You are on page 1of 18

Mdulo 4- Design Multimdia

Trabalho realizado por: -Joo Chapouto 1112 n14

ndice

Primeiras formas comunicativas/ exemplos; Quais os suportes fsicos para as primeiras formas comunicativas; Como se obtinha a cor e qual o objectivo de a utilizar nos tempos primitivos; Quais as razes para criar composies artsticas; Indica um exemplo de uma das primeiras e mais importantes manifestaes de design nos tempos medievais; Quem inventou/ reinventou a imprensa e no que consiste; Qual o grande impulsionador do desenvolvimento do design grfico; Qual a funo da publicidade/ exemplos; Com o surgimento dos computadores surgiu a necessidade de criar Interfaces Grficos para os Utilizadores. Inmera a principal razo; Qual a importncia dos designers grficos com a chegada da Internet; Definio; Funo Principal; Grafismo; Exemplos de Grafismo; Conceitos prprios de design grfico.

Primeiras formas comunicativas/exemplos


As primeiras formas comunicativas foram atravs de elementos visuais. Antes de desenvolverem a expresso o homem utilizava o seu corpo para fazer gestos para comunicar.

Quais os suportes fsicos para as primeiras formas comunicativas


Os suportes fsicos para as primeiras formas comunicativas eram a partir de meios modelar como por exemplo os desenhos em pedra e pinturas rupestres.

Como se obtinha a cor e qual o objectivo de a utilizar nos tempos primitivos


A cor obtinha-se por diferentes tipos de pigmentos naturais e o objectivo era dar um maior colorido e expresso s obras.

Quais as razes para criar composies artsticas


O objectivo ganhar poder comunicativo, beleza e clareza.

Indica um exemplo de uma das primeiras e mais importantes manifestaes de design nos tempos medievais

A primeira manifestao de design foi o Incunbulo medieval.

Quem inventou/ reinventou a imprensa e no que consiste


Quem inventou a imprensa foi Johann Gutenberg e consiste em reproduzir em grandes quantidades e de forma cmoda um original.

Qual o grande impulsionador do desenvolvimento do design grfico


O grande impulsionador do design grfico foi a Revoluo Industrial.

Qual a funo da publicidade/ exemplos


A funo da publicidade fazer chegar aos consumidores mensagens especficas que lhes convencessem de que um produto melhor que os outros.

Com o surgimento dos computadores surgiu a necessidade de criar Interfaces Grficos para os Utilizadores. Inmera a principal razo;
A principal razo isolar o usurio das consideraes tcnicas e processos internos dos programas

Qual a importncia dos designers grficos com a chegada da Internet


Com a entrada em cena da Internet e as pginas web, tornou-se ainda mais patente a defasagem dos designers grficos com o novo meio.

Definio
O Design Grfico permite projectar, coordenar, seleccionar e organizar uma srie de elementos para produzir objectos visuais destinados a comunicar mensagens especficas a determinados grupos.

Funo Principal
A funo principal era transmitir uma informao por meio de composies grficas que chegam ao pblico destinatrio atravs de diferentes suportes.

Grafismo
uma unidade por si mesma, composta por uma infinidade de elementos diferentes.

Exemplos de Grafismo

Elementos grficos simples: pontos e linhas de todo tipo (livres, retas, quebradas curvas, etc.) Elementos geomtricos, com ou sem contorno: polgonos, crculos, elipses, ovais, etc. Tipos: letras de diferentes formas e estrutura, utilizadas para apresentar mensagens textuais. Grficos vrios: logotipos, icones, etc. Ilustraes Fotografias Qualquer outro elemento visual apto para comunicar uma mensagem.

Conceitos prprios de design grfico


Os agrupamentos: conjuntos de elementos relacionados mediante proximidade, semelhana, continuidade ou simetrias. A forma: forma de cada elemento grfico isolado e dos agrupamentos de elementos. Os contornos: partes limtrofes dos elementos, que permitem distingui-los dos demais e do fundo, podendo estar definidos mediante border, mudanas de cor ou mudanas de saturao. A localizao: lugar que ocupa cada elemento grfico ou agrupamento deles no espao do grafismo. O tamanho: tamanho relativo de cada elemento grfico com respeito aos que lhe rodeiam. Escalas. A cor: cor de cada elemento individual, cores de cada agrupamento de elementos, conjunto total de cores usado em um grafismo, disposio relativa dos elementos com cor e harmonia entre cores. O contraste: intensidade de visualizao de cada elemento com relao aos que lhe rodeiam e ao grafismo completo. O equilbrio: cada grafismo implica um sistema de referncia espacial que consegue um nvel de equilbrio maior ou menor. A simetria : disposio espacial regular e equilibrada dos elementos que formam a composio grfica.

You might also like