You are on page 1of 13

Um olhar geogrfico sobre a cidade e suas relaes com a modernidade religiosa

Diogo da Silva Cardoso1

Resumo
O presente artigo busca uma maneira de proceder no trabalho de campo em cidades mdias e grandes sem que se perca a multiplicidade e imprevisibilidade que do o tom da vida urbano-metropolitana. Fruto da complexidade, impessoalidade e fluidez das relaes sociais e institucionais, a cidade est para alm dos enfoques antropolgicos essencialistas ou do ecologismo da Escola de Chicago, por exemplo. Para entender o atual ritmo urbano, necessrio aprofundar-se nessa fluidez, investigar as simultaneidades que caracterizam as redes sociais, as estratgias territoriais descontnuas, as representaes geogrficas, entre outros. Por se tratar de um texto conciso, focarei somente a cidade nas suas relaes com a religio, dimenso que se alastrou na modernidade hodierna atravs de uma reinveno das tradies e da criao de novas formas de crer e pertencer, fruto do dilogo inter-religioso e dos intercmbios culturais com a cultura secular de massa. Palavras-chave: Cidade. Redes sociais. Multiterritorialidade. Religio. Modernidade religiosa.

Introduo
J faz tempo que desisti de tentar entender a cidade na sua totalidade... um engano cientfico, resultante da viso positivista de que possvel dar um ultimato sobre o assunto. Afinal, quando ainda se est no intermezzo entre a rotina acadmica e a vida l fora, o estudante tem a infeliz impresso de que, ao assimilar as teorias e conceitos elaborados pelos seus professores (que se encontram nos seus confortveis gabinetes), poder desvendar toda a complexa trama da vida. Seja o ambiente fsico ou as relaes sociais ou estes dois nas suas inter-relaes , o fato que camos na famosa iluso de que se pode apreender o Todo na sua inteireza, posio semelhante adotada pelos antroplogos romnticos da primeira metade do sculo XX e, diga-se de passagem, faz-se presente at hoje em alguns redutos intelectuais conservadores. Assim como esses antroplogos, para alcanarem suas aspiraes, tiveram que lanar mo de argumentos positivistas e frmulas algbricas para domesticar as estruturas sociais no-ocidentais2, o mesmo feito por ns, s que em outro contexto e valorao. A cidade uma das obras humanas que, por sua difcil descrio e inteligibilidade, s resta-nos perscrutar os mltiplos caminhos que a edificam e as trajetrias individuais e coletivas dos diferentes grupos que a compem. O olhar no pode se prender ao formalismo lgico dos objetos espaciais; deve sim priorizar as aes dos sujeitos sociais e/ou institucionais. Assim, fugimos de uma viso reificada do espao (MONDADA; SODERSTRM, 2004) para um espao genuinamente construdo por prticas humanas materiais (MASSEY, op. cit.). Sobre os significados incorporados nas formas espaciais a forma-contedo de Milton Santos , o melhor a fazer aceitar a polivocalidade (CORRA, 2007), isto , os mltiplos sentidos conferidos pelos
Universidade Estadual do Rio de Janeiro. E-mail: diogo_georeg@yahoo.com.br. Para esse debate, a autora mais recomendada Massey (2008), especialmente no seu captulo 3, quando trata dos erros representacionais do estruturalismo.
1 * 2

distintos grupos a um mesmo objeto, monumento ou patrimnio, conforme a cultura e as posies que ocupam na estrutura social. Para dar mais complexidade ao tema, outra dimenso ser colocada nas suas relaes com a urbanidade atual: a religio. Entendida como um dispositivo ideolgico, prtico e simblico pelo qual constituda, desenvolvida e controlada a conscincia (individual e coletiva) de pertena a uma linha de crena particular (HERVIEU-LGER apud CAMRUA, 2003). As religies e religiosidades contemporneas sofreram transformaes substanciais nas suas estruturas de crena e de reproduo, aderindo lgica da (ps) modernidade. Assim sendo, tanto a cidade como a religio sero revisadas sob um prisma geogrfico, na qual as mltiplas possibilidades de trnsito, circulao e filiao religiosa nos mltiplos espaos de sociabilidade de cidade devem ampliar nossas percepes sobre as novas geografias do sagrado e de vivncia.

Cidade: lugar das redes e dos fluxos


Agora a cidade como um videoclip: montagem efervescente de imagens descontnuas (...) saqueadas de todas as partes, em qualquer ordem. (RENATO CORDEIRO GOMES).

Contemporaneamente, a cidade sofreu mutaes de graus variados de ao e intensidade, doravante, o contexto sociohistrico e material indispensvel cujas redes e fluxos materiais e comunicacionais tomam forma e se difundem3. nada mais nada menos que a velha e prodigiosa discusso dialtica (e frequentemente ambgua) em torno dos conceitos de concentrao e disperso, unidade e fragmentao, centro e periferia, tenso e interao, fixao e movimento etc. So temas caros ao pensamento ocidentalista, s que sempre retomados com outras cores e contedos. o conhecimento em espiral fazendo nossas cabeas ocidentalizantes! Mas voltemos cidade... Por ser repleta de patrimnios culturais, de acontecimentos (eventos) e representaes de toda ordem, a cidade manifesta as formas-contedo tcnico-cientficas e informacionais (SANTOS, 1996) e a intersubjetividade candente da sociedade. Tal proposio ganha robustez e empiria diante do panorama de metropolizao das cidades verificado no Ps-Guerra. Para os mltiplos grupamentos urbanos, a cidade uma coleo de smbolos e valores baseados sobre familiaridades, impresso e experincia pessoal (CLARK, 1991, p. 37). Ao ser o canal entre o indivduo e a complexidade social com suas regras, controles e instituies, a cidade fornece os sentidos atravs dos quais o indivduo e o grupo se territorializa. A territorialidade gera o empoderamento do sujeito e do grupo, capaz de criar o contexto geogrfico atravs do qual o mundo experienciado e dotado de significados. Como expresso geogrfica do poder, a territorialidade ampara, medeia a insero do indivduo na cidade, traduzindo experincias concretas e imaginativas em formas de estabilizao do ente em meio insegurana e a impalpabilidade que toma de assalto os grandes ambientes urbanos. Por ser a voz materializada dos grupos dominantes, alienados e excludos, a cidade catalisadora de sentidos e promotora do espetculo fervoroso da massa e pelo indivduo, os vetores por excelncia do modo de vida urbano ocidental. Sua influncia se d com e atravs dos objetos geogrficos as formas simblicas espaciais, para utilizar o termo de Corra (2007). As formas simblicas espaciais so representaes materiais da sociedade pela qual se constatam uma ou mais formas de produo e comunicao dos grupos e personagens que a conceberam. Elas refletem ou deixam rastros da intencionalidade e dos significados estabelecidos institucional e socialmente. Entretanto, a profuso de significados e agenciamentos na cidade invoca a multifuncionalidade e os mltiplos significados que os objetos podem ter em meio infinidade de grupos, segmentos e classes sociais. Corra (Ibid., p. 7), influenciado pelo ps-estruturalismo de Hall, chama a ateno para a polivocalidade da paisagem e dos objetos, caracterstica natural e recorrente nos ambientes urbanos, dadas as distintas
3

Conforme a proposta de Corra (2008, p. 304-5) da difuso espacial numa perspectiva crtica.

interpretaes construdas pelos diferentes grupos sociais com relao a um mesmo monumento, edifcio, localidade, itinerrio etc. mais ou menos aquilo que Lynch descreveu como sendo as percepes espaciais dos habitantes, a forma como do legibilidade ao ambiente urbano por meio de representaes mentais do espao fsico (LYNCH apud CLARK, op. cit., p. 38). O erro de Lynch foi dar demasiada nfase dimenso psicolgica (os mapas mentais dos indivduos), esquecendo de outras variantes que intervm nas percepes individuais e grupais. Mas sua contribuio inquestionvel. Voltando a Corra, ele seleciona algumas funes polticas cumpridas pelas formas simblicas espaciais:

i. Glorificar o passado, acentuando alguns aspectos julgados relevantes para o presente e futuro; ii. Reconstruir o passado, conferindo-lhe novos significados. Neste caso, como no anterior, tradies podem ser inventadas, como argumentam Hobsbawm e Ranger (2002); iii. Transmitir valores de um grupo como se fossem de todos. Nesse caso esto envolvidas fortes relaes de poder; iv. Afirmar a identidade de um grupo religioso, tnico, racial ou social. A identidade nacional tem sido objeto de inmeras formas simblicas; v. Sugerir que o futuro j chegou, sendo portador de caractersticas julgadas positivas; vi. Criar lugares de memria, cuja funo a de estabelecer ou manter a coeso social em torno de um passado comum. (NORA apud CORRA, 2007, p. 10).

Como podemos ver, a condio material da cidade e os fluxos de significao ininterruptos arranjam novas atividades e imaginaes entre as pessoas e seu meio circundante. O cosmopolitismo, antes agarrado s ideologias de cunho burgus, com o passar das revolues e mudanas poltico-culturais, esfarelou-se para ser refeito tambm pelos segmentos inferiores da sociedade urbana, forjando novos atributos para a cultura popular de massa. A vida urbana, ao mesmo tempo em que desmancha e fragmenta relaes tradicionais, cristalizadas, por outro lado redireciona e multiplica, por diferentes vias, as conexes e solidariedades entre pessoas, coletividades e entidades. Se as classes hegemnicas criam espaos liminares para fugir do caos imposto pelos marginalizados, exticos e criminosos, em contrapartida, so os agentes perifricos que se apropriam do espao urbano, configurando domnios, percursos, margens, significaes etc. O cosmopolitismo perifrico no pode ser visto como a antpoda do cosmopolitismo burgus, pois, dada a condio intercultural e multifuncional das cidades do mundo ocidental, qualquer tentativa de enquadrar das experincias sociais em formas cartesianas (conceitos opostos) cair num reducionismo4. Quem nos adverte isto Prysthon:
[...] se o cosmopolitismo moderno essencialmente centrpeto, a fora centrfuga da psmodernidade comea a relativizar a importncia das grandes metrpoles mundiais em termos de disseminao das informaes. O que antes era quase um sistema de oposies campo/cidade; provinciano/cosmopolita; barbrie/civilizao; caos/ordem , torna-se uma rede de mltiplas interdependncias, confluncias e novos parmetros. E justamente a cidade que se torna o territrio intersticial onde se encadeiam, intercalam-se e se confrontam tais oposies. Ao invs de ser apenas mais um elemento do binarismo oposicional, a cidade passa a ser ela prpria um processo dialtico dos embates ps-modernos. (PRYSTHON, 2008, p. 13).

Prysthon d o nome de cosmopolitismo perifrico a essas experincias urbanas de borda posicionadas margem das centralidades socioeconmicas atuantes no complexo jogo de agenciamentos
Um debate em torno da dualidade do pensamento ocidental, fruto do pensamento helnico (judaico-grego) incorporado doravante no pensamento social, foi realizado em Cardoso (2010, p. 20).
4

ps e antimodernos, que, se por um lado rechaam o ufanismo ingnuo, por outro lado, negociam e, se assim desejarem, assimilam as diferenas culturais para revert-las a seu favor. Em relao aos novos movimentos juvenis, o cosmopolitismo traveste-se nativamente em configuraes desmodernizantes como comunidades, cenas e ondas (FERREIRA, 2008). um cosmopolitismo que aponta outros rumos para a cidade, onde se traam novos mapas de ocupao e semiologizao dos lugares. Como j fora citado, so mapas que descobrem ou forjam novos significados no espao social (CORRA, 2003, p. 174). Nas cidades, o cosmopolitismo periferizado notadamente atinge os segmentos jovens das cidades grandes e mdias. Estes declamam seus corpos como a obra de arte fundamental, um projeto em contnua metamorfose, assumindo novas formas e atributos numa interminvel busca por novos meios de autoexpresso (RIFKIN, 1999, p. 235). O cosmopolitismo assume a forma de complexos trajetos e apropriaes de espao que colocam a cidade como um labirinto digno de ser explorado diante de todo o seu potencial de satisfazer as necessidades do grupo. Como uma floresta densa, a cidade d esperanas de satisfao dos desejos individuais e grupais, alguns destes tticos. Neste contexto, as microculturas juvenis no atuam somente como vlvulas de escape do ritmo sufocante e enfadonho do trabalho e da rotina urbana. Como microterritorialidades urbanas (COSTA, 2005), configuram numerosos circuitos econmico-culturais alternativos, agindo em uma simultaneidade de eventos que varia de acordo com as circunstncias de cada lugar. na multiplicidade das formas de experimentar e de vivenciar o secular e o religioso na cidade ao lado das percepes, atitudes e sentidos assumidos e desenvolvidos em cascata pelas microculturas juvenis que se manifesta a articulao autntica, e um tanto confusa, do local enquanto especificidade e do espao urbano que se manifesta como horizonte (CARLOS, 2007, p. 14, grifo meu). Concretamente, as microculturas juvenis e seus territrios cotidianos fazem parte da agenda de processos complexos das grandes e mdias cidades contemporneas: perfazem uma rede emprica de relaes humanas (JUNIOR, 2008, p. 9) fluida e efmera, baseadas em dois conceitos que destacam a complexidade das cidades globalizadas: a circulao e a comunicao. Por serem as faces complementares dum mesmo fenmeno, Raffestin (1993) trata a circulao como a transferncia de seres e de bens lato sensu, enquanto a comunicao a transferncia da informao (Ibid., p. 200). A circulao e a comunicao so a expresso geogrfica da mobilidade humana, condio sine qua non de mundializao das cidades e corresponsveis pela constituio das redes culturais e de poder de toda ordem, afinal:
[...] contribuem para modelar o quadro espao-temporal que todo territrio. Essas redes so inseparveis dos modos de produo dos quais asseguram a mobilidade. Como so sistemas smicos materiais, surgem de uma leitura ideolgica em vrios nveis: enquanto so traadas, enquanto so construdas e enquanto so utilizadas ou, se preferirmos, consumidas. Desenho, construo e utilizao de uma rede dependem dos meios disposio (energia e informao), dos cdigos tcnicos, sociopolticos e socioeconmicos, assim como dos objetivos dos autores. (RAFFESTIN, op. cit., p. 204).

O ciberespao e as outras inovaes tecnolgicas, como instrumentos de interao e de poder, ao colocarem a humanidade dentro de um novo patamar (em rede), criou oportunidades para o alargamento e redefinio das relaes sociais e institucionais, na qual grande parte delas deslocou-se dos contextos locais de interao para escalas indefinidas de tempo-espao. Haesbaert (2006), em dilogo com Giddens e Harvey, estabelece as novas bases ontolgicas da experincia e mobilidade humanas atravs do conceito de multiterritorialidade. Para Haesbaert, houve uma disjuno entre a lgica territorial moderno-tradicional e a lgica contempornea balizada pelas redes. O territrio reinventou-se sob novos parmetros, passando da preponderncia dos territrios-zona ativao de pontos e circuitos pela lgica multilocalizada dos grupos sociais de diferentes mbitos.

O territrio incorpora a rede e vice-versa no para afirmar a sua impotncia diante do desencaixe espao-temporal da (ps)modernidade5, mas para estruturar novas relaes sociais e de poder nas quais a distncia no mais significa ausncia, e muito menos que a proximidade, obrigatoriamente, cria vnculos afetivos e solidrios. A modernidade ento, para Giddens, arranca crescentemente o espao do tempo fomentando relaes entre outros ausentes, localmente distantes de qualquer situao dada ou interao face a face (p. 27). A teoria do desencaixe de Giddens seria correlata s teorias da desterritorializao defendidas por inmeros intelectuais globalitrios. J o gegrafo Haesbaert, um dos maiores crticos das vises desterritorializantes (para ele, no passa de um mito) que dominam a teoria social, faz uma reviso crtica do desencaixe giddensiano luz da nova experincia multiterritorial humana:
Assim, pode-se ler a [em Giddens] uma desterritorializao como dinmica de esvaziamento do espao em relao ao tempo ou vice-versa: no h mais, obrigatoriamente, a necessidade de que o contexto, em seu sentido tradicional de entorno imediato ou condies ambientais diretas, seja o principal elemento para compreendermos as relaes sociais (ou socioespaciais) na verdade, a prpria concepo de contexto que est sendo alterada. Cada vez mais a dinmica social se efetiva em relao com outros nveis espaciais, outros pontos de referncia, muitas vezes completamente alheios s circunstncias locais ou de contato face a face. Isto tudo significa, no entanto, que no se trata propriamente nem de um esvaziamento nem de uma separao, como o termo desencaixe supe, mas sim de uma espcie de alongamento, nos termos do prprio Giddens, de inter-relaes mais extensas porque descontnuas, podendo associar espaos muito distantes numa mesma temporalidade. Trata-se, enfim, de espao-tempos mais mltiplos, combinaes muito mais imprevisveis e espacialmente mais fragmentadas. (HAESBAERT, 2006, p. 159-160).

Na lgica da mundializao cultural, a multiterritorialidade baliza a nova experincia de espaotempo ao relatar a ao, realizada pelos cidados globais, de acessar e conectar diversos territrios e referncias espaciais. As conexes e o acesso podem ser realizados por duas vias: 1) concretamente, atravs do deslocamento fsico das pessoas, com os meios de transporte modernos (carro, avio, metr, naviocruzeiro) produzindo uma acelerao exponencial da mobilidade humana; 2) virtualmente, com o ciberespao e as telecomunicaes, com os quais a comunicao e a interao so processadas distncia, os cdigos socioculturais so codificados em bits e chamadas telefnicas. Basta estar em um dos pontos da rede para que a conectividade com outros pontos e ns seja estabelecida, e a interao se complete. O deslocamento espacial pode ou no complementar as relaes estabelecidas virtualmente, na qual a interao se corporificar por meio do tte--tte. A despeito da supervalorizao do virtual (o simulacro de Baudrillard), propiciada pela compresso espao-tempo, os contatos face a face no entraram em desuso. Em um artigo posterior, Haesbaert constri, ao lado das perspectivas de territrio tradicionais, dois outros modelos de territorialidade que denotam a amplitude das relaes sociais contemporneas, enfatizando o seu carter multi. So elas:
- Territorializaes mais flexveis, que admitem a sobreposio territorial, seja sucessiva (como nos territrios temporrios ou multifuncionais na rea central das grandes cidades) ou simultaneamente (como na sobreposio encaixada de territorialidades polticoadministrativas relativamente autnomas. - Territorializaes efetivamente mltiplas uma multiterritorialidade em sentido estrito, construda por grupos que se territorializam na conexo flexvel de territrios-rede multifuncionais, multi-gestionrios e multi-identitrios, como no caso das disporas de migrantes. (HAESBAERT, 2007a, p. 32).
Para Giddens, a modernidade provocou o deslocamento [lifting out] das relaes sociais de contextos locais de interao e sua reestruturao atravs de extenses indefinidas de espao tempo (GIDDENS, 1991, p. 29).
5

Para completar:
Na verdade, muito mais do que perderem vnculos de identificao com espaos determinados, desterritorializando-se, o mais comum que as pessoas e os grupos sociais desenvolvam, concomitantemente, vnculos identitrios com mais de um territrio ao mesmo tempo, ou com territrios que em si mesmos manifestam caractersticas muito mais instveis, mltiplas e/ou hbridas. Trata-se assim de um claro processo de multiterritorializao, seja de forma sucessiva, vivenciando-se alternadamente distintos territrios, seja de forma simultnea, tanto no sentido de apropriar-se de um espao marcado pela multiplicidade cultural, quanto no sentido de acessar e exercer influncia sobre distintos territrios (via ciberespao, notadamente). (HAESBAERT , 2007, p. 49).

Mais a frente, veremos, contudo, que a multiterritorialidade insuficiente na anlise das novas experincias e sensibilidades urbanas, pois a jogada dos mltiplos territrios e da multiplicidade cultural no encerra nela mesma as inmeras hibridaes, conflitos e reinvenes identitrias geogrficas verificados no mundo interconectado. Deve-se enfatizar, creio eu, no condio multiterritorial da glocalizao (mix de atitudes locais e globais), mas as trocas e as hibridaes gestadas nas mltiplas escalas de espao-tempo, momentos em que a dessubstancializao do espao e a hiper-inflao de ideias e prticas glocalizadas toma forma e d outros sentidos aos lugares, compondo ncleos e redes alternativas de mediao que contrastam com a argumentao excessiva de Haesbaert sobre o vai e vem desenfreado dos globetrotters e dos diaspricos vagabundos de Bauman (1999). Ao que ocorre com os grupos de dispora, verifica-se semelhante coisa com outros grupos, por isso, o que importa a anlise dos espaos de hibridao, multifacetados e multiescalares, construdos permanentemente na grandeza da multiterritorialidade promovida pela flexibilidade da condio ps-moderna (HARVEY, 1992). As representaes de outros lugares feitas por grupos diaspricos, longe de ser apartadas do atual contexto de morada e coexistncia, so recombinadas em novas prticas de reconstituio geogrfica, real e imaginria, do local, dotando-a de novas funes e significados. Boss confirma essa tese de forma enrgica:
[...] ao se definir no sentido amplo a identificao geogrfica como uma prtica dinmica, simblica e multiescalar, deve ser possvel, em todo discurso identitrio seja ele mais apoiado no mito ou na rede social do que sobre o espao ou o lugar, ou na crena da emergncia de um lugar global , reencontrar a pista de uma imaginao da terra perdida ou de um sonhado alm, de um topos ou e uma utopia razoavelmente metafricos que aliceram as aspiraes e animam a coeso das redes sociais em uma perspectiva geogrfica. Pois a impossibilidade ou a recusa de se identificar com um lugar, ou de identificar um espao, assinalariam negativamente, por si mesmas, que uma geograficidade ainda est para ser elaborada. (BOSS, 2004, p.178-9).

Dentro desse panorama, os jovens no esto fora do jogo. A possibilidade, entre eles, de experimentar mltiplas identificaes e territorializaes coloca-os entre os principais protagonistas da nova ordem multiterritorial das sociedades urbanas ps-modernas. Os jovens urbanos no se restringem culturalmente a associaes do tipo monoltico (famlia e escola, por exemplo). Muito pelo contrrio, querem representar suas identidades e vivenciar o cotidiano de forma autntica, em meio abundncia dos fluxos comunicacionais e materiais de toda ordem, que varre (e ao mesmo tempo suaviza) as cidades. O modelo de comunidade idealizado pela contracultura dos anos 60 (fixa, essencial, autossubsistente, romntica) no encontra mais respaldo na juventude consumista e hedonista atual. Agora, no campo de possibilidades do urbano e do ciberespao que o jovem tece relaes sociabilsticas e impessoais com base na afinidade de gosto, ideais, classe social etc.

No lugar das comunidades e tribos maffesolianas, hoje, impera as redes de afinidades de gosto (FERREIRA, 2008, p. 103) mediadas pelo ciberespao e por grupos-dispositivo e agentes-rede6. So os ns sociativos conexos, conforma a explicao de Ferreira:
Dizer que tais redes de sociabilidade correspondem a laos sociais mais sociativos (inspirado no conceito de sociao de Simmel, 1983) que associativos, significa que correspondem a quadros de relaes sociais que, longe dos compromissos de longo prazo e fusionismos gregrios caractersticos das estruturas burocrticas e hierrquicas que pautam a formalidade da vida associativa, so caracterizadas por uma estrutura flexvel, voluntarista e convivial, sem qualquer tipo de enquadramento formal e institucional, nem orientao ideolgica unidirecional, baseada em laos mais afinitivos e afetivos que definitivos e vinculativos, representativos de interesses mais expressivos que instrumentais. (Ibid.).

As constantes mudanas em curso fornecem subsdios para alavancar as experincias das culturas urbanas. O jovem no a anttese do adulto, mas no se pode negar a diferencialidade das trajetrias e estrias que compem esses segmentos. As identidades e comunidades juvenis criam um caldo cultural e poltico mltiplo e efervescente, de radical contraste com a viso universalizante de classe dos antigos polticos de esquerda. E no espao urbano que a vida juvenil se recobre de incertezas, e tambm de infinitas solues possveis para superar os desafios da vida e do futuro aberto. o que atesta Lara em sua caminhada com os jovens da periferia de So Paulo:
O labirinto que enreda a vida juvenil urbana da periferia cobra dos seus transeuntes esforos de adaptao ao seu ritmo e s suas caractersticas, em suma, sua dinmica. O preo principal o da flexibilidade na adaptao s mudanas de percurso no labirinto. Esse movimento de adaptao lembrado pelos jovens como os movimentos do moto-boy em alta velocidade pelas ruas congestionadas da cidade, onde ele precisa constantemente mudar seu caminho. Para que esse percurso se d da forma mais tranqila possvel preciso ajustar o passo com as mudanas de direo apontadas pelas suas curvas. (LARA, 2007, p. 5).

As condies pelas quais as juventudes passam um misto de prazer e sofrimento, alegria e tristeza, abertura e fechamento ideolgico. Mas diante dessa efervescncia multiplicadora que a cidade, com o seu espao ao mesmo tempo pluralista e segregador, saudado como a esfera que outorga a todos o direito de estar-juntos, de coexistirem sem que a presena de um afete a integridade do outro. Na sua primeira proposio de espao, Massey reconhece que as identidades/entidades so construdas relacionalmente, sem que seja preciso apelar aos esteretipos e discursos exclusivistas de defesa do lugar. As inter-relaes espaciais produzem os infinitos laos que constituem as identidades e o lugar que as abriga. Mas para que a inter-relacionalidade se estabelea, necessrio que:
Em lugar de um liberalismo individualista, ou de um tipo de poltica de identidade, que considere essas identidades j, ou para sempre, constitudas e defenda os direitos ou reivindique a igualdade para essas identidades j construdas, essa poltica [das inter-relaes] considera a constituio dessas prprias identidades e as relaes atravs das quais elas so construdas como sendo um dos fundamentos do jogo poltico. As relaes aqui so compreendidas como prticas encaixadas. Em vez de aceitar e trabalhar com identidades/ entidades j constitudas, essa poltica enfatiza a construtividade relacional (incluindo as chamadas subjetividade poltica e clientelas polticas). (MASSEY, 2008, p. 30).
Grupos-dispositivo so as agregaes que servem como ponte para outros crculos e mundos socioculturais. J o agente-rede o indivduo que atua em vrias redes, articulando-as e negociando suas afinidades de gosto. claro que este indivduo poder estar inclinado mais para um do que outro grupo da rede, mas por sua importncia na cena como elemento-n, torna-se responsvel pelas trocas culturais e de informaes. Retomarei o tema em captulos posteriores.
6

Depois do intenso debate em torno da autoridade da cidade como condicionante e produto, cadinho e n grdio das prticas sociais, a contribuio principal fica para a proposio de que se deve pensar em imaginaes espaciais alternativas. S assim, podemos compreender a configurao das cidades e dos agentes que a modelam de uma forma mais atrativa e circunstancial, analisando sua complexidade sem ter de recorrer ao racionalismo ou empirismo estreito. Passo ento para o seguinte item que, a exemplo da cidade e do urbano, igualmente espinhoso, cativante e heterogneo em sua realidade.

Religio: regime de signos e sentidos amplificados


Uma abordagem humanstica da religio iria requerer que tivssemos conscincia das diferenas no desejo humano por coerncia, e que notssemos como essas diferenas esto manifestas na organizao do espao e do tempo e nas atitudes para com a natureza. (YI-FU TUAN).

A religio atacada pelos acadmicos e pensadores ateus e anticristos desde os tempos de Feuerbach, sendo considerado por eles como a praga da sociedade, um cncer que traduz a defasagem espiritual do homem e da mulher em sua busca incessante por respostas para a sua existncia neste mundo. So respostas que advm das concepes de senso comum e das calcadas no moralismo adstrito das elites religiosas. Mas as religies, como nos assevera Alves (1984) e Berger (1985), no podem ser taxadas de construo falsa da realidade: trata-se, sim, duma realidade construda pelas sociedades, grupos e subculturas motivados e dispostos a preencher as fendas deixadas pela realidade material cotidiana; em outras palavras, so grupos e pessoas que no se detm razo humana pura, mas empregam outros artifcios e sensibilidades para chegar a outros planos e nveis de significao em que a experincia do Sagrado alcanada. Numa definio mais recente, Hervieu-Lger argumenta que a religio um dispositivo ideolgico, prtico e simblico pelo qual constituda, estabelecida, desenvolvida e controlada a conscincia (individual e coletiva) de pertena a uma linha de crena particular (apud CAMURA, 2003, p. 251). Para que uma linhagem de crena sobreviva no tempo e no lugar, h de se lutar pela recriao e manuteno da memria coletiva, dos rituais e dos papis desempenhados pelos diferentes agentes religiosos (sacerdotes, profetas, pblico leigo) que configuram o campo religioso (BOURDIEU, 2005). H uma relao contraditria e complementar entre a religio e o sagrado. necessrio diferenciar os dois termos para no haver equvocos na interpretao do underground da gerao emergente. O sagrado numa perspectiva durkheimiana, consiste numa fora, uma fonte de energia, ou ainda, um guia de ao que fundamenta e potencializa as experincias e vivncias do indivduo e do coletivo. O sagrado autoriza o homem e a mulher a experimentarem um campo de foras extracotidiano, movido por sensaes paralelamente opostas condio estritamente material. Quando o sagrado irrompe, ocorre a alquimia ideolgica pela qual se opera a transfigurao das relaes sociais em relaes sobrenaturais (BOURDIEU, op. cit., p. 33). Geograficamente falando, Rosendahl parte de raciocnio semelhante para ratificar o sagrado espacialmente delimitado (o espao sagrado) como um campo de foras e de valores que eleva o homem religioso acima de si mesmo, que o transporta para um meio distinto daquele no qual transcorre sua existncia. (ROSENDAHL, 1996, p. 81). Ainda de acordo com a autora, por ser uma manifestao cultural, (o sagrado) afirma-se no lugar, no espao, na paisagem e na regio. Ocorre no tempo cotidiano e no espao sagrado. (ROSENDAHL, 2008, p. 76). A manifestao fenomnica do espao sagrado incide atravs das motivaes e disposies dos agentes religiosos. Mas o que seriam essas motivaes e disposies religiosas? H diferena conceitual entre as duas? Geertz prope a seguinte distino:

A diferena principal entre disposies e motivaes que, enquanto essas ltimas so, por assim dizer, qualidades vetoriais, as primeiras so apenas escalares. Os motivos tem um molde direcional, um certo caminho amplo, gravitam em torno de certas consumaes, geralmente temporrias. As disposies, porm, apenas variam em intensidade: elas no levam a coisa alguma. Elas surgem de certas circunstncias, mas no respondem a quaisquer fins. Como neblina, elas apenas surgem e desaparecem; como aromas, elas se espalham e evaporam. Quando presentes, elas so totalidades; se algum est triste, tudo e todos parecem melanclicos; se algum est alegre, tudo e todos parecem esplndidos. [...] No que nos concerne, entretanto, a diferena mais importante entre disposies e motivaes talvez resida no fato de que as motivaes so tornadas significativas no que se refere aos fins para os quais so concebidas e conduzidas, enquanto as disposies so tornadas significativas no que diz respeito s condies a partir das quais se concebe que elas surjam. Interpretamos os motivos em termos de sua consumao, mas interpretamos as disposies em termos de suas fontes. (GEERTZ, 1989, p. 72).

bom guardar as definies acima, pois sero teis num momento subsequente para entender as estratgias proselitistas, os itinerrios espaciais, e os sentidos arquitetados pelos militantes do underground cristo. Agora, com relao religio, podemos confrontar a ltima citao de Bourdieu da alquimia da consagrao (ou seja, o tornar algo sagrado) com as consideraes de um leitor da sua obra:
[Para Bourdieu] A religio no uma simples camuflagem ideolgica de instituies ou de interesses de classes ou grupos (como quer o materialismo vulgar), mas capaz de tornlos irreconhecveis enquanto produo humana e arbitrria, pelo efeito de consagrao, que assegura sua reproduo enquanto sobrenaturais ou naturais. E isso no se d espontaneamente, mas sim por meio do trabalho religioso socialmente condicionado pelas relaes internas ao campo religioso. (OLIVEIRA, 2003, p. 193, grifos do autor).

Como podemos ver, sagrado e religio so categorias interconectadas, dialeticamente relacionadas, contudo, a ltima uma construo humano-material disposta a gerar condies de administrao e reproduo da transfigurao via a legitimao arbitrria dos que exercem o poder sagrado e produzem os bens de salvao. Enquanto administrao do sagrado, a religio provoca um congelamento da(s) crena(s), dos usos e costumes, dando continuidade s prticas religiosas dos leigos e especialistas do sagrado atravs da diviso hierrquica das obrigaes e atividades. Se um condio de acesso f, emergncia de foras criativas e criadoras, o outro o aparato burocrtico que diz respeito manuteno e revivescncia, repetio e conservao eventualmente a manipulao e a explorao (SANCHIS, op. cit., p. 46). O retorno do sagrado no ltimo quartel do sculo XX (ROSENDAHL, 2003) tem investido o espao urbano-metropolitano de novas experincias socioculturais, traduzindo todo um contexto de ressemantizao da religio, colocando o gegrafo de frente com a problemtica de traduzir as novas territorialidades produzidas pela desregulao institucional (CAMURA, 2003, op. cit.) e a profuso de agenciamentos de f que no necessitam de intermediaes ou normatizaes burocrticas ditadas por um sacerdote, por exemplo: com o reencantamento ps-moderno do mundo, os indivduos religam-se com suas crenas/divindades, mas agora em outros nveis e escopos. O sagrado e as religiosidades esto presentes na cidade com outras tonalidades, uma (velha) nova roupagem adequada condio soft da sociedade ps-moderna ocidental. O sagrado palpvel e delimitado das religies tradicionais, longe de ser suplantado na atualidade, no entanto, cede espao a formas mais fluidas, cambiantes e individuais de perceber e vivenciar o sobrenatural. As sociedades ocidentais experimentaram um perodo de desencantamento do mundo, nas palavras de Weber (2001). Os cientistas, ateus e mesmo alguns religiosos acreditaram na inexorabilidade da dessacralizao do mundo e na marcha triunfante da cultura global tutelada pela racionalidade cientfica.

S que o reencantamento do mundo e o revivalismo religioso verificados nas ltimas quatro dcadas levaram os detratores da religio a refazerem seus discursos. As igrejas e organizaes paraeclesisticas tradicionais, longe de serem suprimidas, cedem agora espao a novas formas de associao e cooperao religiosa. o que nos conta a gegrafa Lopes, que estudou a rede espacial drudica na metrpole de So Paulo:
No mundo globalizado, no foi s o espao, a paisagem e a velocidade de informao que mudaram. A maneira de vivenciar e sentir o sagrado tambm mudou. O espao sagrado e o espao profano no possuem mais uma linha divisria definida. Hoje, especialmente nos centros urbanos, eles se entrecruzam. Um mesmo espao pode ser definido como sagrado para um grupo religioso e profano para outro. Religies tradicionais, que dependem de paisagem natural, se adaptam aos novos tempos e se utilizam, inclusive, de materiais ecolgicos para suas prticas religiosas. Outras religiosidades mais fludas, sem uma instituio pr-definida, transformam a paisagem geogrfica em algo totalmente sagrado, onde profan-la um ato que prejudica o meio ambiente. (LOPES, 2008).

Em vista da desregulao e dessubstancializao das novas religiosidades, a conceituao de campo religioso proposta por autores como Gramsci (apud LESBAUPIN, 2003, p. 21-2) e Bourdieu (2005) desnorteadora pelo fato de que s veem a religio como mecanismo de legitimao das autoridades do sagrado. Destarte, para investigar os campos e subcampos religiosos preciso se ajustar s suas vicissitudes. Um passo foi dado por Benedetti que, apesar de no estudar os novos movimentos religiosos, tratou de posicionar todos os sujeitos na guerra de smbolos e sentidos travada entre e nos campos. Defende o campo religioso como:
[...] um conjunto estruturado de agentes institucionais tensionalmente unidos no interior de um arranjo mediatizado pelos interesses dos leigos (situados em sua classe social) e pelos interesses prprios aos agentes religiosos. (BENEDETTI apud ROSENDAHL, 2003, p. 190).

A religio e sua espacialidade contempornea so reavaliadas por Rosendahl:


Na concepo tradicional do estudo da materializao do sagrado defendida por Eliade (1962), o poder milagroso est no espao sagrado, locus da hierofania revelada em coisas, rvores, objetos e pessoas. O peregrino busca o sagrado nesse espao, lugar fortemente impregnado das revelaes do divino. A f de caminhar implica a obteno da transcendncia. Na concepo ps-moderna, o poder milagroso estaria dentro do devoto, no domnio da emoo e do ser espiritual, mas s se manifestaria na vivncia espiritual no lugar sagrado. O peregrino que tem essa fora que se manifesta na vivncia espiritual, no lugar ritualmente apropriado para tal manifestao, necessita deslocar-se para o lugar sagrado. A santidade contempornea, para ambas as correntes, encontra-se no lugar sagrado. (ROSENDAHL, 2007, p. 336-7).

Para finalizar, o sagrado persiste como dimenso elementar e reavivadora do social, s que sua manifestao, agora embebida de tendncias ps-modernas e secularizantes, contm novas foras, novos rituais, constri novas paisagens religiosas, mas o mais importante o descentramento verificado nas instituies e no sujeito religioso. Hoje, o indivduo exerce um papel essencial na manuteno da crena e das prticas religiosas, de tal forma que a individualidade o requisito pragmtico para alcanar santidade o acesso ao mysterium tremendum , sem intermedirios ou rituais de grande calibre. O indivduo religioso ps-moderno no se apega a uma cultura religiosa prolixa e rgida, a exemplo do catolicismo e protestantismo histrico. Ele se apropria de elementos e de tcnicas instrumentais e espirituais

(de uma ou mais Religies), com as quais reanima a espiritualidade e mantm os laos de sociabilidade baseados na afinidade de gosto e de Ideal. A frequncia a uma rede de sociabilidade poder ser permanente ou temporria, tudo depender dos objetivos pessoais e das vicissitudes da vida. Nesse caleidoscpio de identidades e prticas fluidas, a religio est em movimento, sincretizando7 se . A antroploga Leila Amaral faz questo de enfatizar que o movimento errtico, sincrtico, inerente cultura Nova Era. Assim definida, a Nova Era impe de forma inconsciente, pode-se assim dizer, que as tradicionais identidades religiosas estejam tambm em movimento dentro dos limites de cada campo, essas identidades tornam-se tambm errantes (AMARAL, 1999, p. 75). No fim das contas, o que o indivduo duplamente religioso e secular da era ps-moderna (ou Nova Era, nos termos da Cincia da Religio) busca exatamente o mesmo que o homo religiosus tradicional: coerncia e significado em seu mundo (TUAN, 1982, p. 154).

Referncias
ALVES, Rubem. O que religio. So Paulo: Brasiliense, 1984. AMARAL, Leila. Sincretismo em movimento: o estilo Nova Era de lidar com o sagrado. In: CAROZZI, Mara Julia. (Org.). A Nova Era no Mercosul. Petrpolis: Vozes, 1999. p. 47-79. BAUMAN, Zigmunt. Globalizao: as conseqncias humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999. BOURDIEU, Pierre. Meditaes pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. ______. A economia das trocas simblicas. So Paulo: Perspectiva, 2005. BOSS, Mathias Le. As questes de identidade em geografia cultural algumas concepes contemporneas. In: CORRA, Roberto Lobato, ROSENDAHL, Zeny. (Orgs.). Paisagens, textos e identidade. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2004. p. 157-179. CAMURA, Marcelo Ayres. A sociologia da religio de Danile Hervieu-Lger: entre a memria e a emoo. In: In: TEIXEIRA, Faustino. (Org.). Sociologia da religio: enfoques tericos. Petrpolis: Vozes, 2003. p. 249270. CARDOSO, Diogo da Silva. Entre a preponderncia econmica e a in-segurana dos territrios: dilemas e desafios da sociedade urbano-contempornea. Monografia (Graduao em Geografia) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Geocincias, 2010. CARLOS. A. F. A. O lugar no/do mundo. So Paulo: Labur Edies, 2007. Disponvel em: <www.fflch.usp.br/ dg/gesp/baixar/O_lugar_no_do_mundo.pdf> Acesso em: 20 jan. 2010. CLAVAL, Paul. A paisagem dos gegrafos. In: CORRA, Roberto Lobato, ROSENDAHL, Zeny. (Orgs.). Paisagens, textos e identidade. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2004. p. 13-74. _______. O tema da religio nos estudos geogrficos. Espao & Cultura, Rio de Janeiro: UERJ/NEPEC, n. 7, p. 37-58, jan./jun. 1999. CLARK, David. Introduo Geografia Urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991.
Alguns estudiosos propem o termo hibridismo no lugar de sincretismo, pois este ltimo evoca o grosseiro, a fuso descontrolada e inconsequente de referenciais religiosos. J o hibridismo (e a hibridao), ao contrrio, remete-nos a uma mistura malevel, negociada, que no causou grandes transtornos aos elementos da fuso, no houve perdas substantivas.
7

CONSTANT. Outra cidade para outra vida. In: FELCIO, Erahsto. (Org.). Internacional Situacionista. Deriva, psicogeografia e urbanismo unitrio. Porto Alegre: Deriva, 2007. p. 80-89. CORRA, Roberto Lobato. A espacialidade da cultura. In: OLIVEIRA, Mrcio Pion de, COELHO, M. C. N., CORRA, Aureanice de Mello. (Orgs.). O Brasil, A Amrica Latina e o mundo: espacialidades contemporneas. Rio de Janeiro: Lamparina/FAPERJ/ANPEGE, 2008. p. 301-313. ______. Formas simblicas e espao: algumas consideraes. GEOgraphia, Niteri: PPGEO/UFF, v.9, n. 17, p. 7-17, 2007. ______. A Geografia Cultural e o Urbano. In: CORRA, Roberto Lobato, ROSENDAHL, Zeny. (Orgs.). Introduo Geografia Cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 167-186. EAGLETON, Terry. A idia de cultura. So Paulo: EDUNESP, 2003. ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. So Paulo: Martins Fontes, 1998. FERREIRA, Vtor Srgio. PLURAL. v.15. So Paulo: USP, 2008. p. 99-128. Disponvel em: <www.fflch.usp.br/ ds/plural/edicoes/15/artigo_6_Plural_15.pdf> Acesso em: 06/01/2010. FOUCAULT, Michel. Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979. GEERTZ, Clifford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: LTD, 1989. GIDDENS, Anthony. As conseqncias da modernidade. So Paulo: EDUNESP, 1991. GOMES, Renato Cordeiro. Cenas urbanas: identidades em fragmentos e crise da representao. In: PEREIRA, Miguel, GOMES, Renato Cordeiro, FIGUEIREDO, V. L. F. (Orgs.). Comunicao, representao e prticas sociais. Rio de Janeiro: PUC-Rio/Idias & Letras, 2004. p. 201-217. GUERRIERO, Silas. Novos movimentos religiosos: o quadro brasileiro. So Paulo: Paulinas, 2006. HAESBAERT, Rogrio. Territrio e multiterritorialidade: um debate. GEOgraphia, Niteri: PPGEO/UFF, v.9, n. 17., p. 19-45, 2007a. ______. Concepes de territrio para entender a desterritorializao. In: Santos, M. et al. (Org.). Territrio, Territrios: ensaios sobre o ordenamento territorial. 3 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007b. p. 17-38. ______. Identidades Territoriais: entre a multiterritorialidade e a recluso territorial (ou: do hibridismo cultural essencializao das identidades). In: ARAJO, F. G. B, HAESBAERT, Rogrio. (Orgs.). Identidades e territrios: questes e olhares contemporneos. Rio de Janeiro: Access, 2007c. p. 33-56. ______. O mito da desterritorializao: do fim dos territrios multiterritorialidade. 2 ed. rev. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. HARVEY, David. Condio ps-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudana cultural. So Paulo: Loyola, 1992. JUNIOR, Heitor Frugoli. Sociabilidade urbana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. LESBAUPIN, Ivo. Marxismo e religio. In: TEIXEIRA, Faustino. (Org.). Sociologia da religio: enfoques tericos. Petrpolis: Vozes, 2003. p. 13-35.

HARVEY, David. Condio ps-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudana cultural. So Paulo: Loyola, 1992. JUNIOR, Heitor Frugoli. Sociabilidade urbana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. LESBAUPIN, Ivo. Marxismo e religio. In: TEIXEIRA, Faustino. (Org.). Sociologia da religio: enfoques tericos. Petrpolis: Vozes, 2003. p. 13-35. PRYSTHON, ngela. Um conto de trs cidades: msica e sensibilidades culturais urbanas. E-Comps, Braslia: UnB, v. 1, n. 11, p. 1-13, jan/abr. 2008. Disponvel em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/ecompos/article/view/273/254> Acesso em: 17 out. 2009. ______. Cosmopolitismos Perifricos. Painel Cultura e Pensamento. So Paulo: SESC-SP, 2006. Disponvel em:<www.sescsp.org.br/sesc/images/upload/conferencias/386.rtf> Acesso em: 17 out. 2009. RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. So Paulo: tica, 1993. ROSENDAHL, Zeny. A dimenso do lugar sagrado: ratificando o domnio da emoo e do sentimento no ser-no-mundo. In: OLIVEIRA, Mrcio Pion de, COELHO, M. C. N., CORRA, Aureanice de Mello. (Orgs.). O Brasil, A Amrica Latina e o mundo: espacialidades contemporneas. Rio de Janeiro: Lamparina/FAPERJ/ ANPEGE, 2008b. p. 331-338. ______. Territrio e territorialidade: uma perspectiva geogrfica para o estudo da religio. In: ROSENDAHL, Zeny, CORRA, Roberto Lobato. (Orgs.). Geografia: temas sobre cultura e espao. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2005. p. 191-226. ______. Espao, cultura e religio: dimenses de anlise. In: CORRA, Roberto Lobato, ROSENDAHL, Zeny. (Orgs.). Introduo geografia cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 187-224. ______. Espao, poltica e religio. In: CORRA, Roberto Lobato, ROSENDAHL, Zeny. (Orgs.). Religio, identidade e territrio. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. p. 9-38. ______. Hierpolis: o sagrado e o urbano. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999. ______. Espao e religio: uma abordagem geogrfica. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1996. SIMMEL, Georg. As grandes cidades e a vida do esprito. Mana, Rio de Janeiro: UFRJ/PPGAS, v. 2, n.11, p. 577-592, 2005. TUAN, Yi-Fu. Espao e lugar: a perspectiva da experincia. So Paulo: DIFEL, 1983. ______. Geografia humanstica. In: CHRISTOFOLETTI, Antnio. (Org.). Perspectivas da Geografia. So Paulo: DIFEL, 1982. p.143-164. ______. Topofilia: um estudo da percepo, atitudes e valores do meio ambiente. So Paulo: DIFEL, 1980.

You might also like