You are on page 1of 48

Equipamentos de Proteo Individual (EPI)

SEGURANA NA SOLDAGEM

Soldagem & Brasagem

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Segurana na Soldagem 1.1 - Principais riscos para um soldador 1.1.1 - Poluio por fumos de soldagem 1.1.2 - Radiaes visveis e invisveis 1.1.3 - Rudos excessivos 1.1.4 - Choques eltricos 1.1.5 - Incndios e exploses

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
1 - SEGURANA NA SOLDAGEM Todo profissional envolvido nos trabalhos de soldagem deve estar consciente das atividades que precisa desempenhar como um todo e, tambm, conhecer os riscos decorrentes da utilizao dos equipamentos manuseados para a execuo dessas atividades. indispensvel, ainda, que esse profissional se preocupe em adotar medidas de sade e segurana capazes de minimizar acidentes, e que vo permitir o desempenho de seu trabalho de forma segura e eficaz. Por isso, vamos apresentar, nesta seo, uma srie de contedos relacionados aos perigos que a soldagem oferece, descrevendo as principais medidas de sade e segurana a serem adotadas para prevenir acidentes e, ainda, o que deve ser feito caso esses acidentes ocorram.

Fig. 1 Proteo durante a soldagem

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
1.1 Principais riscos para um soldador Em todos os processos de soldagem por fuso, os riscos que o soldador se expe so imensos. Entre estes riscos podemos citar os seguintes: Poluio por fumos de soldagem; Radiao visvel e invisvel; Rudos excessivos; Choques eltricos; Incndios e exploses.

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
1.1.1 - Poluio por fumos de soldagem
A liberao de fumos metlicos nos processos de soldagem um fato real e inevitvel (fig. 3), estes fumos so oriundos de partculas metlicas liberadas na fuso dos metais, esta poluio provocada principalmente por resduos contidos no metal base a exemplo de leos, impurezas, tintas entre outros. No processo de eletrodo revestido (em alguns casos) so liberados fumos prejudiciais sade do homem, que podem provocar desde irritaes nos olhos e vias areas como problemas futuros em caso de grandes exposies aos mesmos, a exemplo de cncer nos ossos e nos pulmes em virtude de substncias como o fluoreto de clcio e xido de zircnio existentes no revestimento de alguns deles.

Fig.3 Poluio por fumos na soldagem

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Os perigos respiratrios As reas prximas do soldador esto sujeitas luz do arco eltrico, ao calor, aos fumos metlicos, respingos, fumaa e vapores. O calor e os respingos, emanados na deposio da solda, so capazes de causar a exploso de substncias inflamveis. Se possvel, nunca efetuar nenhum trabalho de soldagem em reas que envolvam gases, vapores, lquidos inflamveis ou ambientes que contenham ps ou fibras que possam gerar exploso. Convm que se conheam as caractersticas dessas substncias relacionadas com o seu ponto de fulgor, combusto, o limite inferior de explosividade etc., por meio de instrumentos de medio apropriados e devidamente calibrados, no caso de soldagem nessas reas. Peas cromadas, niqueladas, pintadas, galvanizadas, ou impregnadas de leo tambm levam riscos representados pela emanao de fumos, gases e apores, sade do soldador e das pessoas que trabalham nas proximidades. Faz-se necessria a instalao de exaustores com a finalidade de reduzir ou mesmo eliminar a presena desses agentes.

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Precaues: Trabalhar em locais com boa ventilao sem prejudicar a soldagem; (fig. 4) Ventilar foradamente ambientes confinados; (fig. 5) Usar mscaras de proteo para fumos; (fig. 6 e 7) Posicionar-se de maneira a no inalar os fumos; (fig. 8) Utilizar exaustores para soldagem (portteis ou fixos). (fig. 9 e 10)

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
1.1.2 Radiaes visveis e invisveis As radiaes emitidas pelos processos de soldagem so apresentadas de forma invisvel e visvel. As radiaes invisveis so em forma de raios Infravermelhos e ultravioletas emitidas nas mesmas propores que as dos raios solares, entretanto ocorre um grande diferencial, os raios solares so filtrados pelas nuvens e pela a camada de oznio fato que nos processos de soldagem agravado pela ausncia destas protees. A emisso de radiao visvel decorrente da luminosidade existente no arco eltrico que em conjunto com os raios invisveis podem causar problemas de viso e queimaduras, podendo ocorrer leses irreversveis nos olhos e at cncer de pele se a exposio do soldador for de forma constante e prolongada. Em virtude desta ausncia fundamental que o soldador utilize todos os equipamentos de proteo individual para que possa preservar a sua prpria sade.
Fig. 11- Radiaes luminosas

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem

Fig. 11- Radiaes luminosas

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
1.1.2.1 Equipamentos de proteo para soldador: Avental; Casaca; Mangas; Polainas (perneiras); Luvas de cano longo; Toca em algodo ou raspa de couro; culos de proteo; Botas de segurana (bico de ao) Mscara para soldador; Protetor auricular.

A vestimenta do soldador fabricada em raspa de couro ou vaqueta para uma melhor proteo do mesmo. Este por sua vez s poder usar roupas em algodo ou tecidos grossos e exemplo do jeans para evitar queimaduras.

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Aventais Os aventais de modelo simples (fig.12) so os mais utilizados, estes tem como objetivo principal a proteo do trax e a parte superior das pernas, indicado na execuo de pequenos trabalhos de bancadas. Outro modelo de avental apresenta-se com mangas agregadas (fig. 13), estes pelo seu formato possuem uma maior proteo em relao ao modelo simples, alm de proteger as partes citadas anteriormente protegem tambm os braos, ombros e parte das costas. Sua aplicao indicada para quaisquer tipos de trabalhos a serem realizados pelo soldador.

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Casacas A casaca (fig. 14) indicada para a realizao de todos os tipos de trabalhos a serem realizados pelo soldador, principalmente trabalhos estruturais que envolvam soldagem na posio sobre cabea. Utiliza-se para proteger especialmente os braos, o peito e as costas.

Fig.14 Casaca de Couro

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Observaes: O avental deve ser desprovido de bolsos para evitar que respingos possam neles penetrar. O soldador nunca deve guardar fsforos ou isqueiros nos bolsos de suas prprias roupas. As botinas de segurana, preferencialmente, devem ter uma cobertura, geralmente feita do mesmo material das perneiras, para proteo contra respingos da solda.

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Mangas

Utilizadas em conjunto com aventais de modelo simples, estas vestimentas (fig. 15) tem a finalidade de proteger somente os braos do soldador.

Fig. 15 - Mangas em Raspa de couro

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Polainas (perneiras) As Polainas, tambm conhecidas como Perneiras para soldador, podem apresentar-se de diversas formas ou modelos (fig. 16). Este elemento utiliza-se para proteger parte das pernas e os ps do usurio.
Fig. 16 Polainas (Perneiras)

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Luvas de cano longo As luvas podem ser consideradas uma das partes mais importantes da vestimenta do soldador, todo o manuseio das peas e acessrios devem ser realizados com as mesmas. Este EPI tem finalidade de proteger as mos de possveis queimaduras, cortes ao manusear peas bem como isolante contra descargas eltricas. Seus modelos podem variar quanto s necessidades dos servios. Luvas de vaquetas (fig. 17) so mais flexveis, porm menos resistentes luvas de raspas de couro com reforos na palma da mo (fig. 18) so usadas para trabalhos maiores.
Deve-se evitar segurar peas muito quentes com as luvas porque elas se deformam e perdem sua flexibilidade.

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Tocas em algodo A Toca utilizada pelo soldador (fig. 19) fabricada em algodo e tem por finalidade proteger a cabea, orelhas e pescoo dos respingos projetados durante a execuo da soldagem.
Fig. 19 Touca em Algodo

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
culos de proteo Sabemos que os olhos so uma das partes mais sensveis do nosso corpo. O uso de culos de proteo incolor (fig. 20), para os trabalhos do soldador devem ser constantes, mesmo quando utilizando mscaras de proteo, afinal mscaras protegem o rosto do usurio. Outro ponto importante na obrigatoriedade da utilizao deste EPI se deve tambm aos respingos e projees que passam por cima da mscara podendo atingir os olhos. Existem no comrcio culos de proteo com vrias tonalidades de cores: amarelos, pretos, entre outros. Estes, caso usados durante a soldagem podem aumentar a luminosidade do Arco eltrico ou no proteger adequadamente, provocando leses graves aos olhos do soldador.

Fig. 20 culos de Proteo com culos transparente.

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Botas de segurana (bico de ao) Em determinados servios realizados por soldadores o manuseio de grandes peas, chapas pesadas bem como o risco de incidentes com peas no piso so eminentes. A utilizao de botas de segurana com biqueira de ao (fig. 21) se torna indispensvel. Botas de Segurana (bico de ao). Em determinados servios realizados por soldadores o manuseio de grandes peas, chapas pesadas bem como o risco de incidentes com peas no piso so eminentes. A utilizao de botas de segurana com biqueira de ao (fig. 21) se torna indispensvel.

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Tipos de mscaras para soldador As mscaras de proteo so feitas de fibra de vidro, fibra prensada ou de plstico e tm um visor no qual se coloca um vidro neutralizador e os vidros protetores deste. Usa se para proteger o rosto e evitar queimaduras. Existem mscaras de diversos tipos e aplicaes como se segue: Com suporte para cabea; (fig.25) Com lente de auto-escurecimento (cristal lquido). (fig. 26 e 27).

Sustentao manual; (fig.22)

Visor articulado; (fig.23)

Tipo capacete; (fig.24)

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Tipos de mscaras para soldador

Com lente de auto-escurecimento sem e com exaustor (cristal lquido). (fig. 26 e 27).

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Lentes para soldagem: A escolha da lente adequada para o processo de soldagem, a qual o soldador ir executar o trabalho possui importncia extrema para que o mesmo no sofra leses na viso. As lentes podem apresentar tonalidades nas cores verdes ou cinzas com numeraes variadas em funo do processo de soldagem, relacionado com a amperagem a ser utilizada (tabela 1). As lentes escuras (fig. 29 e 30) devem ser protegidas com lentes incolores (fig. 31 e 32), para que os respingos projetados durante a soldagem no fixem diretamente na mesma, este fato trar economia tendo em vista que as lentes incolores possuem um custo bem menor que s escuras.

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Lentes para soldagem:

Lente em cristal lquido para mscaras do tipo auto escurecimento.

Lente escura e lente transparente para mscaras convencionais.

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Riscos ambientais: Agentes fsicos e qumicos associados ao ambiente de trabalho em soldagem
Adaptada de: NR 9 - Programa de Preveno de Riscos Ambientais Imagem: Extruflex Postada em: 02/06/12

Agentes fsicos diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: rudo, vibraes, presses anormais, temperaturas extremas, radiaes ionizantes, radiaes no ionizantes, bem como o infrassom e o ultrassom. Exemplos associados soldagem: Radiao ultravioleta (UVA, UVB e UVC), radiao infravermelha (IVA), superfcies aquecidas, outras.

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Agentes qumicos substncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratria, nas formas de poeiras, fumos, nvoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposio, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo atravs da pele ou por ingesto. Exemplos associados soldagem: Partculas slidas e gases gerados a partir do metal de base, eletrodo, diferentes fluxos e gases de proteo.

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
EPCs - Equipamento de Proteo Coletiva Para proteger as pessoas ao redor e o ambiente de radiaes e respingos, utilizado biombos de material no inflamvel, ou cortinas prprias para essa utilizao. As cortinas (fig. 33) vem ganhando espao na indstria pelo fato delas favorecerem a visibilidade do trabalho realizado pelo soldador sem afetar a sade visual das pessoas prximas. Suas cores podem variar conforme a aplicao do servio.
Fig. 33 Cortina com filtro de proteo

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
1.1.3 Rudos Excessivos Os altos ndices de rudo so comuns no ambiente de trabalho dos soldadores. A utilizao de esmeris, lixadeiras, martelos e as prprias fontes de soldagem, so vils da audio dos mesmos. O uso de protetores auriculares tipo plug (fig. 34), concha (fig. 35), capacetes (fig. 36), para soldador (fig. 37) entre outros, obrigatrio em ambientes com rudos acima de 80 decibis.
Fig. 34 Protetores Auricular tipo plug

Protetores Auricular tipo concha

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Os protetores auriculares no eliminam completamente os rudos dependendo do modelo e das informaes tcnicas do EPI, os ndices de reduo podem variar. A poluio sonora em muitas indstrias ou em linhas de produo obriga em alguns casos a utilizao de at dois pares de protetor auricular simultaneamente, sendo um tipo Plug e o outro do tipo Concha.

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
1.1.4 - Choques eltricos
Os riscos que o soldador passa por usar as fontes de correntes para soldagem so inevitveis, a utilizao da energia eltrica indispensvel. Todos ns temos a conscincia do que pode ocorrer com o ser humano mediante uma descarga eltrica: Formigamento pelo corpo; Espasmo muscular; Taquicardia; Parada cardaca podendo levar o indivduo a bito.

As fontes de energia para soldagem trabalham com baixas tenses e altas intensidades, este fato traz um risco enorme para o soldador

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Sabemos que Prevenir melhor do que remediar, e os cuidados necessrios a serem tomados para diminuir os riscos ou at mesmo elimin-los completamente esto listados a seguir. Precaues: Verificar as condies dos cabos e conectores das mquinas; No fechar o circuito com corpo; Utilizar as vestimentas em raspa de couro para um bom isolamento; Usar botas de segurana adequadas; No executar trabalhos se estiver molhado ou em ambientes da mesma forma; Realizar a limpeza interna dos equipamentos com os mesmos desconectados da rede de alimentao. Verificar as condies dos cabos e conectores das mquinas;

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Os cabos e conectores danificados alm de trazer riscos de acidentes para o soldador, tambm afetam diretamente no resultado final dos cordes de solda em virtude das oscilaes na corrente.

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
No fechar o circuito com corpo! O fechamento do circuito ocorre quando o soldador toca na bancada ou na pea onde est conectado o grampo terra ao mesmo tempo em que toca no eletrodo com o equipamento energizado e sem isolante, fazendo com que a corrente passe pelo seu corpo (fig. 41).

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Utilizar as vestimentas em raspa de couro para um bom isolamento;
A utilizao completa das vestimentas de couro e em excelentes condies de uso (fig. 42), possui funo isolante no corpo do soldador. Usar botas de segurana adequadas; As botas mais indicadas para uso dos soldadores so as que no possuem partes metlicas e com biqueiras de ao, de preferncia utilizar as de modelo com elsticos como j visto anteriormente na (fig. 21).

Os bicos de ao das botas de segurana so completamente isolados no acarretando riscos de choques eltricos para o soldador.

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
No executar trabalhos se estiver molhado ou em ambientes da mesma forma; A gua um excelente condutor de eletricidade, portanto mesmo que o soldador esteja totalmente protegido com todos os EPIs possveis, caso tenha contato com gua a eliminao da funo isolante destes ser imediata. Realizar a limpeza interna dos equipamentos com os mesmos desconectados da rede de alimentao.

Durante a limpeza de equipamentos para soldagem, se faz necessrio a utilizao de Ar comprido seco (fig. 43) para evitar umidade dentro da mquina alm da exigncia de desconectar o mesmo da rede (fig. 44) para evitar acidentes.

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
1.1.5 Incndios e exploses Toda operao que gera calor e fagulhas apresentam riscos eminentes de incndios e exploses. Para se evitar problemas, muitas empresas adotam programas de segurana visando uma realizao do servio de forma segura e eficiente. Estes programas so baseados em cinco pontos (fig. 45):

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Remover: Todos os combustveis existentes prximos e no local a ser realizado o trabalho, (Lquidos inflamveis, papis, tecidos entre outros). Fig. 46 - Lquidos Inflamveis Fig. 47 - Fardos de Algodo Fig. 48 - Fardos de Papeis

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Vedar: Todas as aberturas nos pisos, paredes, frestas e espaos existentes nas mquinas e equipamentos, para evitar o acumulo de fagulhas ou o deslocamentos delas para outros ambientes com riscos de incndio. Cobrir: Todas as mquinas e equipamentos que no possam ser removidos. (fig. 49) Para evitar incndios

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Extintores: Manter extintores de incndios (fig. 50), no local de trabalho. Estes extintores de preferncia, devero ser trazidos da prpria oficina do soldador a qual dever ter em estoques para usar nos trabalhos de campo.

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Classes de Fogo Classe de Fogo uma classificao do tipo de fogo, de acordo com o tipo de material combustvel onde ocorre. As classes de fogo so as seguintes: Classe A denomina-se Fogo Classe A quando ele ocorre em materiais de fcil combusto com a propriedade de queimarem em sua superfcie e profundidade, e que deixam resduos, como: tecidos, madeira, papel, fibras, etc.

Classe B denomina-se Fogo Classe B quando o fogo ocorre em produtos inflamveis que queimem somente em sua superfcie, no deixando resduos, como leo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Classes de Fogo Fogo Classe C denomina-se Fogo Classe C quando o fogo ocorre em equipamentos eltricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuio, fios, etc.

Classe D denomina-se Fogo Classe D quando o fogo ocorre em elementos pirofricos como magnsio, zircnio, titnio, entre outros.

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Soldagem em Recipientes Fechados A soldagem em recipientes fechados, a exemplos de vasos de presso, caldeiras e at mesmo tanques para combustveis, tanto podem causar danos sade do soldador por meios de fumos metlicos como tambm por riscos de exploses, portanto devemos tomar alguns cuidados: Abrir todas as entradas de ar;

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Soldagem em Recipientes Confinados

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Referncias Bibliogrficas
http://www.areaseg.com/fogo/ http://sitedasoldagem.com.br/sms/ http://www.racconet.com.br/revistas/Infoseg_Edicao21_Precaucoes_nos_trabalhos_de_soldagem.pdf www.fbts.org.br www.sumig.com

Imagem By: SUMIG

Imagem By: FBTS

SEGURANA NA SOLDAGEM
Soldagem & Brasagem
Fabiano Costa Cardoso
Especialista em Solda Brasagem Tcnico em Eletromecnica CREA RS 179226 Instrutor Soldagem MIG MAG, LID, Metrologia SENAI RS CONTATOS:
Soldagem & Brasagem

Soldagem & Brasagem

You might also like