You are on page 1of 8

Instituto Maria Auxiliadora Natal/RN Lngua Portuguesa Prof Ms.

Natalia Nobre

Uma das principais caractersticas do gnero Debate regrado a sua funo de democratizar uma discusso: direito de expor livremente nossas ideias e o dever de ouvir e respeitar as idias alheias, mesmo que diferentes das nossas. Quando debatemos, desejamos convencer nosso interlocutor de que temos razo. Por esse motivo, devemos nos esforar para escolher argumentos persuasivos, isto , capazes de modificar o ponto de vista de nosso interlocutor. O debate um exerccio de cidadania.

Esse gnero, apesar de usar a modalidade oral, exige linguagem cuidada, na variedade culta e padro, conforme o estilo escrito.

Evite falar sem ter claro o que vai dizer e como. Antes de expressar sua opinio sobre um tema polmico, prepare-se: pesquise e anote seus argumentos. Antes de tomar uma posio, avalie os dois lados da questo, enumerando as vantagens e desvantagens tanto de uma posio quanto de outra.
Para desenvolver e fundamentar seus argumentos, utilize exemplos, comparaes, resultados de pesquisas e estatsticas, alm de pensamentos ou citaes de pessoas que tenham autoridade no assunto. Para apresentar esses dados, voc poder utilizar expresses como de acordo com os dados de uma pesquisa realizada..., segundo o pensamento de fulano de tal... e assim por diante.

Pesquise os contra-argumentos da sua tese, que so os argumentos da tese contrria. Tente descobrir incoerncias ou contradies nos argumentos do interlocutor. Sempre que possvel, procure se servir de dados e informaes (estatsticas, pesquisas, publicaes, exemplo da Histria, comparaes com realidades diferentes, citaes etc.) capazes de demonstrar que o argumento do interlocutor falso ou apenas parcialmente verdadeiro.

PROCESSO
a)

Definio das regras:


nmero de participantes (no mximo, 5) funes do mediador: iniciar e controlar os turnos de fala dos debates, controlar o tempo dos turnos de fala, controlar os animos dos debatedores (se necessrio imputando a perda do turno de fala) distribuio do tempo: apresentao inicial de 1min., 2 perguntas de 30seg. para cada grupo. Cada pergunta ser seguida de 1 resposta de 2min, com possibilidade de rplica de 1min e trplica de 1min definio das falas iniciais: cada debatedor dever expor a sua opinio no incio (1min) ordem inicial das questes (quem pergunta para quem): sorteio feito pelo mediador participao do pblico (perguntas orais ou escritas): possibilidade de duas perguntas, orais ou escritas, direcionadas a um dos grupos (3oseg) com resposta de 1min; sem direito a rplica.

b)

Conhecimento de um modelo:
pesquise um exemplo, em vdeo, de um debate nos moldes aqui propostos; analise as estratgias dos debatedores; anote as teses e os argumentos de cada debatedor, observando seus apelos e suas estratgias (de qualquer nvel).

Percepo importante: os debatedores nem sempre querem convencer um ao outro, mas sim a platia

c)

Estudo do tema:

escolha os materiais a serem pesquisados para subsidiar o debate (livro, jornais, internet); selecione argumentos, aqui h necessidade real de que haja pesquisa.

d)

Preparao dos debatedores:


atente para o controle o tempo; prepare contra-argumentos: previso dos possveis questionamentos que podero advir sobre suas afirmaes ou argumentos e formulao de respostas.

e)

Simulao do debate:
divida o seu grupo e debata antecipadamente; observe alguns procedimentos: escutar e anotar a fala do outro, prestar ateno na plateia, como solicitar rplica etc.

f)

Filmagem do debate (quando possvel)


analise as performances de cada componente do grupo.

You might also like