You are on page 1of 5

-PS-GRADUAOGesto Estratgica em Farmcias Mdulo 03

Aula: Teoria Geral da Administrao (Parte 01)

O conhecimento inspirando pessoas a tornar a vida melhor.

Docente: Carlos Eduardo Saraiva

Nenhuma parte deste material poder ser reproduzido sem autorizao prvia, por escrito, do Instituto Racine, por meios eletrnicos, mecnicos, fotogrficos, gravao ou quaisquer outros. Todos os direitos reservados pela Lei 9.610, de 19/02/1998.

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAO (TGA )

TEORIAS DA ADMINISTRAO CONTEMPORNEA ( TAC )

Contedo Programtico 2 Parte

Bibliografia
LEITURA OBRIGATRIA:
BATEMAN, Thomas, SNELL, Scott A. Administrao: construindo vantagem competitiva. So Paulo: Atlas, 1998. BERNARDES, Ciro; MARCONDES, Reynaldo C. Teoria geral da administrao: gerenciando organizaes. So Paulo: Saraiva, 2003. CHIAVENATO, Idalberto. Administrao nos novos tempos. So Paulo: Makron, 1999. CRAINER, Stuart. Grandes pensadores da administrao. So Paulo: Futura, 2000. DORNELAS, Jos Carlos A. Empreendedorismo: transformando as idias em negcios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. DRUCKER, Peter. As novas realidades. So Paulo: Pioneira/ Thomson Learning, 1997. HAMEL, Gary, PRAHALAD, C. K., Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Campus, 1997. HAMPTON, David. Administrao contempornea. 4 ed. So Paulo: Makron, 1992. Revista de Administrao USP (RAU-USP) Revista de Administrao de Empresas RAE-FGV Revista de Administrao MackenzieRevista HSM-Management PROQUEST EBSCO

1. O cliente como foco do negcio 1.1 .As organizaes centradas nos clientes: a nfase nos servios. 1.2. A revoluo provocada na tecnologia informao: identificao de oportunidades em tempo real. 2. As organizaes de alto desempenho 2.1. A busca de competncias distintivas 2.2. Estruturas organizacionais flexveis e enxutas:
Reengenharia downsizing organizaes em rede.

LEITURA COMPLEMENTAR:

Revistas / Peridicos

Bancos de Dados

1. O cliente como foco do negcio


a) O cliente: quem ?
Cliente todo indivduo, grupos de indivduos ou organizaes que possuem necessidades a serem satisfeitas atravs de produtos, idias ou servios. Os clientes podem ser classificados de vrias maneiras ou tipos:

TEORIAS DA ADMINISTRAO CONTEMPORNEA ( TAC )


a- Organizaes (B2B): Organizaes (pessoa jurdica) que utilizam produtos ou servios de outras organizaes. b- Grupos (segmentos de mercado): agrupamentos de entidades (pessoas ou empresas) que possuam caractersticas semelhantes de interesse da organizao. c- Concorrentes da organizao: Organizaes que fornecem ao mesmo cliente o mesmo produto (similar) ou produtos diferentes, mas que atendam s mesmas necessidades.

TEORIAS DA ADMINISTRAO CONTEMPORNEA ( TAC )


O cliente segundo Saphiro: Clientes A - clientes fiis e rentveis - adquirem produtos ao preo sugerido pela organizao e, sempre que adquirem o produto, no o compram na concorrncia. Poderiam ser considerados Clientes ideais para uma organizao. Clientes B - clientes fiis, porm no rentveis - sempre adquirem o produto na organizao, porm sempre negociam eficazmente os preos sugeridos, conseguindo melhores condies. Os grandes supermercados compradores (Makro, Carrefour, Po de Acar, entre outros, por exemplo) tm muito interesse (necessidade) em oferecer aos seus clientes o produto Nescau da Nestl, porm negociam com a fabricante preos abaixo do que a prpria Nestl oferece para supermercados de menor poder de compra. Clientes C - clientes no fiis, porm rentveis - so clientes que nem sempre adquirem o produto na organizao (utilizam-se da concorrncia) e, na falta de disponibilidade no concorrente, compram na organizao pagando o preo sugerido. Pela no fidelidade a organizao no concede negociao. Clientes D - clientes no fiis e no rentveis - so os verdadeiros no clientes, pois compram da organizao esporadicamente (utilizando-se da concorrncia) e, quando o fazem, negociam o preo de maneira contundente. Ser de interesse da organizao conceder negociao se for de interesse estratgico. Caso contrrio um tipo de cliente que, normalmente, as organizaes evitam atender.

TEORIAS DA ADMINISTRAO CONTEMPORNEA ( TAC )


O cliente segundo Sheth: A classificao sugerida por Sheth concentra a ateno na necessidade interior do cliente. Assim ele classifica os clientes como: Cliente Usurio: tem como principal necessidade a performance do produto, sendo que as outras caractersticas (preo e disponibilidade) no determinam a escolha do produto. Interessa a esse cliente, por exemplo, o tipo de shampoo ideal para seus cabelos e no o preo que vai pagar por ele, nem em qual loja ou farmcia ele vai encontr-lo. Cliente Comprador: tem como principal necessidade a disponibilidade do produto e crdito junto a seus fornecedores, sendo que as outras caractersticas (preo e performance) no determinam a escolha do produto; Cliente Pagante: tem como principal necessidade o preo e condies de pagamento do produto, sendo que as outras caractersticas (disponibilidade e performance) no determinam a escolha do produto.

Fatores do Ambiente Externo que influenciam o cliente


Economia Competio Sociedade

1. O cliente como foco do negcio


As organizaes centradas nos clientes:

organizao
Regio Tecnologia

A NFASE NOS SERVIOS

Poltica e Leis

Definio:Todas as organizaes operam num Macroambiente, que definido pelos elementos mais gerais no ambiente externo que podem potencialmente influenciar decises estratgicas

1. O cliente como foco do negcio


1.1.1 SERVIOS: Definies de Servios:

1. O cliente como foco do negcio


a) Os servios e a economia informal: Crescimento da Indstria de Servios: 1- maior afluncia ou demanda; 2- maior tempo para lazer; 3- aumento da % de mulheres na economia ativa; 4- maior expectativa de vida; 5- maior complexidade dos produtos; 6- maior complexidade da vida; 7- "ecologicamente correto"; 8- proliferao de produtos (informtica, computao, consertos, assistncia tcnica etc.)

SETOR "OFICIAL" x SETOR "OCULTO" a) Setor Oficial

b) Setor Oculto -

PRODUTO X SERVIO
CARACTERSTICAS Bens Fsicos Servios

PRODUTO - Bem Tangvel


PARTE CENTRAL

PARTE TANGVEL

Representa

dos custos de produo

AMPLIADA (intangvel) Representa do custo total

TANGVEL X INTANGVEL interdependncia


Mercadoria relativamente pura Mercadoria que depende de servio Servio que depende de mercadoria Servio relativamente puro

RELAO TANGVEL X INTANGVEL

Predominncia

TANGVEL
(PRODUTO)

hbrido

Parte tangvel do Produto

Parte intangvel do Produto

Predominncia

INTANGVEL
(SERVIOS)

Carlos Eduardo Gonalves Saraiva

FARMCIA DE MANIPULAO

RELAO TANGVEL X INTANGVEL

FARMCIA DE MANIPULAO

MANIPULAO

Carlos Eduardo Gonalves Saraiva

1.2. A revoluo provocada pela tecnologia informao (TI): identificao de oportunidades em tempo real.

1.2. A revoluo provocada pela tecnologia informao (TI): identificao de oportunidades em tempo real.

A Informao e a ESTRUTURA da organizao:


A estrutura das organizaes fundamentadas na informao est mudando e tendem a acentuar essas mudanas na medida em que essas organizaes mais dependem da informao o que j vem acontecendo com a evoluo de softwares como DBM, CRM e outros. Isto por que cada vez mais a organizao depender de ESPECIALISTAS e fundamentadas no CONHECIMENTO, especialistas que dirigem e disciplinem seu prprio desempenho, por um feedback organizado por seus colegas e clientes. (Drucker, pg 177)

Os NVEIS da estrutura administrativa e a era da informao: Os processos de DECISO e a estrutura


administrativa da organizao esto se modificando em razo da evoluo da TI. Tanto o nmero de nveis administrativos quanto de administradores est se reduzindo. Para se converter dados de informaes e propsito preciso especialistas em informao e interpretao das informaes. Estes indivduos passam a ser mais necessrios do que na tradicional estrutura de comando e controle, atuando na rea operacional resultando em uma estrutura mais plana (sem muitos nveis hierrquicos).

2. As organizaes de alto esempenho


Definio de objetivos e metas Caractersticas dos objetivos (requisitos
mnimos para a existncia de um objetivo):

OBJETIVOS
Rede de objetivos:
Conjunto de objetivos intermedirios, alocados segundo as prioridades da organizao, necessrios para o atingimento do Objetivo Principal da organizao.

a) mensurabilidade (capacidade de ser medido) b) viabilidade (capacidade de ser atingido). c) verificao do atingimento (controles
peridicos)
mensurvel

objetivos

vivel verificvel

ESTRATGIA
Formulao estratgica: A partir do objetivo
principal pr-estabelecido so delineadas vrias opes possveis, e suas possveis conseqncias.

ESTRATGIA
Formulao estratgica: A partir do objetivo
principal pr-estabelecido so delineadas vrias opes possveis, e suas possveis conseqncias.

Esboo Estratgico:

Escolha da melhor Estratgia:

ESTRUTURAS
Tipo da organizao DEPART APLICAO
Quando a especializao concentra-se nos processos produtivos atingindo qualidade superior, seja no processo ou no produto em empresas ou negcios de poucas mudanas (ambiente para aquele mercado que ela atua estvel), e que possua poucas linhas de produtos. Quando a especializao concentra esforos em tratar diferentemente (na venda e comercializao alm das unidades de negcio fabril) os diferentes tipos de produtos que a organizao possui. Quando a especializao concentra esforos em tratar diferentemente (no atendimento, venda e comercializao) os diferentes tipos de clientes que a organizao atende. Para o desenvolvimento de produtos / bens / servios de alta complexidade e especficos em mercados altamente mutveis (instveis).

TECNOLOGIAS DE PRODUO
DESVANTAGENS
Estagnao, esforos internos no globais, dificuldade em aceitar ou implantar novas tecnologias (resistncias)

VANTAGENS

FUNES Gerncias de Departamento

Unitria

Segundo as Funes Administrativ as.

Controle das tarefas intradepartamentais rgido

PRODUTO Gerncias de Produto

Segundo os diferentes tipos de produtos.

Permite agir como se fosse uma empresa autnoma do ponto de vista estratgico

No h interao entre os especialistas de outras reas.

Massa

CLIENTE Gerncias de Mercado

Segundo os diferentes tipos de clientes de interesse estratgico da organizao. Segundo os diferentes projetos que a organizao esteja desenvolven do.

A satisfao do cliente atingida

Pode haver choque entre os interesses globais da organizao.

PROJETO Gerncias de Projeto

Aloca recursos de especialistas de reas funcionais (competncia tcnica) diminuindo riscos

Falha na legitimao da autoridade / hierarquia (competncia mercadolgica).

Processo

PROCESSO (linhas de montagem) Gerncias de Setor

Segundo a seqncia de produo.

Para a produo em srie de produtos ou para processos administrativos.

Atinge-se a reprodutibilidade dos produtos ou processos

Dificuldade em aceitar ou implantar novas tecnologias (resistncias). Necessidade constante de treinamentos.

TECNOLOGIAS DE PRODUO
Sistemas de trabalho de Perrow: Artesanato Rotineiros No-rotineiros - engenharia

A busca de competncias distintivas

a) Identificao da Vantagem Competitiva:

b) A obteno da Vantagem Competitiva:

c) reas de estratgias competitivas mais comuns:

Caractersticas de cada rea estratgica


Estratgia de FOCO:

Estruturas organizacionais flexveis e enxutas


a) Reengenharia

Estratgia de DIFERENCIAO

b) Downsizing

Estratgia de LIDERANA EM CUSTO

c) Organizaes em rede.

You might also like