You are on page 1of 4

REDAES DE APROVEITAMENTO 1) UM DISCURSO SOBRE AS CINCIAS - DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS 2) LA INVESTIGACION CIENTIFICA - DE MARIO BUNGE Ambos os textos possuem

significativa relevncia para o meu projeto de pesquisa. Primeiramente o texto de Boaventura traz importantes informaes sobre a fase de transio a que estaramos vivenciando, no contexto da cincia. Na opinio deste autor, comea a fazer sentido a distino entre cincias naturais e cincias sociais. Uma das bases para um projeto de dissertao de mestrado a sua importncia no campo do conhecimento , denotando quais so as contribuies que ela proporcionar no mbito da vida social. Neste sentido, o tema e o enfoque do meu anteprojeto apresentam grande relevncia para a rea jurdica criminal. Naquilo que se refere opinio de Bunge, ele prope a sistematizao do pensamento e aduz que a verdade cientfica no absoluta, e, ainda que se modifique, autocorrigvel. Assim, como o projeto tem por finalidade analisar a aplicao das Medidas Alternativas Penais em substituio ao Direito Penal Clssico, que opta pela privao da liberdade, e na esfera dos crimes de menor potencialidade danosa, busca-se averiguar a utilidade das Medidas Alternativas, ao mesmo tempo em que se estuda a eficcia do princpio da interveno mnima, luz da teoria do Garantismo, partirei de uma base jurdica cientfica que talvez no se encaixe no modelo apresentado por Bunge, mas que por ele ser confrontado.

QUESTES E RESPOSTAS I) Tendo em vista a leitura dos dois textos, quais os fundamentos epistemolgicos que possibilitam a constituio de prticas metodolgicas plurais no desenvolvimento de uma pesquisa jurdica? Resposta:

Inicialmente, cumpre registrar que, analisando as propostas dos dois textos, sob um vis critico de um em relao ao outro, enquanto o texto de Boaventura traz a ideia de que o conhecimento cientfico visa constituir-se em senso comum, Bunge, por sua vez, considera que o senso comum, na verdade, nos traz somente uma conformao em relao s dvidas , haja vista que o senso comum intuio, e no usa lgica. Para Bunge, necessrio fazer uma sistematizao do pensamento, utilizando-se de uma tcnica geral cientfica, com a delimitao do tema a ser estudado. Para Boaventura, a cincia moderna desvaloriza o senso comum, enquanto a ps-moderna o valoriza. Assim, o pensamento de Bunge contraria o pensamento de Boaventura. Enquanto para este, o pensamento cientfico se prope a ser um conhecimento de senso comum, para Bunge, o conhecimento comum, que ele chama de ordinrio, o que no cincia. Boaventura critica a matemtica e considera-a incompleta. Ele ainda faz uma especulao acerca do paradigma emergente, e aduz que como ainda vivemos e vivenciamos o paradigma emergente, no saberemos quais as consequncias a longo prazo. Para Bunge, a verdade cientfica no absoluta e as pseudo cincias so as bases do senso comum. Acrescente-se que ele pode ser considerado cartesiano, haja vista a sua tcnica de pesquisa.

II) Na viso de BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS, quais so os sinais de que o modelo de racionalidade cientfica atravessa uma crise em seus fundamentos principais? Resposta: Segundo o autor, vivemos numa fase de transio naquilo que respeita ao conhecimento cientfico. Aquela cincia que conserva o modelo da racionalidade a partir das cincias naturais, essencialmente objetiva, de carter global e totalitrio, que nega os outros modelos de conhecimento que esto fora dos seus padres metodolgicos e dos seus princpios epistemolgicos tem convivido com um modelo antagnico, de natureza subjetiva, que prima pelo conhecimento prudente para uma vida decente, nas palavras de Boaventura (p. 13)

Ao tratar da crise do paradigma dominante de cincia, Boaventura considera que esta crise irreversvel e que h, apenas, uma especulao acerca do novo paradigma que surgir dessa revoluo. Segundo o autor, Einstein foi o responsvel pelo impacto sofrido pelo paradigma da cincia moderna, mas ele mesmo parece no ter admitido isto. Foi Einstein quem

relativizou o rigor das leis de Newton no domnio da astrofsica, causando um descompasso entre o modelo anterior ao de Einstein. Como possumos um conhecimento limitado, as leis da fsica so, na verdade, leis probabilsticas, que demonstram resultados aproximados. A partir do momento em que se consideram as leis da natureza como pautadas nas formalidades matemticas, pelo rigor da matemtica carecer de fundamento, segundo Gdel, possvel questionar e tambm redefinir o rigor da matemtica. Novas ideias surgiram a partir dos estudos das condies sociais, dos contextos culturais e dos modelos organizacionais da investigao cientfica que passou a ocupar um papel relevante na reflexo epistemolgica. Mesmo tendo a cincia adquirido rigor nos ltimos quarenta ou cinquenta anos, esta mesma cincia parece ter perdido a capacidade de auto-regulao. A cincia, a partir da industrializao se mostrou ligada ao poder econmico, social e poltico, que passaram a interferir diretamente na definio das prioridades cientficas. Dois so os efeitos catastrficos relacionados industrializao da cincia: um deles foi a relao de poder dos cientistas mais extratificada, ao tempo em que conduziu proletarizao de parcela dos cientistas; outro efeito foi o de que dificultou, quando no impossibilitou o acesso ao equipamento, para a produo desenvolvimento cientfico e tecnolgico, entre os pases centrais e os pases perifricos.

III)

Na viso de MRIO BUNGE, explique para que finalidades se empregam os

mtodos cientficos e as vrias tcnicas da cincia.

Diferente do que se v em relao ideia de Boaventura de Souza Santos, naquilo que se refere ao conhecimento e mtodo cientfico, para Mario Bunge, atravs da teoria da investigao que o mtodo cientfico deve se pautar. Existem algumas etapas bsicas para a investigao, na ideia de Bunge: a primeira delas a que exige que sejam elaboradas perguntas bem formuladas e frutferas; a segunda, que se deve conceber ambos fundados e comparvel com a experincia de responder s perguntas, 3) derivar consequncias lgicas das conjecturas, 4) tcnicas para testar as hipteses; 5) sujeitando sua vez contrastar estas tcnicas para a relevncia e a f que merecem; 6) realizar o contraste e interpretar seus resultados; 7) estimar a pretenso de verdade da adivinhao e da fidelidade das tcnicas e 8) para determinar os domnios em que as hipteses e tcnicas, e formular novos problemas criados pela pesquisa. O pensamento de Bunge se ope, neste termo em sentido diametralmente oposto ao pensamento de Boaventura de Sousa Santos. Enquanto para este, o pensamento cientfico se prope a ser um conhecimento de senso comum, para Bunge, o conhecimento comum, que ele chama de ordinrio, o que no cincia. Para o autor, as bases do conhecimento cientfico so a objetividade e a racionalidade. A impessoalidade uma das caractersticas do conhecimento cientfico e tem por objeto algo emprico ou conceptual. Para se pesquisar, necessrio partir de uma objetividade, ou uma objetificao do assunto investigado. Atuar de forma racional intrnseca construo da cincia. Diferente do que se observava no passado, quando o pesquisador partia procura de um mtodo universal, que servisse para qualquer disciplina ou rea de conhecimento, atualmente o mtodo varivel, conforme aquilo que se pretende formular e pesquisar. por isso que se fomentou a diversificao dos mtodos a serem empregados nas diversas reas. Para Bunge, caractersticas da pessoa do investigador poderia influir no sucesso da cincia, a exemplo do talento ou da dedicao. A cincia posta num patamar elevado em relao aos demais ramos do conhecimento. A cincia no poderia ser afastada em detrimento dos conhecimentos no cientficos. A religio e a tica, partindo desta premissa, esto abaixo da cincia, para Bunge.

You might also like