You are on page 1of 4

ESTE SUPLEMENTO FAZ PARTE INTEGRANTE DO DIRIO ECONMICO N 5705 DE 2 DE JULHO DE 2013 E NO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE

Economia do

MAR

O surf na costa portuguesa tem tido muita visibilidade a nvel mundial. Peniche e Nazar so muito procurados, mas h locais muito pouco explorados.

Economias ligadas ao mar podem valer 4% do PIB em 2020


Economia do Mar representa hoje cerca de 2,5% do PIB nacional, gerando 8 mil milhes de euros.
TEXTOS DE FTIMA FERRO
economico@economico.pt

PUB

o mais de 100 mil empregos directos e uma produo de riqueza na ordem dos oito mil milhes de euros anuais, resultado da actividade de um conjunto de sectores ligados ao mar. Segundo dados divulgados pela Caixa Geral de Depsitos, se a estes nmeros acrescentarmos os efeitos indirectos, o seu peso no PIB sobe at aos 5 ou 6%. Ainda assim, o pas da Europa com maior territrio costeiro no est a retirar do oceano todo o seu potencial. Depois de dcadas a viver de costas voltadas para o mar, um estudo de 2009 dirigido pelo professor Ernni Lopes para a SaeR - que ficou conhecido como o Hypercluster da Economia do Mar -, alertava para as potencialidades deste recurso natural, para as oportunidades que viria a gerar e o seu impacto na economia nacional. Este estudo surgia trs anos aps a entrada em vigor da Estratgia Nacional para o Mar (2006-2010), que

agora foi revista e actualizada para o perodo de 2013-2020. As prioridades alteraram-se e a crise apontou novos desafios, pelo que houve necessidade de reajustar as metas iniciais, revelava a Ministra da Agricultura, Assuno Cristas, numa conferncia recente sobre o tema. Para Rui Azevedo, presidente executivo da Oceano XXI (Associao para o Conhecimento e Economia do Mar), o facto de existir uma estratgia nacional para o mar positivo, mas era importante que o Estado avanasse, onde puder, com as questes da desburocratizao, fundamentais para a atraco de investimento. A opinio partilhada por Miguel Marques, partner para a a Economia do Mar na consultora PricewaterhouseCoopers (PwC). No cenrio actual de dificuldade ecnmica, a desburocratizao e a simplificao administrativa, dado no implicar grandes dispndios, pode ser uma alavanca para atrair investimento nacional e internacional e assume particular importncia, afirma. Contudo, alerta, se

Calum Macauley/Handout / Reuters

II Dirio Econmico Segunda-feira 1 Julho 2013

D OSS I E R : ECO N O M I A D O M A R

demorar muito a ser aplicada pode ser uma ameaa. Esse parece ser, contudo, o caminho a seguir pelo Governo. A Estratgia Nacional para o Mar (ENM), apresentada pela ministra da Agricultura no passado ms de Fevereiro prev, como a prpria governante tem vindo a salientar, uma contribuio directa do sector do mar em 50% para o crescimento da economia nacional at 2020, o que corresponder a valores entre 3 a 4% do PIB. Nmeros que, para Rui Azevedo, no so a questo fundamental. importante termos ambio e por isso fixar metas ambiciosas, desde que esse objectivo sirva de mobilizao dos actores. Isso sim importante. A ministra refora ainda que pela primeira vez em muitos anos, o Governo assumiu o mar como uma prioridade nacional. A estratgia ser concretizada atravs do Plano Mar-Portugal, um plano de aco com objectivos, calendrios de execuo e fontes de financiamento identificadas. Ainda assim, a ministra acredita que nada ser possvel sem a mobilizao das empresas. No entanto, alerta o presidente da Oceano XXI, neste momento no fcil atrair investimentos. H um efeito conjuntural e estrutural que limita os investimentos e que preciso contrariar. Ana Paula Vitorino, ex-secretria de Estado dos Transportes e Comunicaes, que actualmente dirige a revista Cluster do Mar, congratula-se com a estratgia concertada. No seu mais recente editorial referia mesmo que o mar pode viabilizar o nosso Silicon Valley, transformando Portugal num paradigma de sucesso associado inovao e desenvolvimento de actividades martimas e costeiras. Rui Azevedo acresenta a esta ideia o facto de instituies como o INESC, O INEGI ou o Simar estarem cada vez mais atentas economia do mar, tentando adaptar a tecnologia que desenvolveram s novas necessidades criadas por este cluster. Na mesma revista, Jos da Silva Peneda, presidente do Conselho Econmico e Social, refere que a condio bsica para desenvolver a economia do mar dispor de massa crtica e empresas competitivas. Esta meta poder ser atingida com a definio de metas nacionais e europeias. A estratgia europeia para o desenvolvimento da Economia do Mar, denominada Crescimento Azul, identifica cinco domnios estratgicos de interveno preferencial que serviro de base ENM. So eles a energia azul, a aquicultura, o turismo martimo, costeiro e de cruzeiros, os recursos minerais marinhos e a biotecnologia azul. Na economia europeia estas reas contribuem actualmente para a manuteno de 5,6 milhes de postos de trabalho e com cerca de 500 mil milhes de euros para o valor acrescentado bruto.

reas de sucesso que tm muito potencial


So muitos os projectos que j embarcaram na Economia do Mar e que hoje apresentam um percurso de sucesso. Turismo e lazer , transportes martimos, portos e logstica, pesca, aquicultura e indstria do pescado, construo e reparao navais, obras de defesa costeira e extrao de sal marinho so, por esta ordem, as actividades ligadas ao oceano que mais contribuiram em 2010 para o valor acrescentado bruto nacional.

JOS DA SILVA PENEDA


Presidente do Conselho Econmico e Social

Portos Exportaes de Sines sobem 27%


Os portos nacionais tm sido referidos como casos de sucesso nacionais, mas Sines o nico porto europeu de guas profundas e isso destaca-o. 2012 fechou com um mximo histrico de movimentao de mercadorias, num total de 28,6 milhes de toneladas (crescimento de 11%). Com a segunda fase de expanso do Terminal XXI o movimento de contentores iniciou novos servios o que permitiu consolidar a rede de ligaes directas para todos os continentes. As exportaes atingiram um valor de 6,8 milhes de toneladas, ou seja, mais 27% do que no ano anterior. Para 2013 est previsto um investimento de 90 milhes de euros que ir duplicar a capacidade instalada no Terminal XXI, e que dever criar 250 novos postos de trabalho. Tambm caso de sucesso o porto de Leixes, que de h um ano a esta parte conseguiu duplicar o nmero de cruzeiros a atracar neste porto nortenho. Alm dos portos, tambm os estaleiros podem ter grande potencial se bem explorados. Os Estaleiros de Viana do Castelo ainda esto num impasse mas a Lisnave referida como um caso de sucesso.

A condio bsica para desenvolver a economia do mar dispor de uma massa crtica e de empresas competitivas.

Surf 300 milhes de euros gerados anualmente


Uma onda gigante colocou a Nazar na rota do surf. O convite que Luis Miguel Sousinha, criador do projeto North Canyon, fez a Garret McNamara foi apenas o primeiro passo. O surfista de renome mundial tratou do resto. Segundo um estudo feito pela Universidade Nova de Lisboa, esta rea movimenta 300 milhes de euros por ano em Portugal.. No por isso de estranhar que o pas tenha sido o escolhido para reserva de surf, uma das poucas no mundo, com a zona Oeste (Ericeira, Peniche e Nazar), a concentrar grande parte dos projectos. Os Centros de Alto Rendimento j concludos em Peniche e na Nazar so outros motivos pelos quais Portugal pode vir a ganhar ainda mais. O seu objectivo treinar e formar futuros campees e dinamizar toda a indstria do surf. A concretizarem-se estes objectivos, e como estima um estudo do Instituto Superior Tcnico, o surf tem potencial para trazer trs milhes de novos turistas para Portugal por ano. Outra rea a explorar a dos desportos nuticos. A associao Oceano XXI tem um projecto de 9,9 milhes de euros em Caminha que inclui um centro de remo, equipamento de vela, canoagem e uma marina.

MIGUEL MARQUES
Partner para a Economia do Mar na PwC

Rafael Marchante / Reuters

Pesca Sector vale 2.5 mil milhes Se o mar for devidamente rentabilizado pode tornar-nos um pas muito mais sustentado, com mais oportunidades de trabalho , melhor qualidade de vida e uma referncia econmica escala global.
Fabrizio Bensch / Reuters

Portugal dos pases da Unio Europeia que mais consome peixe per capita. Mais de metade importado. Ainda assim, o sector da pesca e transformao de pescado vale cerca 2,5 mil milhes de euros, com o valor das exportaes de conservas de peixe, crustceos e moluscos a aumentar 14,6% em 2012. A Gelpeixe uma das empresas que se destaca neste sector, tendo inaugurado este ano uma nova fbrica de conservas e aprovado projectos para mais duas. Para a consultora PwC, os grandes desafios para este sector sero, entre outros, acrescentar valor ao produto base primrio (peixe e marisco) atravs da sua conservao, transformao e diversificao; substituir importaes por produo nacional para fazer face procura existente no mercado portugus; reforar a marca dos produtos transformados; e aproveitar o potencial da aquacultura.

Paulo Alexandre Coelho Joo Paulo Dias / Arquivo Econmico

Biotecnologia Algas que curam


No Instituto Politcnico de Peniche h uma equipa internacional que investiga as propriedades curativas das algas locais. No mbito de um projecto europeu, liderado pela Irlanda, e que inclui nove pases, as algas so recolhidas nas praias e analisadas em laboratrio. As suas caractersticas incluem capacidades antitumorais, antixodidantes e antimicrobianas, muito importantes para combater e prevenir doenas que podem ir de infeces mais ou menos graves at doenas do foro oncolgico. As algas podem ainda ser usadas para a cosmtica e para o uso alimentar.

Energia REN tem zona piloto


A produo de energia eltcrica a partir das ondas do mar ser, no futuro, uma das formas alternativas de evitar o consumo de combustveis fsseis. A REN (Rede Elctrica Nacional) recebeu, em 2010, uma concesso do Estado para a produo de energia das ondas numa zona piloto. A concesso foi atribuda Enondas (detida a 100% pela REN) por um prazo de 45 anos e inclui a autorizao para a implantao das infraestruturas e ligao rede elctrica pblica. A zona piloto engloba uma rea de cerca de 320 km2 e est situada perto de S. Pedro de Moel, entre a Figueira da Foz e a Nazar. O objectivo tornar-se um espao aberto, na costa atlntica, dedicado ao desenvolvimento de energias marinhas, com especial nfase na energia das ondas.

Joo Manuel Ribeiro

Segunda-feira 1 Julho 2013 Dirio Econmico III

Conhea os apoios locais, nacionais e europeus para os projectos do cluster do mar


Foi recentemente anunciada uma nova linha de crdito no valor de 1,5 milhes de euros para projectos ligados ao mar, a juntar aos programas j existentes.

A
PUB

ministra da Agricultura anunciou recentemente uma nova linha de crdito, no valor de 1,5 milhes de euros para projectos ligados ao mar, a juntar aos programas j existentes. Numa altura em que o crdito economia em geral se mantm em baixa, o financiamento economia do mar segue em contraciclo. A prov-lo, o recente anncio de Assuno Cristas de um novo protocolo assinado com oito bancos para a concesso de apoios a projectos no mbito do cluster do mar. Os apoios destinam-se a beneficirios dos projetos de desenvolvimento rural e das pescas, no mbito dos programas Proder e Promar. A estratgia nacional de apoio ao sector segue as linhas de Bruxelas que, tambm recentemente, aprovou o Plano de Aco para o Atlntico que prev a mobilizao de cerca de quatro mil milhes de euros para investimentos no mar, um activo que acredita poder sustentar sete milhes de postos de trabalho na Europa at 2020.

A Comisso decidiu dar prioridade no uso de todos os fundos existentes para actividades e investimentos relacionados com o oceano. Portugal ser um dos grandes beneficiados pela dimenso da sua orla costeira. Os investidores interessados em criar, alargar ou integrar projetos de inovao em negcios j existentes tero ao seu dispor um conjunto de ferramentas, entre as quais se destaca o Fundo Europeu dos Assuntos Martimos e da Pesca (FEAMP), em vigor no perodo entre 2014 e 2020, e que conta com uma verba na ordem dos 6,5 mil milhes. A carga administrativa neste fundo ser reduzida para que os beneficirios tenham um acesso mais fcil ao financiamento. Este ser tambm, para j, o nico fundo comunitrio que conta com o reforo da sua dotao financeira, e que tem ainda a vantagem de funcionar como plataforma de acesso a outros fundos como o Fundo Social Europeu ou o FEDER. Quanto aos apoios via QREN, o Governo anunciou tambm recentemente o reforo da linha

de crdito PME Crescimento, com especial enfoque para as empresas exportadoras em todos os sectores. Apoios locais A juntar aos apoios comunitrios esto outras iniciativas mais regionais como o caso do projeto Startup Lisboa Loans, destinado a apoiar novas empresas em diversos domnios, entre os quais o mar. Integrado no projecto Startup Lisboa, uma parceria entre a Cmara Municipal da capital e o Montepio, o Startup Lisboa Loans tem como objectivo facilitar o acesso a solues de financiamento e assistncia tcnica na criao de empresas, ou em empresas na fase inicial do seu ciclo de vida, com projectos empresariais diferenciadores, prximos do mercado ou com potencial de valorizao econmica, que tradicionalmente apresentam maiores dificuldades na sua ligao ao mercado financeiro. O projecto tem por base um Fundo de Apoio s Micro e Pequenas Empresas no Municpio de Lisboa e pode, em alguns casos, oferecer um apoio de 100%.

A ministra da Agricultura Assuno Cristas anunciou um protocolo assinado com oito bancos para a concesso de apoios a projectos no mbito do cluster do mar.

IV Dirio Econmico Segunda-feira 1 Julho 2013

D OSS I E R : ECO N O M I CA D O M A R

Mar portugus poder vir a ser 40 vezes superior ao espao terrestre


No ser apenas o Cluster do Mar a beneficiar do alargamento do territrio martimo nacional. Tecnologia, I&D, formao de recursos tambm ganham.

A
PUB

concretizar-se, o alargamento da Plataforma Continental portuguesa que est a ser avaliada pela ONU, que como quem diz, o espao martimo gerido pelo pas, chegar s 350 milhas, totalizando dois milhes de quilmetros quadrados. Isto significa que s a rea de mar ser mais de 40 vezes superior ao espao terrestre nacional. Esta oportunidade traz um grande desafio que concretizar e rentabilizar de uma forma sustentvel este recurso, implicando uma aposta em recursos humanos qualificados, em equipamento de ponta e em parcerias nacionais e internacionais, defende Miguel Marques, partner para a Economia do Mar na PwC. Rui Azevedo, director executivo da Oceano XXI, partilha da mesma opinio e acredita que alm do Cluster do Mar, muitos outros sectores sairo beneficia-

Nmeros e dados
>> A plataforma continental de Portugal ser alargada em mais de 2 milhes de km >> Portugal ter a 11 rea mais extensa do mundo e a 3 da Europa >> A rea nacional imersa ser quase 42 vezes maior do que a dimenso superfcie >>As reservas de cobalto, a energia, a biodiversidade e o progresso cientfico so as grandes mais-valias decorrentes da extenso da plataforma continental portuguesa >>A biodiversidade do Oceano Atlntico e o progresso cientfico so outras vantagens >>Actualmente, a zona econmica exclusiva de Portugal tem 1,85 milhes de km2, o que corresponde a 20 vezes o territrio terrestre do Pas

dos. Trata-se de um conjunto de novas oportunidades que vo da explorao do subsolo marinho ao desenvolvimento da biotecnologia, com efeitos econmicos relevantes a longo prazo. O especialista exemplifica: um sector como a construo naval, hoje com graves problemas, poder redirecionar o seu negcio para a construo de plataformas offshore e embarcaes, com muito espao para crescer. Outro sector que sair muito beneficiado ser o das tecnologias pois a exploroo do subsolo marinho em oceano profundo exige tecnologia que ainda no existe. Tambm a investigao e desenvolvimento em reas como a biotecnologia tero muito a fazer para dar resposta s novas necessidades que sero criadas. Tudo isto mobiliza pessoas, conhecimento e investimento, acrescenta. Contudo, alerta, preciso mobilizar outros investimentos pois Portugal precisa de parceiros e apoio. S por si no consegue.

O alargamento do espao martimo poder ter grande potencial para reas como a construo naval.

O PAPEL DOS SEGUROS NA ECONOMIA DO MAR


Est provado que o consumo de seguros, protegendo o bem-estar das famlias e acautelando a solvncia das empresas, constitui um dos principais indicadores do desenvolvimento econmico dos pases. uma verdade que, por razes acrescidas, resultantes dos riscos especficos inerentes, se aplica ainda com maior pertinncia s atividades de lazer e profissionais que decorrem no ambiente martimo. De facto, nas vias martimas, fluviais e lacustres praticam-se inmeras atividades ldicas, desportivas e profissionais. A ttulo de exemplo, referimos a natao, o windsurf, o ski nutico, a canoagem, a pesca desportiva, o mergulho recreativo, a nutica de recreio, as regatas, a martimo-turstica, os cruzeiros, o transporte de passageiros e/ou mercadorias, os portos, as marinas, os estaleiros de construo e/ou reparao naval, a investigao, a pesca profissional, a apanha de algas e a aquacultura. Na generalidade a prtica dessas atividades implica potencialmente a responsabilidade perante terceiros, danos em pessoas e perdas de bens. H uma cronologia do risco, atravs da qual, particulares e empresas se podem orientar e que, em traos muito gerais, passamos a expor: 1. Identificar os riscos a que cada atividade est sujeita; 2. Tomar as medidas preventivas - muitas delas obrigatrias - para os reduzir; 3. Proceder subscrio dos seguros obrigatrios (situao incontornvel); 4. Analisar e quantificar os riscos que subsistem; 5. Ponderar a eventual reteno dos riscos de menor impacto; 6. Transferir para um segurador os riscos de maior gravidade, ainda que negociando um sistema de franquias que amenize o custo dos prmios, de forma a garantir que fica acautelada a solvncia familiar ou a sobrevivncia da empresa em caso de sinistro. 7. Acompanhar a situao, procedendo s correes que a realidade for aconselhando. certo que o comportamento da economia condiciona bastante a evoluo do setor segurador. Sem clientes, os seguradores - que tambm so unidades econmicas - no prosperam. Mas tambm certo que o setor segurador funciona como elemento catalisador do desenvolvimento econmico. o seguro que permite s organizaes empresariais concentrarem-se no seu negcio, ao transferirem para o segurador os chamados riscos infortunsticos. tambm por via dos seguros (muitos deles obrigatrios) que se nivela a sociedade, ao proteger os direitos de terceiros. ainda atravs dos seguros que particulares e famlias garantem a sua independncia, em caso de sinistro. finalmente pela subscrio de produtos de Ramo Vida dos seguradores - os maiores investidores institucionais - que muitos particulares, empresas e outras organizaes conseguem canalizar as suas poupanas e investimentos, com boa segurana, liquidez, rentabilidade e isenes fiscais. No caso especfico da rea martima, o mercado segurador disponibiliza um vasto conjunto de ofertas que respondem totalidade dos riscos a que os operadores esto sujeitos, como sejam, entre outros, os seguros de Acidentes de Trabalho, Acidentes Pessoais, Martimo-Cascos e Mercadorias Transportadas e abrangem reas to distintas que vo desde as atividades ldicas, passando pelas desportivas e culminando nas profissionais. A Mtua dos Pescadores, segurador especializado no mar, lder da pesca profissional, detentora de aprecivel quota de mercado na nutica de recreio e martimo-turstica, e muito bem colocada nas comunidades ribeirinhas, com resposta para os seus principais riscos de natureza ldica, desportiva ou profissional, uma das principais responsveis pela resposta competente que a atividade seguradora tem dado ao Pas, no seu desgnio de regresso ao mar. Adelino Cardoso Mtua dos Pescadores

Paulo Figueiredo

You might also like