You are on page 1of 17

Universidade Federal de So Paulo

Instituto de Cincias Ambientais, Qumicas e Farmacuticas ICAQF. Departamento de Cincias Exatas e da Terra DCET

Determinao da Constante de Planck, conforto trmico e Lei de Stefan-Boltzmann

Unidade Curricular Fsica IV Professora Sarah Alves

Grupo: Leandro Marques Bosso Nathlia Romanzini Bastos Priscila Yukari Yokoya Rodolfo Lopes Ribeiro ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________

Turma B Engenharia Qumica

Diadema SP 2013

Resumo
Na primeira parte do experimento, aps a montagem do circuito conforme as especificaes do roteiro, variou-se a tenso para descobrir qual dos dois LEDs, verde ou vermelho, acendia primeiro. Em seguida, determinou-se a corrente mnima necessria para se observar a menor intensidade luminosa em cada uma das lmpadas. Por fim, aumentou-se a tenso de 0,2 em 0,2 V e anotou-se a respectiva corrente para cada um dos dois LEDs. Na segunda parte do experimento, iluminou-se cada uma das faces de um cubo de Leslie com uma lmpada convencional, marcando a temperatura a cada 30 segundos. Por fim, ebuliu-se gua que foi colocada dentro desse mesmo cubo. Aguardou-se o tempo necessrio para que o sistema entrasse em equilbrio trmico e determinou-se, utilizando um termmetro de infravermelho, a temperatura em cada uma das faces do cubo.

1. Introduo
Este experimento buscou a determinao experimental da constante de Planck e tambm entender como funcionam os diodos semicondutores. Tambm buscou verificar como a cor e o acabamento influenciam na absoro e emisso de energia. Estudos sobre difrao, polarizao e interferncia mostraram que considerar a luz como um conjunto de partculas no era capaz de explicar estes e outros fenmenos. Chegou-se, ento, que a luz tambm deveria ser considerada uma onda eletromagntica. Assim, foi estabelecida a dualidade onda-partcula e sabe-se, tambm, que esses fenmenos ocorrem por conta da natureza quntica da radiao. (1) Einstein postulou, ento, que a luz era formada por pacotes de energia, que foram denominados ftons, ou, tambm, quanta. (1) A energia do fton nada mais que uma constante h multiplicada pela frequncia f, chegando que, no vcuo:

E h. f

Equao 1

Sabe-se, tambm, que:

Equao 2

Substituindo a Equao 2 na Equao 1, chega-se na Equao 3.

h.c

Equao 3

Na Equao 1 e na Equao 3 aparece a constante h, que denominada Constante de Planck, cujo valor conhecido atualmente 6,6260693(11).10-34 J.s, ela dada pela Equao 4:

e.Vmn . c

Equao 4

em que: e = carga elementar (1,6.10-19 C); Vmn = tenso mnima para acender o LED; = comprimento de onda do LED; c = velocidade da luz no vcuo (3.108 m/s) Foi verificado, tambm, o efeito fotoeltrico, que consiste na emisso dos eltrons da superfcie quando a luz incide sobre ela. Isto acontece porque a luz fornece energia na forma de ftons para os eltrons da superfcie, que passam a ter uma energia maior que quela que a prende ao ncleo, sendo, portanto, ejetada. Percebeu-se, sobre esse assunto, que no h emisso de nenhum eltron quando a frequncia de incidncia da luz inferior a um dado valor, caracterstico para cada material. Essa frequncia mnima para ejeo de eltrons foi denominada frequncia de corte. Comprova-se que a Mecnica Quntica bem mais adequada para explicar os fatos observados na anlise do tomo porque, no era de se esperar, na fsica clssica, que houvesse uma frequncia de corte. Esta rea da fsica tambm se mostra equivocada porque ela previa que ao incidir um feixe de luz demoraria um determinado tempo para que os eltrons fossem ejetados da superfcie; no entanto, experimentos mostram que a partir do momento em que a luz incide com uma frequncia acima da de corte, h a ejeo instantnea do eltron. (1) Esse tipo de fenmeno, a retirada do eltron de uma dada rea pode acontecer ou no, mas nunca ocorre parcialmente. Chega-se, ento, numa funo trabalho () que a energia mnima necessria para que o eltron seja removido. (1) Sabendo que a energia cintica mxima dos fotoeltrons dada pela Equao 5, e utilizando simultaneamente a lei da conservao da energia, encontrou-se que a energia cintica mxima de um eltron removido nada mais que a subtrao da energia fornecida ao eltron e a funo trabalho, apresentada na Equao 6. (1)

1 2 K mx mvmx eV0 2
em que: V0 = potencial de corte.

Equao 5

K mx h. f

Equao 6

Unindo as Equao 5 e Equao 6, finalmente chega-se equao do efeito fotoeltrico, mostrada na Equao 7.
e.V0 h. f

Equao 7

Vale ressaltar que a unidade mais frequente da funo trabalho e das energias dos eltrons eltron-volt (eV), cuja transformao para a unidade joule (J) dada pela Equao 8.
1eV 1,602 .10 19 J

Equao 8

Tendo como base da relatividade especial, qualquer partcula que possua energia tem tambm momento linear. E, sabe-se que, o momento linear (p) dado pela razo da energia (E) pela velocidade da luz (c). A direo e o sentido do momento so os mesmos da propagao da luz. Usando a Equao 1 e a Equao 2, chegaremos relao mostrada na Equao 9. (1)

E h. f h c c

Equao 9

Bohr props que o tomo possui nveis de energia e isso implica que a energia no pode ter valores intermedirios entre eles. O tomo permanece normalmente no estado fundamental, que o estado no qual a energia interna mnima. Quando se fornece energia para o tomo, no entanto, o mesmo passa para os estados denominados excitados. (1) Quando ocorre a emisso de ftons, consequentemente, a energia do tomo varia proporcionalmente com a energia do fton. Como a emisso dada pela energia inicial (Ei) menos a energia inicial (Ef), e relacionando isso com a Equao 1 e a Equao 3 chega-se a relao mostrada na Equao 10.

h. f

h.c

Ei E f

Equao 10

O LED um diodo emissor de luz formado por dois semicondutores, um p e um n; e o LED, quando percorrido por corrente eltrica, emite luz. Assim, ele se utiliza do efeito fotoeltrico no sentido contrrio. A emisso de luz ocorre porque h uma recombinao dos eltrons em abundncia do lado n com os buracos em p. Assim, essa mudana provoca nos eltrons uma diminuio da banda de valncia atravs da energia denominada Eg, e dada pela Equao 11. (2)

h. E g

Equao 11

em que: h = constante de Planck; = frequncia de emisso.

2. Materiais e Mtodos
2.1.Materiais Utilizados 2.1.1. Primeira parte (Parte A e B)
Conjunto Tavolaro para Constante de Planck; Fonte de alimentao CC; Dois multmetros; Trs conexes VM com pinos banana; Trs conexes de fio PT com pinos banana; Chave liga-desliga.

2.2.Procedimento Experimental 2.2.1. Primeira parte


PARTE A

Primeiramente, ligou-se a fonte de alimentao ajustada para no mximo 3 VVC na chave liga-desliga; que por sua vez foi conectada ao conjunto Tavolaro. Esse conjunto foi, ento, ligado ao multmetro regulado para medir tenso contnua. Os LEDs foram ligados em paralelo e a tenso aplicada foi sendo variada com o uso do potencimetro do painel at verificar qual deles, vermelho ou o verde, acendeu primeiro. Ento, ligando apenas o LED vermelho (=660 nm), realizou-se o mesmo procedimento citado anteriormente, entretanto, anotando a tenso na qual o LED acendeu. O mesmo foi feito para o LED verde (=570 nm).

PARTE B

O sistema montado na parte A foi mantida, no entanto, o outro multmetro fornecido foi ligado ao painel com a funo de voltmetro.

Ligando apenas o LED vermelho (=660 nm), a tenso foi variada de 0,2 em 0,2 V, anotando, tambm, a corrente apresentada pelo ampermetro. partir do momento que o LED acendeu, a variao diminuiu para 0,05 V, marcando sempre os valores de corrente. A tenso variou at o limite oferecido pelo controle do painel. O mesmo procedimento foi realizado para o LED verde (=570 nm).

3. Resultados e Discusso
Os resultados e discusso so aqui apresentados em duas partes, seguindo a diviso de assuntos do experimento. Na primeira parte, trata-se da determinao da constante de Planck e, na segunda, do conforto trmico e da Lei de Stefan-Boltzmann.

3.1.Primeira Parte Determinao da constante de Planck


Na parte A do experimento, buscou-se determinar a ordem de grandeza da constante de Planck e na parte B determinou-se um valor para essa constante.

3.1.1. Parte A
A partir da realizao do experimento para determinao da tenso mnima para provocar a emisso de luz pelos diodos, criou-se a Tabela 1, que organiza os resultados tanto para o LED vermelho quanto para o LED verde.
Tabela 1: Valores de tenso mnima para emisso de luz nos LEDs vermelho e verde

Tenso mnima (V)

LED vermelho 1,427 vermelho, considerando a

LED verde 1,700 constante de Planck

Para

LED

h 6,6260693. 10 -34 J .s e desprezando qualquer perda de energia, a energia


necessria para acender a lmpada, calculada pela Equao 1, seria:
E hf

6,63 .10 34. 3.10 8 Eh 3,01 .10 19 J 1,88 eV 9 660 .10 c


Analogamente, para o LED verde:

6,63 .10 34. 3.10 8 Eh 3,49 .10 19 J 2,18 eV 9 570 .10 c


Partindo do fato de que a constante de Planck se d pela equao,

e Vmin c

possvel calcular o valor da constante de Planck. Obteve-se o valor de 2,71.10-15 eV.s = 4,35.10-34 J.s com o LED vermelho e 3,23.10-15 eV.s = 5,18.10-34 J.s com o LED verde. A ordem de grandeza da constante de Planck determinada foi de 10-15 eV.s e 10-34 J.s O valor apresentado pela literatura para a constante de Planck :

h 6,6260693. 10 -34 J .s . O erro encontrado experimentalmente pode ser atribudo


medio visual do momento em que h o incio de emisso de luz, j que se era difcil verificar precisamente o incio da emisso de luz pelo LED.

3.1.2. Parte B
LED vermelho

Os resultados do comportamento da corrente eltrica com a variao da tenso para o LED verde foram dispostos na Tabela 2. Tabela 2: Valores de tenso aplicada ao sistema e a correspondente corrente eltrica gerada para o LED vermelho Tenso (V) Corrente (mA) Tenso (V) Corrente (mA) 0 0 1,500 0 0,200 0 1,550 0,01 0,401 0 1,601 0,06 0,600 0 1,651 0,19 0,800 0 1,700 0,55 1,000 0 1,750 1,46 1,200 0 1,801 3,24 1,405 0 1,851 6,22 1,450 0 1,900 10,56

A partir da Tabela 2, traou-se o grfico da corrente eltrica em funo da tenso aplicada, retratado na Figura 1. Para determinao da tenso de threshold, ajustou-se uma reta a partir do ponto onde se comea a medir corrente ao ponto final do experimento. A interseco dessa reta mdia com o eixo das abscissas o valor denominado tenso de threshold.

Figura 1: Grfico do comportamento da corrente eltrica em funo da tenso aplicada para o LED vermelho

A tenso de threshold para o LED vermelho calculada de:

0 49 ,386 x Vthreshold 84 ,509

Vthreshold

84 ,509 1,71 V 49 ,386

Dessa forma, pela equao da constante de Planck, utilizando a carga elementar do eltron, a velocidade da luz no vcuo e o comprimento de onda da luz vermelha:

e Vthreshold 1,6021 .10 19 x 1,71 x 660 .10 9 6,036.10 c 3.10 8

-34

J .s

Sendo a constante de Planck:

h 6,6260693. 10 -34 J .s (3)

O erro percentual obtido para o LED vermelho :

Erro (%)

(h hexp ) h

(6,6260693 .10 34 6,036 .10 34 ) x 100 % 8,91 % 6,6260693 .10 34

LED verde

Os resultados do comportamento da corrente eltrica com a variao da tenso para o LED verde foram dispostos na Tabela 3. Tabela 3: Valores de tenso aplicada ao sistema e a correspondente corrente eltrica gerada para o LED verde Tenso (V) Corrente (mA) Tenso (V) Corrente (mA) 0 0 1,650 0 0,200 0 1,700 0,03 0,404 0 1,750 0,12 0,600 0 1,800 0,39 0,800 0 1,850 1,07 1,000 0 1,901 2,53 1,200 0 1,951 4,09 1,400 0 2,000 8,04 1,600 0 2,027 10,00

A partir da Tabela 3, traou-se o grfico da corrente eltrica em funo da tenso aplicada, retratado na Figura 2.

Figura 2: Grfico do comportamento da corrente eltrica em funo da tenso aplicada para o LED verde

A tenso de threshold calculada para o LED verde de:

0 50 ,977 x Vthreshold 93,882

Vthreshold

93,882 1,84 V 50 ,977

Dessa forma, pela equao da constante de Planck, utilizando a carga elementar do eltron, a velocidade da luz no vcuo e o comprimento de onda da luz verde:

e Vthreshold 1,6021 .10 19 x 1,84 x 570 .10 9 h 5,61 .10 -34 J .s 8 c 3.10

E o erro percentual para o LED verde ser:

Erro (%)

(h hexp ) h

(6,6260693 .10 34 5,61 .10 34 ) x 100 % 15,33 % 6,6260693 .10 34

O valor mdio da constante de Planck no experimento foi:

hmed

hverde hvermelho 5,61 .10 34 6,036 .10 34 5,823 .10 -34 J .s 2 2

O erro percentual mdio obtido para os dois LEDs , ento:

(h hmed ) (6,6260693 .10 34 5,823 .10 34 ) Erro (%) x 100 % 12 ,12 % h 6,6260693 .10 34

QUESTES
Os dispositivos semicondutores, como os diodos e transistores, fazem uso de condutores do tipo n e do tipo p, como mostra a Figura 3:
Figura 3: Juno p-n (3)

Na prtica, os dois tipos de semicondutores so muitas vezes incorporados num nico cristal de silcio. A regio onde o semicondutor passa do tipo p para o tipo n chamada de juno p-n. A juno p-n responsvel por pela difuso de eltrons do lado n para o lado p, e buracos do lado p para o lado n, tendo como resultado um transporte lquido de cargas positivas do lado p para o lado n e criando uma dupla camada de cargas na juno, similar quelas de um capacitor de placas paralelas. (3) Os diodos so dispositivos semicondutores que possuem apenas uma juno. Um de seus usos converter corrente alternada em corrente contnua, em um processo chamado de retificao. (3) Os diodos produzidos a partir de junes p-n conduzem corrente eltrica numa direo, mas no na outra. Esta a caracterstica mais importante do diodo. Enquanto a curva caracterstica de um resistor que obedece a lei de Ohm uma reta, a curva caracterstica de um diodo apresenta uma forma no-linear, como a mostrada na Figura 4, que representa a curva caracterstica para diodos de germnio e silcio. (4) .

Figura 4: Curvas caractersticas para diodos de Ge e Si (4)

Os diodos emissores de luz (sigla inglesa LED Light Emitting Diode) so semicondutores com juno p-n que tem polaridade direta grande, produzindo um grande excesso de concentrao de eltrons do lado p e buracos do lado n das junes. Nestas condies, um LED emite luz quando os eltrons e buracos se recombinam. So geralmente utilizados como indicadores em alarmes e como fontes de feixes de infravermelho. (3)

3.2.Segunda Parte Conforto trmico e Lei de Stefan-Boltzmann


Os resultados para a temperatura de cada face de acordo com o tempo de medida quando aplicada uma lmpada foram organizados na Tabela 4.
Tabela 4: Temperatura de cada fase em funo do tempo de medida

Tempo de medida (min) 0 0,5 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 3,5 4,0 4,5 5,0

Face preta (C) 28,0 28,0 28,0 29,0 29,0 30,0 30,5 31,0 32,0 32,0 33,0

Face branca (C) 29,0 29,5 30,0 30,0 30,0 30,5 31,0 31,0 31,5 31,5 32,0

Face fosca (C) 27,0 27,5 28,0 28,5 29,0 29,5 30,0 30,0 30,5 31,0 31,5

Face polida (C) 27,5 28,0 28,5 29,0 29,5 29,5 30,0 30,0 30,5 31,0 31,0

Variao

5,0

3,0

4,5

3,5

Observa-se que de todas as faces a que mais absorveu radiao foi a preta. Mais ainda a que absorveu menos foi a branca. Nas faces metlicas, a polida absorveu menos que a fosca. Todas essas observaes corroboram com o que estava previsto na teoria. As Figura 1, Figura 2, Figura 3 e Figura 4 mostram o grfico da temperatura em funo do tempo de medida, para as faces estudadas. Figura 1: Grfico do comportamento da temperatura em funo do tempo para a face preta

T x t - Face preta
34 33 32 31 30 29 28 27 0 1 2 3 4 5 6

Temperatura (C)

y = 1.0636x + 27.386 R = 0.9654

Face preta Linear (Face preta)

Tempo de Medida (min)

Figura 2: Grfico do comportamento da temperatura em funo do tempo para a face branca

T x t - Face branca
32.5 32 31.5

y = 0.5545x + 29.159 R = 0.969

Temperatura (C)

31 30.5 30 29.5 29 28.5 0 1 2 3 4 5 6

Face branca Linear (Face branca)

Tempo de Medida (min)

Figura 3: Grfico do comportamento da temperatura em funo do tempo para a face fosca

T x t - Face fosca
32 31.5 31 30.5

y = 0.8727x + 27.136 R = 0.991

Temperatura (C)

30 29.5 29 28.5 28 27.5 27 26.5 0 1 2 3 4 5 6

Face fosca Linear (Face fosca)

Tempo de Medida (min)

Figura 4: Grfico do comportamento da temperatura em funo do tempo para a face polida

T x t - Face polida
31.5 31 30.5

y = 0.6909x + 27.773 R = 0.9724

Temperatura (C)

30 29.5 29 28.5 28 27.5 27 0 1 2 3 4 5 6

Face polida Linear (Face polida)

Tempo de Medida (min)

Percebe-se uma clara tendncia linear nos grficos da temperatura em funo do tempo, confirmada pelo elevado coeficiente de correlao (R). Merece destaque, entretanto, o fato de que o termmetro utilizado possua escala de um em um C, podendo-se estimar, no mximo, um intervalo intermedirio de 0,5C. Assim, a medio foi feita de modo muito impreciso e variaes menores de temperatura no puderam ser medidas. Isso explica o fato de haver repeties nas temperaturas medidas, o que indicaria que no houve transferncia de calor, o que no ocorre na realidade. QUESTES As observaes experimentais feitas permite propor que, para uma pessoa que mora numa regio muito quente, o ideal seria pintar a casa na cor branca para pode minimizar ao mximo a absoro de energia, o que tornaria a casa mais fresca. Se, por outro lado, deseja-se aproveitar a incidncia solar na regio para aquecer a gua dentro da caixa de gua, por exemplo, devem-se pintar as tubulaes de preto para maximizar a absoro de energia. Em garrafas trmicas por sua vez, utilizam-se vidros espelhados ao invs de foscos porque o primeiro apresenta menos absoro de energia e assim, a superfcie interior que fica em contado com o lquido na garrafa no rouba calor, deixando o fluido mais quente por mais tempo. A escolha do material e da cor para determinados objetos

mostra-se muito importante dependendo da funo que ele realizar. Uma escolha correta pode facilitar trabalho e evitar o desperdcio de energia.

3.2.1. Parte B Lei de Stefan-Boltzmann


As temperaturas medidas devido a emisso de radiao para cada face do cubo de Leslie foram organizadas na Tabela 5.
Tabela 5: Temperatura no sensor infravermelho

Face: Temperatura no sensor para infravermelho (C) Temperatura mdia (C)

Preta 48,9 48,3 48,6

Branca 46,0 46,8 46,4

Polida 40,6 41,2 40,9

Fosca 41,0 42,0 41,5

Observou-se que havia uma diferena entre a temperatura medida pelo termmetro de mercrio e aquela determinada pelo de infravermelho. O primeiro media a temperatura da gua dentro do cubo enquanto o segundo media a temperatura na parede. O cubo se aquece devido gua quente dentro dele, irradiando calor para o seu redor. Nesse processo ocorrem perdas, justificando a diferena observada. Utilizando-se as temperaturas mdias obtidas no experimento e admitindo a taxa de emisso de energia para a face preta do cubo de Leslie como 100%, as taxas de emisso para as demais faces do cubo foram calculadas e organizadas na Tabela 6.

Tabela 6: Taxa de emisso

Face: Taxa de emisso

Preta 100%

Branca 95,47%

Polida 84,16%

Fosca 85,39%

Segundo a teoria, o corpo negro o que mais absorve a radiao incidida, exatamente como mostra a Tabela 5. Nota-se que, nas duas medies feitas, a face preta do cubo foi a que apresentou a maior temperatura e, portanto, a maior absoro de energia na forma de radiao trmica. No que se refere superfcie do material, observou-se que a temperatura no lado polido do cubo era menor que a do lado fosco. Isso coerente, pois a face polida mais espelhada, apresentando maior capacidade de reflexo e, portanto, menor capacidade de absoro. Absorvendo menos, a temperatura menor. Vale destacar que a diferena de temperatura , de certa forma, pequena, s sendo possvel verific-la a se utilizar um instrumento como o termmetro de infravermelho mais preciso que o de mercrio. Isso explica o fato de no se observar grande diferena nos valores de temperatura da Tabela 4 entre os dois tipos de superfcies estudadas.

4. CONCLUSES
O valor determinado experimentalmente para a constante de Planck ( 5,823 .10 -34 J .s ) se mostrou satisfatoriamente preciso, com erro de 12% em relao ao valor apresentado na literatura. Na segunda parte do experimento, a face do cubo de Leslie que absorveu mais radiao foi a face preta, como esperado. Nas faces metlicas, a polida absorveu menos que a fosca.

Bibliografia
1. Young, Hugh D. e Freedman, Roger A. Fisica IV: tica e Fsica Moderna. 12 Edio. s.l. : Pearson, 2009. 2. Alves, Sarah. Roteiro Experimental: Fsica Moderna. Diadema : s.n., 2013. 3. Tipler, Paul A. e Mosca, Gene. Fsica para Cientistas e Engenheiros. 6. Rio de Janeiro : LTC, 2009. Vol. 3. 4. [Online] [Citado em: 14 de maro de 2013.] http://www.demar.eel.usp.br/eletronica/aulas/Diodos.pdf.

You might also like