You are on page 1of 2

MARCELO KNELSEN // IGOR DRUDI // DINARA LIMA // IURI ALENCAR

CADEIRAFAVELA
// ASPECTOS FSICOS
A Cadeira Favela feita de pequenos pedaos retangulares de madeira, xados de forma assimtrica em uma base de metal. Os pedaos de madeira variam em largura e !comprimento; xados de forma irregular e aparentemente desorganizada, deixam espaos de varias formas e dimenses entre si.

// QUALIDADES PERCEBIDAS
A congurao da cadeira um emaranhado de pedaos de madeira colados de forma desorganizada, sugerindo fragilidade e instabilidade seguro sentar-se nesta cadeira? Ela suporta o peso de uma pessoa? No aparenta ser uma cadeira confortvel sua superfcie spera e a disposio dos pedaos de madeira no cria uma superfcie totalmente plana, podendo at mesmo haver farpas que possam machucar quem a utilizar. " A conana no objeto no sugerida pelo objeto em si, mas por sua autoria uma criao dos irmos Fernando e Humberto Campana, dois designers brasileiros conhecidos internacionalmente. Porm, se !a cadeira apresentada a uma pessoa que no saiba de seu contexto ou autoria, provavelmente ela ser percebida como instvel, insegura e imprpria para o uso. # Construda pelos Irmos Campana em 1991, a Cadeira Favela possui este nome por ser uma aluso s favelas brasileiras. Uma cadeira pode ser observada como um objeto dotado de valor material, carregando em sua histria e evoluo diacrnica um smbolo de riqueza e alta sociedade. Contudo, na congurao e materiais da Cadeira Favela, est o retrato do oposto: a misria, carncia e escassez de recursos que caracterizam a populao das favelas, que precisam recorrer a improvisos, adaptaes e coleta de materiais descartados para solucionar problemas bsicos como a construo de suas moradias. " A Cadeira Favela ganhou fama internacional aps seu concebimento. um produto que retrata a brasilidade no exterior, onde atualmente vendida por valor superior a sete mil reais.

// SIGNIFICAO

MARCELO KNELSEN // IGOR DRUDI // DINARA LIMA // IURI ALENCAR

// INTERAO
Ao olhar o produto o que se v organizado, assimtrico e ao mesmo tempo luxuoso. O uso do produto parece desorganizado, assimtrico, frgil e desconfortvel. O toque parece ser !spero, e "farpado", tem a impresso do risco iminente de se machucar com as lascas de madeira.

// CONTEXTO
So Paulo, Brasil, 1991. A jovem democracia sente os primeiros ventos da liberdade de expresso aps dcadas de represso do regime militar. Um tambm jovem e carismtico presidente abre as portas do pais para o mundo, que recebe em sua maior cidade as novidades antes restritas. Mas a cidade tem grandes contrastes, pois uma grande parcela da populao no vivia em residncias com TV, telefone, luz e gua encanada. Vivia em favelas: reas degradadas de uma determinada cidade caracterizada por moradias precrias, falta de infraestrutura e sem regularizao fundiria. O Brasil, principalmente nas metrpoles, mostra uma grande contradio econmica, de um lado riqueza e desperdcio, e de outro pobreza e falta de recursos. A populao segue a cultura da "gambiarra", uma juno desordenada de ideias e elementos para resolver um problema, que no necessariamente resolvido da maneira correta, mas suciente para a ocasio. Os moradores das favelas possuem grande criatividade par resolver seus problemas, reutilizando materiais abandonados, gerando solues atravs do improviso e mostram o poder do "crie voc mesmo". Deste repertrio construdo nas ruas da metrpole, a cadeira favela uma metfora critica aos valores atribudos aos produtos e da marginalidade que a sociedade impem as favelas, sendo este um aspecto de brasilidade, o contraste e a miscigenao de valores na pluralidade cultural de uma sociedade que no consome produtos, e sim signicados. Do aspecto de brasilidade, resgata a criatividade intuitiva que se origina nas diculdades do dia a dia do brasileiro residente nas favelas, que sem um pr projeto lgico, constri suas casas com materiais descartados no lixo, utilizando as prprias mos. Sua estrutura de sarrafos e refugos de madeira, oriundos de caixotes de frutas descartados pelos supermercados, estruturados de forma catica e assimtrica demonstram o valor do handmade, onde o talento do arteso sobrepuja o projeto.

You might also like