You are on page 1of 4

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO

UNIDADE CURRICULAR: RESPOSTAS CORPORAIS DOENA II

Interveno de Enfermagem: Inserir Sonda Nasogstrica


Definio: Interveno de enfermagem que consiste na introduo de uma sonda atravs do nariz at ao estmago com os objectivos de drenar o contedo gstrico, alimentar a pessoa, colher espcimes para anlise e efectuar tratamentos.

Material necessrio:
*seleccionar tipo, calibre e comprimento da Sonda nasogstrica (SNG)* SNG em funo da situao e do doente a Lubrificante hidrfilo que se destina. Seringa de alimentao Estetoscpio Luvas Compressas Resguardo Cuvete riniforme (facultativo) Tampa de sonda nasogstrica e/ou saco de drenagem Adesivo Saco para sujos

PROCEDIMENTO Actividades Ensinar a Pessoa Justificao A explicao do ato, reforando os momentos e tipo de colaborao em que o doente pode intervir, fundamental para que esta tcnica decorra com xito e com o menor traumatismo possvel. Verificar, averiguar qual a narina mais larga, observando o nariz ou recolhendo dados relativos a: historial de traumatismo nasal referncia a entubaes anteriores (pelo risco de desvio do septo)

Observar a Pessoa

Posicionar a Pessoa Fowler elevado Fowler Semi-fowler Decbito lateral (DL) Outro

Esta posio facilitar a colaborao do doente e permite melhor visualizao do procedimento tcnico. No doente inconsciente, ou no colaborante, o DL ajuda a prevenir a aspirao do vmito. Se colaborante, o doente poder segurar com ambas as mos a cuvete sobre o trax a fim de expelir quaisquer secrees, permitindo ainda ter as mos ocupadas de modo a no fazer movimentos inadequados que lhe possam causar traumatismo aquando da progresso da sonda. A lavagem das mos justifica-se numa vertente higinica e como medida de controlo de infeco hospitalar. 1/4

Colocar o resguardo e a cuvete sobre o trax

Lavar as mos

Revisto em 09/2011

RESPOSTAS CORPORAIS DOENA II Inserir Sonda Nasogstrica


Calar luvas limpas O uso de luvas fundamental, pelo risco de contacto com lquidos de secreo interna. Este procedimento requer uma norma limpa, j que o tubo digestivo est naturalmente colonizado.

Medir o comprimento da sonda nasogstrica a introduzir A medio da sonda fundamental para a percepo, pelo comprimento introduzido, do Pegar na extremidade distal da SNG; momento em que a sonda est posicionada no Posicionar no pice do nariz; estmago. Descrever um segmento de recta at regio inferior do lobo auricular; Com a restante poro de sonda descrever novo segmento de recta do lobo auricular at ao apndice xifide; O ponto determinado constitui a marca at onde deve ser introduzida a sonda.
N- Nariz E- Orelha X- A. Xifoide

Aplicar o lubrificante na SNG Colocar o gel com compressa; OU Molhar a extremidade distal da SNG

A aplicao do lubrificante feito com auxlio de uma compressa, colocando nesta o gel e com esta dispersando-o na extremidade distal da sonda. Pode usar-se gua ou gel hidrfilo. Qualquer um destes produtos favorece a progresso da sonda diminuindo o atrito.

Introduzir a sonda nasogstrica Pegar prximo extremidade distal com uma das mos, e com a outra segurar o restante comprimento da sonda; Introduzir pela narina mais larga com movimentos suaves e sem forar; Um local que habitualmente constitui um obstculo Imprimir movimentos ligeiros, suaves e de progresso da SNG nos cornetos nasais; forar rotao SNG; nesse momento poder traumatizar. Concretizada a progresso nasal, pedir ao Esta medida permite o alinhamento do esfago com doente que junte o queixo ao peito; a cavidade oral e o desalinho da glote a fim de evitar a progresso pela rvore traqueobrnquica. Esta medida facilita a progresso da SNG. H autores que preconizam que se d ao doente um golo mnimo de gua para estes a deglutirem no momento da progresso.

Incentivar o doente a engolir;

Introduzir a SNG at marca de medio; Efectuar paragens sempre que necessrio; Reforar os comportamentos correctos.

Revisto em 09/2011

2/4

RESPOSTAS CORPORAIS DOENA II Inserir Sonda Nasogstrica


Certificar-se da presena da sonda na cavidade gstrica: No momento em que alcanamos a marca da medio, pode verificar-se a presena de suco gstrico na sonda. Com efeito nem sempre Colocar o estetoscpio com a membrana acontece, pelo que devemos adoptar estas medidas. posicionada sobre o epigastro; Introduzir, imprimindo algum vigor, cerca de 20 O rudo desencadeado pela entrada de ar constitui ml de ar, com a seringa de alimentao; prova da presena da sonda no estmago. H autores que advogam que na dvida (da presena da sonda no estmago), devemos aspirar um pouco com uma seringa e com papel de Ph medir o Ph do lquido aspirado; se cido, confirma a presena no estmago. Outra metodologia possvel , por meio de fluoroscopia, visualizar a localizao da sonda, podendo nesse mesmo instante introduzir pela mesma, gua, ar ou um produto de contraste (Gastrografina) s utilizado em servios muito especficos. Clampar a SNG (dobrando a prpria sonda na Permite reduzir substancialmente a entrada de ar no extremidade proximal), face a qualquer estmago, o qual ocasionar distenso abdominal manipulao desta que implique a sua que para alm de desagradvel dolorosa. abertura. Colocar a tampa na SNG e desclampar a Aps e, de acordo com o objectivo, poder ser mesma. conectado a saco de drenagem, etc.

Fixar a sonda ao nariz Mudar diariamente e/ou em SOS o adesivo; Desengordurar o nariz; Evitar que a SNG permanea em constante contacto com o mesmo local da asa do nariz; Evitar que a SNG esteja sob traco em contacto permanente com a asa do nariz.

Estes cuidados previnem a macerao e/ou a ulcerao da asa do nariz. Consideraes relativas durabilidade dos materiais: Material PVC Poliuretano Silicone Durabilidade 7 dias 30 dias 90 dias

Revisto em 09/2011

3/4

RESPOSTAS CORPORAIS DOENA II Inserir Sonda Nasogstrica


No final da interveno devemos proceder aos registos, contemplando a justificao que levou deciso desta interveno, as intercorrncias no decurso da tcnica, o calibre da sonda e o material da sua constituio. Estes procedimentos esto fundamentados, entre outras, nas referncias bibliogrficas que se apresentam: DOCHTERMAN, Joanne McCloskey; BULECHEK, Gloria M., co-aut. - Classificao das intervenes de enfermagem (NIC). 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. ELKIN, Martha Keene - Intervenes de enfermagem e procedimentos clnicos. 2 ed. - Loures: Lusocincia, 2005. NETTINA, Sandra M - Prtica de enfermagem - 8 ed. - Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2007.

Revisto em 09/2011

4/4

You might also like