You are on page 1of 6

SISTEMA ENDCRINO O sistema nervoso e as glndulas endcrinas so os dois principais mecanismos de comunicao e coordenao do corpo humano.

Eles regulam quase todos os sistemas orgnicos. Embora o sistema nervoso e o sistema endcrino trabalham intimamente associados, eles possuem vrias diferenas. O sistema nervoso comunica-se atravs de sinais eltricos chamados impulsos nervosos, que transmitem a informao rapidamente e, geralmente, realizam efeitos de curta durao. No sistema endcrino, ao contrrio, a comunicao se faz por sinais qumicos, atravs de substncias chamadas hormnios. O sistema endcrino responde mais lentamente e normalmente causa efeitos mais duradouros. O sistema endcrino formado por glndulas endcrinas, que produzem hormnios e esto amplamente distribudas pelo corpo. As glndulas endcrinas so glndulas sem ductos, isto , elas secretam hormnios diretamente no interior de capilares (sanguneos). O sistema endcrino produz seus efeitos por meio da secreo de hormnios. Os hormnios so mensageiros qumicos que influenciam ou controlam as atividades de outros tecidos ou rgos. A maioria dos hormnios transportada pelo sangue a outras partes do corpo, exercendo efeitos em tecidos mais distantes. As principais glndulas endcrinas so: 1 Hipfise 2 Glndula Tireide 3 Glndulas Paratireides 4 Glndulas Supra-renais 5 Pncreas 6 Gnadas (Ovrios e Testculos) 7 Timo 8 Glndula Pineal

Hipfise A hiptese uma pequena glndula, um corpo ovide, com tamanho semelhante de uma ervilha, tambm conhecida como glndula pituitria. Tem colorao cinza-avermelhado, medindo cerca de 12mm de dimetro transverso e 8mm de dimetro antero-posterior e pesando aproximadamente 500mg. A hipfise est localizada abaixo do hipotlamo, posteriormente ao quiasma ptico, em uma depresso em forma de sela do osso esfenide, denominada fossa hipofisria. coberta superiormente pelo diafragma da sela, circular, da dura-mter. A hipfise est fixada superfcie inferior do hipotlamo, por uma curta haste denominada infundbulo. Ela possui duas partes: uma anterior, a adenohipfise, e outra posterior, a neurohipfise. A hipfise secreta oito hormnios e, portanto, afeta quase todas as funes do corpo. Adenohipfise A parte anterior da hipfise, a adenohipfise, composta de tecido epitelial glandular e altamente vascular e constituda de clulas epiteliais de tamanho e forma variados, dispostas em cordes ou folculos irregulares. Sintetiza e libera pelo menos oito hormnios importantes: - Somatotropina (STH), envolvida no controle do crescimento do corpo; - Mamotropina (LTH), que estimula o crescimento e a secreo da mama feminina; - Adrenocorticotropina (ACTH), que controla a secreo de alguns hormnios corticais da glndula supra-renal; - Tirotropina (TSH), que estimula a atividade da glndula tireide; - Hormnio estimulador do folculo (FSH), que estimula o crescimento e a secreo de estrgenos nos folculos ovricos e a espermatognese nos testculos; - Hormnio das clulas intersticiais (ICSH), que ativa a secreo de andrgenos atravs do testculo; - Hormnio Luteinizante (LH), que induz a secreo de progesterona pelo corpo lteo; - Hormnio estimulador de melancitos (MSH), que aumenta a pigmentao cutnea. Neurohipfise O lobo posterior da hipfise uma evaginao descendente do assoalho do diencfalo. A poro posterior da hipfise composta por tecido nervoso e, portanto, chamada de neurohipfise. Sintetiza dois hormnios: - Vasopressina (ADH), antidiurtico, que controla a absoro de gua atravs do tbulos renais; - Ocitocina, que promove a contrao do msculo no estriado do tero e da mama.

Os dois hormnios da neurohipfise so produzidos no hipotlamo e transportados no interior do infundbulo (haste hipofisria) e armazenados na glndula at serem utilizados. Os impulsos nervosos para o hipotlamo estimulam a liberao dos hormnios da neurohipfise.

Glndula Tireide A glndula tireide possui tom vermelho-acastanhado, cerca de 25g e altamente vascularizada. Est localizada na regio nteroinferior do pescoo, ntero-lateralmente traquia e logo abaixo da laringe, no nvel entre a quinta vrtebra cervical e a primeira vrtebra torcica. A tireide possui dois lobos (direito e esquerdo) que so conectados entre si por uma parte central denominada istmo da glndula tireide. Cada lobo possui aproximadamente 5cm de comprimento. A glndula est envolvida por uma cpsula de tecido conjuntivo e contm dois tipos de clulas: as clulas foliculares, localizadas nos folculos tereoideanos, e as clulas parafoliculares, localizadas entre os folculos. Folculo Tireoideano: a glndula tireidea composta por muitas unidades secretoras chamadas folculos. As clulas foliculares secretam e armazenam dois hormnios tireoideanos: - Triiodotironina (T3) - Tetraiodotironina (T4 ou tiroxina) Dos dois hormnios tireideos, a T3 provavelmente o estimulador principal do ritmo metablico da clula, com ao muito poderosa e imediata, enquanto a T4 poderosa, porm menos rpida. As glndulas parafoliculares, secretam o seguinte hormnio: - Calcitonina, que regula o metabolismo de clcio, principalmente suprindo a reabsoro ssea.

Glndulas Paratireides As glndulas paratireides so pequenas estruturas ovides ou lentiformes, marron-amareladas, pesando cerca de 50g e geralmente se situando entre as margens do lobo posterior da glndula tireide e sua cpsula. Geralmente existem duas de cada lado, superior e inferior. Cada glndula paratireide possui uma fina cpsula de tecido conjuntivo com septos intraglandulares, mas carecendo de lbulos. As glndulas paratireides secretam o hormnio paratireideo (PTH) que est relacionado com o controle do nvel e da distribuio de clcio e fsforo. O PTH atua em trs rgos-alvo: ossos, trato digestrio (intestino) e rins. O efeito geral do PTH o aumento dos nveis plasmticos de clcio e a diminuio dos nveis plasmticos de fosfato. Glndulas Supra-renais (adrenais) As glndulas supra-renais so pequenos corpos amarelados, achatados ntero-posteriormente, esto situados ntero-superiores a cada extremidade superior do rim. Circundadas por tecido conjuntivo contendo muita gordura perinfrica, so envolvidos pela fscia renal, mas separadas dos rins por tecido fibroso. Cada uma mede aproximadamente 50mm verticalmente, 30mm transversalmente e 10mm na dimenso antero-posterior, pesando cerca de 5g. Uma glndula supra-renal seccionada revela um crtex externo, de cor amarela e formando a massa principal, e uma fina medula vermelho-escuro, formando cerca de 10% da glndula. A medula completamente envolvida pelo crtex, exceto no seu hilo. Crtex Supra-renal O crtex supra-renal, uma fina camada externa (perifrica), mostra trs zonas celulares: as zonas glomerulosa (mais externa), fasciculada (mais larga) e reticulada (mais interna). O crtex secreta os hormnios chamados esterides. Zona Glomerulosa: Produzem aldosterona (mineralocorticide), que tem funo importante na regulao do volume e da presso do sangue, e na concentrao do equilbrio eletroltico do sangue. Em geral, a aldosterona retm o sdio e a gua e elimina potssio. Zona Fasciculada: Produzem hormnios que mantm o equilbrio dos carboidratos, protenas e gorduras (glicocorticides). O principal glicocorticide o cortisol. Zona Reticulada: Podem produzir hormnios sexuais (progesterona, estrgenos e andrgenos). O crtex essencial para a vida; a remoo completa letal sem terapia de substituio. Tambm exerce considervel controle sobre os linfcitos e tecido linftico.

Medula Supra-renal A medula supra-renal, a parte interna da glndula, considerada uma extenso da parte simptica do sistema nervoso autnomo. constituda de grupos e colunas de clulas cromafins separados por largos sinusides venosos. Pequenos grupos de neurnios ocorrem na medula. A medula da supra-renal secreta dois hormnios: 1 Epinefrina (Adrenalina), que possui efeito acentuado sobre o metabolismo de carboidratos. 2 Norepinefrina (Noradrenalina), que produz acelerao do corao vasoconstrio e presso sangunea elevada. Esses hormnios so classificados como aminas e por estarem no grupo qumico chamado catecol, so denominados catecolaminas. Esses hormnios so produzidos em situaes de emergncia e estresse, produzindo os seguintes efeitos (alm dos descritos acima): - Converso de glicognio em glicose no fgado; - Elevao do padro metablico da maioria das clulas; - Dilatao dos brnquios.

Pncreas O pncreas um rgo alongado que se situa transversalmente na parte superior do abdome, estendo-se do duodeno at o bao. A anatomia detalhada do pncreas est descrita em SISTEMA DIGESTRIO. (LINK) O pncreas secreta dois hormnios: a insulina e o glucagon. As clulas que produzem esses hormnios so denominadas ilhotas pancreticas (Langerhans). As ilhotas so constitudas de aglomeraes esferides ou elipsides de clulas, dispersas no tecido excrino, juntamente com clulas endcrinas esparsas, frequentemente solitrias. O pncreas humano pode conter mais de um milho de ilhas, geralmente mais numerosas na cauda. Essas ilhotas possuem dois tipos de clulas: os endocrincitos alfa, que produzem glucagon e os endocrincitos beta que produzem insulina. Esses dois hormnios ajudam a controlar os nveis de glicose no sangue. O efeito da insulina baixar os nveis de glicose enquanto que o glucagon aumenta esses nveis. Ao da insulina: diminui os nveis de glicose atravs de dois mecanismos: 1) aumenta o transporte de glicose do sangue para o interior das clulas; 2) estimula as clulas a queimar glicose como combustvel. A insulina o nico hormnio que diminui a glicose sangunea. Ao do glucagon: esse hormnio aumenta a glicose sangunea de duas maneiras: 1) estimulando a converso de glicognio em glicose no fgado; 2) estimulando a converso de protenas em glicose.

Gnadas (Ovrios e Testculos) As gnadas so glndulas sexuais, que constituem nos ovrios (mulheres) e testculos (homens). Essas gnadas, alm de produzirem os gametas (vulos e espermatozides), tambm secretam hormnios, que sero descritos abaixo. Ovrios: existem dois ovrios localizados um de cada lado da cavidade plvica. Sua anatomia detalhada est descrita em SISTEMA GENITAL FEMININO (LINK). Os ovrios produzem dois hormnios sexuais femininos: o estrgeno e a progesterona. Esses hormnios participam do desenvolvimento e do funcionamento dos rgos genitais femininos e da expresso das caractersticas sexuais femininas, sendo que tais caractersticas desenvolvem-se principalmente em resposta ao estrgeno. Elas incluem: - Desenvolvimento das mamas; - Distribuio da gordura nos quadris, coxas e mamas; - Distribuio de plos em reas especficas do corpo; - Maturao de rgos genitais; - Fechamento das cartilagens epifisiais dos ossos longos. Tanto o estrgeno como a progesterona so controlados por hormnios de liberao no hipotlamo, e pelas gonadotropinas da adenohipfise.

Testculos: esto localizados dentro do escroto. Sua anatomia detalhada est descrita em SISTEMA GENITAL MASCULINO (LINK). O principal hormnio secretado pelos testculos a testosterona, um esteride produzido por suas clulas intersticiais. O estmulo para secreo da testosterona o hormnio luteinizante (LH), proveniente da adeno-hipfise. A testosterona auxilia na maturao dos espermatozides e responsvel pelas caractersticas sexuais masculinas, tais como: - Crescimento e desenvolvimento dos rgos genitais masculinos; - Crescimento musculoesqueltico; - Crescimento e distribuio dos plos; - Aumento da laringe, acompanhado por alteraes da voz. A secreo da testosterona controlada por hormnios de liberao produzidos no hipotlamo, e pelos hormnios luteinizantes da adenohipfise.

Timo O timo possui determinadas funes secretoras hormonais e linfticas (produzindo linfcitos T). Ele varia de tamanho e atividade, dependendo da idade, doena e do estado fisiolgico, mas permanece ativo mesmo na idade avanada. Ao nascimento pesa cerca de 10 a 15g, crescendo at a puberdade, quando ele pesa de 30 a 40gm, ou seja, apresenta-se muito maior na criana do que no adulto, sendo que aps a puberdade, a glndula involui, ou se torna menor, sendo substitudo por tecido conjuntivo a adiposo. No incio da vida, ele de cor cinza-rzeo, mole e finamente lobulado, constitudo em dois lobos piramidais iguais, unidos por tecido conectivo frouxo. Aps a meia idade, o timo torna-se amarelado devido sua gradual substituio por tecido adiposo. O timo situa-se na parte superior da cavidade torcica, posteriormente ao esterno e das quatro cartilagens costais superiores, inferiormente glndula tireide. E anteriormente ao pericrdio, arco da aorta e seus ramos. Sendo mais preciso, o timo localizase nos mediastinos superior e inferior anterior, estendendo-se inferiormente at a quarta cartilagem costal, com suas partes superiores afilando-se em direo ao pescoo e, algumas vezes, alcanando os plos inferiores da glndula tireide. O timo tem a funo de produzir diversas substncias (inclusive hormnios) que regulam a produo de linfcitos, a diferenciao e as atividades no timo. Essas substncias incluem quatro polipeptdeos principais quimicamente bem distribudos: timulina, timopoetina, timosina alfa I e timosina beta IV. A timulina produzida dentro do timo e precisa da presena de zinco para a atividade funcional (reage exclusivamente com as clulas T). A timopoetina intensifica diversas funes da clula T. A timulina e a timopoetina agem sistematicamente para dar regulao imune perfeitamente ajustadas das clulas T, auxiliando a manuteno do equilbrio entre as atividades de seus diferentes subconjuntos. As atividades da timosina alfa I e beta IV no so bem claras. Sabe-se que as timosinas promovem maturao dos linfcitos no interior do timo e tambm estimulam o desenvolvimento e a atividade dos linfcitos no desempenho de suas funes linfticas por todo corpo. Corpo (Glndula) Pineal Colocar em sistema nervoso: Sua anatomia est descrita em SISTEMA ENDCRINO (LINK). O corpo pineal ou epfise do crebro um pequeno rgo piriforme, cinza-avermelhado, que ocupa uma depresso entre os colculos superiores. Est inferiormente ao esplnio do corpo caloso, separado deste pela tela coriidea do terceiro ventrculo. O corpo mede aproximadamente 8 mm de comprimento. Sua base est presa por um pednculo que se divide em lminas inferior e superior, separadas pelo recesso pineal do terceiro ventrculo. E contendo, respectivamente, as comissuras epitalmicas e da habnula. O corpo pineal contm cordes e folculos de pinealcitos e clulas da neuroglia entre as quais se ramificam muitos vasos sanguneos e nervos. Septos se estendem at o corpo a partir da pia-mter adjacente. O corpo pineal modifica a atividade da adenohipfise, neurohipfise, pncreas endcrino, paratireides, crtex e medula da glndula supra-renal e gnadas. As secrees pineais podem alcanar suas clulas-alvo via lquido crebro-espinal ou atravs da corrente sangunea. A glndula pineal secreta a melatonina, um hormnio que altera o ciclo reprodutivo, influenciando a secreo de hormnios de liberao do hipotlamo. Acredita-se tambm que a melatonina esteja relacionada com ciclo sono/viglia, possuindo um efeito tranqilizante. Ela tem sido chamada de relgio biolgico do corpo, controlando a maioria dos biorritmos.

OUTROS HORMNIOS Hormnios Associados a Sistema Orgnicos Especficos Esses hormnios normalmente controlam as atividades de um rgo especfico. Por exemplo, clulas produtoras de hormnios presentes no trato digestrio secretam colecistoquinina, gastrina e secretina. Esses hormnios ajudam a regular a digesto. Os rins secretam eritropoietina, que auxilia a regular a produo de glbulos vermelhos do sangue.

Prostaglandinas As prostaglandinas so substncias qumicas (hormnios) derivados de cidos graxos e do cido aracdnico. So produzidas por diversos tecidos e geralmente agem prximo aos seus stios de secreo. Elas exercem importante papel na regulao da contrao do msculo liso e na resposta inflamatria. As prostaglandinas tambm so associadas ao aumento da sensibilidade das terminaes nervosas para a dor.

Glndula Endcrina

Hormnio

Tecidos/rgos Alvo

Ao Principal do Hormnio Liberadores: estimulam a secreo hormonal Inibidores: inibem a secreo hormonal

Adenohipfise Hipotlamo Liberadores e inibidores Hormnio do crescimento (GH) (somatopropina) Prolactina (PRL) Glndulas mamrias Tireoestimulante (TSH e Tireotropina) Adrenocorticotrpico (ACTH) Gonadotrofinas: - Folculo-estimulante (FSH) Glndula tireide

Ossos e tecidos moles

Promove crescimento de todos os tecidos

Estimula a produo de leite Estimula a produo de T3 e T4

Crtex da supra-renal

Estimula a secreo de hormnios do crtex da suprarenal, principalmente o cortisol Estimula o desenvolvimento dos vulos/espermatozides e estrgeno nas mulheres Provoca a ovulao; estimula secreo de progesterona na mulher e testosterona nos homens

Ovrios e testculos

Ovrios e testculos Adenohipfise - Luteinizante (LH)

Antidiurtico (ADH)

Rins e vasos sanguneos Estimula reabsoro da gua pelos rins e determina a constrico dos vasos sanguneos Contrao da musculatura uterina no parto e liberao ou ejeo do leite das glndulas mamrias

tero e mamas Neurohipfise Ocitocina

Todos os tecidos T3 e T4 Ossos e rins Glndula Tireide Calcitocina

Estimulam o padro metablico e regulam o crescimento e o desenvolvimento Favorece a formao de osso e diminui os nveis de clcio

Ossos, rins e intestinos Glndulas Paratireides Paratireideo (PTH)

Determina a reabsoro ssea, aumenta os nveis de clcio, estimula a absoro de clcio pelos rins e intestinos e estimula a excreo de fosfato pelos rins

Glndula Supra-renal Medula

Diversos tecidos, especialmente corao e Epinefrina (em pequena vasos sanguneos Estimula na elevao dos nveis de glicose e participa quantidade a norefinefrina) da resposta ao estresse. Auxiliam na regulao do metabolismo de protenas, Glicocorticides (cortisol) Todos os tecidos carboidratos e gorduras, elevam os nveis de glicose no sangue e participam na resposta ao estresse Estimulam os rins a reabsorver sdio e excretar potssio e auxiliam a regular o equilbrio hdrico e eletroltico Estimula o desenvolvimento das caractersticas sexuais secundrias em homens e mulheres

Mineralocorticides (aldolterona) Glndula Supra-renal Crtex Pncreas (Ilhotas pancreticas) Clulas Alfa Pncreas (Ilhotas pancreticas) Clulas Beta Gnadas Ovrios Gnadas Testculos

Rins

Hormnios sexuais Glucagon

rgos sexuais, ossos, msculos e pele Fgado, msculos e tecido adiposo Fgado, msculos e tecido adiposo

Eleva nveis de glicose no sangue Insulina Regula o metabolismo de carboidratos, gorduras e protenas e diminui os nveis de glicose no sangue Estimulam o desenvolvimento dos vulos e das caractersticas sexuais femininas Estimulam o desenvolvimento dos espermatozides e das caractersticas sexuais masculinas

rgos sexuais, pele, Estrgenos e progesterona ossos e msculos rgos sexuais, pele e Andrgenos (testosterona) msculos

Linfcitos T Timo Timosina Diversos tecidos Glndula Pineal Melatonina Auxilia a ajustar o biorritmo e controla o sono Estimula a maturao dos linfcitos T

You might also like