You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA : ESTRADAS II PROF ENG AREOBALDO OLIVEIRA

AFLITOS ENGENHEIRANDO: BRUNO ARLLES DE SOUZA E GEOVANE OLIVEIRA EXERCICIOS PARA AVALIAO DE APRENDIZAGEM 1- QUAIS SO OS FATORES QUE MAIS DIRETAMENTE INTERVM NO ESCOAMENTO SUPERFICIAL DE BACIAS SOB A INFLUNCIA DE PRECIPITAES PLUVIOMETRICAS?

Resp.: Os fatores podem ser de natureza climtica, relacionados precipitao ou de natureza fisiogrfica ligados s caractersticas fsicas da bacia. Dentre os fatores climticos destacam-se a intensidade e a durao da precipitao, pois uanto maior a intensidade, mais rpido o solo atinge a sua capacidade de infiltrao pro!ocando um e"cesso de precipitao ue escoar superficialmente. # durao tamb$m $ diretamente proporcional ao escoamento, pois para c%u!as de intensidade constante, %a!er maior oportunidade de escoamento uanto maior for a durao. Outro fator climtico importante $ o da precipitao antecedente, pois uma precipitao ue ocorre uando o solo est &mido de!ido a uma c%u!a anterior, ter maior facilidade de escoamento. Dentre os fatores fisiogrficos os mais importantes so a rea, a forma, a permeabilidade e a capacidade de infiltrao, e a topografia da bacia. # influ'ncia da rea $ clara, pois sua e"tenso est relacionada maior ou menor uantidade de gua ue ela pode captar. (o captulo ) foi !isto ue a rea $ o elemento bsico para o estudo das demais caractersticas fsicas, ue tamb$m foram descritas neste captulo. # permeabilidade do solo influi diretamente na capacidade de infiltrao, ou se*a, uanto mais perme!el for o solo, maior ser a uantidade de gua ue ele pode absor!er, diminuindo assim a ocorr'ncia de e"cesso de precipitao. Outros fatores importantes so as obras %idrulicas construdas nas bacias, tal como uma barragem ue, acumulando a gua em um reser!at+rio, reduz as !az,es m"imas do escoamento superficial e retarda a sua propagao. -m sentido contrrio, pode-se retificar um rio aumentando a !elocidade do escoamento superficial.

- QUAIS AS PRINCIPAIS GRANDEZAS QUE ESTO ASSOCIADAS AO ESCOAMENTO SUPERFICIAL?

Resp.: .azo / 0 1empo de concentrao / 1c 1empo de recorr'ncia - 1r

2oeficiente de escoamento superficial 3Runoff4 / 2 (!el de gua - %

!- QUAIS AS METODOLOGIAS QUE SO MAIS UTILIZADAS PARA QUANTIFICAR O ESCOAMENTO SUPERFICIAL" EM BACIAS DELIMITADAS POR OBRAS CIVIS DE PEQUENOS E MEDIOS PORTES? E#$%&'&() *+ ,*-(*.)-+ ) /)+,*-(*.)-+ /)+()+ 01(2/2+3 Resp.: Os m$todos de estimati!a do escoamento superficial podem ser di!ididos em uatro grupos conforme a seguir:

a4 5edio do (!el de 6gua - 7 o mais preciso8 - Re uer !rios postos flu!iom$tricos

b4 5odelo 2%u!a-.azo 2alibrados - 9oa preciso - 5$todos baseados na %idr+grafa 3 :idrograma ;nitrio4

c4 5odelo 2%u!a-.azo (o 2alibrado - 5$dia preciso - 5$todos baseados no m$todo racional

d4 <+rmulas -mpricas - 9ai"a preciso - 5e=er, >regor=, etc.

4- COMO SE QUANTIFICA CADA UM DESTES PAR5METROS CONSIDERADOS NO M6TODO RACIONAL?

431 - I-()-+&/*/) 07#&0* 01/&* /) $8)'&$&(*9:23

# precipitao m"ima consiste na ocorr'ncia e"trema de uma c%u!a, geralmente de curta durao, em uma dada regio ou bacia %idrogrfica.

? @ 30.)AB4C32.#4 em ue: 0 @ !azo m"ima de escoamento, em mD.s-E8 2 @ coeficiente de runoff8 ? @ intensidade m$dia m"ima de precipitao, em mm.%-E # @ rea de contribuio da bacia, em %a.

F.G Heriodo de Retorno . F.) 1empo de durao da Hrecipitao.

;- -DIMENSIONAR UM BUEIRO PARA EFETUAR A DRENAGEM DE UMA SUB-BACIA DE UMA ESTRADA PROXIMA A SUA MORADA3 ASSUMIR A CONFIGURAO E DEMAIS ELEMENTOS AGROCLIMATICOS E FISIOGRAFICOS E TOPOGRAFICOS E TOPOLOGICOS DESTA SUBBACIA 3 USAR METODOLOGIA CONSAGRADA PELO DNIT PARA OBRAS DE ARTE CORRENTES < BUEIROS3

Resp.:

A-

J -0;-K1LO

You might also like