You are on page 1of 3

1.

Introduo

O seguinte trabalho tem como finalidade abordar a mediao do assistente social na relao capital-trabalho no espao privado. Com base em uma entrevista realizada a assistente social terceirizada da Petrobras, procuramos mostrar tal relao com parmetros em uma analise marxista, primeiro mostrando brevemente o processo histrico que deu origem ao vigente modo de produo capitalista buscando trazer a luz sua essncia, a explorao da classe possuidora dos meios de produo sobre a classe dos que nada tem alm de sua fora de trabalho. Mostrando a submisso do trabalho ao capital, que o controla em um processo histrico. A partir da luta de classes temos o que seria a questo social e suas consequentes expresses, objeto de estudo e interveno do assistente social. Procuramos mostrar que tal mediao balizada pelo Cdigo de tica do Assistente Social, vigente desde 1993, nos orienta em tal mediao favorecer a classes em situao desfavorvel, abordando seus princpios e artigos, como nos foi trazido pela assistente social na entrevista, mostrando que independente do espao de atuao, sim possvel fazer tal mediao a favor da classe trabalhadora. Sendo que o assistente social pode nessa relao oferecer ganhos ao trabalho e perdas ao capital. Alm disso mostrar a prtica do cdigo de tica em seus vrios outros artigos. Por fim procuramos mostrar uma sntese dessas analises, procurando desmistificar que a atuao do assistente social em empresas privadas seria somente um favorecimento ao capital e uma mera manuteno da fora de trabalho. Muito pelo contrrio, como dito pela assistente se trada de dar voz a aqueles que sem informaes de seus direitos, no teriam nenhuma orientao para agir contra a arbitrariedade imposta ao trabalho por meio do controle do capital.

2. Desenvolvimento . 2.1 O capital tem que comandar o processo produtivo, a fim de otimizar a produo de mercadorias que so apropriadas pelos capitalistas enquanto aos trabalhadores s lhe resta uma parte necessria para a manuteno de sua reproduo em condies histricas, assim possvel a maior extrao de mais valia. O capital iniciou o comando do trabalho na crise da ordem feudal, instaurando o controle que foi da cooperao, passou pela manufatura e instaurando um domnio real do trabalho com o processo de industrializao, instaurando uma maior diviso social do trabalho. Tal domnio seu deu pela propriedade privada dos meios de produo e por um enorme contingente de homens e mulheres que nada tinham a vender a no ser sua fora de trabalho. Tal processo se deu com especificidade em todas as fases. Do desenvolvimento do domnio do capital e de sua acumulao e centralizao temos a criao do exrcito industrial de reserva, em virtude do aumento do capital orgnico e a menor demanda por fora de trabalho. Fazendo com que boa parte da populao caia no pauperismo, uma das expresses mais imediatas da questo social. Temos nessa dinmica de acumulao de riqueza em um polo e de misria, degradaes em outro polo. O que acaba paralelo a organizao da classe trabalhadora, colocando em ameaa a ordem capitalista, saindo o proletrio de classe em si para classe para si. Nebemste marco, dos grandes monoplios, do estado intervindo em favor da ordem capitalista vamos ter a emergncia de vrias profisses entre elas do assistente social. Como podemos ver na citao seguinte: o pano de fundo do processo de institucionalizao do Servio Social, como profisso na sociedade, a Questo Social: isto o processo de formao e desenvolvimento da classe operria e seu ingresso no cenrio poltico, exigindo, a partir de suas lutas, o seu reconhecimento por parte do estado e do empresariado. IAMAMOTO, M.V 1985 Sendo o Servio Social uma das formas da burguesia intervir na classe trabalhadora, no pela demanda desta ultima mas pelo interesse da primeira. Assim o assistente social tem utilidade ao estado burgus, como executor final das polticas sociais que visam minimizar os danos das expresses da questo socialafim de privilegiar a ordem burguesa. Contudo no por que tal demanda da classe dominante seja requisitada que uma classe profissional vai aderir a ela em sua totalidade, especialmente entre os assistente sociais que em diversos movimentos chegou ao que afirma Sergio Lessa:

No h outra profisso que se defina com tal radicalidade contra as mazelas do capital. LESSA, S. TICA, POLTICA E SERVIO SOCIAL. 2005. Contudo tal conquista se deu a rompimento do Servio Social com a tradio marxista e paralelo a vinculao ao movimento dos trabalhadores. A passagem de uma posio burguesa a uma vinculada a classe trabalhadora aconteceu entre vrios movimentos dentro da classe profissional que no o objetivo do trabalho, fazemos estas referncias apenas para clarear o caminho para destrinchar a entrevista. Quanto as condies materiais oferecidas pela empresa, no que tange a material como transporte, computadores e etc; a assistente social relata ser bem suprida e a empresa ter uma boa estrutura, uma equipe grande de assistentes sociais, porem mais fraca em apoio multidisciplinar contando com apenas trs psiclogos, um mdico do trabalho e ausente de psiquiatra. As expresses da questo social encontradas nos usurios atendidos, so as mais variadas, conflitos entre as hierarquias da empresa, sade, dependncia qumica, onde essas expresses so tratadas segundo cada programa desenvolvido. Contudo achamos que uma expresso no foi mencionada e cabe uma reflexo, a pauperizao relativa dos trabalhadores, entendendo-a como: A pauperizao relativa distinta: pode ocorrer mesmo quando as condies de vida dos trabalhadores melhoram, com padres de alimentao e moradia mais elevados; ela se caracteriza pela reduo da parte que lhes cabe do total de valores criados, enquanto cresce a parte apropriada pelos capitalistas.NETTO, J, P. 2011 p145.

You might also like