You are on page 1of 3

Nmero 43, 13 de dezembro de 2006

GPME retoma trabalhos no Sistema Ona Parda - Morro Preto - Couto


Por Ericson Cernawsky Igual e Leda Zogbi - GPME

Sistema Ona Parda - Morro Preto - Couto, ao lado do Lajeado, PETAR, uma regio onde o GPME - Grupo Pierre Martin de Espeleologia, trabalhou muito no passado, com o grande auxilio do Sr. Joaquim Justino (JJ), mas que ficou esquecida por mais de 10 anos. Este ano o grupo resolveu retomar os trabalhos na regio. Uma primeira expedio de reconhecimento foi organizada em 19 de novembro, com a participao de 9 integrantes do grupo. Na ocasio, a trilha que corta longitudinalmente toda a Serra da Ona Parda, do Rio Bethary, at o Paredo da Ona Parda, foi completamente registrada no GPS, e foram

reencontrados inmeros abismos e grutas, alem da descoberta de 3 novos abismos, ainda no explorados. No dia 09 de dezembro, foi realizada uma nova investida em reas prximas ao
Renato Dias de Souza

Paredo da Ona Parda, com a participao de 5 integrantes do grupo com o objetivo de reencontrar a Gruta

Quat, a primeira gruta descoberta pelo GPME na regio, em 1987. Durante a busca, 3 novas grutas foram descobertas e exploradas parcialmente, ficando suas completas exploraes para a ocasio dos levantamentos topogrficos. Felizmente, a atividade foi coroada com xito e seu objetivo cumprido com a localizao da Gruta Quat, no final do dia. Com certeza, trata-se de uma regio promissora, com potencial para inmeras descobertas. As 40 cavidades conhecidas na regio esto longe de revelar seu completo potencial e muitos enigmas sobre o sistema, que tem a Gruta Morro Preto Couto como ressurgncia, ainda precisam ser desvendados.

Espeleo 2007 - 20 anos da T oca da Boa Vista


de janeiro prximos. O Espeleo 2007, segundo encontro tcnico da Redespeleo Brasil, celebrar os 20 anos de explorao, mapeamento e estudos na Toca. O evento ser realizado no povoado de Laje dos Negros, norte do estado da Bahia.

sto encerradas as inscries para o Espeleo 2007, evento organizado pelo Grupo Bambu de Pesquisas Espeleolgicas e apoiado pela Redespeleo Brasil. Cerca de 50 pessoas tero a oportunidade de participar de atividades espeleolgicas diversas na Toca da Boa Vista (e sua vizinha, a Toca da Barriguda), as maiores e mais espetaculares cavernas brasileiras entre os dias 27 de dezembro e 02

CECAV, Centro Nacional de Estudo, Proteo e Manejo de Cavernas, promoveu em Braslia, entre os dias 19 e 29 de novembro, seu 9 Encontro Tcnico. Este evento reuniu os integrantes do CECAV alocados em seus vrios ncleos regionais, alm da sede em Braslia. Palestras e atividades de campo fizeram parte da rica programao do evento. Maiores informaes podem ser encontradas no web site do CECAV. Fonte: www.ibama.gov.br/cecav.
Divulgao

CECAV realiza 9 encontro tcnico

GPME organiza curso bsico sobre GPS


Por Dennys Corbo - GPME

PS um aparelhinho cada vez mais presente em nosso cotidiano, graas principalmente eliminao do erro "Selective Availability" (SA) - disponibilidade seletiva - em 02/05/2000. Antes desta data, apenas os militares norte-americanos podiam contemplar em um GPS porttil uma coordenada com erro reduzido, restando a ns, civis, um erro de quase 100 metros nas leituras de longitude e latitude. Felizmente estes so tempos passados. Desde ento, inmeros modelos de GPS surgiram, cada qual com seu "pacote de recursos" para atrair um determinado nicho consumidor. A Garmin produz hoje duas grandes famlias de GPS que fazem os olhos dos aventureiros brilharem: a famlia eTrex (mais compactos) e a famlia GPSMap (visores maiores). Dentro de cada uma destas famlias os diferentes modelos nos deixam malucos no momento da compra, uma vez

que os preos oscilam bastante com cada recurso adicionado. Mesmo entre os espelelogos integrantes do GPME que compraram GPS os modelos variam bastante. Com a crescente aquisio de aparelhos, decidimos organizar um curso enfocando principalmente o uso de recursos bsicos como plotagens de pontos, trilhas e navegao aplicados ao PETAR, regio bastante desfavorvel para o uso de GPS devido vegetao densa e relevo acidentado. Um total de 25 pessoas participaram do curso, que teve a parte terica ministrada dia 14 de novembro na sala de aulas do Grupamento dos Bombeiros da Vila Mariana, local onde so realizadas nossas reunies mensais. A parte prtica foi realizada no dia 15 de novembro na Serra do Mar, em um espao gentilmente cedido pela subprefeitura de Paranapiacaba. L, todos puderam sentir na prtica as facilidades e dificuldades de cada equipamento.
Adilson Macari

Ruptura de barragem em rea crstica pode provocar catstrofe

barragem de Wolf Creek, no Estado norte americano de Kentucky, tem provocado crescentes preocupaes a gelogos e engenheiros. A barragem foi construda sobre calcrios e tem sofrido vazamentos. Caso a barragem rompa, uma vasta rea a jusante ser inundada, causando prejuzos irreparveis. Especialistas argumentam que, apesar de existirem vazamentos, a possibilidade de uma ruptura remota. Um estudo detalhado orado em 300 milhes de dlares est sendo encomendado pelas autoridades. Em caso de colapso, o prejuzo estimado, somente para a metrpole de Nashville, seria da ordem de 2,4 bilhes de dlares, com cerca de 10 mil residncias sofrendo inundao. Ambientalistas protestam pelo fato de no ter havido uma clara divulgao dos perigos para a comunidade local, a mais prejudicada no caso de uma catstrofe ambiental. Fonte: Tennessean.com 02/11/2006.

Nascente na Flrida seca misteriosamente


melhor entender a hidrogeologia da nascente. At o presente momento, existem diversas hiptese que tentam explicar o secamento da nascente. Alguns postulam que um terremoto a cerca de 400 km de distncia poderia ter causado o desmoronamento de uma das galerias subterrneas que conduz a gua at a nascente. Outros atribuem o secamento a sondagens para minerao ou construo, que teriam provocado o suposto colapso. As futuras pesquisas tentaro explicar este interessante fenmeno. Fonte: Tallahassee Democrat 24/10/2006.

Explorada a quarta mais longa caverna subaqutica da Austrlia


regio de Nullarbor Plain continua a ser uma meca para o espelemergulho. Desta feita, os espeleomergulhadores Alan Polini e Paul Hosie prosseguiram a explorao e mapeamento de Burnabbie Cave. Cerca de 500 m de novas galerias foram exploradas, fazendo com que a caverna atingisse 2.750 m de extenso. Existem ainda muitas galerias laterais a serem checadas. A expedio foi particularmente dificultada por diversas restries (dez no total) que exigiam que o equipamento fosse removido para possibilitar a passagem. Os mergulhos tiveram uma durao mdia de 3 a 4 horas. Fonte: Email Paul Hosie 07/11/2006.

pring Creek, a maior nascente do estado americano da Flrida secou misteriosamente h cerca de seis meses. Este fato tem alarmado os moradores locais e intrigado os cientistas. Spring Creek , na verdade, um conjunto de cerca de 14 nascentes prximas ao oceano, estando sujeitas influncia das mars. Alm de parar de fluir, observou-se que uma das maiores nascentes funciona ocasionalmente como sumidouro. O governo planeja investir cerca de 70 mil dlares em um estudo para

Cientistas decifram genes do homem de Neandertal


tir de um osso com 38 mil anos. As duas pesquisas, realizadas a partir do DNA de fssil encontrado em 1980 na gruta croata de Vindija, perto de Zagreb, chegam a concluses bastante similares. As anlises, publicadas na revista britnica Nature e no jornal americano Science, concordam em afirmar que no se detectou uma mestiagem entre nossa espcie e a dos Neanderthal, um dos temas preferidos durante os ltimos anos entre os antroplogos. Segundo uma das equipes, o grande divrcio entre o Neanderthal e o Homo sapiens aconteceu h 516 mil anos, enquanto que o outro grupo de cientistas o situa em 370 mil anos. Fonte: terra.com.br 15/11/2006.

s antroplogos do Instituto Max Planck anunciaram nesta quarta-feira que decifraram importantes gentipos (conjuntos de genes) do homem de Neardenthal, em Leipzig, na Alemanha. A descoberta levou duas equipes de cientistas a conclurem que os ancestrais do Neanderthal se separaram de nossos antepassados h meio milho de anos, depois de uma longa coexistncia. O material gentico foi obtido a par-

Espeleomergulhador italiano falece na Suia

Revista O Carste lana novo nmero


relato do Projeto Juvenal, descrevendo as trs fases do projeto e as dificuldades tcnicas da escalada artificial.
Divulga o

anado mais um nmero d'O Carste, revista trimestral publicada pelo Grupo Bambu de Pesquisas Espeleolgicas (volume 18 nmero 2). A edio de 37 pginas uma edio especial, dedicada ao PETAR, Parque Estadual Turstico do Alto Ribeira, contendo os seguintes artigos: - Roberto Brandi e Helio Shimada fizeram um levantamente histrico minucioso sobre o Ncleo Caboclos e o seu papel na histria das mineraes, no estudo das cavernas e nos primrdios do PETAR. - Daniel Menin, por sua vez, faz um

Divulgao

espeleomergulhador italiano Mauro Campini, de 40 anos, faleceu durante mergulho na ressurgncia Bossi, prxima a Lugano na Suia. O corpo de Campini foi encontrado a 89 metros de profundidade. Campini, experiente mergulhador, havia participado de alguns dos projetos internacionais da Akakor, grupo bem conhecido na espeleologia brasileira. Fonte: Scintilena 30/10/2006.

O Carste uma publicao do Grupo Bambu de Pesquisas Espeleolgicas. A assinatura anual de R$25,00 e pode ser obtida atravs de www.bambui.org.br.

Divulgao

Novo nmero do Desnvel Eletrnico lanado


um texto de Guy Collet sobre a expedio histrica de 1974 gruta de So Mateus, Gois; um artigo sobre tcnicas de travessia de abismos com recuperao de cordas, por Eduardo Portella; um artigo sobre mapeamentos de trilhas no PETAR, por Ricardo Martinelli e a apresentao de diversos mapas de grutas da Serra da Bodoquena, feitos em parceria com diversos grupos, sob a coordenao do GESB - Grupo de Espeleologia Serra da Bodoquena. O desnvel pode ser acessado em: http://www.upecave.com.br/desnivel/ Desnivel_2006_01.pdf.

UPE, Unio Paulista de Espeleologia, lanou o quinto nmero de seu boletim eletrnico, Desnvel, referente ao perodo de janeiro a julho de 2006. A edio de 22 pgina tem inmeros artigos, com destaque para

Expediente
Comisso Editorial: Augusto Auler, Ericson C. Igual, Leda Zogbi, Luis Fernando S. Rocha, Renata Andrade, Renata Shimura. Diagramao: Carlos H. Maldaner. Logotipo: Daniel Menin. Artigos assinados so de responsabilidade dos autores. Artigos no assinados so de responsabilidade da comisso editorial. A reproduo de artigos aqui contidos depende de autorizao dos autores e deve ser comunicada REDESPELEO BRASIL (conexao@redespeleo.org). Conexo Subterrnea pode ser repassado, desde que de forma integral, para outros e-mails ou listas de discusso.

You might also like