You are on page 1of 4

Funes Sintticas

FUNES SINTTICAS AO NVEL DA FRASE SUJEITO


Sujeito Simples Sujeito Composto a) Subentendido Ex. A Joana trabalhadora. Ex. A Ctia e o Rui so primos. No est expresso o sujeito, mas, pelo contexto, sabe-se quem pratica a ao. Ex. Fui ao cinema. (eu) Comemos gelado. (ns) No se sabe quem pratica a ao. Ex. Dizem que o pas est cada vez pior. Trabalha-se muito na minha empresa. O sujeito no est expresso. Refere-se a frases que no tm sujeito, porque dizem respeito a fenmenos meteorolgicos, da natureza ou quando utilizam o verbo a haver com sentido existencial. Ex. Choveu muito H bolachas na lata.

b) Indeterminado Sujeito Nulo

c) Expletivo

PREDICADO
Funo sinttica desempenhada pelo grupo verbal. O predicado pode assumir a forma de um: Verbo Ex. Ele (adoeceu) Verbo + Complemento (s) Ex. Ele (concluiu os estudos) Verbo + Predicativo do Sujeito Ex. Ele continua em casa. Verbo + Modificadores (do GV) (Ontem), O Rui [deu uns brincos Ctia]

VOCATIVO
a funo sinttica que identifica o interlocutor e que ocorre frequentemente em frases imperativas, interrogativas e exclamativas. Ex. Maria, faz-me um favor! J te disse, filho, para estudares. Vais amanh ao cinema, Jlio? NOTA: O vocativo tem uma posio varivel na frase, mas aparece sempre isolado pela pontuao, sobretudo pela vrgula. constitudo por um grupo nominal e serve para invocar, designar ou chamar a ateno do interlocutor.

Funes Sintticas

MODIFICADOR DE FRASE
Caractersticas: Modifica toda a frase e no apenas o verbo. Pode apresentar a forma de grupo adverbial, de grupo preposicional e de uma orao (Orao subordinada adverbial condicional e orao subordinada adverbial concessiva) Ex. Infelizmente, o Z reprovou. NOTA: O modificador de frase no faz parte do predicado e exprime uma atitude, uma apreciao em relao ao que se diz, aparece sempre isolado por pontuao.

FUNES SINTTICAS INTERNAS AO GRUPO VERBAL COMPLEMENTO DIRETO


exigido pelo verbo; responde s questes quem? ou O qu?. Pode ser substitudo pelo pronome pessoal o, a, os, as (no, na, nos, nas, lo, la, los, las). Ex. O Pedro ofereceu um CD Joana. A Ana encontrou a amiga na rua.

COMPLEMENTO INDIRETO
Funo sinttica desempenhada por um grupo preposicional, selecionado por um verbo. Responde questo a quem? e pode ser substitudo pelo pronome pessoal lhe, lhes. Ex. O Pedro ofereceu um CD Joana. A Joana telefonou-lhe.

COMPLEMENTO OBLQUO
Caractersticas: selecionado (exigido) pelo verbo. (, pois, um elemento obrigatrio) Ex. A Ana pensa (nas frias) * A Ana pensa. A Rita vai (ao teatro) * A Rita vai.

Relembra-te que o smbolo * indica a agramaticalidade da frase.

No pode ser substitudo pelo pronome pessoal lhe / lhes(ao contrrio do complemento indireto) Ex. * A Ana pensa-lhe. * A Rita vai-lhe.

Funes Sintticas

COMPLEMENTO AGENTE DA PASSIVA


a funo sinttica de um grupo preposicional numa frase passiva, introduzido pela preposio por. constitudo pela expresso que tem a funo de sujeito na frase ativa. Ex. Esse livro foi escrito por Sophia de Mello Breyner. (frase ativa correspondente: Sophia de Mello Breyner escreveu esse livro)

PREDICATIVO DO SUJEITO
Funo sinttica desempenhada pelo constituinte que ocorre em frases com verbos copulativos, que predica algo acerca do sujeito. Ex. O Joo [professor de Matemtica] Os alunos esto [muito interessados] A Joana ficou [na escola] NOTA: Os verbos copulativos mais frequentes so: ser, estar, permanecer, ficar, continuar, tornar-se, revelar-se.

PREDICATIVO DO COMPLEMENTO DIRETO


o elemento que atribui qualidades ou propriedades ao complemento direto. obrigatoriamente selecionado por um verbo transitivo predicativo. (achar, chamar, supor, declarar, considerar, eleger). Ex. O pblico considerou a banda excelente. Nesta frase: considerou Verbo transitivo predicativo a banda Complemento Direto excelente - Predicativo do Complemento direto. Elegeram a Ana delegada de turma. Nesta frase: Elegeram Verto transitivo predicativo a Ana Complemento Direto delegada de turma - Predicativo do Complemento direto.

MODIFICADOR DO GRUPO VERBAL


Caractersticas: No selecionado (exigido) pelo verbo. Pode, pois, ser eliminado da frase sem que isso afete a gramaticalidade da frase. Ex. A Ana telefonou professora (ontem) Faz parte do predicado. Pode apresentar a forma de um grupo preposicional, grupo adverbial e de uma orao subordinada adverbial temporal, final ou causal.

Funes Sintticas
NOTA: O Modificador do Grupo Verbal pode ter o valor de tempo, modo, lugar, causa ou fim relativamente ao expressa no grupo verbal.

FUNES SINTTICAS INTERNAS AO GRUPO NOMINAL MODIFICADOR DO NOME


Modificador restritivo do nome Restringe a realidade referida pelo nome que modifica. No pode ser separado por vrgulas do nome a que se refere. Ex. Ele comeu ma assada. Ele comprou uma faca de cozinha. O meu primo que vive nos aores (orao subordinada adjetiva relativa restritiva) casou. Aquela casa nova foi assaltada. Modificador apositivo do nome No restringe a realidade referida pelo nome que modifica. separado obrigatoriamente por vrgulas. Ex. Jos Silva, presidente do clube, apresentou a sua demisso. Jos Saramago, um autor consagrado, lido nas escolas. A neve, que anormal nesta poca, provocou acidentes.

You might also like