You are on page 1of 8

RESUMO VIGIAR E PUNIR... MICHAEL FOUCAULT...

Michel Foucault, ao examinar a formao histrica das sociedades dos sculos XVII a XIX, atravs de um estudo minucioso sobre o nascimento da priso, debuxa um exerccio do poder diferente do exercido pelo Estado, exigindo deste um repensar institucional, descortinando a histria dos domnios do saber e, ainda, o interrogar do pensamento pelo prprio pensamento, no que diz respeito anlise dos preceitos de internamento.

Foucault se concentra na formao do poder como produo de toda uma hierarquia que se realiza a partir da troca entre saberes disciplinares nas mais diversas instituies, sejam elas propriamente repressivas (tal qual a priso e as foras armadas); econmica (como as fbricas) ou at pedaggicas (como as escolas).

Segundo Foucault, nesta troca, o que caracteriza o conjunto hierrquico como vida o poder difuso, e no o uso privado pelo topo da hierarquia.

Percebe Foucault que os sculos XVII a XIX no foram apenas um marco na regulamentao escrita dos exrcitos, escolas, prises, hospitais e fbricas, mas que se persegue principalmente uma idia construtiva de converso do homem em mquina.

algo com a inteno de tornar o indivduo til, dcil e disciplinado atravs do trabalho.

Esse tipo especfico de poder que se expande por toda a sociedade, investindo sobre as instituies e tomando forma em tcnicas de dominao, possui, segundo Foucault, uma tecnologia e histria especfica, pois, atinge o corpo do indivduo, realizando um controle detalhado e minucioso sobre seus gestos, hbitos, atitudes, comportamento, etc.

Essa ao sobre o corpo no opera simplesmente pela conscincia, pois, tambm biolgica e corporal. , pois, justamente esse aspecto que explica o fato de que o corpo humano seja alvo, pela priso, no para suplici-lo, mutil-lo, mas para adestr-lo e aprimorlo. Isto converter segundo Foucault, numa riqueza estratgica e numa eficcia positiva.

, portanto, no seu livro Vigiar e punir que Foucault dar um novo e definitivo passo na busca do pensar de outra forma diferente das formaes histricas, onde ele pondera que essa referncia no exclui outras possveis j que no nica, quer no sentido do curso sucessivo do tempo, quer no mbito interno de uma poca.

Na perspectiva de elucidar a configurao dos saberes, sua origem, seu funcionamento, e ainda demonstrar de que modo esta configurao est vinculada a modos de exerccios do poder, Foucault reala as correlaes entre os discursos e a estrutura social.

A genealogia foucaultiana encara o poder tal como este o de fato. No procura explicar, mas expe o que acontece, de modo a nos tornar familiar esse discurso de fatos que destroem idias e evidncias anteriores, bem como referncias que apenas escondem os fatos.

O poder aparece selvagem, brbaro, inumano e se torna evidente que este tem uma perspectiva prpria, especfica, irredutvel.

Diante de tal fato, Foucault muda a escala de descrio e anlise, onde se percebe sua ateno voltada para os detalhes do poder, daqueles que o exercem, ou a ele so submissos, confrontando-os uns com os outros.

Para Foucault devemos descartar, definitivamente, qualquer viso de conjunto da sociedade para nos voltarmos para a genealogia fsica do poder, pois o corpo do poder aplicase a outros corpos, considerando assim, a lei do exerccio do poder um corpo-a-corpo, uma luta, uma guerra.

O corpo poltico o conjunto dos elementos materiais e tcnicos que servem de armas, prolongamentos, pontos de apoio s relaes de poder sobre outros corpos, gerando as prescries, as reformas, as disciplinas, etc.

Segundo Foucault, a anatomia poltica desenvolve seus efeitos segundo trs direes privilegiadas: o poder, o corpo e o saber. Essas direes no so isoladas uma das outras, pois, correlacionam-se.

Ensina Foucault que toda uma tradio falou do poder procurando sua origem, suas condies, suas causas, reduzindo ou aplicando-o a outra coisa, quando afirmou:

"...foi preciso esperar o sculo XIX para saber o que era a explorao; mas talvez ainda no se saiba o que o poder. E Marx e Freud talvez no sejam suficientes para nos ajudar a conhecer esta coisa to enigmtica, ao mesmo tempo visvel, presente e oculta, investida em toda parte, que se chama poder."

O poder no tem essncia, porque operatrio. No atributo, mas relao de foras que passam tanto pelos dominados quanto pelos dominadores, ambos constituindo singularidades.

O poder incita, suscita, combina, reparte, coloca em srie, compe, normaliza. Sua imagem a luta, a batalha, a guerra. Desta forma, a represso e a ideologia so apenas a poeira levantada pelo combate.

Foucault aponta que as leis so uma gesto de ilegalismos. Elas organizam, explicitamente, o meio de no cumprir as outras, investindo contra a concepo de liberdade negativa proposta pelos liberais, materializada na universalidade jurdica da lei.

Os ilegalismos, afirma Foucault, fazem parte dessa resistncia. A lei, portanto, a prpria guerra e a sua estratgia em ato. Uma batalha de corpo-a-corpo, onde o poder no s reprime a resistncia, como a faz surgir. Em seu escrito Vigiar e punir, Foucault ir demarcar o nascimento da priso no sculo XIX, como uma instituio de fato. Esta surge sem uma justificao terica, aparecendo num determinado momento como necessria na construo da rede do poder para controlar todas as formas de ilegalismos, dividindo e opondo uns aos outros.

Ao focalizar explicitamente o estudo da priso e as prticas jurdicas, Foucault ope-se mais uma vez ao Direito clssico. Ali afirmado ser o surgimento da priso uma ascendncia da reforma do Direito penal do sculo XVIII, promovida pela combinao do controle moral e social dos indivduos na Inglaterra combinada com a instituio estatal francesa de recluso, com local e edificao definidos.

Ao longo desse estudo sobre a priso, Foucault promove um deslocamento essencial sobre os motivos aparentemente circunstanciais do surgimento da priso e acentua que desde o comeo ela deveria ser um instrumento to aperfeioado de transformao e ao sobre os indivduos como a escola, o exrcito ou o hospital.

O autor chama-as de instituies de seqestro, em razo de que a recluso submetida, no pretende propriamente "excluir" o indivduo recluso, mas, sobretudo, "inclu-lo" num sistema normalizador.

Ao falar sobre seu interesse pelo estudo da priso Foucault afirma:

"A sociologia tradicional colocava o problema nos seguintes termos: como a sociedade pode fazer indivduos coabitarem?... Eu estava interessado no problema inverso, ou, se preferir, na resposta inversa para esse problema: atravs de que jogo de negao e recusa a sociedade pode funcionar? Mas a questo que hoje me fao se transforma: a priso uma organizao complexa demais para ser reduzida a funes negativas de excluso: seu custo, sua importncia, o cuidado com sua administrao, as justificativas que se procura lhe dar parecem indicar que ela possui funes positivas."

Com efeito, ao empreender esse trabalho, o que mais ocupa Foucault, evidentemente, a explicao de como o poder atravessa o conjunto da sociedade atravs de procedimentos de disciplina que reprimem os corpos dos indivduos.

Quanto mais poder conseguir produzir, mais dever sujeitar e gerenciar. Nesse confronto retira-se um efeito til, uma notvel soluo, como disse Foucault: o aparecimento da disciplina.

Foucault observa sobre esse perodo o seguinte:

" interessante notar que a priso no ser uma pena do direito, no sistema penal dos sculos XVII e XVIII. Os legistas so perfeitamente claros a este respeito. Eles afirmam que, quando a lei pune algum, a punio ser a condenao morte, a ser queimado, a ser esquartejado, a ser marcado, a ser banido, a pagar uma multa, etc. A priso no uma punio."

Quando o indivduo perde o processo e declarado culpado, ele deve ainda uma reparao sua vtima, isto , exige-se do culpado no somente a reparao da ofensa que cometeu contra o soberano, a lei e o poder monrquico. Assim que aparecem os mecanismos da multa, da condenao morte, do esquartejamento, do banimento, etc.

No mbito do direito penal, passa-se a enunciar os crimes e os castigos que preconizam o controle e a reforma psicolgica e moral das atitudes e do comportamento dos indivduos, diferente daquela prevista no sculo XVIII, que visava to somente a defesa da sociedade.

Ressalta Foucault que a priso, nesse momento, remete a palavras e conceitos completamente diferentes, como a delinqncia e o delinqente, que exprimem uma nova maneira de enunciar as infraes, as penas e seus sujeitos.

Esta fase mais evoluda consiste na reforma penitenciria, pois destitui a priso de sua exemplaridade, fazendo-a voltar ao estado de agenciamento localizado, restrito e separado.

As tcnicas disciplinares sero substitudas pelo modelo tcnico de cura e normalizao. Funcionar como teraputica da retificao do indivduo, e a sentena judicial se inscrever

entre os discursos do saber, implicando num baixo grau de exigncias do diagrama de disciplina.

Nesse estudo interrogando as formaes histricas, Foucault descobriu uma engenharia que atravessa quase meio sculo, praticamente despercebida, enquanto estratgia ou ttica de poder.

Aparece, contudo, como uma mecnica de observao individual, classificatria e modificadora do comportamento, uma arquitetura formulada para o espao da priso, ou para outros agenciamentos, tais como: a fbrica, a escola, o manicmio. Essa maquinaria era o Panopticon, idealizada por Jeremy Bentham em 1791, e que se tornou o programa mestre da maior parte dos projetos de priso por volta de 1830-1840.

"O Panopticon era um edifcio em forma de anel, no meio do qual havia um ptio com uma torre no centro. O anel se dividia em pequenas celas que davam tanto para o interior quanto para o exterior. Em cada uma dessas pequenas celas, havia segundo o objetivo da instituio, uma criana aprendendo a escrever, um operrio trabalhando, um prisioneiro se corrigindo, um louco atualizando sua loucura, etc. Na torre central havia um vigilante. Como cada cela dava ao mesmo tempo para o interior e para o exterior, o olhar do vigilante podia atravessar toda a cela; no havia nela nenhum ponto de sombra e, por conseguinte, tudo o que fazia o indivduo estava exposto ao olhar de um vigilante que observava atravs de venezianas, de postigos semicerrados de modo a poder ver tudo, sem que ningum ao contrrio pudesse v-lo. Para Bentham esta pequena e maravilhosa astcia arquitetnica podia ser utilizada por uma srie de instituies. O Panopticon a utopia de uma sociedade e de um tipo de poder que , no fundo, a sociedade que atualmente conhecemos - utopia que efetivamente se realizou. Este tipo de poder pode perfeitamente receber o nome de panoptismo. Vivemos em uma sociedade onde reina o panoptismo."

Com o Panopticon vai se produzir algo totalmente diferente. No h mais inqurito, e sim vigilncia e exame. O panoptismo teve uma trplice funo: a vigilncia, o controle e a correo.

Em Vigiar e Punir, Foucault observa ainda que:

"...o Panptico no deve ser compreendido como um edifcio onrico: o diagrama de um mecanismo de poder levado sua forma ideal; seu funcionamento, abstraindo-se de qualquer obstculo, resistncia ou desgaste, pode ser bem representado como um puro sistema arquitetural e ptico: na realidade uma figura de tecnologia poltica que se pode e se deve destacar de qualquer uso especfico."

A forma como se exercem esses mecanismos de vigilncia, controle e correo sobre o indivduo, pode ser percebida, por exemplo, no interior da priso, quando o preso est submetido a um saber clnico, de observao, atravs das complexas tcnicas de exame da Psicologia, Psiquiatria, Psicopatologia, Criminologia, Antropologia e Sociologia.

Ao escolher esse mtodo de trabalho, denominado topolgico, Foucault ter como preocupao a compreenso de uma srie de arquivos, decretos, regulamentos, registros de prises ou de hospitais e atos de jurisprudncia. Acentua que ali se encontram os pontos de confronto, combate, linhas de fora e tenses que constituiro precisamente nas articulaes entre o saber e o poder.

Escreve Foucault:

"...realizei a anlise de um saber cujo corpo visvel no o discurso terico ou cientfico, nem a literatura, mas uma prtica cotidiana e regulamentada."

O que Foucault realmente quis atingir foi romper com o exibicionismo contemplativo que a sociedade tem diante das instituies, em particular aquelas que excluem, controlam, reformulam os corpos dos indivduos, desmistificando-as e demonstrando que ali se instalam infinitos mecanismos de saber e poder.

Esta nova histria considera as instituies como um sistema de dominao e resistncia, ordenado por complexos rituais de troca e comunicao.

Foucault aponta que as prises se tornam objetos histricos significativos quando nos mostram, no rigor de seus rituais de poder, os limites que governam o exerccio do poder.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da priso. Petrpolis, Vozes, 1977. 277p.

You might also like