam sempre prontos para o uso.

AJUSTE DO CINTO TRASEIRO CENTRAL (sem retrator automtico) - fig. 14 Para apertar Passar o cinto pela fivela A, puxando na extremidade B (esta operao pode ser feita com o cinto j afivelado). Aps ter apertado o cinto, deslocar a presilha D at onde o curso desta permitir, de maneira a manter unidos o cinto de segurana e a extremidade excedente B. A extremidade excedente do cinto resultante de um ajuste, assim como os prprios cintos de segurana dos lugares que no estiverem ocupados podem, inadvertidamente, ficar para fora do veculo aps ter fechado as portas traseiras. Aconselha-se a deixar afivelados todos os cintos de segurana traseiros dos veculos sem retrator automtico, mesmo se no estiverem em uso, e sempre fazer o ajuste do cinto ao corpo do passageiro.

Para afrouxar Pressionar a fivela A, puxar na parte C, mantendo a fivela A perpendicular ao cinto. ADVERTNCIA: o cinto estar regulado corretamente quando aderir bem bacia. A sua eficincia depende diretamente da correta colocao por parte do usurio. ADVERTNCIAS GERAIS PARA A UTILIZAO DOS CINTOS DE SEGURANA O motorista deve respeitar (e tambm os outros ocupantes do veculo) todas as disposies legislativas locais com relao obrigao e modalidades de utilizao dos cintos. Colocar e ajustar sempre os cintos de segurana antes de iniciar uma viagem. Para garantir a mxima proteo aos ocupantes do veculo em caso de acidente, recomenda-se manter o encosto na posio mais ereta possvel e o cinto bem aderido ao trax e bacia.

A-8

fig. 14

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 8 05/03/12 10:53

4EN0173BR

Colocar e ajustar sempre os cintos de segurana, tanto nos lugares dianteiros como traseiros. Viajar sem utilizar os cintos aumenta o risco de leses graves, ou de morte, em caso de coliso. A opo em reclinar o banco limita as funes do cinto de segurana, podendo ocasionar o escorregamento do usurio por baixo do cinto, com riscos de estrangulamento. O cinto no deve ser dobrado. A parte superior deve passar nos ombros e atravessar diagonalmente o trax. A parte inferior deve aderir bacia fig. 15 e no ao abdmen do passageiro. No utilizar dispositivos (almofadas, espumas, clipes, etc.) entre o corpo
FC0015BR

e o cinto, para qualquer finalidade, ou qualquer outro tipo de dispositivo que trave, afrouxe ou modifique o funcionamento normal do cinto de segurana. Se o cinto tiver sido submetido a uma forte solicitao como, por exemplo, aps um acidente, o mesmo deve ser substitudo completamente junto com as fixaes, os parafusos e o prprio sistema pr-tensionador, mesmo no apresentando danos visveis, pois estes equipamentos podem ter perdido suas propriedades de resistncia. Para qualquer interveno ou reparo, dirija-se sempre Rede Assistencial Fiat.
FC0016BR

Cada cinto de segurana deve ser utilizado somente por uma pessoa. Nunca transportar crianas no colo de um passageiro utilizando um cinto de segurana para a proteo de ambos fig. 16 e no colocar nenhum objeto entre a pessoa e o cinto. O uso dos cintos necessrio tambm para as mulheres grvidas: para elas e para o beb o risco de leses em caso de coliso certamente menor se estiverem usando o cinto. Obviamente as mulheres grvidas devero colocar a faixa abdominal do cinto muito mais baixa de modo que a mesma passe sob o ventre fig. 17.

fig. 15

fig. 16

fig. 17

A-9

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 9 05/03/12 10:53

FC0017BR

COMO MANTER OS CINTOS DE SEGURANA SEMPRE EFICIENTES 1) Utilizar sempre os cintos de segurana bem esticados, no torcidos; certificar-se de que os mesmos possam deslizar livremente sem impedimentos. 2) Aps um acidente, substituir o cinto usado, mesmo se aparentemente no parea danificado. Substituir o cinto em caso de ativao do pr-tensionador (quando disponvel). 3) Para limpar os cintos, lav-los com gua e sabo neutro, enxaguandoos e deixando-os secar sombra. No usar detergentes fortes, alvejantes ou tinturas, ou qualquer outra substncia qumica que possa enfraquecer as fibras do cinto. 4) Evitar que os retratores automticos se molhem. O seu correto funcionamento garantido somente se no sofrerem infiltraes de gua. 5) Substituir o cinto quando apresentar marcas de deteriorao ou cortes.

TRANSPORTE DE CRIANAS EM SEGURANA


Todos os menores, cujas caractersticas fsicas (idade, altura e peso) os impeam de utilizar os cintos de segurana com os quais o veculo equipado originalmente, devero ser protegidos por dispositivos de reteno apropriados, seguindo rigorosamente as instrues do fabricante do dispositivo. No utilizar cadeirinhas ou outros dispositivos sem as instrues de uso. GRAVE PERIGO: no colocar cadeirinhas para crianas voltadas contra o sentido de marcha no banco dianteiro com o airbag do lado do passageiro ativado. A ativao do Airbag em caso de coliso pode produzir leses mortais na criana transportada.
AI

ADVERTNCIA: mesmo no caso dos veculos que no possuam airbag para o passageiro, somente o banco traseiro dever ser usado para o transporte de crianas. Esta posio a mais protegida em caso de choque. O transporte de crianas no banco dianteiro s pode se verificar em casos previstos conforme legislao em vigor. Nestes casos, para veculos dotados de airbag para o passageiro, ele deve ser obrigatoriamente desativado, certificando-se da operao atravs da luz-espia L no quadro de instrumentos (ver pargrafo airbag frontais e laterais no item airbag frontal do lado do passageiro). Alm disto, o banco do passageiro deve ser regulado na posio mais afastada, a fim de evitar eventuais contatos da cadeirinha para crianas com o painel.

RBAG

A-10
60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 10 05/03/12 10:53

Para a melhor proteo em caso de coliso, todos os ocupantes devem viajar sentados e protegidos pelos sistemas de reteno adequados (cintos de segurana, cadeirinhas, etc). Esta recomendao ainda mais importante quando so transportadas crianas no veculo. ADVERTNCIA: cada sistema de reteno rigorosamente para uma pessoa; no transportar nunca duas crianas na mesma cadeirinha ao mesmo tempo. ADVERTNCIA: verificar sempre se os cintos no esto apoiando no pescoo da criana. ADVERTNCIA: durante a viagem no permitir que a criana desencaixe os cintos.

ADVERTNCIA: em caso de acidente, substituir a cadeirinha por uma nova. ADVERTNCIA: aconselha-se verificar na Rede Assistencial Fiat a disponibilidade de dispositivos de reteno para crianas da Linha Fiat Acessrios, especificamente desenvolvidos para uso nos veculos Fiat.

PR-TENSIONADORES
Para tornar ainda mais eficaz a ao dos cintos de segurana dianteiros, as verses equipadas com Airbag esto equipadas tambm com pr-tensionadores dos cintos de segurana. Estes dispositivos detectam, atravs de um sensor, que est ocorrendo uma coliso violenta e puxam o cinto. Deste modo, garantem a perfeita aderncia dos cintos ao corpo dos ocupantes, antes que se inicie a ao de reteno. O travamento do cinto reconhecvel pelo travamento do retrator; o cinto no se enrola mais, nem mesmo se acompanhado com as mos. Para ter a mxima proteo da ao do prtensionador, usar o cinto mantendo-o bem aderido ao trax e bacia. Para que ocorra o funcionamento correto do pr-tensionador, o cinto de segurana dever estar sempre corretamente afivelado. A-11
60355281 - Famlia Fire Br 2009

A a A-52.indd 11

05/03/12 10:53

Os pr-tensionadores dos bancos dianteiros se ativam somente se os respectivos cintos estiverem corretamente colocados nas fivelas. Ocorrendo a ativao dos pr-tensionadores, pode-se verificar emisso de fumaa. Esta fumaa no prejudicial e no indica um princpio de incndio. O pr-tensionador no necessita de nenhuma manuteno ou lubrificao. Qualquer interveno de modificao de suas caractersticas originais invalida sua eficincia. Se, por eventos naturais excepcionais (enchentes, marejadas, alagamentos, etc.), o dispositivo for atingido por gua ou barro, obrigatria a sua substituio.

O pr-tensionador utilizvel somente uma vez. Aps a sua utilizao, dirija-se Rede Assistencial Fiat para a substituio completa dos dispositivos, incluindo os cintos de segurana. Intervenes que acarretem colises, vibraes ou aquecimentos localizados (superiores a 100C por uma durao mxima de 6 horas) na zona do pr-tensionador podem provocar danos ou a ativao do sistema. No se enquadram nestas condies as vibraes induzidas pela irregularidade das estradas ou por ultrapassagens acidentais de obstculos como guias, quebra-molas, etc. Para qualquer interveno ou reparo, dirija-se sempre Rede Assistencial Fiat.

Em hiptese alguma deve-se desmontar ou intervir nos componentes do pr-tensionador. Qualquer reparao deve ser feita por pessoal qualificado e autorizado. Procure sempre a Rede Assistencial Fiat. LIMITADORES DE CARGA Os limitadores de carga esto presentes somente nos cintos com pr-tensionador, seja mecnico ou eltrico. Para aumentar a segurana passiva, os retratores dos cintos de segurana (equipados com pr-tensionador) possuem em seu interior um limitador de carga que permite dosar a fora com que o sistema que age no trax e nos ombros durante a ao de reteno dos cintos em caso de coliso frontal.

A-12
60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 12 05/03/12 10:53

PAINEL DE INSTRUMENTOS
A disponibilidade e a posio dos instrumentos e dos sinalizadores podem variar em funo dos itens opcionais adquiridos/disponveis.
4EN1299BR

fig. 18 1) Difusores de ar laterais, regulveis e orientveis - 2) Difusores para envio de ar aos vidros laterais - 3) Alavanca de comando das luzes externas - 4) Quadro de instrumentos e luz-espia - 5) Buzina - 6) Difusores de ar centrais, regulveis e orientveis - 7) Interruptor das luzes de emergncia - 8) Alavanca de comando dos limpadores e lavadores do para-brisa e do vidro traseiro - 9) Comandos - 10) Sede para autorrdio - 11) Airbag do lado do passageiro - 12) Porta-luvas 13) Comandos de ventilao - 14) Tomada de corrente - 15) Cinzeiro - 16) Comutador de ignio - 17) Airbag do lado do motorista - 18) Tampa de acesso caixa de fusveis - 19) Alavanca para abrir o cap do motor. A-13
60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 13 05/03/12 10:53

QUADRO DE INSTRUMENTOS
PALIO FIRE ECONOMY 1.0 8V FLEX A - Indicador do nvel de combustvel com luz-espia da reserva. B - Econmetro C - Velocmetro. D - Hodmetro total e parcial. E - Indicador de temperatura do lquido de arrefecimento.
100
U00309
Economy

60
40

80

120

km/h

140
160

180
200

20
E
0

fig. 19

SIENA FIRE 1.0 8V FLEX STRADA FIRE 1.4 8V FLEX A - Indicador de temperatura do lquido de arrefecimento. B - Indicador do nvel de combustvel com luz-espia da reserva. C - Velocmetro. D - Hodmetro total e parcial.
80 60 40
E C

F H

100 120 140 km/h 160 180 200


km

20 0

A-14
60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 14

fig. 20

05/03/12 10:53

4EN0760BR

INSTRUMENTOS DE BORDO
VELOCMETRO E HODMETRO fig. 21 A - Hodmetro total e parcial. B - Velocmetro.

U00309

C - Boto para zerar o hodmetro parcial e para comutao do parcial para total. Para zerar o hodmetro parcial, necessrio pressionar o boto durante 4 segundos. INDICADOR DO NVEL DE COMBUSTVEL - fig. 22 O ponteiro indica a quantidade aproximada de combustvel existente no tanque.

O acendimento contnuo da luz-espia de reserva A indica que no tanque restam aproximadamente 5 a 7 litros de combustvel. E - (empty) - tanque vazio. F - (full) - tanque cheio. Ver observao no Estacionamento (pg. B-2) item

80 60 40 20 0

100 120 140 km/h 160

Advertncia: se o indicador do nvel de combustvel estiver com a luz-espia piscando sinal de presena de anomalia no sistema. Neste caso, procurar a Rede Assistencial Fiat.

4EN1412BR

180 200

4EN0760BR

E
A

km

60
40

80

100

120

140
160

F
C

20
0

A 180

200

E
km

fig. 21

fig. 22

4EN1413BR

A-15
60355281 - Famlia Fire Br 2009

A a A-52.indd 15

05/03/12 10:53

INDICADOR DE TEMPERATURA DO LQUIDO DE ARREFECIMENTO fig. 23 Em regime de funcionamento, normalmente, o ponteiro deve estar sobre os valores centrais da escala. Se chegar perto da marca vermelha, significa que o motor est sendo muito solicitado e necessrio reduzir a exigncia de desempenho.

Viajando em velocidade muito baixa com um clima muito quente, o ponteiro pode chegar perto da marca vermelha. Isso indica excessiva temperatura do lquido de arrefecimento. Nestes casos, melhor parar o veculo em lugar seguro e desligar o motor. Em seguida, lig-lo novamente, mantendo-o ligeiramente acelerado. Se a situao persistir, desligar o motor e providenciar o reboque do veculo concessionria Fiat mais prxima. Observao H- do ingls hot: quente C- do ingls cold: frio Se o motor funcionar sem o lquido de arrefecimento, seu veculo poder ser seriamente danificado. Os reparos, nestes casos, no sero cobertos pela Garantia.

ECONMETRO - fig. 24 O econmetro um instrumento eletrnico sinalizador de consumo de combustvel, cuja funo auxiliar visualmente o motorista na maneira de conduzir o veculo, tentando obter a condio mais econmica possvel quanto ao consumo de combustvel, levando em conta as condies de trfego e percurso. Com o veculo em marcha lenta, o ponteiro fica estacionado sobre a faixa branca da escala. O econmetro entra em operao a partir do momento em que o motorista aciona o pedal do acelerador e inicia um trajeto. O econmetro somente iniciar a indicao quando o veculo estiver em movimento e com velocidade superior a 7 km/h, situao em que o ponteiro ir deslocar-se para a esquerda, percorrendo a escala que vai desde a faixa amarela (menos econmico) at a faixa verde (mais econmico). A condio mais econmica visualizada com o ponteiro ocupando qualquer ponto da faixa verde da escala.

H u C
H

A-16

fig. 23

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 16 05/03/12 10:53

4EN1414BR

Quanto mais prximo o ponteiro estiver do incio da faixa verde (esquerda da escala), melhor estar sendo o consumo de combustvel. ATENO: lembre-se que o econmetro somente um indicador de referncia. A economia de combustvel depende fundamentalmente do modo de dirigir adotado pelo motorista. A esse respeito, veja as indicaes em Dirigir com economia e respeitando o meio ambiente, no captulo B. Para algumas verses, veja as indicaes constantes no guia prtico de mesmo nome.

LUZES-ESPIA
v
PRESSO INSUFICIENTE DO LEO DO MOTOR

RECARGA INSUFICIENTE DA BATERIA

Acende quando a presso do leo no motor descer abaixo do valor normal. Girando a chave para a posio MAR, a luz-espia se acende, mas deve apagar-se assim que o motor ligar. possvel que ocorra um ligeiro retardo no desligamento da luz-espia, sobretudo se o motor se encontra em marcha lenta. Se o motor for muito solicitado, funcionando em marcha lenta, a luz-espia pode lampejar, mas deve apagar-se acelerando levemente. Se a lmpada acender-se durante a marcha, desligar o motor e providenciar o reboque do veculo concessionria Fiat mais prxima.

Acende quando houver um defeito no sistema do gerador de corrente. Dirigir-se Rede Assistencial Fiat para evitar que se descarregue completamente a bateria. Girando a chave para a posio MAR, a luz-espia se acende, mas dever apagar-se assim que o motor for ligado.

AVARIA DO SISTEMA DE INJEO

Economy

fig. 24

Acende quando houver uma avaria no sistema de injeo. Girando a chave para a posio MAR, a luz-espia se acende, mas deve apagar-se aps o funcionamento do motor. Se a luz permanecer acesa ou acender-se durante a marcha, a mesma indica um funcionamento imperfeito do sistema de injeo com possvel perda de desempenho, m dirigibilidade e consumo elevado. A-17
60355281 - Famlia Fire Br 2009

A a A-52.indd 17

U00314

05/03/12 10:53

Nestas condies, possvel prosseguir a marcha, evitando porm, exigir demais do motor ou velocidades altas. Dirigir-se, o quanto antes, Rede Assistencial Fiat. O uso prolongado do veculo com luz-espia acesa pode causar danos, principalmente em caso de funcionamento irregular ou de perda de retomada do motor. O veculo pode ser usado somente por pouco tempo em regimes baixos. Se a luz-espia acender-se de vez em quando, por poucos segundos, isto no significa avaria no sistema de injeo. Ver item Dirigir com economia e respeitando o meio ambiente - Sistema OBD no captulo B.

avaria no corretor eletrnico de frenagem EBD (se disponvel).

>

SISTEMA ANTIBLOQUEIO DAS RODAS (ABS) INEFICIENTE

Acende-se quando o sistema ABS for ineficiente. O sistema de freios normal continuar a funcionar, mas recomenda-se dirigir-se, assim que possvel, Rede Assistencial Fiat. Girando a chave para a posio MAR, a luz-espia se acende, mas deve apagar-se cerca de 2 segundos depois. O veculo equipado com sistema ABS tambm dotado de corretor eletrnico de frenagem - EBD. O acendimento simultneo da luz-espia ABS e x com o motor em funcionamento indica uma anomalia no sistema EBD. No caso de frenagens violentas pode-se verificar o bloqueio precoce das rodas traseiras com possibilidade de derrapagens. Dirigir com extrema cautela e procurar a Rede Assistencial mais prxima para verificao do sistema.

O acendimento apenas da luz-espia ABS com o motor em funcionamento, indica normalmente uma anomalia somente do sistema ABS. Neste caso o sistema de freio convencional mantm a sua eficcia. Dirigir-se, evitando, freadas bruscas, Rede Assistencial para verificao do sistema.

AVARIA DO AIRBAG

Acende-se quando o sistema for ineficiente. Girando a chave para a posio MAR, a luz-espia se acende, mas deve apagar-se cerca de 4 segundos depois. Se a luz-espia no se acender ou se continuar acesa ou se acender, durante a marcha, pare imediatamente e dirija-se Rede Assistencial Fiat.

FREIO DE MO ACIONADO/NVEL INSUFICIENTE DO LQUIDO DOS FREIOS

Acende-se em trs situaes: 1 - quando o freio de mo estiver acionado; 2 - quando o nvel do lquido dos freios descer abaixo do mnimo. 3 - quando ao mesmo tempo a luz-espia > acende, significa que h uma A-18
60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 18

05/03/12 10:53

ou

FIAT CODE

LUZES EXTERNAS

DESATIVAO DO AIRBAG DO PASSAGEIRO

Girando a chave da ignio para a posio MAR a luz-espia no quadro deve lampejar somente uma vez e depois apagar. Se, com a chave na posio MAR, a luz-espia permanecer acesa, indica uma possvel avaria (ver o sistema Fiat CODE neste captulo). ATENO: o acendimento simultneo das luzes-espia U e Y ou indica avaria no sistema Fiat CODE.

Quando as luzes de posio e/ou faris forem acesas.

A
Quando for desativado o airbag (interruptor de desativao na posio OFF) a luz-espia fica acesa constantemente. Girando a chave para MAR, a luz-espia (com o interruptor de desativao do airbag do passageiro em posio ON) acende-se por cerca de 4 segundos piscando sucessivamente e depois apaga-se. Se a luz-espia no se acende, permanece acesa, ou se acende durante a marcha, parar imediatamente o veculo e providenciar o reboque do mesmo concessionria Fiat mais prxima.

1 5

FARIS ALTOS

Quando os faris altos forem acesos. FARIS DE NEBLINA (verde)

RESERVATRIO DE PARTIDA A FRIO

A luz-espia no quadro acende quando so acesos os faris de neblina.

Acende-se, quando o nvel de gasolina for insuficiente ou o reservatrio estiver vazio.

FD

INDICADORES DE DIREO (INTERMITENTES)

VIDRO TRMICO TRASEIRO

Quando ligar o dispositivo de desembaamento do vidro traseiro.

Quando acionada a alavanca de comando das luzes de direo (setas). A-19


60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 19 05/03/12 10:53

SISTEMA DE AQUECIMENTO/VENTILAO
1 - 2 - 3 - 4 - Difusores para desembaamento do para-brisa. Difusores para desembaamento dos vidros laterais dianteiros. Difusores centrais e laterais orientveis. Aberturas laterais inferiores para enviar ar aos ps do motorista e do passageiro dianteiro.

fig. 25 A-20
60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 20 05/03/12 10:53

4EN1300BR

DIFUSORES ORIENTVEIS E REGULVEIS - figs. 26 e 27 Os difusores podem ser orientados para cima ou para baixo pressionando-os. A - Comando para a regulagem da quantidade de ar: - girando at O: difusor aberto - girando at : difusor fechado B - Comando para orientao lateral do fluxo do ar. Em algumas verses os difusores s podem ser orientados para cima ou para baixo. C - Difusor fixo para os vidros laterais fig. 27.

VENTILAO
COMANDOS - fig. 28 A - Seletor para ligar o ventilador. B - Seletor para a distribuio do ar. O - Fluxo de ar direcionado para o corpo dos passageiros; nesta posio, manter os difusores centrais e laterais completamente abertos. - - Fluxo de ar direcionado para o para-brisa.

C - Cursor para ligar a funo de recirculao, eliminando a entrada de ar externo. - Introduo do ar externo aberta. - Introduo do ar externo fechada. Deve ser utilizada preferencialmente se trafega por regies poeirentas ou com muita poluio do ar (tneis, engarrafamentos).

4EN0905BR

4EN1360BR

A B
O

C
B

A
O

fig. 26

fig. 27

fig. 28

A-21

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 21 05/03/12 10:53

4EN1363BR

AQUECIMENTO E VENTILAO
COMANDOS - fig. 29 A - Seletor para regular a temperatura do ar (mistura ar quente/ar a temperatura ambiente). B - Cursor para ligar a funo de recirculao, eliminando a entrada de ar externo. C - Seletor para ligar o ventilador. D - Seletor para a distribuio do ar.

AQUECIMENTO 1) Seletor para a temperatura do ar A: ponteiro no setor vermelho. 2) Seletor do ventilador C: boto na velocidade desejada. 3) Seletor para a distribuio do ar D: apontar em N para aquecer os ps e, ao mesmo tempo, desembaar o para-brisa; M para aquecer os ps e o rosto; 4) Cursor de recirculao B: para obter um aquecimento mais rpido, deslocar o cursor da recirculao de ar para a posio, equivalente circulao somente do ar interno. Para se evitar a sensao de enjoo, fechar os difusores centrais quando for utilizar o aquecimento.

DESEMBAAMENTO RPIDO Para-brisa e vidros laterais 1) Seletor para a temperatura do ar A: apontar no setor vermelho (completamente girado para a direita). 2) Seletor do ventilador C: posicionar na velocidade mxima. 3) Seletor para a distribuio do ar D: apontar em -. 4) Cursor para a recirculao do ar B na posio , equivalente introduo de ar externo. Aps o desembaamento, usar os comandos para manter as perfeitas condies de visibilidade. Vidro traseiro Pressionar levemente o boto (. To logo o vidro traseiro estiver desembaado, aconselhvel desligar o boto, acionando novamente a tecla correspondente.

A-22

fig. 29

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 22 05/03/12 10:53

4EN0730BR

VENTILAO 1) Difusores de ar centrais e laterais: completamente abertos. 2) Seletor para a temperatura do ar A: apontar no setor azul. 3) Seletor do ventilador C: posicionar na velocidade desejada. 4) Seletor para a distribuio do ar D: apontar em O. 5) Cursor para a recirculao de ar B na posio , equivalente introduo de ar externo. Com o cursor na posio ativada somente a circulao do ar interno. ADVERTNCIA: a funo de recirculao til principalmente em condies de forte poluio externa (engarrafamentos, trnsito em tnel, etc.). No aconselhado, no entanto, um uso muito prolongado desta funo, especialmente se houver muitas pessoas no veculo.

AR-CONDICIONADO
O sistema utiliza fluido refrigerante R134a que, em caso de vazamentos acidentais, no prejudica o meio ambiente. Nunca utilizar o fluido R12, incompatvel com os componentes do prprio sistema. COMANDOS - fig. 30 A - Seletor para regular a temperatura do ar (mistura ar quente/frio). B - Cursor para ligar a recirculao do ar, eliminando a entrada de ar externo. C - Seletor para ligar o ventilador e o ar-condicionado. Pressionar o seletor para ligar o ar-condicionado (a luzespia no seletor se acende). D - Seletor para a distribuio do ar.
4EN0730BR

CONDICIONAMENTO DO AR (RESFRIAMENTO) Para obter um resfriamento rpido do habitculo em veculos equipados com ar-condicionado, operar o sistema conforme indicado: 1) Seletor para a temperatura do ar A-fig. 30 totalmente posicionado esquerda. 2) Seletor do ventilador C-fig. 30 posicionado na velocidade mxima. 3) Seletor de distribuio do ar Dfig. 30 apontado para O; controlar para que todas as sadas de ar estejam totalmente abertas. Com o cursor na posio ativada somente a circulao do ar interno. Algumas verses esto equipadas com filtro antiplen, instalado na caixa de ventilao/ar-condicionado, com o objetivo de filtrar o ar enviado para o interior do veculo. Caso seja observado uma diminuio na vazo de ar pelos difusores, verificar as condies do filtro (quando disponvel) e substitu-lo se necessrio (ver substituio do filtro antiplen e carvo ativado no Plano de Manuteno no captulo D. A-23
60355281 - Famlia Fire Br 2009

fig. 30

A a A-52.indd 23

05/03/12 10:54

4) Ligar o ar-condicionado apertando o seletor C-fig. 30. 5) Se possvel, abrir totalmente, ou pelo menos um pouco, as janelas das portas dianteiras por um breve perodo (2 a 3 minutos no mximo) para que haja uma circulao mais intensa do ar no habitculo. Em seguida, fechar as janelas. AQUECIMENTO Para as funes de aquecimento e ventilao, no ligar o condicionador, mas utilizar o sistema normal de aquecimento e ventilao (ver captulo anterior). DESEMBAAMENTO RPIDO O ar-condicionado muito til para acelerar o desembaamento, pois desumidifica o ar. suficiente regular os comandos para a funo de desembaamento e ativar o condicionador, apertando o seletor C-fig. 30.

Para-brisa e vidros laterais 1) Condicionador de ar ligado: seletor C-fig. 30. 2) Seletor para a temperatura do ar: (completamente girado para a direita) para dias frios ou (completamente girado para a esquerda) para dias quentes. 3) Cursor do ventilador: posicionar na velocidade mxima. 4) Seletor para a distribuio do ar: apontar em -. 5) Recirculao do ar: desligada. Aps o desembaamento, usar os comandos para manter as perfeitas condies de visibilidade. RECIRCULAO Com o cursor posicionado em , ativada somente a circulao do ar interno. Vidro traseiro Pressionar levemente o boto ( . To logo o vidro traseiro estiver desembaado, aconselhvel desligar o dispositivo.

ADVERTNCIA: com a temperatura externa muito alta, a recirculao acelera o resfriamento do ar. Alm disso, particularmente til em condies de forte poluio externa (engarrafamentos, trnsito em tnel, etc.). No aconselhado, no entanto, um uso muito prolongado desta funo. ADVERTNCIA: para plena eficincia na operao de desembaamento, mantenha a parte interna dos vidros sempre limpa e desengordurada. Para limpeza dos vidros, use apenas detergente neutro e gua. No utilize produtos base de silicone para a limpeza de partes plsticas, principalmente o painel, pois o silicone se evapora quando exposto ao sol, condensando-se sobre a superfcie interna do vidro e prejudicando o desembaamento e a visibilidade noturna.

A-24
60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 24 05/03/12 10:54

ALAVANCAS SOB O VOLANTE


ALAVANCA ESQUERDA Rene os comandos das luzes externas e das setas. A iluminao externa funciona somente com a chave de ignio na posio MAR. Acendendo as luzes externas, iluminam-se os ideogramas no quadro de instrumentos e os smbolos dos comandos situados no painel de instrumentos.

Luzes de posio - fig. 31 Acendem-se girando a empunhadura da posio posio 6. No quadro de instrumentos acende-se a respectiva luz-espia 3. Faris baixos - fig. 32 Acendem-se girando a empunhadura da posio 6 posio 2.

Faris altos - fig. 33 Acendem-se com a empunhadura na posio 2, e empurrando a alavanca para a frente em direo ao painel de instrumentos. No quadro acende-se a luz-espia 1. Apagam-se puxando a alavanca em direo do volante. Lampejos - fig. 34 So feitos puxando a alavanca em direo ao volante (posio instvel).

fig. 32
4EN1396BR 4EN1398BR 4EN1399BR

fig. 31

fig. 33

4EN1397BR

fig. 34

A-25

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 25 05/03/12 10:54

Luzes de direo (setas) - fig. 35 Deslocando a alavanca: para cima - ativa-se a seta direita; para baixo - ativa-se a seta esquerda. No quadro de instrumentos acende-se com intermitncia a luz-espia y. As setas so desativadas automaticamente ao trmino da converso a ser feita pelo veculo. Caso queira dar um sinal de luz rapidamente, mova a alavanca para cima ou para baixo, sem chegar ao final do curso. Ao solt-la, a alavanca volta sozinha ao ponto de partida. ALAVANCA DIREITA Rene todos os comandos para a limpeza do para-brisa e do vidro traseiro.
4EN1400BR

Limpador/lavador do para-brisa - fig. 36 Funciona somente com a chave de ignio na posio MAR. - Limpador do para-brisa desligado. 1 - Funcionamento intermitente. 2 - Funcionamento contnuo e lento. 3 - Funcionamento contnuo e rpido.
4 0 1 2 3
4EN1392BR

4 - Funo antipnico: temporrio e contnuo rpido; ao soltar, a alavanca volta para a posio e desliga automaticamente o limpador do para-brisa. Puxando a alavanca em direo ao volante fig. 37, ativa-se o esguicho do lavador do para-brisa. Limpador/lavador do vidro traseiro - figs. 38 e 39 Funciona somente com a chave de ignio na posio MAR. Comandos: 1) girar a empunhadura da posio para '; 2) empurrar a alavanca em direo ao painel (posio instvel), ativam-se o esguicho do lavador do vidro traseiro e o limpador do vidro traseiro; ao solt-la, desligam-se.
4EN1390BR

fig. 36
4EN1391BR

A-26

fig. 35

fig. 37

fig. 38

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 26 05/03/12 10:54

COMANDOS
LUZES DE EMERGNCIA - fig. 40 Acendem-se apertando levemente o boto A, independente da posio da chave de ignio. Com o dispositivo ligado, o smbolo sobre o interruptor A e o indicador y, no quadro de instrumentos, iluminamse de modo intermitente. Para apagar, apertar novamente o boto. A luz de emergncia s deve ser acionada com o veculo parado; nunca em movimento.

BOTES DE COMANDO - fig. 41 Esto situados sobre os difusores centrais do ar e funcionam somente com a chave de ignio na posio MAR. Quando uma funo ligada, acende-se a luz-espia correspondente situada no quadro de instrumentos. Para desligar, basta apertar novamente o boto. Faris de neblina A - Boto com indicao de funo ativada no quadro de instrumentos para ligar/desligar os faris de neblina. S funciona a partir do acionamento das luzes externas de posio. Os faris auxiliares so desligados cada vez que a chave de ignio for desligada. Para lig-lo novamente necessrio pressionar o boto.
4EN1389BR

Desembaador do vidro traseiro B - Boto com indicao de funo ativada no quadro de instrumentos para ligar/desligar o desembaador do vidro traseiro. To logo o vidro traseiro estiver desembaado, aconselhvel desligar o dispositivo.

4EN0906BR

A
O

B
O

fig. 39

fig. 40

fig. 41

A-27

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 27 05/03/12 10:54

4EN1442BR

ADVERTNCIA: para plena eficincia na operao de desembaamento, mantenha a parte interna dos vidros sempre limpa e desengordurada. Para limpeza dos vidros, use apenas detergente neutro e gua. No utilize produtos base de silicone para a limpeza de partes plsticas, principalmente o painel, pois o silicone se evapora quando exposto ao sol, condensando-se sobre a superfcie interna do vidro e prejudicando o desembaamento e a visibilidade noturna.

EQUIPAMENTOS INTERNOS
PORTA-LUVAS Para abrir, puxar o pegador A-fig. 42. Nunca trafegue com a tampa do porta-luvas aberta. Na tampa, existem as sedes A para colocar, com o veculo parado, um copo ou uma latinha fig. 43.

CONJUNTO DA LUZ INTERNA - fig. 44 A lmpada possui trs posies fig. 44: posio 1: permanentemente desligada; posio neutra na lente: acende-se somente com as portas abertas; posio 2: permanentemente ligada.

4EN0744BR

A-28
60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 28

fig. 42

fig. 43

05/03/12 10:54

4EN0745BR

TOMADA DE CORRENTE - fig. 45 Algumas verses dispem de tomada de corrente para alimentao de acessrios eltricos (carregador de celular, aspirador de p, acendedor de cigarros, etc.). Devido grande variedade de acessrios eltricos que podem ser conectados a esta tomada de corrente, recomenda-se especial cuidado na utilizao dos mesmos, observando se atendem as especificaes abaixo: - Somente podem ser conectados acessrios com potncia at 180 Watts.

- Para prevenir danos, o corpo do plugue do acessrio deve ser largo o suficiente para servir como guia de centralizao, quando este estiver inserido na tomada de corrente. Se houver dvidas com relao conformidade do plugue do acessrio a ser utilizado, recomenda-se verificar com o fabricante se o mesmo atende s especificaes vigentes. O plugue do acessrio deve se ajustar perfeitamente medida da tomada de corrente visando evitar mau contato ou superaquecimento com risco de incndio.
4EN0909BR 4EN0910BR

Em caso de utilizao da tomada de corrente como acendedor de cigarros (adquirido como acessrio), recomenda-se cautela no manuseio deste ltimo para prevenir queimaduras causadas pelo calor gerado pelo dispositivo. Recomenda-se verificar na Rede Assistencial Fiat a disponibilidade de acessrios originais e homologados para uso nos modelos Fiat. ADVERTNCIA: verificar sempre se o acendedor est desligado aps o uso. O acendedor de cigarros alcana temperaturas elevadas. Manej-lo com cautela e evitar que crianas o utilizem, pois h perigo de incndio ou queimaduras.

MAX 180W

fig. 44

fig. 45

A-29
60355281 - Famlia Fire Br 2009

A a A-52.indd 29

05/03/12 10:54

CINZEIRO - fig. 46 Algumas verses dispem de cinzeiro. Para utiliz-lo, abrir a tampa A puxando-a para trs. Para facilitar a sua limpeza o cinzeiro pode ser removido. PARA-SIS - fig. 47 ou 48 Esto situados ao lado do espelho retrovisor interno, podendo ser orientados para a frente ou para o lado. Para algumas verses, atrs do para-sol do lado do motorista, h um bolso para documentos e um espelho com tampa protetora corredia, enquanto que do lado do passageiro h um espelho de cortesia fig. 48.

Para algumas verses, h uma etiqueta no verso do para-sol, contendo informaes sobre o econmetro (ver o assunto ECONMeTRO, em INSTRUMeNTOS De BORDO, neste captulo).

VIDRO TRASEIRO CORREDIO (Strada) Para auxiliar na renovao de ar no interior do veculo, algumas verses so dotadas de vidros traseiros corredios. Para abrir a janela, destrav-la inicialmente, puxando a trava A-fig. 49.

fig. 47
4EN0757BR 4EN1416BR 4EN0924BR

180 W

MAX

A A

A-30

fig. 46

fig. 48

4EN0911BR

fig. 49

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 30 05/03/12 10:54

PORTAS
PORTAS LATERAIS Abertura manual por fora - fig. 50 Girar a chave para a posio 1 e puxar a maaneta de abertura. Travamento manual por fora Girar a chave para a posio 2. Abertura/travamento manual por dentro das portas dianteiras Abertura: puxar a maaneta de abertura A-fig. 51. Travamento: fechar a porta e apertar a maaneta. Desta maneira, so travadas tambm as portas traseiras (somente quando estiver disponvel a trava eltrica).
4EN0240BR

Dispositivo de segurana para crianas Impede a abertura das portas traseiras pelo lado de dentro. ativado inserindo a ponta da chave de ignio na ranhura A-fig. 52 e girando-a. Posio 1 - dispositivo desativado. Posio 2 - dispositivo ativado (marca amarela). O dispositivo fica ativado mesmo se as portas forem destravadas com comando eltrico. Utilizar sempre este dispositivo quando for transportar crianas.

TRAVAMENTO ELTRICO Por fora Com as portas fechadas, inserir e girar a chave na fechadura de uma das portas dianteiras. Por dentro Com as portas fechadas, apertar (para travar) ou puxar (para destravar) uma das maanetas de abertura das portas dianteiras.

4EN0912BR

A A

fig. 50

fig. 51

fig. 52

A-31

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 31 05/03/12 10:54

4EN0176BR

ADVERTNCIA: se uma das portas dianteiras no estiver bem fechada ou houver um defeito no sistema, o travamento centralizado no ativado e, aps algumas tentativas, o dispositivo excludo por cerca de 2 minutos. Nestes 2 minutos, possvel travar ou destravar as portas manualmente, sem que o sistema eltrico intervenha. Aps esses 2 minutos, a central est de novo apta a receber os comandos. Se foi resolvida a causa do problema, o dispositivo volta a funcionar normalmente, caso contrrio, repete o ciclo de excluso.

LEVANTADORES DOS VIDROS DAS PORTAS Levantadores eltricos dos vidros dianteiros - fig. 53 No apoia-brao da porta do lado do motorista h duas teclas que comandam, com a chave de ignio em MAR: A - vidro esquerdo. B - vidro direito. No apoia-brao da porta do lado do passageiro h uma tecla para o comando do respectivo vidro. Pressionar as teclas para abaixar os vidros. Pux-las para levant-los.

Antes de acionar o interruptor do mecanismo levantador do vidro, verifique se no h algum com o brao de fora. Levantadores manuais dos vidros Girar a manivela da respectiva porta para abaixar ou levantar o vidro A-fig. 54. O uso imprprio dos levantadores eltricos dos vidros pode ser perigoso. Antes e durante o acionamento, verificar sempre se os passageiros no esto expostos ao risco de leses provocadas tanto direta ou indiretamente pelos vidros em movimento, como por objetos pessoais arrastados ou jogados pelos mesmos. Ao sair do veculo, retire sempre a chave da ignio para evitar que os levantadores eltricos dos vidros, acionados inadvertidamente, constituam perigo para quem permanece a bordo.

4EN0752BR

A A

A-32

fig. 53

fig. 54

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 32 05/03/12 10:54

4EN0913BR

COMPARTIMENTO DE CARGA
Strada Para abrir a tampa do compartimento de carga, empurrar a parte superior A-fig. 55 da maaneta (smbolo Fiat) com o polegar, puxar a parte inferior B-fig. 55 e acompanhar a descida da tampa com as mos. Ao descer a tampa, cuidado para que a mo no fique presa na maaneta. Jamais transportar pessoas no compartimento de carga ou sobre o estribo traseiro.
4EN0607BR

ADVERTNCIAS: 1) A tampa do compartimento de carga pode suportar um peso de at 300 kg (com o veculo parado). Se for apoiada uma carga de peso superior, as dobradias da tampa sero danificadas. 2) indispensvel que a carga seja corretamente amarrada utilizando os diversos anis de fixao existentes no compartimento de carga (ver captulo uso correto do veculo).

CAPOTA DO COMPARTIMENTO DE CARGA Algumas verses so equipadas com uma capota que permite a proteo dos objetos transportados no compartimento de carga. Para recolh-la, abrir antes a tampa do compartimento de carga para ter acesso trava A-fig. 56. Logo aps, puxar a trava para o lado conforme a seta e liberar a trava B-fig. 56. Soltar os cordes de fixao A-fig. 57, dispostos dos dois lados da caamba, aps ter liberado as travas B-fig. 57.

4EN1401BR

A B

fig. 55

fig. 56

fig. 57

A-33

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 33 05/03/12 10:54

4EN1402BR

Enrolar a capota lentamente em direo cabine do motorista. Feito isto, prender a capota enrolada com os elsticos A-fig. 58 nas alas.

Remover as travessas de reforo A-fig. 59, puxando-as para o lado conforme as setas e retirando-as do trilho B-fig. 59. Para recolocar a capota, inverter a ordem dos procedimentos, recolocando as travessas A-fig. 59 e soltando os elsticos A-fig. 58, que devero ser presos de forma a evitar que produzam rudos contra a carroceria. Ao fechar a capota, cuidado para no prender os dedos no vo entre a capota e a moldura superior da tampa da caamba.

Estribo traseiro - fig. 60 Tem o objetivo de facilitar a colocao de objetos no compartimento de carga, permitindo que, como o veculo parado uma pessoa suba no mesmo para acomodar ou amarrar a carga, com a tampa traseira fechada. O estribo traseiro pode sofrer danos se forem colocados pesos elevados (carga mxima: 100 kg em cada extremidade).

4EN1344BR

4EN1404BR

A A

A-34

fig. 58

fig. 59

fig. 60

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 34 05/03/12 10:54

4EN0616BR

PORTA-MALAS
ABERTURA/FECHAMENTO DA TAMPA DO PORTA-MALAS Para abrir a tampa do porta-malas por fora, destrancar a fechadura usando a chave de ignio fig. 61 e fig. 62. Para fechar, abaixar a tampa com auxlio do puxador interno e impulsion-la pelo puxador externo da tampa. Para o modelo Siena, fig. 62, impulsion-la pelo puxador externo da tampa. ADVERTNCIA: para evitar o fechamento espontneo da tampa do porta-malas, quando o veculo estiver em um plano inclinado, deve-se for-la at o final de curso,
4EN0249BR

para que os amortecedores a gs mantenham a porta aberta. Para fechar, necessria uma fora maior para vencer a resistncia inicial dos amortecedores a gs. Abaixar a tampa e solt-la um pouco antes do fechamento para evitar que prenda os dedos. No uso do porta-malas, nunca superar as cargas mximas permitidas (ver captulo Caractersticas tcnicas). Certificar-se ainda que os objetos contidos no porta-malas estejam bem colocados, para evitar que uma freada brusca possa jog-los para a frente, machucando os passageiros.
4EN0447BR

Colocar acessrios na cobertura ou na tampa do porta-malas (alto-falantes, spoiler, etc., exceto quando previsto pelo fabricante) pode prejudicar o correto funcionamento dos amortecedores laterais a gs da prpria tampa. Objetos soltos devem ser colocados no portamalas. O compartimento de bagagens de uso exclusivo destas. ABERTURA DE EMERGNCIA DA TAMPA DO PORTA-MALAS - fig. 63 A abertura de emergncia da tampa do porta-malas est disponvel para algumas verses.

FIAT

fig. 61

fig. 62

fig. 63

A-35

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 35 05/03/12 10:54

4EN1302BR

AMPLIAO DO PORTA-MALAS 1) Abaixar completamente os apoiacabeas do banco traseiro.

fig. 65
4EN0247BR 4EN1418BR

4EN0192BR

Para utiliz-la, proceder como a seguir: 1 - Destrave o encosto do banco traseiro e recline o banco totalmente frente at apoi-lo no assento do banco, como indicado em AMPLiaO DO PORTaMaLaS neste captulo; 2 - Atravs do pino A existente esquerda da fechadura, destravar no sentido da seta para abertura da tampa. O procedimento para abertura de emergncia da tampa do porta-malas similar para Palio e Siena.

2) Se for necessrio, remover os apoia-cabeas do banco traseiro (ver ReGULaGeNS PeRSONaLiZaDaS neste captulo) e coloc-los no compartimento de bagagens. 3) Desengatar o encosto, movendo as alavancas laterais A-fig. 64 no sentido da seta.

4) Rebater para a frente o encosto, passando os cintos pelos lados, at que este se apoie sobre o assento traseiro fig. 65. 5) Em seguida, rebater o banco traseiro inteiro para a frente de maneira a obter uma nica superfcie de carga. Para remover a cobertura do porta-malas (Palio): 1) Soltar as extremidades superiores A-fig. 66 dos dois tirantes, desprendendo as argolas dos pinos. 2) Tirar os pinos da cobertura do porta-malas das respectivas sedes B-fig. 67 e remov-lo. Uma vez retirada, a superfcie pode ser posta transversalmente entre os encostos dos bancos da frente e o assento rebatido do banco de trs.
4EN0248BR

A B

A-36

fig. 64

fig. 66

fig. 67

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 36 05/03/12 10:54

AMARRAO DE OBJETOS NO COMPARTIMENTO DE BAGAGENS Strada cabine estendida Existem, no compartimento de bagagens, 4 anis com a finalidade de amarrar os objetos transportados. Por medida de segurana, aconselhvel us-los sempre que objetos pesados ou delicados forem transportados. ADVERTNCIA: se houver carga no porta-malas ou no compartimento de carga, melhor, viajando noite, controlar e regular a altura do facho luminoso dos faris de luz baixa (ver Faris neste captulo). Em caso de acidente, objetos pesados no amarrados podem causar graves danos aos passageiros.

CONSELHO PARA O TRANSPORTE DE CARGA Strada O veculo foi projetado e homologado em funo de determinados pesos mximos (ver tabela pesos no captulo Caractersticas Tcnicas): - peso em ordem de marcha; - carga til; - peso mximo no eixo dianteiro; - peso mximo rebocvel. Cada um destes limites deve ser respeitado e, em qualquer situao, no deve ser superado.

Em caso de freadas bruscas ou colises ocasionais, um deslocamento repentino da carga poderia criar um situao de perigo para o motorista e o passageiro; por este motivo, antes de movimentar o veculo, providenciar a correta fixao das cargas ou bagagens utilizando os ganchos de amarrao de carga nas bordas da caamba e/ou os anis de fixao dispostos no piso do compartimento de carga fig. 68 ou no interior do veculo fig. 69 (verses com cabine estendida).

4EN0593BR

A A

fig. 68

fig. 69

A-37

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 37 05/03/12 10:54

4EN0602BR

Para que a operao seja feita de forma segura, somente utilizar cabos, cordas ou correias adequados fixao do material que ser transportado. O espao disponvel atrs dos bancos fig. 69 (verses com cabine estendida) destinado exclusivamente para o transporte de bagagens e/ou objetos, desde que adequadamente fixados. Alm das precaues anteriormente mencionadas, alguns conselhos bem simples podem contribuir para melhorar a segurana da direo, o conforto de marcha e a durabilidade do veculo:

- distribuir uniformemente o material a ser transportado sobre o plano de carga; se for necessrio concentr-lo em apenas uma parte do compartimento, o ideal faz-lo sobre a regio intermediria entre os dois eixos. - lembrar que quanto mais baixo o material transportado, mais abaixa-se o centro de gravidade do veculo, razo pela qual, os objetos mais pesados devero ser colocados sempre por baixo. - lembrar-se que o comportamento do veculo apresenta alteraes em funo do peso transportado; particularmente, os espaos de frenagem tornam-se mais longos, sobretudo em velocidades altas.

- utilizar o porta-escadas fig. 70 para apoiar e fixar corretamente os objetos de maior altura. Nas verses com cabine estendida, levantar antes os limitadores fig. 71. Ao utilizar o porta-escadas, no apoiar objetos cujo peso seja superior a 80 kg. No caso dos limitadores fig. 71, no obrig-los a suportar foras laterais superiores a 30 kg.

4EN0594BR

A-38
60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 38

fig. 70

fig. 71

05/03/12 10:54

4EN0595BR

CAP DO MOTOR
Para abrir o cap do motor: 1) puxar a alavanca A-fig. 72. 2) puxar a trava A-fig. 73; 3) levantar o cap segurando-o pela parte central e, simultaneamente, soltar a vareta de suporte A-fig. 74 do seu dispositivo de travamento; 4) introduzir a extremidade da vareta na abertura B-fig. 74 do cap do motor.

ATENO: uma colocao incorreta da vareta pode provocar a queda violenta do cap. Se houver necessidade de se fazer alguma verificao no motor, estando este ainda quente, evite encostar-se no eletroventilador, pois o mesmo poder funcionar mesmo com a chave de ignio desligada. Espere at que o motor esfrie.

Para fechar o cap do motor: 1) manter levantado o cap com uma mo e, com a outra, tirar a vareta A-fig. 74 da abertura B e rep-la no seu dispositivo de bloqueio; 2) abaixar o cap a cerca de 20 cm do vo do motor; 3) deix-lo cair: o cap fecha-se automaticamente. Verificar sempre se o cap foi bem fechado para evitar que se abra durante a marcha do veculo.

4EN0252BR

4EN0251BR

B A

fig. 72

fig. 73

fig. 74

A-39

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 39 05/03/12 10:54

4EN0250BR

FARIS
REGULAGEM DO FACHO LUMINOSO ADVERTNCIA: uma correta regulagem dos faris determinante para o conforto e a segurana no s de quem guia o veculo, mas de todos os usurios. Alm disso, constitui uma norma precisa do Cdigo de trnsito. Para garantir a si mesmo e aos outros as melhores condies de visibilidade viajando com os faris acesos, o veculo deve ter um correto alinhamento dos mesmos. Para o controle e a eventual regulagem, dirigir-se Rede Assistencial Fiat.

COMPENSAO DA INCLINAO Quando o veculo est carregado, este inclina-se para trs e, consequentemente, o feixe luminoso eleva-se. necessrio, neste caso, regul-lo corretamente. Regulador no farol - fig. 75 Para ter acesso ao regulador, agir por dentro do vo do motor. Posio 1 - com veculo com carga normal. Posio 2 - com veculo com carga completa. importante que os dispositivos de ambos os faris estejam orientados na mesma posio.

Controlar a orientao dos feixes luminosos cada vez que mudar o peso da carga transportada. Regulagem dos faris auxiliares dianteiros Para o controle e a eventual regulagem dos faris auxiliares, dirigir-se Rede Assistencial Fiat.

A-40
60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 40

fig. 75

4EN0253BR

05/03/12 10:54

ABS
O ABS (Sistema Antibloqueio das Rodas) um dispositivo combinado com o sistema de freios convencional, que impede o bloqueio das rodas permitindo: - melhorar o controle e a estabilidade do veculo durante a freada; - otimizar o mnimo espao de frenagem; - usufruir plenamente da aderncia de cada pneu. Uma central eletrnica recebe os sinais provenientes das rodas, localiza quais tendem a travar-se e envia um sinal central eletrohidrulica para reduzir, manter ou aumentar a presso nos cilindros de comando dos freios, de maneira a evitar o bloqueio. O ABS entra em funcionamento quando solicitada a total capacidade de frenagem do veculo. O motorista avisado atravs da pulsao do pedal do freio com rudos de funcionamento hidrulico. Este comportamento completamente normal e indica que o sistema est ativo.

No caso de qualquer anomalia, o sistema desativa-se automaticamente, passando a funcionar normalmente o sistema convencional. Nesta condio, acende-se a luz-espia > no quadro de instrumentos. ADVERTNCIA: nos veculos Fiat equipados com ABS devem ser montados exclusivamente rodas, pneus, lonas e pastilhas de freio do tipo e marca aprovados pelo fabricante. O ABS no dispensa o motorista de uma conduo prudente, principalmente em estradas com gua, lama, areia, etc. Cuidados com o sistema ABS: - Em caso de solda eltrica no veculo, desligar a bateria e a unidade de comando eltrica. - Retirar a unidade de comando eltrica quando o veculo for colocado em estado de secagem (temperatura acima de 80C). - Desconectar os cabos da bateria antes de carreg-la ou antes de qualquer reparo no sistema ABS.

- No retirar ou colocar o conector da unidade de comando com comutador de ignio ligado. - No desligar a bateria com o motor em funcionamento. ADVERTNCIA: nos veculos Fiat equipados com ABS, devem ser montados exclusivamente rodas, pneus e guarnies de freio do tipo e marca aprovados pelo fabricante. O acendimento somente da luz-espia >, com o motor em funcionamento, indica normalmente uma anomalia de funcionamento do sistema ABS. Neste caso, o sistema de freios ir manter a sua eficincia normal, no existindo no entanto a funo antitravamento das rodas. Recomenda-se levar o veculo at a Rede Assistencial Fiat, evitando freadas bruscas.

A-41
60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 41 05/03/12 10:54

Diante do acendimento da luz-espia x, indicando nvel mnimo de lquido no sistema de freios, levar o veculo o quanto antes Rede Assistencial Fiat para uma verificao do sistema. Eventuais vazamentos de lquido de freios afetam o funcionamento dos mesmos, sejam do tipo convencional ou com sistema ABS. A eficincia do sistema, em termos de segurana ativa, no deve induzir o motorista a correr riscos desnecessrios. A conduta a manter ao volante deve ser sempre a adequada para as condies atmosfricas, a visibilidade da estrada, o trnsito e as normas de circulao. Uma utilizao excessiva do freio motor (marchas muito baixas com pouca aderncia), poderia fazer derrapar as rodas motrizes. O sistema ABS no tem qualquer efeito sobre este tipo de situao. A-42
60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 42

Se o sistema ABS entrar em funcionamento, significa que a aderncia entre o pneu e a estrada foi reduzida em relao ao normal; neste caso, reduzir imediatamente a velocidade, no sentido de adequ-la s condies do trecho em que se trafega. CORRETOR DE FRENAGEM ELETRNICO EBD O veculo dotado de um corretor de frenagem eletrnico denominado EBD (Electronic Braking Device) que, atravs da centralina e dos sensores do sistema ABS, permite intensificar a ao do sistema de freios. Nos veculos equipados com corretor eletrnico de frenagem (EBD), o acendimento simultneo das luzes-espia > e x, com o motor ligado, indica uma anomalia do sistema EBD; neste caso, nas freadas violentas pode ocorrer um travamento precoce das rodas traseiras, com possibilidade de derrapagem. Conduzir o veculo, com extrema cautela, Rede Assistencial Fiat mais prxima para a verificao do sistema.

O acendimento apenas da luz-espia >, com o motor ligado, indica normalmente uma anomalia somente do sistema ABS. Neste caso, o sistema de freios mantm a sua eficincia normal, no existindo, no entanto, a funo antitravamento. Em tais condies, tambm a funcionalidade do sistema EBD pode ser reduzida. Tambm neste caso, aconselhvel dirigir-se imediatamente Rede Assistencial Fiat mais prxima, conduzindo de modo a evitar freadas bruscas, para a verificao do sistema. A eficincia do sistema, em termos de segurana ativa, no deve induzir o motorista a correr riscos inteis e injustificveis. A conduta a manter ao volante deve ser sempre a adequada para as condies atmosfricas, a visibilidade da estrada, o trnsito e as normas de circulao.

05/03/12 10:54

AIRBAG
DESCRIO E FUNCIONAMENTO O airbag um dispositivo constitudo de uma bolsa com enchimento instantneo, contida em um vo apropriado no centro do volante, em frente ao motorista, e que, quando previsto, equipa tambm o painel em frente ao passageiro dianteiro. disponvel, portanto, para o lado do motorista ou para ambos os lugares dianteiros. O airbag no substitui o cinto de segurana. Trata-se de um dispositivo suplementar ao mesmo, sendo acionado exclusivamente em caso de impacto frontal violento. Seu acionamento reduz o risco de contato entre a cabea/

trax do ocupante contra o volante/ painel do veculo, em decorrncia da violncia do choque. A entrada em funcionamento do AIRBAG produz calor e libera uma pequena quantidade de p. Este produto no nocivo e no indica princpio de incndio. O airbag no se ativa nos casos de impactos frontais no violentos, choques laterais, choques traseiros ou contra obstculos amortecedores que absorvam a energia do impacto. Nesses casos, os ocupantes so protegidos somente pelos cintos de segurana do veculo, que devem, por isso, ser sempre usados. A eficincia do sistema airbag verificada, constantemente, por uma central eletrnica. No caso de qualquer anomalia, acende-se a luz-espia . Girando a chave para a posio MAR, a luz-espia acende-se, mas deve apagar-se depois de cerca de 4 segundos. Se a situao persistir, desligar

o motor e providenciar o reboque do veculo concessionria Fiat mais prxima. Qualquer manuteno no sistema do airbag s deve ser feita por pessoal especializado da Rede Assistencial Fiat. No colar adesivos ou outros objetos no volante ou no console do airbag do lado do passageiro. No viajar com objetos no colo e muito menos com cachimbo, lpis, etc., entre os lbios; em caso de choque com ativao do airbag, estes poderiam causar-lhe graves danos. O correto funcionamento do sistema airbag garantido somente se todas as limitaes relativas capacidade e disposio da carga no veculo forem respeitadas. Dirija mantendo sempre as mos na parte externa do volante de maneira que, em caso de ativao do airbag, este possa encher-se sem encontrar obstculos que poderiam causar-lhe graves danos. No dirija com o A-43
60355281 - Famlia Fire Br 2009

fig. 76

A a A-52.indd 43

4EN0147BR

05/03/12 10:54

corpo inclinado para a frente, mas mantenha o encosto em posio ereta, apoiando bem as costas. GRAVE PERIGO: em veculo equipado com AIRBAG no lado do passageiro, no colocar a cadeirinha para beb virada para trs, de costas para o painel.
AI

AIRBAG DO LADO DO PASSAGEIRO O airbag do lado do passageiro foi estudado e calibrado para melhorar a proteo de uma pessoa que esteja usando o cinto de segurana. O seu volume, no momento de mximo enchimento, preenche a maior parte do espao entre o painel e o passageiro. Em caso de coliso, uma pessoa que no esteja usando o cinto de segurana projeta-se para a frente em direo bolsa ainda na fase de abertura, com uma proteo certamente inferior que poderia ser fornecida. O airbag no um substituto, mas um complemento ao uso do cinto, por isso recomenda-se usar sempre o cinto, seguindo rigorosamente a legislao de trnsito.
4EN0731BR

RBAG

Para no alterar a sensibilidade do sistema Airbag, evite a instalao, no veculo, de anteparos, protees frontais e/ou laterais, acessrios no originais ou mesmo componentes no preconizados pela fbrica. Intervenes no recomendadas poderiam interferir no funcionamento do Airbag, alterando o comportamento originalmente previsto para esse dispositivo.

Desativao do airbag do lado do passageiro - fig. 77 e 78 (para algumas verses) Em caso de necessidade de transporte de criana no banco dianteiro deve-se, desativar o airbag do lado do passageiro. Para desativar o airbag abrir a tampa localizada no console central, pressionando a parte de baixo da mesma. Algumas verses podem apresentar console central diferente, contudo, o sistema de desativao do airbag do lado do passageiro tem o mesmo funcionamento. Operar no interruptor somente com o motor desligado e a chave de ignio retirada.
4EN0743BR

A-44
60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 44

fig. 77

fig. 78

05/03/12 10:54

O interruptor tem duas posies A e B-fig. 77. A - Airbag lado do passageiro ativado: (posio ON A-fig. 78) com luz-espia no quadro de instrumentos apagada. B - Airbag do lado do passageiro desativado: (posio OFF B-fig. 78) com luz-espia no quadro de instrumentos acesa. A luz-espia no quadro de instrumentos fica permanentemente acesa at a reativao do airbag do lado do passageiro. Lembre-se de reativar imediatamente o airbag assim que no for mais transportar crianas. Todos os menores, cujas caractersticas fsicas (idade, altura, peso) os impeam de utilizar os cintos de segurana com os quais o veculo equipado originalmente, devero ser protegidos por dispositivos de transporte de crianas apropriados (cadeirinhas para bebs, bercinhos, travesseiros, etc.), seguindo rigorosamente as instrues do fabricante do dispositivo.

Se o veculo tiver sido objeto de roubo ou de tentativa de roubo, se sofreu atos de vandalismo, inundaes ou alagamentos, mandar verificar o sistema airbag junto Rede Assistencial Fiat. ADVERTNCIAS: no caso de um acidente no qual foi ativado o airbag, recomenda-se no dirigir, e sim, rebocar o veculo at Rede Assistencial Fiat para substituir o dispositivo e os cintos de segurana. No desligar a central eletrnica do chicote, nem mesmo desconectar a bateria, estando a chave de ignio na posio MAR, pois a central memoriza estas condies como avarias do sistema.

Todas as intervenes de controle, conserto e substituio do airbag devem ser efetuadas junto Rede Assistencial Fiat. Caso o veculo seja sucateado necessrio desativar o sistema junto Rede Assistencial Fiat. Em caso de venda do veculo, indispensvel que o novo proprietrio conhea as modalidades de uso e as advertncias acima indicadas e que receba o presente manual de Uso e Manuteno original, ou que adquira o mesmo na Rede Assistencial Fiat.

A-45
60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 45 05/03/12 10:54

PREDISPOSIO PARA INSTALAO DO AUTORRDIO


O autorrdio dever ser montado na respectiva sede prevista para esta finalidade, a qual removida fazendo presso nas linguetas de reteno indicadas A-fig. 79.

A predisposio composta de: - cabo de alimentao do autorrdio C-fig. 80. - cabo para alto-falante dianteiro e traseiro (exceto Strada) B-fig. 80. - cabo com conector para antena A-fig. 80.

- alto-falantes na porta dianteira fig. 81. - alto-falantes traseiros fig. 82 (Palio) e fig. 83 (Siena). - antena instalada no teto do veculo.

4EN0914BR

F
K

fig. 80
4EN0915BR 4EN0916BR
F
K

fig. 82
4EN0746BR

A-46

fig. 79

fig. 81

fig. 83

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 46 05/03/12 10:54

4EN0732BR

OBSERVAES GERAIS SOBRE A INSTALAO DE SISTEMAS DE SOM Recomenda-se a instalao dos modelos de autorrdios originais (encontrados em concessionrias), especialmente projetados para proporcionar uma perfeita integrao esttica com o painel de instrumentos do veculo. A instalao dos autorrdios originais envolve a remoo de componentes plsticos do painel e, portanto, recomendvel que este trabalho seja confiado s concessionrias da Rede Assistencial Fiat. A instalao de sistemas de som (autorrdios, mdulos de potncia, CD Changers, etc.), que implique em alteraes das condies originais da instalao eltrica e/ou em interferncias nos sistemas eletrnicos de bordo; alm de provocar o cancelamento da garantia dos componentes envolvidos, pode gerar anomalias de funcionamento com risco de incndio. Ver recomendaes em ACES SRIOS COM P RADOS P EL O USURIO, no captulo USO CORRET O DO VE CULO.

PREDISPOSIO PARA ALARME Algumas verses possuem predisposio para instalao de alarme eletrnico antifurto (cabos eltricos e conectores). Para instalao do sistema dirigir-se Rede Assistencial Fiat.

NO POSTO DE ABASTECIMENTO
Os dispositivos antipoluentes exigem o uso exclusivo de gasolina sem chumbo. De acordo com regulamentao vigente estabelecida pela ANP (Agncia Nacional de Petrleo) a gasolina normalmente disponvel no mercado brasileiro no deve conter chumbo em propores que possam causar danos ao conversor cataltico dos automveis. A adio de outro tipo de gasolina no tanque (ex.: gasolina de aviao), no homologada para uso automotivo, pode provocar danos irreversveis no conversor cataltico. Se o veculo estiver em trnsito por outros pases, certifique-se de que o abastecimento seja feito somente com gasolina, que no contm chumbo em sua composio.

fig. 84

4EN0262BR

A-47
60355281 - Famlia Fire Br 2009

A a A-52.indd 47

05/03/12 10:54

Nunca introduzir, nem mesmo em casos de emergncia, a mnima quantidade de gasolina com chumbo no tanque. O conversor cataltico ineficiente provoca emisses nocivas no escapamento, com a consequente poluio do meio ambiente. Por motivos de segurana, assim como para garantir o funcionamento correto do sistema, a chave de ignio dever permanecer desligada enquanto o veculo estiver sendo abastecido.

TAMPA DO RESERVATRIO DE COMBUSTVEL A tampa do reservatrio de combustvel hermtica, sem respiro, a fim de evitar o lanamento de vapores de combustvel no meio ambiente, em atendimento legislao vigente. Mantenha-a sempre bem fechada e no a substitua por outra de tipo diferente. O combustvel que escorre acidentalmente durante o abastecimento, alm de ser poluente, pode danificar a pintura do veculo na regio do bocal de abastecimento, devendo ser evitado.

O acesso tampa de combustvel obtido abrindo a portinhola fig. 85 e observando as seguintes instrues: - segure a tampa e gire a chave no sentido anti-horrio; prossiga girando a tampa fig. 86 at o seu completo desalojamento; - aps a retirada da tampa, encaixe-a no suporte existente na portinhola fig. 87. No se aproximar do bocal do tanque de combustvel com fsforos ou cigarros acesos, pois h perigo de incndio. Evitar tambm aproximar demais o rosto do bocal, para no inalar vapores nocivos.

4EN0261BR

4EN0194BR

A-48

fig. 85

fig. 86

fig. 87

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 48 05/03/12 10:54

4EN0263BR

ADVERTNCIA: os postos de combustveis contam com bombas de desligamento automtico que, em alguns casos, interrompem o abastecimento antes do completo enchimento do tanque do veculo. Se isso ocorrer, solicite a operao manual da bomba, de forma a introduzir no tanque o combustvel que falta para atingir a sua capacidade mxima, assim como, possibilitar a efetiva indicao de tanque cheio no quadro de instrumentos. VERSES FLEX (combustvel etanol e/ou gasolina) Este sistema foi projetado para proporcionar total flexibilidade na alimentao do motor do veculo, permitindo a utilizao de etanol ou de gasolina indistintamente. O combustvel pode ser adicionado no reservatrio na proporo que o usurio julgar conveniente para o uso. Caber ao usurio a anlise sobre qual proporo dos dois combustveis mais conveniente para o seu tipo de utilizao, considerando as diversas variveis (preo do combustvel, consumo, desempenho, etc.).

A central eletrnica de controle de injeo est preparada para gerenciar a interao entre os dois tipos de combustvel (etanol ou gasolina) possibilitando um funcionamento sempre regular em todas as situaes de utilizao. No uso normal as verses Flex no requerem cuidados ou procedimentos especiais, excetuando a observao das advertncias de utilizao presentes neste captulo e os pontos de manuteno especficos. Para propiciar partidas mais rpidas, manter sempre abastecido o reservatrio de gasolina para partida a frio. No utilizar combustveis diferentes dos especificados. O sistema somente est preparado para funcionar com etanol e gasolina automotivos. No adaptar o veculo para funcionamento com GNV (Gs natural veicular) pois as caractersticas dos motores FLEX no possibilitam a converso.

Os motores Flex podem apresentar nveis de rudos diferentes, dependendo do combustvel utilizado (etanol ou gasolina) bem como percentual de mistura. Este comportamento normal e no afeta o desempenho do motor. ADVERTNCIA: aps um abastecimento, o sistema Flex necessita de um pequeno tempo de adaptao (aproximadamente 10 minutos) com o veculo funcionando, para reconhecer o combustvel que est no tanque (etanol ou gasolina). Esta recomendao importante, sobretudo, quando tenha ocorrido a troca do combustvel que estava sendo utilizado (ex.: etanol em vez de gasolina). O veculo deve cumprir um percurso mnimo (pelo tempo anteriormente especificado) para que o sistema assimile o novo combustvel. Este procedimento ir minimizar eventuais problemas na prxima partida do veculo, principalmente se o motor estiver frio. A-49
60355281 - Famlia Fire Br 2009

A a A-52.indd 49

05/03/12 10:54

PROTEO DO MEIO AMBIENTE


A proteo do meio ambiente conduziu o projeto e a realizao dos veculos Fiat em todas as suas fases. O resultado est na utilizao de materiais e no aperfeioamento de dispositivos capazes de reduzir ou limitar drasticamente as influncias nocivas sobre o meio ambiente. O Veculo Fiat est pronto para rodar com uma boa margem de vantagem sobre as mais severas normas antipoluio internacionais. Efetuar alteraes no veculo com o objetivo de aumentar o seu desempenho, tais como a retirada do catalisador e/ou modificaes no sistema de injeo eletrnica, alm de contriburem para aumentar desnecessariamente a poluio atmosfrica, podem resultar no cancelamento da garantia dos componentes envolvidos.

USO DE MATERIAIS NO NOCIVOS AO MEIO AMBIENTE Nenhum componente do veculo contm amianto ou cdmio. Os componentes espumados e o sistema de arcondicionado no contm CFC (Clorofluorcarbono), gs responsvel pela reduo da camada de oznio. DISPOSITIVOS PARA REDUZIR AS EMISSES Conversor cataltico trivalente - A-fig. 88 Monxido de carbono, xidos de nitrognio e hidrocarbonetos no queimados so os principais componentes nocivos dos gases de escapamento.

O conversor cataltico um laboratrio no qual uma porcentagem muito alta destes componentes transforma-se em substncias incuas. A transformao auxiliada pela presena de minsculas partculas de metais nobres presentes no corpo de cermica, fechado pelo recipiente metlico de ao inoxidvel. A retirada do conversor cataltico, alm de no contribuir para aumentar o desempenho do veculo, ocasiona poluio desnecessria e constitui um claro desrespeito legislao ambiental para veculos automotores. Sonda Lambda (sensor de oxignio) Todas as verses esto equipadas com a sonda lambda, pois esta garante o controle da relao exata da mistura ar/gasolina/etanol, fundamental para o correto funcionamento do motor e do catalisador.

A A

A-50
60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 50

fig. 88

4EN0943BR

05/03/12 10:54

Sistema antievaporao Sendo impossvel, mesmo com o motor desligado, impedir a formao dos vapores de gasolina, o sistema os mantm armazenados num recipiente especial de carvo ativado, de onde so aspirados e queimados durante o funcionamento do motor. Rudos veiculares Este veculo est em conformidade com a legislao vigente de controle da poluio sonora para veculos automotores. Limite mximo de rudo para fiscalizao de veculo em circulao (veculo parado segundo Resoluo n 01/93 do CONAMA): Palio Fire Economy 1.0 8V Flex Siena Fire 1.0 8V Flex Strada Fire 1.4 8V Flex 83,5 dB 83,7 dB 80,5 dB

Trafegar com o sistema de escapamento modificado ou danificado, alm de aumentar consideravelmente o nvel de rudo do veculo (poluio sonora), constitui uma infrao ao Cdigo Nacional de Trnsito. No jogue pontas de cigarro para fora da janela. Alm de evitar incndios e queimadas, voc estar evitando a contaminao do solo. O lixo que jogado na rua coloca em risco as geraes futuras devido ao altssimo tempo de decomposio de determinados materiais. DESTINAO DE BATERIAS Todo consumidor/usurio final obrigado a devolver sua bateria usada a um ponto de venda (Resoluo CONAMA 257/99 de 30/06/99).

Reciclagem obrigatria: No descarte a bateria no lixo. Devolva a bateria usada ao revendedor no ato da troca. Composio bsica: chumbo, cido sulfrico diludo e plstico. Os pontos de venda so obrigados a aceitar a devoluo de sua bateria usada, bem como armazen-la em local adequado e devolv-la ao fabricante para reciclagem. Riscos do contato com a soluo cida e com o chumbo Quando a soluo cida e o chumbo contidos na bateria so descartados na natureza de forma incorreta, podero contaminar o solo, o subsolo e as guas, bem como causar riscos sade do ser humano. No caso de contato acidental com os olhos ou com a pele, lavar imediatamente com gua corrente e procurar orientao mdica.

importante o seguimento do Servio Peridico de Manuteno, para que o veculo permanea dentro dos padres antipoluentes.

A-51
60355281 - Famlia Fire Br 2009
A a A-52.indd 51 05/03/12 10:54

60355281 - Famlia Fire Br 2009


A a A-52.indd 52 05/03/12 10:54

USO CORRETO DO VECULO Para utilizar seu veculo Fiat do melhor modo possvel,

para no danific-lo e, principalmente, para poder aproveitar todas as suas qualidades, neste captulo sugerimos o que fazer, o que no fazer e o que evitar. Trata-se, na maior parte dos casos, de comportamentos vlidos tambm para outros veculos. Em outros, pode tratarse de detalhes de funcionamento exclusivos do Fiat Palio Fire Economy do Siena Fire ou da Strada Fire. Assim, preciso prestar muita ateno neste captulo tambm, para conhecer o comportamento na direo e no uso que lhe permitiro desfrutar ao mximo do seu veculo.

PARTIDA DO MOTOR . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . B-1 ESTACIONAMENTO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . B-2 USO DO CMBIO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . B-3 DIRIGIR COM SEGURANA. . . . . . . . . . . . . . . . . B-4 DIRIGIR COM ECONOMIA E RESPEITANDO O MEIO AMBIENTE . . . . . . . . . . . B-8 LONGA INATIVIDADE DO VECULO. . . . . . . . . B-13 CONTROLES FREQUENTES E ANTES DE VIAGENS LONGAS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . B-14 ACESSRIOS COMPRADOS PELO USURIO. . . B-14 DISPOSITIVO PARA REBOQUE. . . . . . . . . . . . . . B-15

B
60355281 - Famlia Fire Br 2009
B a B-18.indd 1 05/03/12 10:53

60355281 - Famlia Fire Br 2009


B a B-18.indd 2 05/03/12 10:53

PARTIDA DO MOTOR
perigoso deixar o motor funcionando em local fechado. O motor consome oxignio e libera gs carbnico, monxido de carbono e outros gases txicos. No necessrio pisar no acelerador para dar partida no motor. Com o motor em movimento, no tocar nos cabos de alta tenso (cabos das

4) Girar a chave de ignio para a posio AVV e solt-la assim que o motor der partida. Se o motor no funcionar na primeira tentativa, necessrio repor a chave na posio STOP antes de tentar de novo. Nas verses equipadas com FIAT CODE se, com a chave na posio MAR, a luz-espia Y ou ficar acesa junto com a luz-espia U aconselha-se repor a chave na posio STOP e, depois, de novo em MAR; se a luz-espia continuar acesa, tentar a partida de novo com a outra chave fornecida. ADVERTNCIA: com o motor desligado, no deixar a chave de ignio na posio MAR. COMO AQUECER O MOTOR DEPOIS DA PARTIDA - Colocar o carro em movimento lentamente, deixando o motor em regime mdio, sem aceleradas bruscas. - Evitar exigir, desde os primeiros quilmetros, o mximo de desempenho.

Mesmo com a adoo de modernos sistemas de injeo e ignio eletrnicos, a ocorrncia de pequenas variaes de funcionamento (oscilao da marcha lenta ou pequenos engasgos), nos primeiros instantes de funcionamento, pode ser considerada uma caracterstica normal, prpria dos motores a exploso, sobretudo quando alimentados com etanol. A utilizao de combustvel de m qualidade pode acentuar essas caractersticas a ponto de torn-las mais perceptveis por parte do usurio. O motor do veculo somente ir atingir um grau de funcionamento que possa ser considerado regular quando atingir a sua temperatura padro de funcionamento, a qual ser alcanada alguns momentos depois da partida, dependendo das condies externas de trnsito e temperatura ambiente.

velas).

Antes de dar partida no motor 1) Verificar se o freio de mo est engatado. 2) Colocar a alavanca do cmbio em ponto morto. 3) Pisar a fundo no pedal da embreagem, sem pisar no acelerador.

B-1
60355281 - Famlia Fire Br 2009
B a B-18.indd 1 05/03/12 10:53

PARTIDA COM MOTOR QUENTE Para dar partida com o motor quente, aconselha-se manter a chave em MAR por alguns segundos antes de gir-la para AVV. Essa operao far a bomba eltrica de combustvel funcionar antes do motor, possibilitando uma partida mais rpida. ADVERTNCIA: no deixar o motor em marcha lenta antes de partir, a no ser que a temperatura externa esteja muito baixa, e mesmo neste caso, no por mais de 30 segundos.

PARA DESLIGAR O MOTOR Com o motor em marcha lenta, girar a chave de ignio para a posio STOP. A pisada no acelerador antes de desligar o motor no serve para nada, e causa um consumo intil de combustvel, alm de ser prejudicial. ADVERTNCIA: depois de um percurso desgastante, melhor deixar o motor em marcha lenta antes de deslig-lo, para que a temperatura do motor se abaixe.

ESTACIONAMENTO
Desligar o motor, puxar o freio de mo, engatar a 1 marcha e deixar as rodas viradas em direo ao meio-fio (guias) do passeio. Se o veculo estiver estacionado em uma descida ngreme, aconselha-se tambm a travar as rodas com um calo. No deixar a chave de ignio na posio MAR, para no descarregar a bateria. Ao descer do veculo, tirar sempre a chave do contato.

Nunca deixe crianas sozinhas no veculo. Observao: o indicador do nvel de combustvel possui um circuito eletrnico de amortecimento, que tem a funo de neutralizar as oscilaes do ponteiro que poderiam ser causadas pela movimentao do combustvel dentro do tanque. B-2
60355281 - Famlia Fire Br 2009
B a B-18.indd 2 05/03/12 10:53

Portanto, se no momento da partida o veculo se encontrava estacionado em posio inclinada (subida ou descida), a indicao fornecida pelo ponteiro pode levar at 2 minutos para ser atualizada. FREIO DE MO - fig. 1 A alavanca do freio de mo est situada entre os bancos dianteiros. Para acionar o freio de mo, puxar a alavanca para cima at travar no dente necessrio para imobilizar completamente o veculo.

ADVERTNCIA: independente dos prazos constantes da tabela do Plano de manuteno programada, e sem prejuzo destes, sempre que for requerido maior esforo para acionamento do freio de mo de seu veculo, leve-o Rede Assistencial Fiat para efetuar a regulagem. Com o freio de mo acionado e a chave de ignio na posio MAR, no quadro de instrumentos ilumina-se a luz-espia x. Para desengatar o freio de mo: 1) Levantar levemente a alavanca e apertar o boto de desengate A-fig. 1. 2) Manter apertado o boto e abaixar a alavanca. A luz-espia x apagase.

USO DO CMBIO
Para engrenar as marchas, pisar a fundo no pedal da embreagem e pr a alavanca do cmbio em uma das posies do esquema na fig. 2 (o esquema tambm est indicado no pomo da alavanca). Para engrenar a marcha a r (R), (o veculo deve estar parado e em ponto morto), pisar no pedal da embreagem at o fim do curso, aguardar alguns segundos e, s ento, deslocar a alavanca, partindo da posio neutra, puxando para cima o dispositivo inibidor de r A e, ao mesmo tempo, deslocar a alavanca para a direita e para trs.

4EN0754BR

fig. 1

fig. 2

B-3
A

60355281 - Famlia Fire Br 2009


B a B-18.indd 3 05/03/12 10:53

4EN0750BR

Velocidades para troca de marchas Para se obter mxima economia, recomendamos observar os seguintes limites de velocidades para trocas de marchas: Palio Fire Siena Economy Fire 1.0 8V 1.0 8V Flex Flex 1 2 2 3 3 4 4 5 25 40 65 72 25 40 65 72 Strada Fire 1.4 8V Flex 15 25 35 50

DIRIGIR COM SEGURANA


Ao projetar o veculo, a Fiat trabalhou com empenho para obter um veculo capaz de garantir a mxima segurana aos passageiros. No entanto, o comportamento de quem dirige sempre um fator decisivo para a segurana nas estradas. A seguir, voc vai encontrar algumas regras simples para viajar com segurana em diversas condies. Com certeza, muitas sero j conhecidas, mas, de qualquer forma, ser til ler tudo com ateno. ANTES DE SAIR COM O VECULO

Verifique que os tapetes estejam sempre estendidos e bem posicionados. Observe a localizao correta em cada unidade e seu respectivo posicionamento. A disposio indevida, ou o uso de um tapete no homologado, pode se tornar um obstculo ao acionamento dos pedais. Utilize, exclusivamente, tapetes originais e/ ou homologados pela FIAT, evitando materiais no autorizados. - Verifique se os eventuais sistemas de proteo das crianas (porta-bebs, bercinhos, etc.) esto fixados corretamente no banco traseiro. No use o banco dianteiro para o transporte de crianas. - Coloque com cuidado objetos no porta-malas para evitar que uma freada brusca possa jog-los para a frente. - Evite ingerir alimentos pesados antes de viajar. Uma alimentao leve, de fcil digesto, ajuda a manter os reflexos rpidos. Evite, principalmente, bebidas alcolicas. Periodicamente, lembre-se de fazer os controles citados em Controles frequentes e antes de viagens longas, neste captulo.

Para mudar as marchas corretamente, necessrio pisar a fundo no pedal da embreagem. Por isso, o piso sob os pedais no deve ter obstculos. Verificar se os tapetes esto sempre bem estendidos e no interferem no deslocamento dos pedais, diminuindo o seu curso.

- Verifique o correto funcionamento das luzes e dos faris. - Regule bem a posio do banco, do volante e dos espelhos retrovisores, para obter a posio melhor para dirigir. - Regule com cuidado os apoia-cabeas de modo que a nuca, e no o pescoo, seja apoiada neles. - Certifique-se que nada (tapetes, etc.) impea o movimento e o curso dos pedais.

B-4
60355281 - Famlia Fire Br 2009
B a B-18.indd 4 05/03/12 10:53

ADVERTNCIA: nunca transporte no veculo reservatrios suplementares de combustvel, uma vez que, em caso de vazamento ou acidente, poderiam explodir ou incendiar-se. Nunca encha gales de combustvel no interior do veculo ou sobre a caamba, pois a eletricidade esttica e os vapores de combustvel dos gales podem provocar exploso e incndio. EM VIAGEM - A primeira regra para dirigir com segurana a prudncia. - Prudncia tambm significa estar em condies de prever um comportamento incorreto ou imprudente dos outros motoristas. - Siga rigorosamente as regras do Cdigo Nacional de Trnsito e, principalmente, respeite os limites de velocidade. - Certifique-se sempre que, alm de voc, todos os outros passageiros do veculo tambm estejam usando os cintos de segurana e que as crianas sejam transportadas com sistemas especficos. No dirija em estado de embriaguez alcolica ou sob efeito de medicamentos.

Use sempre os cintos de segurana, e certifique-se de que os passageiros tambm faam o mesmo. Viajar sem o uso dos cintos aumenta o risco de leses graves, ou de morte, em caso de acidente, e ainda uma infrao. - Viagens longas devem ser feitas em boas condies fsicas. - No dirija por muitas horas consecutivas; efetue paradas peridicas para fazer um pouco de movimento e revigorar o fsico. - Troque constantemente o ar no veculo. - Nunca percorra descidas com o motor desligado; no tendo o auxlio do freio motor e do servofreio, a ao de frenagem requer um esforo muito maior no pedal. DIRIGIR NOITE Aqui esto as principais indicaes a seguir quando viajar noite. - Dirija com prudncia especial, j que, noite, as condies de direo so mais difceis. - Reduza a velocidade, principalmente em estradas sem iluminao.

- Aos primeiros sinais de sonolncia, pare o veculo em local seguro. Prosseguir seria um risco para si mesmo e para os outros. Continue a viagem s depois de ter descansado bastante. - Mantenha uma distncia de segurana em relao aos veculos da frente, maior do que a que manteria durante o dia. difcil avaliar a velocidade dos outros veculos quando s as luzes so visveis. - Verifique a correta orientao dos faris; se estiverem baixos demais, reduzem a visibilidade e cansam a vista. Se estiverem altos demais, podem atrapalhar os motoristas dos outros veculos. - Use os faris altos somente fora das cidades e quando tiver certeza que no atrapalharo os outros motoristas. - Cruzando com um outro veculo, passe, com bastante antecedncia, dos faris altos (se estiverem acesos) aos baixos.
4EN0721BR

fig. 3

B-5

60355281 - Famlia Fire Br 2009


B a B-18.indd 5 05/03/12 10:54

- Mantenha luzes e faris limpos. - Fora da cidade, ateno para com a travessia de animais. DIRIGIR COM CHUVA A chuva e as estradas molhadas significam perigo. Em uma estrada molhada, todas as manobras so mais difceis, pois o atrito das rodas no asfalto reduzido consideravelmente. Consequentemente, os espaos para frear aumentam muito e a aderncia na estrada diminui. Aqui esto alguns conselhos a seguir em caso de chuva: - Reduza a velocidade e mantenha uma distncia de segurana maior dos veculos da frente.

- Se estiver chovendo muito forte, a visibilidade tambm reduzida. Nestes casos, mesmo se for dia, acenda os faris baixos para tornar-se mais visveis aos outros. - No atravesse poas em alta velocidade e segure bem o volante. Uma poa atravessada em alta velocidade pode provocar a perda de controle do veculo (aquaplanagem). - Coloque os comandos de ventilao na funo de desembaamento (ver captulo Conhecimento do veculo), para no ter problemas de visibilidade. - Verifique, de vez em quando, as condies das palhetas dos limpadores do para-brisa. A passagem em poas dgua muito profundas, ou em ruas alagadas, pode ocasionar graves danos ao motor do veculo. DIRIGIR NA NEBLINA - Se a neblina for densa, evitar, o quanto possvel, viajar. Em caso de dirigir com nvoa, neblina uniforme ou possibilidade de banco de neblina:

- Mantenha uma velocidade moderada. - Acenda, mesmo durante o dia, os faris baixos e os eventuais faris auxiliares dianteiros. No use os faris altos. - Coloque os comandos de ventilao na funo de desembaamento (ver captulo CONHEcIMENTO DO VEcULO), para no ter problemas de visibilidade. - Lembre-se que a presena de neblina tambm causa umidade no asfalto, o que dificulta qualquer manobra e aumenta a distncia dos espaos da frenagem. - Mantenha uma grande distncia de segurana do veculo da frente. - Evite, ao mximo, variaes repentinas de velocidade.
4EN0728BR

B-6

fig. 4

4EN0722BR

fig. 5

60355281 - Famlia Fire Br 2009


B a B-18.indd 6 05/03/12 10:54

- Evite, se possvel, ultrapassar outros veculos. Em caso de parada forada do veculo (avarias, impossibilidade de prosseguir por causa de m visibilidade, etc.), antes de mais nada, tente parar fora das faixas de rodagem. Em seguida, acenda as luzes de emergncia e, se possvel, os faris baixos. Toque a buzina repetidamente se perceber a aproximao de um outro veculo. DIRIGIR EM MONTANHA - Em estradas em descida, use o freio motor, engrenando marchas fortes, para no superaquecer os freios. - No percorra, em hiptese alguma, descidas com o motor desligado ou em ponto morto, e muito menos com a chave tirada do contato. - Dirija com velocidade moderada, evitando cortar as curvas. - Lembre-se que a ultrapassagem em subida mais lenta e, por isso, requer mais estrada livre. Ao ser ultrapassado em subida, facilite a ultrapassagem do outro veculo.

DIRIGIR COM O ABS O ABS um equipamento do sistema de frenagem que d, essencialmente, duas vantagens: 1) Evita o bloqueio e o consequente deslizamento das rodas nas freadas de emergncia e, principalmente, em condies de pouca aderncia. 2) Permite frear e virar ao mesmo tempo, para evitar eventuais obstculos repentinos, ou para dirigir o veculo para onde quiser durante a frenagem; isto compativelmente com os limites fsicos de aderncia lateral do pneu. Para usufruir do ABS da melhor maneira:

- Nas freadas de emergncia ou com pouca aderncia, percebe-se uma leve pulsao no pedal do freio: sinal que o ABS est funcionando. No solte o pedal, mas continue a apertar para que a ao de frenagem continue. O ABS impede o bloqueio das rodas, mas no aumenta os limites fsicos de aderncia entre pneus e estrada. Assim, mesmo com veculo equipado com ABS, respeite a distncia de segurana dos veculos da frente e diminua a velocidade no comeo das curvas. O ABS serve para aumentar o controle do veculo, no para ir mais rpido. DIRIGIR EM ESTRADAS NO PAVIMENTADAS A utilizao do veiculo em estradas no pavimentadas, rodovias ou caminhos com a presena de buracos, valetas, pedras, terrenos lamacentos e/ou alagadios, presena de areia ou todo e qualquer material que possa danificar carroceria e/ou componentes mecnicos do veiculo deve ser evitada. B-7
60355281 - Famlia Fire Br 2009

fig. 6

B a B-18.indd 7

4EN0725BR

05/03/12 10:54

DIRIGIR COM ECONOMIA E RESPEITANDO O MEIO AMBIENTE


A proteo do meio ambiente um dos princpios que conduziram a realizao dos veculos Fiat. Os dispositivos antipoluentes desenvolvidos do resultados muito alm das normas vigentes. Entretanto, o meio ambiente no pode ficar sem o maior cuidado da parte de cada um. O motorista, seguindo regras simples, pode evitar danos ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, diminuir o consumo de combustvel. A este respeito, so citadas, a seguir, muitas indicaes teis que unem-se quelas identificadas pelo smbolo #, presentes em vrias partes do manual. O conselho, tanto para as primeiras como para as ltimas, de ler tudo com ateno.

PROTEO DOS DISPOSITIVOS QUE REDUZEM AS EMISSES O correto funcionamento dos dispositivos antipoluentes no s garante o respeito ao meio ambiente, mas influi tambm no rendimento do veculo. Assim, manter em boas condies estes dispositivos a primeira regra para uma direo ao mesmo tempo ecolgica e econmica. A primeira precauo seguir cuidadosamente o plano de Manuteno Programada. Se a partida for difcil, no insista com tentativas prolongadas. Evite, principalmente, empurrar, rebocar ou usar descidas; so todas manobras que podem danificar o conversor cataltico. Use somente uma bateria auxiliar (ver Partida com bateria auxiliar no captulo Em emergncia). Se, durante a marcha, o motor no funcionar bem, prossiga reduzindo ao mnimo indispensvel a exigncia de desempenho do motor e dirija-se, logo que puder, Rede Assistencial Fiat.

Quando acender a luz-espia de reserva de combustvel, abastecer assim que for possvel. Um baixo nvel do combustvel poderia causar uma alimentao irregular do motor, e como consequncia, possveis danos ao conversor cataltico. No ligar o motor, mesmo que s para testar, com uma ou mais velas desligadas. No aquecer o motor em marcha lenta antes de partir, a no ser que a temperatura externa esteja muito baixa e, mesmo neste caso, no por mais de 30 segundos. A retirada do conversor cataltico, alm de no contribuir para aumentar o desempenho do veculo, ocasiona poluio desnecessria e constitui um claro desrespeito legislao ambiental para veculos automotores.

B-8
60355281 - Famlia Fire Br 2009
B a B-18.indd 8 05/03/12 10:54

No seu funcionamento normal, o conversor cataltico atinge elevadas temperaturas. Assim, no estacione o veculo sobre material inflamvel (grama, folhas secas, folhas de pinheiro, etc.): pois h perigo de incndio. No instale outros anteparos de calor e nem remova os existentes colocados sobre o conversor cataltico e o tubo de escapamento. No borrifar nenhum produto sobre o conversor cataltico, a sonda lambda e o tubo de escapamento. A falta de respeito a estes procedimentos pode causar riscos de incndio. OUTROS CONSELHOS - No aquecer o motor com o veculo parado; neste estado o motor se aquece muito mais devagar, aumentando consumos e emisses. Assim, melhor partir lentamente, evitando regimes de rotao elevados.

- Assim que as condies do trnsito e a estrada o permitirem, utilizar uma marcha mais alta. - Evitar aceleraes quando estiver parado em semforos ou antes de desligar o motor. - Manter uma velocidade uniforme o quanto possvel, evitando freadas e arranques suprfluos que gastam combustvel e aumentam claramente as emisses. - Desligar o motor em paradas prolongadas. - Controlar periodicamente a presso dos pneus. Se a presso estiver muito baixa, o consumo de combustvel aumenta. - Remover o bagageiro do teto quando no for usado. Este acessrio diminui consideravelmente a penetrao aerodinmica do veculo. - Utilizar os dispositivos eltricos somente pelo tempo necessrio. A exigncia de corrente aumenta o consumo de combustvel.

No jogue resduos ou recipientes vazios na rua, mantenha dentro do veculo um saco plstico para guard-los at que possa descart-los em uma lixeira apropriada. Esta prtica ajuda a manter as ruas mais limpas, evitando o entupimento dos esgotos e reduzindo, assim, o perigo das enchentes causadas pelas fortes chuvas de vero. Trafegar com o sistema de escapamento modificado ou danificado, alm de aumentar consideravelmente o nvel de rudo do veculo (poluio sonora), constitui uma infrao ao Cdigo Nacional de Trnsito.

B-9
60355281 - Famlia Fire Br 2009
B a B-18.indd 9 05/03/12 10:54

SISTEMA OBD O Sistema de Diagnstico de Bordo (OBD - On Board Diagnosis), presente em algumas verses, efetua um diagnstico contnuo dos componentes relacionados com as emisses gasosas produzidas pelo veculo. Alm disso, indica por meio do acendimento da luz-espia U no quadro de instrumentos, acompanhada de mensagem no display (algumas verses), a condio de falha de componentes do sistema de controle do motor. O sistema OBD tem como objetivos: manter sob controle a eficincia do sistema; sinalizar um aumento de emisses devido a um funcionamento irregular do veculo; sinalizar a necessidade de substituir os componentes deteriorados. O sistema dispe tambm de um conector que permite a leitura dos cdigos de erros memorizados na central eletrnica, em conjunto com uma srie de parmetros especficos de diagnstico e funcionamento do motor. Tal verificao possvel para os agentes encarregados de fiscalizao de trnsito, mediante a interface do sistema com instrumentos adequados. B-10
60355281 - Famlia Fire Br 2009
B a B-18.indd 10

LUZ-ESPIA DE AVARIA DO SISTEMA DE DIAGNSTICO DE BORDO/CONTROLE DO MOTOR (amarelo mbar)

Em condies normais, girando a chave de ignio para a posio MAR, a luz-espia se acende, mas deve apagar-se quando o motor funcionar. Se a luz-espia permanece acesa, ou se acender durante a marcha, indicao de funcionamento imperfeito do sistema de controle do motor. O acendimento fixo da luz-espia indica mau funcionamento no sistema de alimentao/ignio, que poder provocar aumento de emisses do escape, possvel perda de desempenho, m dirigibilidade e consumos elevados. Em algumas verses o display exibe mensagem especfica. Nessas condies, possvel continuar a dirigir, sempre evitando esforos do motor e altas velocidades. O uso prolongado do veculo, com a luz-espia acesa, pode provocar danos ao mesmo. Nesse caso, procure a Rede Assistencial Fiat. Se o mau funcionamento desaparece a luz-espia se apaga, mas o sistema memoriza a sinalizao.

Se a luz-espia se acende de modo intermitente indicao de possvel dano no catalisador. No caso de acendimento intermitente, soltar o pedal do acelerador, reduzindo a velocidade, at que a luz espia se apague. Prossiga a marcha em velocidade reduzida e procure a Rede Assistencial Fiat. Se, girando a chave para a posio MAR, a luz-espia U no se acender, ou se acender de modo fixo/intermitente durante a marcha, contatar o quanto antes a Rede Assistencial Fiat. A funcionalidade da luz-espia U pode ser verificada pelos agentes de fiscalizao do trnsito ou em eventuais programas oficiais de inspeo de veculos. Respeite as normas vigentes. CONTENO DOS GASTOS DE UTILIZAO E DA POLUIO AMBIENTAL A seguir, so fornecidas algumas sugestes que permitem obter uma economia de utilizao do veculo e um comportamento ecologicamente adequado.

05/03/12 10:54

CONSIDERAES GERAIS Manuteno do veculo As condies de manuteno do veculo representam um fator muito importante, que incide diretamente sobre o consumo de combustvel, a tranquilidade de marcha e a prpria vida til do veculo. Por este motivo, oportuno cuidar da manuteno fazendo com que o veculo passe pelas revises e operaes de manuteno previstas no Plano de Manuteno Programada. Pneus Controlar periodicamente a presso de ar dos pneus em intervalos no superiores a 4 semanas; se a presso estiver muito baixa, o consumo de combustvel aumenta quanto maior for a resistncia ao rolamento. importante ressaltar, nestas condies, o desgaste natural dos pneus acelerado, piorando tambm o comportamento do veculo e, consequentemente, a segurana de marcha. Cargas inteis No viajar com excesso de carga. O peso do veculo (sobretudo no trnsito

urbano), influencia fortemente o consumo e a estabilidade. Equipamentos eltricos Utilizar os dispositivos eltricos somente pelo tempo necessrio. Os faris auxiliares, o limpador de para-brisa e o eletroventilador do sistema de aquecimento e ventilao requerem, para o seu funcionamento, uma quantidade de energia adicional que pode aumentar o consumo de combustvel do veculo em at 25%, em trechos urbanos. Ar-condicionado Exerce forte influncia no consumo de combustvel do veculo (aproximadamente 20% a mais). Quando a temperatura externa o permitir, utilizar somente o sistema de renovao de ar natural do veculo.
4EN0723BR

Acessrios aerodinmicos Os acessrios aerodinmicos no certificados durante o desenvolvimento do veculo podem, na realidade, penalizar o consumo e o prprio coeficiente aerodinmico original. MODO DE DIRIGIR Partida No aquecer o motor em marcha lenta ou em regimes elevados de rotao, pois, nestas condies, o motor ir aquecer muito lentamente, aumentando o consumo e a emisso de poluentes. aconselhvel partir logo, porm lentamente, evitando rotaes elevadas de forma a aquecer o motor com o veculo em movimento. Procedimentos inteis Evitar golpes de acelerador quando o veculo estiver parado em um semforo ou antes de desligar o motor. Este ltimo procedimento, assim como a acelerao entre marchas, absolutamente intil nos veculos modernos, alm de provocar aumento do consumo e poluio ambiental desnecessrios. B-11
60355281 - Famlia Fire Br 2009

fig. 7

B a B-18.indd 11

05/03/12 10:54

Troca de marchas To logo as condies do trnsito o permitam, utilizar as marchas mais altas. O uso de marchas baixas para obter uma boa resposta do motor provoca aumento inevitvel do consumo. Da mesma forma, a insistncia em manter marchas altas em trechos de baixa velocidade, alm de aumentar o consumo e a emisso de poluentes, acelera o desgaste do motor. Veculos com direo hidrulica Nos veculos dotados com direo hidrulica, no virar o volante at o fim de curso (seja para a direita ou para a esquerda) por mais de 15 segundos, sob pena de danificar o sistema.

Velocidade mxima O consumo de combustvel aumenta proporcionalmente em relao velocidade que o veculo desenvolve; como exemplo, pode-se dizer que passando de 90 a 120 km/h, o incremento de consumo de combustvel de aproximadamente 30%. Tentar manter uma velocidade uniforme, dentro do possvel, evitando freadas e retomadas desnecessrias, que consomem combustvel e aumentam, simultaneamente, a emisso de poluentes. Aconselha-se a adotar um modo de dirigir prudente, tratando de antecipar as manobras para evitar perigo iminente e de respeitar a distncia de segurana em relao aos veculos que trafegam logo a frente.

Acelerao Acelerar o motor de forma violenta, induzindo-o a funcionar em rotaes elevadas, penaliza notavelmente o consumo de combustvel, as emisses de poluentes e a prpria durabilidade do mesmo; convm acelerar gradualmente e no ultrapassar o regime de torque mximo do motor. Condies de utilizao Trajetos muito curtos e partidas frequentes com o motor frio no permitem que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, alm de significar um incremento de consumo e de emisso de substncias nocivas da ordem de 15 a 30%.

B-12
60355281 - Famlia Fire Br 2009
B a B-18.indd 12

fig. 8

4EN0727BR

05/03/12 10:54

Situao do trnsito e condio das vias e estradas O consumo elevado de combustvel est ligado diretamente a situaes de trnsito intenso, sobretudo nas grandes cidades, onde se trafega durante a maior parte do tempo utilizando marchas baixas e as paradas em semforos so muito frequentes. Tambm os percursos sinuosos, como estradas de montanha, ou trechos em mau estado de conservao, influeciam negativamente o consumo. Paradas ou interrupes de trnsito Durante as paradas prolongadas, motivadas por trnsito interrompido, o melhor a fazer desligar o motor.

LONGA INATIVIDADE DO VECULO


Se o veculo tiver que ficar parado por mais de um ms, tomar estas precaues: - colocar o veculo num lugar coberto, seco e possivelmente arejado; - engrenar uma marcha; - certificar-se que o freio de mo no esteja puxado; - desligar os bornes dos polos da bateria (retirar primeiro o borne negativo) e controlar o estado de carga da mesma. Durante o tempo em que o veculo ficar parado, este controle ter que ser feito mensalmente. Recarregar se a tenso estiver abaixo de 12,5V. - limpar e proteger as partes pintadas aplicando ceras protetoras; - limpar e proteger as partes metlicas brilhantes com produtos especiais; - polvilhar talco nas palhetas de borracha do limpador do para-brisa e do limpador do vidro traseiro e deix-las afastadas dos vidros;

- abrir um pouco os vidros; - cobrir o veculo com uma capa de tecido ou de plstico perfurado. No usar encerados de plstico compacto que no deixam evaporar a umidade presente na superfcie do veculo; - calibrar os pneus com uma presso de +0,5 bar em relao normalmente indicada e control-la periodicamente; - no esvaziar o sistema de refrigerao do motor. - esvaziar o reservatrio de gasolina para partida a frio.

4EN0726BR

fig. 9

fig. 10

B-13

60355281 - Famlia Fire Br 2009


B a B-18.indd 13 05/03/12 10:54

4EN0724BR

CONTROLES FREQUENTES E ANTES DE VIAGENS LONGAS


A cada 500 km, ou antes de viagens longas controlar: - presso e estado dos pneus; - nvel do lquido da bateria; - nvel do leo do motor; - nvel do lquido de arrefecimento do motor e estado do sistema; - nvel do lquido dos freios; - nvel do lquido do lavador do parabrisa; - nvel do lquido da direo hidrulica; - nvel de gasolina do reservatrio de partida a frio; - estado do filtro de ar.

ACESSRIOS COMPRADOS PELO USURIO


NOTA: tanto o veculo quanto os equipamentos nele instalados consomem energia da bateria, mesmo desligados, o que se denomina consumo stand-by. A bateria possui um limite mximo de consumo para garantir a partida do motor. Portanto, o consumo dos equipamentos deve ser dimensionado de acordo com o limite de consumo da bateria. Os acessrios genunos Fiat oferecem essa garantia. A instalao de rdio, alarme ou qualquer outro acessrio eletrnico no genuno poder ocasionar consumo excessivo de carga da bateria, podendo ocasionar o no funcionamento do veculo e a perda da garantia.

Para assegurar a qualidade e o perfeito funcionamento do veculo, recomendamos instalar somente acessrios genunos, disposio na Rede de Assistncia Fiat. TRANSMISSORES DE RDIO E TELEFONES CELULARES A eficincia de transmisso destes aparelhos pode ficar prejudicada pelo efeito isolante da carroceria do veculo. ADVERTNCIA: para efeito de utilizao de telefonia celular durante a marcha, mantenha-se rigorosamente informado do estabelecido pela legislao de trnsito vigente, na poca, mesmo no caso da disponibilidade no veculo de dispositivos originais ou adquiridos no mercado.

B-14
60355281 - Famlia Fire Br 2009
B a B-18.indd 14 05/03/12 10:54

DISPOSITIVO PARA REBOQUE


INSTALAO DO GANCHO DE REBOQUE PARA ATRELADOS Para efetuar reboques de atrelados (carretinhas, trailers, etc.), o veculo deve estar equipado com engate esfrico para acoplamento mecnico e conexo eltrica adequada, sendo que ambos os dispositivos devem cumprir os requisitos das normas vigentes da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas).

Seo lateral traseira de um veculo (exemplo genrico)


4EN1160BR

O dispositivo para o gancho de reboque deve ser fixado carroceria por pessoal especializado da Rede Assistencial Fiat (ver observao na pgina seguinte), conforme as indicaes que sero fornecidas a seguir, as quais devero ser integralmente respeitadas. - Efetuar no veculo a furao com (dimetro) 11 mm traspassando o assoalho posterior (ver detalhe A-fig. 11) e a longarina nas marcas esquemticas indicadas na figura correspondente ao modelo do seu veculo (12 a 14). Em alguns modelos de veculos, so aproveitados alguns furos pr-existentes, retirando e recolocando parafusos que fixam alguns componentes (ver figura). De acordo com o tipo de gancho de reboque homologado pela Fiat Automveis, ser necessrio furar tambm o painel traseiro de algumas verses (ver figura). - Alargar os furos, somente no assoalho, para (dimetro) 16 mm. - Aplicar proteo contra a corroso sobre os furos. - Montar o engate para reboque conforme orientao do fabricante do Kit.

Para garantir a completa funcionalidade e segurana da instalao, e dependendo do modelo de engate adequado para cada verso, pode ser necessrio efetuar modificaes na parte posterior do veculo (recorte do para-choque, por exemplo) com a finalidade de evitar interferncias entre os componentes envolvidos. - Aplicar um torque de aperto de 40 N.m sobre os parafusos. OBSERVAES GERAIS SOBRE REBOQUE Lembre-se que o ato de rebocar um atrelado reduz a capacidade mxima do veculo para superar aclives (rampas). Nos percursos em descida, engatar uma marcha forte em vez de usar somente o freio.

fig. 11

B-15
60355281 - Famlia Fire Br 2009

B a B-18.indd 15

05/03/12 10:54

O peso que o reboque exerce no engate para reboque do veculo reduz a capacidade de carga do prprio veculo. Para ter certeza de no superar o peso mximo rebocvel, preciso levar em considerao o peso do atrelado com carga completa, includos acessrios e bagagens pessoais. Este veculo tem capacidade de tracionar somente um reboque sem freio prprio at o limite de 400 kg. Caso as ligaes da tomada eltrica do atrelado forem mal executadas, podem ocorrer srios danos no sistema eletroeletrnico do veculo. A garantia contra corroso da regio perfurada somente ser mantida se os furos forem executados atravs da Rede Assistencial Fiat e desde que o campo Acessrios Fiat, contido no Manual de Garantia, esteja devidamente preenchido com a assinatura e carimbo da concessionria. B-16
60355281 - Famlia Fire Br 2009
B a B-18.indd 16

O engate para reboque genuno Fiat, adquirido como acessrio original e instalado fora da Rede Assistencial Fiat, tem exclusivamente garantia legal de 90 dias. A pea genuna adquirida e instalada na Rede Assistencial Fiat, mediante pagamento garantida por 12 (doze) meses, inclusa garantia legal de noventa dias, contados a partir da data da execuo dos servios, conforme nota fiscal de servios, que dever ser mantida com o cliente para apresentao, quando exigida pela Fiat Automveis e/ou Rede Assistencial Fiat no Brasil. O respeito presente instruo de instalao uma forma de conservar a integridade do veculo e prevenir a ocorrncia de acidentes. Instalaes efetuadas de modo diferente ao quanto indicado neste manual so, conforme a legislao vigente, de responsabilidade do instalador e do proprietrio do veculo.

A Fiat Automveis somente se responsabiliza por instalaes efetuadas na Rede Assistencial Fiat, de acordo com as prescries e os critrios tcnicos das informaes anteriormente citadas. Recomenda-se a utilizao de engate para reboque genuno Fiat, o qual, se disponvel para o modelo de seu veculo, pode ser adquirido e instalado na Rede Assistencial Fiat. Antes de trafegar com reboque em outro pas, verifique as disposies gerais do mesmo em relao ao reboque de atrelados. Respeite os limites de velocidade especficos de cada pas para os veculos com reboque.

05/03/12 10:54

PALIO Vista superior do assoalho traseiro


4EN1161BR

SIENA Vista superior do assoalho traseiro


4EN1162BR

STRADA Vista interiores do estribo traseiro esq. dir.


4EN1163BR

fig. 12

fig. 13

fig. 14

B-17

60355281 - Famlia Fire Br 2009


B a B-18.indd 17 05/03/12 10:54

60355281 - Famlia Fire Br 2009


B a B-18.indd 18 05/03/12 10:54

EM EMERGNCIA
As pginas seguintes foram elaboradas especialmente para socorr-lo em situaes de emergncias com seu veculo. Como voc ver, foram considerados alguns inconvenientes e, para cada um deles, sugerido o tipo de interveno que voc pode efetuar pessoalmente. No caso de contratempos mais srios, porm, necessrio dirigir-se Rede Assistencial Fiat. A este respeito lembramos-lhe que, junto com o Manual de Uso e Manuteno, tambm constam em seu kit de bordo, o Manual Bsico de Segurana no Trnsito, o Livrete Confiat e o Manual de Garantia, nos quais esto descritos detalhadamente todos os servios que a Fiat coloca sua disposio em caso de dificuldades. Aconselhamos, de qualquer maneira, a leitura destas pginas. Assim, em caso de necessidade, voc vai saber localizar imediatamente as informaes teis.
PARTIDA COM BATERIA AUXILIAR . . . . . . . . . . . C-1 PARTIDA COM MANOBRAS POR INRCIA . . . . . C-1 SE FURAR UM PNEU. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . C-2 SE APAGAR UMA LUZ EXTERNA . . . . . . . . . . . . . C-6 SE APAGAR UMA LUZ INTERNA . . . . . . . . . . . . C-13 SE QUEIMAR UM FUSVEL. . . . . . . . . . . . . . . . . C-14 SE DESCARREGAR A BATERIA . . . . . . . . . . . . . . C-17 SE PRECISAR LEVANTAR O VECULO. . . . . . . . . C-17 SE PRECISAR REBOCAR O VECULO . . . . . . . . . C-18 EM CASO DE ACIDENTE. . . . . . . . . . . . . . . . . . . C-19 EXTINTOR DE INCNDIO. . . . . . . . . . . . . . . . . . C-20

C
60355281 - Famlia Fire Br 2009
C a C-20.indd 1 05/03/12 10:54

60355281 - Famlia Fire Br 2009


C a C-20.indd 2 05/03/12 10:54

PARTIDA COM BATERIA AUXILIAR


Se a bateria estiver descarregada, pode-se ligar o motor usando uma outra bateria que tenha capacidade igual ou pouco superior da bateria descarregada (ver captulo CARAcTERSTIcAS TcNIcAS). Esta operao dever ser feita da seguinte maneira: 1) ligar os bornes positivos (sinal + perto do borne) das duas baterias com um cabo especial; 2) ligar, com um segundo cabo, o borne negativo () da bateria auxiliar com um ponto de massa no motor ou na caixa de mudanas do veculo a ser ligado, ou com o borne negativo () da bateria descarregada;
4EN296BR

3) ligar o motor; 4) quando o motor estiver em movimento, retirar os cabos, seguindo a ordem inversa. Se, depois de algumas tentativas, o motor no funcionar, no insistir inutilmente, mas dirigir-se Rede Assistencial Fiat. No efetue esta operao se no tiver experincia; operaes efetuadas de forma incorreta podem provocar descargas eltricas de intensidade considervel e at mesmo exploso da bateria. Alm disso, recomenda-se no chegar perto da bateria com chamas ou cigarros acesos e no provocar fascas, pois h perigo de exploso e de incndio. Evitar, rigorosamente, o uso de um carregador de baterias para a partida de emergncia. Poderiam ser danificados os sistemas eletrnicos e, principalmente, as centrais que comandam as funes de ignio e de alimentao.

PARTIDA COM MANOBRAS POR INRCIA


Para os veculos catalisados, deve ser completamente evitada a partida com empurres, a reboque ou aproveitando descidas. Essas manobras poderiam causar o afluxo de combustvel no conversor cataltico, danificando-o irremediavelmente. Lembre-se que, enquanto o motor no funcionar, o servofreio e a direo hidrulica no se ativam, sendo necessrio exercer um esforo muito maior tanto no pedal do freio como no volante.

fig. 1

C-1
60355281 - Famlia Fire Br 2009

C a C-20.indd 1

05/03/12 10:54

SE FURAR UM PNEU
1. PARAR O VECULO - Se possvel, parar o veculo em terreno plano e compacto. - Ligar as luzes de emergncia. - Puxar o freio de mo. - Engatar a primeira marcha ou a marcha a r. - Calar as rodas com um pedao de madeira, ou outros materiais adequados, caso o veculo se encontre em uma via inclinada ou em mau estado. O calo deve estar do mesmo lado da utilizao do macaco.

2. PEGAR FERRAMENTAS, MACACO E RODA SOBRESSALENTE Palio e Siena Esto no porta-malas, para retir-las: - Levantar o tapete de revestimento. - Desatarraxar o dispositivo de bloqueio A-fig. 2, retirar a roda sobressalente e o suporte das ferramentas. - Soltar as ferramentas e remover o macaco fig. 3 puxando-o de sua sede.

Strada Fire - Levantar o banco do passageiro e soltar a bolsa de ferramentas, fixada ao assoalho por meio de velcro A-fig. 4, retirando o macaco e a bolsa de ferramentas. Em algumas verses, a bolsa de ferramentas fixada ao assoalho por meio de uma correia elstica.

4EN0295BR

4EN0919BR

C-2

fig. 2

fig. 3

fig. 4

60355281 - Famlia Fire Br 2009


C a C-20.indd 2 05/03/12 10:54

4EN0927BR

- Nas verses com cabine curta, destarrraxar o pino suporte da roda sobressalente A-fig. 5 ou 6 e retirar a mesma de sua sede B-fig. 5 e 6. - Nas verses com cabine estendida, destarraxar o parafuso A-fig. 7 que fixa a roda sobressalente e retir-la de sua sede.

3. SUBSTITUIR A RODA: O veculo pode apresentar configuraes diferentes para as calotas de acordo com as verses. 1) desapertar cerca de uma volta os parafusos de fixao da roda a ser substituda; (nos veculos equipados com calota fixada sob presso, retir-la antes, usando a chave de fenda); 2) girar a manivela do macaco para abri-lo parcialmente; Para algumas verses, a chave de roda deve ser utilizada para acionamento do macaco. 3) colocar o macaco onde est marcado o smbolo O B-fig. 8, perto da roda a substituir, e certificar-se de que a ranhura A do macaco esteja bem encaixada na longarina C.
4EN0926BR

A colocao incorreta do macaco pode provocar a queda do veculo levantado ou acoplamento incorreto da roda. 4) girar a manivela do macaco e levantar o veculo de maneira que a roda fique a alguns centmetros longe do cho; Para algumas verses, a chave de roda deve ser utilizada para acionamento do macaco. 5) desparafusar completamente os 4 parafusos e remover a calota e a roda;

4EN0597BR

fig. 5
4EN1374BR 4EN0926BR

A B

A B A C

fig. 6

fig. 7

fig. 8

C-3

60355281 - Famlia Fire Br 2009


C a C-20.indd 3 05/03/12 10:54

6) montar a roda sobressalente, encaixando os furos A-fig. 9 com os respectivos pinos B;

7) atarraxar apenas um dos parafusos A-fig. 10, em correspondncia com a vlvula de enchimento B-fig. 10; 8) colocar a calota cuidando para que o smbolo Y , na parte interna, fique em correspondncia com a vlvula, e dessa maneira o furo maior da calota A-fig. 11 passe pelo parafuso j fixado;

9) atarraxar os outros trs parafusos; 10) apertar os parafusos utilizando a chave de roda especfica fig. 12; 11) girar a manivela do macaco de maneira a abaixar o veculo e remover o macaco;

B A

fig. 10
4EN0925BR 4EN0155BR

4EN0277BR

B A

C-4

fig. 9

fig. 11

fig. 12

60355281 - Famlia Fire Br 2009


C a C-20.indd 4 05/03/12 10:54

4EN0174BR

12) apertar bem os parafusos, passando alternadamente de um parafuso ao outro diagonalmente oposto, de acordo com a ordem ilustrada na fig. 13; 13) colocar o macaco e as ferramentas utilizados no suporte das ferramentas no local apropriado, de modo a evitar vibraes, ou que se solte durante a marcha fig. 14; 14) colocar o suporte das ferramentas no local apropriado;

15) colocar a roda substituda no compartimento da roda sobressalente fixando-a com o dispositivo de bloqueio A-fig. 15 (Palio Fire e Siena Fire) e A-fig. 16 (Strada Fire). ADVERTNCIA: na primeira oportunidade, providencie a reparao do pneu furado. Evite rodar com a roda sobressalente.
4EN0919BR

ADVERTNCIA: periodicamente, controlar a presso dos pneus e da roda de reserva. O macaco serve somente para a troca das rodas. No deve, em hiptese alguma, ser usado para efetuar consertos debaixo do veculo. ADVERTNCIA: aps a troca de pneus deve-se calibr-los.

fig. 14
4EN0295BR 4EN0195BR 4EN0926BR

3
1

2 4

fig. 13

fig. 15

fig. 16

C-5

60355281 - Famlia Fire Br 2009


C a C-20.indd 5 05/03/12 10:54

SE APAGAR UMA LUZ EXTERNA


Modificaes ou consertos do sistema eltrico, efetuados de maneira incorreta e sem levar em considerao as caractersticas tcnicas do sistema, podem causar um funcionamento anmalo com riscos de incndio. INDICAES GERAIS Quando uma luz no funcionar, antes de substituir a lmpada, verificar se o fusvel correspondente est em bom estado. Quanto localizao dos fusveis, consultar Se queimar um fusvel neste captulo. Antes de substituir uma lmpada apagada, verificar se os contatos no esto oxidados. As lmpadas queimadas devem ser substitudas por outras com as mesmas caractersticas. As lmpadas com potncia insuficiente iluminam pouco, enquanto que as potentes demais consomem muita energia e podem danificar os faris e/ou lanternas. C-6
60355281 - Famlia Fire Br 2009
C a C-20.indd 6

Aps ter substitudo uma lmpada dos faris, verificar sempre a regulagem dos mesmos por motivos de segurana. ADVERTNCIA: em dias frios e/ ou midos, os faris podem apresentar condensao de gua nas lentes. Esta condensao deve desaparecer momentos aps o veculo trafegar com os faris acesos. As lmpadas halgenas devem ser manuseadas tocando somente a parte metlica. Se o bulbo transparente entrar em contato com os dedos, diminui a intensidade da luz emitida e pode ser prejudicada a durao da lmpada. Em caso de contato acidental, esfregar o bulbo com um pano umedecido com lcool e deixar secar. As lmpadas halgenas contm gs sob presso que, em caso de quebra da lmpada, pode projetar fragmentos de vidro.

TIPOS DE LMPADAS Diversos tipos de lmpadas esto instaladas no veculo - fig. 17 A - Lmpadas totalmente de vidro So inseridas a presso. Para retir-las, basta pux-las. B - Lmpadas a baioneta Para retir-la do porta-lmpada, apertar o bulbo de vidro, gir-lo em sentido anti-horrio e extrair a lmpada. C - Lmpadas cilndricas Para extra-las, separar o contato eltrico que as sustenta. D - E - Lmpadas halgenas Para remover a lmpada, retirar antes a presilha de fixao de sua sede.

05/03/12 10:54

4EN0156BR

Lmpada Luz de posio dianteira Indicadores de direo dianteiros

Referncia - fig. 17 A B B B B B C C E D A

Tipo W5W PY21W PY21W P5W P21W P21W C5W C10W H7 H7 -

Potncia 5W 21 W 21 W 5W 21 W 21 W 5W 10 W 55 W 55 W 23 W C-7

Indicadores de direo traseiros Luz de posio traseira

Luz de freio Luz de marcha a r Luz de placa

Luz interna Farol alto/baixo


E

Faris auxiliares Brake light

fig. 17
60355281 - Famlia Fire Br 2009
C a C-20.indd 7

05/03/12 10:54

FAROL BAIXO Para substituir as lmpadas halgenas, deve-se: 1) remover a tampa plstica A para ter acesso s lmpadas deslocando a trava B-fig. 18; 2) soltar o conector A-fig. 19 de alimentao da lmpada;

4EN0278BR

FAROL ALTO 1) remover a tampa plstica para ter acesso s lmpadas deslocando a trava;
A

fig. 18
4EN0281BR 4EN0315BR

fig. 21
A
4EN0316BR

C-8

fig. 19

fig. 20

fig. 22

60355281 - Famlia Fire Br 2009


C a C-20.indd 8 05/03/12 10:54

4EN0317BR

3) retirar o porta-lmpada pressionando as presilhas A-fig. 20 abrindo--as lateralmente; 4) retirar a lmpada do tipo H712V/55W (luz baixa); 5) colocar a nova lmpada, encaixando a aba da parte metlica com a respectiva ranhura na base do farol; 6) reenganchar a presilha de fixao A-fig. 20 e reconectar a lmpada, colocando por ltimo a tampa plstica A-fig. 18.

2) soltar o conector A-fig. 21 de alimentao da lmpada; 3) retirar o porta-lmpada pressionando as presilhas B-fig. 22 abrindo-as lateralmente; 4) retirar a lmpada do tipo H7 12V/55W, substitu-la e remontar o porta-lmpada e, no final, recolocar a tampa plstica.

SETAS DIANTEIRAS Para substituir lmpadas de setas dianteiras: 1) retirar o porta-lmpadas A-fig. 23 girando-o no sentido horrio; 2) remover a lmpada empurrando--a um pouco e girando-a no sentido anti-horrio; 3) depois de ter substitudo a lmpada, remontar o porta-lmpada e recolocar a tampa travando-a com a mola. LUZES DE POSIO DIANTEIRAS Para substituir a lmpada da luz de posio: 1) remover a tampa plstica para ter acesso lmpada deslocando a trava B-fig. 18; 2) retirar o porta-lmpada A-fig. 24;
4EN1375BR

3) remover a lmpada puxando-a; 4) depois de substituir a lmpada, remontar o porta-lmpada e recolocar a tampa travando-a com a mola. FARIS DE NEBLINA - fig. 25 Para substituir a lmpada halgena proceder como a seguir): 1) retirar a grade com uma chave de fenda nos pontos indicados em A-fig. 25;
A
4EN0279BR

2) retirar os parafusos indicados por B-fig. 25; LANTERNAS TRASEIRAS Palio Para substituir uma lmpada: 1) por dentro do porta-malas, soltar as porcas A-fig. 26; 2) soltar o parafuso lateral B de fixao da lanterna; 3) retirar o conector; 4) retirar o conjunto de lmpada removendo os parafusos indicados pelas setas fig. 26;

fig. 24
4EN0351BR

fig. 23

fig. 25

fig. 26

C-9

60355281 - Famlia Fire Br 2009


C a C-20.indd 9 05/03/12 10:54

4EN1361BR

5) remover as lmpadas empurrando-as levemente e girando-as no sentido horrio fig. 27. As lmpadas so do tipo: De 12V-21W para as luzes dos freios C-fig. 27. De 12V-21W para as luzes de marcha a r B-fig. 27. De 12V-R5W para as luzes de posio D-fig. 27. De 12V-21W para os indicadores de direo A-fig. 27.

Siena Para substituir uma lmpada: 1) por dentro do porta-malas, puxar a tira de velcro e levantar o carpete que recobre o grupo das lanternas traseiras A-fig. 28; 2) pressionar as linguetas fig. 28 e puxar os conjuntos porta-lmpadas retirando-os de suas sedes; 3) remover as lmpadas fig. 28 empurrando-as levemente e girando-as levemente.

As lmpadas so do tipo: De 12V-21W para as luzes dos freios C-fig. 29. De 12V-21W para as luzes de marcha a r A-fig. 29. De 12V-R5W para as luzes de posio D-fig. 29. De 12V-21W para os indicadores de direo B-fig. 29.

4EN0287BR

4EN0448BR

A C B

D D B

C-10

fig. 27

fig. 28

fig. 29

60355281 - Famlia Fire Br 2009


C a C-20.indd 10 05/03/12 10:54

4EN0446BR

Strada Para substituir uma lmpada: 1) remover as tampas de borracha A-fig. 30, para ter acesso aos parafusos de fixao da lanterna. 2) utilizando uma chave de ponta torx (no fornecida), soltar os parafusos de fixao da lanterna A-fig. 31, aos quais se tm acesso pelo compartimento de carga;
4EN0599BR

3) remover, pelo lado externo, a lanterna traseira completa, para tanto, soltar o respectivo conector eltrico; 4) pressionar levemente as orelhas A-fig. 32 de bloqueio do soquete e retir-lo da lente da lanterna; 5) substituir a lmpada queimada, empurrando-a levemente e girando-a em sentido anti-horrio para extra-la. As lmpadas so de tipo: B - de 12V - 21W para as luzes dos freios; C - de 12V - 21W para as luzes de marcha r; D - de 12V - 5W para os indicadores de direo; E - de 12V - 21W para as luzes de posio.
A
4EN0617BR

LUZ DE PLACA - figs. 33 Palio Para substituir a lmpada de 12V5W, deve-se: 1) retirar os refletores A-fig. 33 utilizando uma chave de fenda nos pontos indicados pelas setas; 2) retirar a lmpada B-fig. 33 e substitu-la.
4EN1443BR

fig. 30
4EN0600BR

B C D

fig. 31

fig. 32

fig. 33

C-11

60355281 - Famlia Fire Br 2009


C a C-20.indd 11 05/03/12 10:54

Siena - figs. 34 e 35 Para substituir a lmpada deve-se: 1) retirar a tampa acrlica forando-a com uma chave de fenda nos pontos indicados pela letra A-fig. 34; 2) retirar a lmpada B-fig. 35 de sua sede empurrando-a e girando-a no sentido anti-horrio.

Strada - fig. 36 Para substituir a lmpada (tipo W5W) de 12V-5W, soltar os parafusos de fixao A-fig. 36 e retirar o conjunto porta--lmpadas. Logo aps, soltar o conector eltrico e girar o soquete B-fig. 36 no sentido anti-horrio para permitir a extrao da lmpada.

3 LUZ DE FREIO (BRAKE LIGHT) Palio Para substituir o conjunto de lmpadas de 12V-23W, deve-se: 1) com a tampa traseira aberta, retirar os parafusos A-fig. 37 e remover o brake light; 2) retirar a conexo eltrica; 3) substituir o conjunto de lmpadas ou somente a lmpada defeituosa.

fig. 34
4EN0450BR 4EN0621BR

4EN0449BR

C-12

fig. 35

fig. 36

fig. 37

60355281 - Famlia Fire Br 2009


C a C-20.indd 12 05/03/12 10:54

4EN0288BR

Siena Para substituir o conjunto de lmpadas deve-se: 1) pressionar os locais indicados pelas setas fig. 38 na tampa plstica do brake light, que se encontra sobre o compartimento de bagagem. Retirar a tampa, puxando-a; 2) retirar o conector A-fig. 38 e substituir o conjunto de lmpadas.

Strada Verses com cabine estendida Para substituir uma ou mais lmpadas de 12V - 2,3W, deve-se: 1) agindo pelo compartimento de carga, retirar os parafusos que fixam o conjunto fig. 39, conforme indicado; 2) extrair a unidade e remover os parafusos que do acesso ao conjunto de lmpadas; 3) substituir a lmpada defeituosa; 4) remontar o conjunto.

SE APAGAR UMA LUZ INTERNA


CONJUNTO DA LUZ INTERNA figs. 40 e 41 Para substituir a lmpada cilndrica de 12V-10W: - com uma chave de fenda no ponto A-fig. 40, remover o conjunto da luz interna montada a presso pelas travas B-fig. 41.

4EN0462BR

4EN1368BR

A
A

fig. 38

fig. 39

fig. 40

C-13

60355281 - Famlia Fire Br 2009


C a C-20.indd 13 05/03/12 10:54

4EN0920BR

- retirar o refletor recolocando a nova lmpada na sede C-fig. 41 e substituir a lmpada cilndrica D. - remontar o refletor A e o conjunto da luz interna na sua sede, fazendo uma ligeira presso.

SE QUEIMAR UM FUSVEL
POSIO DOS FUSVEIS A central dos fusveis est debaixo do painel porta-instrumentos, esquerda do volante. Para alcanar os fusveis, remover os parafusos A-fig. 42 e a proteo B. Os smbolos grficos que identificam o elemento eltrico principal correspondente a cada fusvel esto indicados no lado de dentro da tampa.

FUSVEIS NA CENTRAL - fig. 43 1 + 2 3 4 1 - 20 A - Limpador e lavador do para-brisa, lavador do vidro traseiro. - 25 A - Levantadores eltricos dos vidros dianteiros. - - 10 A - Farol alto esquerdo.
4EN0917BR
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

4EN0921BR

4EN0751BR

11

12

13

14

15

16

17

18

A
19 20 21 22 23 24 25

D A C B

26

27

28

29

C-14

fig. 41

fig. 42

fig. 43

60355281 - Famlia Fire Br 2009


C a C-20.indd 14 05/03/12 10:54

5 1 7 3

- 10 A - Farol alto direito.

12 r 13 o 14 T 15

6 - - 10 A - Luzes de posio dianteira esquerda e traseira direita, luz de placa direita, iluminao dos comandos. - 10 A - Luzes de posio dianteira direita e traseira esquerda, luz de placa esquerda, iluminao da tomada de corrente. - 15 A - Faris de neblina. - 20 A - Trava eltrica das portas. - 30 A - Desembaador do vidro traseiro.

- 10 A - Luzes de emergncia. - 20 A - Buzina. - 10 A - Luzes dos freios. - 15 A - Luzes de direo, alimentao do quadro de instrumentos, luzes de marcha a r, airbag. - 10 A - Ar-condicionado. - 10 A - Farol baixo esquerdo. - 10 A - Farol baixo direito. - 30 A - Eletroventilador interno, tomada de corrente.

+20 . - 10 A - Conjunto da luz interna, autorrdio. 21 22 > - 10 A - Partida (Flex). - 10 A - ABS. a frio

23 IMMOB - 10 A - Fiat CODE. 24 25 26 27 28 29 -

8 3

16 17 2 18 2 19 p

9 10 q 11 (

C-15
60355281 - Famlia Fire Br 2009
C a C-20.indd 15 05/03/12 10:54

FUSVEIS NO VO DO MOTOR figs. 44 e 45 Est localizada junto bateria. Para acesso aos fusveis, soltar a trava A-fig. 29, puxar a tampa para cima no sentido da seta e abrir a caixa. F-29 - 30 A - Injeo, Fiat CODE eletrobomba de combustvel F-28 - 40 A - Dispositivo de ignio F-27 - 50 A - Alimentao geral dos servios

F-26 - 60 A - Alimentao geral dos servios F-30 - 30 A - Eletroventilador do radiador (40A com ar-condicionado) F-31 - 10 A - Fiat code e injeo (15 A para algumas verses) F-32 - 15 A - Sonda lambda aquecida e canister (10A para algumas verses) F-33 - ND A - ND A - 60 A - Fusvel proteo ABS (algumas verses) Em algumas verses possvel encontrar fusveis ou rels como predisposio para funes no disponveis no veculo.

SUBSTITUIR OS FUSVEIS Quando um dispositivo eltrico no funciona mais, verificar se o fusvel correspondente est em bom estado fig. 46. A - Fusvel em bom estado. B - Fusvel com filamento interrompido. Substituir o fusvel fundido por um fusvel do mesmo valor (mesma cor). Se o defeito acontecer de novo, dirigir-se Rede Assistencial Fiat. Nunca substitua um fusvel queimado por outro de capacidade diferente.

4EN1408BR

4EN1409BR

T10 T9

T11

F26 F27 F28 F29 F30

A
F33 F32 F31

C-16

fig. 44

fig. 45

fig. 46

60355281 - Famlia Fire Br 2009


C a C-20.indd 16 05/03/12 10:54

4EN0158BR

SE DESCARREGAR A BATERIA
Antes de tudo, aconselha-se a ver no captulo Manuteno do veculo as precaues para evitar que a bateria se descarregue e para garantir uma longa durao da mesma. PARTIDA COM BATERIA AUXILIAR Ver PARTIDA cOM BATERIA AUXILIAR neste captulo. Evitar, rigorosamente, o uso de um carregador de bateria para a partida do motor; isto poderia danificar os sistemas eletrnicos e, principalmente, as centrais que comandam as funes de ignio e alimentao.

RECARGA DA BATERIA Aconselha-se uma recarga lenta com baixa corrente pela durao de cerca de 24 horas. Aqui esto os procedimentos: 1) desligar os bornes do sistema eltrico dos terminais da bateria; 2) ligar, aos terminais da bateria, os cabos do aparelho de recarga; 3) ativar o aparelho de recarga; 4) terminada a recarga, desativar o aparelho antes de deslig-lo da bateria; 5) ligar os bornes aos terminais da bateria respeitando as polaridades. O lquido contido na bateria venenoso e corrosivo. Evite o contato com a pele ou com os olhos. A operao de recarga da bateria deve ser efetuada em ambiente ventilado e longe de chamas ou possveis fontes de fascas, pois h perigo de exploso ou de incndio.

SE PRECISAR LEVANTAR O VECULO


COM O MACACO Ver SE tulo.
FURAR UM pNEU,

neste cap-

O macaco serve somente para trocar as rodas. No deve, de maneira alguma, ser utilizado em caso de conserto debaixo do veculo.

fig. 47

C-17

60355281 - Famlia Fire Br 2009


C a C-20.indd 17 05/03/12 10:55

4EN0159BR

Lateralmente O veculo pode ser levantado com um macaco hidrulico posicionado como ilustrado nas figs. 47 e 48. O veculo no deve ser levantado pela parte traseira (parte inferior da carroceria, eixo traseiro ou partes da suspenso e parte dianteira (carcaa do cmbio).

COM ELEVADOR DE DUAS COLUNAS O veculo deve ser levantado colocando as extremidades dos braos do elevador nos pontos inferiores da carroceria, conforme indicado na fig. 49. Cuidar para que os braos do elevador no forcem a carroceria, a saia plstica lateral ou os estribos laterais. Regular as sapatas dos braos do elevador e, se preciso, usar um calo de borracha ou madeira entre as sapatas e a carroceria.

SE PRECISAR REBOCAR O VECULO


aconselhvel, sempre, utilizar caminho-guincho para rebocar o veculo. Desta forma, o veculo poder ser seguramente sustentado pelas rodas dianteiras ou traseiras ou, ainda, apoiado em plataformas especficas sobre o prprio caminho-guincho. Respeite a legislao de trnsito vigente sobre procedimentos de reboque.

4EN0160BR

C-18

fig. 48

fig. 49

60355281 - Famlia Fire Br 2009


C a C-20.indd 18 05/03/12 10:55

4EN0191BR

EM CASO DE ACIDENTE
- importante manter sempre a calma. - Se no estiver diretamente envolvido, pare a uma distncia de pelo menos uns dez metros do acidente. - Em rodovia, pare sem obstruir o acostamento. - Desligue o motor e acenda as luzes de emergncia. - noite, ilumine com os faris o lugar do acidente. - Comporte-se com prudncia, no corra o risco de ser atropelado. - Assinale o acidente pondo o tringulo bem vista e a uma distncia regulamentar. - Chame o socorro, fornecendo informaes da maneira precisa.

- Nos acidentes mltiplos em rodovias, principalmente com pouca visibilidade, grande o risco de envolvimento em outros impactos. Abandone imediatamente o veculo e proteja-se fora do guard-rail. - Remova a chave de ignio dos veculos acidentados. - Se sentir cheiro de combustvel ou de outros produtos qumicos, no fume e mande apagar os cigarros. - Para apagar os incndios, mesmo de pequenas dimenses, use o extintor (descrito neste captulo), cobertas, areia ou terra. Nunca use gua.

SE HOUVER FERIDOS - Nunca se deve abandonar o ferido. A obrigao de socorro vlida tambm para as pessoas no envolvidas diretamente no acidente. - No aglomerar-se ao redor dos feridos. - Tranquilize o ferido em relao rapidez dos socorros, fique a seu lado para dominar eventuais crises de pnico. - Destrave ou corte os cintos de segurana que retm os feridos. - No d gua aos feridos. - O ferido nunca deve ser removido do veculo, salvo nos casos indicados no ponto seguinte. - Tirar o ferido do veculo somente em caso de perigo de incndio, de afundamento em gua ou de queda em precipcio. Ao tirar um ferido: no provoque deslocamentos dos membros, nunca dobre a cabea dele. Manter, sempre que possvel, o corpo em posio horizontal.

C-19
60355281 - Famlia Fire Br 2009
C a C-20.indd 19 05/03/12 10:55

EXTINTOR DE INCNDIO
O Extintor de incndio est localizado no piso, frente do banco do motorista, fig. 50. Para algumas verses est previsto uma capa de proteo para o extintor. A validade do extintor de incndio est vinculada ao teste hidrosttico do mesmo (teste para verificao de vazamentos no cilindro), que de 5 anos, a partir da sua data de fabricao. A indicao desta validade se encontra gravada no corpo do cilindro.

O extintor de incndio indicado para apagar princpio de incndio das classes: A - slidos inflamveis como borrachas, plsticos e espumas; B - lquidos inflamveis; C - materiais eltricos. O extintor de incndio dever ser imediatamente substitudo (no permite recarga), quando ocorrer uma das situaes seguintes:

- vencimento do prazo de validade do teste hidrosttico; - aps a sua utilizao em incndio; - se o ponteiro do manmetro estiver fora da sua faixa normal de operao (faixa verde), indicando alguma anomalia no cilindro, na vlvula ou no prprio manmetro. Recomendamos, tambm, ler as instrues impressas no equipamento.

C-20

fig. 50

60355281 - Famlia Fire Br 2009


C a C-20.indd 20 05/03/12 10:55

4EN0918BR

MANUTENO DO VECULO Os veculos Fiat Palio Economy, Siena Fire Flex e Strada

Fire Flex so novos em tudo, at nos critrios de manuteno. A primeira reviso de Manuteno Programada est prevista somente aos 15.000 km. Entretanto, til recordar que o veculo necessita sempre de servios ordinrios como, por exemplo, o controle sistemtico do nvel dos lquidos com eventual restabelecimento da presso dos pneus, etc. De qualquer maneira, lembramos que uma correta manuteno do automvel certamente o melhor modo para conservar inalterados no decorrer do tempo os rendimentos do veculo e as caractersticas de segurana, o respeito pelo meio ambiente e os baixos custos de funcionamento. Lembre-se ainda que um respeito pelas normas de manuteno indicadas pelo smbolo pode constituir a condio necessria para a conservao da garantia.

MANUTENO PROGRAMADA . . . . . . . . . . . . . D-1 PLANO DE MANUTENO PROGRAMADA. . . . D-2 SUBSTITUIES FORA DO PLANO. . . . . . . . . . . D-4 SERVIOS ADICIONAIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . D-4 VERIFICAO DOS NVEIS. . . . . . . . . . . . . . . . . . D-7 FILTRO DE AR. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . D-11 BATERIA. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . D-12 CENTRAIS ELETRNICAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . D-13 VELAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . D-13 RODAS E PNEUS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . D-14 TUBULAES DE BORRACHA. . . . . . . . . . . . . . D-15 LIMPADORES DO PARA-BRISA E DO VIDRO TRASEIRO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . D-16 AR-CONDICIONADO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . D-17 CARROCERIA. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . D-18 INTERIOR DO VECULO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . D-21

D
60355281 - Famlia Fire Br 2009
D a D-22.indd 1 05/03/12 10:54

60355281 - Famlia Fire Br 2009


D a D-22.indd 2 05/03/12 10:54

MANUTENO PROGRAMADA
Uma correta manuteno determinante para garantir ao veculo uma longa durao em condies perfeitas. Por isso, a Fiat preparou uma srie de controles e de intervenes de manuteno a cada 15 mil quilmetros. ADVERTNCIA: as revises de Manuteno Programada so prescritas pelo fabricante. A no realizao das mesmas pode acarretar a perda da garantia. O servio de Manuteno Programada prestado por toda a Rede Assistencial Fiat, com tempos prefixados.

A correta manuteno do veculo, alm de contribuir para prolongar ao mximo a sua vida til, essencial tambm para garantir o respeito ao meio ambiente. Durante a realizao de intervenes, alm das operaes previstas, pode haver a necessidade de substituies ou consertos no programados, os quais sero comunicados ao cliente. Os referidos consertos podem alterar o prazo de entrega do veculo. ADVERTNCIA: aconselha-se dirigir-se imediatamente Rede Assistencial Fiat, quando verificar pequenas anomalias de funcionamento, sem esperar a realizao da prxima reviso.

Os produtos que o veculo utiliza para o seu funcionamento (leo de motor, fluido de freio, fluido de direo hidrulica, lquido para radiador, etc.), quando substitudos, devero ser recolhidos cuidadosamente evitando, assim, que se contamine o meio ambiente. ADVERTNCIA: alguns componentes tais como lubrificantes, podem requerer uma verificao/ troca com maior frequncia, devido utilizao do veculo, portanto, importante observar com cuidado as recomendaes constantes desta seo do manual.

D-1
60355281 - Famlia Fire Br 2009
D a D-22.indd 1 05/03/12 10:54

PLANO DE MANUTENO PROGRAMADA


milhares de quilmetros Controle do estado das pastilhas dos freios a disco dianteiros (*) Verificao visual do estado: tubulaes (escapamento - alimentao de combustvel - freios), elementos de borracha (protees - mangueiras - buchas, etc.), tubulaes flexveis do sistema dos freios e alimentao, sistema de partida a frio, pneus e amortecedores Restabelecimento dos nveis dos lquidos (arrefecimento do motor, freios, direo hidrulica, lavador do para-brisa, etc.) Controle do sistema de ignio/injeo (com utilizao de equipamento de autodiagnstico) Controle das emisses dos gases de escapamento Controle visual das condies das correias trapezoidais e/ou poly-V Controle visual da correia dentada da distribuio Substituio da correia dentada de comando da distribuio (ou a cada 3 anos) (**) Substituio do filtro de combustvel (ver Advertncia em Servios Adicionais neste captulo) Substituio do elemento do filtro de ar (ver Advertncia em Servios Adicionais neste captulo) Substituio das velas, controle dos cabos + + + + + + + + + 15 + + 30 + + 45 + + 60 + + 75 + + 90 + + 105 + + 120 + + 135 + + 150 + +

+ +

+ +

+ + +

+ +

+ +

+ + + + + + + + + + +

+ + + + + + +

+ + +

+ +

+ + +

+ +

+ + +

(*) Verificar a pastilha de freio na reviso. Caso a espessura seja inferior a 5 mm, substitu-la. (**) Em caso de utilizao do veculo predominantemente em estradas poeirentas, arenosas ou lamacentas, efetuar um controle do estado da correia a cada 15.000 km e, se necessrio, efetuar a sua substituio. Efetuar tambm a substituio das correias dos rgos auxiliares. O referido Plano poder sofrer alteraes sem comunicao prvia.

D-2
60355281 - Famlia Fire Br 2009
D a D-22.indd 2 05/03/12 10:54

milhares de quilmetros Controle dos equipamentos de segurana - extintor/cintos de segurana e funcionamento dos sistemas de iluminao/sinalizao e comandos eltricos dos vidros/portas e limpadores Controle e regulagem das folgas de vlvulas Substituio do leo do motor Substituio do filtro de leo do motor Controle do nvel do leo da caixa de mudanas/diferencial Controle do estado e desgaste das lonas e tambores do freio traseiro Substituio do leo da caixa de mudanas/diferencial Substituio do lquido dos freios (ou a cada 24 meses) Verificao/limpeza do sistema de ventilao do crter do motor (blow-by) Verificao e eventual substituio do filtro antiplen e carvo ativado (quando disponvel) Controle do sistema antievaporativo Controle e eventual regulagem do curso ou altura do pedal da embreagem de comando mecnico

15 +

30 + +

45 +

60 + +

75 +

90 + +

105 +

120 + +

135 +

150 + +

(vide advertncia leo do motor)*** + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +

(***) Substituir o leo do motor a cada 7.500 km se o veculo for utilizado, predominantemente, numa das seguintes condies particularmente severas: - Reboques, estradas lamacentas, arenosas ou poeirentas, trajetos curtos inferiores a 8 km, motor que roda frequentemente em marcha lenta ou em distncias longas com baixa velocidade (ex.: txi, veculos de entrega de porta em porta ou utilizado como veculo de patrulha). Se nenhuma destas condies ocorrer, troque o leo e o filtro a cada 15.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro, sempre com o motor quente.

D-3
60355281 - Famlia Fire Br 2009
D a D-22.indd 3 05/03/12 10:54

SUBSTITUIES FORA DO PLANO


A cada 2 anos: - Lquido dos freios TUTELA TOP 4/S. - Lquido do sistema de arrefecimento do motor: 50% Paraflu UP (vermelho) e 50% de gua pura. CONTINUIDADE DA MANUTENO Aps a realizao da ltima reviso indicada no Plano de Manuteno (150.000 km), considerar a mesma frequncia para substituio e verificao de itens a partir da reviso (45.000 km).

SERVIOS ADICIONAIS
A cada 500 km ou antes de viagens longas, controlar e, se necessrio, restabelecer: - nvel do leo do motor; - nvel do lquido de arrefecimento do motor; - nvel do lquido dos freios; - nvel do lquido da direo hidrulica; - nvel do lquido do lavador do para--brisa; - nvel do reservatrio de partida a frio; - presso e estado dos pneus; - verificar o correto funcionamento do eletroventilador, assim como o estado das ps da hlice quanto limpeza e conservao - ver CARROCERIA/Eletroventilador do radiador, neste captulo; - estado do filtro de ar; Devido concepo dos motores a combusto interna, para que haja uma boa lubrificao, parte do leo lubrificante consumido durante o funcionamento do motor.

ADVERTNCIA - leo do Motor Substituir o leo e o filtro de leo a cada 7.500 km, se o veculo estiver sujeito a quaisquer das seguintes condies: - Reboque; - Estradas poeirentas, arenosas ou lamacentas; - Motor que roda frequentemente em marcha lenta, conduo em distncias longas com baixa velocidade ou baixa rotao frequente (por ex.: anda e para do trfego urbano, txis, entregas de porta em porta ou em caso de longa inatividade); - Trajetos curtos (at 8 Km) com o motor no aquecido completamente. Se nenhuma destas condies ocorrer, troque o leo e o filtro de leo a cada 15.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro, sempre com o motor quente. As trocas de leo devero ser feitas dentro do intervalo de tempo ou quilometragem estabelecidos, para que o leo no perca sua propriedade de lubrificao.

D-4
60355281 - Famlia Fire Br 2009
D a D-22.indd 4 05/03/12 10:54

A troca de leo do veculo deve, obrigatoriamente, ser feita na Rede Assistencial Fiat que possui o filtro e o leo recomendados, bem como possui uma rotina correta de recolhimento, armazenamento e encaminhamento do produto usado para reciclagem. Lembre-se que o leo usado no poder ser descartado na rede pblica de esgoto, j que esta prtica pode poluir rios e lagos e trazer srios prejuzos ao meio ambiente. ATENO: 1 - No se deve acrescentar qualquer tipo de aditivo ao leo do motor, pois o mesmo no necessita de aditivos complementares. Os danos causados pelo uso desses aditivos no so cobertos pela garantia do veculo.

2 - Caso seja necessrio complementar o nvel de leo, utilize, sempre, leo com a mesma especificao daquele presente no motor. Em caso emergencial, utilize aquele que possuir especificao tcnica similar ao homologado. Ateno: observe as instrues da embalagem. Recomendamos que depois de efetuada a troca emergencial, seu veculo seja encaminhado a uma concessionria autorizada FIAT, o mais breve possvel, para que seja realizado o servio de troca de leo utilizando os produtos aprovados para o seu veculo.

ADVERTNCIA - Bateria Aconselha-se controlar o estado da carga da bateria, com mais frequncia se o veculo usado predominantemente para percursos breves ou se estiver equipado com dispositivos que absorvam energia permanentemente, mesmo com a chave desligada, principalmente se instalados depois da compra. ADVERTNCIA - Filtro do ar Utilizando o veculo em estradas poeirentas, arenosas ou lamacentas, substituir o elemento do filtro de ar com uma frequncia maior daquela indicada no Plano de Manuteno Programada. O mau estado do elemento do filtro de ar pode ocasionar aumento no consumo de combustvel.

D-5
60355281 - Famlia Fire Br 2009
D a D-22.indd 5 05/03/12 10:54

Para qualquer dvida referente s frequncias de substituio do leo do motor e do elemento do filtro de ar em relao a como utilizado o veculo, dirigir-se Rede Assistencial Fiat. O filtro de ar dever ser inspecionado a cada 500 km e, caso se encontre muito sujo, dever ser substitudo antes do prazo especificado no Plano de Manuteno Programada.

A manuteno do veculo deve ser confiada Rede Assistencial Fiat. Para os servios de manuteno e reparaes pequenas e rotineiras, certifique-se sempre se tem as ferramentas adequadas, as peas de substituio originais Fiat e os lquidos; em todo caso, no faa tais operaes se no tiver nenhuma experincia. ADVERTNCIA Filtro de combustvel Verificar o estado do filtro de combustvel se for notada alguma falha (engasgamento) no funcionamento do motor.

ADVERTNCIA - Extintor de incndio Fazer, mensalmente, uma inspeo visual do estado do equipamento e, caso constate alguma anomalia, lev-lo, de imediato, Rede Assistencial Fiat ou representante credenciado do fabricante do aparelho para verificao e soluo do inconveniente.

D-6
60355281 - Famlia Fire Br 2009
D a D-22.indd 6 05/03/12 10:54

VERIFICAO DOS NVEIS


MOTOR FIRE ECONOMY 1.0 8V FLEX - fig. 1 MOTOR FIRE 1.4 8V FLEX - fig. 1 1) leo do motor 2) lquido dos freios 3) lquido do lavador do para-brisa 4) lquido de arrefecimento do motor 5) lquido da direo hidrulica 6) reservatrio de gasolina para partida a frio

LEO DO MOTOR - fig. 2 A = vareta de verificao B = bocal de enchimento ADVERTNCIA: verifique o nvel e efetue a troca do leo do motor de acordo com a frequncia indicada no Plano de Manuteno Programada. O nvel do leo deve estar entre as referncias MIN e MAX marcadas na vareta de controle. O espao entre elas corresponde a cerca de 1 litro de leo. O controle do nvel do leo deve ser efetuado com o veculo em terreno plano e com o motor ainda quente (cerca de 10 minutos aps t-lo desligado).

5 2 1

4EN1410BR

D
4EN1319BR

A
4

fig. 1

fig. 2

D-7

60355281 - Famlia Fire Br 2009


D a D-22.indd 7 05/03/12 10:54

Se o nvel do leo estiver perto ou at abaixo da referncia MIN, adicionar leo atravs do bocal de enchimento at atingir a referncia MAX. O nvel do leo nunca deve ultrapassar a referncia MAX. ADVERTNCIA: depois de ter adicionado ou substitudo o leo, funcionar o motor por alguns segundos, deslig-lo e s ento verificar o nvel. Devido concepo dos motores a combusto interna, para que haja uma boa lubrificao, parte do leo lubrificante consumido durante o funcionamento do motor. Com motor quente, mexer com muito cuidado dentro do vo do motor, pois h perigo de queimaduras. Lembre-se que, com o motor quente, o eletroventilador pode pr-se em movimento, e ocasionar leses.

No adicionar leo com caractersticas diferentes das do leo j existente no motor. S o uso de leo semi-sinttico (ver CARAcTER STIcAS DOS LUB RI FIcANTES E DOS LQUIDOS no captulo CARAcTER STIcAS Tc NIcAS ) garante a quilometragem prevista pelo plano de manuteno. LQUIDO DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR - fig. 3 Quando o motor estiver muito quente, no remover a tampa do reservatrio; pois h perigo de queimaduras.

O nvel do lquido deve ser controlado com motor frio e no deve estar abaixo da referncia MIN marcada no reservatrio. Se o nvel for insuficiente, despejar lentamente, atravs do bocal do reservatrio, uma mistura com 50% de Paraflu UP (vermelho) e 50% de gua pura. ATENO: nunca abastea o reservatrio do sistema de arrefecimento do motor do veculo com o lquido Paraflu (verde). Utilize somente o produto Paraflu UP (vermelho), pois a mistura com outros aditivos pode alterar as propriedades do Paraflu UP (vermelho), comprometendo sua eficincia. Se o motor funcionar sem o lquido de arrefecimento, seu veculo poder ser seriamente danificado. Os reparos, nestes casos, no sero cobertos pela Garantia.

MAX MIN

D-8
60355281 - Famlia Fire Br 2009
D a D-22.indd 8

fig. 3

4EN0305BR

05/03/12 10:54

LQUIDO DOS LAVADORES DO PARA-BRISA E DO VIDRO TRASEIRO - fig. 4 Para adicionar lquido, tirar a tampa e encher at a borda do reservatrio. ADVERTNCIA: no viajar com o reservatrio do lavador do para-brisa vazio; a ao do lavador fundamental para melhorar a visibilidade. LQUIDO PARA A DIREO HIDRULICA - fig. 5 Verificar se o nvel do leo, com o veculo em terreno plano e motor frio, est entre as referncias MIN e MAX marcadas na parte externa do reservatrio. Com leo quente, o nvel tambm pode superar a referncia MAX. Se for necessrio adicionar leo, certificar-se de que tenha as mesmas caractersticas do leo j presente no sistema.
4EN0167BR

Importante: verificar o nvel do leo com o motor ligado em marcha lenta. Usar somente leo Tutela GI/A. Verificar periodicamente o estado e a tenso da correia da bomba da direo hidrulica. No forar o volante totalmente girado em fim de curso. Isto provoca o aumento desnecessrio da presso do sistema. Evitar que o lquido para a direo hidrulica entre em contato com as partes quentes do motor, uma vez que o mesmo inflamvel. RESERVATRIO DE GASOLINA PARA PARTIDA A FRIO - fig. 6 O reservatrio de gasolina para partida a frio possui uma capacidade de 2,.
4EN0303BR

O abastecimento deve ser efetuado com cautela, evitando derramamento de gasolina. Caso isto ocorra, fechar o reservatrio com a tampa e jogar gua, a fim de remover o excesso de combustvel. A baixa frequncia de utilizao de 100% de etanol pode provocar o envelhecimento da gasolina presente no reservatrio de partida a frio pela falta de consumo. Para minimizar este evento, recomendvel o abastecimento do reservatrio de partida a frio preferencialmente com gasolina de alta octanagem - Ron 95 ou Aki 91, por exemplo, a gasolina Podium da Petrobras e a V-Power Racing da Shell, entre outras com as mesmas caractersticas. Consulte o posto de
4EN0353BR

MAX MIN

fig. 4

fig. 5

fig. 6

D-9

60355281 - Famlia Fire Br 2009


D a D-22.indd 9 05/03/12 10:54

abastecimento de combustvel de sua preferncia, das opes disponveis. Na ausncia destas, utilizar gasolina aditivada, que mantm as suas propriedades por perodo mais extenso do que a gasolina tipo C comum. Anti-knock index (Aki) bem similar denominao Ron. Aki 91 corresponde a aproximadamente Ron 95. Substituir o combustvel do reservatrio de partida a frio a cada 3 meses se este no for consumido. Para substituio do combustvel, dirigir-se Rede Assistencial Fiat. O reservatrio de partida a frio deve ser abastecido sempre que a luz-espia K no painel acusar nvel insuficiente de gasolina.
4EN0304BR

O abastecimento deve ser efetuado com o motor desligado. LQUIDO DOS FREIOS - figs. 7 e 8 Periodicamente, controlar o funcionamento da luz-espia situada no quadro de instrumentos: pressionando a tampa do reservatrio (com chave de ignio em MAR), a luz-espia x deve acender. fig. 7 - verses com freio ABS. fig. 8 - verses sem freio ABS. Se precisar adicionar lquido, utilizar somente os classificados DOT 4. Em particular, aconselha-se o uso de TUTELA TOP 4/S, com o qual foi efetuado o primeiro enchimento. O nvel do lquido no reservatrio no deve ultrapassar a referncia MAX.
4EN0161BR

Evitar que o lquido dos freios, altamente corrosivo, entre em contato com as partes pintadas. Se isso acontecer, lavar imediatamente com gua. ADVERTNCIA: o lquido dos freios higroscpico (isto , absorve a umidade). Por isto, se o veculo for usado predominantemente em regies com alta porcentagem de umidade atmosfrica, o lquido deve ser substitudo com mais frequncia do que indicado no Plano de Manuteno Programada. IMPORTANTE: para evitar inconvenientes de frenagem, substitua o lquido dos freios a cada dois anos, independentemente da quilometragem percorrida. O smbolo , presente no recipiente, identifica os lquidos de freios de tipo sinttico, distinguindo-os dos de tipo mineral. Usar lquidos de tipo mineral danifica irremediavelmente as juntas especiais de borracha do sistema de frenagem.

D-10

fig. 7

fig. 8

60355281 - Famlia Fire Br 2009


D a D-22.indd 10 05/03/12 10:55

FILTRO DE AR
SUBSTITUIO - figs. 9 e 10 Soltar os grampos A e retirar a tampa B puxando-a para trs, tomando cuidado para no danificar o tubo de borracha que est conectado mesma. Remover o elemento filtrante C. O filtro de ar dever ser inspecionado a cada 500 km e, caso se encontre muito sujo, dever ser substitudo antes do prazo especificado no Plano de Manuteno Programada.

PR-FILTRO DE AR PARA SERVIO PESADO Nas verses que possuem pr-filtro de ar para servio pesado, tem-se acesso ao mesmo retirando a tela plstica de sustentao, localizada debaixo do filtro de ar convencional C-fig. 12. Caso seja necessria, a limpeza do filtro dever ser feita utilizando jatos de ar a baixa presso. A substituio do prfiltro de ar para servio pesado dever ser realizada aps duas ou trs operaes de limpeza ou, em todo caso, a cada 30.000 km. Um filtro de ar muito sujo contribui para aumentar o consumo de combustvel do veculo.

ANTIPLEN E CARVO ATIVADO - FILTROS DO AR-CONDICIONADO O sistema de ar-condicionado de algumas verses pode possuir um filtro especfico destinado absoro de partculas de plen que normalmente entrariam junto com o fluxo de ar coletado externamente. Este filtro, se estiver sujo, pode ser responsvel direto por uma eventual diminuio da eficincia do sistema de ar-condicionado, razo pelo qual recomenda-se a sua inspeo peridica e eventual substituio. Se o veculo for utilizado predominantemente em localidades com alta concentrao de poeira, poluio atmosfrica ou regies litorneas, devese substituir com maior frequncia o elemento filtrante. O ar-condicionado do veculo pode estar equipado com o filtro de carvo ativado. A funo deste filtro eliminar os odores resultantes da poeira e fungos. Recomendamos que tanto o trabalho de inspeo quanto o de substituio dos elementos filtrantes sejam realizados na Rede Assistencial Fiat.

A B

4EN0459BR

A A A

fig. 9

fig. 10

4EN0172BR

D-11
60355281 - Famlia Fire Br 2009

D a D-22.indd 11

05/03/12 10:55

BATERIA
As baterias dos veculos Fiat so do tipo Sem Manuteno, que, em condies normais de uso, no exigem enchimentos com gua destilada. Para a recarga da bateria, ver o captulo EM eMeRGNCIA. O lquido contido na bateria venenoso e corrosivo. Evitar o contato com a pele e com os olhos. No aproximar-se da bateria com chamas ou possveis fontes de fascas, pois h perigo de exploso e de incndio.

A utilizao da bateria com o nvel de eletrlito muito baixo pode danificla irreparavelmente, provocando o rompimento da caixa plstica e o vazamento do cido contido na mesma. As baterias contm substncias muito perigosas para o meio ambiente. Para a substituio da bateria, aconselhamos dirigir-se Rede Assistencial Fiat, que est preparada para a eliminao da mesma respeitando a natureza e as disposies legais. Uma montagem incorreta de acessrios eltricos e eletrnicos pode causar graves danos ao veculo. CONSELHOS TEIS PARA PROLONGAR A DURAO DA BATERIA Ao estacionar o veculo, certificar-se que as portas e o cap estejam bem fechados. As luzes internas devem estar apagadas.

Com motor desligado, no manter dispositivos ligados por muito tempo (por ex. rdio, luzes de emergncia, etc.). ADVERTNCIA: a bateria mantida por muito tempo com carga abaixo de 50% danificada por sulfatao, reduzindo-se a sua capacidade e o desempenho na partida. Em caso de parada prolongada, ver Inatividade prolongada do veculo, no captulo Uso correto do veculo. Se, aps a compra do veculo, voc desejar montar acessrios (alarme eletrnico, etc.), dirija-se Rede Assistencial Fiat que ir sugerir-lhe os dispositivos mais adequados e, principalmente, recomendar-lhe a utilizao de uma bateria com capacidade maior. ADVERTNCIA: tendo que instalar no veculo sistemas adicionais (alarme, som, etc.), frisamos o perigo que representam derivaes inadequadas em conexes dos chicotes eltricos, principalmente se ligados aos dispositivos de segurana.

Pb

D-12

fig. 11

60355281 - Famlia Fire Br 2009


D a D-22.indd 12 05/03/12 10:55

4EN0716BR

CENTRAIS ELETRNICAS
Usando normalmente o veculo, no preciso ter precaues especiais. Em caso de intervenes no sistema eltrico ou de partida de emergncia, necessrio, porm, seguir cuidadosamente as instrues seguintes: - Nunca desligue a bateria do sistema eltrico com o motor em movimento. - Desligue a bateria do sistema eltrico em caso de recarga. - Em caso de emergncia, nunca efetue a partida com um carregador de bateria. Utilize para tal uma bateria auxiliar (ver Partida com bateria auxiliar no captulo Em emergncia). - Tome um cuidado especial com ligao entre bateria e sistema eltrico, verificando tanto a exata polaridade, como a eficincia da prpria ligao. Quando a bateria religada, a central do sistema de injeo/ignio deve readaptar os prprios parmetros internos; portanto, nos primeiros quilmetros de uso, o veculo pode apresentar um comportamento levemente diferente do anterior.

- No ligue ou desligue os terminais das centrais eletrnicas quando a chave de ignio estiver na posio MAR. - No verifique polaridades eltricas com fascas. - Desligue as centrais eletrnicas no caso de soldas eltricas na carroceria. Remov-las em caso de temperaturas acima de 80C (trabalhos especiais na carroceria, etc.). ADVERTNCIA: a instalao de acessrios eletrnicos (rdio, alarme, etc.) com exceo dos originais de fbrica, no deve em hiptese alguma, alterar os chicotes eltricos dos sistemas de injeo e ignio. Modificaes ou consertos no sistema eltrico, efetuados de maneira incorreta e sem levar em considerao as caractersticas tcnicas do sistema, podem causar anomalias de funcionamento com risco de incndio.

VELAS
A limpeza e a integridade das velas fig. 12 so decisivas para a eficincia do motor e para a conteno das emisses poluentes. O aspecto da vela, se examinado por um especialista, um vlido indcio para localizar um defeito, mesmo se no for ligado ao sistema de ignio. Assim, se o motor tiver algum problema, importante verificar as velas na Rede Assistencial Fiat.

D
4EN0169BR

fig. 12

D-13

60355281 - Famlia Fire Br 2009


D a D-22.indd 13 05/03/12 10:55

Modelo Palio Fire Economy

Verso

Velas (tipo)

RODAS E PNEUS
PRESSO DOS PNEUS Controlar semanalmente, e antes de viagens longas, a presso de cada pneu, inclusive da roda sobressalente. O controle da presso deve ser efetuado com pneu frio. Usando o veculo por um longo perodo, normal que a presso aumente. Se, por acaso, precisar controlar ou calibrar os pneus estando os mesmos quentes, considere que o valor da presso dever ser +0,3 kgf/cm2 ou 4 lbf/pol2 a mais em relao ao valor estabelecido. Lembre-se que a aderncia do veculo na estrada depende tambm da correta presso dos pneus. Uma presso errada provoca um desgaste anormal dos pneus fig. 13 A - Presso normal: banda de rodagem gasta de maneira uniforme. B - Presso insuficiente: banda de rodagem gasta principalmente nas bordas. C - Presso excessiva: banda de rodagem gasta principalmente no centro.

1.0 8V Flex NGK BKR6E

Uma presso baixa demais provoca o superaquecimento do pneu, com possibilidade de graves danos ao mesmo. A borracha no se decompe com o passar do tempo, razo pela qual os pneus usados, quando forem substitudos, no devem ser descartados em lixeiras comuns. aconselhvel deix-los no estabelecimento que fez a troca para que este se encarregue de recicl-los. ADVERTNCIAS: se possvel, evitar freadas repentinas, arrancadas violentas, etc. Evitar, principalmente, choques violentos contra caladas, buracos na estrada e obstculos de qualquer tipo. O uso prolongado em estradas mal conservadas pode danificar os pneus.
4EN0170BR

Siena Fire 1.0 8V Flex NGK BKR6E Strada Fire 1.4 8V Flex NGK BKR6E

As velas devem ser substitudas dentro dos prazos previstos pelo Plano de Manuteno Programada. Use somente velas do tipo recomendado; se o grau trmico for inadequado, ou se no for garantida a durao prevista, podem acontecer inconvenientes.

D-14
60355281 - Famlia Fire Br 2009
D a D-22.indd 14

fig. 13

05/03/12 10:55

Verificar, periodicamente, se os pneus no tm cortes laterais, aumento de volume ou desgaste irregular das bandas de rodagem. Nesse caso, dirigir-se Rede Assistencial Fiat. Evitar viajar com sobrecarga; pode causar srios danos s rodas e aos pneus. Se furar um pneu, parar imediatamente e substitu-lo para no danificar o prprio pneu, a roda, a suspenso e o mecanismo da direo. O pneu envelhece mesmo se pouco usado. Rachaduras na borracha da banda de rodagem e nas laterais so um sinal de envelhecimento. De qualquer forma, se os pneus esto montados h mais de 6 anos, necessrio mand-los controlar por pessoal especializado, para avaliar se podem ainda ser utilizados. Lembre-se tambm de controlar com muito cuidado a roda sobressalente. Em caso de substituio, montar sempre pneus novos, evitando os de provenincia duvidosa. Os veculos Fiat usam pneus Tubeless, sem cmara de ar. Nunca usar cmaras de ar com estes pneus. Se substituir um pneu, oportuno trocar a vlvula de enchimento tambm.

Para permitir um desgaste uniforme entre os pneus dianteiros e os traseiros, aconselha-se efetuar o rodzio dos pneus a cada 10-15 mil quilmetros, mantendo-os do mesmo lado do veculo para no inverter o sentido de rotao. Pneus novos apresentam melhor aderncia aps percorrerem pelo menos 150 km. No efetuar rodzio em cruz dos pneus, deslocando-os do lado direito do veculo para o esquerdo e viceversa. PNEUS VERDES Os veculos Fiat esto equipados com pneus verdes, uma nova gerao de pneus ecolgicos, com caractersticas construtivas que proporcionam economia de combustvel e consequentemente, a diminuio nas emisses de gases poluentes. O material empregado na construo do pneu verde diminui seu aquecimento e o impacto das foras que se opem ao deslocamento do veculo como a resistncia rodagem.

TUBULAES DE BORRACHA
Em relao s tubulaes flexveis de borracha do sistema de freios, da direo hidrulica e de alimentao, seguir rigorosamente o Plano de Manuteno Programada. Efetivamente, o oznio, as altas temperaturas e a falta prolongada de lquido no sistema podem causar o endurecimento e a rachadura das tubulaes, com possveis vazamentos de lquidos. Assim, necessrio um controle cuidadoso.

D-15
60355281 - Famlia Fire Br 2009

D a D-22.indd 15

05/03/12 10:55

LIMPADORES DO PARA-BRISA E DO VIDRO TRASEIRO


PALHETAS Limpar, periodicamente, a parte de borracha usando produtos adequados. Substituir as palhetas se o limpador de borracha estiver deformado ou gasto. Em todo caso, aconselha-se a substitulas uma vez por ano. Viajar com as palhetas do limpador do para-brisa desgastadas representa um grave risco, pois reduz a visibilidade em caso de ms condies atmosfricas.
4EN1362BR

- No ligar os limpadores do para-brisa e do vidro traseiro sobre o vidro seco. Somente devem ser utilizados estando o vidro molhado e livre de impurezas, tais como: terra, barro, areia, etc., sob pena de se danificarem a borracha e o prprio vidro. Substituio das palhetas do limpador do para-brisa - fig. 14 1) Levantar o brao A do limpador do para-brisa e posicionar a palheta de maneira que forme um ngulo de 90 graus com o prprio brao; 2) Tirar a palheta apertando a trava B-fig. 14 na haste A e simultaneamente empurrando-a para baixo; a seguir, desengatar a palheta da haste A;

3) Montar a palheta nova introduzindo-a na respectiva sede do brao e certificando-se de que fique bem colocada. Substituio da palheta do limpador do vidro traseiro - fig. 15 1) Para retirar a palheta basta apertar a trava indicada. 2) Para montar a nova palheta basta encaix-la na sede. ESGUICHOS Se o jato no sair, antes de tudo, verificar se h lquido no reservatrio; ver Verificao dos nveis neste captulo. Depois, usando um alfinete, verificar se os furos de sada no esto entupidos A-fig. 16.
4EN0162BR

D-16

fig. 14

fig. 15

fig. 16

60355281 - Famlia Fire Br 2009


D a D-22.indd 16 05/03/12 10:55

4EN1183BR

Os jatos do lavador do vidro traseiro podem se orientados regulando a direo dos esguichos. Girar o cilindro dos esguichos com uma chave de fenda introduzida na sede fig. 17 de maneira que os mesmos sejam apontados para o ponto mais alto alcanado pelo movimento das palhetas.

AR-CONDICIONADO
A utilizao constante do ar-condicionado pode resultar, com o tempo, na formao de mau cheiro devido ao acmulo de poeira e umidade no sistema de ar-condicionado, facilitando a proliferao de fungos e bactrias. Para minimizar o problema de mau cheiro, recomendado, semanalmente, desligar o ar-condicionado e ligar o aquecedor, no mximo, cerca de 5 a 10 minutos antes de estacionar o veculo, para que a umidade do sistema seja eliminada. O filtro antiplen, existente no sistema, deve ser substitudo com maior frequncia, se o veculo transitar constantemente em estradas de muita poeira ou ficar estacionado debaixo de rvores.
4EN0466BR

Durante o inverno, o sistema de arcondicionado deve ser colocado em funcionamento pelo menos uma vez por ms e por cerca de 10 minutos. Antes do vero, verificar a eficincia do sistema na Rede Assistencial Fiat. O sistema utiliza fluido refrigerante R134a que, em caso de vazamentos acidentais, no danifica o meio ambiente. Evitar completamente o uso de fluido R12 que, alm de ser incompatvel com os componentes do sistema, contm clorofluorcarbonetos (CFC).

fig. 17

D-17
60355281 - Famlia Fire Br 2009

D a D-22.indd 17

05/03/12 10:55

CARROCERIA
PROTEO CONTRA OS AGENTES ATMOSFRICOS As principais causas de fenmenos de corroso so: - poluio atmosfrica - salinidade e umidade da atmosfera (regies litorneas ou com clima quente e mido) - variaes climticas das estaes. No se deve subestimar tambm a ao abrasiva da poeira atmosfrica e da areia levadas pelo vento, do barro e do cascalho atirados pelos outros veculos. A Fiat adotou em seus veculos as melhores solues tecnolgicas para proteger, com eficcia, a carroceria contra a corroso.

Aqui esto as principais: - produtos e sistemas de pintura que do ao veculo uma maior resistncia contra corroso e abraso; - uso de chapas zincadas (ou pr-tratadas), dotadas de alta resistncia contra a corroso; - asperso da parte inferior da carroceria, do compartimento do motor, da parte interna da caixa das rodas e outros elementos com produtos cerosos com elevado poder protetor; - asperso de polmeros com funo protetora, nos pontos mais expostos: soleira das portas, parte interna dos paralamas, bordas, etc; - uso de caixas abertas para evitar condensao e estagnao de gua, que podem favorecer a formao de ferrugem no interior.

CONSELHOS PARA A BOA CONSERVAO DA CARROCERIA Pintura A pintura no tem s funo esttica, mas tambm de proteo das chapas. Em caso de abrases ou riscos profundos, aconselha-se a fazer os devidos retoques imediatamente, para evitar formaes de ferrugem. Para os retoques na pintura, utilizar somente produtos originais (ver o captulo Caractersticas tcnicas). A manuteno normal da pintura consiste na lavagem, cuja frequncia depende das condies do ambiente de uso. Por exemplo, nas zonas com alta poluio atmosfrica, alta salidade ou em estradas rurais, onde comum haver estrume de animal, orientamos a lavar o veculo com mais frequncia.

D-18
60355281 - Famlia Fire Br 2009
D a D-22.indd 18 05/03/12 10:55

Os detergentes poluem as guas. Por isso, a lavagem do veculo deve ser efetuada usando produtos biodegradveis, que se decompem no meio ambiente. Ao lavar o veculo, utilize o mnimo de gua possvel. Se for utilizar mangueira, certifique-se de que a mesma no apresente vazamentos que favoream o desperdcio de gua potvel. Para uma lavagem correta: 1) molhar a carroceria com um jato dgua com baixa presso; 2) passar na carroceria uma esponja com shampoo neutro automotivo, enxaguando a mesma com frequncia. 3) enxaguar bem com gua e enxugar com jato de ar, uma camura ou pano macio.

Ao enxugar, prestar ateno nas partes menos visveis, como o vo das portas, cap e contorno dos faris, nos quais a gua pode empoar-se com mais facilidade. Aconselha-se a no guardar logo o veculo em ambiente fechado, mas deix-lo ao ar livre para favorecer a evaporao da gua. No lavar o veculo depois de ter ficado parado sob o sol ou com o cap do motor quente; o brilho da pintura pode ser alterado. As partes de plstico externas devem ser limpas com o mesmo procedimento seguido para a lavagem normal do veculo. Evitar estacionar o veculo debaixo de rvores; a resina que muitas espcies deixam cair, do um aspecto opaco pintura e aumentam a possibilidade de corroso. ADVERTNCIA: os excrementos de pssaros devem ser lavados imediatamente e com cuidado, pois sua acidez bastante agressiva.

Para proteger melhor a pintura, aconselhamos encerar periodicamente, utilizando cera, a qual deixa uma camada protetora sobre a mesma. Vidros Para a limpeza dos vidros, usar detergentes especficos. Usar panos bem limpos para no riscar os vidros ou alterar a transparncia dos mesmos. ADVERTNCIA: para no prejudicar as resistncias eltricas presentes na superfcie interna do vidro traseiro, esfregar delicadamente seguindo o sentido das prprias resistncias. Evite aplicar decalques ou outros adesivos nos vidros, visto que os mesmos podem desviar a ateno e reduzir o campo de viso.

D-19
60355281 - Famlia Fire Br 2009
D a D-22.indd 19 05/03/12 10:55

Vo do motor A lavagem do compartimento do motor um procedimento que deve ser evitado. Porm, quando isto se tornar necessrio, observar as recomendaes a seguir: ADVERTNCIA: ao lavar o motor, tome os seguintes cuidados: - no o lave quando estiver ainda quente; - no utilize substncias custicas, produtos cidos ou derivados de petrleo; - evite jatos dgua diretamente sobre os componentes eletroeletrnicos e seus chicotes; - proteja com plsticos o alternador, a central da ignio/injeo eletrnica, a bateria, a bobina e, se existente, a central do sistema ABS; - proteja tambm com plstico o reservatrio do fluido de freio, para evitar a sua contaminao; D-20
60355281 - Famlia Fire Br 2009
D a D-22.indd 20

Aps a lavagem, no pulverize nenhum tipo de fluido (leo diesel, querosene, leo de mamona, etc.) sobre o motor e componentes, sob pena de danific-los, causando, inclusive, a reteno de poeira. ADVERTNCIA: a lavagem deve ser efetuada com motor frio e chave de ignio em STOP. Depois da lavagem, verificar se as diversas protees (ex.: tampas de borracha e outras protees) no foram removidas ou danificadas. Eletroventilador do radiador A utilizao do veculo em vias lamacentas pode ocasionar o acmulo de barro no eletroventilador, provocando vibraes e rudos anormais e, em situaes extremas, o travamento do sistema. A inspeo e limpeza do eletroventilador do radiador uma operao necessria em veculos que trafegam em tais condies.

A limpeza do eletroventilador do radiador deve ser feita respeitando as disposies estabelecidas no tpico Vo do motor. Particularmente, o emprego inadequado de jatos dgua pode ocasionar danos nas colmeias do radiador e no motor eltrico do eletroventilador. Pneus Aps uma lavagem geral do veculo aconselha-se esfregar uma escova de cerdas macias com uma soluo de gua e shampoo neutro. Utilizar Easy Care limpa pneus, que d aos pneus um aspecto novo, sem brilho exagerado.

05/03/12 10:55

INTERIOR DO VECULO
Periodicamente, verificar se no h gua parada debaixo dos tapetes (devido a sapatos molhados, guarda-chuvas, etc.) que poderiam proporcionar o surgimento de focos de corroso. LIMPEZA DOS BANCOS E DAS PARTES DE TECIDO - Retirar o p com uma escova macia ou com um aspirador de p. - Esfregar os bancos com uma esponja umedecida com uma mistura de gua e detergente neutro.

LIMPEZA DOS BANCOS EM VELUDO Para limpeza do veludo, use aspirador de p, uma escova de cerdas macias e gua. No use sabo ou detergentes, pois os mesmos podem manchar o veludo. Aps aspirar deve-se proceder a limpeza do encosto varrendo de cima para baixo com escova seca. O assento deve ser varrido da parte mais prxima do encosto para a frente do banco. Aps o uso da escova seca deve-se repetir a operao com a escova levemente umedecida. Em seguida, deixar que seque completamente para sua utilizao.

PARTES DE PLSTICO INTERNAS Usar produtos especficos, estudados para no alterar o aspecto dos componentes. TAPETES E PARTES DE BORRACHA (exceto vo do motor) Recomenda-se usar produtos de eficincia comprovada. Misturas caseiras de lcool + glicerina produzem brilho exagerado, alm de agredir a borracha dos pneus. ADVERTNCIA: no utilizar lcool ou benzina para a limpeza do visor do quadro de instrumentos. No deixar frascos de aerossol no veculo, pois h perigo de exploso. Os frascos de aerossol no devem ser expostos a uma temperatura superior a 50C. Dentro do veculo exposto ao sol, a temperatura pode ultrapassar em muito este valor.

D-21
60355281 - Famlia Fire Br 2009
D a D-22.indd 21 05/03/12 10:55

60355281 - Famlia Fire Br 2009


D a D-22.indd 22 05/03/12 10:55

CARACTERSTICAS TCNICAS Os aficionados de motores e de mecnica provavelmente

vo comear a ler o manual a partir desta parte. Efetivamente, inicia uma seo cheia de dados, nmeros, medidas e tabelas. Trata-se, de uma certa forma, da carteira de identidade de seu veculo. Um documento de apresentao que mostra, em linguagem tcnica, todas as caractersticas que fazem dele um modelo criado para proporcionar-lhe a mxima satisfao.

DADOS PARA A IDENTIFICAO . . . . . . . . . . . . E-1 CDIGO DOS MOTORES - VERSES DE CARROCERIA. . . . . . . . . . . . . . . . . E-2 MOTOR. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . E-3 TRANSMISSO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . E-5 FREIOS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . E-6 SUSPENSES. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . E-6 DIREO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . E-6 ALINHAMENTO DAS RODAS. . . . . . . . . . . . . . . . E-7 RODAS E PNEUS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . E-8 SISTEMA ELTRICO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . E-9 DESEMPENHO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . E-11 DIMENSES. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . E-12 PESOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . E-16 ABASTECIMENTOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . E-17 CARACTERSTICAS DOS LUBRIFICANTES E DOS LQUIDOS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . E-19 PRESSO DOS PNEUS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . E-20

E
60355281 - Famlia Fire Br 2009
E a E-20.indd 1 05/03/12 10:55

60355281 - Famlia Fire Br 2009


E a E-20.indd 2 05/03/12 10:55

DADOS PARA A IDENTIFICAO


Esto indicados nos seguintes pontos fig. 1 e 2. SEO DE IDENTIFICAO DO VECULO (VIS) A - Etiqueta sobre o para-lama dianteiro direito. B - Etiqueta sobre a coluna de fixao da porta dianteira direita. Este nmero sequencial est tambm gravado no para-brisa, vidro traseiro e vidros das portas.

ANO DE FABRICAO C - Etiqueta sobre a coluna de fixao da porta dianteira direita, prxima etiqueta VIS. TIPO E NMERO DO CHASSI D - Gravao no assoalho debaixo do banco dianteiro direito.

CDIGO DE IDENTIFICAO DE CARROCERIA E - Plaqueta fixada na travessa dianteira com cdigo de identificao de carroceria. TIPO E NMERO DO MOTOR F - Gravao no bloco do motor. TARA, LOTAO E PESO BRUTO G - Etiqueta fixada na face traseira da porta esquerda (Strada).

4EN0264BR

4EN0265BR

4EN1417BR

A F E

4EN0266BR

*9

B
4EN0267BR

*9 B 00 000 00 00 01 0 00
4EN1415BR

4EN0268BR

g. 1

g. 2

E-1
60355281 - Famlia Fire Br 2009

E a E-20.indd 1

05/03/12 10:55

ETIQUETA ADESIVA DE IDENTIFICAO DA TINTA DA CARROCERIA - fig. 3 A etiqueta adesiva est colada na parte lateral interna da porta direita. Indica os seguintes dados: A - Fabricante da tinta B - Denominao da cor C - Cdigo Fiat da cor D - Cdigo da cor para retoques ou nova pintura

ETIQUETA ADESIVA DE IDENTIFICAO DO FABRICANTE - fig. 4 A etiqueta adesiva est localizada sob o cap do motor.

CDIGO DOS MOTORES VERSES DE CARROCERIA


Cdigo do tipo de motor 310A1011 Cdigo da carroceria

Verses Palio Fire Economy 1.0 8V Flex 3 portas Palio Fire Economy 1.0 8V Flex 5 portas Siena Fire 1.0 8V Flex Strada Fire 1.4 8V Flex Cabine curta Strada Fire 1.4 8V Flex Cabine estendida

171.06L.1

310A1011 310A1011

171.64L.1 172.06L.1

4EN0177BR

4EN1451BR

310A2011 278.03M.201

FIAT AUTOMVEIS S/A Av. Contorno, n 3455, bairro Paulo Camilo Betim-Minas Gerais-CEP: 32.669-900 CGC 16 701 716/0001-56 Indstria Brasileira

310A2011 278.33M.201

E-2

g. 3

fig. 4

60355281 - Famlia Fire Br 2009


E a E-20.indd 2 05/03/12 10:55

MOTOR
DADOS GERAIS
Cdigo do tipo Ciclo Combustvel Nmero de cilindros Nmero de vlvulas por cilindro Dimetro x curso Cilindrada total Taxa de compresso Potncia mxima ABNT regime correspondente Torque mximo ABNT regime correspondente Regime de marcha lenta DISTRIBUIO Admisso: cv/kW rpm kgm/daNm rpm rpm incio antes do PMS fim depois do PMI incio antes do PMI fim depois do PMS mm cm3

Palio Fire Economy 1.0 8V Flex


310A1011 OTTO Gasolina/etanol 4 em linha 2 70,0 x 64,9 999,0 12,15 0,15: 1 Gasolina 73,0/53,7 6250 9,5/93,1 4500 Etanol 75,0/55,2 6250 9,9/97,0 4500

Siena Fire 1.0 8V Flex


310A1011 OTTO Gasolina/etanol 4 em linha 2 70,0 x 64,9 999,0 11,65 0,15: 1 Gasolina 73,0/53,7 6250 9,5/93,1 4500 Etanol 75,0/55,2 6250 9,9/97,0 4500

Strada Fire 1.4 8V Flex


310A2011 OTTO Gasolina/etanol 4 em linha 2 72,0 x 84,0 1368,0 10,35 0,15: 1 Gasolina 85,0/62,6 5750 12,4/121,5 3500 Etanol 86,0/63,3 5750 12,5/122,5 3500

800 50 02 41 42 01 < 0,30%

850 50 02 41 42 01 < 0,30%

850 50 06 48 40 02 < 0,30%

Escapamento: Teor de CO em marcha lenta

E-3
60355281 - Famlia Fire Br 2009
E a E-20.indd 3 05/03/12 10:55

ALIMENTAO/IGNIO Injeo eletrnica e ignio com sistemas integrados: uma nica central eletrnica controla ambas as funes elaborando, ao mesmo tempo, a durao do tempo de injeo (para a dosagem do combustvel) e o ngulo de avano da ignio. Tipo: Multipoint semissequencial indireta. Filtro do ar: a seco, com elemento filtrante de papel; tomada de seleo termosttica. Bomba de combustvel: por imerso, no reservatrio. Presso de injeo:................. 3 bar. Sistema de dosagem da mistura mediante elaborao eletrnica dos dados detectados pelos sensores do ngulo de abertura da borboleta aceleradora e de regime do motor. Ordem de ignio: 1 - 3 - 4 - 2

Modificaes ou consertos no sistema de alimentao, efetuados de maneira incorreta e sem ter em conta as caractersticas tcnicas do sistema, podem causar anomalias de funcionamento com riscos de incndio. LUBRIFICAO Forada, atravs de bomba de engrenagens com vlvula limitadora de presso incorporada. Filtragem do leo mediante filtro de cartucho em vazo total.

ARREFECIMENTO Sistema de arrefecimento com radiador, bomba centrfuga e reservatrio de expanso. Termostato no circuito secundrio para recirculao da gua do motor ao radiador. Termostato de by-pass controlado. Eletroventilador para arrefecimento do radiador com ativao/desativao, regulada por interruptor termosttico situado no radiador.

E-4
60355281 - Famlia Fire Br 2009
E a E-20.indd 4 05/03/12 10:55

TRANSMISSO
EMBREAGEM Monodisco a seco com mola a disco e comando mecnico. CAIXA DE MUDANAS E DIFERENCIAL Com cinco marchas para a frente e marcha a r com sincronizadores para o engate das marchas para a frente. As relaes so:
Palio Fire Economy 1.0 8V Flex

Siena Fire 1.0 8V Flex 4,273 2,238 1,520 1,156 0,872

Strada Fire 1.4 8V Flex 4,273 2,238 1,444 1,029 0,872 3,909

Em 1a marcha Em 2 marcha
a a a

4,273 2,238 1,520 1,156 0,872

Em 3 marcha Em 4 marcha Em 5a marcha

Em marcha a r 3,909 3,909 Grupo cilndrico de reduo e grupo diferencial incorporados caixa de velocidades. As relaes so:
Palio Fire Economy 1.0 8V Flex

Siena Fire 1.0 8V Flex 4,357

Strada Fire 1.4 8V Flex 4,400

Relao de reduo do diferencial

4,357

Nmero de dentes 61/14 61/14 66/15 Transmisso de movimento para as rodas dianteiras atravs de semieixos ligados ao grupo diferencial e s rodas com juntas homocinticas. E-5
60355281 - Famlia Fire Br 2009
E a E-20.indd 5 05/03/12 10:55

FREIOS
FREIOS DE SERVIO Dianteiros: a disco ventilado, com pina flutuante. Traseiros: a tambor, com sapatas autocentrantes. Circuitos hidrulicos cruzados. Servofreio por depresso. Sistema ABS de quatro canais e quatro sensores (opcional). Recuperao automtica da folga devido ao desgaste das pastilhas e lonas de freio. Regulador de frenagem a corte fixo que age no circuito hidrulico dos freios traseiros. FREIO DE MO Comandado por alavanca de mo que age mecanicamente sobre as sapatas dos freios traseiros.

SUSPENSES
DIANTEIRA De rodas independentes, tipo McPherson com braos oscilantes fixados a uma travessa. Molas helicoidais e amortecedores hidrulicos telescpicos de duplo efeito. TRASEIRA De rodas independentes (eixo de toro). Molas helicoidais e amortecedores hidrulicos telescpicos de duplo efeito. Barra estabilizadora (para algumas verses).

DIREO
Volante com absoro de energia (airbag) opcional. Coluna da direo articulada, com absoro de energia e com sistema de regulagem angular de altura. Sistema mecnico ou hidrulico com pinho e cremalheira com lubrificao permanente. Direo hidrulica (para algumas verses). Articulaes com lubrificao permanente. Dimetro mnimo de curva: Palio e Siena........................... 9,8 m Strada................................... 11,0 m Nmero de voltas do volante: 4,13 voltas com direo mecnica 2,77 voltas com direo hidrulica

Nos veculos dotados de direo hidrulica, no virar o volante at o fim de curso (seja para a direita ou esquerda) por mais de 15 segundos, sob pena de danificar o sistema.

E-6
60355281 - Famlia Fire Br 2009
E a E-20.indd 6 05/03/12 10:55

ALINHAMENTO DAS RODAS


RODAS DIANTEIRAS
Palio Fire Economy 1.0 8V Flex

Siena Fire 1.0 8V Flex -30 30 1 34 30 2 20 30 (*) -1 1 mm

Strada Fire 1.4 8V Flex -30 30 0 30 1 30 30 (*) -1 1 mm

Cmber Cster Convergncia (*) Com direo hidrulica RODAS TRASEIRAS

-30 30 1 34 30 2 20 30 (*) -1 1 mm

Palio Fire Economy 1.0 8V Flex

Siena Fire 1.0 8V Flex -30 30 -1,5 1,5 mm

Strada Fire 1.4 8V Flex 0 30 0 0,5 mm

Cmber Convergncia

-30 30 1,5 1,5 mm

E-7
60355281 - Famlia Fire Br 2009
E a E-20.indd 7 05/03/12 10:55

RODAS E PNEUS
Palio Fire Economy 1.0 8V Flex

Siena Fire 1.0 8V Flex 5,0 x 13 5,5 x 14 (*) 165/70R13 79T 175/65R14 82T (*), ou 175/65R14 82H (*) (para algumas unidades)

Strada Fire 1.4 8V Flex 5,5 x 14

Rodas (**)

5,0 x 13 5,5 x 14 (*) 165/70R13 79T 175/65R14 82T (*)

Pneus

175/70R14 88T

(*) Para algumas verses (**) Para algumas verses o estepe em chapa de ao. Estabelecidas as dimenses prescritas, para a segurana da marcha, indispensvel que o veculo esteja equipado com pneus da mesma marca e do mesmo tipo em todas as rodas. ADVERTNCIA: com pneus Tubeless (sem cmara), no usar cmaras de ar. As rodas de liga leve so fixadas com parafusos especficos incompatveis com qualquer roda de ao estampado, exceto com a de reserva.

E-8
60355281 - Famlia Fire Br 2009
E a E-20.indd 8 05/03/12 10:55

SISTEMA ELTRICO
Tenso de alimentao: 12 volts. BATERIA Com negativo em massa. Capacidades
Palio Fire Economy 1.0 8V Flex

Siena Fire 1.0 8V Flex 50 Ah 50 Ah

Strada Fire 1.4 8V Flex 50 Ah 50 Ah

Verso bsica Com ar-condicionado

50 Ah 50 Ah

ALTERNADOR Retificador e regulador de tenso eletrnico incorporado. Incio da carga da bateria assim que o motor ligado.
Palio Fire Economy 1.0 8V Flex Corrente nominal mxima fornecida

Siena Fire 1.0 8V Flex 65 A 90 A (*)

Strada Fire 1.4 8V Flex 70 A 90 A (*)

65 A 90 A (*)

(*) Com ar-condicionado

E-9
60355281 - Famlia Fire Br 2009
E a E-20.indd 9 05/03/12 10:55

O alternador possui um regulador de tenso que incorpora a funo de diagnstico, ou seja, a lmpada de recarga da bateria permanece acesa at 2,5 segundos aps a partida do veculo para leitura do sistema. Se houver algum inconveniente permanente, a lmpada continuar acesa. Neste caso, dirigir-se Rede Assistencial Fiat. Caso no haja nenhum inconveniente permanente no veculo a lmpada apagar e, se a seguir, a chave de ignio for colocada em Stop e novamente em marcha, a lmpada de recarga da bateria no mais acender. MOTOR DE PARTIDA
Palio Fire Economy 1.0 8V Flex Potncia fornecida

Siena Fire 1.0 8V Flex 0,8 kw

Strada Fire 1.4 8V Flex 0,9 kw

0,8 kw

Modificaes ou consertos no sistema eltrico, efetuados de maneira incorreta e sem ter em conta as caractersticas tcnicas do sistema, podem causar anomalias de funcionamento com riscos de incndio.

E-10
60355281 - Famlia Fire Br 2009
E a E-20.indd 10 05/03/12 10:55

DESEMPENHO
Velocidades mximas admissveis, com mdia carga e estrada plana (km/h).
Palio Fire Economy 1.0 8V Flex

Siena Fire 1.0 8V Flex Gasolina 34,5 65,9 97,1 127,6 154,0 37,2 Etanol 34,5 65,9 97,1 127,6 155,0 37,2

Strada Fire 1.4 8V Flex Gasolina 32,4 61,9 95,9 134,6 163,0 33,2 Etanol 32,4 61,9 95,9 134,6 164,0 33,2

1 marcha
a

Gasolina 34,5 65,9 97,1 127,6 156,0 39,3

Etanol 34,5 65,9 97,1 127,6 157,0 39,3

2a marcha 3 marcha
a

4a marcha 5a marcha (*) Em marcha a r

Rampa mxima supervel (*), em primeira marcha e com carga til; estando o veculo j em movimento com o motor em rotao de torque mximo.
Palio Fire Economy 1.0 8V Flex % (*)

Siena Fire 1.0 8V Flex 33,6

Strada Fire 1.4 8V Flex 33,0

33,6

(*) os valores obtidos so de veculos base e os valores podem variar para menos 5%, dependendo dos opcionais do veculo.

E-11
60355281 - Famlia Fire Br 2009
E a E-20.indd 11 05/03/12 10:55

(em mm - veculo vazio) PALIO FIRE ECONOMY 1.0 8V FLEX Volume do porta-malas (norma ISO 3832): - em condies normais: 290,0 , - ampliada, com carga rente aos vidros laterais: 660,0 ,

fig. 5

A 790 E-12

B 2373,0

C 664,0

D 3827,0

E 1433,0

F 1418,0

G 1378,0

H 1634,0

I 1906,0

60355281 - Famlia Fire Br 2009


E a E-20.indd 12 05/03/12 10:55

4EN0467BR

DIMENSES

4EN0467BR

SIENA FIRE 1.0 8V FLEX Volume do porta-malas (norma ISO 3832): - em condies normais: 500,0 , - ampliada, com carga rente aos vidros laterais (banco totalmente rebatido): 920,0 ,
A B D C

F H I

fig. 6

4EN0444BR

E
A 790,0 B 2373,0 C 972,0 D 4135,0 E 1425,0 F 1418,0 G 1378,0 H 1634,0 I 1906,0

Dimenses em mm. E-13


60355281 - Famlia Fire Br 2009
E a E-20.indd 13 05/03/12 10:55

Pick-up (cabine curta) Volume do porta-malas (norma ISO 3832): - superfcie: 2,4 m2. - volume: 1.100 ,.

fig. 7

A 825,0

B 2718,0

C 901,0

D 4444,0

E 1525,0

F 1425,0

G 1390,0

H 1664,0

I 1960,0

L 1090,0

M 1350,0

N 1770,0

Dimenses em mm. E-14


60355281 - Famlia Fire Br 2009
E a E-20.indd 14 05/03/12 10:55

4EN0645BR

STRADA

4EN0645BR

Pick-up (cabine estendida) Volume do porta-malas (norma ISO 3832): - superfcie: 2,0 m2. - volume: 800,0 ,.

fig. 8

4EN0646BR

STRADA

A 825,0

B 2718,0

C 901,0

D 4444,0

E 1559,0

F 1425,0

G 1390,0

H 1664,0

I 1960,0

L 1090,0

M 1350,0

N 1472,0

Dimenses em mm.

E-15
60355281 - Famlia Fire Br 2009
E a E-20.indd 15 05/03/12 10:55

PESOS
Pesos (kg)
PALIO FIRE ECONOMY 1.0 8V FLEX

3 portas Peso do veculo em ordem de marcha (com abastecimentos, roda de reserva, ferramentas e acessrios): Capacidade til incluindo o motorista: Cargas mximas admitidas (*): - eixo dianteiro - eixo traseiro Cargas rebocveis: - reboque sem freio Carga mxima sobre o teto

5 portas

Siena Fire 1.0 8V Flex

Strada Fire 1.4 8V Flex Cabine curta Cabine estendida 1051,0 685,0 860,0 1050,0 400,0 -

920,0 400,0 630,0 690,0 400,0 50,0

940,0 400,0 635,0 705,0 400,0 50,0

1040,0 400,0 700,0 740,0 400,0 50,0

1031,0 705,0 860,0 1050,0 400,0 -

(*) Cargas que no devem ser superadas. de responsabilidade do usurio, a colocao das bagagens no porta-malas e/ ou sobre a superfcie de carga, respeitando as cargas mximas admitidas.

E-16
60355281 - Famlia Fire Br 2009
E a E-20.indd 16 05/03/12 10:55

ABASTECIMENTOS
Palio Fire Economy 1.0 8V Flex litros kg Tanque de combustvel: (*) Includa uma reserva aproximada de: 48 5,5 a 7,5 2,3 0,075 Siena Fire 1.0 8V Flex litros kg 48 5,5 a 7,5 5,1 a 5,3 5,3 a 5,4 2,7 2,0 0,68 0,44 0,54 2,3 2,0 2,3 0,075 Strada Fire 1.4 8V Flex litros kg 58 5,5 a 8,5 5,6 a 5,8 5,8 a 5,9 2,7 2,0 0,68 0,44 0,54 2,3 2,0 2,3 0,075 Produtos homologados (*) Gasolina tipo C ou etanol etlico hidratado combustvel em qualquer proporo 50% de Paraflu UP (vermelho) + 50% de gua pura - SELNIA K PURE ENERGY 5W30 (sinttico) TUTELA CAR EPYX TUTELA CAR GI/A TUTELA MRM 2/L TUTELA TOP 4/S TUTELA TOP 4/S gua pura (**) Gasolina tipo C com teor de lcool etlico anidro conforme legislao vigente

Sistema de arrefecimento do motor: - base 5,1 a 5,3 - com aquecedor e/ou 5,3 a 5,4 ar-condicionado Crter do motor e filtro: Caixa de mudanas/diferencial: Direo hidrulica: Junta homocintica e coifa: Circuito dos freios hidrulicos dianteiros e traseiros: Circuito dos freios hidrulicos com dispositivo antibloqueio ABS: Reservatrio do lquido dos lavadores do para-brisa e do vidro traseiro: Reservatrio de partida a frio 2,7 2,0 0,68 0,44 0,54 2,3 2,0

(*) Valores aproximados, podendo variar de acordo com o plano de inclinao do veculo no momento do abastecimento. (**) Para facilitar e melhorar a limpeza do vidro do para-brisa, recomenda-se adicionar o produto Tutela SC 35 Limpa para-brisas ao lquido do reservatrio do limpador, na seguinte proporo: 25% de Tutela SC 35 Limpa para-brisas + 75% de gua pura.

E-17
60355281 - Famlia Fire Br 2009
E a E-20.indd 17 05/03/12 10:55

NOTAS SOBRE O USO DOS PRODUTOS leo No completar o nvel com leos de caractersticas diferentes das do leo j existente. Combustveis Os motores foram projetados para utilizar gasolina do tipo C com teor de lcool etlico anidro conforme legislao vigente (PROGRAMA DE CONTROLE DE POLUIO DO AR PARA VECULOS AUTOMOTORES e ANP). Para as verses FLEX, foram projetados motores para utilizar gasolina tipo C com teor de lcool etlico anidro ou etanol etlico hidratado combustvel em qualquer proporo.

ADVERTNCIA: o uso de combustveis diferentes dos especificados poder comprometer o desempenho do veculo, bem como causar danos aos componentes do sistema de alimentao, e do prprio motor, que no so cobertos pela garantia. CONSUMO DE LEO DO MOTOR Devido concepo dos motores a combusto interna, para que haja uma boa lubrificao, parte do leo lubrificante consumido durante o funcionamento do motor.

De maneira indicativa, o consumo mximo de leo do motor, expresso em ml a cada 1000 km, o seguinte:

ml a cada 1000 km Palio Fire Economy 1.0 8V Flex Siena Fire 1.0 8V Flex Strada Fire 1.4 8V Flex

300

300

400

ADVERTNCIA: o consumo do leo do motor depende do modo de dirigir e das condies de uso do veculo.

E-18
60355281 - Famlia Fire Br 2009
E a E-20.indd 18 05/03/12 10:55

CARACTERSTICAS DOS LUBRIFICANTES E DOS LQUIDOS


PRODUTOS UTILIZADOS E SUAS CARACTERSTICAS

Tipo

Caractersticas qualitativas dos lubrificantes e fluidos para um correto funcionamento do veculo (*)

Aplicao Crter do motor Caixa de mudanas e diferencial Direes hidrulicas Juntas homocinticas e coifas Freios hidrulicos e comandos hidrulicos da embreagem Sistema de arrefecimento

Lubrificantes para motores Lubrificante sinttico (SAE 5W30) ou de base sinttica a gasolina/etanol (FLEX) (15W40) que atenda s normas API SL e FIAT 9.55535 leo 80W90 para caixa de mudanas e diferenciais. Atende s especificaes API GL-4, FIAT 9.55550 leo de tipo DEXRON II Graxa de bissulfeto de molibdnio base de sabes de ltio, consistncia N.L.G.I. = 2 Fluido sinttico, classe DOT 4 SAE J 1703 Fluido concentrado para sistemas de arrefecimento a base de monoetilenoglicol e um pacote inibidor de corroso de origem orgnica OAT (Organic and Acid Tecnology). Mistura de 50 % com 50 % de gua pura.

Lubrificantes e graxas para a transmisso do movimento

Fluidos para freios hidrulicos Protetor e anticongelante para sistema de arrefecimento

(*) O uso de produtos que no atendam s especificaes informadas poder causar danos e/ou prejudicar o funcionamento do veculo. A Fiat recomenda a utilizao dos produtos homologados descritos na seo abastecimentos, neste captulo. E-19
60355281 - Famlia Fire Br 2009
E a E-20.indd 19 05/03/12 10:55

PRESSO DOS PNEUS


PRESSO DE CALIBRAGEM DOS PNEUS FRIOS kgf/cm2 (lbf/pol2) Com pneu quente, o valor da presso deve ser +0,3 kgf/cm2 ou 4 lbf/pol2 em relao ao valor prescrito.

Palio Fire Economy Com carga mdia - dianteiro: - traseiro: Com carga completa - dianteiro: - traseiro: Roda de reserva

Siena Fire 1.0 8V Flex

Strada Fire 1.4 8V Flex

27 (1,9) 27 (1,9) 31 (2,2) 31 (2,2) 31 (2,2)

31 (2,2) 31 (2,2) 31 (2,2) 34 (2,4) 34 (2,4)

28 (2,0) 28 (2,0) 28 (2,0) 43 (3,0) 43 (3,0)

Obs.: a primeira especificao em lbf/pol2 e a segunda, entre parnteses, em kgf/cm2.

E-20
60355281 - Famlia Fire Br 2009
E a E-20.indd 20 05/03/12 10:55

NDICE ALFABTICO Abastecimento.................A-47, E-17


Abertura de emergncia da tampa do porta-malas..............................A-35 Abertura e fechamento da tampa do porta-malas..............................A-35 ABS............................................A-41 - cuidados................................A-41 Acessrios comprados pelos clientes..................................... B-14 Advertncias gerais para utilizao dos cintos de segurana.............A-8 Airbag........................................A-43 - descrio e funcionamento....A-43 - lado do passageiro.................A-44 - desativao............................A-44 Ajuste do cinto central.................A-8 Alarme.......................................A-47 Alavanca direita.........................A-26 Alavanca esquerda.....................A-25 Alavancas sob o volante.............A-25 Alimentao e ignio.................. E-4

Alinhamento das rodas................. E-7 Alternador.................................... E-9 Alto-falantes...............................A-46 Amarrao de objetos no compartimento de bagagens....A-37 Ampliao do porta-malas.........A-36 Ano de fabricao........................ E-1 Antiplen e carvo ativado-filtro de ar-condicionado...................... D-11 Apoia-cabeas..............................A-4 Aquecimento..............................A-22 Ar-condicionado........................A-23 Ar-condicionado....................... D-17 Arrefecimento............................... E-4 Autorrdio - predisposio.........A-46

Caixa de mudanas e

diferencial.................................. E-5

Calibragem dos pneus................ E-20 Cmbio........................................ B-3 Cmbio e diferencial.................... E-5 Cap do motor...........................A-39 Capota do compartimento de carga...................................A-33 Caractersticas dos lubrificantes e dos lquidos.................................... E-19 Caractersticas tcnicas....................E Carroceria................................. D-18 Centrais eletrnicas................... D-13 Chassi........................................... E-1 Chaves.........................................A-1 - duplicao...............................A-2 Cintos de segurana.....................A-6 - traseiros...................................A-7 Cinzeiro.....................................A-30 Cobertura do porta-malas - para remover.........................A-36 Code - sistema de proteo do veculo.. A-1 Code Card....................................A-1 F-1
60355281 - Famlia Fire Br 2009

Bancos........................................A-3
Bateria...............A-51, D-5, D-12, E-9 - recarga...................................C-17 Bem-vindo a bordo......................... 2 Botes de comando no painel....A-27

F-1 a F-10.indd 1

05/03/12 10:55

Cdigo de carroceria.................... E-2 Cdigo dos motores..................... E-2 Comandos do ar-condicionado..A-23 Comandos no painel..................A-27 Comandos para aquecimento e ventilao................................A-22 Comandos para ventilao.........A-21 Combustveis.............................. E-17 Como aquecer o motor................ B-1 Como manter sempre eficientes os cintos de segurana..................A-10 Como trocar um pneu..................C-2 Compartimento de carga............A-33 Compensao da inclinao dos faris........................................A-40 Comutador de ignio..................A-3 Condicionamento do ar..............A-23 Conhecimento do veculo............... A Conjunto da luz interna... A-29, C-13 Conselho para transporte de carga...................................A-37 Conselhos para a boa conservao da carroceria...... D-18 Conselhos teis para prolongar a durao da bateria.................. D-12 F-2
60355281 - Famlia Fire Br 2009
F-1 a F-10.indd 2

Consideraes importantes.............. 4 Consumo de leo do motor........ E-18 Conteno de gastos de utilizao e poluio ambiental............... B-10 Controles freqentes e antes de longas viagens.......................... B-14 Conversor cataltico trivalente....A-50 Corretor de frenagem eletrnico EBD.........................A-42

Dirigir com segurana.................. B-4 Dirigir com segurana - antes de sair do veculo........... B-4 - dirigir a noite........................... B-5 - Dirigir em estradas no pavimentadas............................. B-7 - dirigir com ABS........................ B-7 - dirigir com chuva.................... B-6 - dirigir em montanha................ B-7 - dirigir na neblina..................... B-6 - em viagem............................... B-5 Dispositivos para reduzir emisses...................................A-50 Duplicao das chaves.................A-2

Dados para identificao do

veculo....................................... E-1

Desativao do airbag do lado do passageiro................................A-44 Desembaamento rpido...........A-22 Desembaamento rpido...........A-24 Desempenho.............................. E-11 Destinao de baterias...............A-51 Diferencial................................... E-5 Difusores orientveis e regulveis.................................A-21 Dimenses................................. E-12 Direo........................................ E-6 Dirigir com economia e respeitando o meio ambiente........................... B-8

EBD - corretor de frenagem......A-42


Econmetro................................A-16 Em caso de acidente - se houver feridos...................C-19 Em emergncia................................ C Embreagem.................................. E-5 Engate para reboques................. B-15 Equipamentos internos...............A-28 Esguichos.................................. D-16

05/03/12 10:55

Espelho retrovisor interno.............A-5 Espelhos retrovisores externos......A-6 Estacionamento............................ B-2 Etiquetas de identificao............. E-2 Extintor de incndio...........D-6, C-20

Hodmetro...............................A-15 Ignio.................................A-3, E-4


Inatividade do veculo................ B-13 Indicador de temperatura do lquido de arrefecimento..........A-16 Indicador do nvel de combustvel..............................A-15 Instalao do autorrdio.............A-46 Instalao do engate para reboques.................................. B-15 Instrumentos de bordo................A-15 Interior do veculo..................... D-21

Limpeza dos bancos e das partes de tecido................................. D-21 Limpeza dos bancos em veludo..................................... D-21 Lquido do sistema de arrefecimento do motor............. D-8 Lquido dos freios...................... D-10 Lquido os lavadores do para-brisa e do vidro traseiro........................ D-9 Lquido para a direo hidrulica.................................. D-9 Longa inatividade do veculo..... B-13 Longas viagens........................... B-14 Lubrificao................................. E-4 Luz externa - se apagar................C-6 Luzes-espia e sinalizaes..........A-17 - Avaria das luzes externas.......A-19 - Avaria do airbag.....................A-18 - Avaria do sistema de injeo.A-17 - Desativao airbag lado do passageiro................................A-19 - Faris altos.............................A-19 - Fiat Code ..............................A-19 - Fludo dos freios insuficiente.A-18 - Freio de mo acionado..........A-18 F-3
60355281 - Famlia Fire Br 2009

Faris........................................A-40
- compensao da inclinao..A-40 - regulagem do facho luminoso.. A-40 Faris de neblina.......A-19, A-27, C-9 Ferramentas para troca de pneu...C-2 Filtro de ar..........................D-5, D-11 - substituio............................D-11 Filtro de combustvel................... D-6 Freio ABS...................................A-41 Freio de mo......................... B-3, E-6 Freios........................................... E-6 Freios de servio.......................... E-6 Funcionamento do Fiat Code.......A-2 Fusveis......................................C-14 - central...................................C-14 - posies.................................C-14 - substituio............................C-16 - vo motor..............................C-16

Lmpadas....................................C-6
Levantadores dos vidros das portas.......................................A-32 Limitadores de carga..................A-12 Limpador /lavador do vidro traseiro.....................................A-26 Limpadores do para-brisa e do vidro traseiro........................... D-16

F-1 a F-10.indd 3

05/03/12 10:55

- Indicador de direo..............A-19 - Insuficiente carga da bateria..A-17 - Insuficiente presso do leo do motor.......................................A-17 - Luzes externas.......................A-19 - Reservatrio de partida a frio...A-19 - Sistema antitravamento das rodas - ABS..............................A-18 - Vidro trmico traseiro............A-19

Para desligar o motor................... B-2 Para remover a cobertura do porta-malas..............................A-36 Pra-sis.....................................A-30 Partes de plstico internas......... D-21 Partida com bateria auxiliar.C-1, C-17 Partida com manobras por inrcia.. C-1 Partida com o motor quente......... B-2 Partida do motor.......................... B-1 Pesos.......................................... E-16 Plano de manuteno programada............................... D-2 Pneus......................................... B-11 -se furar......................................C-2 Porta-luvas.................................A-28 Porta-malas................................A-35 Portas.........................................A-31 Portas laterais.............................A-31 Predisposio para alarme..........A-47 Predisposio para instalao do autorrdio................................A-46 Presso de calibragem dos pneus....................................... E-20 Presso dos pneus............ D-14, E-20

Pr-tensionadores.......................A-11 Produtos utilizados e suas caractersticas........................... E-19 Proteo contra agentes atmosfricos............................ D-18 Proteo do meio ambiente.......A-50 Proteo dos dispositivos que reduzem as emisses.................. B-8

Manuteno do veculo................D
Manuteno programada............ D-1 Modo de dirigir.......................... B-11 Motor........................................... E-3 Motor de partida........................ E-10

Quadro de instrumentos...........A-14 Reboques


- instalao.............................. B-15 Recarga da bateria......................C-17 Recirculao..............................A-24 Regulagem da altura dos cintos de segurana...................................A-7 Regulagem do facho luminoso dos faris........................................A-40 Regulagens personalizadas...........A-3 Relao de transmisso do cmbio....................................... E-5 Reservatrio de combustvel.......A-48

No posto de abastecimento......A-47 OBD......................................... B-10


leo do motor................... D-7, E-18

Painel de instrumentos.............A-13
Palhetas dos limpadores............ D-16 F-4
60355281 - Famlia Fire Br 2009
F-1 a F-10.indd 4

05/03/12 10:55

Reservatrio de gasolina para partida a frio............................. D-9 Rodas e pneus.................... D-14, E-8 Rudos veiculares.......................A-51

- ventilao..............................A-20 Sistema de som..........................A-47 Sistema eltrico............................ E-9 Sistema Fiat Code.........................A-1 Sistema OBD.............................. B-10 Sonda lambda............................A-50 Substituio fora do plano........... D-4 Suspenses................................... E-6

- lanternas traseiras....................C-9 - luz de freio............................C-12 - luz de placa........................... C-11 - luzes de posio......................C-9 - Setas dianteiras........................C-9 Tubulaes de borracha............ D-15

Se apagar uma luz externa.........C-6


Se apagar uma luz interna..........C-13 Se descarregar a bateria.............C-17 Se furar um pneu..........................C-2 Se precisar levantar o veculo.....C-17 - com elevador.........................C-18 - com macaco..........................C-17 Se precisar rebocar o veculo.....C-18 Se queimar um fusvel................C-14 Servios adicionais...................... D-4 Simbologia...................................... 5 Smbolos de advertncia................. 6 Smbolos de obrigao.................... 6 Smbolos de perigo.......................... 5 Smbolos de proibio..................... 5 Smbolos para uma direo correta........................................... 3 Sistema antievaporao..............A-51 Sistema de aquecimento

Uso correto do veculo.................. B


Uso de materiais no nocivos ao meio ambiente.........................A-50 Uso do cmbio............................. B-3 Utilizao dos cintos de segurana...................................A-7

Tampa do reservatrio de

combustvel..............................A-48

Tapetes e partes de borracha..... D-21 Telecomando...............................A-1 Telefones celulares..................... B-14 Tipo e nmero do chassi.............. E-1 Tipos de lmpadas.......................C-6 Tomada de corrente...................A-29 Transmisso.................................. E-5 Transporte de crianas em segurana.................................A-10 Travamento eltrico das portas...A-31 Troca de lmpadas - farol alto..................................C-8 - farol baixo...............................C-8

Velas....................................... D-13
Velocidade para troca de marchas..................................... B-4 Velocmetro................................A-15 Ventilao..................................A-23 Verificao dos nveis................. D-7 Verses flex................................A-49 Vidro traseiro corredio..............A-30 F-5
60355281 - Famlia Fire Br 2009

F-1 a F-10.indd 5

05/03/12 10:55

NOTAS
F-6
60355281 - Famlia Fire Br 2009
F-1 a F-10.indd 6 05/03/12 10:55

NOTAS
F-7
60355281 - Famlia Fire Br 2009
F-1 a F-10.indd 7 05/03/12 10:55

NOTAS
F-8
60355281 - Famlia Fire Br 2009
F-1 a F-10.indd 8 05/03/12 10:55

60355281 - Famlia Fire Br 2009


F-1 a F-10.indd 9 05/03/12 10:55

60355281 - Famlia Fire Br 2009


F-1 a F-10.indd 10 05/03/12 10:55

Se voc deseja entrar em contato conosco, de qualquer parte do Brasil, ligue ou mande um fax para:

Central de Relacionamento Fiat Fone : DDG (0800) 707 - 1000 Fax : DDG (0800) 707 - 1001
FIAT Automveis S.A. Assistncia Tcnica Avenida Contorno, 3455 Bairro Paulo Camilo - Betim - MG - CEP 32669-900 Internet: http://www.fiat.com.br Produzido pela Ark Br

Este veculo est em conformidade com o PROCONVE - Programa de Controle de Poluio do Ar por Veculos Automotores.

60355281 - Famlia Fire Br 2009


Contra Capa.indd 2 05/03/12 10:54

You might also like