You are on page 1of 27

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

JORNALISMO CULTURAL NA INTERNET: UMA VISO MULTIDISCIPLINAR SOBRE O SITE DIGESTIVO CULTURAL CULTURAL JOURNALISM IN THE INTERNET: A MULTIDISCIPLINARY VIEW ON THE SITE "DIGESTIVE CULTURAL"
ROSIEL DO NASCIMENTO MENDONA; LUIZA ELAYNE AZEVEDO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Resumo: O artigo aqui apresentado uma sntese do Trabalho de Concluso de Curso defendido junto ao Departamento de Comunicao Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); por sua vez, a pesquisa fruto de um projeto desenvolvido entres os anos de 2011 e 2012 no mbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Cientfica (PIBIC), com apoio do CNPq. Tendo como suporte terico o jornalismo cultural praticado no ciberespao, props-se um estudo de caso do site Digestivo Cultural (www.digestivocultural.com.br) a partir de uma abordagem multidisciplinar entre as reas da Comunicao e Informtica. Palavras-chave: Digestivo Cultural, Jornalismo Cultural, Arquitetura de Informao, Anlise de Contedo, Anlise de Discurso. Abstract: The article presented here is a synthesis of labor completion of course advocated by the Media Department of the Federal University of Amazonas (Ufam); in turn, is the result of a research project developed between 2011 and 2012 under Institutional program for Scientific Initiation Scholarships (PIBIC), with support from CNPq. Having as theoretical support cultural journalism practiced in cyberspace, we proposed a case study of the Digestive Cultural site (www.digestivocultural.com.br) from a multidisciplinary approach between the areas of Communication and Information Technology. Keywords: Digestive Cultural, Cultural Journalism, Information Architecture, Content Analysis, Discourse Analysis.

_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

1. O cenrio So muitos os suportes tericos e as interpretaes que podem ser mobilizados na tentativa de explicar o que so e qual a finalidade da comunicao e da cultura. Um aspecto dessa reflexo, porm, no pode passar despercebido: ambas esto umbilicalmente conectadas, na teoria e na prtica. Afinal, como negar que a cultura de um povo sobrevive atravs da comunicao, enquanto esta ltima representa, por si s, um dos aspectos culturais mais primrios de uma sociedade? Embrenhando-se nas inmeras possibilidades de especializao dentro do campo comunicacional, possvel deparar-se com uma rea representante, em sua gnese, da relao dual supracitada o jornalismo cultural. Produzida no mbito da imprensa tradicional, eminentemente apoiada no suporte impresso, essa especialidade editorial vive em uma constante zona de conflito, envolvendo desde aspectos ideolgicos at preparao tcnica. Nota-se, por exemplo, que essa espcie de jornalismo tem se resumido cada vez mais aos gneros informativo e utilitrio, abrindo pouco espao crtica e interpretao. Apesar disso, pelo fato de ainda haver uma demanda significativa de leitores interessados em um jornalismo cultural de qualidade, ou em simplesmente estarem atualizados em relao agenda, muitos so os autores que reconhecem a importncia dos segundos cadernos e das sees culturais como instrumentos para a criao de um vnculo e de uma identidade do leitor com a publicao (GOLIN; CARDOSO, 2010; MELO, 2007; PIZA, 2008). Paralelamente, vivemos uma realidade na qual o jornalismo, de modo geral, se encontra cada vez mais massificado em razo do alcance virtual inimaginvel promovido pela Internet na vida das pessoas, podendo o jornal de maior circulao do Pas estar presente, com a celeridade de um clique, em uma infinidade de plataformas eletrnicas, bastando apenas uma conexo com a rede mundial de computadores. Incorporada (e pela) comunicao de massa, a Internet tambm promoveu uma srie de modificaes no modo de se fazer jornalismo, impondo novas tcnicas e rotinas, ao mesmo tempo em que ajudou a romper antigas barreiras com as quais os jornalistas costumavam se deparar no dia-a-dia profissional (SCHWINGEL, 2012).
_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

Diante do exposto, o trabalho aqui apresentado se props a lanar um olhar analtico sobre a forma como o jornalismo cultural est inserido no contexto das mudanas deflagradas pela Internet. Para isso, elegeu-se como objeto o site Digestivo Cultural, veculo que h mais de 10 anos se dedica produo colaborativa de contedos sobre msica, cinema, literatura, dentre outro assuntos. Editado por Julio Daio Borges e aberto a colaboraes, o site possui hoje mais de 1 milho de pginas navegadas por ms e foi citado no Mapeamento do Ensino de Jornalismo Cultural no Brasil em 2008, uma iniciativa do Instituto Ita Cultural, como o site mais utilizado ao longo das aulas, a ttulo de contato com a disciplina, pelos professores consultados. Se, por um lado, o acesso rede mundial de computadores registra um crescimento exponencial, por outro, est mais fcil publicar informaes por conta prpria. Esse conjunto de fatores faz do ciberjornalismo1 alvo de interesse acadmico, contribuindo para a consolidao de uma problemtica para o estudo aqui desenvolvido:
uma vez que a internet tende a colocar em trnsito diversas modalidades de linguagens mescladas, faz-se necessrio pensar a natureza impura dessa nova linguagem e seus impactos no [...] jornalismo cultural on line ou webjornalismo cultural (ALZAMORA, 2001, p. 6). 3

Portanto, em busca das especificidades do jornalismo cultural produzido na Internet, props-se uma anlise abrangente tanto da estrutura do Digestivo Cultural, quanto do contedo veiculado por ele, alm da forma como esse material disponibilizado aos interagentes. Cabe ressaltar, ainda, que esta pesquisa buscou fazer uma abordagem interdisciplinar entre as Cincias Humanas e as Cincias Aplicadas na tentativa de cumprir o que preconiza o professor Elias Machado, diretor do Departamento de Projetos de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina: [ possvel] praticar a multidisciplinaridade, aplicando conceitos oriundos de outras disciplinas para compreender as particularid ades do jornalismo (SCHWINGEL, 2012, p. 9).
1

Para efeitos prticos, a pesquisa considera os termos ciberjornalismo, definido por S chwingel (2012), e webjornalismo como equivalentes em sentido.
_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

2. Cultura como matria-prima para o jornalismo Como afirma Kellner (2001, p. 23), no h comunicao sem cultura e no h cult ura sem comunicao, pois uma mediada pela outra no processo de produo social. Uma vez entendida a cultura em seu carter simblico, sujeita a valorizaes mercantilizantes (THOMPSON, 2009), faz-se necessrio explicitar nossa viso do campo como fonte geradora de bens simblicos, sem abandonar por completo o sentido antropolgico da palavra (LARAIA, 2009). Ou seja, entende-se cultura, principalmente, como a matriz das diversas manifestaes artsticas consolidadas (literatura, msica, cinema, artes plsticas, cnicas, etc.), passveis de serem desconstrudas e interpretadas simbolicamente (inclusive pela mdia), mas tambm como agregadora das manifestaes comportamentais do ser humano. Com o passar do tempo, a indstria cultural foi se aproximando cada vez mais do jornalismo ao enxergar nele uma pea-chave para a consolidao e ampliao do processo de difuso dos seus produtos, alm de ajudar a formar um pblico consumidor. Dessa forma, a comunicao de massa foi assumindo um papel de destaque no processo difuso de midiatizao da cultura e na circulao de bens simblicos, caractersticas inerentes s sociedades modernas (THOMPSON, 2009). Sob esse ponto de vista, o jornalismo cultural pode ser entendido como um importante mecanismo de interpretao dos cdigos artsticos, uma vez que as barreiras simblicas podem ser fatores de rejeio de determinadas manifestaes artsticas e culturais por parte do pblico. Botelho (2011) destaca, por exemplo, a necessidade de no se esperar nenhum imediatismo no confronto com a arte contempornea:
[...] s um trabalho cuidadoso de explicitao daquilo que produz a obra em questo (inclusive sobre o prprio espectador) permite provocar, no mnimo, interrogaes e, no melhor dos casos, adeses, evitando que o espectador agredido no se refugie na recusa (BOTELHO, 2011, p. 16). 4

Em busca da singularidade do jornalismo cultural, tangenciado por diversas concepes do que ou no cultura, Melo (2007) define a especialidade como prtica singular e
_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

importante para a sociedade pelo fato de ela democratizar o conhecimento e possuir um carter reflexivo, ainda que muitas vezes inexplorado. A autora tambm destaca a habilidade do jornalismo cultural de transitar entre a informao e a literatura, tocando a sensibilidade das pessoas abertas a um conhecimento sensvel e reflexivo. Para Golin e Cardoso (2010), entretanto, ao atuar como filtro, o jornalista impe limites prpria mediao no campo da produo cultural, ao oferecer perspectivas e abordagens parciais sobre arte e cultura, selecionando determinados contedos e excluindo outros. Na prtica do jornalismo cultural, outros dilemas podem ser apontados, como a dicotomia paradoxal na qual se contrapem, constantemente, as exigncias jornalsticas (tempo, deadline) s exigncias de seu tema (cultura em profundidade). Piza (2008) tambm destaca um excessivo atrelamento agenda, o tamanho e a qualidade dos textos e a marginalizao da crtica. Apesar disso, o autor defende a superao dos preconceitos em relao indstria cultural e sua dinmica. Melo (2007) e Cavalcanti e Lucas (2011) adotam uma orientao parecida ao afirmarem ser impossvel transmitir, na contemporaneidade, a cultura sem levar em conta as grandes mdias e o mercado editorial. 3. Jornalismo cultural na Internet Alm de ter potencializado o interesse e o encantamento do ser humano com a comunicao e com a palavra escrita (KUCINSKI, 2005), a Internet mudou completamente a relao do jornalismo com o seu pblico-leitor. Com ela, a grande imprensa se viu compelida a adaptar os seus produtos jornalsticos para o ambiente Web, ou ciberespao2, mais propcio interatividade e a uma leitura no-linear da informao, criando uma comunicao de muitos para muitos. Segundo Primo e Trsel (2006, p. 3), a alterao do canal repercute de forma sistmica sobre o processo comunicacional como um todo. Isso se traduz em mudanas no pr5

o espao que se abre quando o usurio conecta-se com a rede; todo e qualquer espao informacional multidimensional que, dependente da interao do usurio, permite a este o acesso, a manipulao, a transformao e o intercmbio de seus fluxos codificados de informao (SANTAELLA, 2004).
_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

prio modus operandi do jornalista: diante dos servios multimdia, ele passa a produzir notcia baseado em outras tcnicas e visando a objetivos mais especficos. O jornalismo cultural no poderia ficar alheio a essas novas possibilidades de produo e difuso. A primeira vantagem do jornalismo cultural na Internet talvez seja o proveito a ser tirado da distenso do espao e do tempo, uma vez que na rede o espao de armazenamento de informaes praticamente ilimitado. Esses fatores alteram, dentre outras coisas, a lgica de elaborao de uma matria e da composio de narrativas jornalsticas. Ainda em termos de navegao, o hipertexto, tipo de texto tpico da internet, torna a leitura mais dinmica e no-linear, pois o leitor pode navegar, por meio dos hiperlinks (ou links), atravs de contedos (unidades e mdulos de informao) dentro ou fora do prprio site, conforme seu interesse em se aprofundar nos temas relacionados. Para Schwingel (2012), a hipertextualidade a natureza do ciberjornalismo. A convergncia de mdias e linguagens (hipermdia) na cobertura jornalstica outra possibilidade passvel de valorizar o jornalismo cultural produzido na Internet, uma vez que as combinaes entre texto, udio, imagem e vdeo tornam a comunicao mais atraente, no s do ponto de vista esttico, mas tambm da abrangncia dos contedos e das relaes de complementaridade que podem se estabelecer entre eles. Por outro lado, o estmulo interatividade com o leitor, antes feita de forma precria e ineficiente nas mdias tradicionais, denota uma aproximao dos veculos de imprensa com o seu pblico, que passa a poder expressar e compartilhar suas opinies de forma mais ativa3. De acordo com Magalhes (2008), o modelo do jornalismo participativo, em especial, agrega ao jornalismo cultural formatos que tm cado gradativamente em desuso na imprensa tradicional, como a crtica, o artigo e a resenha gneros presentes em blogs e sites especializados em cultura (cinema, literatura, etc.), por exemplo. Recuero (2009), tambm afirma ser possvel observar num blog no apenas a interao em um comentrio, mas relaes entre as vrias interaes e perceber-se que tipo de
3

Em resumo, so oito as caractersticas definidoras do ciberjornalismo, ou do webjornalismo: multimidialidade, interatividade, hipertextualidade, customizao dos contedos, memria, atualizao contnua, flexibilizao dos limites de espao e tempo, uso de ferramentas automatizadas no processo de produo (SCHWINGEL, 2012).
_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

relao transpira atravs desse tipo de troca. Outro ambiente propcio a essa construo so as redes socais digitais (Facebook e Twitter), que nos ltimos anos tm sido alvo tanto da convergncia miditica quanto da adeso em massa dos internautas, ou atores. Assim, como parte dos sistemas digitais, os atores desempenham um papel de forma a moldar estruturas sociais (RECUERO, 2009). Segundo Alzamora, tais recursos revelam as potencialidades de um novo universo comunicacional do ponto de vista jornalstico: ao mesclar essas formas para se construir uma linguagem [...] hbrida, o jornalismo cultural on line, certamente dever faz-lo de modo a priorizar as dimenses esttica e interpretativa (ALZAMORA, 2001, p. 10). Entretanto, as vantagens do jornalismo cultural desenvolvido na Internet s se concretizam com a explorao adequada e comedida dos recursos de hipertexto, hipermdia, navegao, design, etc. (TEIXEIRA, 2008, pp. 5-6). Isso explica o relacionamento espontneo e interdisciplinar desenvolvido entre o webjornalismo e outras reas do conhecimento, como a Informtica, as mdias digitais, o Design, dentre outros. 4. Procedimentos metodolgicos Em tempos de obesidade informacional (Moraes e Santa Rosa, 2012), quando somos bombardeados diariamente por uma infinidade de dados em rede4, preciso pensar no desenvolvimento de sistemas para melhorar a eficcia e promover a satisfao do usurio. Este , essencialmente, o campo de atuao da Arquitetura de Informao (AI), definida por Pinho (2003), no mbito dos websites, como a hierarquia do contedo e disposio dos elementos interativos, de tal modo a fazer o usurio encontrar o que procura. Por ser um campo relativamente novo, a AI possui caractersticas interdisciplinares que contribuem para sua composio enquanto campo de atuao, indo alm da unio de apenas trs campos tradicionais: tecnologia, design e jornalismo/redao. Agner (2009) de7

Principalmente por se tratar de um campo que envolve a anlise, o design e a implementao de espaos informacionais (AGNER, 2009, p. 78), a AI tambm se configura como uma distino para jornalistas e c omunicadores interessados em trabalhar como gestores desses espaos.
_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

fende a AI como um termo guarda-chuva, pois se utiliza de conhecimentos das mais diversas reas, como Cincia da Informao, Ergodesign e Engenharia de Software. Tomando como base as classificaes apresentadas por Morville e Rosenfeld (2006) para a caracterizao dos componentes da Arquitetura de Informao dentro de um website (sistemas de organizao, navegao, rotulao e busca), analisou-se a home (pgina inicial) do Digestivo Cultural de modo a identificar as formas como os dados se encontram estruturados dentro da pgina. Por outro lado, enquanto fator de sucesso de sites, a usabilidade um consenso na rea de Arquitetura de Informao e planejamento de aplicaes para a Web. Nesse aspecto, Pinho (2003) defende a boa combinao entre AI e interface grfica como essencial para que um site tenha usabilidade5, definida pela norma ISO 9241 como a capacidade de um sistema interativo em oferecer ao usurio os meios para ele realizar tarefas de maneira eficaz, eficiente e agradvel. Sob o ponto de vista da usabilidade, as interfaces, de modo geral, possuem uma configurao de base fundamentada em critrios, princpios ou heursticas que possibil itam a boa relao usurio-sistema. A partir desses princpios, possvel traar metodologias de avaliao e inspeo de aspectos da ergonomia das interfaces capazes de gerar problemas de usabilidade ao usurio durante sua interao com o sistema (CYBIS et al., 2010). Portanto, a tcnica de avaliao da usabilidade utilizada neste estudo de caso foi a heurstica, proposta por Nielsen (2011), um dos maiores especialistas em usabilidade dos Estados Unidos. Nielsen props dez qualidades bsicas, ou heursticas de usabilidade, que devem constar em qualquer interface6: 1) visibilidade do estado do sistema, 2) mapeamento entre o sistema e o mundo real, 3) liberdade de controle ao usurio, 4) consistncia e padres, 5) preveno de erros, 6) reconhecer em vez de relembrar, 7) flexibilidade, 8) design minimalista, 9) suporte para reconhecer e recuperar erros e 10) ajuda e documentao.
8

Assim como a funcionalidade, a usabilidade um atributo de todo produto. Enquanto a funcionalidade se refere quilo que o produto pode fazer, a usabilidade refere-se a como a pessoa interage com o produto (MORAES; SANTA ROSA, 2012). 6 Entende-se que uma avaliao heurstica , antes de tudo, um julgamento de valor em relao s qualidades ergonmicas das interfaces.
_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

Em se tratando de interfaces comunicacionais, o Digestivo Cultural passou por um diagnstico que levou em conta trs aspectos, de acordo com as esquematizaes tericas de Santaella (2004) e Recuero (2009): a interatividade, o uso de multimdias e a relao do site com as redes sociais digitais Facebook e Twitter, as mais populares atualmente7. Em um segundo momento, foram utilizadas as anlises de contedo (Bardin, 2010) e discurso (Charaudeau, 2006; Orlandi, 2009) para as informaes do Digestivo8. Esses campos de pesquisa cientfica possibilitam compreender a eficcia dos mecanismos lingusticos/imagticos utilizados pela mdia contempornea, que tem os recursos da Internet sua disposio, no processo de veiculao de informaes e opinies sobre as mais diversas reas do conhecimento sendo a cultura o foco de interesse deste trabalho. Na fase que antecedeu a Anlise de Contedo, definiu-se como universo de pesquisa os textos da seo Colunas, por ser a nica que recebe atualizao diria e regular, alm de contar com 15 colaboradores, o que a torna a principal atrao do Digestivo Cultural. A partir da, com base no princpio da convenincia, definiu-se como corpus de anlise os textos publicados na seo Colunas entre os dias 1 e 20 de maro de 2012, um total de 12 d ocumentos. A leitura flutuante permitiu, ainda, a formulao dos objetivos da anlise. Dessa forma, o objetivo geral era apreender as principais caractersticas da seo Colunas a partir da sistematizao analtica do seu contedo, bem como perceber as nuances contidas no tratamento dado a essas caractersticas com base na interpretao dos dados estatsticos, tabulados com o auxlio do aplicativo Microsoft Office Excel 2007. Por se tratar de um diagnstico temtico e categorial, o processo de classificao dos textos se deu a partir do agrupamento dos seus elementos com base nas caractersticas comuns, dando origem s categorias: 1) caractersticas textuais, 2) caractersticas imagticas,
9

Os nmeros falam por si ss: criado em 2004, o Facebook atingiu, oito anos depois, a marca de 1 bilho de usurios ativos; da mesma forma, em 2010, o servio de microblogging Twitter alcanou o patamar dos 175 milhes de usurios registrados. 8 Pelo fato de fornecerem vises distintas e complementares a respeito da mesma mensagem, optou-se pela aplicao das duas metodologias no presente estudo de caso, uma vez que, para Torres Lima (2003), possvel utilizar um mesmo corpus no mbito das duas anlises.
_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

3) nfases e 4) interfaces. Toda essa informao foi agrupada na seguinte ficha de codificao, que permitiu medir a presena/ausncia e a frequncia das unidades de registro:
FICHA DE CODIFICAO 1) IDENTIFICAO DO TEXTO Data de publicao: Postagem n Ttulo: 2) CARACTERSTICAS TEXTUAIS Assunto: ( ) Literatura ( ) Msica ( ) Cinema ( ) Artes ( ) Teatro ( ) Comportamento ( ) Sociedade ( ) Personalidades Gnero jornalstico: ( ) Nota I) Informativo ( ) Notcia ( ) Comentrio II) Opinativo ( ) Artigo ( ) Resenha ( ) Coluna ( ) Crnica III) Diversional ( ) Histria de interesse humano ( ) Histria colorida Quantidade de caracteres: ( ) at 4 mil ( ) De 4 mil a 6 mil ( ) Mais de 6 mil Quantidade de hiperlinks: ( ) Nenhum ( ) At 5 ( ) Mais de 5 3) CARACTERSTICAS IMAGTICAS Quantidade de imagens: ( ) Nenhuma ( ) 1 ( ) 2 ( ) Mais de 2 4) NFASES Referncia ao jornalismo cultural: ( ) Sim ( ) No Abordagem de cultura: ( ) Produto Abordagem qualitativa: ( ) Positiva ( ) Negativa ( ) Processo ( ) No se aplica Localidade: ( ) Nacional ( ) Estrangeira ( ) Indefinida Temporalidade: ( ) Passado ( ) Presente ( ) Futuro ( ) Atemporal Abordagem jornalstica: ( ) Objetiva ( ) Subjetiva 5) INTERFACES Compartilhamentos no Facebook: ( ) Nenhum ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) Mais de 3 Compartilhamentos no Twitter: ( ) Nenhum ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) Mais de 3 Comentrios: ( ) Nenhum ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) Mais de 3
_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

10

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

Com base nas teorizaes de Charaudeau (2006) em relao s formas como o discurso miditico se organiza, foram definidas como categorias para a anlise de discurso as visadas de informao (fazer saber) e captao (fazer sentir), levando em conta a sua insero no mbito do Acontecimento Relatado (AR) e do Acontecimento Comentado (AC), uma vez que o Acontecimento Provocado (AP) no se faz presente no Digestivo Cultural (fato atestado durante a leitura flutuante). Esse percurso metodolgico surgiu a partir da compreenso obtida com a anlise de contedo, contribuindo para que a definio do corpus se mantivesse a mesma de uma anlise para a outra. Nesse sentido, trabalhou-se com a perspectiva de distanciamento e complementaridade entre as duas opes metodolgicas (ROCHA; DEUSDAR, 2005). Enquanto Charaudeau (2006) atribui lgica simblica (ao lado da econmica) a funo de conferir aos organismos de informao um papel participativo na construo da opinio pblica, Orlandi (2009) sustenta o discurso, por estar situado entre os campos poltico e simblico, como um objeto scio-histrico no qual a linguagem se materializa na ideologia: o discurso o lugar em que se pode observar a relao entre lngua e ideologia, compreendendo-se como a lngua produz sentidos por/para os sujeitos (ORLANDI, 2009, p. 16). Para Charaudeau (2006), o contrato de comunicao miditica constantemente influenciado pela tenso entre dois universos, ou visadas: a visada de informao, preocupada em fazer saber e ligada a uma lgica cvica de informar o cidado, e a visada de captao, destinada a fazer sentir com a finalidade de ampliar o consumo, obedecendo, portanto, a uma lgica comercial. Partindo dessa compreenso inicial, pode-se dizer que o contrato de comunicao miditica se aproxima do discurso no qual se funda a Publicidade. No entanto, no primeiro tipo de contrato o que predomina a visada de informao e seu modelo de credibilidade, enquanto no segundo a predominncia da visada de captao e seu modelo de desejo. A partir dessa tese que Charaudeau (2006) delimita os seguintes modos discursivos que as mdias pem em prtica, de acordo com seus propsitos: acontecimento relatado (AR), acontecimento comentado (AC) e acontecimento provocado (AP). Apesar da potenci_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

11

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

alidade da instncia miditica em assumir diferentes modos de discurso, ela no produz um discurso de poder, uma vez que sua palavra no tem valor de deciso, de sano (no sentido jurdico) ou de consagrao (no sentido religioso). Portanto, o propsito da anlise de discurso aplicada a este estudo de caso foi o de identificar as particularidades discursivas das colunas do Digestivo Cultural, revelando os artifcios linguajeiros utilizados para fazer saber e fazer sentir e, ao mesmo tempo, ev idenciando os ditos e os no-ditos (implcito, subentendido) presentes nos textos, afinal, ao longo do dizer, h toda uma margem de no-ditos que tambm significam (ORLANDI, 2009, p. 82). O instrumento utilizado foi o modelo de ficha de anlise reproduzido abaixo:
FICHA DE ANLISE IDENTIFICAO Data de publicao: DISCURSO Visada de Informao Fazer saber Observaes: Visada de Captao Fazer sentir 12

Postagem n Ttulo:

Por fim, cabe ressaltar que boa parte da anlise foi realizada entre os meses de outubro de 2011 e maio de 2012, levando em conta, principalmente, a pgina inicial (home) do site e a sesso Colunas - novas informaes foram acrescidas em maro de 2013 por conta de pequenas atualizaes incorporadas ao site. Como suporte tecnolgico, utilizou-se o aplicativo FireShot 0.93, que possibilita diversas modalidades de captura de pginas da Web (screenshots). 5. Consideraes Pensar em como o jornalismo cultural se enquadra em uma realidade constantemente influenciada pela renovao tecnolgica uma tarefa que se impe aos comunicadores e comuniclogos dedicados investigao e ao exerccio dessa especialidade. Desde o incio,
_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

o estudo de caso do Digestivo Cultural pretendia atender a essa demanda acadmica, especialmente no mbito do curso de Comunicao Social da Universidade Federal do Amazonas, onde o jornalismo cultural tem despertado pouco ou nenhum interesse, at mesmo por no constar como disciplina especfica da grade curricular (MENDONA; AZEVEDO, 2010). Para isso, estabeleceu-se como meta analisar o site sob mltiplas facetas: Arquitetura de Informao, Usabilidade, Interfaces Comunicacionais e Anlises do Contedo e Discurso. Essa escolha metodolgica acabou conferindo ao trabalho outro vis essencial se no o seu mais importante elo o da interdisciplinaridade. Provou-se ser possvel, portanto, a correlao entre campos de pesquisa aparentemente dspares, como as Cincias da Computao e a Comunicao (outra lacuna no contemplada pela maioria dos cursos de graduao). Da Arquitetura de Informao, conforme contemplada por Morville e Rosenfeld (2006), veio a compreenso de como a disposio dos inmeros elementos componentes do website, estruturados em hierarquias (conforme mapa abaixo), contribui para a boa relao entre internauta e sistema. Assim, foi possvel perceber no Digestivo Cultural algumas das principais estruturas de organizao, navegao, rotulao e busca caractersticas do modelo de AI no qual o estudo de caso se baseou.
ENSAIOS ENTREVISTAS ESPECIAIS ENCAMINHAMENTOS EDITORIAIS o FAQs Site Divulgao Colaborao o Quem somos Histrico Mapa do site o Audincia & Anncios Quem l Como anunciar o Expediente e RSS Quem quem Feeds

13

DIGESTIVOS o Artes o Internet o Teatro o Televiso o Cinema o Msica o Alm do mais o Gastronomia o Imprensa o Literatura COLUNAS o Segunda-feira o Tera-feira o Quarta-feira o Quinta-feira o Sexta-feira BLOG

_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

A organizao do site, essencialmente cronolgica e sequencial, privilegia a visualizao dos contedos ora por ordem de publicao, destacando a profundidade temporal possibilitada pelo ciberespao, ora por ordem de publicaes mais acessadas, estabelecendo a popularidade de determinado texto como critrio para sua maior ou menor visibilidade (Figura 1).

14

Cronolgico Sequencial Alfabtico

Figura 1 Recorte: sistemas de organizao (esquemas exatos) Fonte: Digestivo Cultural. Disponvel em: <www.digestivocultural.com.br>. Acesso em: 26/10/11.

Da mesma forma, a navegao social, bastante adotada nas pginas internas do site, estabelece um ranking de publicaes mais acessadas para determinado autor (parmetro
_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

popularidade), bem como de textos relacionados com a publicao lida (parmetro associao), permitindo o aprofundamento de determinado tema ou possibilitando o contato com desdobramentos do mesmo (Figuras 2 e 3). Por isso, como era de se esperar, o Digestivo trabalha genericamente com hipertextos, pois possibilita leituras no-lineares (Figura 4).

Figura 2 - Navegao social encontrada em texto da seo Colunas (popularidade) Fonte: Digestivo Cultural. Disponvel em: <www.digestivocultural.com.br>. Acesso em: 29/10/11.

15

Figura 3 - Navegao social em texto da seo Colunas (associao) Fonte: Digestivo Cultural. Disponvel em: <www.digestivocultural.com.br>. Acesso em: 29/10/11.

Figura 4 - Sistema de rotulao: links contextuais Fonte: Digestivo Cultural. Disponvel em: <http://www.digestivocultural.com/arquivo/nota.asp?codigo=1782&titulo=O_Discurso_do_Rei,_co m_Colin_Firth_e_Geoffrey_Rush>. Acesso em: 29 out. 2011
_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

Ressalvas devem ser feitas, entretanto, forma como esse contedo disponibilizado aos leitores. Para alm de todas as possibilidades de leitura dinmica proporcionadas pelo ambiente Web, a Anlise de Contedo demonstrou que as colunas do Digestivo subutilizam o recurso do hiperlink (Figura 5), considerando a densidade, em nmero de caracteres, da maioria dos textos publicados nesta seo (Figuras 6 e 7). Desperdia-se, assim, uma potente ferramenta para ampliar o espectro comunicativo dos ensaios, resenhas, dentre outros.

16

Figura 6 - Anlise de Contedo: quantidade de hiperlinks Fonte: Dados da pesquisa.

Figura 5 - Anlise de Contedo: quantidade de caracteres Fonte: Dados da pesquisa.

Figura 7 - Anlise de Contedo: relao hiperlinks/caracteres


_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

Fonte: Dados da pesquisa.

Apesar de adotar um design minimalista e monocromtico, o Digestivo agrega muito contedo textual em uma mesma pgina, independente da seo onde se esteja, sobrecarregando a leitura e tornando a navegao confusa. O uso limitado de imagens e ilustraes, especialmente nas colunas analisadas (Figura 8), tambm pode ser encarado como um empecilho boa recepo das publicaes por parte dos leitores, tornando os textos carentes de atrativos do ponto de vista visual e esttico.

17

Figura 8 - Anlise de Contedo: quantidade de imagens Fonte: Dados da pesquisa

Em se tratando dos sistemas de busca, notou-se uma limitao passvel de ser associada tanto a uma falha de Arquitetura de Informao quanto de usabilidade: o fato de o internauta no poder controlar, personalizar ou filtrar as suas buscas conforme os seus interesses - por data, assunto, autor, entre outros (Figura 9). So detalhes importantes para tornar o processo de busca de informaes dentro do site menos frustrante e exaustivo.

_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

Figura 9 - Sistema de busca avanada Fonte: Digestivo Cultural. Disponvel em: < www.digestivocultural.com.br/busca> Acesso em: 30/10/11.

Mesmo no tendo sido recorrentes durante o perodo de anlise e de terem afetado de forma mnima a navegao do usurio no site, as situaes de erro tambm poderiam facilmente ser corrigidas, de modo a prevenir que o internauta seja induzido a realizar tarefas de forma equivocada (Figura 10) ou se depare com mensagens em linguagem de mquina (Figura 11). O Digestivo tambm carece de um sistema autnomo de ajuda e suporte ao usurio, uma vez que as sees de FAQ (Perguntas mais frequentes, em ingls) no atendem plenamente a possveis dvidas e questionamentos dos seus leitores.

18

Figura 10 Anlise heurstica: ausncia de preveno de erros Fonte: Digestivo Cultural. Disponvel em: <www.digestivocultural.com.br> Acesso em: 30/10/11.

_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

Figura 11 - Anlise heurstica: mensagem de erro exibida no site Fonte: Digestivo Cultural. Acesso em: 31/10/11.

Nos limites das propostas das anlises realizadas, percebeu-se no Digestivo Cultural um ambiente propcio ao recurso mais representativo da Web 2.0 - a interatividade. No site, o leitor tem autonomia para comentar as publicaes do seu interesse (Figura 12), alm de compartilh-la com internautas de fora atravs das plataformas sociais Facebook e Twitter (Figura 13).

19

Figura 12 Interfaces comunicacionais: recurso permite comentar via perfil do Facebook Fonte: Digestivo Cultural. Disponvel em: <http://www.digestivocultural.com.br> Acesso em: 31/10/11.

Figura 13 - Interfaces comunicacionais: compartilhamento FONTE: Digestivo Cultural. Disponvel em: <http://www.digestivocultural.com/colunista s/coluna.asp?codigo=3436&titulo=A_cabeca _de_Steve_Jobs> Acesso em: 31/10/11.

Apesar disso, as publicaes analisadas tiveram parca repercusso nas redes sociais e foram alvo de poucos comentrios e intervenes de leitores (Figura 14, 15 e 16). Tal cenrio pode ser explicado tanto pela proliferao dos sistemas de autopublicao na Internet (tese defendida pelo editor) quanto pela forma como o contedo veiculado nas pginas (negligncia quanto ao uso de imagens, hiperlinks e hipermdia).

_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

Figura 14 Anlise de Contedo: compartilhamentos no Facebook Fonte: Dados da pesquisa.

Figura 15 - Anlise de Contedo: compartilhamentos no Twitter Fonte: Dados da pesquisa.

20

Figura 16 - Anlise de Contedo: quantidade de comentrios Fonte: Dados da pesquisa.

Ainda assim, diante da popularidade e da diversificao temtica promovida por meio dos comentrios, o Digestivo resolveu adot-los como uma seo especial, na qual cada comentador passa a ter uma pgina prpria com um histrico das suas intervenes (Figura 17). Dessa forma, o site conseguiu criar redes de interao (embora primitivas) den-

_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

tro do prprio veculo, ampliando ainda mais o seu potencial crtico e opinativo com base em um modelo de comunicao de muitos para muitos.

21 Figura 17 - Interfaces comunicacionais: comentrios por comentador Fonte: Digestivo Cultural. Disponvel em: <http://www.digestivocultural.com.br/comentarios> Acesso em: 31/10/11.

A essa altura, cabe retomar a problemtica orientadora dos rumos da pesquisa em seus primrdios:
uma vez que a internet tende a colocar em trnsito diversas modalidades de linguagens mescladas, faz-se necessrio pensar a natureza impura dessa nova linguagem e seus impactos no [...] jornalismo cultural on line ou webjornalismo cultural (ALZAMORA, 2001, p. 6).

Apoiando-se nos dados coletados e nas anlises efetuadas, possvel afirmar: o Digestivo Cultural um exemplo de website no qual diversos modos de linguagem concorrem para a prtica de um jornalismo cultural com dimenses que ultrapassam as limitaes encontradas na mdia tradicional, especialmente em termos de temtica (Figura 18) e abordagem.

_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

Figura 18 - Anlise de Contedo: principais assuntos/temas Fonte: Dados da pesquisa

Notou-se, por exemplo, que no Digestivo a subjetividade se destaca na visada de informao dos textos de cunho diversional (histria de interesse humano) e opinativo (artigo, resenha e crnica), gneros apontados pela anlise de contedo como os mais frequentes no site (Figura 19). Ou seja, diante das sensaes expostas nos textos e das descries impressionistas (estritamente relacionadas com a visada de captao), o factual se reconfigura e, na maioria das vezes, fica em segundo plano. A sensao acaba se tornando a prpria informao, caracterstica inerente ao jornalismo em sua vertente mais aprofundada e literria.
22

_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

Figura 19 - Anlise de Contedo: gneros predominantes Fonte: Dados da pesquisa.

Por outro lado, a anlise de contedo reforou a ideia de que a Internet ajuda a ampliar as fronteiras do jornalismo cultural, muitas vezes fadado a critrios restritos de noticiabilidade. No entanto, o fato de nenhum texto analisado se encaixar no gnero puramente informativo no significa que o contedo veiculado pelo site carea de informao (conforme revelaram as depuraes realizadas na visada de informao de cada texto, durante a Anlise de Discurso). O Digestivo demonstra ser possvel combinar modos e visadas discursivas, como informao (sob a forma de explicao, descrio ou relato), persuaso (sob a forma de comentrio) e seduo (utilizando recursos emotivos e literrios), ao mesmo tempo em que oferece pautas interessantes e olhares sobre diferentes temas, sem perder de vista seus critrios de credibilidade (vide trechos abaixo): Visada de informao (Acontecimento Relatado): O escritor Alexandre Dumas Filho
aconselhava ao marido trado uma nica atitude para com a esposa infiel: Mate -a (Ficha 23

de anlise n 12, Ode mulher, Jardel Cavalcanti). Visada de informao (Acontecimento Comentado/persuaso): Marx dizia que ser radical
ir raiz do problema. Pretendo fazer isso em relao ao nosso Modernismo. [...] Creio que j passou da hora de parar de jogar enfeites comemorativos sobre o suposto modernismo de
_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

nossa arte (Ficha de anlise n 4, Semana de 22 e Modernismo: um fracasso nacional , Jardel Cavalcanti).

Visada de captao (Acontecimento Relatado/seduo): Ao longe, vejo um lobo branco,


vindo em minha direo. Tudo ento fica escuro, e ele reaparece, mais perto. Mais perto, at que fico cara a cara com ele, como diante de um reflexo enevoado. Sua cara agressiva, no entanto tal ferocidade no inspira medo. Apenas . Estou eu diante de um espelho? (Ficha de anlise n 1, Lobo branco em selva de pedra: Eduardo Semerjian, Elisa Buzzo).

Por outro lado, com base no cenrio atestado pelo de estudo de caso (Figura 20), entende-se como urgente a adequao do site aos modelos da multimdia dinmica e integrada, para ele no se tornar um veculo obsoleto, incapaz de acompanhar as reviravoltas na linguagem do ciberespao.

24

Figura 20 - Interfaces comunicacionais: uso da multimdia Fonte: Digestivo Cultural. Disponvel em: <http://www.digestivocultural.com.br/blog> Acesso em: 31/10/11.
_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

Por fim, cabe ressaltar que iniciativas com o alcance do Digestivo Cultural esto destinadas a expandir as potencialidades do jornalismo e da prpria cultura enquanto valornotcia. Ao desempenhar um papel de veculo alternativo desse porte, o site contribui para que leitores curiosos e (por que no?) insatisfeitos possam absorver tanto informao quanto emoo, alm de exercitar as suas prprias afetividades e expandir seus horizontes intelectuais. 6. Referncias
AGNER, Luiz. Ergodesign e arquitetura de informao: trabalhando com o usurio. 2 ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2009. ALZAMORA, Geane: Jornalismo Cultural On Line: uma abordagem semitica. S/r, 2001. Disponvel em: <www.ufrgs.br/gtjornalismocompos/doc2001/alzamora2001.rtf>. Acesso em: 10 jan. 2012. BARDIN, Laurence. Anlise de Contedo. Lisboa: Edies 70, 2010. BORGES, Julio Daio. FAQ Digestivo. Digestivo Cultural, 2010a. Disponvel em: <http://www.digestivocultural.com/editoriais/release.asp?codigo=172&titulo=FAQ_Digestivo>. Acesso em: 16 out. 2011. BOTELHO, Isaura. Os pblicos da cultura: desafios para as polticas culturais. In: Revista Observatrio Ita Cultural. n. 12. So Paulo: Ita Cultural, 2011. BUZZO, Elisa Andrade. Lobo branco em selva de pedra: Eduardo Semerjian. Digestivo Cultural. Disponvel em < http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=3514&titulo=Lobo_branco_em_ selva_de_pedra:_Eduardo_Semerjian>. Acesso em: 29 ago. 2013. CAVALCANTI, Anna de Carvalho; LUCAS, Ricardo Jorge de Lucena. A definio de cultura no jornalismo cultural: um olhar sobre a Revista Bravo!. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao, 2011, Recife. Anais do Congresso. CAVALCANTI, Jardel Dias. Ode mulher. Digestivo Cultural. Disponvel em < http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=3522&titulo=Ode_a_Mulher>. Acesso em: 29 ago. 2013. __________. Semana de 22 e Modernismo: um fracasso nacional. Digestivo Cultural. Disponvel em < http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=3508&titulo=Semana_de_22_e_ Modernismo:_um_fracasso_nacional>. Acesso em: 29 ago. 2013.
_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

25

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mdias. So Paulo: Contexto, 2006. CYBIS, Walter et al. Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, mtodos e aplicaes. 2. ed. So Paulo: Novatec, 2010. DONNAT, Olivier. Democratizao da cultura: fim e continuao? In: Revista Observatrio Ita Cultural. n. 12. So Paulo: Ita Cultural, 2011. FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e ps-modernismo. Traduzido por Julio Assis Simes. So Paulo: Studio Nobel, 1995. FRANCO, Maria Laura P. B. Anlise de Contedo. 3 ed. Braslia: Liber Livro, 2008. GOLIN, Cida; CARDOSO, Everton. Jornalismo e a representao do sistema de produo cultural: mediao e visibilidade. In: BOLAO, Csar, et al. Economia da arte e da cultura. So Paulo: Ita Cultural, 2010. INSTITUTO DE ARQUITETURA DE INFORMAO. O que Arquitetura de Informao? Disponvel em: <http://iainstitute.org/pt/translations/o_que_e_arquitetura_de_informacao.php>. Acesso em: 16 out. 2011. KELLNER, Douglas. A Cultura da Mdia. Traduo de Ivone Castilho. Bauru: Edusc, 2001. KUCINSKI, Bernardo. Jornalismo na era virtual: ensaios sobre o colapso da razo tica. So Paulo: Perseu Abramo, 2005. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. MACHADO, Marcia Benetti; JACKS, Nilda. O discurso jornalstico. In: Anais da X Comps GT Estudos de Jornalismo, Braslia, 2001. Disponvel em: <http://www.ufrgs.br/gtjornalismocompos/estudos2001.htm>. Acesso em: 15 mai. 2012. MAGALHES, Marina. Jornalismo cultural participativo: uma construo coletiva e imrpevisvel. In: Mapeamento do ensino de jornalismo cultural no Brasil em 2008: carteira professor de graduao. So Paulo: Ita Cultural, 2008. MELO, Isabelle Anchieta. Jornalismo cultural: por uma formao que produza o encontro da clareza do jornalismo com a densidade e a complexidade da cultura. Rumos Jornalismo Cultural, 2007. Disponvel em: <http://www.itaucultural.org.br/rumos2007/pdf_jornalismo/Isabelle%20Anchieta%20de%20Mel o.pdf> Acesso em: 05 nov. 2011. MENDONA, Rosiel; AZEVEDO, Luiza Elayne. Implicaes da ausncia da disciplina Jornalismo Cultural no curso de Comunicao Social da Ufam. In: IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte, 2010, Rio Branco. Anais do Congresso.
_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

26

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

MORAES, Anamaria de; SANTA ROSA, Jos Guilherme. Avaliao e projeto no design de interfaces. 2. ed. Terespolis: 2AB, 2012. MORVILLE, Peter; ROSENFELD, Louis. Information Architecture for the World Wide Web. 3rd Edition. Sebastopol, CA: OReilly, 2006. NIELSEN, Jakob. Ten Usability Heuristics. Disponvel <http://www.useit.com/papers/heuristic/heuristic_list.html>. Acesso em: 22 out. 2011. em:

ORLANDI, Eni P. Anlise de discurso: princpios e procedimentos. 8 ed. Campinas: Pontes, 2009. PINHO, J. B. Jornalismo na Internet: planejamento e produo da informao on-line. So Paulo: Summus, 2003. PIZA, Daniel. Jornalismo Cultural. 3.ed. So Paulo: Contexto, 2008. PRIMO, Alex; TRSEL, Marcelo. Webjornalismo participativo e a produo aberta de notcias. Contracampo (UFF), v. 14, p. 37-56, 2006. Disponvel em: <http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/webjornal.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2012. RECUERO, Raquel. Redes sociais na Internet. Coleo Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2009. ROCHA, Dcio; DEUSDAR, Bruno. Anlise de contedo e Anlise de discurso: aproximaes e afastamentos na (re)construo de uma trajetria. Alea: Estudos Neolatinos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 305-322, jul/dez. 2005. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/alea/v7n2/a10v7n2.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2012. SCHWINGEL, Carla. Ciberjornalismo. So Paulo: Paulinas, 2012. SOUZA, Cristiane Naiara Arajo de. Jornalismo literrio: livro-reportagem sobre a trajetria do movimento literrio Sirrose. Monografia apresentada ao Departamento de Comunicao Social da Universidade Federal do Amazonas. Manaus: Ufam, 2010. TEIXEIRA, Nsio. Impacto da Internet sobre a Natureza do Jornalismo Cultural. Biblioteca On-line de Cincias da Comunicao, 2008. Disponvel em: <www.bocc.ubi.pt/pag/teixeira-nisioimpacto-da-internet.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2012. THOMPSON, J. B. O conceito de Cultura. In: Ideologia e Cultura Moderna. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. 27

_____________________________________________________________________ Revista Iniciacom - Vol. 5, N 2 (2013)

You might also like