You are on page 1of 20

CONCORDNCIA NOMINAL

Concordncia VERBAL

CONCORDNCIA VERBAL

Neste captulo do nosso curso, veremos um dos aspectos mais ricos da sintaxe portuguesa: a concordncia.

Voc j aprendeu no contedo anterior a anlise dos termos essenciais da orao que o VERBO e o SUJEITO esto sempre ligados pelo mecanismo de concordncia. De acordo com esta relao, verbo e sujeito concordam em NMERO e PESSOA

CONCORDNCIA VERBAL

Veja que o verbo sempre concorda com o sujeito:

Assumo meus inmeros erros.


Sujeito da primeira pessoa do singular (eu)

Assumimos nossos inmeros erros


Sujeito da primeira pessoa do plural (ns).
Pessoas sensatas assumem os prprios erros.

Toda pessoa sensata assume os prprios erros.

Sujeito da terceira pessoa do singular (ele)

Sujeito da terceira pessoa do plural (eles).

CONCORDNCIA VERBAL:

REGRAS BSICAS

Quando o sujeito composto e anteposto ao verbo, a concordncia se faz no plural:


Pai e filho conversaram longamente. Pais e filhos devem conversar com frequncia.

No caso do sujeito posposto ao verbo, passa a existir uam nova possibilidade de concordncia: em vez de concordar no plural com a totalidade do sujeito, o verbo pode estabelecer concordncia com o ncleodo sujeito mais prximo. Mas isto uma e no uma obrigao. Essa dupla possibilidade se estende aos demais casos de concordncia entre verbo e sujeito composto. Vejamos o exemplo no prximo slide:

CONCORDNCIA VERBAL: REGRAS BSICAS


Faltaram coragem e competncia Faltou coragem e competncia Pouco falaram o presidente e os ministros Pouco falou o presidente e os ministros

Porm quando ocorre a idia de reciprocidade, no entanto, a concordncia feita obrigatoriamente no plural: Abraaram-se vencedor e vencido. Ofenderam-se o jogador e o rbitro

VAMOS PRATICAR!
Substitua os asteriscos das frases seguintes pela forma apropriada do verbo entre parenteses no tempo que julgar adequado. 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) Jogadores e torcedores (** ) depois do jogo. (discutir) (**) jogadores e torcedores depois do jogo. (discutir) Meus filhos e eu (**) a Portugal nas prximas frias. (ir) (**) a Portugal meus filhos e eu nas prximas frias. (ir) (**) a Portugal eu e meus filhos nas prximas frias. (ir) Tu e teus amigos (**) das assemblias. (dever participar) Tu e eu (**) das assemblias. (dever participar)

CONFIRA AS RESPOSTAS!

1-discutiram
2-discutiram 3-iremos 4-iro ou iremos

5-deveis participar ou devem participar


6-devemos

CASOS DE SUJEITO SIMPLES QUE MERECEM DESTAQUE


Expresses partitivas Quando o sujeito pe formado por uma expresso partitiva (parte de, uma poro de, o grosso de, metade de, a maioria de, a maior parte de, grande parte de) seguida de um substantivo ou pronome no plural, o verbo pode ficar no singular ou no plural.

A maioria dos jornalistas aprovou/aprovaram a idia.


Esse mesmo procedimento se aplica aos casos dos coletivos quando especificados:

Um bando de vndalos destruiu/destruram o monumento.


Nesses casos, o uso do verbo no singular enfatiza a unidade do conjunto; j a forma plural confere destaque aos elementos que formam este conjunto.

Expresses que indicam quantidade aproximada Quando o sujeito formado por expresso que indica quantidade aproximada (cerca de, mais de, menos de, perto de) seguida de numeral e substantivo, o verbo concorda com o substantivo, observe:

Cerca de mil pessoas participaram da manifestao. Perto de quinhentos alunos compareceram solenidade.
Mais de um atleta estabeleceu novo recorde nas ltimas Olimpadas.
Quando a expresso mais de um se associar a verbos que exprimem reciprocidade, o plural obrigatrio:

Mais de um deputado se ofenderam na tumultuada sesso de ontem.

Nomes prprios Quando se trara de nomes prprios, a concordncai deve ser feita levando-se em conta a ausncia ou a presena de artigo. Sem artigo, o verbo deve ficar no singular,. Quando h artigo no plural, o verbo deve ficar no plural observe:

Os Estados Unidos determinam o fluxo econmico mundial. Minas Gerais produz queijo e poesia de primeira.
As minas Gerais so inesquecveis. Alagoas impressiona pela beleza das praias e pela pobreza da populao. Os sertes imortalizaram Euclides da Cunha.

Quais de ns/quais de vs Quando o sujeito um pronome interrogativo ou indefinido plural (quais, quantos, alguns, poucos, muitos, quaisquer, vrios) seguido de ns ou de vs, o verbo pode concordar com o primeiro pronome (na terceira pessoal do plural) ou com o pronome pessoal.

Quais de ns so/somos capazes? Alguns de vs sabiam/sabeis do caso?


Vrios de ns propuseram/propusemos sugestes inovadoras
Observe que a opo por uma ou outra forma indica a incluso ou a excluso do emissor. Quando algum diz: Alguns de ns sabamos de tudo e nada fizemos, est se incluindo no grupo de omissos. Isso no Ocorre em: Alguns d ens sabiam e nada fizeram, frase que soa como denncia.

CONCORDNCIA NOMINAL
nominal se ocupa da realo entre os nomes, ou seja, entre as classes de palavra que compem o chamado grupo nominal (substantivos, adjetivos, pronomes, artigos e numerais).
A concordncia

No

estudo que faremos a partir de agora importante considerar que o comportamento do adjetivo extensivo s outras palavras de emprego adjetivo.

CONCORDNCIA VERBAL:

REGRAS BSICAS

Quando atuam como adjunto adnominais de um nico substantivo, os adjetivos concordam em gnero e nmero com esse substantivo: Suas mos frias denunciavam o que sentia naquele momento.

Quando atuam como adjuntos adnominais de dois ou mais substantivos os adjetivos antepostos devem concordar com o substantivo mais prximo. Quando esto pospostos aos substantivos, os adjetivos podem concordar com o substantivo mais prximo ou com todos eles. Observe no slide a seguir:

A empresa oferece perfeita localizao e atendimento. A empresa oferece perfeito atendimento e localizao. A empresa oferece localizao e atendimento perfeitos. A empresa oferece localizao e atendimento perfeito. A empresa oferece atendimento e localizao perfeita. A empresa oferece atendimento e localizao perfeitos.

A forma adotada no terceiro e no sexto exemplo mais clara, pois indica que o adjetivos efetivamente se refere aos dois substantivos. Voc notou que, nesses casos, o adjetivo foi flexionado no plural masculino?

porque o gnero predominante quando h substantivos de gneros diferentes. O adjetivo anteposto a nomes prprios deve sempre concordar no plural.

Quando um adjetivo atua como predicativo de um sujeito ou de um objeto compostos, concorda com todos os ncleos desses termos. Se o predicativo do sujeito estiver anteposto ao sujeito, pode concordar apenas com o ncleo mais prximo (coisa que acontece tambm com o verbo da orao:
Me e filho so talentosos. Marido e mulher so bem educados. Considero inteligentes a professora e a aluna. Julguei desconexas suas atitudes e suas palavras. So vergonhosos a pobreza e o desamparo. vergonhosa a pobreza e o desamparo.

Quando um nico substantivo modificado por dois ou mais adjetivos no singular , podem ser usadas as construes:
Admiro a cultura francesa e a italiana. Admiro as culturas francesa e italiana.

No caso de numerais ordinais antepostos a um nico substantivo, podem ser usadas as construes: Convoquei os alunos de primeira e segunda srie. Convoquei os alunos de primeira e segunda sries.

VAMOS PRATICAR!
Complete as frases seguintes com a forma apropriada do determinante colocado entre parnteses. INDIQUE OS CASOS EM QUE MAIS DE UMA CONCORDNCIA POSSVEL 1) 2) 3) 4) Ela adora usar culos (**). (escuro) J estive em todos os pases (**) . (latino americano) (**) atitude e comportamento so (**). (seu/deplorvel) (**) comportamento e atitude so (**). (seu/deplorvel)

CONFIRA AS RESPOSTAS!

1-escuros
2-latinoamericanos 3-sua/deplorveis 4-seu/deplorveis

You might also like