You are on page 1of 2

A LINGUAGEM VERBAL E A LINGUAGEM NO-VERBAL

2
CONTEDO PROGRAMTICO

PROF:. EQUIPE
IMPACTO: A Certeza de Vencer!!!

02
Tente desvendar este mistrio.

LU 100310 PROT: 3115

_________________________________________________________

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

UMA IMAGEM VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS Voc, certamente, j ouviu a expresso citada neste subttulo e deve saber que ele se confirma quando se trata de interpretar textos como a publicidade ao lado. Observe que nela, a fora da mensagem consiste em realar a potncia da mquina de lavar, atravs do exagero da imagem, em que a personagem est mergulhada em molho. Ora, o que seria o pesadelo de qualquer dona-de-casa, torna-se fcil ao se utilizar o produto anunciado.O fato que um leitor competente deve estar apto a decodificar a mensagem expressa atravs de uma imagem, lendo seus explcitos e seus implcitos. LEITOR PREFERENCIAL - O QUE ISTO? No momento da produo de um texto, o autor cria um modelo mental do tipo de leitor que gostaria de atingir e, baseando-se neste modelo, faz todas as outras escolhas lingusticas, tais como o modelo textual a ser utilizado, o tipo de linguagem mais adequado inteno comunicativa etc.

CONTEDO - 2011

Existem vrias formas de comunicao. Quando o homem se utiliza da palavra, ou seja, da linguagem oral ou escrita,dizemosqueeleestutilizandoumalinguagemverbal, pois o cdigo usado a palavra. A linguagem verbal a forma de comunicao mais presente em nosso cotidiano, masnoanica.Observeagoraasimagensaolado

Voc notou que tanto na imagem 1 quanto na imagem 2 no h presena da palavra? O que est presente outro tipo de cdigo. Apesardehaverausnciadapalavra,nstemosumalinguagem,pois podemos decifrar mensagens a partir das imagens. O tipo de linguagem,cujocdigonoapalavra,denominase linguagem no verbal,nela,usamseoutroscdigos(odesenho,adana,ossons,os gestos, a expresso fisionmica, as cores etc.) para expressar a mensagemdesejada.

QUANDO A IMAGEM UM TEXTO

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

Voc j deve ter observado, durante a leitura de jornais e revistas, que h textos cujo sentido nasce da associao entre a linguagem no verbal e os fatos a que fazem referncia. A este modelo textual chamamos de charges. Em outros, a associao entre a linguagem no verbal e a linguagem verbal que produz o sentido, este o caso dos quadrinhos.

A charge um desenho humorstico, geralmente veiculado pela imprensa e tendo por tema algum acontecimento atual, que critica por meio da caricatura, uma ou mais personagens envolvidas. Nela, imperativo a associao do contexto com o momento histrico vivido.

Nos quadrinhos, observe como perfeita a integrao entre a linguagem verbal e a no-verbal, alm da presena de um fio narrativo que conduz a ideia central do texto, podendo ou no levar reflexo acerca do assunto tratado.

. Quino. In: www.clube


da Mafalda.com.br

A foto mostra uma mmica, atravs da feio do protagonista tem um significado, uma mensagem. Aqui ocorre linguagem no-verbal.

___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________
CONTEDO - 2010

O semforo um exemplo de linguagem no-verbal. Um objeto capaz de interferir na vida do ser humano de forma to extraordinria, onde o sentido das cores

___________________________

REVISO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!!

You might also like