You are on page 1of 25

MINISTRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONUTICA

EXAME DE ADMISSO AO CFS


***

MODALIDADE ESPECIAL BCT 2014***


PROVAS: LNGUA PORTUGUESA LNGUA INGLESA FSICA CONHECIMENTOS DE INFORMTICA

Gabarito Provisrio com resoluo comentada das questes.

ATENO, CANDIDATOS!!!

A prova divulgada refere-se ao cdigo 04, se no for esse o cdigo de sua prova, observe a numerao das questes e faa a correspondncia, para verificar a resposta correta. No caso de solicitao de recurso, observar os itens 6.3 das Instrues Especficas e 11 do Calendrio de Eventos (Anexo B da referida instruo).

AS QUESTES DE 01 A 30 REFEREM-SE LNGUA PORTUGUESA


Televiso e violncia Nos dias de hoje, a formao da mentalidade e da opinio pblica largamente dependente dos veculos de comunicao em massa, que selecionam o que devo ver, ouvir e ler. Eles no apenas informam mas, na grande maioria das vezes, interpretam o que transmitem, de maneira a bloquear em mim a possibilidade de exercer meu prprio senso crtico para interpretar o que foi divulgado. Dentre esses meios de comunicao, ganha especial realce a televiso, que cria intimidades; a fascinao que exerce sobre a populao e seu domnio sobre nossas vontades parecem estar no fato mgico de diluir realidades e fantasias, amalgamando-as num consumismo puramente passivo, de imagens e ideias. A televiso nossa de cada dia est cheia de violncias polticas que interiorizamos passivamente. Criando iluses de novos estilos de vida, ela impe valores, transforma as fantasias em razes de vida. Afinal, quem, no dia a dia, vende a cala que uso, a pasta de dente que utilizo, o apartamento em que moro, acaba, naturalmente, por dizer-me tambm o que devo pensar, o que devo fazer, como devo agir em tais ou tais situaes, numa palavra, determinando meu comportamento no apenas como consumidor mas sobretudo como cidado.
(Nilo Odlia, O que violncia, ed. Brasiliense texto adaptado)

Por isso, segundo o posicionamento do autor, no formamos nossas opinies. A ideia de formao de senso crtico independente tambm est presente em B, e esse no o posicionamento do autor, conforme j se observou. Alm disso, a alternativa reduz essa possibilidade tev, quando o enunciado fala dos meios de comunicao em geral. Da mesma forma, o que se diz na alternativa C no procede, visto que h outras fontes de informao, mesmo que a elas se recorra.

02 Com a expresso a televiso nossa de cada dia, o autor


exalta o papel da televiso, induzindo-nos a crer que ela tambm pode ser vista de forma positiva. b) faz referncia conhecida orao do Pai Nosso, sugerindo que devemos rezar para no sermos influenciados pela televiso. c) sugere que sejam exibidos mais programas religiosos na televiso, para se sobreporem aos programas nocivos formao do indivduo. d) destaca que o hbito de ver televiso se converteu numa espcie de ritual para a grande maioria das pessoas, como se fosse um alimento, uma necessidade fundamental. RESOLUO Resposta: D A expresso uma referncia clara a um trecho da orao do Pai Nosso e transmite, comparativamente, a ideia de que ver televiso se tornou um ritual, uma necessidade bsica, assim como o alimento, simbolizado pela palavra po na frase o po nosso de cada dia. O texto em questo no tem objetivos religiosos nem pretende induzir as pessoas busca de uma f. Sendo assim, esto incorretas as alternativas B e C por afirmarem, respectivamente, que devemos rezar para no sermos influenciados e que devem ser exibidos mais programas religiosos na televiso. A alternativa A est incorreta por afirmar que h uma exaltao ao papel da televiso, quando, na verdade, o texto tem um teor explicitamente crtico. a)

10

15

20

25

Vocabulrio amalgamar: misturar num s bloco, de modo que no se percebam os elementos que o compem.

As questes de 01 a 04 referem-se ao texto anterior.

03 Considerando que

01 Por que o autor diz que a formao da mentalidade e da


opinio pblica largamente dependente dos veculos de comunicao em massa? a) Eles so indispensveis vida moderna, por nos transmitirem informaes sem as quais no formaramos opinies prprias. b) No possvel formar nosso senso crtico sem assistir aos noticirios que a televiso transmite diariamente. c) Os veculos de comunicao em massa so as nicas fontes de informao de que dispomos. d) So os meios de comunicao em massa que selecionam o que devemos ver, ouvir e ler. RESOLUO Resposta: D No primeiro pargrafo, aps afirmar que a formao da mentalidade e da opinio pblica largamente dependente dos veculos de comunicao em massa, o autor j coloca a explicao: so eles que selecionam o que devo ver, ouvir e ler. Quanto alternativa A, pode-se at dizer que os meios de comunicao so indispensveis vida moderna e que, por meio deles, recebemos as informaes sobre o mundo. Entretanto, o texto ressalta que eles bloqueiam a possibilidade de formao de senso crtico por parte dos indivduos, que j recebem os fatos interpretados.

o autor apresenta a televiso como um meio de comunicao de massa que se destaca pela sua capacidade de manipulao e seduo, observe os trechos abaixo retirados do texto: I- ...a fascinao que exerce sobre a populao e seu domnio sobre nossas vontades parecem estar no fato mgico de diluir realidades e fantasias... (linhas 10 a 13) II- Criando iluses de novos estilos de vida ... (linha 17) III- ...ela impe valores, transforma as fantasias em razes de vida. (linhas 17 e 18) H justificativa para o poder de seduo da televiso em

a) II e III apenas. b) I e II apenas. c) I, II e III. d) I apenas. RESOLUO Resposta: C Segundo o autor, a televiso, dentre os meios de comunicao de massa, ganha especial destaque pelo seu poder de seduo e manipulao. H, no texto, passagens que justificam, por meio de algumas expresses relacionadas ao campo semntico do vocbulo seduo, a tese de que a televiso um veculo de manipulao. Tm-se essas expresses em: I- fascinao; fato mgico; diluir realidades e fantasias; II- criando iluses; III- transforma as fantasias.

Pgina 3

04 Observe o trecho abaixo retirado do texto e, em seguida,


assinale a alternativa que apresenta especificamente a ideia contida nele. Eles no apenas informam mas, na grande maioria das vezes, interpretam o que transmitem, de maneira a bloquear em mim a possibilidade de exercer meu prprio senso crtico para interpretar o que foi divulgado.(linhas 4 a 8) O poder de manipulao dos meios de comunicao de massa impede a capacidade que as pessoas tm de julgar os fatos por si mesmas. b) Os meios de comunicao de massa definem o que cada pessoa deve consumir, uma vez que eles bloqueiam a capacidade de escolha de compra da populao. c) A televiso a principal responsvel pelos atos violentos que ocorrem na sociedade, pois ela e os outros meios de comunicao de massa no se preocupam em propagar a pacificidade entre as pessoas. d) Os meios de comunicao de massa cumprem seu papel de divulgadores dos fatos tais como eles ocorrem. As pessoas so as prprias responsveis por sua passividade, porque elas no exercem sua cidadania. RESOLUO Resposta: A No trecho Eles no apenas informam mas, na grande maioria das vezes, interpretam o que transmitem, de maneira a bloquear em mim a possibilidade de exercer meu prprio senso crtico para interpretar o que foi divulgado, retirado do texto, a ideia especfica a de que os meios de comunicao de massa manipulam a divulgao dos fatos, pois os interpretam, dando a verso que lhes interessa. Dessa forma, esses veculos de comunicao podem impedir a capacidade que as pessoas tm de julgar os fatos por si mesmas. Em B, embora o texto aborde a relao entre os meios de comunicao de massa e o consumismo passivo da populao, no trecho da questo no essa a ideia especfica. Assim tambm, em relao alternativa C, a questo que envolve a televiso e a violncia no a ideia apresentada na referida passagem do texto. Em D, h duas afirmaes que no coincidem com as ideias defendidas no texto. Em relao primeira afirmao, para o autor, os meios de comunicao no veiculam os fatos da maneira como ocorrem, mas como lhes convm. Quanto segunda, alm de ela no estar representada no trecho da questo, a ideia vai de encontro ao que o autor afirma no ltimo pargrafo: os meios de comunicao de massa (especialmente a televiso) so os que determinam, na maioria das vezes, o comportamento das pessoas, levando-as passividade. a)

RESOLUO Resposta: B Palavras que tm a mesma pronncia mas significao e escrita diferentes so chamadas de homnimas e so estudadas, na gramtica, em ortografia. o que se verifica com o par conserto/concerto. Conserto (com s) pode significar restaurao ou recomposio de coisa rasgada, descolada, partida, deteriorada; reforma do que est malfeito ou que precisa de ajuste. Assim, em B, pelo sentido que exprime, o registro deveria ser conserto. A mesma palavra pode, ainda, ter a acepo de anulao dos efeitos de uma ao que produziu resultados indesejveis, caso que se verifica em A, em que a expresso usada de forma conotativa, pois se refere a sentimentos os efeitos provocados por certas palavras no mais podiam ser anulados. Concerto (com c) pode ter o sentido de acordo entre pessoas ou entidades; pacto, como acontece em C. Pode, da mesma forma, exprimir consonncia de vozes e/ou sons, harmonia, sentido presente em D. (CEGALLA, Domingos Paschoal, Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 59)

06 Atentando

para a acentuao grfica, assinale a alternativa que completa corretamente os espaos do texto abaixo.

Dias vo, dias ____, E nada consegue apagar A dor que deles _____. E vou seguindo meu caminho Buscando em vago _________ Driblar as mgoas que a contm. a) b) c) d) vm advm redemoinho vem advm redemonho vem advm redemonho vm advm redemoinho

RESOLUO Resposta: A No primeiro espao, o sujeito dias, plural, portanto o verbo fica com acento circunflexo, que a marca de plural para esse caso. No segundo espao, o sujeito o pronome relativo que, retomando dor, singular. Assim, o verbo fica, com acento agudo. No terceiro espao, a palavra redemoinho, sem acento, se explica pelo fato de o i, na regra do hiato, estar seguido de nh. (CEGALLA, Domingos Paschoal. Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, p. 72 e 73)

05 Quanto ao uso dos homnimos conserto/concerto, assinale


a alternativa incorreta. a) O rapaz tentou reparar-se por suas palavras. Os sentimentos que elas geraram, no entanto, ficaram sem conserto. b) Das Dores era daquelas costureiras mais perfeccionistas que oficiosas. Por mais simples que fosse um concerto seu, a roupa ganhava ares de nova. c) Naquele momento histrico, as naes discordavam quanto aos acordos de paz, mas os olhos do mundo pediam um urgente e justo concerto entre elas. d) Queria muito desfrutar do concerto magnfico a que assistia, mas a reforma no apartamento vizinho dolorosamente se sobrepunha aos sublimes acordes.

07 Leia:
A vida combate, Que os fracos abate, Que os fortes, os bravos, S pode exaltar. (Gonalves Dias I Juca-Pirama) O mesmo processo de formao da palavra em destaque no texto ocorre em qual palavra tambm destacada abaixo? a) Oh! Que doce era aquele sonhar! b) Os bons vi sempre passar/ No mundo graves tormentos. c) No sei o que h de vago/ No voo em que divago/ tua busca, amor! d) J noite em teu bairro/ e as mocinhas de calas compridas desceram para a porta/ aps o jantar.

Pgina 4

RESOLUO Resposta: C O substantivo combate chamado de ps-verbal ou deverbal, ou seja, um substantivo derivado do verbo combater. Esse processo de formao de palavra denomina-se derivao regressiva, isto , o processo em que, substituindo-se a terminao de um verbo pelas desinncias -a, -o, ou -e, forma-se um substantivo. Esse processo aparece no substantivo destacado no verso da alternativa C: busca substantivo derivado do verbo buscar. Em A, B e D, os substantivos sonhar, bons e jantar so formados por derivao imprpria. So, respectivamente, verbo, adjetivo e verbo, que tm a mudana de sua classe gramatical por meio de determinantes que o acompanham (aquele, os, o). (CEGALLA, Domingos Paschoal. Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 96-97)

RESOLUO Resposta: B No texto da questo, h trs pronomes relativos corretamente empregados: onde, a qual, que. O pronome onde representa o antecedente cidade de Aparecida, que um lugar, espao fsico. Nesse caso, onde equivale a em que. A qual representa o termo imagem de Nossa Senhora. Ocorre a crase, pois h a contrao da preposio a (exigida por atribudos) + a do pronome a qual. O pronome que representa o antecedente festa da Padroeira do Brasil e exerce a funo sinttica de sujeito, por isso no vem precedido pela preposio em. (CEGALLA, Domingos Paschoal. Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 184)

08 Leia:
Tudo nela era atenuado e passivo. O prprio rosto era mediano, nem bonito nem feio. Era o que chamamos uma pessoa simptica. No dizia mal de ningum , perdoava tudo. No sabia odiar; pode ser at que no soubesse amar. (Machado de Assis, Missa do galo) Qual das classificaes abaixo no se refere a nenhum dos pronomes destacados no texto? a) b) c) d) Relativo Indefinido Possessivo Demonstrativo

10 Leia:
J brilha o fogo, companheiro (1) da noite. Correm lentas, silenciosas no azul (2) do cu as estrelas. Martim se embala (3) docemente. (4) Por certo o espera a virgem loura dos castos afetos. (Jos de Alencar, adaptado) Assinale a alternativa que contm a numerao correspondente s palavras ou expresses destacadas no texto classificadas como advrbio ou locuo adverbial. a) b) c) d) 1e2 1e3 3e4 2e4

RESOLUO Resposta: C Os pronomes tudo e ningum so indefinidos porque generalizam, ou seja, no definem um item especfico do qual se queira falar. O trecho Era o que chamamos corresponde a Era aquilo o qual chamamos, o que torna clara a classificao dos pronomes como demonstrativo e relativo. (CEGALLA, Domingos Paschoal. Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 182 a 186)

09 Leia:
A cidade de Aparecida, onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora, qual so atribudos muitos milagres, fica intransitvel na festa da Padroeira do Brasil, que ocorre no dia doze de outubro. Em relao aos pronomes relativos em destaque, correto afirmar que onde est empregado incorretamente, pois ele no pode representar um lugar, espao fsico. b) que est corretamente empregado e representa o antecedente festa da Padroeira do Brasil. c) a preposio em deveria preceder o que, por isso h erro no emprego desse pronome. d) qual est corretamente empregado e representa o antecedente A cidade de Aparecida. a)

RESOLUO Resposta: C Advrbio a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do prprio advrbio. As locues adverbiais tm a mesma funo dos advrbios e iniciam-se ordinariamente por uma preposio. No texto, as expresses 1 e 2 (da noite / do cu) so locues adjetivas: da noite = noturno; do cu = celeste. A palavra 3 (docemente) e a expresso 4 (por certo) so, respectivamente, advrbio e locuo adverbial; ambas indicam circunstncias: docemente modifica o verbo embalar-se, indicando o modo como Martim se embalava; por certo (= certamente) tem valor afirmativo e modifica o verbo esperar. (CEGALLA, Domingos Paschoal, Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 559-61)

11 Considere

a seguinte frase: Pouco a pouco uma vida nova, ainda confusa, se foi esboando. (Graciliano Ramos, Vidas Secas) Assinale a alternativa em que, reescrevendo-se a frase, os adjetivos ficam no grau comparativo. Pouco a pouco, a mais nova e confusa das vidas se foi esboando. b) Pouco a pouco, uma vida to nova quanto confusa se foi esboando. c) Pouco a pouco, uma vida novssima e ainda muito confusa se foi esboando. d) Pouco a pouco, uma vida supernova e ainda extremamente confusa se foi esboando. a)

Pgina 5

RESOLUO Resposta: B O grau comparativo do adjetivo pode ser de igualdade, de superioridade ou de inferioridade. Em B, os adjetivos nova e confusa caracterizam o substantivo vida, intensificando-lhe o sentido no grau comparativo de igualdade (to...quanto). Nas demais alternativas, tem-se o grau superlativo desses adjetivos: em A, relativo de superioridade: a mais nova e confusa das vidas; em C, absoluto sinttico e analtico: novssima e muito confusa; em D, absoluto analtico: supernova e extremamente confusa. (CEGALLA, Domingos Paschoal, Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 169 a172)

14 Leia:
Todavia, despido de quaisquer outras circunstncias, a minha deciso (ser) bonita, porque (exprimir) um justo escrpulo, um sentimento de alma delicada. Era o que me dizia minha dama, elogiando-me. (Machado de Assis, adaptado) Assinale a alternativa que no uma opo correta para a conjugao dos verbos entre parnteses nos tempos do indicativo. a) b) c) d) presente pretrito perfeito futuro do pretrito pretrito imperfeito

12 Marque a alternativa em que o verbo est na voz passiva.


a) De repente, senti um bafo quente no rosto. b) Quanto aos discos, obedecero s nossas preferncias. c) A bem da verdade, ela jamais me desagravou com atitudes hostis. d) Os fios telegrficos foram inventados para a propagao do exagero. RESOLUO Resposta: D A locuo verbal foram inventados est na voz passiva, porque o sujeito Os fios telegrficos paciente da ao verbal e a locuo formada pelo verbo ser (foram) + particpio (inventados). Nas alternativas A, B e C, os verbos senti, obedecero e desagravou esto na voz ativa, pois os seres a que eles se referem (eu oculto; eles oculto; ela simples, respectivamente) so agentes do processo verbal. (CEGALLA, Domingos Paschoal, Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 196)

RESOLUO Resposta: A Para se saber o(s) tempo(s) em que deve(m) ser conjugado(s) os verbos infinitivos colocados entre parnteses no texto do enunciado, preciso observar os verbos do perodo seguinte (era/dizia-me/elogiando-me) e o que estes indicam na frase a que pertencem: a dama de um dado senhor faz-lhe elogios expressos no perodo anterior , dizendo o que pensa de uma certa deciso dele (3. pessoa). V-se que h, pois, a existncia de uma fala tomada de forma indireta pelo narrador (o senhor). Dessa forma, os tempos verbais ficam relacionados ao tempo verbal de que faz uso o narrador (pretrito). Desse modo, o presente no pode ser utilizado (/exprime), pois perde-se a correlao com os verbos seguintes, indicando a fala direta da prpria dama, o que requereria necessariamente a mudana do pronome possessivo meu para seu. Os tempos indicados nas demais alternativas tornam correta a sentena: o pretrito perfeito (foi/exprimiu) apontando um fato passado localizado e concludo num momento definido; o futuro do pretrito (seria/exprimiria) explicitando um processo posterior ao momento passado a que se refere se houvesse a fala direta da dama, esta faria uso do futuro do presente; o pretrito imperfeito (era/exprimia) indicando o retorno mental ao passado, procurando falar do que ento era presente. (CIPRO NETO, Pasquale; INFANTE, Ulisses, Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Scipione, 2003. p. 182-85)

13 Assinale

a alternativa em que a conjuno subordinada adverbial destacada exprime ideia de condio. a) Quando chegou a hora, tive vontade de desanimar. b) Para que eu seja um bom escritor preciso que descreva Glria com preciso. c) Mas minha me diz que prefere [meu casamento], contanto que eu fique com o nome limpo. d) H vrios dias ansiava por ele, como um jovem adolescente espera o dia de ir ao cinema com a namoradinha. RESOLUO Resposta: C A conjuno contanto que inicia orao que traduz a circunstncia de condio. O perodo pode ser assim entendido: a condio de que a filha fique com o nome limpo, leva a me a preferir seu casamento. Nas demais alternativas, as conjunes so assim classificadas: em A, temporal; em B, final e, em D, comparativa. (CEGALLA, Domingos Paschoal, Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 291 a 293)

15 Relacione

as colunas quanto aos tipos de sujeito. Em seguida, assinale a alternativa com a sequncia correta. (1) indeterminado (2) simples (3) composto (4) oculto ( ) Joo da Cruz e Sousa nasceu no Desterro, atual Florianpolis, em 1861. ( ) Deixaram a biblioteca limpa e arrumada. ( ) Nas palavras daquele texto, permaneci imerso por horas. ( ) Glauceste Satrnio e Dirceu so os pseudnimos de dois grandes lricos da poesia arcdica brasileira.

a) b) c) d)

3, 1, 4, 2 2, 4, 3, 1 2, 1, 4, 3 3, 4, 2, 1

Pgina 6

RESOLUO Resposta: C A explicao a seguinte: Na primeira frase, o sujeito simples, pois possui um s ncleo, Joo da Cruz e Sousa. Na segunda, o sujeito indeterminado, pois no se indica o agente da ao verbal. Quem deixou a biblioteca limpa e arrumada? No se sabe. Na terceira, o sujeito oculto, pois no est expresso, mas se deduz pela desinncia do verbo: eu. Na quarta, o sujeito composto, pois h mais de um ncleo, Glauceste Satrnio e Dirceu. (CEGALLA, Domingos Paschoal, Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 324 a 328)

16 Observe:
I- Eu posso reclamar, ___ estou na minha razo. II- Houve avanos na negociao entre trabalhadores e empresrios, ___ a situao ainda no foi resolvida. III- Apiedei-me da borboleta cada no cho, tomei-a na palma da mo ___ fui dep-la no peitoril da janela. IV- No desista de seus sonhos, ___ eles so plenamente realizveis. Assinale a alternativa com os tipos de conjunes coordenativas que preenchem correta e respectivamente as lacunas das frases acima. a) b) c) d) explicativa, adversativa, aditiva, explicativa aditiva, explicativa, adversativa, adversativa adversativa, adversativa, aditiva, explicativa explicativa, aditiva, explicativa, adversativa

RESOLUO Resposta: C Em C, temos duas possibilidades de leitura: 1- Marta a pessoa com a qual eu falo, sendo, portanto, vocativo. Nesse caso, pode-se, inclusive, mudar a localizao do termo dentro da frase: Minha melhor amiga benquista por todos, Marta ou Marta, minha melhor amiga benquista por todos (com apenas uma vrgula separando o vocativo do restante da frase). 2- Marta a pessoa de quem eu falo, sendo, portanto, nessa situao, aposto explicativo: eu falo de minha melhor amiga e explico quem ela. Na situao 1, o sujeito Minha melhor amiga; na situao 2, o sujeito Minha melhor amiga, Marta, j que o aposto pertence, sintaticamente, ao termo a que se liga. E, em ambos os casos, temos o predicado verbal benquista por todos. Em A, o termo Vida s pode ser classificado como vocativo, pois no est explicando nenhuma palavra da frase e o ser com quem se fala. Em B e D, os termos explicam, respectivamente, Holanda e dinossauros, sendo, portanto, apostos explicativos. No h possibilidade de leitura que classifique tais termos como vocativo. (CIPRO NETO, Pasquale e INFANTE, Ulisses. Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Editora Scipione 2004. p. 389 e 390)

18 Leia:
Eu tambm j fui brasileiro / moreno como vocs. / Ponteei viola, guiei forde / e aprendi na mesa dos bares / que o nacionalismo uma virtude. Em relao orao a que pertence, correto afirmar que a) b) c) d) brasileiro predicativo do objeto. moreno predicativo do sujeito. nacionalismo objeto direto. viola sujeito.

RESOLUO Resposta: A Em I e IV, a segunda orao de cada uma das frases expressa a explicao do que se afirma anteriormente na primeira orao. As lacunas devem ser, ento, preenchidas por uma conjuno explicativa: Eu posso reclamar, pois estou na minha razo. No desista de seus sonhos, pois eles so plenamente realizveis. Em II, a lacuna deve ser preenchida por conjuno coordenativa adversativa, ou seja, uma conjuno que exprime uma ressalva, no caso. Houve avanos na negociao entre trabalhadores e empresrios, mas a situao ainda no foi resolvida. Em III, a conjuno coordenativa e preenche corretamente a lacuna, uma vez que h uma sequncia de aes que se somam: Apiedei-me da borboleta cada no cho, tomei-a na palma da mo e fui dep-la no peitoril da janela. (CEGALLA, Domingos Paschoal. Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 289-290)

17 Assinale
a) b) c) d)

a alternativa em que o termo grifado pode ser classificado como aposto ou vocativo, dependendo da leitura. Vida, por que no me curas esta ferida? Esta Holanda, a terra das flores encantadoras. Minha melhor amiga, Marta, benquista por todos. Os dinossauros, seres gigantes e j extintos, so muito pesquisados.

RESOLUO Resposta: B A correta classificao sinttica dos termos destacados no texto do enunciado em relao orao a que pertencem a seguinte: brasileiro predicativo do sujeito (ncleo do predicado nominal j fui (verbo de ligao ser) brasileiro; moreno igualmente predicativo do sujeito, uma vez que fica subentendida a repetio da orao do verso inicial, tendo-se: [Eu tambm j fui] moreno como vocs; viola objeto direto do verbo pontear, que tem sujeito oculto eu; nacionalismo ncleo do sujeito do verbo de ligao ser, na orao a que pertence (que o nacionalismo uma virtude); em relao orao principal e aprendi na mesa dos bares, nacionalismo parte do objeto direto que est na forma de orao subordinada substantiva. (CEGALLA, Domingos Paschoal, Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 325, 343, 344, 348 e 384)

Pgina 7

19 Assinale a alternativa em que a frase contm a seguinte 21 Leia:


sequncia: sujeito + verbo + objeto indireto + objeto direto. a) b) c) d) O amor maduro traz alma paz. O amor maduro traz em paz a alma. O amor maduro traz em paz na alma. O amor maduro traz paz para a alma. H um cemitrio de bbados na minha cidade. Nos fundos do mercado de peixe e margem do rio ergue-se o velho ingazeiro ali os bbados so felizes. A populao consideraos animais sagrados, prov suas necessidades de cachaa e peixe (...). No trivial contentam-se com as sobras do mercado. (Dalton Trevisan) Dos termos destacados no trecho acima, qual se classifica como complemento nominal? a) b) c) d) do rio de bbados do mercado de cachaa e peixe

RESOLUO Resposta: A Na acepo de fazer vir, o verbo trazer pode ser transitivo direto; pode tambm ser bitransitivo conforme se v em A e em D. O amor maduro faz vir (traz) paz (objeto direto) alma/ para a alma (objeto indireto). Em A, tem-se a seguinte sequncia: sujeito, verbo, objeto indireto e objeto direto sequncia que corresponde ao pedido no enunciado. J em D, h a inverso dos objetos; seguindo o verbo est o objeto direto e depois o indireto. Na acepo de conter em si, o verbo trazer transitivo direto. Em B, a frase pode ser assim traduzida: caracterstica do amor maduro conter em si (trazer) a alma em estado de paz. A sequncia que se apresenta : sujeito, verbo, adjunto adverbial de modo e objeto direto. Em C, a frase fica incorreta porque o verbo trazer no ser intransitivo. A sequncia de dois termos com o uso da preposio em faz com que existam dois adjuntos adverbiais: um de modo (em paz) e outro de lugar (na alma). Desse modo, alm do problema sinttico, h o problema semntico: afinal, o que o amor maduro traz? (CEGALLA, Domingos Paschoal, Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 348, 349, 352 e 353)

RESOLUO Resposta: D Complemento nominal o termo complementar, sempre regido de preposio, exigido pela significao transitiva, incompleta, de certos substantivos, adjetivos e advrbios. Apenas o termo de cachaa e peixe complemento nominal, pois completa o sentido do substantivo necessidades, (de valor transitivo necessidades de qu?) e representa o recebedor do que esse substantivo expressa (=cachaa e peixe so necessrios). Nas demais alternativas, os termos classificam-se como adjunto adnominal, pois so locues adjetivas que representam a pertena dos substantivos. (CEGALLA, Domingos Paschoal, Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 354, 355, 363 e 364)

20 Assinale a alternativa em que o termo em destaque pode


assumir a funo de objeto indireto. a) b) c) d) O mundo, com tanta violncia, pode acabar. O mundo pode, com tanta violncia, acabar. O mundo pode acabar, com tanta violncia. O mundo pode acabar com tanta violncia.

22 Leia:
Em sua carreira profissional, o sargento da FAB deve aspirar ___ um padro de qualidade em tudo que faz. Trabalhos malfeitos podem implicar ___ consequncias graves. Por isso, sempre que chegar ___ seu setor de trabalho, proceda ___ ofcios de forma idnea. Considerando a regncia verbal, assinale a alternativa que completa corretamente os espaos da frase acima. (Obs.: O smbolo significa que o espao deve ficar em branco.) a) b) c) d) a a aos em a os a em em os em aos

RESOLUO Resposta: D Na acepo de ter por limite, ou esgotar-se, o verbo acabar, que nas alternativas aparece acompanhado de verbo auxiliar (pode), tanto intransitivo quanto pronominal: O mundo pode acabar(-se). Esse sentido o que, evidentemente, est expresso em A, B e C, e o uso da vrgula refora tal sentido, ficando a expresso com tanta violncia com a funo de adjunto adverbial de causa: o mundo pode acabar por causa da violncia. Em D, o verbo acabar pode, alm do sentido que j se explanou, assumir a acepo de fazer chegar ao fim, destruir e classificar-se, dessa forma, como transitivo indireto: O mundo pode acabar com tanta violncia (objeto indireto) a violncia pode ser destruda, pode chegar ao fim; o mundo pode fazer outra escolha. Em razo de o termo destacado estar colocado em seu lugar natural (final da frase) e de haver ausncia do uso da vrgula, a frase tem sentido dbio, e o verbo pode ser tanto intransitivo ou pronominal quanto transitivo indireto. Seria necessrio, ento, que houvesse um contexto para que, definitivamente, se esclarecesse o sentido do verbo e, portanto, a funo do termo destacado. (CEGALLA, Domingos Paschoal, Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 352, 364)

RESOLUO Resposta: A Os verbos podem mudar de regncia conforme a acepo. O verbo aspirar, no sentido de almejar, desejar, transitivo indireto com a preposio a. O verbo implicar, no sentido de acarretar, provocar, transitivo direto, ou seja, no pede nenhuma preposio. O verbo chegar, indicando lugar de destino, pede a preposio a. E o verbo proceder, no sentido de realizar, dar incio, transitivo indireto com a preposio a. (CEGALLA, Domingos Paschoal. Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 492, 496, 500 e 507)

Pgina 8

23 Considere as seguintes frases:


I- Na milsima segunda noite, Scherazade degolou o sulto. II- Angustiado estou com sua indiferena. III- Samos curiosos da apresentao. Quanto ao predicado, pode-se firmar que a) b) c) d) II nominal e III verbo-nominal. I verbo-nominal e II verbal. I verbal e II verbo-nominal. III verbal.

25 Observe:
O jovem padre permanece, j por alguns anos, na parquia, sofrendo a rejeio dos tradicionais devotos do vilarejo. As alternativas seguintes apresentam a reescrita da frase acima. Assinale a que tem o verbo em destaque com a correta concordncia verbal. H alguns anos, o jovem padre permanece na parquia sofrendo a rejeio dos tradicionais devotos do vilarejo. b) J se passou alguns anos, e o jovem padre permanece na parquia sofrendo a rejeio dos tradicionais devotos do vilarejo. c) Fazem alguns anos que o jovem padre permanece na parquia sofrendo a rejeio dos tradicionais devotos do vilarejo. d) Transcorreu alguns anos, e o jovem padre permanece na parquia sofrendo a rejeio dos tradicionais devotos do vilarejo. RESOLUO Resposta: A Segundo a regra geral da concordncia verbal, o verbo concorda com o sujeito em nmero e pessoa, vindo o verbo antes ou depois do sujeito. o que deveria ocorrer nas frases das alternativas B e D: J se passaram alguns anos ... e Transcorreram alguns anos ... Em A e C, os verbos haver e fazer so impessoais quando usados na indicao de tempo. Nesse caso, devem ficar na terceira pessoa do singular. Assim, a concordncia correta : A) H alguns anos ... C) Faz alguns anos ... (CEGALLA, Domingos Paschoal. Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 450, 462) a)

RESOLUO Resposta: A Em I, temos um verbo de ao, e no h predicativo nem para o sujeito nem para o objeto. O predicado, ento, verbal. Em II, h o verbo de ligao estou e o predicativo angustiado, o que caracteriza o predicado nominal. Em III, temos o verbo de ao samos e o predicativo curiosos qualificando o sujeito, combinao que d ao predicado a classificao de verbo-nominal. (CIPRO NETO, Pasquale e INFANTE, Ulisses. Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Editora Scipione 2004. p. 346 a 348)

24 Observe:
No fui ___ jantar porque encontraria algumas desagradveis pessoas. Pedi, ento, desculpas ___ senhora que me convidou, pois no vou ___ reunies em que no me sinto ___ vontade. Acabaria me chateando com cenas iguais ___ que vi em outras ocasies. Assinale a alternativa que, de acordo com a norma culta, completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima. a) b) c) d) quele a a aquele a a s quele a s aquele a a a

RESOLUO Resposta: C A palavra crase designa, em gramtica normativa, a contrao da preposio a com: o artigo feminino a ou as; o pronome demonstrativo a ou as; a inicial dos pronomes aquele(s), aquela(s), aquilo. Para identificar a ocorrncia ou no da crase, temos que observar se o nome ou o verbo rege a preposio a antes de se ligar outra palavra. Em No fui quele jantar, a forma verbal fui exige a preposio a, que, juntando-se inicial do pronome aquele, estabelece a crase. No trecho Pedi, ento, desculpas senhora, ocorre a crase devido contrao da preposio a, exigida pelo verbo transitivo direto e indireto pedir (Pedi), com o artigo feminino a, que antecede senhora, um pronome de tratamento que admite o artigo. J em no vou a reunies, no ocorre crase, pois o substantivo reunies foi usado em sentido geral e indeterminado. Ocorre crase em no me sinto vontade, pois se trata de uma locuo adverbial feminina. No trecho iguais s que vi em outras ocasies, tem-se a contrao da preposio a exigida pelo adjetivo iguais e o pronome demonstrativo as (aquelas). (CEGALLA, Domingos Paschoal. Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 275 284)

26 Todas as oraes reduzidas destacadas so subordinadas


adverbiais concessivas, exceto uma. Assinale-a. No conseguiu realizar uma boa prova, mesmo sabendo toda a matria. b) Ocupado com tantos afazeres, no tenho tido muito tempo para o lazer. c) Ela chegou rapidamente ao local da festa sem conhecer direito o caminho. d) Apesar de estar bastante ansiosa, a professora fez uma louvvel apresentao. RESOLUO Resposta: B Em B, a orao em destaque classifica-se como causal, pois exprime o motivo pelo qual o fato ocorreu: Ocupado (= Porque me ocupo) com tantos afazeres, no tenho tido muito tempo para o lazer. Nas demais alternativas, as oraes so concessivas, pois exprimem fatos no esperados, em relao aos fatos expressos nas oraes principais. Por isso a ideia entre as oraes de contraste, de quebra de expectativa. (CEGALLA, Domingos Paschoal, Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 411, 412 e 414) a)

Pgina 9

27 Assinale a alternativa incorreta quanto classificao da


orao subordinada substantiva em destaque. a) Mas que dizer do poeta numa prova escolar? Que ele meio pateta (objetiva direta) e no sabe rimar?

b) Mas ele desconhecia Esse fato extraordinrio: Que o operrio faz a coisa (apositiva) E a coisa faz o operrio. c) [Tinha] medo que lhe dissessem alguma coisa, que a olhassem muito. (completiva nominal)

d) ...com esses cabelos brancos parece que no vou morrer... (predicativa) RESOLUO Resposta: D Em D, a orao em destaque subjetiva, pois funciona como sujeito do verbo da orao principal parece. Equivale seguinte estrutura: Isso (=que no vou morrer [com esses cabelos brancos]) parece (= provvel). A orao predicativa quando exerce funo de predicativo do sujeito da orao principal, como em Seu receio era que morresse. (= Seu receio era a morte.) Nas demais alternativas, as oraes esto corretamente classificadas: Em A, que ele meio pateta objeto direto do verbo dizer, que foi mencionado no primeiro verso e est elptico no terceiro verso. Em B, a orao equivale a um aposto, que apresenta qual o fato extraordinrio expresso na orao principal. Em C, a orao completiva nominal, ainda que a preposio de tenha sido omitida: medo (de) que lhe dissessem alguma coisa. (CEGALLA, Domingos Paschoal, Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 383 a 386)

RESOLUO Resposta: B Os versos do poema de Cora Coralina descrevem a criana sofrida e marginalizada que vive nas ruas, considerada um menor abandonado. Tendo em vista os termos em destaque como figuras de linguagem que se relacionam a esse contexto, tem-se a seguinte classificao: Mo: metonmia (parte pelo todo), palavra que evoca outra, no caso pessoa. Mo nenhuma te valeu na derrapada, ou seja, pessoa nenhuma (ou ningum) conseguiu evitar que a criana fosse marginalizada. Espada de teus olhos (= Teus olhos so espada): metfora, pois a triste realidade das ruas pode levar a criana abandonada a expressar nos olhos a agressividade, ferindo as pessoas assim como a espada tambm fere. (CEGALLA, Domingos Paschoal, Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 614 a 628)

29 Leia:
Conheci que Madalena era boa em demasia... A culpa foi desta vida que me deu uma alma agreste. Procuro recordar o que dizamos. Ter realmente piado a coruja? Ser a mesma que piava h dois anos? (Graciliano Ramos, So Bernardo) Em relao s oraes subordinadas em destaque no trecho acima, tem-se que a) b) c) d) todas so substantivas. duas so adverbiais. todas so adjetivas. trs so adjetivas.

28 Leia:
Criana perifrica rejeitada... Teu mundo um submundo. Mo nenhuma te valeu na derrapada. Ao acaso das ruas nosso encontro. s to pequeno... eu tenho medo. Medo de voc crescer, ser homem. Medo da espada de teus olhos... (Cora Coralina, Menor abandonado) Quais so as figuras de linguagem presentes nos termos destacados? a) b) c) d) eufemismo e metfora metonmia e metfora eufemismo e anttese anttese e metonmia

RESOLUO Resposta: D As oraes subordinadas substantivas so aquelas que equivalem a um dos termos da orao no perodo simples, os quais tm por ncleo um substantivo; a saber: sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal e aposto. As oraes subordinadas adverbiais, da mesma forma, equivalem a um outro termo da orao, o adjunto adverbial, que expressa circunstncia. As oraes subordinadas adjetivas equivalem ao termo de valor adjetivo que acompanha, modifica, caracteriza, especifica, esclarece o substantivo. No texto do enunciado, trs das oraes so adjetivas: 1- A culpa foi desta vida que [= vida] me deu uma alma agreste. (adjunto adnominal de vida) 2- Procuro recordar o [= aquilo] que [= o/aquilo] dizamos. (adjunto adnominal do pronome substantivo o/aquilo) 3- Ser a mesma que [= a mesma] piava h dois anos? (adjunto adnominal do pronome substantivo mesma). Em Conheci que Madalena era boa em demasia, a orao destacada subordinada substantiva e assume a funo de objeto direto do verbo conhecer (quem conhece, conhece alguma coisa = conhece isso). (CEGALLA, Domingos Paschoal, Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 379-80, 384, 391)

Pgina 10

30 Assinale a alternativa em que a pontuao empregada faz


surgir no texto, de forma incorreta, um termo acessrio. a) Olha bem estes stios queridos, V-os bem neste olhar derradeiro... Ai! o negro dos montes erguidos, Ai! o verde do triste pinheiro!

AS QUESTES DE 31 A 60 REFEREM-SE LNGUA INGLESA


Read the article and answer questions 31, 32 and 33. 1 Obesity epidemic The scale of the obesity epidemic is such that the world needs a global pact on the best ways to tackle it. At present, according to Professor Phillip James, an expert on nutrition, obese children outnumber the malnourished by two to one. This worldwide weight gain is causing a marked rise in some diseases such as type two diabetes. According to Professor James, there is no point in blaming individuals for being overweight we need real political leadership to change the environment that is making the world fat. The fat content of food needs to be labelled clearly, advertisers must be prevented from targeting children and governments must encourage people to get out of their cars.

b) Olha bem estes stios queridos! V-os bem neste olhar derradeiro... Ai, o negro dos montes erguidos! Ai, o verde do triste pinheiro! c) Olha bem estes stios, queridos, V-os bem, neste olhar derradeiro! Ai! O negro dos montes erguidos, Ai! O verde do triste pinheiro!

d) Olha bem estes stios queridos... V-os bem neste olhar derradeiro! Ai, o negro dos montes erguidos... Ai, o negro do triste pinheiro... RESOLUO Resposta: C A pontuao presente no primeiro verso da alternativa C est incorreta, uma vez que queridos no pode assumir a funo de vocativo ficando entre vrgulas. Para que o pudesse fazer, o verso necessitaria de reformulao; se o vocativo o termo usado para interpelar a pessoa com quem se fala, o plural queridos pede que os verbos olha e v passem da 2. pessoa do singular (tu) para a 2. pessoa do plural (vs olhai / vede). A pontuao do restante dos versos est correta: as reticncias podem ser usadas para sugerir certo prolongamento da ideia, o que acontece oportunamente nos versos em que se fazem presentes; o ponto de exclamao pode ser usado depois de interjeies, locues ou frases exclamativas exprimindo, entre outros sentimentos, splica e comoo caso dos versos que usam o imperativo (olha / v) e frases nominais com interjeio (dois versos finais de A e C). A interjeio pode vir seguida do ponto de exclamao sem que, posteriormente, haja necessidade de letra maiscula (alternativa A), pois marca a entonao especial; tanto assim, que se pode usar a vrgula depois da interjeio e passar o ponto de exclamao para o fim da frase (alternativa B). A vrgula presente ao final do primeiro verso (alternativas A e C) usada para marcar a coordenao de frases imperativas. J a presente no segundo verso da alternativa C de uso facultativo e separa corretamente o adjunto adverbial neste olhar derradeiro. (CEGALLA, Domingos Paschoal, Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 300, 432-33)

10

GLOSSARY tackle lidar com um problema

31 According to the article, it is correct to say that


a) the government should encourage people to own more cars. b) the fat content of food shouldnt be written in plain language. c) for every one child who doesnt have enough to eat in the world, there are two fat ones. d) there has been a moderate increase in the number of people affected by illnesses related to sedentary lifestyle. RESOLUO Resposta: C As linhas 4 e 5 justificam a resposta correta. Atualmente, de acordo com o Professor Philip James, especialista em nutrio, o nmero de crianas obesas supera o de desnutridas na proporo de 2:1 (... obese children outnumber the malnourished by two to one...), ou seja, para cada criana que no tem o suficiente para comer, h duas obesas. Portanto, a alternativa C a nica correta.

32 In there is no point in blaming individuals for being


overweight..., (lines 8 and 9), Professor James means that it is a) important that people care for what they eat. b) useful saying that people are guilty of eating much. c) useless saying that people are solely responsible for being overweight. d) true that obese people are widely blamed for not having healthy eating habits. RESOLUO Resposta: C Professor James alega que para lidar com o problema da obesidade h que se ter uma liderana poltica real para mudar esse cenrio. Sendo assim, intil dizer que as pessoas, somente elas, so as nicas responsveis ou culpadas pelo seu excesso de peso.

Pgina 11

33 get out of their cars, in bold type in the article, means


a) b) c) d) abandon their cars. use their cars less. get rid of their cars. be less interested in their cars.

RESOLUO Resposta: B No final do artigo, algumas medidas so propostas com a finalidade de conscientizar as pessoas a respeito desse mal que aflige a sociedade contempornea: a obesidade. Entre elas, seria o fato do governo encorajar as pessoas a utilizarem menos os seus carros. Read the article and answer questions 34, 35, 36 and 37. 1 Wi-fi Wi-fi is an abbreviation of Wireless fidelity. This interesting usage shows the return of a word that everybody thought had gone completely out of date wireless. I mean, wireless was around when wireless was invented, but it was quickly replaced by radio. Suddenly it came back in again with this Internet connection. Nowadays its used for all sorts of applications TV remotes can be talked about as wireless control, mobile phones are sometimes referred to as wireless, and so on and so forth. The opposite of wireless is wired that is, using wires to carry the signal as in cable television. Informally, we can also say that people are wired up when they are fully aware of what is happening in their surroundings.
(Adapted from www.bbcnews.co.uk)

RESOLUO Resposta: C A expresso is an abbreviation of ( uma abreviao de) pode ser substituda por is short for ( a forma reduzida/abreviada para), por stands for (representa) e por means (significa). A alternativa C (originates) a nica que no denota essa ideia. (Longman Dictionary of Contemporary English, Ed. Longman, verbetes short, stand, means, respectivamente pginas 1520, 1612, 1020).

36 The expression and so forth, (line 10), means


a) b) c) d) at all. et cetera. everlasting. never-ending.

RESOLUO Resposta: B A expresso and so forth, o mesmo que et cetera, usada para referir-se a outras coisas do mesmo tipo que j tenham sido mencionadas anteriormente. (Longman Dictionary of Contemporary English, Ed. Longman, pgina 635, item 1 do verbete forth).

10

37 In
a) b) c) d)

the last three lines, we can infer that if a person is wired up, s/he is alert. forgetful. available. distracted.

15

34 In Everybody thought that the word wireless had gone


completely out of date , it means that the word wireless a) b) c) d) had become old-fashioned and therefore no longer useful. was considered a taboo word at that time. had acquired a different meaning. was said to be an immortal word.

RESOLUO Resposta: A No artigo, o vocbulo out of date (desatualizado) refere-se wireless(sem fio). Wireless era utilizado, em princpio, para designar o objeto rdio. Com o tempo, essa palavra caiu em desuso e passou a ser um termo ultrapassado (had become old-fashioned and therefore no longer useful). (Oxford Advanced Learners Dictionary, Ed. Oxford, pgina 1080, verbete out of date).

RESOLUO Resposta: A As linhas 13 a 15 justificam a resposta correta. Quando algum est wired up (ligado/a) o mesmo que dizer que ele/a percebe rapidamente as coisas que acontecem ao seu redor. O vocbulo alert denota essa ideia. (Longman Dictionary of Contemporary English, Ed. Longman, item 1 do verbete alert, pgina 35 e item 3 do verbete aware, pgina 88). Read the cartoon and answer question 38.

35 The
a) b) c) d)

underlined words in the article can be replaced by any of the following, except: is short for stands for originates means When I was younger, carrier pigeons like me were on the cutting edge of wireless communication technology. Unfortunately, I never bothered to update my training. GLOSSARY cutting edge muito moderno e detentor de conhecimentos da tecnologia

Pgina 12

38 By reading the cartoon,


seek to update, theyll get a) b) c) d) retired. unemployed. overqualified. self-employed.

we can infer that if people dont

40 In
a) b) c) d)

Brazilians look at the world through rose-tinted glasses, it means that Brazilians have no illusions about life. accept the reality of the world. believe in the dark side of the world. see only the positive aspects of the world.

RESOLUO Resposta: B O cartoon ilustra, por meio da figura do velho pombo, que o fato dele no ter se atualizado (I never bothered to update my training) na profisso de pombo correio fez com que ele ficasse desempregado (unemployed) e precisasse pedir esmola.

RESOLUO Resposta: D As linhas 1 a 3 justificam a resposta correta. Os brasileiros podem ser desculpados por olhar o mundo com lentes cor-derosa (look at the world through rose-tinted glasses), pois esto deslumbrados devido ao fato do Brasil sediar dois grandes eventos: a Copa de 2014 e os Jogos Olmpicos e, tambm, descoberta de petrleo que vem aquecendo a economia (Oxford Advanced Learners Dictionary, Ed. Oxford, pgina 1332, item 2 do verbete rose-coloured).

Read the article and answer questions 39, 40, and 41. 1 Brazils middle-class boom With the World Cup in 2014, the Olympics two years later and large discoveries of oil boosting the economy, Brazilians could be excused for looking at the world through rose-tinted glasses. The worlds party country home to samba dance and Carnival is enjoying an economic cocktail of low unemployment and easy consumer credit, propelling many Brazilians into the countrys burgeoning middle class. In the last decade, effective anti-poverty policies such as Bolsa Famlia, introduced by former President Lula and carried on by the current President Dilma Rousseff, have helped transform Brazils workforce and increase the minimum wage. Brazil used to be one of the most unequal countries in the world, said Naercio Menezes Filho, professor of economics business school, Insper.
(Adapted from www.cnn.com)

41 In Brazil used to be one of the most unequal countries in


the world, the underlined words are closest in meaning to a) b) c) d) was. governed. belonged to. refused to be.

10

15

RESOLUO Resposta: A Used to + verbo no infinitivo (- to) foi usado no artigo para expressar que algo que era verdadeiro no passado no mais verdadeiro no presente. H alguns anos o Brasil era (used to be) um dos pases que tinha maior desigualdade social no mundo. Conforme o artigo, podemos concluir que, atualmente, isso no mais verdade. (English Grammar in Use, Ed. Cambridge, pgina 36).

GLOSSARY boom crescimento boosting melhorando propelling - impulsionando burgeoning crescimento muito rpido workforce trabalhadores, fora de trabalho

Read the excerpt and answer question 42. Vuvuzelas were ______ popular during the 2010 World Cup that they were selling as many as 50,000 of them a month.
(Adapted from www.cnn.com)

39 According to the article,


the minimum wage decreased a lot with anti-poverty policies. b) the oil discovery is the only reason for making Brazil more successful. c) the economic situation had a negative effect on the creation of new jobs. d) in the last ten years, the Brazilian government has implemented effective anti-poverty policies. RESOLUO Resposta: D O terceiro pargrafo justifica a resposta correta. Na ltima dcada, o governo brasileiro implementou polticas eficazes contra a pobreza, como o programa Bolsa Famlia. a)

42 Choose the alternative that fills in the blank.


a) b) c) d) almost hardly little so

RESOLUO Resposta: D So...that usado para expressar o resultado de uma ao ou situao. As vuvuzelas foram to (so) populares na Copa de 2010 que (that) cerca de 50.000 delas foram vendidas no ms. (resultado) (Collins Cobuild English Usage, Ed. Collins Cobuild, pgina 430).

Pgina 13

Read the text and answer questions 43, 44 and 45. 1 Some people call it a human zoo or a horror show, ________ call it a zombie attraction or Brazils shame. But the most common name for the district south-west of So Paulos Luz station is Cracolndia. Just over a year ago, this area in the heart of South Americas largest city was considered so dangerous that it was practically a no-go zone even for the police. Studies suggest that one in three people ends up on these streets due to the use of crack and, unfortunately, dies a violent death.
(Adapted from www.guardian.co.uk)

Read the poem and answer questions 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52 and 53. 1 Believe Believe in Love Believe in Faith Believe in Truth Believe that no matter ____ happens, you have the power to prevail Believe in Strength Believe in Courage Believe in Honor Believe that everyone has the power to be good at heart Believe in Song Believe in Dance Believe in Culture Believe that no matter ____ you are or ____ youre from everyone is unique Believe in things you never would Believe in doing things you never could Believe in achievement Believe that if you think you can, you can but if you think you cant, you wont Believe in the damned Believe in the degenerate Believe in corrupted Believe that evil does exist in many forms, but all can be overcome Believe in spiritual Believe in holy Believe in sacred Believe that your personal values can never be taken from you Believe in mad Believe in depressed Believe in suicidal Believe that one smile can save a life Believe in magic Believe in hope Believe in dreams Believe that the unbelievable happens every day 35 Believe in time Believe in forever Believe in YOU Believe that as long as you believe in yourself anything is possible
(Chelsea Varvaro)

10

43 Choose
correctly. a) b) c) d) one other little others

the alternative so as to have the text completed

10

15

RESOLUO Resposta: D No texto, others (pronome substantivo outras) refere-se palavra pessoas (some people) mencionada na orao anterior. (A Practical English Grammar, Ed. Oxford, pgina 70).

20

44 According to the text, choose the alternative that does not


fill in the blank. Cracolndia __________. a) b) c) d) is considered a national pride has violent deaths on the streets is located in a district of So Paulo is an unsafe zone, even for the police
25

30

RESOLUO Resposta: A Nas linhas 1 e 2 mencionado que a Cracolndia considerada, entre outras coisas, a vergonha (shame) do Brasil. A alternativa A afirma que ela o orgulho (pride) do Brasil, por isso ela a nica que no est de acordo com as ideias expressas no texto.

45 In when crack users end up on the streets, it means that


they a) b) c) d) still live at home but use drugs on the streets. have no other choice but to live on the streets. leave their homes and start living on the streets. opt to use drugs indoors rather than on the streets.

GLOSSARY damned condenado holy divino achievement conquista

46 Choose the alternative so as to have the poem completed


correctly. a) b) c) d) what who where where how when when how where which where who

RESOLUO Resposta: C Os estudos revelam que um em cada trs usurios de crack acaba (ends up) nas ruas devido ao uso de drogas. A alternativa C a nica que denota essa ideia. (Longman Dictionary of Contemporary English, Ed. Longman, pgina 516).

RESOLUO Resposta: A A alternativa A a nica em que as palavras foram empregadas corretamente, considerando-se os aspectos gramatical e semntico.

Pgina 14

Nas linhas 1 a 4, o poeta nos convida a acreditar no amor, na f, na verdade e, enfim, na certeza de que temos poder para vencer, independente do que acontea em nossas vidas. Nas linhas 9 a 13, o poeta sugere que acreditemos na msica, na dana e na cultura. Conclui que no importa quem somos ou de onde somos precisamos acreditar que somos nicos.

RESOLUO Resposta: A O verbo prevail significa triunfar. A alternativa A a nica que apresenta o significado mais prximo: win (vencer). (Longman Dictionary of Contemporary English, Ed. Longman, pgina 1297, item 2 do verbete prevail).

47 The structure of the conditional clause in if you think you cant, you wont. is the same as in
a) If you had overcome problems, you could have lived happily. b) If you had kept on dreaming, your dreams would have come true. c) If you dont believe in yourself, you will not accomplish your mission in life. d) If you had good feelings about the things you do, you would succeed in your aims. RESOLUO Resposta: C H, basicamente, trs tipos de estrutura nas oraes condicionais em ingls: 1) Referindo-se a uma condio possvel, real. Ex.: If you overcome your problems, you will live happily.
Simple Present Future

50 We
a) b) c) d)

can infer from the poem that all and anything, both underlined in the poem, mean, respectively: all of us anywhere all day everywhere both things no thing everything everything

2) Referindo-se a uma condio hipottica, possvel, mas pouco provvel de acontecer. Ex.: If you had good feelings , you would succeed
Simple Past would+infinitive (-to)

RESOLUO Resposta: D All pode ser usado como pronome e, neste caso, significa everything ou the only thing. No ltimo verso do poema, o poeta nos convida a pensar que se acreditamos em ns mesmos qualquer coisa possvel. Dentro desse contexto, possvel inferir que tudo (everything) possvel quando se acredita em si mesmo. (Collins Cobuild English Usage, Ed. Collins Cobuild, pgina 17, item 5 do verbete all).

3) Referindo-se a uma condio no realizada no passado, isto , algo que poderia ter acontecido no passado, mas no aconteceu. Ex.: If you had kept on dreaming, your dreams would have Past Perfect would have+particpio come true. Os perodos if you think you cant, you wont. e If you dont believe in yourself, you will not accomplish your mission in life.(alternativa C) apresentam a mesma estrutura conforme o 1 exemplo. (Collins Cobuild English Usage, Ed. Collins Cobuild, pginas 239 e 249, verbete if).

51 In
a) b) c) d)

Believe that as long as you believe in yourself anything is possible, the underlined expression is used to talk about the description of a person. the duration of an event. a comparison. a condition.

48 In Believe that evil does exist in many forms, ..., (line 22),
the underlined word was used a) b) c) d) for emphasis. as a main verb. to avoid repetition. wrongly by the author.

RESOLUO Resposta: D A expresso as long as foi utilizada no poema para estabelecer uma ideia de condio, ou seja, algo que pode acontecer somente se (only if) outra coisa acontecer. Traduz-se: Acredite, somente se voc acreditar em voc mesmo, qualquer coisa ser possvel. (Dictionary of Contemporary English, Ed. Longman, pgina 955, item 5 do verbete long).

RESOLUO Resposta: A Do, does e did podem ser utilizados juntamente com o verbo principal em sentenas afirmativas para dar nfase ao que se fala. (Collins Cobuild English Usage, Ed. Collins Cobuild, pgina 143, verbete do).

52 All words below are nouns, except:


a) b) c) d) honor (line 7) hope (line 32) sacred (line 25) strength (line 5)

49 prevail, (line 4), is closest in meaning to


a) b) c) d) win. resolve. prevent. take decisions.

RESOLUO Resposta: C A palavra sacred um adjetivo e significa sagrado. (Longman Dictionary of Contemporary English, Ed. Longman, pgina 1447, item 1 do verbete sacred).

Pgina 15

53 The correspondent adjective for Courage, (line 06), is


a) b) c) d) coward. brave. cruel. liar.

56 They, underlined in the text, (line 8), refers to


a) b) c) d) Americans. funny accents. French people. language learners.

RESOLUO Resposta: B A palavra courage significa coragem e os adjetivos correspondentes so courageous e brave, ambos significam corajoso. (Longman Dictionary of Contemporary English, Ed. Longman, pgina 174, item 1 do verbete brave). Read the text and answer questions 54, 55, 56, 57, 58, 59 and 60. 1 I am an American man living in France, but I spend a lot of time in the USA visiting family and friends. These are the questions Americans ask me most often: Are the French rude? Is it true that they hate Americans? The answer is a simple No. In my opinion, the French are among the __________ and __________ people in Europe. Maybe its because I speak French with a funny American accent and they see that I have made the effort to learn the language. When people ask me if I prefer living in France or the USA, I simply tell the truth. I dont prefer. I consider myself very lucky to be able to experience both cultures. I really love the differences.
(Adapted from www.about.com)

RESOLUO Resposta: C They (eles/elas), pronome pessoal da 3 pessoa do plural, refere-se, no texto, aos franceses (the French). O narrador afirma que ele fala francs com sotaque americano e eles (os franceses) reconhecem seu esforo para aprender o idioma.

57 The Direct Speech for people ask me if I prefer living in


France or the USA is: a) b) c) d) Do you prefer living in France or the USA? Did you prefer living in France or the USA? Will you prefer living in France or the USA? Would you prefer living in France or the USA?

10

54 Choose the alternative that best completes the text.


a) b) c) d) friendlier more helpful friendliest most helpful most friendly more helpful more friendly more helpful

RESOLUO Resposta: A A frase people ask me if I prefer living in France or the USA (as pessoas me perguntam se eu prefiro morar na Frana ou nos EUA) est escrita no discurso indireto (Reported Speech). Para passarmos essa frase para o discurso direto (Direct Speech) teramos que reproduzir exatamente as palavras que foram ditas, respeitando o tempo verbal - neste caso, o presente simples. Entre as alternativas, a opo correta a A, Do you prefer living in France or the USA? (Voc prefere morar na Frana ou nos EUA?) (Collins Cobuild English Usage, Ed. Collins Cobuild, pgina 628).

58 The correct plural form of I consider myself is:


a) b) c) d) You consider yourself. We consider ourselves. You consider yourselves. They consider themselves.

RESOLUO Resposta: B Superlativos so usados para indicar que algo/algum possui o mais alto grau de uma certa qualidade, entre todos os componentes de um mesmo grupo ou lugar. O superlativo de friendly the friendliest, e o de helpful the most helpful. Neste caso, o narrador afirma que, em sua opinio, os franceses esto entre os povos mais amigveis (the friendliest) e mais prestativos (the most helpful) na Europa. (Collins Cobuild English Usage, Ed. Collins Cobuild, pgina 560).

RESOLUO Resposta: B I consider myself est na primeira pessoa do singular e significa Eu me considero. No plural, a forma correta We consider ourselves, primeira pessoa do plural, que significa Ns nos consideramos. (English Grammar in Use, Ed. Cambridge, pgina 164).

59 According to the text, the mans funny American accent


a) b) c) d) enables him to live in France. stops him from learning the French language. makes it more difficult for him to pretend hes French. somehow makes French people friendlier and more helpful towards him.

55 Often, in bold type in the text, means


a) b) c) d) early. daily. lately. frequently.

RESOLUO Resposta: D A alternativa correta a D. Os advrbios often e frequently significam frequentemente. (Longman Dictionary of Contemporary English, Ed. Longman, pgina 1142, verbete often).

RESOLUO Resposta: D A resposta se baseia nas informaes contidas nas linhas 5 a 9, quando o narrador afirma que, em sua opinio, os franceses esto entre os povos mais amigveis e prestativos da Europa. O narrador supe que isso se d talvez pelo fato de ele se esforar para falar francs, ainda que com um sotaque americano que os franceses consideram engraado.

Pgina 16

60 According to the text, the American man


a) prefers France to the USA. b) shows no interest in learning the local language. c) only tells the truth when people ask him where he prefers to live. d) considers himself lucky for experiencing different cultures. RESOLUO Resposta: D A resposta se baseia nas informaes contidas nas linhas 11 a 13, quando o narrador menciona que se considera muito sortudo por ter a oportunidade de experimentar (e viver em) ambas as culturas, e que ele ama as diferenas entre elas (a cultura americana e a francesa).

AS QUESTES DE 61 A 80 REFEREM-SE FSICA

61 Assinale

a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto a seguir. De acordo com o Sistema Internacional de Unidades, um newton pode ser definido como sendo a fora que aplicada a um corpo de ______ produz a acelerao de _____________ por segundo ao quadrado.

a) b) c) d)

um quilograma / um metro um grama / um centmetro dez quilogramas / um metro um quilograma / dez metros

RESOLUO Resposta: A No S.I., a unidade de fora, newton pode ser definida em funo das unidades fundamentais: 1N = 1kg 1m 2 1s r r 2 Lei de Newton: F = m a Conforme item 3.1 do programa de matrias (Esttica) e pginas de 17, 18 e 171 da bibliografia BONJORNO, Jos Roberto, BONJORNO, Regina Azenha, BONJORNO, Valter Ramos Clinton Mrcico. Fsica Histria & Cotidiano. So Paulo FTD. 2003. v. 1.

62 Dados
a) b) c) d)

dois vetores coplanares de mdulos 3 e 4, a resultante R da soma vetorial desses vetores possui certamente mdulo _____________. R=5 R=7 1R7 R < 1 ou R > 7

RESOLUO Resposta: C No caso da soma vetorial de dois vetores (a e b), o valor da resultante depender do valor do ngulo entre os vetores. Como o ngulo no foi informado, os vetores podem formar entre si um ngulo () que pode ser de 0 a 180. Ento, utilizando a frmula:

R = a 2 + b 2 + 2ab cos , a resultante poder assumir um valor que estar entre o intervalo descrito na alternativa c): 1 R 7. Pois o menor e o maior valor ser para os ngulos =180 e =0, respectivamente, produzindo os valores de 1 e 7 para a resultante. Conforme item 3.1 do programa de matrias (Esttica) e pginas de 104 a 109 da bibliografia BONJORNO, Jos Roberto, BONJORNO, Regina Azenha, BONJORNO, Valter Ramos Clinton Mrcico. Fsica Histria & Cotidiano. So Paulo FTD. 2003. v. 1

Pgina 17

63 Um corpo abandonado em queda livre de uma altura h.


Sabendo que este corpo atinge o solo um minuto e trinta segundos aps ser abandonado e admitindo a acelerao da gravidade no local igual a 10 m/s2, qual o valor, em km, da altura h em relao ao solo? a) b) c) d) 8,0 20,0 40,5 81,0

RESOLUO Resposta: C 36 km/h = 10 m/s Para a carga atravessar a ponte 52 m x t = = v 10 m / s t = 5 ,2 s Conforme item 3.2 do programa de matrias (Cinemtica) e pginas de 43, 44 e 48 da bibliografia BONJORNO, Jos Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; Ramos, Clinton Mrcico. Fsica: Histria & Cotidiano. So Paulo: FTD, 2003. v. 1.

RESOLUO Resposta: C Para determinar a altura h, tem-se: 1 h = gt 2 2 1 h = 10(90 )2 = 40500 m 2 h = 40,5 km Conforme item 3.2 do programa de matrias (Cinemtica) e pginas de 89 a 92 da bibliografia BONJORNO, Jos Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; Ramos, Clinton Mrcico. Fsica: Histria & Cotidiano. So Paulo: FTD, 2003. v. 1.

66 Uma prancha de madeira tem 5 metros de comprimento e est apoiada numa parede, que est a 4 metros do incio da prancha, como pode ser observado na figura. Nessa situao um bloco B, em repouso, de massa igual a 5 kg, produz num fio inextensvel preso a parede uma trao de ________ N. Dados: Admita a acelerao da gravidade no local igual a 10 m/s2.
a) b) c) d) 20 30 40 50

fio
parede

5m B
prancha

64 Uma partcula executa movimento circular uniforme com


velocidade angular de 4 rad/s durante 20 s. Quantas voltas completas essa partcula executa? a) b) c) d) 10 20 40 80

4m
RESOLUO Resposta: B De acordo com a figura a componente da fora peso responsvel pelo deslocamento do bloco P sen. Sendo T = P sen T = m.g.sen sen = cateto oposto hipotenusa 3 T = 5.10. = 30 N 5

RESOLUO Resposta: C = 4 rad / s = 0 + t = 0 + 4.20 = 80 rad Como uma volta completa corresponde a 2 rad. Total de voltas completas 40. Conforme item 3.2 do programa de matrias (Cinemtica) e pginas de 149 e 150 da bibliografia BONJORNO, Jos Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; Ramos, Clinton Mrcico. Fsica: Histria & Cotidiano. So Paulo: FTD, 2003. v. 1

fio

5m

B 4m

Conforme item 3.3 do programa de matrias (Dinmica) e pginas de 201 a 202 da bibliografia BONJORNO, Jos Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; Ramos, Clinton Mrcico. Fsica: Histria & Cotidiano. So Paulo: FTD, 2003. v. 1.

65 Um

caminho, que tem 8 m de comprimento, vem rebocando uma carga de 4 m de comprimento. Sabe-se que o caminho e a carga esto perfeitamente ligados, no existindo espao livre entre os dois e que o conjunto mantm uma velocidade constante e igual a 36 km/h. A frente do caminho encontra-se exatamente no comeo de uma ponte de 40 m de extenso, conforme mostrado na figura. Qual o tempo exato gasto, em s, para que a carga atravesse completamente a ponte? 4,0 4,8 5,2 6,4 4m 8m 40 m

67 Um

a) b) c) d)

vago de trem, de massa igual a 8.103 kg, est totalmente parado nos trilhos de uma linha ferroviria. Em um determinado instante uma locomotiva, que tinha uma velocidade inicial constante de 8 m/s, engata no vago e juntos passam a se mover com uma velocidade constante de 6 m/s. Considerando que todo o movimento ocorreu em um trecho retilneo da ferrovia e sem qualquer atrito, determine o valor, em 103 kg, da massa da locomotiva. a) b) c) d) 10 12 18 24

Pgina 18

RESOLUO Resposta: D Aplicando a Conservao da Quantidade de Movimento. Qi = Qf m L .v L + m V .v V = m L v + m V .v 8m L + 0 = v ( m L + m V ) 8m L = 6(m L + 8000) 2m L = 48000 m L = 24000 kg Conforme item 3.3 do programa de matrias (Dinmica) e pginas de 288 a 291 da bibliografia BONJORNO, Jos Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; Ramos, Clinton Mrcico. Fsica: Histria & Cotidiano. So Paulo: FTD, 2003. v. 1. clebre experincia Torricelli demonstrou que a presso atmosfrica, ao nvel do mar, equivale a presso exercida por uma coluna de mercrio de 760 mm de altura. Um aluno de Fsica, em uma localidade ao nvel do mar, fez uma experincia similar a de Torricelli, porm, ao invs de utilizar o mercrio (dHg=13,6 g/cm3) utilizou um lquido de densidade absoluta d. Nestas condies, a altura da coluna do lquido atingiu 206 cm, qual a densidade d, aproximada, em g/cm3, deste lquido? a) b) c) d) 5,0 7,0 10,0 13,6

RESOLUO Resposta: B p fundo = p1 + p 2 + p 3 p fundo = 1,4 103 10 0,03 + 1,0 10 3 10 0,03 + 0,8 10 3 10 0,06 p fundo = 1200 Pa Conforme item 3.4 do programa de matrias (Hidrosttica) e pgina 370 da bibliografia BONJORNO, Jos Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; Ramos, Clinton Mrcico. Fsica: Histria & Cotidiano. So Paulo: FTD, 2003. v. 1.

70 Um tubo em U, com as extremidades abertas contm dois lquidos imiscveis, conforme mostrado na figura. Sabendo que a densidade de um dos lquidos quatro vezes maior que a do outro, qual a altura h, em cm, da coluna do lquido B?
a) b) c) d) 0,25 2 4 8 B 2 cm A h

68 Em sua

RESOLUO
Resposta: D p atm + d A g h A = p atm + d B g h B como : d A = 4d B 4d B .2 = d B .h B

RESOLUO Resposta: A Igualando os valores da presso p Hg = p d d Hg .g.h Hg = d d .g.h d 13,6 76 = d.206 d 5,0 g / cm 3 Conforme item 3.4 do programa de matrias (Hidrosttica) e pgina 374 da bibliografia BONJORNO, Jos Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; Ramos, Clinton Mrcico. Fsica: Histria & Cotidiano. So Paulo: FTD, 2003. v. 1. um cilindro, graduado em cm, esto colocados trs lquidos imiscveis, com densidades iguais a 1,4.103 kg/m3, 1,0.103 kg/m3 e 0,8.103 kg/m3. As alturas dos lquidos em relao a base do cilindro esto anotadas na figura. Qual a presso, em Pa, exercida, exclusivamente, pelos lquidos no fundo do cilindro? Obs.: adote g=10m/s2 a) b) c) d) 198 1200 1546 1980 3 cm 6 cm

h B = 8 cm Conforme item 3.4 do programa de matrias (Hidrosttica) e pgina 374 da bibliografia BONJORNO, Jos Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; Ramos, Clinton Mrcico. Fsica: Histria & Cotidiano. So Paulo: FTD, 2003. v. 1.

71 Em cada extremo de uma corda posicionada na horizontal


acoplada uma fonte que em funcionamento produz ondas idnticas. Como a corda um meio homogneo, em um ponto equidistante das duas fontes percebe-se inicialmente que h interferncia construtiva. Para que haja interferncia destrutiva, nesse mesmo ponto, ser necessrio a) b) c) d) defasar as ondas em perodo. duplicar a velocidade de propagao das duas ondas. manter a mesma forma e aumentar a intensidade das ondas. manter a mesma forma e diminuir a intensidade das ondas.

69 Em

RESOLUO Resposta: A A defasagem em perodo entre duas ondas idnticas permite a anulao total, conforme pode ser visto na Figura. Onda Fonte 1

Onda Fonte 2 12 cm periodo

Pgina 19

A mesma alterao de velocidade nas duas ondas no permite defasar as ondas, apenas altera o comprimento de onda das mesmas. Manter a mesma forma da onda e alterar a intensidade no garantem que haja interferncia destrutiva. Conforme item 3.5 do programa de matrias (Ondas e Acustica) e p. 37 da bibliografia Alberto Gaspar-Fsica-Vol.2, Editora tica, 2003.

74 Assinale
a) b) c) d)

a alternativa que indica corretamente uma situao possvel, de acordo com a Termodinmica. Mquina de Carnot com rendimento de 100%. Fonte fria de uma mquina trmica a zero kelvin. Troca de calor entre objetos com temperaturas iguais. Mquina de Carnot com rendimento menor que 100%.

72 Um objeto homogneo de 1000 gramas absorve uma certa


quantidade de calor de acordo com o grfico temperatura (T) em funo da quantidade de calor (Q). O calor especfico, em cal/gC, desse objeto de T(C) 10 5 0 a) b) c) d) 0,04 25 20 1 200 Q(cal)

RESOLUO Resposta: D Uma mquina de Carnot possui o maior rendimento possvel, o que no quer dizer 100% conforme pgina 330 da bibliografia Alberto Gaspar-Fsica-Vol.2-Editora tica. Nenhum objeto pode estar a zero kelvin, conforme pgina 332 da bibliografia Alberto Gaspar-Fsica-Vol.2-Editora tica. A troca de calor s pode acontecer enquanto houver uma diferena de temperatura entre os objetos (Lei Zero da Termodinmica), conforme pg. 271 da bibliografia Alberto Gaspar-Fsica-Vol.2-Editora tica. Conforme item 3.7 do programa de matrias (Calor) e pginas. 271, 330 e 332 da bibliografia Alberto Gaspar-Fsica-Vol.2, Editora tica, 2003.

75 O
a)

transformador um dispositivo constitudo de duas bobinas eletricamente isoladas, chamadas primrio e secundrio no qual, de acordo com a Lei de Faraday, a variao da corrente eltrica no primrio provoca, no secundrio, uma fora eletromotriz induzida. b) a corrente contnua no primrio transformada em corrente alternada no secundrio. c) a corrente alternada no primrio transformada em corrente contnua no secundrio. d) pode, de acordo com a relao de espiras, ocorrer elevao ou reduo de quaisquer valores de voltagens, seja em corrente contnua ou alternada. RESOLUO Resposta: A O transformador basicamente formado por duas bobinas eletricamente isoladas, e que funciona com base nas Leis de Faraday e Lenz, no qual a variao do fluxo magntico no primrio provoca uma fora eletromotriz no secundrio. = t O transformador no funciona em corrente contnua, pois nesse caso no h variao do fluxo magntico, portanto as demais alternativas esto incorretas. Conforme item 3.9 do programa de matrias (Eletromagnetismo) e pginas 280, 281, 296, 297 e 298 da bibliografia BONJORNO, Jos Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; Ramos, Clinton Mrcico. Fsica: Histria & Cotidiano. So Paulo: FTD, 2003. v. 3.

RESOLUO Resposta: A Calculando o coeficiente angular do grfico 5 T 10 5 = = Q 200 200 Da definio de calor sensvel podemos escrever 1 T , ou seja = Q mc 1 5 cal = c = 0,04 1000 c 200 gC Conforme item 3.6 do programa de matrias (Calor) e pginas de 273 a 279 da bibliografia Alberto Gaspar-Fsica-Vol.2, Editora tica, 2003.

73 Uma
a) b) c) d)

amostra de um gs ideal sofre uma compresso isotrmica. Essa amostra, portanto, ganha calor da vizinhana. perde calor para a vizinhana. est a mesma temperatura da vizinhana. est a uma temperatura menor que a vizinhana.

RESOLUO Resposta: B Devido a compresso, a energia interna do gs ideal tende a subir. Para manter a mesma energia interna necessrio, portanto, que o sistema perca calor para a vizinhana. Conforme item 3.6 do programa de matrias (Calor) e pgs. 309 e 301 da bibliografia Alberto Gaspar-Fsica-Vol.2, Editora tica, 2003.

76 Em um sistema eletricamente isolado, provocado o atrito entre dois corpos eletricamente neutros. Logo aps, percebe-se que ambos esto eletrizados. De acordo com o princpio da conservao das car gas eltricas, os corpos eletrizara m-se
a) b) c) d) positivamente. negativamente. com a mesma quantidade de carga e mesmo sinal. com a mesma quantidade de carga, mas com sinais contrrios.

Pgina 20

RESOLUO Resposta: D No processo de eletrizao por atrito, corpos inicialmente neutros eletrizam-se sempre com a mesma carga e sinais contrrios. Conforme item 3.8 do programa de matrias (Eletricidade) e pgina 15 da bibliografia BONJORNO, Jos Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; Ramos, Clinton Mrcico. Fsica: Histria & Cotidiano. So Paulo: FTD, 2003. v. 3.

77 Uma lente esfrica delgada conjuga uma imagem de um objeto real AB, conforme a figura. Assinale a alternativa que indica corretamente os valores, em centmetros, da distncia focal (f), da distncia do objeto a lente (p) e da distncia da imagem a lente (p). Considere o quadriculado formado por quadrados com 10cm de lado. 10cm Lente
10cm A Eixo principal B imagem

RESOLUO Resposta: B No circuito em paralelo, os ramos so independentes, se uma das lmpadas for retirada, diminui-se a corrente total, mas no interfere na diferena de potencial aplicada em cada uma das outras lmpadas, portanto, o brilho das outras lmpadas mantm-se inalterado. Conforme item 3.8 do programa de matrias (Eletricidade) e pginas de 154 da bibliografia BONJORNO, Jos Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; Ramos, Clinton Mrcico. Fsica: Histria & Cotidiano. So Paulo: FTD, 2003. v. 3.

79 Em um determinado resistor ao se aplicar a diferena de


potencial de 2,0 volts observa-se uma intensidade de corrente eltrica de 50,0 miliamperes. Sabendo-se que este resistor obedece as leis de Ohm, qual deve ser a intensidade de corrente eltrica medida, se no mesmo resistor for aplicada a diferena de potencial de 10,0 volts? Obs.: 1mA = 10-3 A a) b) c) d) 1,0 A. 0,25 A. 150 mA. 500 mA.

RESOLUO Resposta: B De acordo com a 2. Lei de Ohm: R = V , temos: i

a) b) c) d)

f = 20cm; p = 30; p ' = 60 f = 20cm; p = 30; p' = 60 f = 20cm; p = 30; p' = 60 f = 20cm; p = 30; p' = 60

RESOLUO Resposta: D De acordo com a figura, a imagem conjugada real, invertida e maior. Por ser invertida o valor de p deve ser positivo. O raio que incide paralelamente ao eixo principal, emerge passando pelo foco da lente, este caso podemos afirmar que f = 20cm e positivo por se tratar de uma lente convergente. E finalmente, por ser um objeto real, o valor de p deve ser positivo. Os valores de p e p devem ser retirados diretamente da figura, considerando os sinais corretos conforme j explicado. Conforme item 3.7 do programa de matrias (ptica) e pgs. 162 da bibliografia Alberto Gaspar-Fsica-Vol.2, Editora tica, 2003; e da pgina 2120 da bibliografia BONJORNO, Jos Roberto, BONJORNO, Regina Azenha, BONJORNO, Valter, RAMOS, Clinton Mrcico. Fsica: Histria e Cotidiano, So Paulo, FTD, 2003, v.2.

= 40 50 10 3 A Portanto para a ddp = 10 V, tem-se: 10,0V i= = 0,25A 40 Conforme item 3.8 do programa de matrias (Eletricidade) e pgina 128 da bibliografia BONJORNO, Jos Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; Ramos, Clinton Mrcico. Fsica: Histria & Cotidiano. So Paulo: FTD, 2003. v. 3.

R=

2,0V

80 Em

1820, o fsico dinamarqus Hans Christian Oersted verificou que um fio condutor, quando percorrido por uma corrente eltrica, apresenta um campo magntico em torno desse fio. Das alternativas abaixo, assinale qual indica o dispositivo eltrico cuja aplicao s foi possvel a partir da constatao dessa relao. Lmpada incandescente. Resistncia eltrica. Eletrom. Capacitor.

a) b) c) d)

78 Em

um circuito eltrico, 10 lmpadas incandescentes igua is esto ligada s em paralelo uma fonte de alimentao ideal. Inicialmente todas as lmpadas esto acesas e com o mesmo brilho. O que aconte cer com as demais lmpadas se uma delas for r etirada do circuito? a) b) c) d) Todas se apagaro. Continuaro acesas com o mesmo brilho. Continuaro acesas com um brilho maior. Continuaro acesas com um brilho menor.

RESOLUO Resposta: C Dos dispositivos listados, o nico que utiliza o campo magntico gerado em torno de um condutor percorrido por uma corrente eltrica, como aplicao, o eletrom. Lmpada incandescente luminosidade devido ao efeito joule, aquecimento do condutor pela passagem da corrente eltrica. Resistncia eltrica - efeito joule, aquecimento do condutor pela passagem da corrente eltrica.

Pgina 21

Capacitor armazenamento de cargas devido capacidade eltrica. Conforme item 3.9 do programa de matrias (Eletromagnetismo) e pgina 248 da bibliografia BONJORNO, Jos Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; Ramos, Clinton Mrcico. Fsica: Histria & Cotidiano. So Paulo: FTD, 2003. v. 3.

AS QUESTES DE 81 A 100 REFEREM-SE A CONHECIMENTOS DE INFORMTICA

81 Assinale F para falso e V para verdadeiro nas afirmativas


abaixo. Em seguida, marque a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) Informao e Comunicao formam o binmio do maior poder na sociedade moderna. ( ) No cabe informtica a tarefa precpua de coletar, tratar e disseminar dados. ( ) Dados so elementos desconhecidos de um problema. ( ) Informao um conjunto estruturado de dados, transmitindo conhecimento. a) b) c) d) FVVF VFFV VFFF VFVV

RESOLUO Resposta: B Segundo VELLOSO, Fernando de Castro em seu livro Informtica: Conceitos Bsicos. 7.ed., p. 2: A 1 afirmativa verdadeira - Informao e Comunicao formam o binmio do maior poder na sociedade moderna. A 2 afirmativa falsa - informtica cabe a tarefa precpua de coletar, tratar e disseminar dados. A 3 afirmativa falsa - Dados so elementos conhecidos de um problema. A 4 afirmativa verdadeira - Informao um conjunto estruturado de dados, transmitindo conhecimento.

82 Quanto
podem ser: a) b) c) d)

caracterstica de utilizao, os computadores

analgicos ou digitais. de 1, 2, 3 ou 4 gerao. cientficos ou comerciais. integrados ou processados.

RESOLUO Resposta: C Segundo VELLOSO, Fernando de Castro em seu livro Informtica: Conceitos Bsicos. 7.ed., p. 4: os computadores so classificados, quanto caracterstica de utilizao, em: Cientficos ou Comerciais.

83 Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna


da assertiva a seguir. ________________ o programa (ou software de modo geral) armazenado em chip. a) b) c) d) Transistor Firmware Circuito integrado Pastilha de cristal

RESOLUO Resposta: B Segundo VELLOSO, Fernando de Castro em seu livro Informtica: Conceitos Bsicos. 7.ed., p. 7: firmware o programa (ou software de modo geral) armazenado em chip.

Pgina 22

a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto a seguir. A _______________ designa uma cpia da filosofia da _____________ utilizada em territrio restrito, isto , voltada apenas para o interior de uma empresa. a) b) c) d) internet intranet rede de comunicao analgica comunitria internet internet downsizing intranet internet

84 Assinale

87 So

os programas essenciais ao funcionamento da mquina; comporta o software de apoio e o sistema operacional. A afirmativa acima refere-se ao software

RESOLUO Resposta: D Segundo VELLOSO, Fernando de Castro em seu livro Informtica: Conceitos Bsicos. 7.ed., p. 13: o vocbulo intranet, que tem frequentado assiduamente revistas e outras publicaes tcnicas de informtica, designa uma cpia da filosofia da internet utilizada em territrio restrito, isto , voltada apenas para o interior de uma empresa.

a) de base. b) principal. c) comercial. d) aritmtico. RESOLUO Resposta: A Segundo VELLOSO, Fernando de Castro em seu livro Informtica: Conceitos Bsicos. 7.ed., p. 34: uma parcela considervel do software fornecido pelo fabricante constitui o que se convencionou denominar de software bsico ou software de base. So os programas essenciais ao funcionamento da mquina; ele comporta o software de apoio e o sistema operacional.

88 Considerando as memrias internas do microcomputador,


relacione-as com as afirmativas abaixo, depois assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. (1) RAM (2) ROM (3) EAROM (4) EPROM ( ) Memria voltil de acesso aleatrio. ( ) Seu contedo removido pela aplicao de luz ultravioleta. ( ) Programvel durante a fabricao. ( ) Seu contedo removido por processos eltricos. a) 1 2 3 4 b) 1 4 2 3 c) 1 3 2 4 d) 2 4 1 3 RESOLUO Resposta: B Segundo VELLOSO, Fernando de Castro em seu livro Informtica: Conceitos Bsicos. 7.ed., p. 29 e 30: RAM a acrnimo de Random Access Memory, isto , memria de acesso aleatrio. voltil, isto , no retm a informao quando se desliga a mquina; ROM programvel durante a fabricao; EAROM similar EPROM, porm o contedo a ser alterado removido por processos eltricos, atravs da aplicao de uma tenso em um de seus pinos; EPROM- o contedo da EPROM removido pela aplicao de luz ultravioleta atravs de uma janela de vidro existente na sua parte superior, por um tempo da ordem de 10 minutos.

85 Relacione as unidades com as afirmativas abaixo, depois


assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. (1) (2) (3) (4) ( ( ( ( a) b) c) d) ) ) ) ) byte bit caractere palavra Algarismo, letra ou smbolo. Unidade bsica de tratamento de informao. Grupos de 2, 4, 6 ou 8 bytes. Menor unidade de informao. 3142 4231 3124 1342

RESOLUO Resposta: A Segundo VELLOSO, Fernando de Castro em seu livro Informtica: Conceitos Bsicos. 7.ed., p. 15 e 16: Byte a unidade bsica de tratamento de informao; Bit a menor unidade de informao; Caractere o algarismo, letra ou smbolo composto de 7 ou 8 bits; Palavra consiste de grupos de 2, 4, 6 ou 8 bytes.

86 Dispositivo

especial de memria, com a funo de abrigar o que mais solicitado, aumentando a taxa de transferncia e, portanto a velocidade do processador. A definio acima refere-se a memria ROM. cache de memria. ciclo de memria. memria principal.

89 Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna


do texto a seguir. O _________ um circuito oscilador que tem a funo de sincronizar e ditar a medida de velocidade de transferncia de dados entre duas partes essenciais de um processamento. a) Post b) Setup c) Clock d) Barramento RESOLUO Resposta: C Segundo VELLOSO, Fernando de Castro em seu livro Informtica: Conceitos Bsicos. 7.ed., p. 31: Clock um circuito oscilador que tem a funo de sincronizar e ditar a medida de velocidade de transferncia de dados entre duas partes essenciais de um processamento.

a) b) c) d)

RESOLUO Resposta: B Segundo VELLOSO, Fernando de Castro em seu livro Informtica: Conceitos Bsicos. 7.ed., p. 20: Cria-se, ento, um dispositivo especial de memria, com a funo de abrigar o que mais solicitado, aumentando a taxa de transferncia e, portanto a velocidade do processador. A esse dispositivo denomina-se cache de memria.

Pgina 23

90 Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna


do texto a seguir. De modo geral, os sistemas operacionais baseados em ___________________ tm todo o espao no atual panorama de informtica, onde pontifica a metodologia baseada em objetos, caracterizada pelas janelas, cones, botes e mouses. a) plataformas monousurias b) plataformas grficas c) modo texto d) monotarefas RESOLUO Resposta: B Segundo VELLOSO, Fernando de Castro em seu livro Informtica: Conceitos Bsicos. 7.ed., p. 37: De modo geral, os sistemas operacionais baseados em plataformas grficas tm todo o espao no atual panorama de informtica, onde pontifica a metodologia baseada em objetos, caracterizada pelas janelas, cones, botes e mouses.

93 Consistem

basicamente em um fotodetector e em um decodificador, acondicionados em um dispositivo conhecido como caneta tica, atravs da qual so fornecidas ao computador as informaes contidas na etiqueta. O texto acima refere-se s impressoras leitoras de discos flexveis unidades de fitas magnticas leitoras de cdigos de barras

a) b) c) d)

RESOLUO Resposta: D Segundo VELLOSO, Fernando de Castro em seu livro Informtica: Conceitos Bsicos. 7.ed., p. 52: As leitoras de cdigos de barras consistem basicamente em um fotodetector e em um decodificador, acondicionados em um dispositivo conhecido como caneta tica, atravs da qual so fornecidas ao computador as informaes contidas na etiqueta.

91 Assinale F para falso e V para verdadeiro nas afirmativas


abaixo. Em seguida, marque a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) A tecla CAPS LOCK avana ou retrocede uma tela. ( ) A tecla PRINT SCREEN imprime as informaes que esto, naquele momento, na tela do computador. ( ) A tecla SHIFT aciona os caracteres superiores de uma tecla. ( ) A tecla BACKSPACE apaga caracteres direita do cursor. a) F V V V b) V F F V c) F V V F d) V V F F RESOLUO Resposta: C Segundo VELLOSO, Fernando de Castro em seu livro Informtica: Conceitos Bsicos. 7.ed., p. 42 e 43: A 1 afirmativa falsa - A tecla CAPS LOCK ativa/desativa letras maisculas. A 2 afirmativa verdadeira - A tecla PRINT SCREEN imprime as informaes que esto, naquele momento, na tela do computador. A 3 afirmativa verdadeira - A tecla SHIFT aciona os caracteres supeiores de uma tecla. A 4 afirmativa falsa - A tecla BACKSPACE volta uma posio esquerda do cursor.

94 Relacione as unidades de entrada/sada com as afirmativas abaixo, depois assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta.
(1) (2) (3) (4) Scanner Vdeo Touch Screen Plotter USB

( ) Permite conexo de muitos dispositivos perifricos dotados desse recurso por meio de uma nica porta de um PC. ( ) Permite ao usurio selecionar opes atravs de indicaes sobre o vdeo, que se constitui em um painel sensvel a presses. ( ) Digitaliza objetos escritos, desenhos (figuras) e fotografias sobre papel ou qualquer outro meio e armazena essas informaes sob a forma de sinais digitais, em arquivos. ( ) Produz desenhos, grficos e diagramas baseados em linhas contnuas atravs de movimentos de elementos traadores sobre a superfcie de papel ou outro meio. a) b) c) d) 4213 4231 2413 2431

92 Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna


do texto a seguir. O ________ um modelo de monitor que equipa principalmente, os computadores portteis. formado por dois eletrodos transparentes separados por um lquido. a) Led b) LCD c) TRC d) Dot Pitch RESOLUO Resposta: B Segundo VELLOSO, Fernando de Castro em seu livro Informtica: Conceitos Bsicos. 7.ed., p. 45: LCD: Monitor de display de cristal lquido que equipa principalmente, os computadores portteis. formado por dois eletrodos transparentes separados por um lquido.

RESOLUO Resposta: A Segundo VELLOSO, Fernando de Castro em seu livro Informtica: Conceitos Bsicos. 7.ed., p. 52 a 56: Scanner: Dispositivo de entrada, tambm conhecido como digitalizador, que digitaliza objetos escritos, desenhos (figuras) e fotografias sobre papel ou qualquer outro meio e armazena essas informaes sob a forma de sinais digitais, em arquivos; Vdeo Touch Screen: dispositiva de entrada que permite ao usurio selecionar opes atravs de indicaes sobre o vdeo, que se constitui em um painel sensvel a presses; Plotter: Tambm conhecidos como plotadora, um dispositivo de sada constitudo por um mecanismo que produz desenhos, grficos e diagramas baseados em linhas contnuas atravs de movimentos de elementos traadores sobre a superfcie de papel ou outro meio; USB: barramento externo (porta), que permite conexo de muitos dispositivos perifricos dotados desse recurso por meio de uma nica porta de um PC.

Pgina 24

95 Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto a seguir. Define-se ___________ como um conjunto de informaes referentes aos elementos de um conjunto, podendo essas informaes dizerem respeito a programas ou simplesmente dados.
a) b) c) d) campo arquivo registro relatrio

99 O
a) b) c) d)

hardware constitudo por elementos bsicos, ditos unidades funcionais bsicas. Assinale a alternativa que no apresenta um destes elementos. Memria Principal Unidade Multimdia Unidade Central de Processamento Unidades de Entrada e Sada (E/S)

RESOLUO Resposta: B Segundo VELLOSO, Fernando de Castro em seu livro Informtica: Conceitos Bsicos. 7.ed., p. 79: Define-se arquivo como um conjunto de informaes referentes aos elementos de um conjunto, podendo essas informaes dizerem respeito a programas ou simplesmente dados. As demais alternativas (campo, registro e relatrio) no se enquadram na definio.

RESOLUO: Resposta: B Segundo VELLOSO, Fernando de Castro em seu livro Informtica: Conceitos Bsicos. 7.ed., p. 8: O hardware constitudo por elementos bsicos, ditos unidades funcionais bsicas: unidade central de processamento, memria principal e unidades de entrada e sada (E/S).

96 So componentes essenciais do banco de dados:


a) b) c) d) arquivo aleatrio e relatrio. dados e arquivo aleatrio. software e relatrio. software e dados.

100 Winchesters,

tambm conhecidos como HD, so dispositivos de armazenamento externo em sistemas de microinformtica. Assinale a alternativa que no apresenta um componente do Winchester. cabeas de leitura e gravao conjunto acionador discos de alumnio fotodetector

RESOLUO Resposta: D Segundo VELLOSO, Fernando de Castro em seu livro Informtica: Conceitos Bsicos. 7.ed., p. 89: Alm dos elementos citados, como componentes essenciais do BD, isto , software (SGBD, linguagens e programas) e dados (database), h a considerar um hardware capaz de abriga-lo, isto , dotado de recursos compatveis, e o pessoal envolvido com ele, isto , seus usurios. 97 O que significa a expresso dar o boot na mquina? a) b) c) d) inicializar, dar a partida desligar, finalizar reinicializar hibernar

a) b) c) d)

RESOLUO Resposta: D Segundo VELLOSO, Fernando de Castro em seu livro Informtica: Conceitos Bsicos. 7.ed., p. 49: Um Winchester formado pelo conjunto acionador e vrios discos de alumnio revestidos com materiais magnticos, acessados por um brao com cabeas de leitura e gravao, sendo o conjunto lacrado.

RESOLUO Resposta: A Segundo VELLOSO, Fernando de Castro em seu livro Informtica: Conceitos Bsicos. 7.ed., p. 97: Consiste, fundamentalmente, em carreg-lo com rotinas essenciais ao atendimento dos diversos programas de aplica que lhe sero posteriormente submetidos. comum denominar essa operao de bootstrap e usa-se abreviadamente a expresso dar o boot na mquina (inicializar, dar a partida).

98
a) b) c) d)

um conjunto de instrues necessrias execuo do problema pelo computador. A definio acima refere-se ao programa. processamento. armazenamento. carregamento inicial.

RESOLUO Resposta: A Segundo VELLOSO, Fernando de Castro em seu livro Informtica: Conceitos Bsicos. 7.ed., p. 97: J est bem claro que programa um conjunto de instrues necessrias execuo do problema pelo computador.

Pgina 25

You might also like