You are on page 1of 2

www.serprofessoruniversitario.pro.br O Professor Universitrio no Brasil, um amador e no um profissional da Educao.

. Pois em nenhum momento de sua carreira lhe exigido, ou mesmo facilitado, que adquira conhecimentos e habilidades de Pedagogia e Didtica. As polticas publicas e a legislao sempre enfatisaram como exigncia para o acesso carreira, o domnio e profundidade dos conhecimentos na rea e matria que ir ensinar. Os poucos professores que adquirem essas habilidades e conhecimentos, o fazem somente por interesse e iniciativa prpria, e assim mesmo tendo que ultrapassar barreiras institucionais at mesmo para reconhecer as qualificaes obtidas.

MINHA FILOSOFIA DE ENSINO


Ensinar muito mais que apenas transmitir informao.Assim como aprender mais do que apenas absorver o que foi ensinado. Um professor bem sucedido deve ser capaz de se ajustar a uma larga variedade de estudantes, o que significa se ajustar a experincias diferentes, conhecendo estilos e atitudes para aprender, inclusive insegurana, excesso de confiana, ansiedade, preconceito, falta de motivao e at um medo irracional do assunto , quase sempre explicados pela frase " Eu no dou para isso" . Geralmente a verdadeira razo que tiveram maus professores, e por isso incapazes de motiv-los e transformar o APRENDER em algo prazeroso. O Professor completo aquele que tambm Educador, que sente prazer em provocar Aprendizagem. O bom ensino se apresenta em muitas variedades, que podem ser vistas facilmente ao observar os estilos pedaggicos diferentes de todos os bons professores. O bom professor aquele que procura conhecer e adaptar sua ao aos Estilos de Aprender de seus alunos. Porm, eu penso que h vrios elementos comuns que podem ser identificados s em qualquer bom professor, e que podem ser resumidos na seguinte lista de metas:

Comunique-se com eficincia: Dizer algo que verdade ou correto e que foi fcil para voc entender, no significa que seus estudantes entendero isso tambm. Voc precisa olhar para o material atravs dos olhos deles, de forma que possa imaginar como eles reagiro ao que voc lhes comunica. Ajude seus estudantes a aperfeoar suas habilidades analticas: melhor ajud-los a resolver um problema difcil do que resolv-lo completamente para eles. Embora no principio leve mais tempo , na prxima vez que eles encontrarem um problema semelhante eles podero resolv-lo. Esse mtodo chama-se APRENDIZAGEM ATIVA e um dos mtodos para se chegar ao APRENDER A APRENDER.

Encoraje a criatividade de seus estudantes: At estudantes que freqentam cursos de matemtica de nvel mdio podem ser muito criativos se receberem a oportunidade. O problema mais comum deles que ningum os ensinou como

se fazer perguntas certas, que podem guiar o fluxo da sua intuio.

Mostre a seus estudantes como se comunicar com eficincia: Estando aptos a escrever coerentemente (e a expressar-se oralmente com eficincia) significa que eles realmente entenderam o assunto, e isso poderia ser a diferena entre "quase entender" e dominar o mesmo assunto. Estimule o interesse e o prazer de seus estudantes pela matemtica: Se voc est ensinando um curso que tenha de usar matemtica ou estatstica evite fora-los a decorar formulas mas faa-os compreende-las. Aprender a utilidade E aplicaes de formulas mais importante que saber usa-las mecanicamente. Promova interao entre estudantes: Ser capaz de trabalhar com outras pessoas uma habilidade muito importante no mundo moderno, e tambm os ajudar a ser mais produtivos em sua classe. Seja um avaliador justo: Muitos estudantes so profundamente preocupados com as notas (avaliaes) que recebem. Explique claramente a seus estudantes o que necessrio para obter boas notas em sua classe, e no deixe parecer que mais difcil ou mais fcil do que realmente . Professor que tem prazer em reprovar alunos no educador. terrorista. Entretenha seus estudantes: mais fcil interagir com algum que esta de bom humor. Procure tornar suas aulas num ambiente agradvel Aprenda com sua experincia: Se algo foi particularmente bem (ou mal), pergunte a si prprio qual foi a razo. H muitas coisas que nossos estudantes podem nos ensinar, at mesmo quando no esto conscientes disso. Goste de ensinar: Afinal de contas, voc est fazendo algo que gosta. Se divirta ensinando, e deixe isso transparecer! Ensinar divertido--ou deveria ser. Professores tm o poder para entediar seus estudantes s lgrimas ou fazer suas vidas mais divertidas, ricas, e reflexivas. Quando isso acontece com os estudantes, o professor tambm nunca estar entediado.

Minha filosofia sobre o ENSINO est muito bem definida na afirmao abaixo: - Os IGNORANTES, que acham saber tudo, privam -se de um dos maiores prazeres da vida: APRENDER.

You might also like