You are on page 1of 2

Uma das questes mais importantes relacionadas com a Fiabilidade a forma como deve ser encarada a fiabilidade de sistemas

s no reparveis e a fiabilidade de sistemas reparveis. Define-se, ento, Fiabilidade como a capacidade de um bem desempenhar a sua funo especfica em condies definidas e por um perodo de tempo determinado. A Fiabilidade pode expressar-se atravs da probabilidade de que o bem funcione correctamente nas condies e no perodo de tempo referidos. A fiabilidade dos componentes e dos equipamentos de importncia vital para a definio de polticas de Manuteno, de Segurana e de Qualidade. com o objectivo de definir polticas de Manuteno para os equipamentos e instalaes que se aplicam modelos de Fiabilidade a componentes e equipamentos. Definies de avaria progressiva, sbita (rapidez), parcial, completa (grau), cataltica, por degradao (rapidez e grau), m utilizao, primria, secundria (causas), crtica, maior, menor (consequncias), etc. A definio dos tipos de avarias est tambm relacionada com o estudo da fiabilidade pois a fiabilidade depender do tipo de avarias ou do que se considere como avaria. A funo disponibilidade, A(t), a probabilidade de um item ou equipamento se encontrar operacional no instante t, sabendose que no instante t=0 ele se encontrava operacional.

a Fiabilidade aparece como uma componente da qualidade juntamente com: - caractersticas e desempenhos - manutenibilidade - disponibilidade - durabilidade - segurana de utilizao - caractersticas no poluentes - custo global de posse Esses dados podem ser analisados com vista construo de bancos de dados de Fiabilidade que nos indiquem as avarias sofridas por um equipamento, suas causas, periodicidades, etc. A necessidade da existncia de bancos de dados de Fiabilidade obtidos a partir de experincias no campo advem da necessidade de comparar com os valores tericos as situaes prticas nos

diferentes campos de actividade a fim de se poder continuar a realizao de previses cada vez mais seguras sobre os estados futuros de diferentes tipos de equipamentos desde a instalao ao termo da sua vida til e, at, sobre a prpria durao dessa vida til.

Sistema reparvel um conjunto de elementos em que a ocorrncia de avaria no significa o fim da operacionalidade mas somente uma interrupo dessa mesma operacionalidade. Consideram-se tambm reparveis, embora no sejam encarados como sistemas, todos os items cuja avaria no significa o seu fim de vida (ex.: veio reparvel atravs de soldadura de enchimento).

Um sistema no reparvel um conjunto de elementos que formam um todo que, por razes econmicas ou tecnolgicas, no se reparam ou um item formado por um nico elemento (componente) cuja ocorrncia de avaria significa o seu fim de vida.

You might also like