You are on page 1of 4

CONTRATOS EM ESPCIE

CONTRATO DE MANDATO Mandato o negcio jurdico pelo qual uma pessoa, chamada mandatrio, recebe poderes de outra, chamada mandante, para, em nome desta ltima, praticar atos jurdicos ou administrar interesses. A procurao o instrumento do mandato, gera a visualizao do contrato (instrumento formal de delimitao de poderes). Os atos do mandatrio vinculam o mandante se praticados dentro dos poderes outorgados. Mandatos: judicial, legal, convencional. O mandato contrato personalssimo, consensual, no solene (pode ser tcito ou verbal), em regra gratuito e unilateral. A aceitao pode ser expressa ou tcita.

EMPRSTIMO
Emprstimo o contrato pelo qual uma das partes entrega outra coisa fungvel ou infungvel, com a obrigao de restitui-la. COMODATO Comodato o emprstimo gratuito de coisa no fungvel. Perfaz-se com a tradio do objeto. Caractersticas essenciais: gratuidade, infungibilidade do objeto e aperfeioamento com a tradio deste (real). Comodato modal: quando h algum encargo ao comodatrio, mas esse encargo no pode se tornar uma contraprestao. Tem natureza intuitu personae (mas no essencial). S pode ceder o contrato com o consentimento do comodante. Os herdeiros podero continuar a usar, no caso de morte, at que se termine o servio para o qual a coisa foi emprestada. tambm, contrato unilateral, no solene e temporrio (prazo determinado indeterminado). Pode ser bilateral imperfeito quando gerar obrigaes para o comodante. Obrigaes do comodante: no pode reaver a coisa antes do ajustado; deve reebolsar o comodatrio por gastos extraordinrios e urgentes; indenizar prejuzos e defeitos que a coisa possam ter causado. Obrigao de receber a coisa findo o contrato. Direitos do comodante: exigir do comodatrio que conserve a coisa como se fosse sua, usando-a apenas de acordo com sua destinao, finalidade. Exigir a devoluo dentro do prazo convencionado e reparos na coisa para sua conservao. Arbitrar aluguel em caso de atraso na restituio da coisa, como pena. Para contratar as partes devem ter capacidade geral. vedada a cesso de uso pelo subcomodato.

Direitos e obrigaes do comodatrio: conservar a coisa. Usar a coisa de forma adequada (finalidade que foi emprestada); restituir a coisa. Extino do comodato: pelo advento do termo convencionado ou, no havendo essa estipulao, quando houver a utilizao da coisa para a finalidade que foi emprestada. - pela resoluo: por iniciativa do comodante quando o comodatrio descumpriu alguma de suas obrigaes em relao a coisa. -por sentena, quando o comodante provar a necessidade e urgncia de reaver a coisa. -pela morte do comodatrio -pela resilio unilateral -pelo perecimento do objeto: comodatrio responde por perdas e danos se a perda se deu por sua culpa. MTUO Mutuo o emprstimo de coisa fungvel, pelo qual o muturio obriga-se a restituir ao mutuante o que dele recebeu em coisa do mesmo gnero, qualidade e quantidade. Por ele o mutuante transfere o domnio da coisa emprestada ao muturio. Logo se torna proprietrio da coisa e responde por todos os riscos dela depois da tradio. A principal caracterstica a transferncia da propriedade da coisa emprestada, decorrncia natural da impossibilidade de restituir a coisa na sua individualidade. por isso, modalidade de contrato translativo. um emprstimo para consumo. O mtuo contrato real pois aperfeioa-se com a entrega da coisa emprestada. considerado, tradicionalmente, contrato gratuito; mas h o mutuo feneraticio em q o objeto dinheiro, por isso oneroso, pois h ocorrncia de juros. Mtuo com fim econmico= oneroso. unilateral, pois no instante em que a coisa entregue, nada mais cabe ao mutuante. O mutuo o nico contrato unilateral oneroso, quando feneratcio. no solene. temporrio. Requisitos subjetivos: o mutuante deve ser proprietrio do que empresta e deve ter capacidade para dispor da coisa. O muturio tambm deve estar habilitado a obrigar-se. O objeto do mtuo so as coisas fungveis. Ver a parte sobre juros. Direitos e obrigaes das partes: feito a entrega da coisa, nada mais cabe ao mutuante, recaindo obrigaes somente ao muturio.

Todavia a doutrina admite a responsabilizao do mutuante pelos prejuzos decorrentes de vicio ou defeito da coisa, e que tinha conhecimento. Obrigaes do muturio: restituir a coisa dentro do prazo convencionado, de mesma qualidade, quantidade e gnero. Na sua falta, deve pagar o valor da coisa. O muturio tem direito de exigir a restituio da coisa antes do vencimento se a mudana de situao econmica do muturio for notria. PRESTAO DE SERVIOS CONTRATO DE COMISSO O que ocorre entre comitente e comissrio diferente do que ocorre com mandante e mandatrio. Aqui, o comissrio realiza o ato em nome prprio, mas quem paga o comitente. Ex. agncia de viagens. COMITENTE (quem paga)_........................................COMISSRIO (se obriga em seu nome por conta do comitente). Trata-se de negcio jurdico bilateral pelo qual uma das partes assume em seu prprio nome (comissrio), conta do comitente, a obrigao de adquirir ou vender bens mveis. Comitente: pessoa por cujo interesse bens mveis so vendidos ou adquiridos. Comissrio: pessoa que, atuando em seu prprio nome, mas por conta do comitente realiza atos negociais com 3 fazendo jus a remunerao por isso. Caractersticas: Bilateral, sinalagmatico, consensual (pelo ajuste de vontades), no solene, oneroso, comutativo, personalissimo. Direitos e obrigaes dos contratantes: Comissrio: agir com diligncia (art. 696). Agir de acordo com as instrues dadas pelo comitente. Boa f objetiva: contrato baseado na confiana do comitente no comissrio. Pargrafo nico art. 696: responde por qualquer prejuzo ao comitente. Comitente paga remunerao. O comissrio pode ser pessoa fsica ou jurdica. 702- No caso de morte do comissrio, ou quebra da pessoa jurdica, o comitente devera pagar proporcionalmente ao trabalho realizado. Hipoteses: morte, quebra, fora maior e caso fortuito. Se aplicam quando o contrato ainda no se perfectibilizou, ainda no foi fechado. 708- direito de reteno para o comissrio. Comisso relao de emprego, mas no o contrato de trabalho propriamente dito. S se aplica se o comissrio for pessoa fsica. A remunerao se d pela contraprestao salarial, a competncia para se ajuizar uma ao de cobrana da justia do trabalho. Emenda 45.

No uma relao de emprego tradicional, que gera direito a frias..., s na medida em que gera uma contraprestao. Clausula deu credere: o comissrio no responde pela falncia do 3, salvo se houver pacto da clausula. Assim, se a TAM quebrar, a agncia que comprou as passagens no tem responsabilidade. Extino: geralmente com o cumprimento, ou com o inadimplemento, resilio unilateral (desistncia), morte do contratante.

CORRETAGEM Negcio jurdico pelo qual uma pessoa no vinculada a outra por mandato, pretao de servio ou outra relao de dependncia se obriga a obter para a 2, um ou mais negcios de acordo com instrues recebidas. uma obrigao de resultado. O tentar vender no gera obrigao. Corretagem com exclusividade: a exclusividade s existe por escrito. O corretor recebe remunerao mesmo que no intermedeie a venda, salvo se provar que ele permaneceu ocioso ou inerte. O negcio tem que ser intermediado pelo correto/imobiliria para gerar o pagamento. A simples divulgao no gera obrigao. Caractersticas: bilateral, oneroso, aleatrio, consensual, se for pessoa fsica a cobrana na justia do trabalho. A mnima participao do corretor faz jus a remunerao. Se a participao do corretor for condio de possibilidade para o negcio jurdico.

CONTRATO DE CORRETAGEM

You might also like