You are on page 1of 14

Artigo Original

ENVELHECIMENTO BEM-SUCEDIDO: REPRESENTAO DE IDOSOS SUCCESSFULLY GETTING OLD REPRESENTATION OF ELDERLY

Resumo
Alba Benemrita Alves Vilela 1 Patrcia Anjos Lima de Carvalho 1 Roslia Teixeira de Arajo
1

Departamento de Sade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Jequi BA Brasil

E-mail alba@uesb.br

Neste estudo objetivamos: conhecer a representao envelhecimento bem-sucedido para um grupo de idosos e averiguar os princpios que norteiam o envelhecimento bemsucedido, segundo um grupo de idosos. Tivemos como informantes os participantes de um grupo de convivncia da 3 idade. Utilizamos como instrumento a entrevista no diretiva, semiestruturada e grupal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa norteada pelos pressupostos da teoria das representaes sociais, submetido tcnica de anlise de contedo. Dos resultados, imergiram trs categorias de anlise e quatorze subcategorias, sendo categoria 1 - Concepo do Envelhecer, categoria 2 Concepo do Envelhecer sem Sade, categoria 3 - Concepo do Envelhecer com Sade. Percebemos que eles consideram possvel o envelhecimento bem-sucedido, principalmente a partir da satisfao das necessidades. Palavras-chave: envelhecimento, representao, idosos, grupo de convivncia.

Abstract
In this research we aim to know the representation of successfully getting old to a group of elderly and to verify the basic principles about the good way of getting old, according to a group of elderly. We had as informers persons that participate of the elderly s group. We used as instrument the no-directed interview, semi-structured and grupal. This research is qualitative based on the theory of social representation, there was the technique of analysis of contents. In the results, we could observe three categories of analysis and fourteen subcategories: 1 Conception of getting old; 2 Conception of getting old without health; 3 Conception of getting old with health. We had realize that they consider people can get old successfully, mostly with the satisfaction of their necessities. Key words: to get old; representation; elderly; group of relationship.

101

Rev.Sade.Com 2006; 2(2): 101-114

Introduo A inverso da pirmide populacional, decorrente de vrios fatores entre os quais, a reduo das taxas de fecundidade, fertilidade, natalidade e mortalidade infantil, a melhoria nas condies de saneamento e infra-estrutura bsica, o aumento da expectativa de vida, tem demonstrado um grande aumento da longevidade do ser humano. Este fenmeno que tem sido observado mundialmente tem se tornado cada vez mais evidente, tambm, aqui no Brasil onde o envelhecimento populacional, semelhana de outros pases, tem se constitudo um fenmeno proeminente, firmando-se muito rapidamente. A esse respeito Carvalho (s/d) citada por Mota1 descreve que: atualmente, a populao brasileira com idade igual ou superior a 60 anos da ordem de 15 milhes de habitantes. A sua participao no total da populao nacional dobrou nos ltimos 50 anos; passou de 4% em 1940, para 9%, no ano 2002 . Porm, nem sempre isso tem significado positivo, afinal conseguir viver mais no sinnimo de viver melhor. Ao contrrio, na maioria das vezes, a velhice est relacionada a mais anos de sofrimento, com aumento da dependncia fsica, declnio funcional, isolamento social, depresso, improdutividade, entre outras coisas. No entanto, sabemos que possvel ter uma sobrevida maior, com uma qualidade de vida maior, atravs da busca do envelhecimento com autonomia e independncia, com boa sade fsica e mental, enfim, com um envelhecimento bem sucedido. A esse respeito Nri2 comenta que existe um pressuposto de que boa qualidade de vida possvel, tambm, na vida madura e velhice, e que a probabilidade de envelhecer bem aumenta em razo da adequada atuao de fatores individuais e socioculturais. Nri2 salienta ainda que identificar as virtudes da idade madura um desafio intelectual com o qual se envolveram vrios pensadores ao longo dos tempos. Viv-la de maneira positiva questo existencial que se prope a um nmero crescente de pessoas em todo o mundo, uma vez que o envelhecimento populacional est se generalizando. A fim de fazermos um estudo mais sistemtico e que produza maior impacto social procuramos conhecer algumas tendncias de investigao a respeito do envelhecimento bem-sucedido, de modo que resolvemos utilizar como fonte de referncia teoria enunciada por Baltes e Baltes, denominada por Neri2 como um modelo psicolgico para um envelhecimento bemsucedido . Diante disso, selecionamos como objeto de estudo, a Representao da populao idosa em relao ao Envelhecimento bem-sucedido e delimitamos como problemas de pesquisa, o seguinte questionamento: Qual a representao que um grupo de idosos tm em relao ao envelhecimento bem-sucedido? Para operacionalizar o estudo, buscando obter resposta frente ao problema apresentado, definimos os objetivos deste estudo, que so: Conhecer a representao que um grupo de idosos tem em relao ao envelhecimento bem-sucedido.

Rev.Sade.Com 2006; 2(2): 101-114

102

Vilela ABA et al.

Averiguar quais os princpios que norteiam o envelhecimento bemsucedido, segundo um grupo de idosos. A fim de alcanarmos esses objetivos discutimos questes muito influentes, que merecem destaque, por estarem relacionadas ao contexto sociocultural, onde as representaes sociais so elaboradas, a partir dos saberes leigos (senso comum) e cientficos (profissionais) e, onde o conhecimento construdo, podendo contribuir para a melhoria da qualidade de vida de toda a coletividade. Nesse sentido, Nri2 discorre que a investigao sobre as condies que permitem uma boa qualidade de vida na velhice, bem como sobre as variaes que esse estado comporta reveste-se de grande importncia cientfica e social. Ao tentar resolver a aparente contradio que existe entre velhice e bem-estar, a pesquisa pode no s contribuir para a compreenso do envelhecimento e dos limites para o desenvolvimento humano, como tambm para a gerao de alternativas vlidas de interveno visando ao bem estar de pessoas maduras. Desse modo, consideramos ser de fundamental importncia e relevncia um estudo desta natureza, uma vez que prope uma aproximao em torno dos conceitos de envelhecimento bem-sucedido individual e coletivo, nos permitindo ento fazer uma otimizao seletiva dos fatores que contribuem para o aumento da qualidade de vida e assim buscar ajuda e orientao adequada para que a populao idosa possa vivenciar uma velhice bemsucedida.

Metodologia Esta pesquisa trata-se de um estudo qualitativo vez que trabalhamos com representaes sociais, obtidas atravs da identificao do significado e sentimento dos idosos acerca do envelhecer e do envelhecimento bemsucedido, isso atravs do relato das experincias vivenciadas pelos mesmos. Dessa forma, buscamos garantir que o estudo fosse realizado e interpretado a partir da representao do real, compartilhando do pensamento de Trivios (1987) citado por Costa3 ao referir que as particularidades fsicas e sociais do meio exprimem aos sujeitos traos peculiares que sero desvendados luz do significado que ele estabelece. A pesquisa qualitativa permite compreender o problema no meio em que ele ocorre, sem criar situaes artificiais que mascaram a realidade em que levam as interpretaes ou generalizaes equivocadas. Salientamos ainda que a nossa escolha pela pesquisa qualitativa se justifica por compreendermos que ela nos permitiu expressar o cotidiano vivenciado, determinando o encontro entre a legitimidade e a reproduo das aes, bem como por compartilharmos do pensamento de Minayo4 ao comentar que a pesquisa qualitativa responde a questes muito particulares. Ela se preocupa, nas cincias sociais, com um nvel de realidade que no pode ser quantificado . Logo, por nos permitir levar em conta os sentimentos, significado e a sensibilidade das pessoas, permitindo liberdade de expresso, contribuindo para o entendimento das representaes que os idosos tem acerca do

Envelhecimento bem-sucedido: representao de idosos

103

Rev.Sade.Com 2006; 2(2): 101-114

Rev.Sade.Com 2006; 2(2): 101-114

envelhecimento bem-sucedido, podemos concluir que a pesquisa qualitativa a que melhor se aplica a um estudo dessa importncia e de tamanha relevncia social. Este estudo teve como cenrio o Grupo de Convivncia da 3 Idade So Jos, que realiza se rene no Salo Paroquial da Igreja So Jos Operrio. A populao selecionada para este estudo constitui-se de todos os participantes do referido grupo que tiveram interesse e disposio para participarem da pesquisa. Utilizamos como tcnica para a coleta de dados a entrevista no diretiva, semi-estruturada e grupal, durante a reunio do grupo da terceira idade, quando trabalhamos em duas oficinas alguns questionamentos norteados pelas proposies da teoria de curso da vida sobre o desenvolvimento, proposta por Baltes e Baltes, e os idosos se expressaram livremente atravs da fala e outras formas de comunicao. Selecionamos trinta e duas pessoas que apresentam as seguintes caractersticas: vinte e cinco pessoas com faixa etria entre 64 81 anos e sete pessoas com faixa etria entre 48 57 anos, que apesar de ainda no serem consideradas idosas entendem que j esto em processo de envelhecimento e que precisam se preparar para a velhice. Sendo que, vinte e sete so do sexo feminino e cinco do sexo masculino. Em todos os momentos fizemos questo de ressaltar e ratificar a garantia do anonimato e privacidade das informaes, considerando os princpios ticos que envolvem a pesquisa com seres humanos, estabelecidos pela Resoluo 196/96, do Conselho Nacional de Sade, que deixa claro no Captulo IV, que o respeito devido dignidade humana exige que toda pesquisa se processe aps consentimento livre e esclarecido dos sujeitos, indivduos ou grupos que por si e/ou por seus representantes legais manifestem a sua anuncia participao na pesquisa . Os dados foram submetidos Tcnica de Anlise de Contedo segundo Bardin (1977/1991), por compartilharmos do pensamento de Rodrigues & Leopardi5 ao comentar que se trata de um meio para acessar as realidades subjetivas das representaes simblicas, que permitiu neste caso o desenvolvimento grupal. Acrescenta ainda que no caso da sade, esta tcnica permite o acesso s dimenses representacionais do processo de viver, adoecer, curar e morrer. Nesse contexto obedecemos as seguintes etapas para anlise de dados: Leitura Flutuante; Constituio do Corpus, atravs das falas, colocadas durante as oficinas que foram realizadas; Leitura exaustiva; Seleo das unidades de anlise, em que se selecionou como unidade de contexto o pargrafo e unidade de registro a frase/palavra; Preparo do material; Recorte e classificao; Constituio da grelha de categorias (categorizao) e cdigos; Aplicao da tcnica: categorias e subcategorias e descrio delas.

Resultados e Discusso Categoria I - Concepo do envelhecer

104

Vilela ABA et al.

Nesta categoria trabalharmos com o conceito de idoso, a partir do entendimento que existem velhos que so jovens e jovens que j esto velhos , sendo necessrio estabelecermos duas diferenciaes clssicas: envelhecimento e velhice. Sobre isso, Mota1 argumenta que: (...) o envelhecimento inexorvel. um processo que se inscreve no tempo do nascimento morte. um fenmeno que percorre toda a histria da humanidade, mas apresenta caractersticas diferenciadas de acordo com a cultura, com o tempo e o espao . Mota1 enfatiza ainda que a velhice seria a ltima fase do ciclo vital, para designar pessoas idosas. Nesse sentido, Bastide6 contribui, ao propor a reflexo de que no h envelhecimento sem tempo. Mas, dir-se-, o tempo da juventude o tempo do envelhecimento. Engano. O ser humano envelhece desde o seu nascimento. Viver envelhecer. O paradoxo e o enigma da vida e, talvez, de todo o universo que, ao mesmo tempo, uma evoluo, uma expanso e um recesso, uma fora que no pode se manifestar sem desgastar-se, sem degradar-se. Parece haver sentido em conceber o envelhecimento como um percurso a ser construdo ao longo de toda a vida. Uma vez que, a sociedade constantemente atravessa situaes de mudanas, em que se faz necessrio uma reorganizao do elenco de arranjos que favorecem a sobrevivncia fsica e psquica de todos os sujeitos nela inseridos, o que acaba contribuindo tambm para o processo de envelhecimento. Portanto, o lugar demarcado pelas pessoas depender sempre de uma srie de relaes de alteridade, mediante hbitos e costumes locais, regras jurdicas e sociais, valores culturais, tradies familiares e outras questes. Deste modo, no h fim. O que existe na verdade comeo e recomeo, ou seja, cada fase da vida possibilita um amadurecimento para vivenciar melhor as demais. Subcategoria 1 - Sentimentos Positivos Esta subcategoria teve origem a partir das seguintes unidades de anlise:
... eu pude observar que todos esto satisfeitos com a idade que tem (...) outra falou que estava satisfeita (...) falei que estava muito feliz e satisfeita (...) a idade no influi, no, quantos anos tem. Deus dando sade o principal (...) Ele pode estar velho nos anos, mas espiritualmente ele est novo ainda...
Rev.Sade.Com 2006; 2(2): 101-114

Percebemos que as falas da maioria dos idosos demonstraram satisfao, aceitao, alegria, e um enorme sentimento de realizao com a chegada da terceira idade. Pudemos notar, ainda, um grande senso de amor prprio e auto-estima elevada quando colocam, por exemplo, que se sentem bonitos, vaidosos, amados pela famlia e pelos filhos, fazem o que gostam. A esse respeito, Nri2 comenta que a satisfao na velhice dependeria da capacidade de manter ou restaurar o bem-estar subjetivo justamente numa poca da vida em que a pessoa est mais exposta a riscos e crises de natureza biolgica, psicolgica e social. Portanto, acreditam que chegar velhice uma ddiva, sendo que alguns depoimentos mostram que para eles ter uma boa cabea, que o principal (...) a idade no influi... , revelando que preciso ocupar suas mentes

Envelhecimento bem-sucedido: representao de idosos

105

com muitos planos, os quais devem habitar seus sonhos, ao invs de lamentar a juventude perdida. Subcategoria 2 Sentimentos Negativos Nesta subcategoria fica claro que os idosos tambm relacionam o envelhecer as preocupaes e s limitaes das atividades. Reconhecem que com a idade aumenta as preocupaes, principalmente em relao s limitaes das atividades. Como pode ser observado nestas unidades de analise: ... a preocupao, s vezes, porque faz o que no pode (...) ningum hoje deve fazer alm do que o que pode (...) no deve mais fazer tudo, vai podando umas certas coisas, porque coisas que o jovem faz, a nossa idade no pode (...) eu fao coisas que no deveria fazer... So depoimentos que ao nosso ver revelam sentimentos negativos frente ao processo de envelhecimento. Consideramos que esta representao foi construda a partir da idia de que a maioria das pessoas tem de que velhice est relacionada com improdutividade, dependncia, isolamento e desvalorizao social. No entanto, se os idosos vivenciarem com naturalidade e satisfao esta nova fase da vida, com certeza tero mais facilidade de se adaptar e se sentir melhor com as alteraes que podem vir a acontecer. Subcategoria 3 Transformao fsica

... ao passar do tempo, transforma a todos ns, mas com 15 a 20 anos a transformao uma, vai passando dos 40 aos 50 a transformao j outra (...) eu, tambm, sinto que estou ficando velha mais do que podia ser...

Rev.Sade.Com 2006; 2(2): 101-114

Nestas unidades de anlise fica bem evidente que eles conseguiram reconhecer e relacionar o envelhecer s vrias transformaes fsicas que ocorreram durante todas as etapas da vida. Acreditam que em cada ciclo da vida estas transformaes acontecem de maneira diferente, e muitos no se viam na condio que se encontram hoje, pensavam que viveriam menos, no contemplariam as transformaes fsicas que vm ocorrendo. De qualquer forma, encaram com tranqilidade as transformaes que sofreram ao longo dos anos, bem como as que esto enfrentando. Isso, por concordarem com o pensamento de Bastide6 quando afirma que o ser humano envelhece desde seu nascimento. Viver envelhecer. O paradoxo e o enigma da vida e, talvez, de todo o universo que, ao mesmo tempo, uma evoluo, uma expanso e um recesso, uma fora que no pode manifestar-se sem desgastar-se, sem degradar-se. Conforme a citao fica evidente que no h tempo sem envelhecimento, assim como sem o crescimento. As pessoas vo sofrendo transformaes biolgicas, psicolgicas e sociais medida que o tempo vai passando, mas o importante compreenderem que tudo isso faz parte do ciclo normal do curso da vida e tambm contribuem para o amadurecimento pessoal e coletivo. Por tudo isso, o grupo de idosos estudado refere-se s suas transformaes com aceitao. Subcategoria 4 Perspectivas para o futuro

Vilela ABA et al.

106

Podemos afirmar que as perspectivas para o futuro, que surgiram como nesta subcategoria, esto relacionadas, principalmente, aos sentimentos positivos e de aceitao das transformaes fsicas, expressados atravs dos comentrios sobre a concepo do envelhecer.
...o futuro ir ficando cada dia mais velho, mas agente se acha jovem quando se arruma, acha que est mais decente (...) minha perspectiva para o futuro amar a Deus cada vez mais (...) Pedi a Deus que nos d muita sade, muita paz, muita tranqilidade para viver o restante das nossas vidas e o futuro a Deus pertence (...) a minha cabea cresce aos poucos...

Portanto, notamos que eles enfatizaram que tm perspectivas para o futuro, entre outros momentos, quando expressaram que acreditam no crescimento intelectual, atravs do comentrio a minha cabea cresce aos poucos , e ao afirmarem que desejam paz e tranqilidade para viver tudo que vir, at o restante das suas vidas.

Categoria II - Concepo do envelhecer sem sade Esta categoria integra as unidades de anlise acerca da concepo do envelhecer sem sade que deu origem a quatro subcategorias que sero discutidas posteriormente: Sentimentos negativos, Necessidades scio econmica, Necessidades afetiva e falta de integridade fsica. A esse respeito, Santos7 comenta que a velhice tambm no pode ser encarada como sinnimo de doena ou degenerao fsica e mental, pois esta correlao no existe e prejudica a aceitao social e individual. Deste modo, percebemos que os idosos estudados concordarem com o pensamento citado, visto que eles insistem em convidar outros amigos e familiares para participarem do grupo de convivncia, a fim de contriburem para a (re) insero dessas pessoas, que j perderam o gosto pela vida, na sociedade. Desse modo, corroboramos com a idia de Nri2 ao afirmar que compartilhar de atividades grupais com pessoas da prpria gerao favorece o bem-estar do idoso porque facilita a emergncia de significados comuns e a maior aproximao interpessoal e permite a ocorrncia de catarse. Na concepo dos informantes o isolamento, muitas vezes, determina a depresso no idoso, uma vez que traz em si a essncia da solido, que faz a pessoa se sentir s independente da quantidade de pessoas que estejam ou queiram estar com ele, pois faz com que a pessoa se isole, consciente ou inconscientemente, e se afaste das outras. Subcategoria 1 Sentimentos Negativos Na subcategoria sentimentos negativos os idosos demonstraram que o envelhecer sem sade pode ser conseqncia das aes individuais de cada um, dependendo das escolhas que fazemos, por exemplo, de viver s ou acompanhado, com mau-humor ou bom-humor, isolado, acomodado, depressivo, viciado ou no. Enfatizando, ainda, que estes sentimentos acabam contribuindo muito para o envelhecer sem sade, como pode ser observado nas unidades a seguir:

Envelhecimento bem-sucedido: representao de idosos

107

Rev.Sade.Com 2006; 2(2): 101-114

... uma pessoa que envelhece sem sade uma pessoa que no tem ningum com ele (...) a pessoa fica meio desamparado, assim sozinho, ele se acha sozinho, ele no deve se sentir assim (...) tem gente que se acomoda e no quer participar de nada (...) aquele amargo da sua vida e mesmo que s vezes, no quer sentir, agente senti, mas no fundo agente senti (...) os vcios atrapalha muito a idade saudvel, o fumo, o lcool, a pessoa que usa na puberdade, depois da idade no pode mais (...) se a pessoa quer viver um tempo mais com sade deixa os vcios de lado.

Podemos perceber, mediante estas unidades de analise, que o mauhumor acaba afastando as pessoas das outras, e que o idoso ao sentir-se sozinho acabar adoecendo. Considerando que o envelhecimento muitas vezes considerado como uma situao estressante, preciso que as pessoas estejam acostumadas a buscar suportes sociais que sirvam de apoio para a preveno e de possveis problemas futuros ou at tratamento caso ocorra. Nesse sentido, Nri2 comenta que Suporte social definido como a presena de outros, e/ou dos recursos psicolgicos e materiais fornecidos por familiares e/ou amigos, antes e depois de um evento de vida estressante. Tais palavras nos levam a entender os significados desses sentimentos negativos para os idosos, visto que suas vidas ativas, participantes e alegres muitas vezes sofrem ao ter que enfrentar o processo de envelhecimento, e na maioria das vezes, acabam buscando mecanismos ineficientes para a superao dos obstculos que esta nova fase da vida lhes impe, entre eles, a solido e o isolamento. Nesse contexto, os idosos comentaram ainda que os vcios tambm fazem com que o indivduo tenha um envelhecimento doentio. Para eles o cigarro, a bebida, e demais vcios atrapalham e/ou impede o envelhecimento saudvel. Isso considerando que o alcance do envelhecimento bem-sucedido depende de um conjunto de elementos, e que deixar os vcios que prejudica, pode ser o primeiro passo. Subcategoria 2 Necessidades scio econmica Na segunda subcategoria, necessidades scio-econmicas, os idosos salientaram que a falta das condies adequadas para os indivduos usufrurem de lazer, educao, alimentao, entre outros direitos de cidadania, sobretudo no Brasil, tambm contribuem bastante para o nvel de sade do idoso. Considerando, principalmente, a amplitude do conceito de sade, expresso na Constituio de 1988, em seu artigo 196: A sade direito de todos e dever do estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem a reduo de doenas e outros agravos e acesso universal e igualitrio s aes e servios para a promoo, proteo e recuperao. Reforando esse pensamento, nos reportamos a Nri8 quando comenta que esses elementos so cruciais determinao da sade (a real e a percebida) e da longevidade; da atividade, da produtividade e da satisfao; da eficcia cognitiva e da competncia social; da capacidade de manter papis familiares e uma rede de relaes informais; das capacidades de autoregulao da personalidade; do nvel de motivao individual para a busca de informaes e para a interao social, dentre outros indicadores comumente apontados pela literatura como associados a uma velhice bem-sucedida.

Rev.Sade.Com 2006; 2(2): 101-114

108

Vilela ABA et al.

Numa sociedade como a nossa, em que se d muita importncia aos fatores scio-econmicos, consideramos extremamente necessrio pensar na ordem econmica para se garantir a promoo de boa sade fsica e a educao, pensar na constante necessidade de adaptao s mudanas decorrentes do processo de envelhecimento, bem como pensar na necessidade de mudarmos nossa maneira de ver a velhice, deixando de v-la meramente como fase de perdas e incapacidades, para enxerg-la como fase de desenvolvimento. Portanto, os idosos consideram que as necessidades scio-econmicas muitas vezes determinam a condio patolgica do envelhecer, e que isso ocorre, principalmente, quando no permiti ao indivduo ampliar a percepo de si mesmo, da vida e do mundo; quando o impossibilita de usufruir condies adequadas que lhe garantam melhor qualidade de vida; bem como, quando acarreta conseqncias negativas para a velhice, impedindo na maioria das vezes, a vivncia do envelhecimento bem-sucedido. Subcategoria 3 Necessidade Afetiva Est subcategoria nos revela a necessidade de afeto que muitos idosos sentem, principalmente pelo fato de que muitos jovens no tm pacincia para com os idosos. Isto fica evidente nas unidades de analise que se seguem:
.... os mais novos, que no tem pacincia com os idosos (...) porque tem hora que a pacincia foge mesmo com tanto esquecimento que vai e vem...

Nesta subcategoria fica evidente que os idosos consideram que as necessidades afetivas tambm podem lev-los ao envelhecer sem sade, visto a necessidade que todas as pessoas tm de sentirem-se aceitas e includas no convvio social. Citam como caracterstica principal dessa subcategoria a falta de pacincia, principalmente pelas pessoas mais jovens e/ou mais queridas, que podem ser seus prprios familiares, dos quais esperavam maior ateno e reconhecimento. Subcategoria 4 Falta de integridade fsica Esta subcategoria teve origem a partir das seguintes unidades de analise:
... ah! O ruim da minha idade foi minha viso, no fiquei cega de tudo porque Deus maravilhoso (...) a luz de Deus me ilumina, mas hoje no posso mais ler, ainda me formei para professora e hoje estou assim...
Rev.Sade.Com 2006; 2(2): 101-114

Observamos que eles expressaram a tristeza de ter que encarar o fato de que a idade muitas vezes traz consigo uma srie de deficincias fsicas que mudam totalmente a dinmica das suas vidas. Enfatizaram que a falta de integridade fsica, muitas vezes, acarreta em inatividade e isolamento, o que contribui para o envelhecimento patolgico e para a justificativa de que essas pessoas se tornaram biolgica e psicologicamente despreparadas para enfrentar os desafios e as exigncias desta fase da vida. Porm, demonstraram tambm que achar que inatividade, isolamento e doenas so aspectos normais decorrentes do processo de envelhecimento uma grande mentira. E que acreditam que preciso mudar hbito, corrigir vcios e buscar ajuda e apoio sempre que necessrio, para garantir o envelhecimento bem-sucedido.

Envelhecimento bem-sucedido: representao de idosos

109

Categoria III - Concepo do envelhecer com sade Verificamos que na concepo dos idosos os aspectos relacionados prtica de exerccios fsicos, como a caminhada e a hidroginstica, atividades recreativas, atividades de compensao das perdas, controles mdicos e repouso podem melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para eles, preciso cuidar de si mesmo, atravs de atividades que ajudem a relaxar e a diminuir o estresse do dia-a-dia. Neste sentido, percebemos que h uma coerncia entre o que eles entendem sobre envelhecimento bem-sucedido e a maneira como pretendem garanti-lo. Por exemplo, ao referir-se aos benefcios dos exerccios fsicos para os idosos Gorinchteyn9 comenta que o exerccio fsico proporciona uma vida saudvel, garantindo-lhe espao social e cultural e permitindo-lhe redescobrir valores e sentimentos, como o da auto-estima. No entanto, chamamos a ateno para o fato de que todo exerccio fsico deve ser orientado, planejado e/ou acompanhado por profissionais qualificados, que ajudem e fornea ao idoso as orientaes necessrias. Nesta perspectiva, muitos idosos comentaram que esto atentos s orientaes mdicas, inclusive alguns deles s comearam a praticar atividade fsica aps a sugesto de profissionais de sade. E, mesmo aqueles que ainda no praticam exerccios fsicos, demonstraram saber que eles fazem muito bem sade, tanto fsica quanto mental. Subcategoria 1 - Auto-cuidado ... na caminhada, algumas de ns caminhamos (...) eu mesmo relaxei, eu caminhava pela manh, porque para mim ficaria muito melhor, eu me sentia bem o dia todo (...) comecei a caminhar quando estava com um problema (...) fui ao mdico, a ele mandou que caminhasse, fui caminhando aos poucos... Observamos que eles compreendem que atividades recreativas, como participar de atividades sociais, conhecer pessoas novas, passear, danar, brincar, viajar etc, tambm faz bem ao idoso. No entanto, eles mostraram ter um pouco de restrio a atividades que necessita de recursos financeiros, uma vez que no possuem suficientemente para proporciona-lhes prazer. Deste modo, percebemos que entre as estratgias utilizadas para gastar pouco e ter lazer esto realizao e/ou participao de atividades mais simples, que proporcionem distrao, diverso e alegria de viver, como por exemplo, as caminhadas em grupo, festas juninas, baile da saudade, conversas de fim de tarde, ir igreja, ensaios do coral e confeces de toalhas bordadas, subgrupos, formados dentro do prprio grupo de convivncia, e o encontro com outros componentes do grupo, nas tardes de quarta-feira. Sendo assim, corroboramos com Soares e Silva10 quando relata que o indivduo, ao participar de atividades de lazer, estabelece relaes com as pessoas e com o mundo; condio que favorece o inter-relacionamento pessoal e a interao ambiental, contribuindo, assim, para uma melhor qualidade de vida. Os informantes desta pesquisa relacionam lazer com qualidade de vida e, conseqentemente com o envelhecimento com sade e bem-sucedido. Enfatizam que o lazer deve fazer parte do cotidiano, como forma eficaz para aliviar as tenses e diminuir o estresse.

Rev.Sade.Com 2006; 2(2): 101-114

110

Vilela ABA et al.

Subcategoria 2 - Sentimentos Positivos


... viver sempre alegre (...) com bom humor (...) viver sempre com bom humor (...) a, como agente diz, o idoso tem que viver sempre com humor (...) porque sozinho agente no se distrai (...) tem que viver em harmonia...

Em relao subcategoria sentimentos positivos, os idosos expressaram que viver sempre alegre, com bom-humor, com harmonia, amor e independncia, favorece um clima de auto-controle, serenidade e bem-estar psicolgico que contribui para o envelhecimento bem-sucedido, que para ser alcanado tambm depende da garantia de um nvel alto de sade. Assim, nos reportamos a Lee e Ishi-kuntz (1998) citados por Nri2 ao nos revelar que bem-estar emocional ou psicolgico, refere-se ao estado da mente, incluindo sentimentos de felicidade, contentamento e satisfao com as condies de vida. Neste momento, gostaramos de salientar que o sentimento de independncia faz muito bem aos idosos, mesmo porque acreditamos no que diz Neri8 uma velhice bem-sucedida preserva o potencial individual para o desenvolvimento, respeitados os limites da plasticidade de cada um. Deste modo, extremamente importante que os profissionais e pessoas mais prximas incentivem as iniciativas, a tomada de deciso por eles prprios, uma vez que o senso de independncia tambm contribui para manter um bom nvel de sade mental e fsica. Subcategoria 3 Religiosidade

... ento agente hoje est vivendo mesmo s para Servir ao Senhor (...) uma vida de orao...

Na subcategoria religiosidade, podemos observar nos depoimentos que os idosos salientam que a vida de orao tambm contribui para o envelhecer com sade este pensamento pode ser reforado atravs do seguinte comentrio de Neri2 a religiosidade tambm tem sido considerada como fonte potencial de significado pessoal e bem-estar espiritual, de aceitao da morte, do encontro de um sentido de transcendncia para a vida, e de satisfao com a vida. Subcategoria 4 - Necessidade Scio-Econmica
... Graas a Deus me aposentei e, do que eu vivo hoje (...) dessa renda, da minha aposentadoria, agradeo muito a Deus por ter trabalhado (...) no grupo de convivncia, que esse aqui que participamos, timo e estamos sempre otimistas...

Na subcategoria necessidades scio-econmicas os idosos demonstraram, mais uma vez, que consideram extremamente importante os aspectos sociais e econmicos para a garantia do envelhecer com sade, no sentido de que a satisfao das necessidades de alimentao, urbanizao, habitao, sade e trabalho durante toda a vida, so determinantes para o envelhecimento saudvel e, conseqentemente, para o envelhecimento bemsucedido. Nesse sentido, expressaram a satisfao de poderem participar de um grupo de convivncia; por alguns, terem deixado a zona rural e vir morar na cidade; de viver com harmonia no trabalho; de ter uma aposentadoria; e, de

Envelhecimento bem-sucedido: representao de idosos

111

Rev.Sade.Com 2006; 2(2): 101-114

poder se alimentar bem. Assim, eles acreditam estar em melhores condies de envelhecer com sade do que outros que no tm as mesmas condies. Consideramos, ento, que este grupo privilegiado por se sentirem satisfeitos com o processo de envelhecimento, pois apesar da maioria deles, no possuirem condies de vida satisfatrias, principalmente no que se refere s questes sociais e econmicas. Entre essas condies, merecem destaque o fato da maioria ser aposentada e participar ativamente dos movimentos sociais, possuindo recursos financeiros que, apesar de pouco, contribuem para aumentar o grau de autonomia e independncia, e certamente para elevar a auto-estima, e a participao do grupo de convivncia, que favorece o entretenimento, a distrao e fazem esquecer os problemas. Subcategoria 5 - Mudana de Hbito
... se a pessoa quer viver mais um tempo com sade, deixa os vcios de lado (...) deixei de fumar e de beber (...) com a idade que temos hoje no vamos fazer mais as mesmas coisas, bebida alguns de ns j no bebem mais, fumar, tambm, j no fuma, jogar campeonato de jogo de azar, essas coisas...

Rev.Sade.Com 2006; 2(2): 101-114

Verificamos, que ao expressar atravs de alguns depoimentos que os vcios atrapalham muito a idade saudvel , se a pessoa quer viver mais um pouco, deixa os vcios de lado , citando como exemplo o fumo, a bebida etc, os idosos demonstraram que acreditam que atravs da mudana dos hbitos prejudiciais sade eles podero chegar a uma velhice saudvel, a partir da concepo de envelhecimento bem-sucedido e de como ele se preparou para esta fase do seu curso de vida. Finalmente, observamos que os idosos reconhecem que a mudana de hbitos, ltima subcategoria que analisaremos, tem um carter de fundamental importncia para o processo de envelhecimento, visto que sem mudar hbitos seria impossvel preservar a sade psicolgica, biolgica ou social. Visto que, a idia bsica do envelhecimento bem-sucedido, segundo 8 Nri , consiste justamente na idia bsica do conceito de velhice, com manuteno dos nveis habituais de adaptao do individuo, o que requer muitas vezes a mudana de hbitos e a correo de alguns vcios que podem impedir o envelhecer com sade. Salientamos, ainda, que o enfrentamento das adversidades e dos obstculos que a vida continuar impondo aos indivduos durante esta fase depender da maneira como ele vivenciou e se posicionou previamente em situaes parecidas Consideraes Finais Percebemos que a maioria dos idosos j possui maturidade para entender o processo de envelhecimento e compreender sua complexidade, uma vez que consideram extremamente importante que os idosos tenham maior possibilidade de vivenciar a velhice com qualidade, e, conseqentemente tenham um envelhecimento bem-sucedido. Os resultados mostram que, para tanto, eles consideram necessrio que os idosos consigam satisfazer suas necessidades scio-econmicas (moradia, alimentao, lazer, participao da vida comunitria, trabalho, independncia

112

Vilela ABA et al.

dentre outras) e suas necessidades afetivas, de amor, compreenso, carinho, entre outras; que desenvolvam sentimentos positivos, como alegria, bomhumor, aceitao, amor, ao contrrio dos negativos, como tristeza, acomodao, solido, que em nada contribuem; ter espiritualidade, e buscar participar de momentos de orao; mudar hbitos, se adaptar, criando estratgias para enfrentar os novos desafios; e, desenvolver aes de autocuidado, como praticar exerccios fsicos, compensar as perdas, controles mdicos e repouso. Diante disto, acreditamos que os idosos desse grupo de convivncia continuam mantendo suas identidades, de pessoas dinmicas, participativas, que tm perspectivas para o futuro, enfim, que tm a concepo de que como afirma Santos7 a velhice um prolongamento da vida em que no se deixa de ser uma pessoa adulta para se tornar um idoso completamente diferente. Deste modo, esperamos que este estudo possa contribuir para que outras pessoas possam envelhecer bem ou ajudar os idosos que esto prximos, quer seja como profissionais amigos ou familiares, entendendo que preciso rever conceitos e preconceitos em relao velhice e, sobretudo, acreditar que o envelhecimento bem-sucedido possvel, mas que precisa ser desejado, construdo e consolidado, a partir da busca da qualidade ao longo de todo o curso de vida.

Referncias Bibliogrficas 1. Mota, A. Idoso no Brasil categoria. http: www. Andreiamota.com/idoso. Acessado em 17/06/06. 2. Neri, AL. Qualidade de Vida e Idade Madura. Ed. Papirus, Campinas SP; 1993. 3. Costa, CNA. Representao de adolescentes grvidas atendidas em uma unidade de Bsica de Sade acerca da gestao: subsdios para se (pensar) o cuidar. Monografia do Curso de Especializao em Enfermagem obsttrica Universidade estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequi BA; 2003. 4. Minayo, MCS. Fase de trabalho de Campo. In: O desafio do conhecimento Pesquisa Qualitativa em sade. So Paulo Rio de janeiro: Hucitec Abrasco; 1992. 5. Rodrigues, MSP; Leopardi, MT. O mtodo de anlise de contedo: uma verso para enfermeiros. Fortaleza: Fundao Cearense de Pesquisa e Cultura; 1999. 6. Bastide, PA. A idia do tempo e do envelhecimento. In: A terceira idade. Servio Social do Comrcio (SESC), So Paulo 1999; 5(29): 53-61. 7. Santos, GA. O envelhecimento bem-sucedido. http: //www.webcanal.com.br/colunas/comportamento. (acessado em 10/Jul/2003). 8. Neri, AL (org.). Psicologia do Envelhecimento. Campinas: Papirus; 1998.

Envelhecimento bem-sucedido: representao de idosos

113

Rev.Sade.Com 2006; 2(2): 101-114

9. Gorinchteyn, JC. Os benefcios da atividade fsica na terceira idade. In: A terceira idade. Servio Social do Comrcio (SESC), So Paulo 1999; 10(16): 63-9. 10. Soares, AE; Silva, MJ. A importncia do lazer para a sociabilidade do idoso residente em reas de periferia. In: Servio Social do Comrcio (SESC), So Paulo 1999; 10(16): 55-61.

____________________________ Endereo para correspondncia


Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Sade Av. Jos Moreira Sobrinho s/n - Jequiezinho Jequi - Bahia CEP: 45200-000

Recebido em 05/07/2006 Aprovado em 11/08/2006

Rev.Sade.Com 2006; 2(2): 101-114 114

Vilela ABA et al.

You might also like