You are on page 1of 44

CURSO TCNICO EM RADIOLOGIA

RADIOLOGIA MDICA I
Tecg. Carlos

RADIOLOGIA MDICA I

MEMBROS SUPERIORES

RADIOLOGIA MDICA I
Os ossos do membro superior podem ser divididos em quatro grupos principais: (1) mo e punho (2) antebra o (!) "mero (#) cintura escapular.

RADIOLOGIA MDICA I
MO E PUNHO
Os 2$ ossos de cada mo e punho dividem%se nos tr&s grupos seguintes: 1. 'alanges (dedos e polegar) 1# 2. (etacarpos (palma) )* !. Carpos (punho) )+ TOTAL 27 Os ossos mais distais da mo so as ,alanges- que compreendem os dedos (polegar e demais dedos). O segundo grupo de ossos so os metacarpos- que compreendem a palma de cada mo. O terceiro grupo de ossos- os carpas- compreendem os ossos do punho.

RADIOLOGIA MDICA I

RADIOLOGIA MDICA I
FALANGES DEDOS DAS MOS E POLEGAR
O polegar e os demais dedos da mo so denominados dedos, e cada dedo consiste em dois ou tr&s pequenos ossos separados- chamados ,alanges. Os dedos so numerados a partir do polegar (n"mero 1- terminando no dedo m.nimo (n"mero *). Cada um dos quatro dedos (2- !- #- e *) so compostos de tr&s ,alanges: pro/imal- m0dia e distal. O polegar- ou primeiro dedoapresenta apenas duas ,alanges: pro/imal e distal. Cada ,alange consiste em tr&s partes: uma cabe a circular distal- um corpo (di1,ise) e uma base alargada- semelhante 2quela dos metacarpos.

RADIOLOGIA MDICA I METACARPOS (PALMA)


O segundo grupo de ossos da mo- que constituem a palma- so os cinco metacarpos. 3sses ossos so numerados como os dedoscom o primeiro metacarpo locali4ando%se no polegar- ou lateralmente- estando a mo em posi o anat5mica. Cada metacarpo 0 composto de tr&s partes- semelhantes 2s ,alanges: %6istalmente- a por o arredondada 0 a cabe a. %O corpo (di1,ise) 0 a por o longa curva- com a parte anterior tendo 2 ,orma c5ncava- e a posterior- ou por o dorsal- conve/a. %7 base tem a e/tremidade pro/imal alargada- a qual se articula com os associados ossos do carpo.

RADIOLOGIA MDICA I
ARTICULAES DA MO 7s articula 8es entre os ossos individuais do membro superior so importantes em radiologia porque ,raturas pequenas podem ocorrer pr9/imas aos espa os articulares. :or essa ra4o- 0 necess1ria a identi,ica o precisa de todas as articula 8es das ,alanges e metacarpos da mo.

RADIOLOGIA MDICA I
POLEGAR (PRIMEIRO DEDO)
%O polegar tem apenas duas ,alanges- por isso a articula o entre elas 0 denominada inter,alangiana (l'). %7 articula o entre o primeiro metacarpo e o polegar 0 chamada metacarpo ,alangiana ((C'). O nome dessas articula 8es consiste nos nomes dos ossos que as comp8em. %O osso pro/imal 0 denominado primeiro- seguido do osso distal. %:ara prop9sitos radiogr1,icos- o primeiro metacarpo 0 considerado parte do polegar e precisa ser inclu.do em sua totalidade na radiogra,ia- desde a ,alange distal at0 a base do primeiro metacarpo. 3ssa incluso no 0 o caso dos dedos- os quais- para ,ins de posicionamento- incluem somente as tr&s ,alanges: distal- m0dia e pro/imal.

RADIOLOGIA MDICA I

RADIOLOGIA MDICA I
DEDOS (DO 2 AO 5) %O segundo ao quinto dedos possuem tr&s ,alanges; por isso- eles tamb0m apresentam tr&s articula 8es cada. %Come ando da por o mais distal de cada dedo- as articula 8es so inter,alangiana distal (l'6)- seguida pela inter,alangiana pro/imal (l':) e- mais pro/imamente- a metacarpo ,alangiana ((C').

RADIOLOGIA MDICA I
METACARPOS
Os metacarpos articulam%se com a ,alange em sua e/tremidade distal e so denominados articula 8es metacarpo ,alangianas ((C'). <a e/tremidade pro/imal- os metacarpos articulam%se com os respectivos ossos do carpo e so denominados articula 8es carpo metacarpianas (C(e). Os cinco metacarpos ((e) articulam%se com os carpos espec.,icos na ,orma que se segue: :rimeiro (C com o trap04io =egundo (C com o trape49ide Terceiro (C com o captato >uarto e quinto (C com o hamato

RADIOLOGIA MDICA I
7%7rticula o carpo metacarpiana do primeiro dedo ?%:rimeiro metacarpo da mo direita C%7rticula o metacarpo ,alangiana do primeiro dedo 6%'alange pro/imal do primeiro dedo (ou polegar) 3%7rticula o inter,alangiana do primeiro dedo '%'alange distal do primeiro dedo (ou polegar) @%=egunda articula o metacarpo ,alangiana A%'alange pro/imal do segundo dedo B%7rticula o inter,alangiana pro/imal do segundo dedo C%'alange m0dia do segundo dedo D%7rticula o inter,alangiana distal do segundo dedo E%'alange distal do segundo dedo (%'alange m0dia do quarto dedo <%7rticula o inter,alangiana distaF do quinto dedo O%'alange pro/imal do terceiro dedo :%>uinta articula o metacarpo ,alangiana >%>uarto metacarpo G%>uinta articula o carpo metacarpiana

RADIOLOGIA MDICA I
OSSOS DO CARPO (PUNHO) O terceiro grupo de ossos da mo e do punho so os carpos- os ossos do punho. 7prender o nome de cada um dos oito ossos do carpo 0 mais ,1cil quando eles so divididos em duas ,ileiras de quatro.

RADIOLOGIA MDICA I
FILEIRA PROXIMAL
%Come ando na por o lateral ou no lado do polegar est1 o esca,9ide. %O e !"#$%&e- um osso em ,orma de barco- 0 o maior dos ossos da ,ileira pro/imal e articula%se com o r1dio pro/imamente. =ua locali4a o e articula o com o antebra o o tornam importante em termos radiogr1,icosvisto que 0 o osso do carpo mais ,reqHentemente ,raturado. %O e'%()*"+ (em ,orma de lua) 0 o segundo osso do carpo da ,ileira pro/imal e tamb0m se articula com o r1dio. 6istingue%se por sua pro,unda concavidade na super,.cie distal- onde se articula com o capitato- da ,ileira distal de ossos do carpo. %O terceiro osso do carpo 0 o ,%+"'%&"(- que apresenta tr&s super,.cies articulares e distingue%se pela ,orma de pirImide e a articula o anterior com o pequeno pisi,orme. %O ,% %#-+'e (em ,orma de ervilha) 0 o menor de todos os ossos do carpo e locali4a%se anteriormente ao piramidal- mais evidenciado nas vistas anterior e do sulco do carpo.

RADIOLOGIA MDICA I

RADIOLOGIA MDICA I
FILEIRA DISTAL
7 segunda ,ileira- mais distal- dos quatro ossos do carpa articula%se com os cinco ossos metacarpos. Come ando novamente pela por o lateral- encontramos o .+",/0%-- um osso de ,orma um tanto irregular- com quatro ,aces- locali4ado entre o e !"#$%&e medialmente e o primeiro metacarpo distalmente. O osso em ,orma de cunha .+",e0$%&e- tamb0m com quatro ,aces- 0 o menor osso da ,ileira distal. 3sse osso 0 seguido pelo mais largo dos ossos do carpo- o !",%.".-. 3le 0 igualmente identi,icado por sua grande cabe a circular- que preenche pro/imamente o interior da concavidade ,ormada pelos ossos e !"#$%&e e ()*"+. O "ltimo osso do carpo da ,ileira distal 0 o 1"'".-- que se distingue ,acilmente pelo processo semelhante a um gancho denominado hImulo do hamato- ou processo hamular- que se proJeta a partir da super,.cie palmar.

RADIOLOGIA MDICA I

RADIOLOGIA MDICA I
7% 3sca,9ide ?% =emilunar C% :iramidal 6% :isi,orme 3% Trap04io '% Trape49ide @% Capitato A% Aamato h. AImulo do hamato

RADIOLOGIA MDICA I
ANTEBRAO 2 R3DIO E ULNA
O segundo grupo de ossos do membro superior so os do ante% bra o: G1dio na por o lateral ou do polegar; Klna- no lado medial. O r1dio e a ulna articulam%se um ao outro na articula o radioulnar pro/imal e na articula o radioulnar distal. 3ssas duas articula 8es permitem o movimento rotacional do punho e da mo.

RADIOLOGIA MDICA I

RADIOLOGIA MDICA I
ANTEBRAO 2 R3DIO E ULNA
%Come ando pelo antebra o distal- ou articula o do punhoencontram%se incid&ncias c5nicas pequenas denominadas processos estil9ideslocali4ados no e/tremo distal tanto do r1dio quanto da ulna. %O processo estil9ide radial pode ser palpado no lado do polegar na articula o do punho. O processo estil9ide radial estende%se mais distalmente do que o processo estil9ide ulnar.

RADIOLOGIA MDICA I
ANTEBRAO 2 R3DIO E ULNA
%7 chan,radura ulnar 0 uma pequena depresso no aspecto medial da por o distal do r1dio. 7 cabe a da ulna preenche a chan,radura ulnar. %7 cabe a da ulna 0 locali4ada pr9/imo ao punho e na e/tremidade distal da ulna. %>uando a mo est1 pronada- a cabe a da ulna e o processo estil9ide so ,acilmente sentidos e vistos no lado do dedo m.nimo na por o distal do antebra o.

RADIOLOGIA MDICA I
ANTEBRAO 2 R3DIO E ULNA
%7 cabe a do r1dio encontra%se locali4ada na e/tremidade pro/imal do r1dio pr9/imo 2 articula o do cotovelo. 7 longa por o m0dia tanto do r1dio quando da ulna 0 denominada di1,ise. %O r1dio 0 o menor dos dois ossos do antebra o e o "nico dos dois diretamente envolvido com a articula o do punho. 6urante a prona o- o r1dio 0 o osso que roda em torno da ulna mais estacion1ria.

RADIOLOGIA MDICA I
ANTEBRAO 2 R3DIO E ULNA
<a por o pro/imal do r1dio v&%se a cabe a disc9ide arredondada e o colo do r1diouma 1rea atilada diretamente abai/o da cabe a. O processo oval 1spero no lado medial e anterior do r1dioimediatamente distal ao colo- 0 denominado tuberosidade radial.

RADIOLOGIA MDICA I
ULNA 4 PROXIMAL
7 ulna 0 o mais longo dos ossos do antebra o e 0 envolvido principalmente na ,orma o da articula o do cotovelo. Os dois processos em ,orma de bico da ulna pro/imal so chamados processos olecraniano e coron9ide. O processo olecraniano pode ser ,acilmente palpado no aspecto posterior da articula o do cotovelo.

RADIOLOGIA MDICA I
ULNA 4 PROXIMAL
%7 margem medial do processo coron9ide op8e%se 2 chan,radura radial (lateral) e 0 comumente re,erida como tub0rculo coron9ide. %7 grande depresso c5ncavaou chan,radura- que se articula com a por o distal do "mero 0 a chan,radura troclear. %7 pequena depresso rasa locali4ada na ,ace lateral da ulna pro/imal 0 a chan,radura radial.

RADIOLOGIA MDICA I
ULNA 4 PROXIMAL
7 cabe a do r1dio articula%se com a ulna na chan,radura radial. 3sta 0 a articula o radioulnar pro/imal que se combina com a articula o radioulnar distal para permitir a rota o do antebra o durante a prona o. 6urante a prona oo r1dio cru4a sobre a ulna pr9/imo ao ter o superior do antebra o.

RADIOLOGIA MDICA I
ARTICULAO DO PUNHO
7 articula o do punho 0 elips9ide ou do tipo condil9ide e 0 livremente m9vel- ou diartrodial- na classi,ica o sinovial. 6os dois ossos do antebra oapenas o r1dio articula%se diretamente com os dois ossos do carpo- o esca,9ide e o semilunar. 7 articula o do punho 0 denomina%da articula o radiocarpal.

RADIOLOGIA MDICA I
ARTICULAO DO COTO5ELO
%7 articula o do cotovelo pertence tamb0m 2 classi,ica o sinovial e por isso 0 livremente m9vel- ou diartrodial. %7 articula o do cotovelo 0 geralmente considerada do tipo g.nglimo (dobradi a)- com movimentos de ,le/o e e/tenso entre o "mero e a ulna e o r1dio. %7 articula o do cotovelo completa- contudo- inclui tr&s articula 8es envolvidas em uma c1psula articular. 7l0m da articula o tipo dobradi a entre o "mero e a ulna e o "mero e o r1dio- a articula o radioulnar pro/imal (troc9ide- ou tipo piv5) 0 tamb0m considerada parte da articula o do cotovelo.

RADIOLOGIA MDICA I
ARTICULAO DO COTO5ELO

RADIOLOGIA MDICA I
6MERO
%O "mero 0 o maior e mais longo osso do membro superior. O seu comprimento em um adulto equivale a apro/imadamente um quinto da altura do corpo. %O "mero articula%se com a esc1pula na articula o do ombro.

RADIOLOGIA MDICA I
PORO PROXIMAL DO 6MERO

%7 por o pro/imal do "mero 0 a parte do membro superior que se articula com a esc1pula- compondo a articula o do ombro. %=ua regio mais pro/imal 0 a cabe a arredondada. 7 1rea um pouco a,inada- diretamente abai/o e lateral 2 cabe a- 0 o colo anat5mico. O colo anat5mico aparece como uma linha de demarca o entre a cabe a arredondada e os tub0rculos maior e menor adJacentes. %O processo locali4ado logo abai/o do colo anat5mico na super,.cie anterior 0 o tub0rculo menor (ou tuberosidade- na literatura antiga).

RADIOLOGIA MDICA I
PORO PROXIMAL DO 6MERO
%O processo maior locali4ado lateralmente 0 chamado de tub0rculo maior. %7 ,enda pro,unda entre esses dois tub0rculos 0 o sulco intertubercular (sulco bicipital). %7 1rea estreitada abai/o da cabe a e dos tub0rculos 0 o colo cir"rgico. %6istalmente ao colo cir"rgico est1 o longo corpo (di1,ise) do "mero. %O colo cir"rgico 0 assim chamado porque 0 sede ,reqHente de ,raturas que e/igem corre o cir"rgica da por o pro/imal do "mero. %'raturas ao n.vel do colo anat5mico- mais espesso- so menos comuns.

RADIOLOGIA MDICA I
PORO PROXIMAL DO 6MERO

RADIOLOGIA MDICA I
PORO PROXIMAL DO 6MERO
7. Cabe a do "mero ?. Tub0rculo maior C. =ulco intertubercular 6. Tub0rculo menor 3. Colo anat5mico '. Colo cir"rgico @. Corpo (di1,ise)

RADIOLOGIA MDICA I
CINTURA ESCAPULAR
%7 cintura escapular 0 composta por dois ossos: a !("78!)(" e a e !",)("9 %7 ,un o da clav.cula e da esc1pula 0 conectar cada membro superior ao tronco ou esqueleto a/ial. %7nteriormente- a cintura escapular conecta%se com o tronco ao n.vel da por o superior do esterno. :osteriormente- a cone/o com o tronco 0 incompleta- porque a esc1pula est1 conectada ao tronco apenas por m"sculos. %7 cintura escapular e o membro superior comunicam%se na articula o do ombro- entre a esc1pula e o "mero.

RADIOLOGIA MDICA I
CINTURA ESCAPULAR
%Cada clav.cula est1 locali4ada sobre as regi8es superior e anterior da cai/a tor1cica. %Cada esc1pula est1 situada sobre as regi8es superior e posterior da cai/a tor1cica. %7 margem superior da esc1pula est1 situada ao n.vel da e:)*&" !- .e(" ,- .e+%-+; e a margem in,erior est1 ao n.vel da /.%'" !- .e(" ,- .e+%-+. <otar que a margem in,erior da esc1pula corresponde a T$- tamb0m usada como ponto de re,er&ncia da locali4a o do raio central (GC) para o posicionamento do t9ra/.

RADIOLOGIA MDICA I
CINTURA ESCAPULAR

RADIOLOGIA MDICA I
CLA5<CULA
%7 clav.cula 0 um osso longo com uma dupla curvatura que possui tr&s partes principais: as duas termina 8es e a longa por o central. %7 e=.+e'%&"&e "!+-'%"( ou lateral da clav.cula articula%se com o acr5mio da esc1pula. 3ssa articula o 0 chamada de "!+-'%-!("7%!)("+ (7C) e geralmente pode ser palpada com ,acilidade. 4A e=.+e'%&"&e (termina o) e .e+*"( ou medial articula%se com o man"brio- que 0 a parte superior do esterno. 3ssa articula o 0 chama%da de e .e+*- !("7%!)("+; e tamb0m 0 ,acilmente palpada. 7 combina o das articula 8es esterno claviculares de ambos os lados do man"brio ,orma um importante ponto de re,er&ncia conhecido como %*!% )+" >):)("+; tamb0m chamado de incisuro supro-esternal ou do manbrio, na literatura antiga.

RADIOLOGIA MDICA I
CLA5<CULA
4O !-+,- (di1,ise) da clav.cula 0 a por o alongada entre as duas e/tremidades. 7 e/tremidade acromial da clav.cula 0 achatada e possui uma curvatura orientada para bai/o- ao n.vel de sua comunica o com oLacr5mio. %7 termina o esternal 0 de ,ormato triangular e tamb0m est1 orientada in,eriormente para articular%se com o esterno. %3m geral- e/iste uma di,eren a de tamanho e de ,ormato da clav.cula entre homens e mulheres. 7 !("78!)(" #e'%*%*" 0 geralmente '"% !)+." e 'e*- e*!)+7"&" do que a masculina. 7 clav.cula masculina tende a ser mais espessa e encurvada- sobretudo em homens com a musculatura muito desenvolvida.

RADIOLOGIA MDICA I
CLA5<CULA
A. 7rticula o esterno clavicular B. 3/tremidade esternal C. Corpo D. 3/tremidade acromial E. 7rticula o acromioclavicular

RADIOLOGIA MDICA I
ESC3PULA
%7 esc1pula- que constitui a parte posterior da cintura escapular- 0 um osso achatado triangular com tr&s bordas- tr&s Ingulos e duas super,.cies. %7s tr&s bordas incluem a borda mediaB (vertebral)- que 0 a margem ou borda longa pr9/ima 2s v0rtebras; a borda superior- ou a margem mais superior da esc1pula; e a borda lateral (a/ilar)- ou borda mais pr9/ima da a/ila.

RADIOLOGIA MDICA I
ESC3PULA

You might also like